ASCODLatvia

O Ministério da Defesa da Letônia e a General Dynamics European Land Systems (GDELS)-Santa Bárbara Sistemas iniciaram negociações contratuais para novos veículos de combate sobre esteiras. Após uma competição internacional com extensivos testes funcionais, o Ministério confirmou a seleção do ASCOD, fabricado pela GDELS.

Alejandro Page, Vice-Presidente de Programas da GDELS, comentou sobre a decisão: “Essa escolha demonstra novamente a excelência da GDELS no campo de veículos de combate sobre esteiras. O ASCOD é um veículo de combate de última geração que atende plenamente às exigências complexas das missões atuais.”

Dr. Thomas Kauffmann, Vice-Presidente de Vendas Globais da GDELS, destacou: “O ASCOD proporcionará um aumento significativo na mobilidade, poder de fogo e proteção às Forças Armadas da Letônia, além de garantir uma considerável participação da indústria de defesa nacional.”

O ASCOD já está em uso em várias variantes e configurações nas forças armadas de cinco países: Espanha, Áustria, Reino Unido, Estados Unidos e Filipinas, com 1.200 unidades em operação ou contratadas.

Mais sobre o ASCOD:

O ASCOD é um veículo modular baseado no conceito de Plataforma Base Comum, desenvolvido pela GDELS. Ele combina alta mobilidade tática com excelente proteção contra minas e blindagem adicional modular. A ampla arquitetura aberta permite a interoperabilidade com sistemas da OTAN e a integração de subsistemas de diferentes fabricantes. O ASCOD suporta uma variedade de torres com calibres de 25 mm a 120 mm, além de mísseis antitanque guiados (ATGM).

Com seu design comprovado e moderno, o ASCOD atende às demandas atuais e futuras das forças armadas, oferecendo soluções personalizadas que reduzem custos e complexidade operacional. É um veículo de combate versátil e eficaz, ideal para múltiplos perfis de missão.

FONTE: General Dynamics

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Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

As vezes esqueço que ele pode ter um canhao de 120mm, e poderia ser usado como MBT

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

eu era a favor do mmbt em respeito a padronização da logística, mas depois que vi as ameaças do campo de batalha moderno e como são feitos os ataques aos pontos vulneráveis da blindagem logo mudei de ideia….as mesmas armas que incapacitam os ifv serão capazes de incapacitar nosso mmbt também….Israel mostrou que é necessário fazer um ifv do chassis de um mbt tão blindado quanto, aí vamos nós lá e fazemos o inverso?….não me parece certo.

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

O ASCOD 2 MMBT com a torre HITFACT de 120 mm e o Lynx 120 são os meus favoritos pra substituírem os Leo1A5. Estão na faixa das 38 a 42 toneladas e se encaixam nas exigências do Nova Couraça.

Gabriel BR
Gabriel BR
30 dias atrás

Com a Torre Sabrah israelense fica top.