Exército Suíço seleciona novo sistema de artilharia baseado no PIRANHA IV
A agência nacional de aquisições armasuisse anunciou na semana passada que a KNDS Deutschland, em parceria com a General Dynamics European Land Systems (GDELS), foi selecionada para fornecer o novo sistema de artilharia do Exército Suíço. O sistema combinará o canhão AGM de 155 mm da KNDS com o veículo PIRANHA IV da GDELS. A solicitação de aquisição correspondente será submetida ao parlamento no próximo ano.
O PIRANHA IV Heavy Mission Carrier é uma versão 10×10 da consagrada família PIRANHA, já utilizada pelo Exército Suíço. Ele oferece alta capacidade de carga e espaço interno, combinados com baixos níveis de carga por eixo e excelente agilidade. Com cinco eixos, quatro deles direcionáveis, o veículo garante mobilidade inigualável, absorção de recuo durante disparos em movimento, capacidade avançada para cruzar trincheiras e um raio de giro de menos de 18,5 metros. Na variante de artilharia, o veículo acomoda uma tripulação de dois operadores, com a opção de um terceiro membro e seus equipamentos. O módulo do canhão é não tripulado, e o carregamento e o disparo do sistema são totalmente automatizados.
A plataforma PIRANHA permite que o sistema seja utilizado tanto em estradas quanto em terrenos acidentados, possibilitando mudanças rápidas de posição de tiro. Com o canhão AGM, o sistema é capaz de realizar disparos rápidos sem preparação, tiros em movimento, mira direta e disparos em 360°.
“Estamos muito orgulhosos de ter contribuído para um sistema tão inovador em um curto período de tempo e de apoiar nosso cliente doméstico a partir de nossas instalações de produção na Suíça. O AGM no PIRANHA IV é o mais novo membro da comprovada família PIRANHA e garantirá um aumento significativo na capacidade do Exército Suíço,” disse Giuseppe Chillari, Diretor Geral da GDELS – Mowag.
O Dr. Thomas Kauffmann, Vice-Presidente de Vendas Globais da GDELS, acrescentou: “O desempenho incomparável do AGM no PIRANHA IV em termos de poder de fogo, precisão e mobilidade estabelece um novo padrão na área de disparos indiretos. Estamos confiantes de que este novo membro da família PIRANHA também terá sucesso no mercado internacional.”
FONTE: General Dynamics
isto cabe num C130 ou KC-390?
Provavelmente não
Provavelmente, cabe um C130 dentro dele.
A primeira coisa que pensei foi uma versão do Guarani similar.
Mas parece que nem a 8X8 vai sair.
Que coisa bizarra.. uma mistura de “Corrida Maluca” com “MadMax”