Trump Trudeau

NOVA YORK, 3 de dezembro. /TASS/. O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, durante uma reunião, afirmando que o Canadá poderia se tornar o 51º estado americano caso Ottawa não resolva o problema da imigração ilegal e do tráfico de drogas, informou a Fox News, citando fontes.

Segundo o canal, durante as conversas realizadas na semana passada na residência de Trump, em Mar-a-Lago, na Flórida, o presidente eleito declarou que, no dia de sua posse, 20 de janeiro de 2025, imporia uma tarifa de 25% sobre todas as exportações canadenses caso o Canadá não reduzisse a imigração ilegal pela fronteira com os EUA e diminuísse o déficit comercial, que, de acordo com Trump, já chega a 100 bilhões de dólares. Trudeau respondeu que essas medidas seriam devastadoras para a economia canadense, ao que Trump retrucou que o Canadá poderia “simplesmente se tornar o 51º estado dos EUA.” A declaração teria levado a delegação canadense, incluindo Trudeau, a “rir nervosamente”, conforme relatado pela Fox News.

Durante a reunião, um participante brincou que, se o Canadá se tornasse um estado americano, seria um “estado profundamente azul que provavelmente elegeria liberais e esquerdistas”. Em resposta, Trump sugeriu dividir o país em dois estados, um liberal e outro conservador. Ele ainda afirmou que Trudeau poderia ser o governador desse 51º estado.

A reunião entre Trump e Trudeau teria durado quase três horas, de acordo com a Fox News.

Os Estados Unidos, o México e o Canadá são signatários do tratado USMCA, que estabelece uma zona de livre comércio entre os países. No entanto, Trump anunciou em 25 de novembro que, em seu primeiro dia de governo, imporia tarifas de 25% sobre todos os bens provenientes do Canadá e do México, citando o tráfico de drogas e a imigração ilegal como justificativas.

Segundo o Wall Street Journal, a ameaça de Trump causou choque entre políticos e empresários canadenses. Como cerca de 75% das exportações totais do Canadá têm os EUA como destino, o acesso sem tarifas ao mercado americano é vital para o crescimento econômico de Ottawa.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

146 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
wilhelm
wilhelm
1 mês atrás

Mesmo que seja piada, ainda assim é o tipo de frase que pega muito mal, ainda mais se tratando de algo que afeta a relação entre países historicamente próximos.

Ter dois presidentes senis em dois mandatos consecutivos representa muito bem a profunda decadência americana.

Nativo
Nativo
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Fruto do populismo de esquerda e direita que contaminaram de tal maneira a política mundial que parece impossível se livrar dele.

O resultado mesmo em um país rico, é a geração de muita instabilidade, e aventuras a Bel prazer do populista no poder, seja um maduro na Venezuela ou Trump nos EUA.

Alexandre
Alexandre
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Esquerda estadunidense!!!!!!

Heli
Heli
Responder para  Alexandre
1 mês atrás

Parece que o pessoal faltou a 8a série e confunde oposição com esquerda. Falar que alguém do Partido Democrata é de esquerda é de doer os neurônios.

Henrique
Henrique
Responder para  Heli
1 mês atrás

A esquerda br basicamente copia e cola tds os discursos e pautas ideológicas da esquerda americana, até gritinho de guerra em manifestação eles copiam, mas os democratas n são de esquerda n, na vdd eles são facistas.

José
José
Responder para  Henrique
1 mês atrás

amigo, não existe esquerda nos EUA, por favor!

Charle
Charle
Responder para  José
1 mês atrás

Existe sim. Mas é discreta se comparada à dicotomia política vigente por lá.
E o melhor de tudo. É uma “esquerda” bastante intelectualizada.

Henrique
Henrique
Responder para  José
1 mês atrás

N existe “extrema esquerda” nos eua, vc quer dizer. Esquerda identitária, assistencialista e coletivista existe sim e muito. Infelizmente eles influenciam mt a esquerda brasileira q tenta copiar de forma macacada td q a esquerda americana e europeia faz.

Felipe
Felipe
Responder para  José
27 dias atrás

Quanta ignorância. Democratas são estatistas e gostam de impostos e intervenção do Estado no social. São a esquerda americana. E a ala radical deles só vem crescendo.

Felipe
Felipe
Responder para  Heli
27 dias atrás

Sim eles são de esquerda, são estatistas, gostam de impostos e acham que para resolver problemas sociais precisa da intervenção do Estado. E existe uma ala bem radical dentro dele que só cresce.

Charle
Charle
Responder para  Alexandre
1 mês atrás

Trump é “de esquerda”?

Felipe
Felipe
Responder para  Charle
27 dias atrás

Trump não é de esquerda , mas em diversos aspectos é nacionalista. Quando ele defende que países da OTAN gastem mais em defesa para não deixar tudo nas costas dos americanos ou que precisam recuperar empregos e a indústria americana ele está sendo bem nacionalista. Ao mesmo tempo quando ele reduz impostos e burocracia age como liberal. E nos costumes se posiciona como conservador cristão. E na verdade é este último ponto que traz a grande divisão e ódio pelo laranja. Não seguir as pautas woke hoje em dia é pecado mortal.

Rafa
Rafa
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Falando em Maduro… todo mundo esqueceu dele, né? Daqui 4 anos falaremos de “eleições livres” na Venezuela.

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Há muito que os Estados Unidos da América perdeu a capacidade de produzir lideranças de qualidade. Quando pensamos que vimos tudo. Estes tais se manifestam.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Nativo
1 mês atrás

O populismo deve ser uma fonte e não a referência. Mas muitos discordam.
Um líder ideal, além de certas características, é preciso ser servidor.
Servir sua instituição equipe, empresa, órgão, governo.
Mas um líder deve liderar, ou seja, fazer o que seus subordinados (estruturalmente) precisam, e não o que eles querem.
Os EUA não tem um presidente realmente líder decente fazem uma década e meia.
Nós, já se passaram duas décadas e nada.
Um presidente precisa saber que é menor que o Pais. Nossos dois últimos tem um ego tão grande que acreditam ser maior que ele. O Trump segue a mesma linha. Quem perde é o país.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  MMerlin
1 mês atrás

“Nós, já se passaram duas décadas e nada”…

Significa que você vislumbra nesse passado recente algum verdadeiro líder brasileiro?

MMerlin
MMerlin
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Vislumbro.
Pelo que conquistou, pela admiracao acadêmica, pelo comportamento fora e dentro da cadeira, pelo controle emocional, pela gestão de ego e pelas decisões difíceis, mada populistas, que precisou tomar.

SteelWing
SteelWing
Responder para  Nativo
1 mês atrás

Candidatos “extemistas”, “populistas”, sempre surgem quando a população está cansada dos candidatos “normais” aceitos pela mídia e burguesia que mantém o mesmo progama de governo à décadas, como o governo do mesmo partido em São Paulo há décadas. Daí surgem candidatos “contra o sistema “, que na verdade não tem nada de contra o sistema capitalista. Hitler na Alemanha também surgiu assim, só que o que ele chamava de sistema, eram os judeus e comunistas. Sempre cooptando as frustrações da população inerente à estagnação capitalista e colocando a culpa em bodes expiatórios, nos judeus, nos gays, nos comunistas, nos imigrantes, nos Nordestinos, quando na verdade , única e exclusivamente são problemas relacionados ao modo de produção em que a sociedade está inserida, com problemas de desemprego, concentração de renda e outros fatores.

Carlos Brun
Carlos Brun
Responder para  Nativo
28 dias atrás

Cara, comparar governo da Venezuela com os EUA é piada né? Trump defende os interesses do seu país, coisa que os presidentes latinos não o fazem.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Todos os dias, nesses últimos anos, parecem um episodio do “The Office”

Jagderband#44
Jagderband#44
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Igual ao maior país da américa do sul.

José Pereira
José Pereira
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Você estava presente na reunião para proferir tal comentário?

Camargoer.
Camargoer.
1 mês atrás

Que história estranha…. Já li sobre algo parecido antes

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Sim ao longo de toda a História da humanidade os Impérios fizeram isso.

J R
J R
Responder para  Camargoer.
30 dias atrás

Até a 2º GG era uma ideia comum nos EUA de invadir o Canadá, essa ideia perdeu força durante a guerra quando lutaram juntos contra o nazismo.

Faver
Faver
1 mês atrás

Tem gente brasileira que ainda acha lindo este tipo de ameaça bem estilo cowboy.
Aplaudem, Go americans, go… Com sonhos de um dia serem americanos e viver o American way of life. Se ele faz isto com os aliados espera ver quando o Brasil ficar na reta, independente do governo que estiver no poder.

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Responder para  Faver
1 mês atrás

É o chamado capacete de alumínio. Esse sujeito se ver um mariner agarra e não solta facilmente kk. É uma questão que transcende. É algo até sexual. Freud explica. Kkkk. Se criticar o império então…kk

Dworkin
Dworkin
Responder para  Marcos Alexandre Queiroz
1 mês atrás

Amigo, isso daí é muita lavagem cerebral de décadas, principalmente hollywood e seus filmes endeusando militares americanos.

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Faver
1 mês atrás

Aproveitando o comentário do Wilhelm, que foi feito logo acima, o nosso senil presidente jogou o Brasil na alça e maça de mira do Trump, com a estória de criação da moeda do BRICS. O próprio Lavrov confirmou que a ideia foi do nosso iluminado.
Agora eu pergunto:
– estará o Brasil preparando para uma guerra econômica contra os EUA?
– estará o mercado brasileiro preparado para sofrer sanções econômicas?
– estará o mercado brasileiro preparado para migrar para o yuan, já que a economia mais forte, em relação ao BRICS é a da China?

santiago
santiago
Responder para  Gilson Elano
1 mês atrás

Não dá para ficar lastreado em nenhum dos lados se a guerra comercial acontecer (já acontece). A Rússia está se safando das sanções apoiando em outra moeda.
Não parece uma ideia burra um grupo de países nortear a economia de uma forma diferente dessa dualidade china e EUA nos próximos anos. Mas com toda certeza é um jogo arriscado , ainda mais que o comércio entre os brics (excluindo a china, claro) não é lá grande coisa.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Responder para  santiago
1 mês atrás

A Rússia tá se safando porque antes da guerra em 2022 fez o que deveriamos nós fazer também, aumentar drasticamente as reservas em ouro, sem depender excessivamente do dólar ou do yuan. Além disso, tem gás natural, petróleo e carvão á rodo para vender. Outro produto importante é o titânio, do qual possuem as maiores reservas mundias, e que as indústrias aeronáutica e naval no mundo dependem fortemente.

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Filipe Prestes
1 mês atrás

Mas isso aí é uma parcela do necessário. A Rússia tem uma máquina industrial forte, que supre mais da metade da sua necessidade. A indústria eletro-eletronica, apesar de capenga, tem muita serventia. No caso do Brasil, a coisa degringola.
Estamos sofrendo a anos com a desendustrialização. A nossa indústria eletro-eletronica é muito singela.
A nossa economia esta se degradando rapidamente. Vide os índices inflacionários, renda per capita e crescimento econômico.
Vide também o acento do beneficiários das bolsas que o governo federal distribui a rodo.
Então nesse cenário, eu não vejo isso como calmaria, pelo contrário, começo a me preocupar, pois sinto na pele a cada dia, que meu salário está virando pó.

Nativo
Nativo
Responder para  Gilson Elano
1 mês atrás

Sem querer ser passador de pano, mais os dados de crescimento econômico, consumo e empregado invalidam seu argumento de retrocesso econômico.

A questão da “fragilidade” da nossa indústria elétrica e eletrônica, e dada pois o Brasil e um apertador de parafusos, como México, Argentina,, Filipinas.

Não há investimento em educação, ciências e tecnologia, que possam garantir uma base de independência tecnológica do país.

José
José
Responder para  Gilson Elano
1 mês atrás

Tem certeza que mora no mesmo Brasil? Todos os índices de desenvolvimento econômico estão provando que nossa economia está à todo o vapor! Literalmente bombando! Temos a menor taxa de desemprego da história, o crescimento atual é igual ao da China, temos o menor nível de pobreza e extrema pobreza. Éramos a 15ª economia mundial, já somos a 8ª. Pode melhorar muito é óbvio, mas estamos indo muito bem! Principalmente porque o tal mercado não está satisfeito. Se o mercado não gosta é porque é bom para o país e para os mais pobres

Felipe
Felipe
Responder para  José
27 dias atrás

Olha ser a oitava economia mundial em PIB não é novidade, já fomos diversas vezes, a primeira vez aliás foi no regime militar, quando tivemos um terceiro e último ciclo de industrialização, o primeiro foi na Era Vargas e o segundo nos tempos de JK. Depois nos anos 90 nossa indústria só veio caindo, em contrapartida o Agro se modernizou e veio crescendo. É bom ter um Agro forte mas não podemos depender só dele. Precisamos de um projeto de reindustrialização e incentivos nacionais, mas isto contraria interesses até da China.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Gilson Elano
1 mês atrás

O cenário é menos catastrofico do que vc quer fazer crer, embora não tenhamos as mesmas condições da Rússia de suportar uma guerra econômica.
De qq modo, a economia esse ano vai crescer mais do que os analistas previam, a pobreza diminuiu e o desemprego também. Não é tão ruim quanto vc disse.

J R
J R
Responder para  santiago
30 dias atrás

A Russia esta se safando pq é riquíssima em petróleo e esta vendendo barato para meio mundo, até nós estamos comprando diesel a rodo deles com o preço que vendem, agora se nós estivéssemos na mesma condição seria um caos.

Faver
Faver
Responder para  Gilson Elano
1 mês atrás

Amigo, independente de ter brics ou não, ser aliado ou não, agora é America First. Nem adianta ser aliado, vide a pressão sobre o México e agora o Canadá (que nem Brics são).

JHF
JHF
Responder para  Faver
1 mês atrás

Tudo piora ao cubo com a figura do Trump querendo aparecer todo dia na imprensa, plantando frase idiota para aparecer na manchete.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Gilson Elano
1 mês atrás

Não seria alça de mira e massa de mira ? É destino perverso ? Sai um psicopata e entra um senil ?

Domanski
Domanski
Responder para  Antonio Palhares
1 mês atrás

Pior que não, o correto é Maça de Mira mesmo

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Antonio Palhares
1 mês atrás

Não!
A massa a que você se refere pode ser um aglutinado de produtos químicos ou alimentos.
Maça: protuberância existe nos ferrolhos ou canos de armas.

Tutor
Tutor
Responder para  Gilson Elano
28 dias atrás

Até o momento em que li seu comentário são 57 “deslikes”. Comentário realista, fico imaginando o que passa nas cabecinhas dessas criaturas que negativaram kkkkk

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Faver
1 mês atrás

Entreguistas no geral … batem continência, lambem botas … um tipo bem identificável, não conseguem esconder a subserviência.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Faver
1 mês atrás

“Tem gente brasileira que ainda acha lindo este tipo de ameaça bem estilo cowboy.
Aplaudem, Go americans, go… ”

Detalhe, acham lindo quando vem dos EUA, quando vem da Rússia é um mimimi e blá blá blá sem fim! 😂

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Faver
1 mês atrás

Veja pelo outro lado: O México possui um problema de fronteira x imigração muito maior e pior que o Canadá. E ele não se interessa em anexar o México.

Há algo mais aí. Possivelmente Trump está vislumbrando algo novo ainda não anunciado.

Talvez esteja planejando um “Estados Unidos Global” com unificação dos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e talvez RU.

Isso seria algo novo…

Daniel
Daniel
Responder para  Marcos Bishop
27 dias atrás

O México não seria interessante o seu território atual no caso por que a metade norte já foi há anos atrás na guerra mexico-americana, já que o território atualmente tem a presença dos cartéis. Já o Canadá é um vasto país com população pequena e um território muito grande, que apesar de desenvolvido sua população é pouquíssima, facilitando a ação dos EUA numa eventual invasão, fora que o território canadense é rico em recursos naturais, está entre os 10 do mundo junto ao Brasil, tem uma reserva hídrica abundante também.

Felipe
Felipe
Responder para  Marcos Bishop
27 dias atrás

Culturalmente todos estes países já são ligados, e por isso existe a Comunidade de Vida em Comum, Reino Unido e vários outros países fazem parte.

Heinz
Heinz
1 mês atrás

É esse ai que vai acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas?
Mds… Mesmo sendo brincadeira, uma declaração dessas não se faz, declaração nível Medvedev.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Heinz
1 mês atrás

muitos já esqueceram o que foi o 1º mandato de Trump…
Era a guerra na Coreia e a paz no Médio Oriente, algo que o seu genro iria resolver…

Nilo
Nilo
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Correto

Joanderson
Joanderson
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Guerra na Coreia Isso não a décadas atrás,o que Trump tem a ver ?
Desculpe se foi falta interpretação da minha parte.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Joanderson
1 mês atrás

Depende da sua definição mas é um conflito congelado (frozen conflict).
Mas era Trump que iria reunificar a Coreia…
Até teve um clip com as “maravilhas” deste acordo para convencer os Kim…

Joanderson
Joanderson
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Entendi

J R
J R
Responder para  Hcosta
30 dias atrás

reunificar a Coréia, rapaz, daí fechou o gibi sem ler o final? Acho que nem a CS quer a unificação devido ao custo alto que teria, eles querem no máximo um ditador gente boa que ao invés de investir em mísseis, produza comida para o próprio povo.

Felipe
Felipe
Responder para  Hcosta
27 dias atrás

Pelo menos eles tentaram até oferecendo grandes investimentos para deixar a Coreia do Norte a nível da do Sul. Mas para isto a do Norte teria de deixar de ser ditadura, e lá não tem só um ditador, a família Kim é quase divindade por lá.

Felipe
Felipe
Responder para  Hcosta
27 dias atrás

Olha tivemos muito mais paz no mundo com Trump do que com Obama ou Biden, os dados não mentem.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
1 mês atrás

Chupa Canadá , caiu em uma arapuca econômica.

Se tornou um “protozoário econômico” dependente dos EUA (75%).

Vai virar quenga nas mãos de Trump… tô pagando , faça o que ordeno.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Pobre Canadá rsrsrsrs
Que vida triste ser do primeiro mundo

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

…. é aquela velha historia …a profissional diÇeXu-luxo…para viver bem , aceita apanhar, engolir , muitas coisas ..rs, nem julgo…alias julgo sim…mulher bonita e inteligente não casa com “pedreiro”.

Agora um país….hummm…não tem essa possibilidade(viver nas costas de um outro país), a fatura chega e é altissima….

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

A moças e senhoras que frequentam o site não mereciam ler esse tipo de grosseria.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Vai para o seminário, está no lugar errado.

JHF
JHF
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

“Vai virar quenga” dos States? Eles tem um caso sério faz décadas.

Tutor
Tutor
Responder para  Bispo de Guerra
28 dias atrás

Eu diria que uma quenga de luxo então. Sempre esteve entre os melhores IDH do mundo.

Felipe
Felipe
Responder para  Tutor
27 dias atrás

País muito desenvolvido, e com muitos recursos.

Juggerbr
Juggerbr
1 mês atrás

É o tipo de declaração que pega muito mal. Por outro lado, se ele for anexar todos os países que contribuem para a imigração ilegal, todos os países das Américas seriam estados americanos…

Não é uma má idéia, Sr. Trump…

J R
J R
Responder para  Juggerbr
30 dias atrás

estado? até hoje Porto Rico é uma colônia bem ao estilo século XIX.

Joanderson
Joanderson
1 mês atrás

Depois é só a Rússia que gosta de anexar território dos outros.
Será que vamos ver a Rússia montando uma força tarefa para mandar armas para os canadenses se defender do império agressor?

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Joanderson
1 mês atrás

Historicamente a França é que tem mais vínculo… Macron vai enviar os Mirage 2000 🤡

Tutor
Tutor
Responder para  Bispo de Guerra
28 dias atrás

O dito vínculo ou influência francesa no Canadá é basicamente sobre a província do Quebec, que corresponde a cerca de 20% da população do Canadá. Então, acho que essa sua afirmação de que “historicamente é a França que tem mais vínculo” está completamente equivocada.
Na verdade se os padrões de imigração no Canadá continuarem como estão, daqui pouco tempo a Índia terá mais vínculo com o Canadá que França.
Em tempo, quem tem Rafale não mandaria Mirage 2000.

Felipe
Felipe
Responder para  Bispo de Guerra
27 dias atrás

Acho que os EUA respeitaram a autonomia do Canadá também por causa da França, os americanos conseguiram sua independência graças a ajuda francesa.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 mês atrás

Por quê não anexa também o México! Pôo cara tá muito loko, será que está andando com o povo da Filadélfia (os fentazumbis)?

Sgt Moreno

Hamom
Hamom
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

Poucos dias atrás ele já ameaçou invadir militarmente o México…o cara velho tá sentindo o poder reativando seus hormônios e entrou no modo atira pra todo lado

Nilo
Nilo
Responder para  Hamom
1 mês atrás

EUA terminaria o trabalho, uma grande parte já foi anexada, anexaria o resto do México rsrs

André Bueno
André Bueno
Responder para  Nilo
28 dias atrás

Nessa hipótese, seria interessante a guerra assimétrica entre cartéis e soldados americanos, de uma for ou de outra. De qualquer forma acabaria com a com a combalida economia americana. Ou não? Ou seria uma anexação por decreto? O que vai, de fato, acontecer e o presidente eleito cuspir e arrotar mas vai se comportar como um político comum.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Claudio Moreno
1 mês atrás

O que sobrou do México. O senhor dizer ?

Werner
Werner
1 mês atrás

Faça o mesmo com países de democracia relativa e sob ditadura judicial.
A canhotada pira,rs.

Nilo
Nilo
Responder para  Werner
1 mês atrás

Olha o patriotas aí gente rsrsrs

Faver
Faver
Responder para  Werner
1 mês atrás

Isto mesmo, e comece com a Arábia Saudita

JHF
JHF
Responder para  Faver
1 mês atrás

Me ocorre que as Filipinas seja bem melhor para começar.

J R
J R
Responder para  JHF
30 dias atrás

de novo? já passaram anos como colônia, até genocídio fizeram por lá

Charle
Charle
Responder para  Werner
1 mês atrás

E a direitada delira em loucos devaneios e sonhos eróticos para ser “anexada” por Trump.

J R
J R
Responder para  Werner
30 dias atrás

gente que nem você que ferra com a direita…

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
1 mês atrás

75% das exportações do Canadá, tem os EUA como destino? Na prática, já o 51.º estado americano…
Em paralelo, se a idéia dos Brics de não usar o dólar em transações comerciais irritou tanto o Trump, é sinal que estão no caminho certo.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Responder para  Comte. Nogueira
1 mês atrás

Lembro do Marco Rubio no ano passado irritadinho porque Brasil e China passaram a comercialiazar em real e yuan. A preocupação do sujeito é que perderiam gradativamente o poder de nos sancionar e ele disse isso ao vivo e sem nenhum constrangimento. Essa política de sanções unilaterais e sem qualquer justificativa, vide a aberração do CAATSA, ainda causará dificuldades geopolíticas aos americanos.

AMBAR
AMBAR
Responder para  Comte. Nogueira
1 mês atrás

Já que tocou no assunto Comte. Nogueira, vamos raciocinar em conjunto. Se não, vejamos: para os que não sejam estadunidenses (designação tida como correta), o termo “americano” “per se” já engloba Estados Unidos e Canadá. Não sabemos distinguir um país do outro tamanha sua identidade cultural e história conjunta. Nem mesmo o Canadá francês pôde se sobressair na sua individualidade. Isso posto, a anexação do país pelos USA é tão somente uma questão formal. Se o Canadá, por afinidade, o México, ele o faria por desrespeito, invadindo-o e tomando o que ainda tem de valor, escravizando sua população com o apoio dos bons colaboradores de sua elite. USA, como país parasita que é, não vai deixar de se alimentar porque perdeu uma fonte de nutrientes: vai se expandir para organismos diferentes. Nós, do quintal, não teremos melhor sorte, em especial por sermos um povo “inferior” com ricas fontes exploráveis.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  AMBAR
1 mês atrás

Sim… isso mesmo. Vc desenvolveu a idéia principal que expus de forma bem curta.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Comte. Nogueira
1 mês atrás

E seria um Estado Pobre, o Canadá com Justin Trudeau está empobrecendo demais, os Canadenses tem menos poder de compra e seu sistema de Saúde, está precário para o que era a uns 10 anos atrás

Felipe
Felipe
Responder para  Carlos Campos
27 dias atrás

Pobre é muito exagero, mas decaiu sim .

Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

Quem pode , pode! rsrsrsrsrsrs
O Filho do Fidel riu de nervoso

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Quando a mãe do filho do Fidel era a primeira dama – 76/77, os Rolling Stones fizeram uma turnê no Canadá e ela se “hospedou” no hotel da banda.

Segundo o Keith Richards, em seu livro, a 1º dama fazia um périplo entre os quartos do Mick Jagger, Ronnie Wood e Bill Wyman.

Ai, o 1º ministro ficou P, mandou a polícia no hotel, acharam o “bagulho” do Keef, eles foram presos e deportados.

Periga do filho do Fidel ter um irmão que é filho do Stones…🤷‍♂️🤷‍♂️

JHF
JHF
Responder para  Jorge Cardoso
1 mês atrás

Vai ter muita gente com inveja da senhora.

Hermes
Hermes
1 mês atrás

O noticiário hoje do site mostra como os conflitos mundiais mudaram de patamar. A pergunta que não quer calar é se as nossas FFAAs já estão preparadas para defender os interesses do Brasil em caso de agressão sem se alinharem ou serem protegidas por nenhuma das grandes potências.

Gostaria de estar errado, mas, lamentavelmente a impressão que tenho é a de que as grandes preocupações que sobressaem da oficialidade parecem estar ancoradas ainda nos fantasmas da guerra fria dos anos 60 do século passado.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Hermes
1 mês atrás

“A pergunta que não quer calar é se as nossas FFAAs já estão preparadas para defender os interesses do Brasil em caso de agressão sem se alinharem ou serem protegidas por nenhuma das grandes potências.”

Não estão.

Aliás, dependendo de quem atacar, o mais provável é que entreguem de bandeja.

Faver
Faver
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Para muitos militares, o inimigo neste país sempre foi interno. Poucas vezes pensaram sobre alguma ameaça externa crível, talvez a venezuela nos últimos anos. Isto é o que ronda a cabeça de muitos com devaneios ideológicos.
Somos vizinhos da França e pouco se fala desta interface.

J R
J R
Responder para  Faver
30 dias atrás

nossos generais ainda tem sonhos molhados caçando comunistas na amazônia, é a droga de situação que estamos.

Felipe
Felipe
Responder para  Faver
27 dias atrás

Na verdade nunca nos colocamos como potência regional de fato , primeiro porque nunca buscamos ter mais poder militar que nossos vizinhos somados, segundo que isto bateria de frente com os interesses dos EUA e outras potências. Mesmo no auge do regime militar contávamos só com 17 Mirage III e 42 F-5 como caças de primeira linha e o resto uma grande quantidade de Tucanos e Xavantes para marcar presença e combate interno contra guerrilhas etc. A visão dominante é de que estávamos sob guarda chuva americano, devíamos se preocupar internamente mesmo. Ao mesmo tempo tentamos comer discretamente pelas beiradas e investir numa indústria nacional ( projeto espacial, submarinos, Embraer, Engesa, Avibras, bomba atomica, etc), fomos o quinto maior exportador de armas do mundo, mas internamente não tínhamos nem 60 caças de primeira linha ativos.

AMBAR
AMBAR
Responder para  wilhelm
1 mês atrás

Ah! as nossas forças alarmadas!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Hermes
1 mês atrás

“A pergunta que não quer calar é se as nossas FFAAs já estão preparadas para defender os interesses do Brasil em caso de agressão sem se alinharem ou serem protegidas por nenhuma das grandes potências.”

Não, não estão.
Isso é óbvio, isso é fato.

José 001
José 001
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Confio mais na Polícia Militar que nas Forças Armadas do Brasil.

AMBAR
AMBAR
Responder para  José 001
1 mês atrás

José, a nossa polícia militar está bombando! Mata cidadãos às claras, diante das câmeras das ruas, transeuntes e supermercados. Nossos marginais usam máscaras para matar, a nossa polícia não, ela se sente legitimada a aplicar a pena de morte sem ter que se esconder. São atos de rotina https://extra.globo.com/brasil/noticia/2024/12/policiais-militares-sao-flagrados-jogando-homem-de-ponte-em-sp-agentes-foram-afastados.ghtml
https://www.cartacapital.com.br/sociedade/policial-arremessa-homem-de-ponte-em-sao-paulo-caso-e-registrado-em-video/

Paulo
Paulo
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Temos muita sorte de ter o general Tomas Paiva como comandante do EB. Um soldado nato, legalista, fiel à constituição. Foi ele ,como comandante do EB do sudeste que introduziu os drones no EB, dando chance á Xbox de desenvolver o Nauru1000 que está revolucionando as táticas do EB. Também estimuloi a Akaer a modernizar a viatura Cascavel, primeira viatura blindada nacional capaz de lançar mísseis anti carro. Foi ele que tirou o projeto do missil Max 1.2 AC da Siatt da geladeira e envia- lo para Roraima, afim de dissuadir Maduro de tentar invadir o Essequibo através de Roraima. Projetos como o Guarani anti aereo ,anti drone e a introdução do centauro II mostra a visão estratégica do general Paiva para criar condições de conter Maduro . Ele pesdoalmente coordenou o envio de viaturas blindadas para a fronteira da Venezuela. E isto tudo ,sem alarde, sem prepotência, sem arrogância, fazendo o trabalho que tem de ser frito pelo verdadeiro herdeiro de Caxias .

Felipe
Felipe
Responder para  Paulo
27 dias atrás

Nossa, já tivemos comandantes bem melhores que este puxa saco do FHC amigo!

Felipe
Felipe
Responder para  Hermes
27 dias atrás

Hoje nossas FAA seguem como sempre foram. Ao mesmo tempo que buscam certa independência tecnológicas e as vezes exageram em seus devaneios nacionalistas, contam com o guarda chuva dos americanos . A única exceção é a Amazônia pro EB, é o único assunto que os EUA é visto como possível inimigo de longo prazo, já vi analistas dizendo que os brasileiros têm verdadeira paranoia com a Amazônia (discordo que seja só paranoia).

Andromeda1016
Andromeda1016
1 mês atrás

Enquanto Trudeau for primeiro ministro da Canadá, o Trump não vai facilitar para o Canadá.

Jagderband#44
Jagderband#44
1 mês atrás

E se você fizer uma enquete entre o povo canadense, capaz de descobrir que são favoráveis a isso mesmo.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Jagderband#44
1 mês atrás

Se o Trump não gosta muito do Canadá, ele poderia fazer uma revolução colorida no Canadá, ajudando e inflamando os separatistas do Quebec, seria uma “primavera canadense”…😂🤣
Tô zuando? Claro, mas é algo que realmente pode ser feito!

Maurício.
Maurício.
1 mês atrás

“afirmando que o Canadá poderia se tornar o 51º estado americano caso Ottawa não resolva o problema da imigração ilegal e do tráfico de drogas, informou a Fox News, citando fontes.”

Bem, o Canadá praticamente já é um estado americano, afinal, é um capacho!
Será que um pessoal vai condenar essa fala do Trump sobre anexação ou vindo dos EUA é aceitável?🤔
Outra coisa, parece que o Trump tem algo pessoal contra o Canadá… Rsrsrs.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

Trump tem algo pessoal contra o Trudeau , isso sim !
Aliás muita gente têm, inclusive eu !

Bosco
Bosco
1 mês atrás

Começou a caçada ao Homem Laranja.
A grande mídia vai começar o processo de desgastar a figura do coitado do qual eles não nutrem nenhuma afeição. rsss E nem precisam mentir, basta descontextualizar, cortar falas, editarem , se apegar a “partes”, etc.
Já assistimos esse filme e a gente morre no final. rsss
Claramente isso foi um brincadeira.
*Devo dizer que de mau gosto mas o ambiente não era oficial tendo em vista que foi na casa do Trump e ele ainda não é o presidente dos EUA.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Caro Bosco ,
A mídia legada ( grandes corporações) está sem credibilidade nenhuma junto ao público. Sim, a credibilidade é o maior ativo de uma empresa de comunicação e quem a perde vai a falência nos EUA.

Faver
Faver
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Bosco, a notícia saiu na Fox News, que é pró-Trump até o fundo da alma. Não adianta dizer que é mentira ou fake news de grande mídia. A ideologia parece estar te cegando.

Bosco
Bosco
Responder para  Faver
1 mês atrás

Não disse que achava que era mentira.

“Claramente isso foi um brincadeira.
*Devo dizer que de mau gosto mas o ambiente não era oficial tendo em vista que foi na casa do Trump e ele ainda não é o presidente dos EUA.”

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Quantos exemplos de algo semelhante ele fez quando era Presidente?
Até queria comprar a Gronelândia.
Mas ainda bem que ele não tem as competências, a vários níveis, para ser levado a sério… Nem mesmo pela sua própria administração.

Bosco
Bosco
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

H,
Não nutro nenhuma simpatia pelo Trump mas acho que o contexto é importante e ao meu ver pode ter sido até um “tapa na cara” do Putin para dizer como ele foi um imbecil invadindo a Ucrânia.

JHF
JHF
Responder para  Bosco
1 mês atrás

“coitado”? Em que mundo?

Bosco
Bosco
Responder para  JHF
1 mês atrás

Com certeza não na sua bolhosfera.

Diogo de Araujo
Diogo de Araujo
1 mês atrás

A Canadá é muito desenvolvido e talz mas bem, vamos ser realistas, seria obliterado em uma eventual guerra contra os EUA. Mesmo porque boa parte dos armamentos que aquele possui provém destes. Mas os americanos são bonzinhos e os canadenses são aliados né? Ou seja, é tudo brincadeira, certo?

Diogo de Araujo
Diogo de Araujo
Responder para  Diogo de Araujo
1 mês atrás

Detalhe todo o poder do exército mais poderoso o planeta estaria ali, na fronteira, não gastariam nem com logística kkkkkkk

Joanderson
Joanderson
Responder para  Diogo de Araujo
1 mês atrás

Só queria ver se o tal mundo livre iria ao socorro do Canadá como foram a Ucrânia, ou só quem não pode invadir é a Rússia os EUA podem tudo.

José de Souza
José de Souza
Responder para  Diogo de Araujo
1 mês atrás

Guerra entre dois membros da OTAN e um país da Commonwealth? Não delira.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Diogo de Araujo
1 mês atrás

Uma guerra entre EUA e Canadá é mais difícil de ver do que outra entre Inglaterra e França, mesmo o último conflito entre os dois primeiros país ser mais “recente”.

BraZil
BraZil
1 mês atrás

kkkkk acho o máximo o modo como as notícias envolvendo políticos conservadores, são divulgadas. mídia sendo mídia…muito divertido

Maurício.
Maurício.
Responder para  BraZil
1 mês atrás

A velha tática de atacar o mensageiro…

Faver
Faver
Responder para  BraZil
1 mês atrás
BraZil
BraZil
Responder para  BraZil
1 mês atrás

E quando são Biden ou Lula entre outros, falando o que realmente pensam, sem tutorial, o pessoal que apoia fica de ombros doendo de tanto passar pano. Haja bursite…,

Nativo
Nativo
Responder para  BraZil
1 mês atrás

Hilário e usar esse termo conservador, em gente que adora um esbórnia, se é que me entende.

brutus
brutus
1 mês atrás

se eu me lembro bem , ate hoje canada e usa é o destino dos brasileiros que fazem intercambio e buscam empregos devido qualidade estruturas que oferecem

Leandro Malheiros
Leandro Malheiros
1 mês atrás

O Orangeman é um fanfarrão, tem de ser responsabilizado por essa asneira que fala.

Miro
Miro
1 mês atrás

Fonte: TASS. Precisam escolher melhor suas fontes. E o ministro canadense é um socialista raiz, tanto que o Canada anda com crises de trabalho, imigração e leis anti liberdade. Normal vindo dessa ideologia.

Akhinos
Akhinos
1 mês atrás

Eu não queria falar não, mas todo Império decadente na história da humanidade assume uma postura canibalista com antigos aliados. Essa postura do Trump de fazer ameaças malucas não me surpreende nenhum pouco.

Os EUA enquanto sociedade entraram numa fase de senilidade. Esse é o tipo de conversa que faz pessoas nervosas começarem a considerar certos tipos de arminhas.

Caravaggio
Caravaggio
1 mês atrás

Criaremos uma nova Porto Rico ao norte!

José 001
José 001
1 mês atrás

Extraoficialmente o Canadá já é o 51° dos EUA fazem décadas.

José 001
José 001
Responder para  José 001
1 mês atrás

faz

José 001
José 001
1 mês atrás

Tem o filme Operação Canadá.

A ideia não é nova.

Kkkkkkk

Machado
Machado
1 mês atrás

Acho que a China, Rússia e Irã vão avançar muito nesse mandato no Trump. Ótima oportunidade para enterrar de vez a hegemonia norte americana.

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
1 mês atrás

Os EUA tentaram isso em 1812 e os ingleses e canadenses queimaram a Casa Branca! Vão querer um repeteco?

silvom
silvom
1 mês atrás

lunatico kkkkkkk

Fernando Vidal
Fernando Vidal
1 mês atrás

Em primeiro lugar eu não entendi o que esse assunto tem a ver com a força terrestre…Mas em relação a afirmação descabida deste senhor… É um pouco da amostra diversionista que teremos nos próximos quatro anos enquanto ele aplica a suas políticas negacionistas, protecionistas e supremacistas… Com grande potencial de nos conduzir ao colapso climático ou a guerra.

André Bueno
André Bueno
Responder para  Fernando Vidal
28 dias atrás

É um incapaz, age como se estivesse em um programa de TV. Garoto de programa.

Abymael2
Abymael2
1 mês atrás

E vem mais por aí.
Isso é só o começo.
A votação esmagadora recebida pelo homem laranja terá o efeito de fazer ele se sentir autorizado a falar tudo o que passa por sua mente obtusa e delirant3.
Vai ser um show de biz4rrices.

Felipe
Felipe
Responder para  Abymael2
27 dias atrás

Só acho engraçado que os mesmos que odeiam o Trump por ser um presidente nacionalista americano amam o Putin ou a China.

J R
J R
30 dias atrás

Dessa vez acho que a Dinamarca perde a Groelândia heim.
Quem diria, Trump é o Putim do Ocidente, por isso essa empatia entre os dois.

mattos
mattos
29 dias atrás

Aproveite e anexe o Brasil também.

André Bueno
André Bueno
28 dias atrás

Um incapaz, deveria ser preso. É uma pessoa perigosa.

Felipe
Felipe
27 dias atrás

É o jeito Trump de fazer pressão. Pra quem acha que não funciona basta ver que com a eleição dele já saíram dizendo na Otan que vão aumentar o gasto em defesa na Europa. Os EUA sofrem sérios problemas com imigração ilegal, e devem sim cobrar México e Canadá para coibirem isso.