Putin ameaça usar ‘todos os meios de destruição’ se Ucrânia obtiver armas nucleares

50
Putin - 5

Vladimir Putin fez mais uma ameaça grave, aparentemente em resposta a uma reportagem do New York Times da semana passada, no qual alguns oficiais ocidentais não identificados sugeriram que Joe Biden poderia fornecer armas nucleares à Ucrânia antes de deixar o cargo.

Falando em uma reunião de uma aliança de segurança de países ex-soviéticos em Astana, Cazaquistão, o presidente russo afirmou que a Rússia “não permitirá isso”.

“Neste caso, aceitaremos e utilizaremos tudo, quero enfatizar isso, todos os meios de destruição à disposição da Rússia”, declarou ele.

“Se alguém oficialmente transferir algo, isso significará uma violação de todas as obrigações assumidas na área de não proliferação de armas de destruição em massa”, acrescentou.

“Bem, não permitiremos que isso aconteça com a Ucrânia. Vamos monitorar cada passo do que está acontecendo lá.”

Putin afirmou que é praticamente impossível para a Ucrânia produzir uma arma nuclear, mas que o país poderia, eventualmente, fabricar algum tipo de “bomba suja”.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

50 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fawcett
Fawcett
1 mês atrás

Fornecer armas atômicas para a Ucrânia em meio ao conflito é pedir uma guerra nuclear total, sem contar que fere o tratado de não proliferação nuclear. Quem teve esta ideia deve ter orelhas de asno na cabeça.

Rafa
Rafa
Responder para  Fawcett
1 mês atrás

É o tipo de militância jornalística que está presente em todo o mundo. Credibilidade cada vez menor desses meios jornalísticos tradicionais.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Fawcett
1 mês atrás

Não vai acontecer, isso é uma maluquice sem tamanho. Nem os militares da Rússia querem assinar a sua sentença de morte ao disparar um coco nuclear contra a pobre e Ucrânia que sofre um genocídio a mais de 1.000 dias. Isso nem devia estar sendo publicado por aqui

Ozawa
Ozawa
1 mês atrás

“Alguns oficiais ocidentais não identificados sugeriram (…)”

Francamente, se não for um clickbait do NYT é de uma estupidez tamanha desses oficiais anônimos relatarem isso. Só para provocar mais uma putinice.

Convenhamos, a Rússia calculou mal a resistência militar Ucraniana e os Estados Unidos e seus aliados calcularam mal a resistência militar (e econômica) Russa… Parecia que a Ucrânia não resistiria 1 mês após a invasão, e parecia que a Rússia não resistiria 1 mês após as sanções e embargos…

Agora, nem um lado e nem o outro conseguem o “xeque mate militar” sem colocar o pau (nuclear) na mesa e as mortes e os danos colaterais econômicos (para a Europa) se avolumam e ninguém quer admitir o fracasso de AMBOS os planos de vitória…

E agora, como vão sair desse atoleiro que se meteram?

Bosco
Bosco
Responder para  Ozawa
1 mês atrás

Também não vejo nenhuma possibilidade dessa informação ser verdadeira.
É impossível os EUA fornecer uma arma nuclear pronta para a Ucrânia no atual contexto, embora não duvide que possam ajudá-la a construir uma em tempo recorde.
*Como os russos irão saber diferenciar uma da outra aí foge ao meu conhecimento.

Bosco
Bosco
1 mês atrás

“Putin afirmou que é praticamente impossível para a Ucrânia produzir uma arma nuclear”
O problema é o “praticamente” .
Praticamente é impossível aos besouros voarem…

Pedro Mariano
Pedro Mariano
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Está se emocionando muito, especialista.

Bosco
Bosco
Responder para  Pedro Mariano
1 mês atrás

Detectei uma pontinha de inveja?
Isso é feio …

Rafa
Rafa
Responder para  Bosco
1 mês atrás

É a mesma possibilidade do Zimbábue construir uma arma nuclear. Existe a possibilidade? Existe! Mas é quase nula.

Bosco
Bosco
Responder para  Rafa
1 mês atrás

Com a diferença que s Ucrânia tem 4 usinas nucleares de projeto próprio e Zimbábue nenhuma.

Bosco
Bosco
1 mês atrás

O que sabemos de fato é que o mega estrategista e damista 7D Putin meteu os pés pelas mãos e está encrencado até o pescoço.
O que era para ser um “passeio no parque” se tornou um pesadelo com direito à hecatombe nuclear.

Underground
Underground
Responder para  Bosco
1 mês atrás

No primeiro dia da invasão da Ucrânia, lembro de um blindado russo atolado na lama, no leste ucraniano. E de fato, não só o blindado, mas todas as forças russas estão agora literalmente atolado nessa guerra.

Bosco
Bosco
Responder para  Underground
1 mês atrás

Pois é! Ainda que as narrativas do Putin para justificar a invasão do país vizinho fossem verdadeiras (todo sabemos que não era) se ele tivesse 10% da competência que dizia ter (e os fãs acreditavam) ele teria resolvido o “problema” há muito tempo com um mínimo de mortes e agora, 3 anos depois, ninguém nem se lembraria que a Ucrânia um dia foi um país livre e soberano.
A incompetência militar da Rússia tem vários motivos mas sem dúvidas a soberba e a corrupção generalizada de um país totalitário governado por semideuses são os fatores mais relevantes.

Alexandre
Alexandre
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Não existem narrativas!!!!

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Em três dias Kiev… Em três semanas Paris… E lá se vão três anos de vergonha absoluta. Ninguém vê isso??? Me espanta a audiência do blog…

Underground
Underground
Responder para  Bosco
1 mês atrás

A invasão americana no Afeganistão, apoiado por outros países, custou aos EUA cerca de US$ 2 trilhões (e vai gastar outros tantos no futuro), numa guerra que não chega nem perto dessa da Ucrânia.

Bosco
Bosco
Responder para  Underground
1 mês atrás

Mas de acordo com os defensores das ditaduras dinheiro só é problema no Ocidente.

Nickless
Nickless
Responder para  Underground
1 mês atrás

a guerra acabou rápido, um mês e o governo afegão caiu. mas como todo mundo sabe, ocupar um território é uma coisa, manter essa ocupação é completamente diferente. se a maio potencia militar do planeta não conseguiu manter a ocupação no Afeganistão. por que vc acha que a russia com o pib menor que o do brasil vai conseguir?

Alexandre
Alexandre
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Não há pesadelo!!! Somente os tolos não entendem as razões dos objetivos desse conflito! Tanto a Rússia quanto os EUA tinham total discernimento dos propósitos e os desdobramentos desse conflito! Basta verificar os objetivos estabelecidos pela Rússia, para se ter clareza que esse conflito nunca foi planejado para uma curta duração!

Rafa
Rafa
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Amigo, com todo o respeito, vc está tentando vender essa ideia igual tentaram vender a agenda woke.

Bosco
Bosco
Responder para  Rafa
1 mês atrás

Será?

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Mais dia menos dia o Idiota do Putin acaba acordando morto… Só não sei o nome do oligarca russo que dará o fim dele

Maurício.
Maurício.
1 mês atrás

Putin poderia fornecer armas nucleares pra tanta gente, Venezuela, Cuba, Irã, Iêmen, Síria, Somália…
E depois, se a Ucrânia recebesse uma arma nuclear, e lançasse contra a Rússia, o primeiro alvo escolhido pela Rússia, deveria ser a localização do Biden! Rsrsrs.

Hamom
Hamom
1 mês atrás

De um site alemão/austríaco ↓

”Personalidades conhecidas dos EUA já falaram no passado sobre o que aconteceria no caso de uma guerra nuclear ou de uma terceira guerra mundial: a Europa e, portanto, a Alemanha seriam “sacrificados!”

Abaixo estão algumas dessas citações:

General Collins dos EUA: “Basta que forneçamos armas para que os nossos filhos não sangrem até à morte na Europa. Há alemães suficientes que poderiam morrer pelos nossos interesses. «( Hessisch-Niedersächsische Allgemeine datado de 24 de outubro de 1981)

Samuel Cohen, especialista em armas nucleares dos EUA e co-construtor da bomba de nêutrons destinada ao solo alemão, explicou quando questionado sobre o uso da bomba: ” O local mais provável seria a Alemanha Ocidental: acho que é uma questão acadêmica para quebrar a cabeça. sobre como o inimigo morrerá.« ( Bild-Zeitung, Hamburgo de 16 de outubro de 1977)

Henry Kissinger em Bruxelas em 1979: “Vocês, europeus, têm de compreender que, se houver um conflito na Europa, é claro que nós, americanos, não temos intenção de morrer convosco. «( Notícias Independentes Bochum No. 8 1981 )

Secretário de Defesa dos EUA, C. Weinberger: “O campo de batalha da próxima guerra convencional é a Europa e não os Estados Unidos. « ( Frankfurter Rundschau de 29 de abril de 1981)

Contra-almirante dos EUA Gene R. La Rocque: “Os americanos presumem que a Terceira Guerra Mundial, como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, será travada na Europa . ”

Sem esquecer que a doutrina dos EUA do primeiro ataque nuclear contra a União Soviética, que entrou em vigor após a Segunda Guerra Mundial e foi apoiada pelo Chanceler fundador da República Federal da Alemanha, Konrad Adenauer, foi renovada sob o Presidente dos EUA, Barack Obama.

Uma guerra nuclear contra a Rússia na Europa parece ter estado no horizonte de Washington a muito tempo…
Como disse Henry Kissinger;

“Ser inimigo dos EUA é perigoso, mas ser amigo é fatal”

Bosco
Bosco
Responder para  Hamom
1 mês atrás

Se os russos não tiverem coragem de atacar nuclearmente a fonte do problema (EUA) aí a culpa não é dos americanos.
Se a Rússia for mesmo o cachorro grande do terreiro que afirma ser ela não irá hesitar em levar a guerra aos EUA e aí todas essas previsões dos “especialistas” não se cumprirão.
Depende da Rússia.
*Putin, faça como Hirohito.

Hamom
Hamom
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Pra quem à faz movido por lucros e poder,
é uma aposta doentia e com preço incalculável…

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Hamom
1 mês atrás

Está mais que clara a estratégia dos EUA nessa linha.
A dúvida é porque a Europa está cometendo Seppuku.

Bosco
Bosco
Responder para  Sergio Machado
1 mês atrás

A Europa é que está ao alcance das botas russas. Sem duvidas ela é a mais interessada em se ver longe do amor do Putin e sua gang de aloprados querendo “libertar” toda a Europa como fez com o Dombas. Rsss
Mas como eu disse, basta o Putin levar a guerra até os EUA.
Depende dele se o malévolo plano imperialista vai funcionar ou não. Rsss

Sergio Machado
Sergio Machado
1 mês atrás

Um ou outro ainda tenta argumentar que não é um conflito OTAN x Russia.
Pode crê.

Bosco
Bosco
Responder para  Sergio Machado
1 mês atrás

Eu acho que é um conflito OTAN/Ucrânia/Israel X Rússia/CN/ Irã/Houthis/palestinos.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
1 mês atrás

A Casa Branca já amarelou ..rs … emitiu nota que não irá enviar nada nuclear para a Ucrânia.

É notório a vontade psicopata dos atuais conselheiros do obtuso e atual presidente dos EUA em escalar a um nível que Trump não consiga parar.

Bem como a imprensa , lesada ocidental, que mente e manipula informações, cooptando um monte de ovelhas a usarem alumínio…rs.

Heinz
Heinz
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

A casa branca não amarelou, ela simplesmente nunca levantou a possibilidade de oferecer armas nucleares americanas a Ucrânia, não sei de onde tiraram isso.
É cada retórica…

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Não creio que seja bem assim.
De longe, o maior beneficiado com o conflito é os EUA. Eliminou a concorrência do gás russo na europa, pôs o boot em território russo, eliminou estoques vencidos e nunca vendeu tanto armamento em tão pouco tempo, além de cristalizar a subserviência da Europa aos seus interesses.
Contudo, já são quase US$ 400 bilhões torrados no conflito que apenas diminuiu o ímpeto russo, visto que continuam avançando.
Por óbvio, sem o envolvimento direto da OTAN, a Ucrânia já teria capitulado a um bom tempo. Dessa forma, uma Ucrânia nuclear serviria em muito aos interesses de Washington.
O problema é o tempo.

Bosco
Bosco
Responder para  Sergio Machado
1 mês atrás

Sim! O plano macabro dos EUA é escravizar toda a humanidade e vender todo o petróleo do planeta para os alphacentaurianos.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Bosco
1 mês atrás

Vou humildemente me abster de argumentar a esse terraplanismo ideológico e sem nexo.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Sergio Machado
1 mês atrás

Ignora ele está senil é o nosso Biden…rs

Bosco
Bosco
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Quando eu nasci o arco-íris era preto e branco mas não quer dizer que eu já esteja senil.

Bosco
Bosco
Responder para  Sergio Machado
1 mês atrás

Essas narrativas fluídas são muito interessantes.
O Putin até 2022 , apesar da lambança na Crimeia e da sua democracia relativa mais do que sabida, era um dos mais respeitados chefes de Estado do mundo e seu país estava ganhando dinheiro como nunca com o tal do petróleo e a OTAN estava se esvaindo por dentro de tanto desânimo com os EUA querendo pular fora.
Aí, de acordo com vocês, a Ucrânia de propósito (a mando da OTAN que só fingia ser boazinha e estar se enfraquecendo), só para provocar, começou a fazer um genocídio de falantes russos no Dombas e inventou de entrar para a UE e para a OTAN, só para provocar já que o Putin que invadiu a Crimeia não tinha nenhuma intenção de invadir o resto da Ucrânia e só viver em paz e o bem do seu amado povo.
Mas aí o Putin se sente provocado e ameaçado e como um bom patriota invade a Ucrânia para proteger seu povo (o grande enxadrista caiu na provocação ocidental), Ucrânia essa que só contava com uns poucos Javelins e Stingers americanos e não dando conta de fazer um avanço rápido e esmagador, cantado em verso e prosa aqui na Trilogia, ficou atolado apesar da ajuda ocidental só ter começado a fluir uns 3 meses depois de iniciado o conflito pelo enxadrista.
Mas de acordo com as narrativas fluídas isso tudo foi de caso pensado do terrível EUA que com sua máquina do tempo secreta (deve ser aquele tal do HAARP) já sabia que isso tudo ia ocorrer e que o Putin ñão tinha capacidade de fazer sua máquina de guerra avançar e ela iria ficar encalhada numa luta de trincheiras a la PGM.
Anham!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Sergio Machado
1 mês atrás

Este mesmo argumento serviria para o Vietnam, que sem nunca ter fabricado um míssil, derrubou milhares de aeronaves americanas porque recebeu apoio material e humano da URSS e da China. Mas ninguém nunca pensou em fornecer arma nuclear ao Vietnam, pelo simples fato de que não é possível saber como seria a retaliação dos EUA (ou da Rússia) se o Vietnam (ou a Ucrânia) usasse tal armamento. Ninguém vai arriscar a própria existência para ajudar país periférico.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Heinz
1 mês atrás

EUA / Europa(poodle americano) apostaram que 1001 sanções e o roubo dos ativos russos quebrariam a Rússia… a quebradeira geral na Alemanha mostram que se 😈

Juggerbr
Juggerbr
1 mês atrás

– Já avisei que vai dar merda isso!
Capitão Nascimento

Victor Filipe
Victor Filipe
1 mês atrás

“Se alguém oficialmente transferir algo, isso significará uma violação de todas as obrigações assumidas na área de não proliferação de armas de destruição em massa”

Ele não deu armas nucleares para a Bielorussia recentemente?

Franz A. Neeracher
Responder para  Victor Filipe
1 mês atrás

Não, a Rússia estacionou armas nucleares na Bielorussia.

Estas estão sob o comando e controle de militares russos…é diferente.

Aliás, creio que nenhum país na história deu armas nucleares para um país.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Franz A. Neeracher
1 mês atrás

Saquei. vlw

Fawcett
Fawcett
Responder para  Franz A. Neeracher
1 mês atrás

Não é bem assim. Os EUA possuem um acordo em que sedem armas nucleares a alguns países da OTAN. Eles fazem alguns malabarismos retóricos para justificar que esta partilha não fere o TNP, porém países como Alemanha e Holanda são capazes de lançar tais bombas por suas próprias aeronaves:
https://en.wikipedia.org/wiki/Nuclear_sharing

Franz A. Neeracher
Responder para  Fawcett
1 mês atrás

Sim, os EUA possuem armas nucleares nos países citados e essas podem ser lançadas pelos aviões destes países; mas o controle, comando e códigos destas armas continuam nas mãos dos americanos….

Profyler
Profyler
1 mês atrás

Ameaça numero 73737363673737337

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Profyler
1 mês atrás

velho ditado russo…. “Русские долго запрягают, но быстро едут.”(Os russos demoram para atrelar (o cavalo), mas viajam rápido.)

Bigliazzi
Bigliazzi
1 mês atrás

Essa guerra não acabou ainda??? Os ucranianos não estavam com a moral baixa, sem armas, sem comida, sem logística, sem reposição de tropas_____________________

EDITADO

Tutor
Tutor
1 mês atrás

Esse aí tem rasgado muita bravata, fala muito.
Relembrando:
“Se ajudarem a Ucrânia, será o fim do mundo…” (ajudaram, e nada)
“Se entregarem caças a Ucrânia, vai ser conflito mundial…” (entregaram, e nada)
“Se entregarem misseis de longo alcance à Ucrânia, vai ser o fim do mundo…” (entregaram, e nada)
“Se a Ucrânia atacar território russo com armas ocidentais, vai ser o fim…” (atacou, e nada).
O Mr. Putin Bla bla bla é um fanfarrão. Se ele entendesse castelhano, deveriam mandar para ele aquele meme “Y la verdad es que no soy tan furte, como lo pensaba…”