Restos de um ATACMS em Kursk

Nos últimos três dias, as Forças Armadas da Ucrânia realizaram dois ataques na região russa de Kursk utilizando mísseis de longo alcance ATACMS, fornecidos pelos Estados Unidos, segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia (MoD).

O primeiro ataque ocorreu em 23 de novembro, quando cinco mísseis foram disparados contra uma divisão do sistema de defesa aérea S-400 nas proximidades de Lotaryovka. De acordo com autoridades russas, três dos mísseis foram interceptados pelos sistemas de defesa Pantsir, mas dois atingiram o radar da divisão, causando danos significativos e resultando em baixas.

No segundo ataque, realizado em 25 de novembro, oito mísseis ATACMS foram lançados contra o aeródromo de Kursk-Vostochny. Sete deles teriam sido interceptados, mas o impacto do míssil remanescente causou danos menores à infraestrutura do local, além de ferimentos leves em algumas pessoas. Fotografias divulgadas mostram destroços dos mísseis ATACMS na região, confirmando o uso dessa avançada tecnologia de armamento no ataque.

Em resposta, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que “os preparativos para uma retaliação estão em andamento”. A escalada do uso de mísseis ATACMS, conhecidos por sua alta precisão e alcance estendido, adiciona uma nova dimensão ao conflito, intensificando a tensão entre Moscou e Kyiv. Especialistas apontam que o emprego desses mísseis representa uma mudança estratégica significativa no campo de batalha, ampliando o alcance das forças ucranianas em alvos críticos dentro do território russo.

Uma parte interna do ATACMS em Kursk mostra a plaqueta com as informações do fabricante
Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz
Heinz
2 horas atrás

A choradeira russa é sem tamanho, estão comendo apertado para um país falido que vive de doações diminutas. O mais inteligente da parte deles é fazer um acordo, saiam de Kusk e devolveremos algum território no sul. Mas o ego do Putin não vai deixar, ele quer todo o sul ucraniano, e destruir a infraestrutura ucraniana.
Como venho afirmando, é bom a Georgia colocar as barbas de molho e a Armênia também.

Francisco
Francisco
2 horas atrás

A “””””””””””””””””retaliação””””””””””””””””” vai ser outro ICBM inútil que não acerta o alvo e só serve pra passar informação pra OTAN?

Last edited 2 horas atrás by Francisco
Nilo
Nilo
Reply to  Francisco
2 horas atrás

Todos os mísseis e bombas e ICBM russo agora tem uma etiqueta, se não cair na sua cabeça é “inútil”. rsrsrsr.

Last edited 2 horas atrás by Nilo
Francisco
Francisco
Reply to  Nilo
2 horas atrás

tem que antes acertar a cabeça né rsrsrsr

Russia só provou saber da tiro no pé

Last edited 2 horas atrás by Francisco
Nilo
Nilo
Reply to  Francisco
2 horas atrás

Vai para Ucrânia, melhor vai ao “front” a sorte está contigo, lembrando os mortos não falam rsrsrs

Last edited 2 horas atrás by Nilo
Francisco
Francisco
Reply to  Nilo
2 horas atrás

Vai para Russia, melhor vai ao “front” a sorte está contigo rsrsrs

alias a rusisa ta precisado como você, ela paga passaporte, e mais 100mil dólares e ainda um seguro de vida pra família..

alistasse hoje mesmo para defender o mundo o wokeismo e ajuda a fazer o conservadorismo nazisovietico o bastião da moralidade contra o nazisfacista da otan

Last edited 2 horas atrás by Francisco
Nilo
Nilo
Reply to  Francisco
1 hora atrás

“..ela paga passaporte, e mais 100mil dólares e ainda um seguro de vida pra família…”, Rússia? vc garante? Fale isso para os colombianos, aos brasileiros, feridos e.mortos, que tiveram que fazer translados de feridos e mortos com custos do próprio bolso, sem assistência médica hospitalar, quem sabe não levem suas certezas em consideração e mudem de lado rsrsr

Francisco
Francisco
Reply to  Nilo
2 horas atrás

mas se eu quiser ser morto então eu tenho que me alista na Russia

Last edited 2 horas atrás by Francisco
Bosco
Bosco
Reply to  Francisco
1 hora atrás

Eu vi um vídeo de uma_________________ dizendo que o tal míssil MIRICBM russo tinha, de acordo com ele, 36 penetradores cinéticos de 100 kg cada e que cada míssil tinha o poder de 77 bombas Mk-84 (2000 lb com 430 kg de explosivo) e que um só poderia desabilitar uma base aérea da OTAN em qualquer lugar da Europa, etc. Pra fazer o cálculo ele deve ter comparado a energia cinética de 36 penetradores de 100 kg atingindo o solo a Mach 10 com a energia produzida por 33 toneladas de explosivo (77 x 430 kg). Nem perdi meu tempo… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
36 minutos atrás

Só de curiosidade, a energia cinética de 1 penetrador de 100 kg a Mach 10 = 578 MJ A energia de 36 penetradores = 20.808 MJ. – A energia cinética de uma bomba de 1 t a Mach 1 = 57 MJ A energia cinética de 77 bombas Mk-84 = 4389 MJ A energia da explosão de 430 kg de “TNT” – 2000 MJ A energia da explosão de 77 Mk-84 seria de 154.000 MJ – Comparando então, 36 penetradores cinéticos de 100 kg a Mach 10 produz 20.808 MJ. 77 Bombas Mk-84 com peso de 1 t cada e… Read more »

Last edited 34 minutos atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
9 minutos atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
18 minutos atrás

EDITADO:
NÃO ROTULE PARA NÃO SER ROTULADO DEPOIS!

https://www.youtube.com/watch?v=Q1lBsp-7lz4

Last edited 17 minutos atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Nilo
22 minutos atrás

Nilo, O MRIRICBM russo provou mesmo ser inútil. Se a intenção do Putin foi demonstrar que tem uma nova arma capaz de causar grave destruição em toda a Europa mesmo não tendo uma carga nuclear, não funcionou porque o que vimos foi danos mínimos nos lugares errados. Já o Putin ainda que tenha tal míssil como arma convencional ele vai ter que ter muita coragem para utilizá-lo contra a OTAN que poderá reagir de forma a achar que está sob ataque nuclear e reagir a altura. Melhor ele fazer como os EUA que avisaram que todo míssil balístico de longo… Read more »

Nickless
Nickless
2 horas atrás

O radar do S-400 foi completamente destruído, vai direto pro ferro velho. foram atingidos dois lançadores também, além da eliminação dos operadores. poderiam ter colocado as fotos.

Francisco
Francisco
Reply to  Nickless
2 horas atrás

é muita humilhação…

a desculpa esfarrapada russa da vez é que o S400 não estava operacional

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Francisco
1 hora atrás

Qual foi a desculpa dos ucranianos pera destruição já de 4 baterias do Patriot por mísseis Skander?

Nickless
Nickless
Reply to  Léo Neves
1 hora atrás

4 baterias, nem sabia que a Ucrânia tinha tudo isso lá. já sei a fonte da tua informação, TASS que divulgou isso, deve ser verdade ne visto que n tem imagem nenhuma.

Bosco
Bosco
Reply to  Nickless
54 minutos atrás

Pelo visto já estão utilizando o S400 como míssil sup-sup.
Se brincar até o final do ano vão utilizar o S500

SoldierofFEB
SoldierofFEB
Reply to  Bosco
18 segundos atrás

Sim, estão usando mísseis terra-ar há tempo, mas para as russetes os russos têm mísseis para mais 30 anos de guerra ainda….

Alexandre
Alexandre
1 hora atrás

Esse conflito está elevando muito a tensão no mundo. Há uma preocupação generalizada com relação aos caminhos que essa guerra tomará.

juggerbr
juggerbr
Reply to  Alexandre
1 hora atrás

Discordo, o que o mundo realmente teme é o Irã. Israel se atacar não vai pegar leve, Irã vai reagir como? Os dois lados tem nukes, embora não admitam.

Wagner
Wagner
Reply to  juggerbr
30 minutos atrás

Vai pegar pesado com a última piada de “retaliação” Irã pegou pesado e não aconteceu nada.

KKce
KKce
Reply to  Wagner
1 minuto atrás

Irã pegou pesado em que? Lançando um monte de buscapé inútil que o único alvo foi um palestino na Cisjordânia?

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
1 hora atrás

Alguém tinha que ter avisado ao Putin que é muito fácil começar uma guerra, mas que nunca se sabe como ela vai terminar!!! A chegada dos mísseis balísticos ATACMS à Ucrânia e a liberação do uso deles para ataques a alvos em território russo foi um fato muito importante!!! E ainda tem os drones de ataque de longo alcance da Ucrânia, que andaram fazendo estragos nas instalações processadoras de hidrocarbonetos da Rússia. Bem, por enquanto, a Alemanha ainda não autorizou o uso do míssil de cruzeiro Taurus!!!

Bosco
Bosco
56 minutos atrás

Para retaliar só sobra aos russos a opção nuclear ou adotar os balões norte coreanos para lançar cocô na Ucrânia.

Wagner
Wagner
Reply to  Bosco
29 minutos atrás

Será que Putin vai adotar a estratégia do Adolfo Hitler Benjamin Netanyahu,matar civis em escala?

Macgaren
Macgaren
Reply to  Wagner
11 minutos atrás

Ja matou um monte.

Bosco
Bosco
Reply to  Wagner
4 minutos atrás

Parece que o Netanyahu aprendeu com o Putin. Com uma diferença, os ucranianos não utilizam “escolas” como base para lançamento de foguetes contra a Rússia.