Com a possibilidade de um desengajamento dos Estados Unidos de Kyiv após o retorno de Donald Trump à Casa Branca, Paris e Londres não descartam liderar uma coalizão militar na Ucrânia

À medida que o conflito na Ucrânia entra em uma nova fase de escalada, as discussões sobre o envio de tropas ocidentais e empresas privadas de defesa para a Ucrânia foram reavivadas, segundo informações obtidas pelo Le Monde de fontes corroboradas. Estas discussões são sensíveis, e a maioria delas é classificada como confidencial – relançadas à luz de uma potencial retirada do apoio americano a Kyiv após Donald Trump assumir o cargo em 20 de janeiro de 2025.

O debate sobre o envio de tropas para a Ucrânia, iniciado pelo presidente francês Emmanuel Macron em uma reunião entre aliados de Kyiv em Paris em fevereiro, enfrentou forte oposição de alguns países europeus, liderados pela Alemanha.

No entanto, foi retomado nas últimas semanas, impulsionado pela visita do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, à França, durante as comemorações de 11 de novembro. “Estão em andamento discussões entre o Reino Unido e a França sobre cooperação em defesa, particularmente com o objetivo de criar um núcleo duro de aliados na Europa, focado na Ucrânia e na segurança europeia mais ampla”, confidenciou uma fonte militar britânica ao Le Monde.

Essas declarações estão alinhadas com as feitas pelo ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, durante uma visita a Londres em 22 de novembro. Em entrevista à BBC no dia 23 de novembro, ele pediu aos aliados ocidentais que “não estabeleçam ou expressem linhas vermelhas” em seu apoio à Ucrânia.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Natan
Natan
2 horas atrás

Um erro na minha opinião, escala a guerra em um nível ainda mais perigoso do que já está.

Muito melhor negócio para a Europa seria aumentar a quantidade de armas e mercenários fornecidos para a Ucrânia.

Até pq a opinião pública não vai gostar nada de ver seus soldados morrendo em uma guerra que poderia ter sido evitada na mesa de negociações

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Natan
35 minutos atrás

Esta guerra tem que acabar, Defendo o imediato cessar fogo e início das conversações de paz.

Nilo
Nilo
2 horas atrás

Qual justificativa para Reino Unido e França mandar tropas contra a Rússia perante a sociedade civil europeia? Que sempre menosprezam os Ucranianos, que não faz parte do mercado comum europeu, que não faz parte da OTAN, mesmo com solicitação dos Ucranianos a anos. Sabemos que Europa não tem condições de bancar um embate direto com a Rússia, sem apóio americano e com o distanciamente dos BRICS. Isso sem falar que não estão considerando a Alemanha. A maior economia europeia. Como disse a Europa está entrando um Estado catatônico, sua superioridade cultura e tecnologica está em questionamento, a exploração de estados… Read more »

Last edited 2 horas atrás by Nilo
Mende
Mende
Reply to  Nilo
1 hora atrás

Brics???
Com distanciamento do Brics????
Da China, Índia ou Brasil, pode ser, agora os Brics, não tem agenda comum.
O resto é só mais do mesmo, ressabiamento.

Rafa
Rafa
Reply to  Nilo
57 minutos atrás

Como assim a Europa não tem condições de bancar um confronto direto com a Rússia?
Estamos falando de um confronto convencional ou um confronto nuclear?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Rafa
48 minutos atrás

Não tem não senhor. Se tivessem já teriam feito.

Rafa
Rafa
Reply to  Antonio Palhares
27 minutos atrás

Não vi nenhum Rafale sobrevoando os céus da Rússia.
Não vi nenhum F-35 operando na guerra.
Não vi nenhum HMS disparando mísseis.
Não vi nenhum tanque polonês atravessando trincheiras.
Não vi nenhum Gripen destruindo alvos russos.
Não vi nenhuma tropa italiana e alemã operando na Rússia.

Se isso tudo estiver acontecendo agora e ainda sim a Rússia estiver ganhando território, aí o seu comentário faria sentindo.

A Rússia está pedindo “penico” pra ter tropas norte-coreanas no conflito. Não está fácil para nenhum dos dois lados.

Last edited 25 minutos atrás by Rafa
C G
C G
2 horas atrás

Isso pode ser evitado se começarem a enviar armas em quantidade e qualidade, simples assim, é so para de brincar de “não escalar” o conflito que essa guerra acaba, a economia Russa é similar em tamanho a Brasileira e por mais que tenha muita produção autóctone não tem milagre, a economia da EU é totalmente desproporcional e eu nem estou falando dos EUA! Eu tiro o chapeu para a Russia em um aspecto, em 30 anos de trabalho na internet eles conseguiram acovardar Alemanha e EUA de um jeito que deixaria qualquer publicitário “molhado”! So imaginem o Ronald Reagan vendo… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  C G
2 horas atrás

Vc não entendeu, Zelensky já era, o laranja apodreceu, não tem mais serventia, é como embalace essa laranja em papel de ceda, não resolve nada, por isso estão a caminho do próximo nível. Vai Europa.

Rafa
Rafa
Reply to  Nilo
49 minutos atrás

Zelensky – o causador da guerra – ainda vai ser condecorado como prêmio Nobel da Paz. Anota ai.

Maurício.
Maurício.
Reply to  C G
46 minutos atrás

“So imaginem o Ronald Reagan vendo essa nova direita dos EUA.”

Esse Ronald Reagan é o mesmo que apoiava ditadores, que só chutava cachorro morto como Granada, Líbia e Líbano, e que era parça do Talibã, os “combatentes da liberdade”? É esse mesmo?

wilhelm
wilhelm
1 hora atrás

Um dos problemas de se ter muito poder nas mãos é que com o tempo você acaba perdendo a noção de que também é mortal e sangra como qualquer outra pessoa.

Os líderes mundiais atuais, especialmente a nova leva de europeus que cresceram sem nunca saber o que é uma guerra no quintal de casa, padecem desse mal terrível e por isso subestimam aquilo que não conhecem.

Alguém precisa avisar eles que esse mundinho ficcional de liberalismo que eles inventaram deixa de existir em menos de um dia se o sonho delirante molhado deles se tornar realidade.

Rafa
Rafa
Reply to  wilhelm
45 minutos atrás

Exatamente. Basta o doidão lá apertar um botão e acabou Londres e Paris.
Ao invés dos caras tentar um acordo de paz, querem botar mais lenha na fogueira.

Rodolfo
Rodolfo
1 hora atrás

Já tem soldados europeus e americanos na Ucrania, alguém acha que sao os Ucranianos que operam ATACMS ou storm shadows? Qualquer lançamento desses misseis bem como coordenadas pro alvo precisa de um expert ocidental, o lado ucraniano apenas aperta o botão.

Rafa
Rafa
Reply to  Rodolfo
44 minutos atrás

Não bastando operar, com certeza não querem repassar dados sensíveis para um país que não comprou o produto.

Andromeda1016
Andromeda1016
1 hora atrás

A guerra é da Ucrânia, mas os interesses e os recursos são da Otan ….. Quando foi dado o alarme de que se tratava de uma guerra por procuração muito riram dessa afirmação. A covardia da Otan de usar vidas ucranianas para proteger seus interesses encontra suporte naqueles que fingem ignorar esta realidade.

Heinz
Heinz
1 hora atrás

Sem dúvidas, a legião estrangeira seria a primeira a ser enviada, teríamos russos, chineses, nepalenses, brasileiros, coreanos, africanos lutando contra russos, que loucura

Maurício.
Maurício.
1 hora atrás

Tem um pessoal que está muito confiante de que o Trump vai parar de ajudar a Ucrânia, eu ainda tenho minhas dúvidas. Quanto a britânicos e franceses, se fala em ajuda desde o início da guerra, primeiro, lá ainda em 2022, se falou que a Royal Navy poderia enviar seus navios para afastar a Rússia dos portos ucranianos no mar negro, o Macron, desde o início do ano está falando em enviar tropas, e em ambos os casos, foi só papo-furado, até porque, quem tem c*, tem medo! Quanto ao blá blá blá de “OTAN isso, OTAN aquilo”, esqueçam, a… Read more »

Rafa
Rafa
58 minutos atrás

Esse é o tipo de movimento que causará mais danos a Europa/Mundo do que benefícios.

Essa é a tal escalada que é desnecessária.
Essa guerra já deu o que tinha que dar. Tá na hora de começar a bolar um acordo de paz ao invés de jogar mais lenha na fogueira.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
50 minutos atrás

Esta turma sem os Estados Unidos não são nada

Maurício.
Maurício.
Reply to  Antonio Palhares
43 minutos atrás

Essa turma sem o apoio direto dos EUA, não estava dando conta da Líbia, e querem falar de Rússia? Patéticos.

Henrique
Henrique
6 minutos atrás

k

juggerbr
juggerbr
12 segundos atrás

Zero chances disso.. Turminha prefere ficar em casa postando no TikTok…