Lindsey Graham adverte aliados dos EUA sobre mandado contra Netanyahu: ‘Arrasaremos sua economia’

102
Lindsey Graham

Após o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na quinta-feira, o senador Lindsey Graham, republicano da Carolina do Sul, alertou na sexta-feira que, caso aliados dos EUA tentem cumprir o mandado, os Estados Unidos “arrasariam sua economia”.

O TPI, sediado em Haia, nos Países Baixos, emitiu diversos mandados relacionados à guerra entre Israel e Gaza, incluindo contra Netanyahu, seu ex-ministro da Defesa, Yoav Gallant, e o líder militar do Hamas, Mohammed Deif. O tribunal acusa-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade relacionados ao conflito em Gaza, que começou após o ataque surpresa do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixou 1.200 mortos e 250 sequestrados. Desde então, as campanhas militares de Israel em Gaza resultaram na morte de mais de 44.000 pessoas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

O TPI concluiu que Netanyahu e Gallant “compartilham responsabilidade criminal como coautores de crimes de guerra, incluindo o uso de fome como método de guerra, e de crimes contra a humanidade, como assassinato, perseguição e outros atos desumanos”. Netanyahu chamou o mandado de prisão de “decisão antissemita”, afirmando que Israel rejeita categoricamente as acusações do tribunal, que ele descreveu como “um órgão político tendencioso e discriminatório”.

Vários países, incluindo aliados dos EUA, como Itália, Países Baixos, Espanha, Suíça, Lituânia, Canadá, Irlanda, África do Sul, Turquia, Jordânia, Noruega e Suécia, indicaram que estão abertos a cumprir o mandado de prisão. Em entrevista à Fox News, Graham condenou a decisão do TPI, declarando que os EUA imporiam sanções a qualquer nação que colaborasse com o tribunal na detenção de Netanyahu ou Gallant.

O senador Tom Cotton, republicano do Arkansas, sugeriu nas redes sociais que os EUA poderiam invadir os Países Baixos caso Netanyahu fosse levado a Haia para julgamento. Cotton chamou o TPI de “tribunal canguru” e alertou que os EUA têm a prerrogativa legal de usar “todos os meios necessários” para libertar aliados detidos pelo tribunal, referindo-se à Lei de Proteção dos Militares Americanos, também conhecida como “Hague Invasion Act”.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, declarou que seu governo respeitará as regras e regulamentos do TPI. “É realmente importante que todos cumpram o direito internacional; isso é algo que defendemos desde o início do conflito”, afirmou. No entanto, Graham reforçou sua ameaça, dizendo que “qualquer país que ajudar o TPI terá sua economia arrasada”.

O TPI é reconhecido por 124 nações, todas teoricamente obrigadas a prender Netanyahu caso ele visite esses países. Contudo, o tribunal não possui mecanismos próprios de execução e depende da cooperação dos estados-membros para fazer cumprir os mandados de prisão. Em resposta, o presidente Joe Biden chamou os mandados de “vergonhosos”. Os EUA, assim como Israel, não são membros do TPI.

FONTE: Newsweek

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

102 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
RPiletti
RPiletti
2 meses atrás

Mas se for com o Putin a decisão do TPI tem que ser cumprida ou só vale para um lado?

GBarbosa
GBarbosa
Responder para  RPiletti
2 meses atrás

O mandado de prisão contra Putin foi emitido em 2023. Por isso ele não comparece nos encontros internacionais como o G20 que acabou essa semana. Cara, que coisa tosca são esses meninos de internet que não se dão ao trabalho de usar o google e fomentam essa discussão (não) ideológica de sofá e prateleira.

Bosco
Bosco
Responder para  RPiletti
2 meses atrás

Mas aí pra defender o Putin quem tem que ameaçar é o “senador” russo ou chinês ou norte-coreano ou iraniano ou venezuelano ou brasileiro ou houthiense ou nicaraguense…

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  RPiletti
2 meses atrás

Será que esse mandado é culpa do Putin também?

Kayron
Kayron
Responder para  Rafael Aires
2 meses atrás

Tudo é culpa do Putin. Eu vi no canal Gordão Ucrânia.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  RPiletti
2 meses atrás

Somente vale para um lado sim. Esta é uma das razões para que se conquiste um mundo multipolar.

Bosco
Bosco
Responder para  Antonio Palhares
2 meses atrás

Não entendi.
Pra mim isso é um exemplo de um mundo multipolar. Há mandado de prisão para o Putin e para o Netanyahu.
Agora, você dar relevância a opinião de um senador americano pró-Netanyahu aí não tem nada a ver com o mundo ser um lugar unipolar injusto.

RSmith
RSmith
Responder para  RPiletti
2 meses atrás

Sim. :o)

Wagner
Wagner
2 meses atrás

Bravateiro, simples assim

Sequim
Sequim
2 meses atrás

Vergonhosa é a tragédia humanitária que está havendo em Gaza. Bombardeios contra civis em abrigos, drones de Israel atirando contra crianças, um imenso horror.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Sequim
1 mês atrás

A verdade e a primeira vitima da guerra!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
2 meses atrás

“(…) alertou na sexta-feira que, caso aliados dos EUA tentem cumprir o mandado, os Estados Unidos “arrasariam sua economia”.”

Bom, pra quem já ameaçou agentes da TPI caso eles “ousassem” investigar norte-americanos envolvidos em crimes no Afeganistão e Iraque, nenhuma novidade…

“(….) e alertou que os EUA têm a prerrogativa legal de usar “todos os meios necessários” para libertar aliados detidos pelo tribunal, referindo-se à Lei de Proteção dos Militares Americanos, também conhecida como “Hague Invasion Act”.”

Eu fico imaginando a gritaria, choro e ranger de dentes se fosse a Rússia dizendo isso quando o TPI quis prender o Putin…
Ah não, mas é o “protegido” dos EUA, né? Então tá bom, ninguem vai falar sobre isso…

Como perguntei anteriormente:

A galera que exigia que o Brasil cumprisse o TPI e prendesse o Putin caso ele viesse pra cá, vai cobrar o mesmo rigor da lei pro “protegido do Tio Sam”, ou são dois pesos e duas medidas mesmo?

JHF
JHF
Responder para  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Dois pesos, duas medidas …. O de sempre.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  JHF
2 meses atrás

Sim, eu sei.
É só ver as tentativas patéticas de “passar o pano” pra isso.

Kayron
Kayron
Responder para  JHF
2 meses atrás

Mas essa é a ordem internacional baseado em regras, as regras deles.

Bosco
Bosco
Responder para  Kayron
2 meses atrás

Vocês são muito mimezentos. rssss
Ficar com esse mimimi todo por conta que um desconhecido senador americano ficou a favor do Netanyahu , que é o PM de um dos maiores aliados dos EUA, é o mesmo que eu ficar mimizento por conta do Medvedev ficar a favor do Ali Khamenei ou do Ping Pong Lee Terceiro.
Cada um no seu quadrado. Ops! Cada um na sua bolha.

Kayron
Kayron
Responder para  Bosco
2 meses atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O que é isso???? Eu não reclamo não, Bosquim. Não sou sentimental. É apenas uma constatação de um fato. Eu só destaco a hipocrisia dos que se dizem “defender” valores universais, eis aqui o que o próprio Senador disse quanto a decisão do TPI sobre o Diabo em Pessoa na Terra, Vladimir Putin:

The decision by the ICC to issue an arrest warrant for Vladimir Putin is a giant step in the right direction for the international community. It is more than justified by the evidence.

“To forgive and forget Putin’s war crimes – that are occurring on an industrial scale – would irrevocably damage the Rule of Law-based world order established at the end World War II.

“While I have no illusions that Putin will ever turn himself in, this arrest warrant is extremely significant because it’s an action of an international evidence-based body that will stand the test of history. It will also make Putin’s travel options in the future very limited.

“I hope President Xi, a communist dictator who plans to meet with Putin next week, understands that he is openly embracing one of the worst war criminals in history.

“I hope the international community will continue to support the ICC in their endeavors to hold Putin accountable for the brutal invasion of Ukraine.

https://www.lgraham.senate.gov/public/index.cfm/2023/3/graham-on-icc-issuing-arrest-warrant-for-putin

Amarante
Amarante
2 meses atrás

Então os EUA estão ameaçando os países que estiverem dispostos a cumprir o mandato contra o Adolf Netanyahu? O farol da democracia parece estar agindo de forma contraditória.

Bosco
Bosco
Responder para  Amarante
2 meses atrás

Eu fico imaginando se fosse o Putin no lugar do Netanyahu com aquelas bombas de 3 toneladas e com o TOS , o estrago que não faria.
O gênio de ambos é muito parecido e os dois dão muito valor à vida de seu povo e em especial de seus soldados.
Por muito menos o Putin já matou uns 300 mil ucranianos e destruiu uns 20 % do país.
A gente sempre tem que ver o lado positivo das coisas.

Amarante
Amarante
Responder para  Bosco
2 meses atrás

De fato, ambos os presidentes têm ações semelhantes, mas essa não é a atitude esperada de um ditador tirano? Ora, não é isso que os Estados Unidos dizem sobre Putin desde 2000? Até onde se sabe, a Rússia está agindo como esperado e sempre propagado, mas Israel e seus fornecedores de armas não são os bastiões da justiça, democracia, liberdade e direitos humanos? Isso não é um pouco cômico, não acha?

Kayron
Kayron
Responder para  Amarante
2 meses atrás

Esse papo furado de Israel defender e ser bastião da democracia, justiça e liberdade é a maior mentira que já se criou em torno desse país. Isso não fica muito a frente do mito de invencibilidade da IDF, outro fator propaganda em torno de Israel.

Bosco
Bosco
Responder para  Kayron
2 meses atrás

Eu também desconheço de Israel ter assumido qualquer posição em defesa da democracia ou da liberdade ou dos direitos humanos.
Pra mim o pensamento político israelense se resume em algumas frases proferidas por Golda Meir:

  • “É melhor receber críticas que condolências.”
  • “Se os palestinos baixarem as armas, haverá paz. Se os israelenses baixarem as armas, não haverá mais Israel”.
  • “Acredito que teremos paz com os nossos vizinhos, mas estou certa de que ninguém fará paz com um Israel fraco. Se Israel não for forte, não haverá paz”.


Já em relação à alegada defesa dos EUA em relação aos valores ocidentais (democracia, liberdade e direitos humanos) é bom lembrar que até o diabo quer passar uma imagem de bom moço e o faz dizendo que o Pai é muito severo e opressor e que ele seria uma solução muito mais inclusiva, compreensiva e acolhedora.
O diabo considera Deus um “senhorio relapso”.
Vale salientar que no Putinistão, no Irã, na Coréia do Norte, na China… todos têm as mesmas desculpas em relação aos seus atos mais egoístas.
Só para alegrar seu domingo: https://www.tiktok.com/@preparando_mentes/video/7297236038093769989

Kayron
Kayron
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Você não precisa ir até Israel ou no exterior para validar o posicionamento de que Israel se autodenomina defensor de todos esses valores, aqui mesmo no Brasil temos dois casos cinicamente envolvidos com esse tipo de discurso no Youtube:

1. Prof. HOC HOC

2. André Lajst

Um tem um canal no YT, já o outro participa de várias plataformas de entrevistas e podcasts no YT. Os dois estão ligados indiretamente com Israel. Os dois sujeitos já falaram diversas vezes sobre os valores que Israel (Estado) apoia e defende, o que não deixa de ser uma mera retórica discursiva, porque ambos estão ligados a esse tipo de posição, considerando o quanto envolvidos estão com Israel, a propaganda funciona assim.

Eu não vou considerar todos esses absurdos que esses dois patotas falam quase que semanalmente sobre o assunto, o fato relevante aqui é que Israel, sob pena de escrutínio maior, estaria longe de ser uma democracia com o qual todos afirmam ser, não precisa pesquisar muito para averiguar isso:

https://forward.com/fast-forward/565699/dozens-of-arrested-for-posts-defending-gaza/

Aparentemente, em Israel é democrático prender civis por discordar do governo. Isso acontece muitas vezes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Censorship_in_Israel

Há um vídeo interessante sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=qsdffr0flrM

Por todos os motivos, Israel foi rebaixado no ranking V-Dem publicado pelo Instituto V-Dem.
https://x.com/Joaokm/status/1770401671341903996

Eu acho que vai ser meio inútil eu tomar o papel de te convencer em alguma coisa, porque eu não quero convencer ninguém. 

Aqui está:

Então, o que é Israel? O termo correto seria “Democracia” étnica ou Etnocracia, conforme o professor Oren Yiftachel na Universidade Ben-Gurion alega ser. Não irei colocar Israel no status acima, considerando ser uma “Teocracia”, porque para isso seria necessário que Israel fosse ainda mais longe em sua segregação e perseguição a outros grupos étnicos, mas estão caminhando lentamente para se tornar semelhante ao país que ele chama de amaldiçoado: Irã. Isso está ocorrendo por causa da situação histórica que vem mudando Israel em uma direção sem retorno.

A decisão do TPI é só uma amostra da hipocrisia descarada do Ocidente e Israel, mesmo com o controle da narrativa, eles não conseguem defender seu aliado, tudo o que resta são ameaças, porque isso ainda funciona em um mundo que a “ordem internacional baseado em regras” do Ocidente ainda vigora.

Bosco
Bosco
Responder para  Amarante
2 meses atrás

Então pela sua ótica se um declarado estuprador comete um estupro isso serve de atenuante para uma possível redução de pena ou mesmo uma absolvição.
*Em esse pensamento sendo dominante , e parece que é, explica muito do que está ocorrendo no Brasil atual.

Ed Sanches
Ed Sanches
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Pronto !! Vc conseguiu de novo ser o campeão da negativação . Parabens!!!

Bosco
Bosco
Responder para  Ed Sanches
2 meses atrás

Realmente! Ficar contra o Putin e terroristas não deixa o sujeito muito popular por essas bandas. Rsss
Mas como disse um grande “filósofo” uma vez: “toda unanimidade é burra.”

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Se os Russos ou chineses tivessem sofrido o que os israelenses sofreram , garanto a você que não restaria pedra sobre pedra.

Matheus
Matheus
Responder para  Gabriel BR
2 meses atrás

Amigo, pesquise sobre a ocupação Japonesa na China.
Vai ver que sim, os Chineses sofreram muito, em certas vezes até pior.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Matheus
2 meses atrás

Estamos em outro momento histórico , hoje a China é uma potência . Não ficaria barato.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Não é à toa que ambos são amigos pessoais e Netanyahu foi o Chefe de Estado que mais visitou o Kremlin nos últimos tempos.
A única diferença é que ao contrário do povo israelense que tenta de todas as maneiras parrar a guerra, o povo russo parece estar em “modo standby”.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Se o Putin fizesse o que o Bibi fez, Kiev nem existiria mais.

Bosco
Bosco
Responder para  Rafael Aires
2 meses atrás

No dia 8 de outubro de 2023 as narrativa contra qualquer tipo de reação de Israel ao massacre do dia 7 já estavam prontas.
Vocês seguiriam duas narrativas. Se Israel se mostrasse fraco vocês iriam dizer que Israel era um leão velho e banguela , que o Iron Dome é uma porcaria e que o Mossad é uma confraria de tricoteiras.
Como Israel se mostrou um leão forte vocês dizem que ele respondeu de maneira desproporcional e cruel.

Heinz
Heinz
Responder para  Rafael Aires
2 meses atrás
  • realmente, Kiev ainda existe. Mas Pospana, bahkmut, Mariupol, Soledar,volvchansk, new york, prokrovsk, avdvika, nova kakhovka, lyman, oleshky, severodonetsk, kurakov. 95% dessas, reduzidas a escombros. Realmente bibi é muito pior que Putin e sua guerra de anexação territorial não provocada.
Bosco
Bosco
Responder para  Heinz
2 meses atrás

Kiev só existe porque a Rússia não tem condições militares de destruí-la com armas convencionais haja vista eles só a atacarem com caros mísseis de longo alcance. Tivessem coragem de utilizar sua aviação convencional e Kiev estaria em ruínas.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Heinz
1 mês atrás

Aconteceu tudo isso mas foi numa guerra convencional. Israel, apoiado pelos EUA, bombardeou Gaza mas num lugar que os civis não podiam fugir. Os dois casos são horríveis, mas Israel é apoiado pelo país que é a “Dádiva Divina Para o Mundo”! É a famosa hipocrisia!

Kayron
Kayron
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Netanyahu é mais gênio, dizem que ele tem um QI de 180.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Putin usa artilharia de canhão mesmo, bem mais barato e com efeitos colaterais maiores

NBS
NBS
2 meses atrás

O senador se comportou como um bravateiro de porta de boteco, um rufião em um cabaré. Não se ameaça parceiros, aliados ou, muito menos, países independentes. Sempre será desconcertante que se submetam à vassalagem aberta e escancarada — algo que é ultrajante. Os países se reuniram de forma participativa para criar mecanismos que dificultassem a vida de criminosos importantes.

Muito embora saibamos que entidades internacionais sejam suscetíveis à influência de países, notadamente do Ocidente, o TPI parece atuar de forma imposta e desmoralizada pela ausência de ações efetivas em relação à questão de Gaza. Crimes graves estão ocorrendo, e o Estado jamais pode se igualar ao criminoso.

Bosco
Bosco
2 meses atrás

O financiamento a conta gotas do Irã e da Rússia aos palestinos está levando esse povo a sofrer há décadas e com potencial inclusive de gerar um conflito mundial com utilização de armas nucleares.
Não fosse esse financiamento essa guerra cruel já teria terminado com a anexação das terras palestinas ao Estado de Israel e todos estariam felizes.
Um absurdo o Irã e a Rússia utilizar os palestinos como bucha de canhão contra o Ocidente e do jeito que a coisa vai os iranianos vão lutar até o último palestino na sua cruzada contra o Ocidente.

Amarante
Amarante
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Li seu comentário e achei que estava vendo algum documentário da Netflix.

Alexandre Costa
Alexandre Costa
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Segundo a sua lógica o Ocidente não deveria ajudar a Ucrânia, pois neste caso a Rússia já teria anexado os territórios que a interessa e “todos estariam felizes”, como você mesmo disse.

Nós aqui sabemos que quando o assunto é a Rússia você muda o discurso.

Melhor se decidir…

Bosco
Bosco
Responder para  Alexandre Costa
2 meses atrás

Mas vamos falar da “sua” lógica.
Segundo ela o financiamento do Ocidente à Ucrânia tem feito a guerra se arrastar por 3 anos e coloca em risco a paz mundial frente ao empoderado Putin que já mandou diversos avisos, já o financiamento do Irã aos palestinos de modo a permanecerem há décadas fustigando os israelense não lhe incomoda e você até considera algo plenamente aceitável .
Parece que quando o assunto é Irã/palestinos você muda o posicionamento.
Decida-se também…
É aceitável a resistência ucraniana à invasão do Putin com toda a ajuda que consegue do Ocidente ou não?
E se não , por que a ajuda do Irã aos palestinos é aceitável sendo que ambas as situações são equivalentes sob todos os aspectos?

Alexandre Costa
Alexandre Costa
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Em momento algum eu defendi Rússia, Irã, Putin…
Eu só estava apontando a sua incoerência.

Bosco
Bosco
Responder para  Alexandre Costa
2 meses atrás

A minha aparente incoerência é proposital para expor a sua , que é inconsciente derivada da sua dissonância cognitiva, que por sua vez é derivado de um relativismo moral que aceita como não natural a resistência ucraniana apoiada pelo Ocidente e como absolutamente natural a resistência palestina apoiada pela Rússia e pelo Irã.

Alexandre Costa
Alexandre Costa
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Você recebeu 50 deslikes mais abaixo. Melhor cumprir sua promessa e focar somente em assuntos técnicos.
Tenha uma ótima semana.

Bosco
Bosco
Responder para  Alexandre Costa
2 meses atrás

Creio que o Putin vai cair de uma janela e morrerrrr….

Faver
Faver
Responder para  Alexandre Costa
1 mês atrás

O senhor com que você conversa precisa acusar os outros para impor seu ponto de vista e dissimilar sua torcida para um tal ocidente que ele não faz parte.

Mig25
Mig25
Responder para  Alexandre Costa
2 meses atrás

Esse aí tem 2 pesos e 2 medidas. Não a toa, bate recorde atrás de recorde de negativações em seus comentários…

Alexandre Costa
Alexandre Costa
Responder para  Mig25
2 meses atrás

Eu sei, normalmente eu não comento nada, mas no caso acima ele se superou.

Ed Sanches
Ed Sanches
Responder para  Bosco
2 meses atrás

14 deslikes e subindo.

Bosco
Bosco
Responder para  Ed Sanches
2 meses atrás

53 e subindo .

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
2 meses atrás

13 dislikes?
Meu nível de rejeição está muito alto.
Acho que vou parar de comentar na Trilogia por um tempo até as coisas esfriarem…

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Resolvi voltar!
Mas eu juro que se receber 50 dislikes eu paro de falar de política e só falo de míssil e de outras traquitanas.
*Quero que o Putin caia de uma janela no Kremlin se eu não cumprir esse juramento.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Eu já acostumei com os deslikes… estou velho demais para me importar com popularidade.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Também, pensamento “Putiniano” de anexação de territórios. Se você substituir Rússia e Irã por OTAN e “Palestina” por Ucrânia, é a mesma coisa.

Mimetaster
Mimetaster
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Você parece não entender a desproporcionalidade da resposta de israel aos palestinos.

Bosco
Bosco
Responder para  Mimetaster
2 meses atrás

Os palestinos deliberadamente abriram mão de qualquer racionalidade, humanidade ou proporcionalidade no momento em que eles implementaram as ações do dia 7 de outubro de 2023.
Israel entendeu o recado e agiu conforme a proposta palestina, ou se preferir, dançou conforme a música.
Qualquer ação mais branda por parte de Israel e o recado seria claro aos palestinos no sentido de “autorizá-los” a fazer de novo.. e de novo… e de novo.
.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Isso resolveu, mesmo. As crianças que não morreram, mas perderam tudo, vão crescer amando Israel (ironia, é claro). Aquilo virou uma fábrica de terroristas com alta taxa de produção.

Bosco
Bosco
Responder para  Rafael Aires
2 meses atrás

Igual as crianças ucranianas.
*Israel estará esperando esta nova leva de palestinos agirem também .
Vida que segue.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Rafael Aires
1 mês atrás

Pelos próprios fundamentos que vc trouxe, esse é o motivo de ser impossível e impraticável acabar com o Hamas. Não é apenas um grupo, mas uma idéia, uma forma de se contrapor.
Deste fato surge a estratégia de Israel de promover uma limpeza étnica naquele território palestino.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Comte. Nogueira
1 mês atrás

Você está certo!

Kayron
Kayron
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Essa música está tocando mais de um ano já, o cantor daqui a pouco ficará sem voz.

Amin
Amin
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Em 1948, Israel expulsou mais de 700 mil palestinos de suas casas e matou mais de 18 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças. O mundo permaneceu em silêncio. Hoje, o Ocidente chama os palestinos de terroristas, como se esperasse que eles respondessem às agressões lançando flores aos seus opressores

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Concordo. Tudo é culpa do Putin.

juggerbr
juggerbr
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Incrível como vc se tornou tão irracional, sempre li seus comentários com interesse, pois mostrava muito conhecimento, mas o que tem escrito nos últimos tempos é assustador. Se tivesse uma ferramenta no site pra não ler determinadas pessoas, você estaria na minha lista.

Bosco
Bosco
Responder para  juggerbr
2 meses atrás

Juggerbr,
Seu problema comigo é fácil de resolver. Só tenho esse avatar e esse nick. Toda vez que vir um astronauta verde e amarelo e o nick “Bosco” você pula .
Tenha certeza que não irei enganá-lo e que não irá ler nada meu com um nick diferente

Faver
Faver
Responder para  juggerbr
1 mês atrás

Bingo!

George A.
George A.
2 meses atrás

Algo assim só fortaleceria movimentos pra desdolarizar a economia mundial…

NBS
NBS
Responder para  George A.
2 meses atrás

Sim, a arrogância de políticos norte-americanos ao tratar seus parceiros como vassalos é evidente. A Inglaterra talvez seja um dos exemplos mais chocantes e desconcertantes dessa relação. A Europa, por sua vez, também causa vergonha alheia. Como os norte-americanos comuns não estudam nada além de suas próprias fronteiras, falta-lhes uma percepção mais clara de que o mundo mudou e de que os países estão se movimentando para não se submeterem a esse tipo de achaque.

Neste contexto, a formação e a equalização das diferenças entre os membros dos BRICS tornam-se fundamentais para a autodeterminação de seus integrantes e para a construção de meios de negócios entre eles de forma autônoma. A desdolarização das transações, inicialmente entre os BRICS e, posteriormente, com a adesão de outros países interessados nos novos meios de pagamento que serão criados, é essencial.

Ozawa
Ozawa
Responder para  George A.
1 mês atrás

Isso é um caminho sem volta: “desdolarização da economia”.

Os Estados Unidos quando não puderem mais financiar sua própria dívida implodirão como uma supernova que não pode mais fazer fusão nuclear pra conter sua enorme gravidade…

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Ozawa
1 mês atrás

Ozawasan, o problema é que surge um buraco negro supermassivo que consome tudo a sua volta…

Mustafah
Mustafah
2 meses atrás

O TPI não passa de um invenção Europeia para manter as antigas colônias da África, Asia e América Latina sob.julgo, jamais julgará oficiais e políticos americanos, ingleses, franceses. Não passa de mais um instrumento neocolonial com a cara passa de Direitos Humanos, certo foi o Ministro Flávio Dino que disse que o Brasil deveria sair fora dessa estrovenga colonial. Daqui a pouco teremos brasileiros sendo processados por.desmatamento na Amazônia, pseudos crimes contra indígenas e o meio ambiente.

BVR
BVR
Responder para  Mustafah
2 meses atrás

Saudações Mustafah !

Seguindo essa linha, existem alguns outros órgãos e acordos internacionais que o Brasil bem podia “meter o pé” deles. O 1º da lista (Tiar) mostrou que não valia nada em 1982, durante o conflito entre ingleses e argentinos.
Enfim, realmente, pode acontecer que num futuro não tão distante o TPI possa emitir mandato ligados a esses dois exemplos que vc mencionou no seu comentário.

Mig25
Mig25
Responder para  BVR
2 meses atrás

Saudações Mustafah e BVR!
Seguindo essa mesma linha de vocês, nós também deveríamos meter o pé no Tratado de Não Proliferação Nuclear.
Esse mundo tá cada um por si, principalmente a potência da América do Norte, ameaçando inclusive aliados e parceiros.
Vai piorar com o topetudo laranja…

José 001
José 001
2 meses atrás

Os EUA defenderem o Bibi Nazi não é surpresa.

Mas ameaçar destruir a economia e até invadir aliados históricos extrapola os limites até deles.

O velho rico vai continuar defendendo seu jovem protetorado.

Eles se merecem.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  José 001
1 mês atrás

Israel é o dono dos EUA…

Matheus
Matheus
2 meses atrás

EUA colocando sua posição como líder global em cheque por causa de Israel.
Esse lobby da AIPAC não é brincadeira, politicos Americanos tem uma vassalagem tão grande que faz a vassalagem de nossos patriotas aqui parecer brincadeira de criança.

Kayron
Kayron
Responder para  Matheus
2 meses atrás

Vale mencionar um importante adendo:

Os EUA não apoiam Israel incondicionalmente.

Os EUA fazem apenas o que é necessário para manter a posição de Israel como ferramenta da política externa dos EUA . Os EUA protegem a política israelense em relação á Palestina, porque se Israel fosse forçado a revisá-la, ela deixaria de ser útil para os EUA – já que a única maneira de fazer isso seria transformar Israel em um estado mais democrático e menos militarizado. 

Os EUA não precisam de um Israel democrático e pacífico. Ele precisa de um cão raivoso em uma corrente que ele sozinho possa restringir. Israel é a ferramenta para influenciar ditaduras árabes, mantendo a população geral dos países com raiva de Israel e, assim, colocando a classe dominante no fio da navalha por causa de sua atitude pragmática e cínica em relação a Israel. Por exemplo, a Arábia Saudita, ou seja, o estado árabe governado pela casa de Saud, é um estado que existe apenas por meio do suborno constante de sua população, possibilitado pela riqueza do petróleo. Os sauditas têm um acordo com o Paquistão de que, em caso de levante anti-saudita, o Paquistão intervirá. Eles também têm um acordo de que, se o Irã desenvolver armas nucleares, o Paquistão fornecerá ogivas nucleares para a Força de Mísseis Estratégicos Saudita, que usa os sistemas de entrega chineses DF-3 e DF-21, sem ogivas. 

Cada monarquia do Golfo está permanentemente à beira de uma revolução – especialmente uma religiosa contra regimes seculares. Como você desencadeia uma? Você fornece a desculpa para o próximo Califado liderar a carga contra os profanadores de Al-Aqsa. Então os EUA afrouxam um pouco a coleira e os governantes árabes começam a suar. É por isso, incidentalmente, que a Arábia Saudita estava envolvida no 11 de setembro. Eles odeiam a política imperial dos EUA na região, assim como Israel, enquanto, ao mesmo tempo, tentam usar esse potencial imperial para seus próprios propósitos.

O lobby de Israel (AIPAC) foi formado na década de 1990, não na década de 1980 durante a Era Reagan. Por outro lado, a política externa da década de 1980 foi informada pela primeira geração de neoconservadores que não devem ser confundidos com o “lobby de Israel”. Embora muitas de suas posições pareçam semelhantes para observadores casuais, elas não são as mesmas. Os neoconservadores são democratas que apoiaram o projeto imperial americano e viram melhores esperanças para ele dentro do partido republicano depois que os democratas começaram a virar para a esquerda na década de 1970. É quando ocorre a mudança pró-guerra/anti-guerra na política dos EUA. É também o período de transição entre o quinto (Era do New Deal) e o sexto (Era Neoliberal) sistema partidário na política dos EUA.

Os neoconservadores usaram Israel como desculpa para impulsionar sua agenda, mas se você prestar atenção às datas, verá que durante as administrações neoconservadoras Israel não se expandiu significativamente e até recuou de Gaza. Israel ganhou mais enquanto os democratas ocupavam a Casa Branca e o Senado na década de 1990 – impediu a formação do estado palestino sob os acordos de Oslo.

O lobby israelense tem a posição que tem devido à corrupção interna progressiva e à decadência estrutural do sistema político americano. É uma pirâmide invertida de decadência inerte e estímulo extremo. À medida que a política americana se torna polarizada e ineficaz, apenas o estímulo mais extremo pode desencadear uma reação. Esse estímulo é Israel sendo governado por coalizões de direita cada vez mais radicais, que são consequência do sistema político israelense igualmente cada vez mais polarizado e ineficaz.

O lobby parece todo poderoso, porque é uma das poucas coisas que são coerentes entre as linhas partidárias no atual estado caótico decadente da política dos EUA. É a única estrutura que parece agir e ter resultados independentemente da posição partidária. É uma mosca ocupada em cima de um elefante moribundo. O elefante não tem mais força para fazer nada e você acha que é obra da mosca.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Matheus
2 meses atrás

A diferença é que lá nego ao menos ganha umas platas pra defender interesses de lobbystas. Já aqui…

Gabriel BR
Gabriel BR
2 meses atrás

Quem pode pode … Quem não pode se sacode.
Nada que não fosse esperado

Maurício.
Maurício.
2 meses atrás

Políticos americanos hipócritas dando chilique…
E segue o baile.

Thiago Martins
Thiago Martins
2 meses atrás

Então tá liberado cometer genocídio em Gaza, mas não pode prender quem o promove?

Casanova
Casanova
2 meses atrás

Graham deve ser judeu…!!

NBS
NBS
Responder para  Casanova
2 meses atrás

É membro da Convenção Batista do Sul, uma das maiores denominações protestantes nos Estados Unidos. Recebeu apoio de membros da comunidade judaica durante suas campanhas eleitorais. Sua postura pró-Israel e seu histórico de defesa dos interesses israelenses no Congresso contribuíram para esse respaldo. Por exemplo, em maio de 2024, Graham introduziu uma resolução, co-patrocinada por 47 senadores republicanos, exigindo que o presidente Biden atendesse aos pedidos de ajuda militar de Israel.
Ele também é reflexo do apoio financeiro facilitado pela estrutura da democracia norte-americana, onde grupos e corporações podem “comprar” abertamente seus representantes políticos. Além disso, sua postura está alinhada à perspectiva religiosa de muitos cristãos, especialmente evangélicos, que consideram o Estado moderno de Israel uma peça central em suas crenças escatológicas.

Casanova
Casanova
Responder para  NBS
2 meses atrás

Verdade meu amigo.!! Muitos evangélicos não somente nos EUA mas também no Brasil, têm um verdadeiro “fetiche religioso” por Israel.. O pior é que não tem nenhum respaldo na bíblia, mas isso decorre de interpretações erradas de profecias a respeito de do estado judeu.

Bosco
Bosco
Responder para  Casanova
2 meses atrás

“O pior é que não tem nenhum respaldo na bíblia,”
Tem sim! Jesus era judeu!

Burgos
Burgos
Responder para  Bosco
1 mês atrás

E Laiá !!!
É no débito ou no crédito ?!
Como diz o Cel Nery “É marretada atrás de marretada” 🤣
Provavelmente é ateu e não entende nada de religião ,nem vale a pena as vezes é melhor deixar passar 👍
E o que me impressiona é negativação do seu comentário que até então provem o contrário, vc está certo 👍

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Casanova
1 mês atrás

O ponto de contato é o fato de Cristo ser judeu e as bases litúrgicas do Cristianismo, ser de origem judaica. Os bispos católicos usam o kipá, de origem judaica. Não vou me alongar muito aqui, mas esse tema daria um livro.

adriano Madureira
adriano Madureira
2 meses atrás

Esse velhote de botox acha que os eua estão com essa bola toda !

Gostaria muito de ver ele tentar… Esse certamente é um grande patriota republicano que recebe um cascalho dos judeus-americanos a cada quatro anos…

esse velhote acha que chumbo trocado não dói.

Se os eua começarem a achar que poder ameaçar países mundo afora será algo fácil,aí eles certamente verão que não é.

 Em 2023, os Estados Unidos foram o maior parceiro para as exportações de bens da UE (19,7%) e o 
segundo maior parceiro para as importações de bens da UE (13,7%).

https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=USA-EU_-_international_trade_in_goods_statistics

comment image

Alexandre Costa
Alexandre Costa
2 meses atrás

Por que meu comentário não foi liberado?

Nota da moderação:
Pelo visto, vc nunca leu as regras para comentários:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alexandre Costa
Alexandre Costa
Responder para  Alexandre Costa
2 meses atrás

Sim, eu li. Por um acaso eu ofendi a pessoa a qual eu estava respondendo?

Aliás, esse mesma pessoa trata todos que pensam diferente igual idiotas. Eu esperava um pouco menos de parcialidade da parte de vocês. Pelo visto só podemos afrontar um lado aqui na trilogia. Acho melhor eu ir me informar em outro lugar. Tenham um ótimo domingo.

Nota da moderação:
Se realmente leu, não entendeu.
Recomendamos ler novamente, principalmente esta parte aquí:

8 – Eventualmente, os comentários podem ser bloqueados pelo filtro automático do site ou pelo sistema Antispam. Caso seu comentário não seja publicado de imediato, aguarde que um editor do site o veja na lista de comentários bloqueados e analise sua liberação. Comentários com links são mais propensos a bloqueios automáticos

Ninguém falou que vc ofendeu alguém, mas a sua impaciência juvenil e a incapacidade de ler e entender um curto têxto é preocupante.

Realmente a sua idéia de se informar em outros sites é muito boa.
Um bom domingo.

Alexandre Costa
Alexandre Costa
Responder para  Alexandre Costa
2 meses atrás

Ok, puxão de orelha aceito. Desculpem dar este trabalho em um domingo de manhã. Boa semana a todos.

Nota da moderação:
Desculpas aceitas; por isso recomendamos ler atenciosamente as regras para comentários.

Kayron
Kayron
2 meses atrás

Deixe-me repetir: Ordem internacional baseado em regras!!!!! Mas só para eles.

Wagner
Wagner
2 meses atrás

Esse senador senil ainda não acordou do mundo de Alice? Fica com essas ameaças vazias, a Europa basicamente se jogou no colo Chinês implorando para as empresas chinesas ocupar a Europa com o discurso ” transferência de tecnologia”. Essas sanções estanudense não fez nem cócegas na Rússia.

wilhelm
wilhelm
2 meses atrás

Pelo visto, o dinheiro do AIPAC tá pingando na conta do senador direitinho.

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
2 meses atrás

Vai la Canadá!!! Duvido!!! Rarsra

Diego
Diego
2 meses atrás

Aos amigos,os favores
Mas agora ao inimigo???
Todo o rigor da lei

Burgos
Burgos
1 mês atrás

Tá louco !!!
Até na Guerra tá tudo polarizado (Política).
Não pode isso , não pode assado, mas é muito mimimi !!!
Agora até o TPI sofrem de problemas de memória, não foi Israel que começou essa baixaria toda, foi o Hamas tinham que ir atrás de quem começou e não de quem revidou. E lamentável tudo isso, mas como dizem: “Guerra é Guerra”🤷‍♂️
E tem outra também quero ver a Interpol ou outra comitiva adentrar em Israel pra cumprir mandato de prisão contra o 1º ministro e sua trupe 💪💀🏴‍☠️☠️

Marcelo Danton
Marcelo Danton
1 mês atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Scudafax
Scudafax
1 mês atrás

Israel comete Apartheid na Cisjordânia e Gaza, basta pesquisar. A arrogância dos EUA é de extrema importância, faz com que torçamos ainda mais pela China e qualquer país independente fora da OTAN. E ainda tem gente no Brasil que defende a política externa americana? É isto mesmo?

BraZil
BraZil
1 mês atrás

kkkk O TPI contou essa, agora o CS conta a do papagaio e depois a OMS conta a do “patrício”. Só rindo mesmo da efetividade destes órgãos. São tipo o nosso apêndice ou o músculo que move as orelhas…

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
1 mês atrás

Bem democrático…rs

EUA a passos largos para uma autocracia.