Lindsey Graham adverte aliados dos EUA sobre mandado contra Netanyahu: ‘Arrasaremos sua economia’
Após o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na quinta-feira, o senador Lindsey Graham, republicano da Carolina do Sul, alertou na sexta-feira que, caso aliados dos EUA tentem cumprir o mandado, os Estados Unidos “arrasariam sua economia”.
O TPI, sediado em Haia, nos Países Baixos, emitiu diversos mandados relacionados à guerra entre Israel e Gaza, incluindo contra Netanyahu, seu ex-ministro da Defesa, Yoav Gallant, e o líder militar do Hamas, Mohammed Deif. O tribunal acusa-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade relacionados ao conflito em Gaza, que começou após o ataque surpresa do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixou 1.200 mortos e 250 sequestrados. Desde então, as campanhas militares de Israel em Gaza resultaram na morte de mais de 44.000 pessoas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
O TPI concluiu que Netanyahu e Gallant “compartilham responsabilidade criminal como coautores de crimes de guerra, incluindo o uso de fome como método de guerra, e de crimes contra a humanidade, como assassinato, perseguição e outros atos desumanos”. Netanyahu chamou o mandado de prisão de “decisão antissemita”, afirmando que Israel rejeita categoricamente as acusações do tribunal, que ele descreveu como “um órgão político tendencioso e discriminatório”.
Vários países, incluindo aliados dos EUA, como Itália, Países Baixos, Espanha, Suíça, Lituânia, Canadá, Irlanda, África do Sul, Turquia, Jordânia, Noruega e Suécia, indicaram que estão abertos a cumprir o mandado de prisão. Em entrevista à Fox News, Graham condenou a decisão do TPI, declarando que os EUA imporiam sanções a qualquer nação que colaborasse com o tribunal na detenção de Netanyahu ou Gallant.
O senador Tom Cotton, republicano do Arkansas, sugeriu nas redes sociais que os EUA poderiam invadir os Países Baixos caso Netanyahu fosse levado a Haia para julgamento. Cotton chamou o TPI de “tribunal canguru” e alertou que os EUA têm a prerrogativa legal de usar “todos os meios necessários” para libertar aliados detidos pelo tribunal, referindo-se à Lei de Proteção dos Militares Americanos, também conhecida como “Hague Invasion Act”.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, declarou que seu governo respeitará as regras e regulamentos do TPI. “É realmente importante que todos cumpram o direito internacional; isso é algo que defendemos desde o início do conflito”, afirmou. No entanto, Graham reforçou sua ameaça, dizendo que “qualquer país que ajudar o TPI terá sua economia arrasada”.
O TPI é reconhecido por 124 nações, todas teoricamente obrigadas a prender Netanyahu caso ele visite esses países. Contudo, o tribunal não possui mecanismos próprios de execução e depende da cooperação dos estados-membros para fazer cumprir os mandados de prisão. Em resposta, o presidente Joe Biden chamou os mandados de “vergonhosos”. Os EUA, assim como Israel, não são membros do TPI.
FONTE: Newsweek
Mas se for com o Putin a decisão do TPI tem que ser cumprida ou só vale para um lado?
Bravateiro, simples assim
Vergonhosa é a tragédia humanitária que está havendo em Gaza. Bombardeios contra civis em abrigos, drones de Israel atirando contra crianças, um imenso horror.
“(…) alertou na sexta-feira que, caso aliados dos EUA tentem cumprir o mandado, os Estados Unidos “arrasariam sua economia”.” Bom, pra quem já ameaçou agentes da TPI caso eles “ousassem” investigar norte-americanos envolvidos em crimes no Afeganistão e Iraque, nenhuma novidade… “(….) e alertou que os EUA têm a prerrogativa legal de usar “todos os meios necessários” para libertar aliados detidos pelo tribunal, referindo-se à Lei de Proteção dos Militares Americanos, também conhecida como “Hague Invasion Act”.” Eu fico imaginando a gritaria, choro e ranger de dentes se fosse a Rússia dizendo isso quando o TPI quis prender o Putin…… Read more »
Dois pesos, duas medidas …. O de sempre.
Sim, eu sei.
É só ver as tentativas patéticas de “passar o pano” pra isso.
Então os EUA estão ameaçando os países que estiverem dispostos a cumprir o mandato contra o Adolf Netanyahu? O farol da democracia parece estar agindo de forma contraditória.
Eu fico imaginando se fosse o Putin no lugar do Netanyahu com aquelas bombas de 3 toneladas e com o TOS , o estrago que não faria.
O gênio de ambos é muito parecido e os dois dão muito valor à vida de seu povo e em especial de seus soldados.
Por muito menos o Putin já matou uns 300 mil ucranianos e destruiu uns 20 % do país.
A gente sempre tem que ver o lado positivo das coisas.
Se os Russos ou chineses tivessem sofrido o que os israelenses sofreram , garanto a você que não restaria pedra sobre pedra.
Não é à toa que ambos são amigos pessoais e Netanyahu foi o Chefe de Estado que mais visitou o Kremlin nos últimos tempos.
A única diferença é que ao contrário do povo israelense que tenta de todas as maneiras parrar a guerra, o povo russo parece estar em “modo standby”.
O senador se comportou como um bravateiro de porta de boteco, um rufião em um cabaré. Não se ameaça parceiros, aliados ou, muito menos, países independentes. Sempre será desconcertante que se submetam à vassalagem aberta e escancarada — algo que é ultrajante. Os países se reuniram de forma participativa para criar mecanismos que dificultassem a vida de criminosos importantes. Muito embora saibamos que entidades internacionais sejam suscetíveis à influência de países, notadamente do Ocidente, o TPI parece atuar de forma imposta e desmoralizada pela ausência de ações efetivas em relação à questão de Gaza. Crimes graves estão ocorrendo, e o… Read more »
O financiamento a conta gotas do Irã e da Rússia aos palestinos está levando esse povo a sofrer há décadas e com potencial inclusive de gerar um conflito mundial com utilização de armas nucleares.
Não fosse esse financiamento essa guerra cruel já teria terminado com a anexação das terras palestinas ao Estado de Israel e todos estariam felizes.
Um absurdo o Irã e a Rússia utilizar os palestinos como bucha de canhão contra o Ocidente e do jeito que a coisa vai os iranianos vão lutar até o último palestino na sua cruzada contra o Ocidente.
13 dislikes?
Meu nível de rejeição está muito alto.
Acho que vou parar de comentar na Trilogia por um tempo até as coisas esfriarem…
Eu já acostumei com os deslikes… estou velho demais para me importar com popularidade.
Também, pensamento “Putiniano” de anexação de territórios. Se você substituir Rússia e Irã por OTAN e “Palestina” por Ucrânia, é a mesma coisa.
Você parece não entender a desproporcionalidade da resposta de israel aos palestinos.
Algo assim só fortaleceria movimentos pra desdolarizar a economia mundial…
Sim, a arrogância de políticos norte-americanos ao tratar seus parceiros como vassalos é evidente. A Inglaterra talvez seja um dos exemplos mais chocantes e desconcertantes dessa relação. A Europa, por sua vez, também causa vergonha alheia. Como os norte-americanos comuns não estudam nada além de suas próprias fronteiras, falta-lhes uma percepção mais clara de que o mundo mudou e de que os países estão se movimentando para não se submeterem a esse tipo de achaque. Neste contexto, a formação e a equalização das diferenças entre os membros dos BRICS tornam-se fundamentais para a autodeterminação de seus integrantes e para a… Read more »
O TPI não passa de um invenção Europeia para manter as antigas colônias da África, Asia e América Latina sob.julgo, jamais julgará oficiais e políticos americanos, ingleses, franceses. Não passa de mais um instrumento neocolonial com a cara passa de Direitos Humanos, certo foi o Ministro Flávio Dino que disse que o Brasil deveria sair fora dessa estrovenga colonial. Daqui a pouco teremos brasileiros sendo processados por.desmatamento na Amazônia, pseudos crimes contra indígenas e o meio ambiente.
EUA colocando sua posição como líder global em cheque por causa de Israel.
Esse lobby da AIPAC não é brincadeira, politicos Americanos tem uma vassalagem tão grande que faz a vassalagem de nossos patriotas aqui parecer brincadeira de criança.
Quem pode pode … Quem não pode se sacode.
Nada que não fosse esperado