O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram diretamente pela primeira vez desde o final de 2022, segundo um porta-voz do governo alemão. A ligação ocorre poucos dias após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

De acordo com o porta-voz Steffen Hebestreit, a ligação telefônica entre Scholz e Putin durou cerca de uma hora, na sexta-feira. Durante a conversa, Scholz teria instado Putin a entrar em negociações para alcançar uma “paz justa e duradoura” com a Ucrânia.

Antes da ligação, Scholz conversou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e reafirmou o apoio contínuo da Alemanha à Ucrânia pelo tempo que for necessário, segundo o porta-voz.

Fontes internas do governo de Scholz forneceram um resumo da ligação a veículos de imprensa, incluindo a DW. Segundo essas fontes, Scholz condenou a guerra de agressão contra a Ucrânia, que já dura mais de 1.000 dias, trazendo “morte, sofrimento e destruição”.

O chanceler também criticou duramente os ataques aéreos russos contra infraestruturas civis na Ucrânia e manifestou preocupação com a possível presença de tropas norte-coreanas no conflito, descrevendo-a como uma “grave escalada”.

Durante a ligação, Scholz pediu que Putin retirasse as tropas russas da Ucrânia e demonstrasse disposição para negociações sérias com o objetivo de estabelecer uma paz justa e duradoura. Ele também enfatizou o compromisso inabalável da Alemanha em apoiar a Ucrânia em sua batalha defensiva pelo tempo que for necessário.

O chanceler alertou Putin para não acreditar que o tempo estaria a seu favor, reiterando que a Alemanha e seus aliados permanecem firmes em sua posição. Os dois líderes concordaram em manter contato sobre o assunto, e Berlim começou a informar os aliados da OTAN sobre os detalhes da conversa.

Mudanças políticas no horizonte

A ligação ocorre cerca de dez dias após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, sinalizando uma possível mudança na política de Washington. Além disso, surgem especulações de que Olaf Scholz pode estar se aproximando do fim de seu mandato, após desenvolvimentos recentes em Berlim.

FONTE: Deutsche Welle

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 hora atrás

“Além disso, surgem especulações de que Olaf Scholz pode estar se aproximando do fim de seu mandato, após desenvolvimentos recentes em Berlim.” Não é o tipo de coisa que sai na mídia Ocidental, mas a Alemanha passa, nesse momento, por uma das suas maiores crises políticas. O Scholtz praticamente perdeu todo o apoio que tinha dos partidos de sua coligação e todo dia ele perde um aliado de sua base, desde que despediu seu Ministro das Finanças. Tudo isso enquanto o país passa por uma grave crise financeira, com centenas empresas alemães fechando todo dia, e a inflação lá em… Read more »

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
1 hora atrás

Esse “chucrute” já era …será substituído em breve.

Capacho americano, trocou o gás barato da Rússia pelo 3x mais caro ..

A Alemanha ganhou o que.?. desemprego, inflação, estagnação…já os EUA.

Europa quenga americana… paga, e caro, para apanhar.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Bispo de Guerra
52 minutos atrás

Ainda estou meio cético se o Trump vai realmente cortar o financiamento dos EUA pra essa guerra.
Mas caso ele realmente faça isso, eu vou cronometrar pra ver quanto tempo esse financiamento dura APENAS com a grana da UE, ou quanto tempo a Ucrânia dura apenas com a ajuda da UE, veremos quanto tempo isso dura…

Fazer promessas com a grana alheia é fácil, né?

Santamariense
Santamariense
Reply to  Bispo de Guerra
4 minutos atrás

“Bispo de Guerra
1 hora atrás
Esse “chucrute” já era …será substituído em breve.

Capacho americano, trocou o gás barato da Rússia pelo 3x mais caro ..

A Alemanha ganhou o que.?. desemprego, inflação, estagnação…já os EUA.

Europa quenga americana… paga, e caro, para apanhar.“

Hehehehe…que comentário profundo! Barbaridade…

Diego
Diego
35 minutos atrás

Mesma conversa de sempre, perdeu horas de conversa pra dizer oque todos já está sabendo.
Não seria o momento de virar o disco?