Scholz e Putin conversam pela primeira vez em dois anos

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram diretamente pela primeira vez desde o final de 2022, segundo um porta-voz do governo alemão. A ligação ocorre poucos dias após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

De acordo com o porta-voz Steffen Hebestreit, a ligação telefônica entre Scholz e Putin durou cerca de uma hora, na sexta-feira. Durante a conversa, Scholz teria instado Putin a entrar em negociações para alcançar uma “paz justa e duradoura” com a Ucrânia.

Antes da ligação, Scholz conversou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e reafirmou o apoio contínuo da Alemanha à Ucrânia pelo tempo que for necessário, segundo o porta-voz.

Fontes internas do governo de Scholz forneceram um resumo da ligação a veículos de imprensa, incluindo a DW. Segundo essas fontes, Scholz condenou a guerra de agressão contra a Ucrânia, que já dura mais de 1.000 dias, trazendo “morte, sofrimento e destruição”.

O chanceler também criticou duramente os ataques aéreos russos contra infraestruturas civis na Ucrânia e manifestou preocupação com a possível presença de tropas norte-coreanas no conflito, descrevendo-a como uma “grave escalada”.

Durante a ligação, Scholz pediu que Putin retirasse as tropas russas da Ucrânia e demonstrasse disposição para negociações sérias com o objetivo de estabelecer uma paz justa e duradoura. Ele também enfatizou o compromisso inabalável da Alemanha em apoiar a Ucrânia em sua batalha defensiva pelo tempo que for necessário.

O chanceler alertou Putin para não acreditar que o tempo estaria a seu favor, reiterando que a Alemanha e seus aliados permanecem firmes em sua posição. Os dois líderes concordaram em manter contato sobre o assunto, e Berlim começou a informar os aliados da OTAN sobre os detalhes da conversa.

Mudanças políticas no horizonte

A ligação ocorre cerca de dez dias após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, sinalizando uma possível mudança na política de Washington. Além disso, surgem especulações de que Olaf Scholz pode estar se aproximando do fim de seu mandato, após desenvolvimentos recentes em Berlim.

FONTE: Deutsche Welle

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

106 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 mês atrás

“Além disso, surgem especulações de que Olaf Scholz pode estar se aproximando do fim de seu mandato, após desenvolvimentos recentes em Berlim.”

Não é o tipo de coisa que sai na mídia Ocidental, mas a Alemanha passa, nesse momento, por uma das suas maiores crises políticas.
O Scholtz praticamente perdeu todo o apoio que tinha dos partidos de sua coligação e todo dia ele perde um aliado de sua base, desde que despediu seu Ministro das Finanças.
Tudo isso enquanto o país passa por uma grave crise financeira, com centenas empresas alemães fechando todo dia, e a inflação lá em cima.

Em suma, o Scholtz tem problemas infinitamente maiores internamente pra vir com essa de “O chanceler alertou Putin para não acreditar que o tempo estaria a seu favor, reiterando que a Alemanha e seus aliados permanecem firmes em sua posição”.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

inflação lá em cima nos 2%…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Pra nossos padrões, não é nada. Já passamos por hinflação infinitamente maior do que essa.
Pra eles, junto a desindustrialização, alta do preço da energia, défict e altas taxas de desemprego, é um problema grande.
Se bem que temos nossos próprios problemas…

Hcosta
Hcosta
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

2% inflação
62% do PIB em dívida
6% desemprego
MW/h nos 80 euros de um mínimo de 50 em 2019 e de um máximo de 460 em jul 2022
produção industrial de -0,5%
PIB nos 0,1% de crescimento

Tem problemas mas não me parece que o cenário seja assim tão negro…
E com previsões de crescimento no próximo ano.

Jose
Jose
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Caro patrício, fico impressionado com sua falta de percepção da crise que a Alemanha entre outras nações europeias se meteram, eu que estou aqui do outro lado do mundo a anos bato nessa tecla e você a anos refuta a realidade, mas os fatos estão aí, assim como as consequências, sugiro que atualize esses dados que você informa, o desastre econômico alemão vai ser muito forte, isso é só o início, são vários fatores mas todos ligados diretamente as decisões desastrosas que só poderiam vir de socialistas é óbvio, dentre estas decisões destaco esse assistencialismo barato ao melhor estilo governos/ditaduras socialistas/comunistas latino americanos, junte a isso a irresponsabilidade que foi apostar todas as fichas em uma nova matriz energética que não é sequer capaz de atender a demanda residencial, mas que lunáticos acharam que atenderia um parque industrial como o da Alemanha, enfim para aqueles que ainda duvidam assim como você duvida do desastre que governos socialistas/comunistas são, está aí a maior prova (atual, pois existem centenas de outras) da incompetência de socialistas/comunistas governando, tem que ser um “fenômeno” de incompetência para arrasar da forma como arrasaram a economia da Alemanha, agora resta sentar e chorar, ou continuar negando a realidade.

Samuel
Samuel
Responder para  Jose
1 mês atrás

Sim sim, a coisa deve estar boa é na Rússia..

Hcosta
Hcosta
Responder para  Jose
1 mês atrás

A mesma música de sempre…

Me parece que o senhor nem sabe que a Merkel fazia/faz parte de um partido de centro direita…

Nunca é bom distorcer estas questões só para encaixarem na sua perspetiva muito básica da realidade.
Por isso acaba sempre por estar a repetir a mesma coisa…

O problema não é a transição energética, é ter uma grande parte da produção elétrica/aquecimento dependente de uma ditadura e sem ter a infraestrutura para receber de outros fornecedores…

Jose
Jose
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

E lá vamos nós com a mesma narrativa de centro direita, enfim acredita quem quer não é mesmo, como disse os fatos, as atitudes, as decisões e as consequências dos atos desses políticos dessa tal centro direita que você diz estão aí, como vocês gostam de rotular mesmo, só os “negacionistas/taxistas/eletricistas/classistas/e outros istas…” não enxergam, talvez você não perceba o tamanho do problema pois está em Portugal, e sua terra como a minha nunca foram e provavelmente nunca serão nações prósperas e desenvolvidas, mas continuem elegendo socialistas pra ver onde vão parar, no mais senta e chora.

Carlos
Carlos
Responder para  Jose
1 mês atrás

Meu caro são vários os erros que cometes na tua analise e o primeiro é comprar a social democracia europeia com o socialismo latino americano.
Segundo a Alemanha já viveu uma hiperinflação como o Brasil nunca viveu e todos sabemos que até FHC a inflação no Brasil era muito grande, e foi na República de Weimar, surgida após o fim da I Grande Guerra e que deu origem aos nazis na Alemanha.
Terceiro, a Alemanha tem um sistema de assistência social tal como não existe no Brasil, existe um sistema de ensino tal como não existe no Brasil e existem contas certas tal como não existe em muitos países no mundo, incluindo a Europa, porque sabem bem o que é a hiperinflação que os marcou até hoje, têm industrias de topo nas áreas da química, metalurgia, metalomecânica, foi na Alemanha que surgiram os primeiros misseis e foguetões, o V1 e V2, foi na Alemanha que surgiu o primeiro avião a jato, o Masserschmitt ME 262. Não te preocupes com a Alemanha porque ela vai sair da crise e pelos próprios meios.
Tive que estudar a história de Portugal e posso concluir que a tua afirmação “sua terra como a minha nunca foram e provavelmente nunca serão nações prósperas e desenvolvidas” está errada porque o império português ia do RJ até Tanegashima, no Japão, o comércio na Ásia era feito em língua portuguesa, muitas das palavra japonesas são de origem portuguesa, no sec. XVI a artilharia portuguesa disparava 6 tiros por minuto canhões retrocarga, enquanto na guerra da Secessão (EUA) os canhões disparavam apenas dois tiros por minuto, isto no sec. XIX https://www.defesa.gov.pt/pt/defesa/organizacao/comissoes/cphm/rphm/edicoes/ano3/n.5/6 e recordo apenas que no sec. XV a população em Portugal era apenas de um milhão de habitantes como tal só poderia andar pela costa como os caranguejos, isto até à dinastia Filipina.

Jose
Jose
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Carlos os fatos e as consequências estão aí, cada um faz a leitura destes na forma que melhor lhe convir, mas independente da interpretação que façamos eles estão lá, eles não mudam conforme desejamos, quanto as afirmações sobre Portugal e Brasil por óbvio que trato de um período não tão longínquo como o sugerido por você, pois se formos tratar de nações que foram grandes impérios há séculos atrás e que não tiveram sequer a capacidade de administrar essas conquistas acredito que a situação fique pior ainda, mas se ainda assim deseja continuar com essa referência histórica, trace um paralelo de Portugal como império e de Portugal como país atualmente e tire suas próprias conclusões.

Carlos
Carlos
Responder para  Jose
1 mês atrás

Apenas erros de análise.
Na Alemanha a VW chegou a vender mais de 4 milhões de carro por ano na China, mas a Alemanha também exportou máquinas industriais, e os chineses sabem copiar e muito bem e aprenderam bem as técnicas utilizadas pela Alemanha e começaram a produzir a mais baixo preço, juntando às sanções aplicadas à Rússia, importante mercado de exportações alemães e tudo isso juntamente com as politicas de subsídios dos EUA à produção de veículos elétricos nos EUA, deixou a produção alemã fora da corrida, isto porque eles pensavam que com a integração de todos no mercado não ira permitir nem guerras, nem conflitos económicos entre todos, apenas um erro económico que depressa irão superar.
Tem tudo a ver com saber e conhecimento e não apenas com capacidade de administrar o que se tem. Em Portugal , o Conde da Ericeira quis implementar uma revolução industrial, mas foi impedido pelos senhores das terras que possuíam vinhas e vendiam muito vinho para o Reino Unido aliado ao fato de os judeus terem sido expulsos (apenas em parte) levou a que o conhecimento diminuísse porque apenas os nobre e o clero teriam acesso. Atualmente e segundo o índice do World Economic Forum e no que respeita à educação, Portugal está na posição 43 e o Brasil na posição 96, e segundo o índice do PISA, Portugal está na posição 29 e o Brasil na posição 71. A universidade com mais estudantes brasileiros fora do Brasil, é a Universidade de Coimbra, que tem mais de 700 anos. E deixo-te um site que fala sobre tecnologia principalmente em Portugal https://sicnoticias.pt/programas/futurohoje e surpreende-te. Só uma nota, entre os doze sábios que Biden convidou para a comissão americana sobre Inteligência Artificial, está a portuguesa Daniela Braga.
Conclusão; os problemas resolvem-se pacificamente quando existe saber e conhecimento e aqui existe um problema que é a diminuição do saber e do conhecimento já que para a educação é só cortar no financiamento.

Jose
Jose
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Então tá, Portugal que continue pagando 1100 euros para os emigrantes enquanto seus cidadãos trabalham o mês por 850 euros, assim como Alemanha e outras nações do bloco as quais tem privilegiado os emigrantes em detrimento do seu povo e veremos onde isso vai dar, aliás já estamos vendo onde isso está levando, também sugiro que pesquise melhor o que está acontecendo com a tão poderosa indústria química alemã, que aparentemente deixou de ser alemã “está mudando para outros países”, também sugiro uma melhor analise do setor metal mecânico entre outras áreas que estão sendo destruídos graças as desastrosas decisões dos socialistas/ecochatos, caso tenha interesse em pesquisar a crise alemã é melhor não resumir a esse período de conflito entre Rússia e Ucrânia, afinal as desastrosas decisões políticas que levaram aos resultados atuais são anteriores.

Carlos
Carlos
Responder para  Jose
1 mês atrás

Isso é pior do que apenas erros de análise, isso deve ser um caso de estudo pois engravidas pelos ouvidos porque nada do que disseste é verdade seja por ser falso ou deturpado da realidade e eu não tenho tempo para isso.

Jose
Jose
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Esses tugas, não á toa são o que são.

Carlos
Carlos
Responder para  Jose
1 mês atrás

Ninguém é melhor do que ninguém, mas todo o mundo é melhor do que tu pelo nível de conhecimento que apresentas e não é apenas uma questão de opinião

Jose
Jose
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Vai melhorar, aliás já está melhorando, só ter um pouco de calma tuga.

NBS
NBS
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

É verdade que uma parte significativa da população tem dificuldade em determinar a orientação política de um determinado político. Aqui no Brasil, chamamos de ‘Centrão’ partidos que são, na verdade, de direita, o que não corresponde ao sentido adotado na historiografia para o termo ‘Centro’, entendido como algo entre a direita e a esquerda. Na historiografia, o centro geralmente se refere a partidos com um viés de liberalidade econômica combinado com proteção social.

Angela Merkel (2005–2021), do Partido União Democrata-Cristã (CDU), de orientação política centro-direita, exemplifica essa posição. Entre 2005 e 2009, Merkel governou com uma grande coalizão formada com o Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda. Contudo, isso em nada a transformava em alguém de esquerda. Ela governou com o apoio de um partido de centro-esquerda por algum tempo, mas o termo ‘centro’ é, frequentemente, um eufemismo para um capitalismo mais palatável.

Os erros cometidos pelos políticos alemães são muitos, certamente. Entre eles, o abandono da produção de energia nuclear para, ironicamente, comprar energia nuclear da França, e a dependência excessiva do gás russo. Nesse aspecto, Angela Merkel tinha uma política de aproximação com a Rússia que trazia imensos benefícios pelo custo reduzido da energia. Ela, por um momento, ignorou o medo existencial que muitos países europeus têm da Rússia. Enquanto isso, os EUA, ao longo de seu governo, manobraram a Otan e os governos locais para tirar a Rússia da equação econômica europeia.

O resultado, quase cabalístico, um verdadeiro alinhamento de ‘planetas’, foi que as vantagens econômicas, mercados cativos ou consistentes foram desarticulados. Isso levou a custos de produção mais altos, inflação ao consumidor, competição acirrada com novos players e ao apoio financeiro à guerra na Ucrânia, que consome bilhões de uma Alemanha enfraquecida. Não se pode esquecer que o desejo norte-americano sempre foi o de deixar a Rússia de joelhos, mesmo que os aliados sofram também. Assim, o futuro presidente Trump, que já dá sinais de instaurar uma hecatombe tarifária capaz de varrer o livre comércio nos próximos anos, imporá fortes sacrifícios à Alemanha e à Europa.

O estudo de História deveria ser obrigatório para políticos e governos em geral. Falando em História, a Europa, sempre que passa por problemas econômicos graves, abraça o capeta, desperta o que há de pior no ser humano e leva o mundo a guerras.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

A Merkel queria mais gasoduto Nord stream 2 para garantir o gás barato em excesso para a Alemanha.
Burro são os alemão que não construiu 1 oleoduto para receber o petróleo russo barato tambem.

leonidas
leonidas
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Velho, nem a DW esta tão otimista como vc…rs

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

esses números para você pode ser agradáveis, mas para um povo que nunca sofreu com inflação,custo alto de combustiveis, impostos e energia, incomodam…

comment image

comment image

comment image

Essa é a nova realidade alemã !

Hcosta
Hcosta
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

Onde é que já li este tipo de comentários?

nessa fotografia me parece que ainda tem árvores na Alemanha. Segundo alguns foram todas cortadas…

O que fazer? Os números podem ser agradáveis mas o que importa é o que os senhores querem que seja verdade…

Bernardo
Bernardo
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

Nossa, tem mendigo na Alemanha? Certamente isso é uma novidade que nunca existiu lá desde…. antes do fim do feudalismo.
Coitados, vou até passar um pix pra comprarem uma cesta básica

Carlos
Carlos
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

Quando não se sabe, muitos disparates são ditos e a começar pela inflação, durante a República de Weimar, república surgida na Alemanha após o fim da I Grande Guerra, surgiu uma hiperinflação que o Brasil nunca viveu, e por causa disso os alemães gostam de contas certas deficits muito baixos ou inexistentes, dívidas pública muito baixas ou inexistentes porque gostam de controlar e não ser controlado por contas imprevisíveis, para eles o PIX não existe, nem cartões de crédito, é tudo a dinheiro e foi o único país no mundo a ter uma nota de grande valor, nota de 500marcos e que deu origem à note de 500 euros, que já não existe.
Existem alguns iluminados que querem dar nas vistas e inventam aquilo que tu mostras em fotografia e para mim a primeira não foi tirada na Alemanha apenas porque existe uma forte assistência social e podes encontrar palavras alemãs com “HNH” no meio das palavras (Hauptbahnhoff) mas nunca vi palavra alemã acabada em “ZQUE”, como tal inventa outra.

George A.
George A.
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Tá mais pra não sai na mídia brasileira, pois ela tem uma linha bem “peculiar” e centrada nos EUA na cobertura de assuntos globais.
Rolou a mesma coisa com as eleições e a crise subsequente do Macron na França.

Heideguer
Heideguer
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Alemanha virou a terceira economia mundial e você aí com essas mentiras …tem vergonha não ?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Heideguer
1 mês atrás

E a economia BR está entre as 10 do Planeta. Quer dizer que, automaticamente, tá tudo bem por aqui, que não temos nenhum problema interno, e que aqui é um Éden 2.0?

Salim
Salim
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Caímos e muito, para nr de nossa população e riqueza natural e vergonhoso. Nosso índice de desemprego e mentiroso, visto que, um quarto população vive de bolsa sei la o que. Putin está destruindo economia russa e isolando a mesma, vai ficar dependente China e vendendo abaixo preço petroleo/combustível para tentar sobreviver. Com Trump no poder corremos risco sanções americanas se continuarmos comprando diesel russo.

NBS
NBS
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

O tempo escorre, esvai-se, e o mundo fica perplexo diante daquilo que poderia ser e não é. Como é possível que pessoas sejam alçadas à liderança de seus países, aparentando fragilidade? Passados dois anos, a aliança militar com seus 31 membros não conseguiu colocar a Rússia de joelhos.

Como uma história recente e viva não foi capaz de iluminar as lideranças atuais? A Europa perdeu a oportunidade de incorporar a Rússia à Europa Ocidental como um igual, ainda no século XX. A história não se dissocia dos fatos; ela é rica em informações e dados.

A liderança da maior economia da Europa, após dois anos, conversa com Putin, líder da maior potência nuclear, que ousou desafiá-la e tratá-la como um país semelhante àqueles que a aliança está acostumada a enfrentar sem resistência, num momento em que seu cargo, inclusive, está sob risco, ao instar Putin a entrar em negociações para alcançar uma ‘paz justa e duradoura’ com a Ucrânia.

As lideranças parecem padecer de um certo Alzheimer. Quem levou a Otan para a fronteira de Moscou? Quem acenou para a Ucrânia com a possibilidade de entrar para o ‘clube Europa’? Quem ousa falar com você para pedir compreensão e paz, enquanto fornece armas ao ‘outro’? E se, ao ouvir, Putin fizesse uma contraproposta: a Otan sai das minhas fronteiras, a Ucrânia nunca fará parte da Otan, e a guerra acaba? Provavelmente, ele tomaria isso como um desaforo. A história mostra que palavras são como areias ao vento. Scholz continuou empurrando a Alemanha para o desastre econômico. A energia da Rússia está saindo muito cara para uma Europa tão dependente de suas indústrias, que agora paga um alto preço por essas decisões.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
1 mês atrás

Esse “chucrute” já era …será substituído em breve.

Capacho americano, trocou o gás barato da Rússia pelo 3x mais caro ..

A Alemanha ganhou o que.?. desemprego, inflação, estagnação…já os EUA.

Europa quenga americana… paga, e caro, para apanhar.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Ainda estou meio cético se o Trump vai realmente cortar o financiamento dos EUA pra essa guerra.
Mas caso ele realmente faça isso, eu vou cronometrar pra ver quanto tempo esse financiamento dura APENAS com a grana da UE, ou quanto tempo a Ucrânia dura apenas com a ajuda da UE, veremos quanto tempo isso dura…

Fazer promessas com a grana alheia é fácil, né?

Santamariense
Santamariense
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

“Bispo de Guerra
1 hora atrás
Esse “chucrute” já era …será substituído em breve.

Capacho americano, trocou o gás barato da Rússia pelo 3x mais caro ..

A Alemanha ganhou o que.?. desemprego, inflação, estagnação…já os EUA.

Europa quenga americana… paga, e caro, para apanhar.“

Hehehehe…que comentário profundo! Barbaridade…

Samuel
Samuel
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Entendi, trocou o gás barato do seu maior inimigo por ..amigo, Alemanha ganhou segurança, o que não tem preço.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Samuel
1 mês atrás

Pergunta pro empresariado alemão e pra VW de lá se eles concordam com esse negócio de “trocou o gás barato do seu maior inimigo por ..amigo, Alemanha ganhou segurança, o que não tem preço.”

Hcosta
Hcosta
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

o problema da VW não é o preço da energia…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

É o maior deles no curto prazo, embora realmente não seja o único problema.
Pergunte pra qualquer empresário, seja o tiozinho com boedga na esquina, ou o presidente da VW ou ThyssenKrup, o quanto o preço da energia impacta o negócio deles.

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Olá. Diga-nos,você mesmo já fez essa pergunta para algum deles?

Carlos
Carlos
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Seja qual for o bodego em Feldheim, cidade alemã onde o tiozinho só consome energia renovável e isto acontece em várias cidades alemãs (Wolfhagen, Freiburg) e na Ilha de Samso, na Dinamarca, e produzem o suficiente e vendem o excedente para a rede elétrica alemã https://revistaprojeto.com.br/noticias/vila-alema-produz-energia-renovavel-que-garante-100-do-consumo-local/ , https://nhs.com.br/blog/a-cidade-alema-com-energia-100-renovavel/

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

No inverno por lá você acha que o aquecimento residencial é a lenha…repolho em conserva..rs.

Impacta em tudo ..em qualquer lugar do mundo não se produz , vive-se em uma sociedade moderna sem energia.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

se ao ler o que escrevi, entendeu que a VW não precisa de energia para produzir então deve precisar de comer muito repolho…

leonidas
leonidas
Responder para  Hcosta
1 mês atrás

Não, claro que não.
Afinal ela vende só para o seu publico interno… kkkkkkkkkkkkkk

Carlos
Carlos
Responder para  leonidas
1 mês atrás

Quem vê o que escreves nem se lembra dos carochas que circulam no Brasil ou será que o Brasil foi comprado pela Alemanha?

Jose
Jose
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Calma tuga, o que produzimos em um dia é o suficiente para abastecermos vocês por um ano, caso necessitem é só pedir que prontamente atenderemos aos irmãos patrícios.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Risível…pergunta para a família de quem perdeu o emprego…como estão se sentindo “seguros” com o futuro.

Em 2025 será um festival de empresas fechadas , quebradas , capengas por toda Europa…

Santamariense
Santamariense
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Tu acredita nisso realmente? Tu acredita que a Europa vai quebrar por conta da guerra na Ucrânia?? Ora, por favor…

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

Trump fechará a economia EUA …

A China já se prepara para um guerra tarifária/econômica com os EUA.

Em 2025 teremos uma Europa enfraquecida, endividada, em turbulência.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Tá bem, tá bem…até parece que o Trump tem todo esse poder…aham….
Cara, ele não governa sozinho. Ele pode querer muita coisa, mas daí até conseguir fazer….leva tempo e muita negociação.

Bernardo
Bernardo
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Engraçado porque eu tava esperando isso em 2023 que vocês prometeram. Depois em 2024 (ainda tem dois meses, vai que). Agora em 2025.
Quem espera sempre alcança, né

Samuel
Samuel
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Kkkkk…tá ‘serto’ vamos lamber as botas dos russos então…hj é a Ucrânia, amanhã a Polônia, depois, quem sabe …ainda bem que os líderes alemães não concordam com vcs .

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Samuel
1 mês atrás

Nada haver CA … essa guerra foi engendrada pelos EUA … que se beneficiaram.. porém o tiro saiu pela culatra. O plano era quebrar a economia russa com a “1001” sanções.

Quebrou a Europa ..rs.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Não é “nada haver”…é nada a ver! O resto nem da para comentar…

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

Infelizmente o iPhone é seu corretor ortográfico as vezes mais sacaneia que ajuda … da próxima vez te envio antes , para revisar..rs.

Nei
Nei
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Usando Iphone e criticando diariamente, EUA e Europa. É muita audácia hein kkk

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Nei
1 mês atrás

Adoro o ecossistema da Apple… funciona muito bem … e incrivelmente não depende do pentágono..rs.

Na sua forma de existencialismo, se alguém ouvir um cantor bambi …se transmutará em bambi ..rsrs.

https://youtu.be/dLjY4Xwmdik?si=bNEKwGX0tC-J5yoV

Samuel
Samuel
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Certamente, a Rússia invadiu a Ucrânia aando dos EUA…agora tudo faz sentido .

Nei
Nei
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Pode ser ou não, especulação pura, mas e economia Russa como está? Olha o custo dessa Operação. A Europa pode sofrer, mas Putin também terá muitos problemas.

Mauro Cambuquira
Responder para  Samuel
1 mês atrás

Pergunta ao BASF uma das maiores empresas da Alemanha, que alertou sobre o problema que o país iria enfrentar sem a energia russa.
Vai ser igual a queda de dominós…

Samuel
Samuel
Responder para  Mauro Cambuquira
1 mês atrás

Espera sentado colega..

Underground
Underground
Responder para  Samuel
1 mês atrás

O gás russo era caro.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Samuel
1 mês atrás

Maior inimigo.,. Que possibilitou a Alemanha ser a locomotiva europeia.. quero um inimigo assim.

Falácias … vai depender da Rússia em termos energéticos… e agora depende de quem pagando mais caro.

Guerra na Ucrânia alavancou a dependência europeia ao EUA … trocar o barato que dava certo pelo caríssimo é incerto..

Samuel
Samuel
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Fácil falar do conforto de um sofá em um país que nunca soube o que é uma guerra… não se preocupe com. Os alemães…se preocupe com o poço de …. Em que estamos atolados .

Talisson
Talisson
Responder para  Samuel
1 mês atrás

Exato. Paises tem amigos, não interesses.

Samuel
Samuel
Responder para  Talisson
1 mês atrás

Países tem interesses, mas não somente económicos… geopolítica é tão importante quanto.

leonidas
leonidas
Responder para  Samuel
1 mês atrás

Meudeusdocéu…rs
Quando crescer vai entender que não existe amigo entre nações apenas interesses geopolíticos.
Onde a moral jamais passa perto para justificar os mesmos.
Mas vc é novo então tem desconto… rs

Samuel
Samuel
Responder para  leonidas
1 mês atrás

Sim sim .. só a Rússia e a china que são, os superamigos… alemães idiotas, não sabem o que estão perdendo por abrir mão dos gás barato dos russos…deveriam dar ouvidos aos jenios comentaristas do blog .

Pedro Mariano
Pedro Mariano
Responder para  Samuel
1 mês atrás

Freguês do hoje no mundo Ucrâniano kkkk. Segundo esse sábio conhecedor, a Europa está voando.

Samuel
Samuel
Responder para  Pedro Mariano
1 mês atrás

Falou o freguês do farofazzo..

Andromeda1016
Andromeda1016
Responder para  Samuel
1 mês atrás

Gzus…. enquanto comprava gás do “inimigo” a alemanha prosperou e nunca esteve tão segura, mas quando passou a comprar gás do seu “amigo” sua economia arruinou e está envolvida numa guerra que não é dele …. esse seu comentário aí é miopia ou ignorância mesmo?

Bernardo
Bernardo
Responder para  Andromeda1016
1 mês atrás

Vocês reclamavam que a Alemanha era dependente. Quando ela se livrou, reclamam que ela deixou de comprar pq “ficou caro”.
Não adianta, gente, já perderam a comissão, o Scholz não vai comprar. Parte pra outra venda

Andromeda1016
Andromeda1016
Responder para  Bernardo
1 mês atrás

Tolinho …. está comprando por debaixo dos panos por meio de intermediários como a Índia que está lucrando horrores com esta insanidade

Samuel
Samuel
Responder para  Andromeda1016
1 mês atrás

Caro colega, sei que meu comentário ficou ambíguo, mas se refletir um pouquinho verá que o termo “amigo” foi direcionado ao colega “bispo”…agora sobre a Alemanha, recomendaria ver as coisas em perspectiva, para entender as decisões dos alemães…a Alemanha nunca esteve tão segura “hoje”, com um vizinho beligerante que invadiu a Geórgia e a Ucrânia…e no futuro?

Andromeda1016
Andromeda1016
Responder para  Samuel
1 mês atrás

O teu comentário sobre o qual fiz minha observação foi apagado. Porque será?

Machado
Machado
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

A Europa sempre foi assim após segunda guerra mundial. Tirando a Rússia acho que não tem mais país soberano e independente na Europa

Yuri
Yuri
Responder para  Machado
1 mês atrás

A Rússia também não é soberana. Não existe país soberano hoje em dia.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Alemanha não é um país soberano. Simples.

Carlos
Carlos
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Pergunta de Von Der Leyen a Trump “Ainda recebemos bastante GNL da Rússia. Por que não substituí-lo pelo GNL americano, que é mais barato para nós e nos permitiria reduzir nossos preços de energia?” Extrato de uma noticia da UOL e este texto contradiz a ideia generalizada de que o gás americano é 3x mais caro que o russo

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Tenho parente lá .. os preços subiram em até 10x após a invasão da Ucrânia.

O governo alemão está subsidiando os preços do transporte público e do gás residencial.

Em 2025 a Alemanha terá muitos desafios e dificuldades, econômicas e políticas.

Carlos
Carlos
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Os teus familiares não te contaram que no Luxemburgo ninguém paga para andar nos transportes públicos? Não te contaram que depois da subida houve uma descida também acentuada. Não te contaram que a crise económica provem da má análise porque pensaram que por todos estarem incluídos na economia mundial, não haveria guerras nem conflitos económicos, mesmo depois de venderem máquinas industriais para a China que comprava mais de 4 milhões de carros VW por ano e os chineses começaram a produzir a mais baixo preço, juntando as sanções à Rússia, importante mercado das exportações alemãs e os subsídios de Biden à compra de carros elétricos americanos, além do encerramento das centrais nucleares na Alemanha, foi o cocktail que os alemães não contavam e que os levou à crise, mas existe saber e conhecimento na Alemanha para que esta saia por cima nesta crise económica.
Putin não aprendeu que não pode chantagear os europeus, ninguém se esquece que os europeus iriam morrer de frio, e repetiu a dose ao cortar neste fim de semana o gás à Áustria, que comprava à Rússia, 80% do gás que importava, e se a Rússia deixou de receber 900 milhões de euros por dias passando a receber apenas 145 milhões de euros, agora esse valor ainda será mais pequeno porque na UE só a Hungria e a Eslováquia compram gás russo. São estes acontecimentos que fogem à compreensão humana e que provocam crises que serão superada e porque as contas estão sempre certas na Alemanha

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Como eu disse … subsídio… não existe almoço e transporte grátis..

Voltando para Alemanha..o mercado russo era top 10 em vendas de carros produzidos na Alemanha… em 2025 VW fechará 03 fábricas na Alemanha…

A cidade alemã de Wolfsburg (120 mil habitantes) corre o risco de falir (60 mil habitantes trabalham para a fábrica que será fechada)

Osnabrück e Dresden …também sofrearam muito.

EUA …sorri e vende gás para os trouxas…e se não gastar 2% do PIB (comprando nossas armas) ficará de castigo. 🤡

Diego
Diego
1 mês atrás

Mesma conversa de sempre, perdeu horas de conversa pra dizer oque todos já está sabendo.
Não seria o momento de virar o disco?

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Diego
1 mês atrás

Virado ….. há indícios que uma vertente da política alemã, considera, assim que a Ucrânia for fatiada(oficialmente)..rs.. voltarem a conversar com os russos sobre o gás.

Bem como acabar com essa frescura de energia limpa(a Alemanha não tem as condições físicas como o Brasil)… reativar e construir usinas nucleares…

A França tem 56 reatores nucleares que suprem 70% da demanda… e vai construir mais 14… alemães são inteligentes, bem depende..a época dessa afirmação.

Sérgio Cerqueira
Sérgio Cerqueira
1 mês atrás

Não vai acontecer, mas eu queira saber o que conversaram de verdade. Não faz nenhum sentido falar o que já foi repetido ad nauseum em público, muito menos ouvir.

Fábio Jeffer
Fábio Jeffer
1 mês atrás

Scholz acha mesmo que Putin vai sair da Ucrânia e devolver tudo? Desde quando esse capacho dos EUA manda alguma coisa.

Wagner
Wagner
1 mês atrás

Interessante essa conversa, Alemanha sabe que com o Trump vão afundar ainda mais sua industria.
Foram garantir sua segurança e restabelecer o fornecimento de gás e caminhar para Ásia, Xi deu sinal verde.

George A.
George A.
1 mês atrás

Eu li a matéria pensando justamente que ele fez promessas demais nas duas ligações pra quem provavelmente tá no fim do seu governo.

Maurício.
Maurício.
1 mês atrás

Quem vai acabar com a guerra vai ser o Trump, em não mais que um dia.

“Antes mesmo de eu chegar ao Salão Oval [na Casa Branca], eu terei acertado rapidamente o guerra desastrosa entre Rússia e Ucrânia. Farei com que os problemas sejam resolvidos rapidamente. Não demoraria mais que um dia”

Hcosta
Hcosta
Responder para  Maurício.
1 mês atrás

A questão nunca foi se Trump consegue acabar com a guerra mas em quem ele vai culpar pelo seu fracasso…

Sergio Machado
Sergio Machado
1 mês atrás

Esse conflito parece um jogo de poker. Quem esta visivelmente perdendo, e muito, quer dobrar a aposta.
Difícil entender a cúpula Alemã.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Scholz: Putin pelo amor de Deus vence logo esse guerra ou faz um acordo de paz, preciso do teu gas pra ontem antes que a Industria do meu País de acabe de vez

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

Para que perder tempo com esse chucrute alemão incompetente?!

Botaria mais fé em Angela Merkel em um dialogo com Putin, esse daí não passa de uma sombra, graças a ele que ao invés de defender os interesses do povo alemão e o do empresariado, a locomotiva alemã está quase descarrilhando…

E se houver eleições antecipadas, podem se preparar, pois o AfD certamente irá abocanhar mais cadeiras como aos poucos vem fazendo.

pôis alguns não aprendem com os erros do passado.

comment image

Wagner
Wagner
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

A Merkel foi a mais pragmática, ela sabia lhe dar com Moscou.

Carlos
Carlos
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Que pragmatismo? Deixar toda uma nação dependente de gás russo tal como ainda hoje a Rússia fez com a Áustria, que atualmente importava 80% do gás, que consumia, da Rússia e Putin fez chantagem para que a Áustria force a UE acabar com as sanções. Scholz apenas apanhou com os acontecimentos por erro de Merkel e Putin ainda não aprendeu que não pode fazer chantagem com países da UE, alem da Gazpron ter que pagar 230 milhões de euros à operadora austríaca

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Carlos
1 mês atrás

Nada haver … foi cortado após uma disputa econômica e não simplesmente “arma” de guerra… dá uma googlada

Carlos
Carlos
Responder para  Bispo de Guerra
1 mês atrás

Informa-te melhor porque é verdade o que dizes, mas também é verdade o que disse porque foi o próprio chanceler austríaco que informou a população afirmando que a Áustria não cederia a chantagens e a disputa económica tem a ver com a disparidade de preços que a Gazprom cobrava e que o fazia de acordo com os interesses russos, se o país a quem forneciam fizesse o que Putin pedia, o preço a cobrar era um preço de amigo, se não era a doer, e todos sabemos que num contrato existe o preço a pagar mesmo que exista uma variável, essa nunca será à vontade do fornecedor.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Wagner
1 mês atrás

Ela tem doutorado em Física Quântica…já o chucrute Olaf foi advogado trabalhista..

Digamos que o pensamento quântico tem uma visão mais ampla do mundo. 🤪

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

Afd vai vir com tudo, e o FDP vai ganhar mais espaço também

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

Estão tão preocupados com a extrema direita por lá que mais de 100 deputados se movem para criar uma lei que proíba a existência de partidos com esse viés.

Jose
Jose
Responder para  adriano Madureira
1 mês atrás

Como péssimos perdedores que são os esquerdistas/socialistas/comunistas estão tentando dar um golpe no afd, a esquerda tem tentado se manter no poder via “golpe” onde tem perdido as eleições, foi assim na França, foi assim na Alemanha, etc… perdem as eleições e então fazem “alianças” para se manter no poder, o que é um tiro no próprio pé, não respeitam a vontade do povo, é óbvio que isso vai criando uma revolta na população, outro forma de se manter no poder que a esquerda tem utilizado é através do judiciário, agora na Alemanha estão tentando “caçar” o registro do afd, aqui no Brasil já presenciamos como os derrotados da esquerda se utilizam de uma justiça aparelhada, mas não adianta, só estão atrasando algo inevitável que é vontade de mudar do povo

Andromeda1016
Andromeda1016
1 mês atrás

1 hora para discutir essa lorota? Se é verdade, isso não duraria 15 minutos. Teve outro papo aí que não estão querendo revelar ao público.

FERNANDO
FERNANDO
1 mês atrás

Interessante a imagem, as vezes só isso é melhor que muitos documentos históricos, mesmo que no caso seja falsa que é o caso. Vou explicar, a propaganda ocidental é muito boa, tenta mostrar um líder alemão forte, com olhar penetrante, como se fosse uma águia olhando sua presa a ser abatida, demonstra um ocidente forte, enquanto isso no outro lado mostra um líder russo vacilante, indeciso, fraco, procurando desviar o olhar, ou seja, um oriente fraco, despreparado, indeciso. Mas, sabemos que não é o caso! Quem pesquisa sobre Puttin percebe que ele não é fraco, vacilante ou indeciso. Mas, a propaganda ocidental, e os homo latinus ocidentalis aqui do blog, que se acham e adoram gargantear a quatro ventos chegam a ter orgasmos quando veem uma foto destas.
Alguns analisam a econômica, outros a política, outros o poder militar, etc, etc, pra que, basta olhar a foto, ela diz tudo.
Qual direção seguir, segundo o manual latinus ocidentalis.

Tutor
Tutor
1 mês atrás

Um desesperado por energia barata, para tentar salvar a economia do seu país, e consequentemente a de um continente; o outro desesperado para terminar uma guerra a qual inventou achando que seria moleza e não está sendo, mas, sem parecer fraco perante seu povo. Somado à isso, o Mr Trump assume em 20/01/25, acho que vai dar negociação, para por fim nesse embrólio da Ucrância. Ucrânia aliás que já pode esquercer Donetsk, Luhansk e Criméia.

José 001
José 001
1 mês atrás

Interessante a foto.

Será que a próxima vai ser do Sholz acompanhado o Biden em visita a Amazônia, durante o G20?

Se for ficará registrada como a lastimável decadência política de dois dos mais importantes líderes atuais.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 mês atrás

Quer mais Scholz? A Rússia que é herdeira da URSS que se retirou da Alemanha.Tá bom não?

h.saito
h.saito
1 mês atrás

Biden autorizou Ucrânia a utilizar o ATACMS contra alvos em território russo.

BraZil
BraZil
1 mês atrás

Que curioso. Um Presidente em fim de mandato e que não manda em mais nada, liga para um ex Presidente, dizendo que irá apoiá-lo incondicionalmente e depois liga para um Presidente no auge do poder e pede para ele desistir…é para levar a sério…

BraZil
BraZil
1 mês atrás

E essa foto do Olavo hem, parece até aquelas de registro criminal. Belo ãngulo…