Vinhedo (SP) – O XVII Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares Antigas promoveu uma verdadeira viagem no tempo, celebrando a história e o patrimonio cultural militar do Brasil. Realizado em Vinhedo, de 1º e 3 de novembro, o encontro reuniu autoridades e entusiastas para uma imersão no passado e presente da frota de veículos do Exército Brasileiro.

Os visitantes puderam contemplar viaturas militares desde a época da Revolução Constitucionalista de 1932 e da 2ª Guerra Mundial até os blindados modernos empregados atualmente pelo Exército Brasileiro. A riqueza de detalhes dos veículos restaurados encantou e estimulou o interesse pela história militar.

Para a edição deste ano, o destaque ficou por conta das comemorações dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira. A campanha do Brasil na Itália foi tema de palestras, encontros com historiadores e familiares de veteranos. O público pôde conhecer mais sobre a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial e homenagear os pracinhas que lutaram por democracia, liberdade e paz mundial.

Alunos do Curso de Cavalaria participam da exposição

Os alunos do curso de Cavalaria do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo participaram do evento com um estande informativo sobre as formas de ingresso no CPOR e no Exército Brasileiro, oferecendo ao público uma visão abrangente sobre a tradição e a excelência das escolas de formação militar. O Colégio Militar de São Paulo também esteve no pavilhão de exposições com um estande.

Imersão na Cultura Militar

Além da exposição de viaturas e das atividades relacionadas à FEB, a exposição ofereceu uma programação diversificada, com apresentações culturais, demonstrações de equipamentos militares, atividades de escotismo e rádio amador. Essas atividades ajudaram a aproximar o público jovem da cultura militar e de valores como civismo e respeito à natureza. A feira de plastimodelismo e antiguidades militares também atraiu colecionadores e entusiastas.

O Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares Antigas se consolidou como importante evento no calendário de preservação histórica do Brasil, proporcionando uma experiência única de contato com a história e a cultura militar. O evento valorizou a memória e destacou a importância do Exército brasileiro na construção da nação brasileira.

Entre as autoridades presentes, participaram do Encontro o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, e o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Divisão Jorge Augusto Ribeiro Cacho. Durante a solenidade de abertura, personalidades civis e militares que se destacaram na preservação da história militar brasileira foram agraciadas com a Medalha Combatente da Força Pública, em reconhecimento ao compromisso com a memória e com os valores do País.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carvalho2008
Carvalho2008
8 dias atrás

Poxa….perdi esta….não sabia do evento

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Carvalho2008
7 dias atrás

Qualquer ajuntamento de viaturas militares do EB é um encontro de veículos antigos.

Vinícius
Vinícius
Reply to  Sulamericano
7 dias atrás

Literalmente kkk, com exceções. O leopard por exemplo surgiu 20 anos depois da segunda guerra mundial kkk. O gepard também, um pouco depois. O FAL dos anos 50. Cascavel 70. F-5 dos anos 50… E por aí vai.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Vinícius
6 dias atrás

As versões do F-5 que o Brasil opera são dos anos 70.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
8 dias atrás

Moro perto de Vinhedo e já fui nesse encontro em uma outra ocasião e é muito bacana mesmo, especialmente para as crianças que ficam encantadas com as viaturas e blindados, é um evento completo com apresentações musicais e praça de alimentação Infelizmente neste fim de semana do dia 1 a 3 de Novembro não pude ir e foi também muito chuvoso.. (choveu o fim de semana inteiro…) somente no sábado de manhã o tempo estava firme (quando provavelmente foram tirada estas fotos) então acredito que o evento foi prejudicado, espero que logo tenha de novo, porque é único na região… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
8 dias atrás

Eu estava lá, foi um evento incrível, valeu muito a pena.

Icaro
Icaro
8 dias atrás

faltaram os leopard I, M-60, Cascavel, M-113…

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Icaro
8 dias atrás

Tinha 1 cascavel presente, além dos outros que foram mencionados faltaram também o Charrua e o Tamoyo 1 ambos em posse do EB.

Gabriel BR
Gabriel BR
8 dias atrás

Se tem um negócio apaixonante é estudar história militar…

Jagder
Jagder
8 dias atrás

Cadê o Cascavel?

India-Mike
India-Mike
Reply to  Jagder
8 dias atrás

Acho q teve alguma confusão pq as fotos deles saíram na outra matéria 😉

Brincadeiras a parte, muito bacana esse encontro. Descolaram até o protótipo do Cotia ali

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Jagder
7 dias atrás

Jadger,

Na segunda foto, é o penúltimo veículo da formação. O Último é um Guaraní.

NOTA:
O freio de boca do 99mm dele é inconfundível.

Sgt Moreno

Tuxedo
Tuxedo
8 dias atrás

Naquela época tínhamos homens que dariam o sangue pela nossa pátria.

José de Souza
José de Souza
Reply to  Tuxedo
8 dias atrás

Você prestou serviço militar?

comenteiro
comenteiro
Reply to  Tuxedo
8 dias atrás

Sempre tem campanhas para doação de sangue. Uma bolsa de sangue salva muitas vidas. Também é possível doar medula óssea. Procure o hemocentro de sua cidade ou o site do REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Eu já me cadastrei e me emocionei ao ver uma mãe com filho no colo, agradecendo de antemão os doadores, pois o menininho estava na fila e eles não perderam a esperança.

Nativo
Nativo
Reply to  Tuxedo
7 dias atrás

E uma elite que já usava o sangue deles em benefício próprio.

Burgos
Burgos
8 dias atrás

É uma viagem ao passado 👍🇧🇷😎
Muita gente não sabe o que é isso 👏
Parabéns ao comitê organizador e a todos envolvidos.
Preservar a história, ontem, hoje e sempre

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
8 dias atrás

Eu estive lá no ano passado e neste ano também, fantástico.

José Gregório
José Gregório
8 dias atrás

O exército de hoje ainda se parece com o da WWII, não mudou quase nada.

alexandre
alexandre
6 dias atrás

tem video no youtube, top demais…

Groosp
Groosp
6 dias atrás

Quando eu era criança eu achava o Lee o tanque mais impressionante do mundo porque parecia uma fortaleza. Foi uma decepção descobrir que ele não era lá grande coisa, mas uma improvisação.