A História Militar e o Cinema: Além da Linha Vermelha (1998)
Sérgio Vieira Reale
Capitão de Fragata (RM1)
Além da Linha vermelha (“The Thin Red Line”), lançado em 1998, foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. O filme é considerado uma obra prima cinematográfica e um dos melhores filmes de guerra da história. O elenco é multiestelar e a fotografia é exuberante. A câmera dá destaque à natureza que cerca os soldados durante o deslocamento no terreno.
O Diretor Terrence Malick questiona: o que é essa guerra no coração da natureza? a origem da maldade, a loucura dos combates, a fragilidade da vida e o medo da morte. Nesse sentido, o filme é cerebral e faz com que o espectador ao final fique pensativo sobre esse complexo fenômeno social e o drama de seus personagens. “A guerra envenena a alma”.
O longa conta uma história fictícia da Companhia C, composta por jovens combatentes norte-americanos, que estava designada para ocupar a ilha de Guadalcanal, no Pacífico Sul, em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. A missão era negar aos japoneses o uso daquela ilha.
O filme, que foi baseado no livro homônimo de James Jones, traz uma abordagem original e um debate existencial. Cabe ainda ressaltar as magníficas cenas da natureza e dos combates terrestres entre norte-americanos e japoneses.
Em relação às premiações, o filme venceu o Urso de Ouro no festival de Berlim em 1999. Além disso, foi indicado para sete Oscars: melhor fotografia, melhor roteiro adaptado, melhor som, melhor montagem e melhor trilha sonora, melhor diretor e melhor edição. No entanto, não ganhou nenhum. Vale relembrar que no mesmo ano havia sido lançado o Resgate do Soldado Ryan.
- Filme: Além da Linha Vermelha (1998)
- Diretor: Terrence Malick
- Atores principais: Sean Penn, James Caviezel, George Clooney, John Cusack, Nick Nolte e John Travolta.
- Trilha Sonora: Hans Zimmer
- Disponível: Disney Plus
Referências Bibliográficas e Sites Consultados
- JONES, James. The Thin Red Line. 1998
- https://www.youtube.com/watch?v=1uLDsrqx10I&t=39s Trailer Legendado
- https://www.youtube.com/watch?v=_2fOhYj-fSA&t=46s
- https://www.youtube.com/watch?v=JA7AIkMyQv8&t=209s
Assisti umas 5x este filme.
Acredito que consigo baixá-lo dublado sem problemas, já faz muito tempo que foi lançado. O Diabo é achar algum link que funcione.
Tá difícil baixar filmes hoje em dia.
Filmão…a trilha sonora dele é bem bacana também
“https://www.youtube.com/watch?v=j924qaMb0d8”
Quem fala mal desse filme é porque perdeu a alma faz tempo.
Esse é um filme para o público adulto capaz de refletir sobre os horrores da guerra.
A maioria prefere obras de menor profundidade, em que predomina a exaltação heróica de uma vitória.
E eu tenho o DVD. Excelente filme, e como dito na matéria, um elenco estelar.
Havia uma fila de atores consagrados, que imploravam ao diretor para participar desse filme.
Vou assistir
Por incrível que pareça eu nunca o assisti, é na mesma pegada do ” Cartas de Iwo Jima”?
Eu diria que não pois tem um pouco de reflexão sobre a guerra, uma coisa meio moral e pessoal dos personagens… coisa que Cartas de Iwo Jima” não preza tanto… E essa caracterista pode fazer com que alguams pessoas não gostem do filme… mais ao mesmo tempo não deixa de ter ação, Realmente é um filme com uma fotografia muito boa, cenas de combate sensacionais no meio da natureza sem heroismos exagerados e também um som muito bom… sem contar o elenco que dificilmente se pode reunir hoje para um unico filme, Minha critica fica por conta de uma cena… Read more »
Prezado
Essa situação de japonês não se render e de se matar por amor ao imperador é “inflacionada” pela propaganda americana, q buscou fazer de seus inimigos “algo de incríveis”, para rebuscar ainda mais suas vitórias.
Os japoneses tinham muito do q se fala? Sim, mas muito pragmatismo também.
É muito interessante estudar o q Saburo Sakai e Tokio Mao escreveram e falaram. Ases japoneses muito considerados por lá.
Saudações
Não é inflacionada não. É fato.
Depois dê uma olhada nas estatísticas de japoneses capturados em batalha. O Número aumentou progressivamente conforme o desenrolar da Guerra, mas ainda assim era absurdamente baixo.
valeu
De fato é um filme fantástico.
Como outros foristas falaram antes, é uma filme que te faz pensar nos horrores da guerra, mas que também tem ação, não se torna um filme monótono.
Como já mencionaram O Resgate do Soldado Ryan, vou aqui reiterar meu fascínio pela fotografia desse filme. Assistam o filme e deem pausa em qualquer momento dele, que a imagem “dá um quadro”. É muito diferenciado.
Vendo esse e outros filmes percebe o quanto a população desses lugares sofria com as campanhas japonesas e as feridas não cicatrizam até hoje, pois temem que a China repita o que o Japão fez com sua campanha expansionista.
Ótimo filme, ótima trilha sonora. Aliás o Hans Zimmer é um monstro de compositor. Gosto muito do tema de abertura da série The Pacific e da música Time do filme Inception.
Filme simplesmente espetacular, vale muita a pena assistir! Imagens perfeitas, elenco estelar. Pena que não ganhou um Oscar, mas concorreu no o Resgate do Soldado Ryan, aí fica difícil rs.
Prefiro Cartas de Iwo Jima, 1917, Dunkirk ou Nada de novo no Front. Achei esse ai muito parado e chato.
Ótimo filme,com uma constelação de atores…