Aerial,Panoramic,View,Of,Moscow,With,Moskva,River,,Russia.,Cityscape

Paisagem urbana de Moscou com arranha-céus comerciais da Cidade de Moscou

A Rússia conquistou o quarto lugar no cenário econômico global, com base na paridade de poder de compra (PPC), segundo novos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Isso coloca o país como um dos maiores contribuintes para o crescimento econômico global, superando várias economias ocidentais. A PPC ajusta as diferenças de preços entre os países, dando mais peso a nações com grandes populações e menores custos de vida.

Com essa classificação, a Rússia agora se junta à China, aos EUA e à Índia no topo, fortalecendo o poder econômico do BRICS. Em suas últimas previsões, o FMI enfatizou um futuro onde os mercados emergentes desempenharão o papel principal. Ao contrário das projeções anteriores, que focavam no Ocidente, desta vez o destaque vai diretamente para o BRICS. Nos próximos cinco anos, o FMI prevê que China, Índia, Rússia e Brasil impulsionarão o crescimento muito mais do que o Grupo dos Sete (G7), que inclui EUA, Alemanha e Japão.

Entre os países do BRICS, a China deverá liderar, contribuindo com 22% do crescimento global até 2029 — mais do que todos os países do G7 combinados. Logo em seguida está a Índia, que deve contribuir com quase 15% do crescimento total no mesmo período. Embora os membros do G7 ainda contribuam, seus números estão em declínio. O modelo de PPC do FMI mostra que países em desenvolvimento, graças a suas populações e preços relativamente mais baixos, estão desempenhando um papel mais forte na economia global. O FMI prevê, por exemplo, que o Egito, uma economia emergente, deverá adicionar 1,7% ao crescimento global nos próximos cinco anos, o mesmo que potências desenvolvidas como Alemanha e Japão.

O presidente russo Vladimir Putin, falando na cúpula do BRICS que sediou em Kazan, elogiou abertamente a influência da aliança como um contrapeso aos “métodos perversos” do Ocidente. A cúpula, que contou com a presença de 36 países, foi vista como uma vitória para a política externa de Moscou, apesar dos esforços liderados pelos EUA para isolar a Rússia devido ao conflito na Ucrânia. O conflito foi um tema recorrente, com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fazendo sua primeira visita à Rússia em dois anos. Guterres pediu uma “paz justa” na Ucrânia, alinhada com a Carta da ONU, o direito internacional e as resoluções da Assembleia Geral.

Na cúpula, foram discutidas formas de aprofundar a cooperação financeira dentro do BRICS, especialmente na criação de sistemas de pagamento fora do controle ocidental. A Rússia busca uma rede de pagamento alternativa ao SWIFT, para contornar sanções. Em comunicado, os membros da cúpula expressaram preocupações com as “medidas coercitivas unilaterais ilegais, incluindo sanções”, e destacaram a importância de pagamentos transfronteiriços mais baratos, seguros, transparentes e inclusivos. O BRICS original foi expandido para incluir Irã, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, enquanto outros países como Turquia, Azerbaijão e Malásia manifestaram interesse em se juntar ao grupo.

O presidente chinês, Xi Jinping, também compartilha das opiniões de Putin, enfatizando a necessidade de cooperação do BRICS para a segurança global. Xi apontou que China e Brasil apresentaram um plano de paz para a Ucrânia, pedindo apoio internacional mais amplo. Embora a Ucrânia tenha rejeitado essa proposta, Xi pediu negociações de paz e declarou que o BRICS deve se posicionar contra conflitos. “Devemos promover a desescalada da situação o mais rápido possível e abrir caminho para uma solução política”, disse ele.

A amizade entre Putin e Xi se aprofundou desde que anunciaram um acordo “sem limites” poucas semanas antes do início do conflito na Ucrânia. Este ano, eles já se encontraram duas vezes, uma em Pequim e outra na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, no Cazaquistão. Putin também mantém uma estreita relação com a Índia, mantendo Nova Délhi como aliado estratégico desde a Guerra Fria, apesar das relações próximas da Rússia com a rival da Índia, a China.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

98 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bueno
Bueno
2 meses atrás

Nossa!
E muita gente pensava que a guerra os quebrariam !!
Qual a colocação da Ucrania mesmo?
sendo usados como bucha de canhão! pelos Europeus nesta guerra imbecil.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Bueno
2 meses atrás

Calma, a Rússia ainda está em guerra, ela ainda pode quebrar, não esqueça que ela está sem mísseis, sem uniformes para o inverno, sem alimento pra tropa, usa chips de geladeira, suas armas não funcionam direito, está sem combustível, lutam com pás, e está sendo sancionada até o talo.
Ou seja, a Rússia ainda pode quebrar e desaparecer como nação (como um pessoal dizia) é só o pessoal aguardar.

aloems
aloems
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

Essa história da Rússia estar sem uniformes de inverno eu acho muito engraçada, como é que um País que mais da metade do seu território fica coberto de Neve não teria roupas para o inverno??

Esteves
Esteves
Responder para  aloems
2 meses atrás

Riachuelo abriu loja lá?

Macgaren
Macgaren
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

PEdiram ajuda para a poderosa Coreia do norte kkkkk

Maurício.
Maurício.
Responder para  Macgaren
2 meses atrás

Ué, só os EUA e OTAN podem ter ajuda de seus capachos?
Mas calma, agora a França vai finalmente enviar seus soldados, o Reino Unido vai se meter com sua Marinha, e os soldados que os EUA enviaram pra Europa, vão defender a Ucrânia com unhas e dentes, e ainda os EUA vão liberar a Ucrânia para atacar o território russo com suas armas.

Fabio
Fabio
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

Não consegue perceber uma certa diferença de peso nos apoios não, colega?

Coreia do Norte x (EUA, Inglaterra, OTAN)

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  Bueno
2 meses atrás

Concordo, guerra idiota!
Pra ela acabar basta que a Rússia, que está invadindo um país soberano para tomar suas terras na marra, saia e volte para seu lugar.
É tipo seu vizinho pular seu muro armado, dizer que sua sala e cozinha agora são dele e que o próximo cômodo tomado será seu quarto.
Você não iria reagir? Ou falaria que está tudo bem “em nome da paz”?

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Responder para  737-800RJ
2 meses atrás

…se fosse tão simples assim, o gestor de um grande país nuclear acorda e pensa, o que tem para hoje? Nada! Ah vou invadir outro… Esses pensamentos simplistas sempre tentam esconder as verdadeiras motivações, causas etc… o pior é que gente que acredita que tudo é tão simples assim… A Rússia com certeza não entrou na Ucrânia só pq alguém quis…

fewoz
fewoz
Responder para  Rafael Coimbra
2 meses atrás

Hmm queria ver este seu malabarismo mental se fosse algum país invadindo o Brasil…

Invasão de países, em pleno século XXI, não se justifica.

Cassini
Cassini
Responder para  fewoz
2 meses atrás

Você diria o mesmo para os EUA, Israel e Reino Unido ou faria uns malabarismos mentais para para relativizar?

José 001
José 001
Responder para  Cassini
2 meses atrás

Na cara não. Kkk

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Cassini
2 meses atrás

Rússia não é pioneira atual. Antes, um outro país aí invadiu a Síria, permanece lá e ainda por cima negocia o petróleo sírio. O mesmo país também invadiu e ocupa irregularmente o Iraque.
Creio que os russos aprenderam com a hipocrisia de alguns e agiram de acordo com seus interesses.
Longe de defendê-los, mas é fato.

Pedro
Pedro
Responder para  Cassini
2 meses atrás

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

BraZil
BraZil
Responder para  Cassini
2 meses atrás

kkkkkboa Cassini. Os caras usam uns argumentos e não pensam que podem estar preparando um super contra argumento…As lições de Cícero e Platão foram realmente esquecidas por alguns

fewoz
fewoz
Responder para  Cassini
2 meses atrás

É claro que sim. Talvez você não me conheça. Sou contra qualquer invasão.

Machado
Machado
Responder para  fewoz
2 meses atrás

O único país que pode invadir o Brasil são os países da OTAN

Esteves
Esteves
Responder para  737-800RJ
2 meses atrás

Israel usa a mesma lógica. Invade terras alheias para não ser invadido.

Diego
Diego
Responder para  Esteves
2 meses atrás

Não tinha me atentado a isso

Cassini
Cassini
Responder para  737-800RJ
2 meses atrás

De novo este argumento simplista e superficial, repetido incansavelmente pelos papagaios aqui dos comentários??

Não aconteceu nada de relevante nos últimos 30 anos entre Rússia, Ucrânia e o Ocidente? Os russos, sem nada para fazer, simplesmente “invadiram para tomar terras”?

Já deu disso…

Fernando
Fernando
Responder para  737-800RJ
2 meses atrás

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Fabio
Fabio
Responder para  737-800RJ
2 meses atrás

Só faltou vc puxar a cadeira pra cerrar um copo de cerveja na mesa de bar que o nosso glorioso líder propôs pra discutir o fim da guerra.

Walsh
Walsh
Responder para  Bueno
2 meses atrás

Hahahahaha, realmente nada dá mais lucro que vender petróleo a baixo preço e gastar metade do orçamento federal em armas para serem destruídas.

Impressionante como o povo não aprende, continua acreditando que se enriquece destruindo riqueza.

Esse aumento do PIB russo é absolutamente artificial, bancado basicamente pelo aumento de gastos do Estado russo com armas. Mas fazer o que né? Se tem quem acredite que queimar dinheiro enriquece não sou eu que vou tentar explicar como a economia funciona de verdade.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Walsh
2 meses atrás

EUA não estão longe do gasto da Rússia, em percentual do orçamento. A sorte é que ele controla o dólar. Orçamento total dos EUA é de 7 trilhões de dólares mas eles arrecadam 5 trilhões (orçamento militar dos EUA é de quase 900 bilhões mas aí não entram na conta muitas outras coisas relacionadas a parte militar, quase dobrando os gastos militares). EUA têm déficit anual de 2 trilhões. A dívida dos EUA em relação ao PIB é de 99% (o gasto para pagamento de juros dos EUA são maiores que os gastos militares oficiais) e a dívida da Rússia é de menos de 20%. Quem pode gastar mais? EUA não tem inflação alta porque exporta a inflação para os países que usam o dólar, por isso que estão tentando sair dos pagamentos em dólar, além de EUA usarem o dólar como arma financeira. Ter 2 trilhões anuais em déficit só é viável enquanto todos estão usando o dinheiro que você imprime. Veremos até quando.

Kayron
Kayron
Responder para  Rafael Aires
2 meses atrás

A dívida dos EUA em relação ao PIB é de 123%.

fewoz
fewoz
Responder para  Walsh
2 meses atrás

Pouco importa aos russos se é artificial. O importante pra eles é que a economia está crescendo. Aliás, nada muito diferente dos EUA, que vivem com suas guerras eternas.

Cassini
Cassini
Responder para  Walsh
2 meses atrás

Ué, o FMI tá errado então?

O FMI virou comunista? Virou núcleo de propaganda russa?

Se o pessoal de uma das principais organizações financeiras internacionais não entende de economia, então nos brinde com teu amplo conhecimento de economia.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bueno
2 meses atrás

PIB em paridade de poder de compra, com a inflação e as taxas de juro altas…

tem este resultado da Rússia ocupar os primeiros lugares e países como a Suíça ou os Países Baixos serem dos piores…

Bosco
Bosco
Responder para  Bueno
2 meses atrás

Na sua lógica distorcida o poste é que deveria mijar no cachorro.

Bueno
Bueno
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Não tem nada distorcido Boscão! Eu achava que a Russia iria quebrar , com sanções e forte apoio da OTAN que esta sustentado a Ucrânia , isto não ocorreu , isto é Fato.

O Que eu , mero espectador deste conflito observo e pergunto, deu muito certo a ideia de colocar a Ucrania na OTAN ?
Quanto esta custando isto para a Europa para o mundo?

Não sou torcedor de Ucrânia , Rússia , China Israel ou EUA , é uma guerra idiota , que iniciou em 2014 , e antes de 2014 esta guerra já ocorria no campo da diplomacia, eles OTAN e Rússia deveriam ter conseguido o caminho da paz com o apoio da tão falada e promovedora da “paz” ONU.

A Europa não passou 1 século sem Guerra, a grande maioria das suas guerras ocorreram em função de expansionismo e invasões e Invasões , por algum iluminado que surgia ! e Isto é também é fato.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Bueno
2 meses atrás

Que a Invasão da Ucrania foi um erro, foi, mas ver o pessoal dizendo que a Russia ia falir em Junho de 2022 foi hilário

Mende
Mende
Responder para  Bueno
2 meses atrás

Foram os Europeus que invadiram e assassinam Ucranianos???
E estes títulos e textos , que mais parecem escritos pelos próprios Russos e Chineses, são cómicos, quase que se acredita, que Russos e Chineses, querem a paz e o bem de todo o mundo.
E essa insistência do PPP,vê só porque PIB e PIB total, não dá jeito, não é?
Por muito que estejam a crescer mais, actualmente, no caso dos Russos e os Chineses á já muitos anos, as duas maiores economias do mundo são EUA e UE, ou 1a e 3a.

NBS
NBS
Responder para  Bueno
2 meses atrás

A economia russa demonstra resiliência e capacidade de desempenho em meio ao desafio de sustentar uma guerra de alto impacto contra um país apoiado por grandes economias e pela principal aliança militar global. A Rússia tem concentrado seus esforços em exportações de energia, ajustes cambiais e controle de capital, substituição de importações e incentivo à produção interna, além de gastos públicos e industrialização militar. Esses mecanismos resultaram em um crescimento de 3,9%, com China e Índia como os maiores compradores dessas exportações.

Esses países aproveitam os preços competitivos do petróleo e gás russos para fortalecer suas indústrias, competindo com as economias que impuseram sanções. A Rússia possui elementos-chave para manter sua posição de destaque, como vastos territórios agrícolas, depósitos ricos em minérios, gás e petróleo, além de uma base industrial – incluindo o setor militar – que não foi profundamente impactada pelo neoliberalismo, ao contrário do que ocorreu em muitos países emergentes sob influência do FMI e do Banco Mundial.

Desde 2014, com a primeira onda de sanções, a Rússia implementou políticas de substituição de importações, promovendo a indústria local em setores como eletrônicos, peças automotivas e medicamentos. Além disso, intensificou laços com países que não aderiram às sanções, como China, Índia, Turquia, Irã e países da América Latina, mantendo o comércio ativo e importando tecnologias e produtos farmacêuticos desses parceiros.

Outro ponto de destaque é o sistema financeiro e a desdolarização. Para reduzir a vulnerabilidade ao sistema financeiro dominado pelos EUA, a Rússia promove o uso do rublo e de outras moedas locais, desenvolvendo o sistema de pagamentos SPFS como alternativa ao SWIFT. O país também incentiva o desenvolvimento de software e soluções tecnológicas, avançando em áreas como segurança cibernética e inteligência artificial, com apoio estatal e investimentos em pesquisa. Nesse contexto, o BRICS se coloca como uma plataforma importante nas estratégias da Rússia.

Grandes desafios são impostos, e resta saber se os gastos públicos em regime de guerra poderão ser sustentados pelos superávits nas exportações de energia.

Bigliazzi
Bigliazzi
2 meses atrás

Sempre que vejo essas matérias lembro do clássico livro: Como mentir usando estatistica.

Segundo o texto, Alemanha e Índia contribuirão com um pouco menos de 2% (em suas respectivas economias) no crescimento do PIB Mundial nos próximo 5 anos.

PIB e População da Alemanha: US$4,45 trilhoes de dólares e população de 84.5 milhões .

PIB e População da Índia: US$3,55 trilhões de dólares e população de 1.455 bilhões

2% de 4.45 é mais do que 2% de 3,55???

Quem vive melhor? Alemães ou Indianos? Qual PIB será maior daqui a 5 anos? Segue o jogo, como não lembrar de nossa aula em que o termo “sofisma” foi amplamente discutido e entendido há 40 anos atrás nos bancos da Universidade de Economia.

Jose
Jose
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Bigliazzi você está pedindo demais, querer que alguns façam esse exercício de raciocínio para descobrir quem vive melhor, é muito complicado, não teria uma opção mais fácil?

fewoz
fewoz
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Exatamente. Irá demorar muito para que países como Brasil ou Índia alcancem um nível razoável de desenvolvimento. Eu diria que, devido a seus graves problemas estruturais e enormes populações, jamais alcancem o nível de vida da Alemanha, por exemplo. A própria China irá demorar muito. Uma hora ela não terá mais para onde crescer.

Iran
Iran
Responder para  fewoz
2 meses atrás

Existem sensos que dizem que a população chinesa irá alcançar 500 milhões de habitantes (menos da metade da população atual) antes do final do século se o padrão de decrescimento demográfico se manter mais ou menos como está, é mais ou menos essa a forma que a China vai encontrar de manter uma qualidade de vida igual do Ocidente, priorizando a qualidade sob a quantidade.

Wagner
Wagner
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Qual é o tamanho da população da Alemanha e da Índia? Comparação contraproducente.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 meses atrás

Eu li uma notícia que o banco central da Rússia aumentou sua taxa de juros, a maior taxa dos últimos 30 anos.

E também vi uma entrevista polêmica do presidente da Rostec comentando sobre sua preocupação em relação a inflação e o comprometimento da economia civil devido a questões “externas”.

Mas se a matéria diz que está tudo bem. Segue o baile.

Alexandre Galante
Responder para  Antunes 1980
2 meses atrás
Walsh
Walsh
2 meses atrás

Gente não tem nenhum segredo nem magica, PIB mede gasto, portanto se o Estado começa a gastar adoidado cria um aumento do PIB. Só que não é sustentável por que nenhuma riqueza esta sendo criada e sim destruída.

Mas nem adianta tentar explicar isso para quem acredita que gasto enriquece, que imprimir dinheiro gera riqueza e que é possivel aumentar a sua divida ao infinito.

Heinz
Heinz
Responder para  Walsh
2 meses atrás

É difícil pra essa galera entender, mas não da pra esperar muito de um pessoal que acha certo o que a Rússia está fazendo com a Ucrânia. É tipo o crescimento do PIB brasileiro, o PIB cresceu, mas a dívida pública aumentou em muito e o custo de vida do brasileiro é altíssimo.

fewoz
fewoz
Responder para  Heinz
2 meses atrás

O Brasil consegue ser ainda pior que Índia, China ou Rússia: estes três, apesar de não terem nível de desenvolvimento da Suíça, ao menos exibem crescimento em alguma área (de IDH, tecnologia, educação, militar ou qualquer outra). Já o Brasil, onde avança? São décadas que o país dá voos de galinha. O que foi conquistado de significativo nos últimos 34 anos?

BraZil
BraZil
Responder para  fewoz
2 meses atrás

Fundo eleitoral, divisão societária, investimento público em propaganda, aumento exponencial da dívida pública, criação de uma massa de manobra de acéfalos encabrestados e expansão de nossa “democracia” em número de legendas etc. Sinceramente, prefiro os métodos das “democracias” Russa, Chinesa e Indiana. Eles planejam (projeto), executam (método) e prosperam (resultado).

fewoz
fewoz
Responder para  BraZil
2 meses atrás

É isso. E olha que a Índia é colcha de retalhos. Uma democracia problemática.

Bosco
Bosco
Responder para  Heinz
2 meses atrás

Para os adoradores de ditadores é impossível aceitar que algum povo não queira estar tendo suas costas chicoteadas por um ser iluminado.
Eles simplesmente desprezam a liberdade em nome de uma falsa igualdade .
Quem se opõe a ser servo de um regime que só visa o bem comum , na cabeça deles, só pode estar sendo obrigado a fazê-lo por forças malignas.
Seria cômico se não fosse trágico.

Esteves
Esteves
Responder para  Bosco
2 meses atrás

A ditadura do proletariado + a ditadura do campesinato. Não se trata de 1 ou 2 ditadores.

Esteves
Esteves
Responder para  Walsh
2 meses atrás

Qual é a dívida pública da Rússia? Quanto e quanto custa para o estado rolar essa dívida?

JuggerBR
JuggerBR
2 meses atrás

Conta pro jovem soldado russo, recém convocado, prestes a ser enviado pra lutar na Ucrânia, que seu país é a quarta economia do mundo…
Certamente ficará muito feliz…

Zorann
Zorann
Responder para  JuggerBR
2 meses atrás

So esqueceu que soldados russos convocados não podem ser enviados para a Ucrania. Isso só pode acontecer em caso de declaração de guerra.

deadeye
deadeye
2 meses atrás

Quem escreveu isso, precisa de uma aula de economia. O PIB PPP, não é metrica usada para comparar economias.

Esteves
Esteves
Responder para  deadeye
2 meses atrás

Claro que é. É uma régua.

marcelo
marcelo
2 meses atrás

Alguém ja presenciou o dia a dia , de uma pessoa aqui no Brasil, ela tem carro carro, casa cara, vivem aparecendo em festas, com roupas novas, e saem em fotos , tomando Champagne , e baladas, mais na realidade em casa, comem pão com margarina e tomando café na janta. E igual a Rússia para o mundo eles estão bem, mais internamente o POVO, está passando fome e necessidades internamente.E uma hora este Glamour acaba .

Iran
Iran
Responder para  marcelo
2 meses atrás

Passar fome é exagero eu diria, mas está bem longe desse milagre econômico que tão tentando passar tbm.

Esteves
Esteves
Responder para  marcelo
2 meses atrás

Tu vive na Rússia?

José 001
José 001
Responder para  marcelo
2 meses atrás

Fonte?

Esteves
Esteves
Responder para  José 001
2 meses atrás

Cirilico?

Groosp
Groosp
2 meses atrás

O crescimento é sustentável? Não! Fim de papo.

Esteves
Esteves
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Evidentemente que sim. Lá sempre foi. Pergunta aos franceses, alemães, americanos…

groosp
groosp
Responder para  Esteves
2 meses atrás

Quando a França e a Alemanha estiveram nessa situação durante o pós guerra?

José 001
José 001
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Pode mostrar suas fontes?

Bosco
Bosco
2 meses atrás

Sem dúvida nenhuma o maior estadista da história esse Putin.
Um verdadeiro “jênio”.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Bosco
2 meses atrás

A “Genialidade” é toda dos democratas americanos…Putin é um populista autoritário que sabe tirar proveito da situação.

Esteves
Esteves
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Ele faz a mesma coisa que os sionistas fazem. Por que ele é o diabo e o sionismo é santo?

Bosco
Bosco
Responder para  Esteves
2 meses atrás

Me responda você.

Esteves
Esteves
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Tu pedes minha resposta…significa que minha pergunta faz sentido: Por que sionistas ocupam terras alheias?

Historicamente desde as Tribos de Israel e Judá existe o desejo transformado em missão religiosa de ocupar aquelas terras…e até mais terras no Iraque, Egito e…naqueles anos do Primeiro Levante terra sobrava. Mas o inimigo era outro ou os mesmos…persas e mesopotamios?

Recentemente em 1948 criaram o estado moderno de Israel. Para judeus e árabes judeus que (árabes) não sendo europeus vêm sentindo a ira de Deus.

Alah não tem face. Ou nome.

Fato. Sionista pode. Com a benção do pai europeu.

Fato. Russo não pode. Com a queda de Constantino eles ficaram com o lado ortodoxo não europeu.

Logo…a briga de Deuses e Imortais segue sem vencedores. Apenas com derrotados.

Bosco
Bosco
Responder para  Esteves
2 meses atrás

Sua retórica é muito profundamente e vai além da minha capacidade intelectiva.
Vc parece levar muito em conta a aprovação europeia ou não para considerar tal coisa legitima ou não.
Direito seu.
Pelo visto vc considera legítima a demanda do Putin e o meio utilizado (ataque , assassinato e destruição) contra um país vizinho que nunca jogou uma pedra na Rússia.
Deve considerar também que a força é um meio legítimo de se adquirir e ampliar território haja vista as área ucranianas ocupadas pela Rússia e que não provocam nenhuma manifestação de desaprovação de sua parte.
Partindo fo seu entendimento que expus acima vejo com estranheza vc não considerar legítimo o Estado de Israel tendo em vista que foi uma conquista militar do RU na PGM que venceu o Império Otomano. * Se a Rússia pode o RU também pode.
Em vista disso , do seu entendimento sobre politica internacional, era legítimo ao RU dispor da região onde agora está o Estado de Israel e outros, por simples analogia. O Mandato Britânico era válido.
Partindo também do seu entendimento, se vc considera o modus operandi russo (atacar cruelmente um povo que nunca fez mal à Rússia) legítimo muito mais devia considerar legítimo o modus operandi israelense que responde atacando um povo que o ataca diariamente há décadas de todas as formas imagináveis.
Ao contrário da Rússia, do qual vc apoia o método de atacar um povo pacato, Israel responde na mesma moeda sós que lhe atacam.
Ah! Mas Israel mata mais civis… vc dirá
Bem! Aí é questão de competência ofensiva e defensiva e não de métodos.
Os métodos dos palestinos e israelenses são praticamente idênticos mas a competência emnpô-los em prática é diferente.
Eu, diferente de você, e agora respondendo sua pergunta inicial, considero o Putin o o diabo por conta dele ter atacado e massacrado um povo pacífico e considero os israelenses santos por estarem agindo legitimamente contra um agressor cruel que despreza qualquer civilidade e que está pagando um preço de suas ações tomando do próprio veneno.

Esteves
Esteves
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Sarcástico.

Eu não sou retórico.

Eu não disse que pode. Eu perguntei porque o sionismo, criado pelos europeus, pode fazer o que a Rússia faz e a Rússia não pode.

Evidentemente essa disputa por regiões religiosas carrega uma cisão da igreja. 100 anos de ocupação cruzada em Jerusalém X 600 anos de ocupação muçulmana ainda pesam nos travesseiros.

Judeu…não é todo Judeu que apoia o sionismo ou Estaríamos defendendo a existência do país mórmon, país luterano, país maçônico, país xintoista, país batista…dando a cada um deles o direito que o europeu deu ao sionismo de:

*expulsar árabes não judeus embora a criação do Estado de Israel em 48 tenha incluído também judeus não europeus
*invadir a Palestina Histórica
*fazer guerra nas colinas
*fazer de conta que não apoia os assentamentos e ocupações

Bosco,

Tu não apoia o MST.

Bosco
Bosco
Responder para  Esteves
2 meses atrás

A bem da verdade considero xenofobia e islamofobia os que cobram civilidade apenas de Israel e não dos palestinos.
É como se enxergassem estes não como seres humanos plenos capazes de superar seus instintos primitivos mas somente o Ocidente e Israel são criticados por suas ações e instados a serem mais racionais e civilizados.
É como se dissessem: vcs palestinos são bestas desumanas e lhes é permitido qualquer tipo de atitude , por mais execrável que seja; já os israelenses são intelectualmente e moralmente mais evoluídos e devem se comportar como esperamos do comprtamento de seres evoluídos.
Pra mim esse tipo de pensamento é xenófobico e preconceituoso.

Esteves
Esteves
Responder para  Bosco
2 meses atrás

Bosco,

Palestina. Tudo ali é Palestina Histórica. Judeu é palestino, não a Palestina que vendem hoje mas a Palestina relatada e contada desde os gregos antigos.

Persas e Mesopotâmios fizeram referência às Tribos de Judá e Israel na Palestina.

A Europa criou o Estado de Israel. Antes, a Europa havia criado o sionismo. Sob os olhares da igreja.

Igreja que rachou na Turquia moderna e contesta a visão ortodoxa.

Eu não conheço civilização persa ou judia. Só não gosto dos MST da vida e…por que a Europa tolera os xiitas? Porque muçulmanos unidos dão um trabalho danado. Melhor empurrar os sionistas neles.

Nota da moderação:
Pessoal, por favor focar no tema da matéria.
Não nos obriguem a apagar demais comentários.
O aviso vale para todos!

José 001
José 001
Responder para  Bosco
2 meses atrás

ChatGPT pode te ajudar a criar uma resposta.

Kkkkkkk

Esteves
Esteves
Responder para  José 001
2 meses atrás

Muito bom esse IA.

Bosco
Bosco
Responder para  José 001
2 meses atrás

A qual pergunta? Não fiz nenhuma?

Maurício.
Maurício.
Responder para  Esteves
2 meses atrás

“Ele faz a mesma coisa que os sionistas fazem. Por que ele é o diabo e o sionismo é santo?”

É porque o Putin não faz parte do “povo escolhido”! Rsrsrs.

Esteves
Esteves
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

Faz. Mas é ortodoxo. Não vale.

Zorann
Zorann
Responder para  Bosco
2 meses atrás

O Biden ganha disparado!

Gabriel BR
Gabriel BR
2 meses atrás

A Divida pública russa é pequena , e eles sabiamente estão usando o espaço fiscal para turbinar as demandas da indústria nacional e substituir as importações de bens de consumo europeus e americanos …os russos possuem autossuficiência energética e de commodities estratégicas que confere uma cadeia de insumos estável e barata para a Industria local gerando uma vantagem que poucos países no mundo podem sonhar em ter. A verdade é que a Guerra criou um arranjo politico interno na Rússia que é um verdadeiro milagre. Os democratas americanos criaram uma conjuntura em que os oligarcas russos , encurralados , se viram obrigados a mobilizar mundos e fundos para viabilizar as ambições do Putin por questão de sobrevivência . Os americanos destruíram a segurança energética da Europa inviabilizando a indústria na UE e gerando desemprego, pobreza e o ressurgimento do nacionalismo radical de Direita e sentimento antiamericano. Viva Biden!

deadeye
deadeye
Responder para  Gabriel BR
2 meses atrás

Enquanto isso o preço do gás natural na Europa, está menor do que em 2022.

https://tradingeconomics.com/commodity/eu-natural-gas

Iran
Iran
Responder para  Gabriel BR
2 meses atrás

O sentimento anti-Rússia na Europa é muito maior do que o sentimento anti-EUA, inclusive o fracasso da Nova Direita europeia anti-EUA se mostrou nas eleições, essas ideologias tem muito gogó na internet, mas na vida real o mundo é outro.

Esteves
Esteves
Responder para  Gabriel BR
2 meses atrás

Pode piorar. Para os americanos.

Emmanuel
Emmanuel
2 meses atrás

Vamos lá…

O IDH da Rússia em 2021 era de 0,822 e o Brasil 0,766.
Em 2023 o IDH brasileiro era de 0,760, ou seja, caiu 0,006 em relação a 2021. Não se sabe o IDH russo de 2023, mas provavelmente é melhor do que o nosso.

O PIB russo em 2023 era de U$ 1,86 trilhão de dólares. E uma população estimada em 146 milhões de habitantes. O PIB brasileiro em 2023 era de U$ 2,17 trilhões de dólares. E uma população estimada em 212 milhões de pessoas.

Em dezembro de 2023 o Brasil aparecia na posição 88 de maior pagador de imposto de renda. A Rússia na posição 131.

Comparado Brasil e Rússia, nós temos um IDH menor, um pib per capita menor, pagamos mais impostos que eles, mas quem está mal é a Rússia.
Claro.

Iran
Iran
Responder para  Emmanuel
2 meses atrás

Geralmente as comparações com a Rússia usam países da UE como métrica, já que o grande objetivo russo é se tornam uma grande potência regional, comparar com o Brasil que é um país irrelevante nesse sentido não é métrica.

Esteves
Esteves
Responder para  Iran
2 meses atrás

Regional? A Rússia é uma grande potência aeroespacial, tecnológica, científica, militar…e comem caviar.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Iran
2 meses atrás

Acho que você não viu que a Rússia mais se parece economicamente com o Brasil do que com parte da Europa.
Tirando os países do Leste, não há como fazer comparações entre Rússia e Europa Ocidental.
Como você vai comparar a Rússia com uma Alemanha, por exemplo.

Iran
Iran
Responder para  Emmanuel
2 meses atrás

A Rússia é um país com ambições globais, tem um passado de super potência extremamente recente, não faz sentido tentar comparar com o Brasil ao meu ver, nunca tivemos nada disso.

Esteves
Esteves
Responder para  Emmanuel
2 meses atrás

Palavras do Professor Camargo:

– A Constituição de 88 é um marco civilizatorio.

Palavras do Doutor Ulisses:

– O dinheiro é do povo.

Na Rússia o dinheiro paga tecnologia, pesquisa, desenvolvimento, ciências, crescimento, defesa, educação, saneamento, guerra, habitação, saúde…

No Brasil o dinheiro paga o povo.

Carlos
Carlos
2 meses atrás

Ironia e comédia são descritos nos comentários, mas nunca ninguém conseguiu demonstrar o porquê de putinetes e russetes demonstrarem muita preocupação com o “Ocidente” por estes estarem a quebrar devido às sanções que aplicam à Rússia. Estas preocupações só me fazem rir.

Esteves
Esteves
Responder para  Carlos
2 meses atrás

Sinceramente…existem os velhos comunistas que pretendem a Rússia Terrestre até as portas da Alemanha. É a fronteira que querem.

Ficam nesse jogo de empurra. Roma empurra o poder para o Oriente…ortodoxos empurram de volta.

Hoje se encontraram na Ucrânia. Em outras datas na Polônia…Polônia essa que ficou com 25% do território alemão.

Europeu é bem esquisito.

José 001
José 001
Responder para  Carlos
2 meses atrás

“Não entendi foi nada do que disse! ” kkkkk

Carlos
Carlos
Responder para  José 001
2 meses atrás

Só sei que este não sou eu.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 meses atrás

O FMI usa dados fornecidos pelos bancos centrais dos paises que são listados para fazer a lista, ou seja, o banco central dos EUA fala para o FMI como está sua economia, o da China idem, do Brasil e por ai vai.

Acontece que na maioria dos outros paises orgão civis sem relação com o governo podem auditar esses dados e realizarem investigações para saber como realmente anda a economia desses paises.

no caso da Russia ninguem audita os dados dela, e ela fornece dados incompletos, comparado a outros paises, então ja viu…

José 001
José 001
Responder para  Victor Filipe
2 meses atrás

Pode comprovar com fontes sérias ou é só opinião sem fundamento?

profyler
profyler
Responder para  Victor Filipe
2 meses atrás

Calou a boca.
É o que eu sempre falei. Não da mais pra confiar nos numeros que a Russia fornece. O aumento da inflação é visivel e incompativel com que a economia RUssa apresenta ao mundo. Mas deixa eles pensarem que esta tudo bem.

Omar
Omar
2 meses atrás

Evidente. Tota economia está virada para Guerra, agora vai ter um ‘bum’ de crescimento e logo após uma crise sem precendentes. Toda força de trabalho de demais setores estão sendo retiradas e estão perdendo milhares de trabalhadores no front, isso tem consequências grandes. É o básico de economia, claro, o contrário da ‘economia socialista’.

Mr. Guará
Mr. Guará
2 meses atrás

E toma propaganda russa por goela abaixo. O índice mencionado “GDP per capita, PPP”, analisa a produção nacional calibrada pelo preço interno dos produtos. O problema desse índice é que por ter bases de comparação diferentes entre países (preço interno, inflação divulgada, etc) a comparação fica descalibrada, por exemplo, se eu usar bananas vendidas no BR, elas terão um preço muito menor que as vendidas nos EUA, pois eles não são um grande produtor de bananas. Desta forma, tem que selecionar a base de produtos originários daquele país, tornando a comparação entre países algo que não informa muito. A melhor forma de se usar esse índice é para analisar se um país está crescendo comparado com ele mesmo, desta forma se elimina a questão das bases diferentes. Agora, analisando a própria Rússia, se percebe uma grande ampliação da sua base de produção, pois praticamente transformou sua economia em uma economia de guerra, e devido aos embargos, que forçam a produção interna, porém geralmente é mais caro e tem menos qualidade.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
2 meses atrás

Tomando chai(chá preto russo) enquanto o pessoal do fórum se espanca 😆

Andromeda1016
Andromeda1016
2 meses atrás

Há décadas a Rússia se prepara para uma guerra com a OTAN logo não foi pega de calças curtas por este conflito. Quem foi pega desse jeito foi a Europa que junto com a Ucrânia, são os grande perdedores de fato. Quanto aos gringos, eles deram o empurrãozinho que o mundo estava esperando para iniciar a debandada do sistema financeiro montado por eles para controlar o mundo. As pessoas aprenderiam muitas coisas sobre a verdadeira fase da geopolítica mundial de lessem de volta os jornais que circularam no início da guerra.