brics-pay-app

A aliança BRICS revelou a demonstração da sua aguardada plataforma de pagamento, BRICS Pay, enquanto se prepara para a cúpula pós-expansão em Kazan, Rússia, que ocorrerá de 22 a 24 de outubro. Sob a presidência da Rússia, o grupo busca alternativas às estruturas financeiras dominadas pelo Ocidente. Anton Siluanov, Ministro das Finanças da Rússia, destacou a necessidade de uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI), criticando a influência política dos EUA sobre a instituição. Com os BRICS representando 37% da economia global, o BRICS Pay visa reduzir a dependência do dólar americano.

O BRICS Pay é apresentado como um sistema essencial para os países que buscam independência financeira. Autoridades chinesas também destacaram seu potencial para facilitar transações entre as nações membros, promovendo relações econômicas mais fortes e reduzindo a necessidade do dólar. A plataforma, que é descentralizada, também serve como alternativa à rede SWIFT, predominante na Europa. O conceito de um sistema de pagamento unificado pelos BRICS vem sendo trabalhado desde 2019. Para isso, o Grupo de Trabalho de Pagamentos dos BRICS foi criado em 2020, com o objetivo de desenvolver uma plataforma que atenda às necessidades financeiras específicas dos países membros.

No Fórum Empresarial dos BRICS, realizado no Centro Internacional de Comércio de Moscou, as capacidades da plataforma foram reveladas. O evento mostrou as tecnologias que suportam o BRICS Pay, que visa facilitar transações como remessas e pagamentos no varejo. O BRICS Pay surge em um momento em que diversos países sancionados pelos EUA estão promovendo esforços de desdolarização, oferecendo uma nova forma de conduzir transações internacionais. A plataforma também poderá desempenhar um papel importante em iniciativas internacionais, como a Iniciativa do Cinturão e Rota da China (BRI), servindo como uma ferramenta essencial para a liquidação de transações comerciais e de investimento.

O lançamento do BRICS Pay ocorre após a recente expansão do bloco, que agora inclui Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia. Líderes como Vladimir Putin e Xi Jinping estão à frente dos esforços para reduzir a dependência global do dólar. Apesar do crescimento do BRICS Pay, o dólar americano ainda mantém sua posição dominante nas finanças globais, com cerca de 60% das reservas globais e 64% das dívidas globais denominadas em dólares. Contudo, a incerteza nas eleições presidenciais dos EUA pode aumentar a busca por alternativas ao dólar, como o BRICS Pay.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

260 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Moita Jr
João Moita Jr
2 meses atrás

Com esses movimentos, o dollar fica cada vez mais irrelevante. É isso que acontece quando um pais transforma a sua moeda em arma. Infelizmente não vejo o Brasil o suficientemente maduro para se beneficiar dessas mudanças.

Abs

marcos
marcos
Responder para  João Moita Jr
2 meses atrás

Brasil e Índia só atrapalham o BRICS.

Joanderson
Joanderson
Responder para  marcos
2 meses atrás

Índia é uma potência em todos os aspectos, o problema é que os indianos têm agenda própria,já o Brasil é África do Sul eu concordo.

Felipe
Felipe
Responder para  Joanderson
2 meses atrás

O Brasil é estratégico pelos seus recursos naturais e exportamos muitos alimentos, e isso só utilizando 8% das suas terras cultiváveis.Subestimam muito a importância real que temos perante os grandes países.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Felipe
2 meses atrás

correto

David Soares
David Soares
Responder para  Felipe
2 meses atrás

Pensa no médio/longo prazo.
Áreas na Rússia que antes estavam congeladas já começaram a descongelar. E essas áreas tem enorme potencial agrícola! Há outros exemplos de áreas com potencial agrícola na Europa e Ásia que estão descongelando.
Brasil se tornará irrelevante nesse aspecto nos próximos 20-50 anos e estamos apostando todas as nossas fichas que nossas commodities agrícolas perdurarão e serão essenciais para o mundo. Precisamos urgentemente diversificar.

Ianiv
Ianiv
Responder para  David Soares
2 meses atrás

A Russia tem uma crise demografica irreversivel, a tundra, mesmo com degelo, nao e fertil. Isso fora as sancoes. Soma-se a isso tensoes separatistas.

Macgaren
Macgaren
Responder para  marcos
2 meses atrás

Brasil com certeza kkkkk

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  marcos
2 meses atrás

Conheça mais a Índia. Chego a dizer que os chineses temem mais a Índia do que muitos outros países.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  marcos
2 meses atrás

Bem… a origem do termo BRIC era sobre os países “baleia”. Grande território e grandes reservas de recursos naturais, economia industrializadas, grandes populações e capitalismo periférico. Nenhum deles faz parte do G7, por exemplo.

Os EUA também seriam um “país baleia” mas centrais no capitalismo, liderando o G7.

Sem surpresa, o peso asiático é enorme e a África continua com pouca importância no capitalismo mundial

o grupo dos BRICS foi um arranjo político visando a integração econômica destes países que correspondem á praticamente 1/3 da economia do mundo e continuam ignorados pelo sistema capitalista.

A África do Sul foi incluída para mostrar a importância do continente africano na composição deste capitalismo periférico.

O arranjo do BRICS se tornou necessário pelo esvaziamento do G20.

Todos os membros fundadores do BRICS fazem parte do G20 mas não do G7. O BRICS está se tornando o G13.

espero que tenha ficado claro para você agora.

João Augusto
João Augusto
Responder para  marcos
2 meses atrás

Que comentário mais estapafúrdio.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Moita Jr
2 meses atrás

Então… em Bretton Woods, Keynnes sugeriu um sistema de pagamento mundial para o comércio exterior baseado em uma moeda virtual que serviria de reserva internacional. Os países usariam as suas próprias moedas que seriam convertidas para um título virtual cuja cotação seria ajustada pelo valor de uma cesta de moedas… ele sugeriu inicialmente o dolar e a libra, Ele era contrário ao padrão ouro

Venceu a proposta do Secretário de Tesouro dos EUA de usar o dolar conversível em ouro. Este modelo existiu por 40 anos, quando os EUA abandonaram o padrão ouro. Praticamente nada mudou até que a partir da Guerra ao Terror, os EUA via DoJ passou a usar o dolar como meio de política externa.

O ponto de virada foram as sanções sobre a Venezuela.. aquele ponto acendeu o alerta amarelo. As sançoes contra a Russoa desestabilizaram a confianaç no dolar como reserva internacional

Não faz sentido trocar o dolar por outra moeda… por isso, o caminho parece resgatar a sugestão de Keynnes ajustada para um novo cenário.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Se as sanções são uma arma americana, agora o tiro está saindo pela culatra.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Renato B.
2 meses atrás

Concordo… quanto os EUA aplicaram as sanções contra a Venezuela, congelando os ativos depositados em bancos nos EUA e na Inglaterra e depois transferindo a administração para Guaidó, comentei aqui na trilogia que era um erro usar o dolar como meio de política externa…

As sanções contra a Rússia confirmaram que a questão do dolar já tinha subido para outro patamar e a confiança internacional irremediavelmente comprometida.

Francisco
Francisco
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Caminho é liberdade econômica, se centralizar poder funcionasse a potencia atual seria a URSS e não os EUA, Keynnes frassou.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Neste tema, o problema é outro. Até o começo da II Guerra, a moeda usado no comércio era a libra lastreada em ouro. Isso simplificou o comércio porque permitiu aos países fazer reservas em libras.

Após a II Guerra, passou a ser o dolar. O FMI foi criado como última instância para sustentar o credito no comércio exterior.

O sistema funcionava bem enquanto havia confiança internacional no dolar… que funcionava como moeda nacional e moeda de comércio exterior…

A maioria das crises financeiras ocorre quanto os bancos interrompem os financiamentos de importação/exportação ou quando um país fica sem divisas (dolares), como aconteceu com o Brasil no passado e está acontecendo na Argentina agora.

Muitos países já estão usando comércio em suas moedas locais, inclusive o Brasil com a Argentina, China e com a Rùssia na importação de petróleo e derivados.

o colapso da URSS teve o problema do abastecimento de produtos de consumo, já que substancial parte dos recursos eram usados para manter o sistema militar soviético, depois teve os enormes custos envolvidos para remediar o desastre de Chernobyl e por fim, o evento desencadeador do colapso, foi a tentativa de golpe de estado tentado pelos militares da linha dura contra Gorbachev

O uso de um sistema alternativo ao dolar para o comércio exterior nada tem a ver com liberalismo, monetarismo ou política ortodoxas ou heterodoxas para controle de inflação, meios de produção ou sistema financeiro.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Keynes não fracassou… O mundo apenas mudou… Adam Smith com “sua mão invisível” está mais para esse Pix Brix que estão a criar.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Caro. Nem Keynnes era keynnesiano…. ele era mais esperto que isso. Ele observava o contexto em torno da situação e propunha a solução mais adequada para o problema

Recomendo ler uma boa biografia de Keynes. Recomendo o livro “Keynes x Hayek” que já li.

Bruno
Bruno
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Só cuidado com o viés politico e economico do autor do livro… Isso não quer dizer que o livro e o autor não são bons, mas não quer dizer que isso seja verdade… Dizer que Keynes não é keynesiano é verdade… Keynes formulou ideias no seu tempo e pessoas (autores, politicos, economicos e historiadores) formaram o pensamentoe Keynesiano… Saudações amigo….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bruno
2 meses atrás

Olá Bruno… um bom livro para entender Hayeh é o clássico “O caminho da servidão”… no prefácio ele deixa claro que é um livro sobre política. Sobre Keynes, gosto muito do “As consequência econõmicas da paz”. O Beluzzo talvez seja o maior especialista brasileiro sobre Keynes e escreveu um livro fininho “As Consequências Económicas da Paz
Livro por John Maynard Keynes”. Gosto muito. Aprendi muito

Na Amazon tem algumas biograficas de Keynes mas não posso recomendar sem ter lido

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

o Keynes nao era “keynesiano”… Ele era o Keynes autor de uma teoria que o poder intervencionista do estado poderia fazer com que a economia crescesse… Ele fez sucesso depois do crash da bolsa no início do século passado. Keynesiano é quem pensa como ele… Além do mais temos que deixar claro que o seu modelo econômico já foi ultrapassado por melhores teorias. Segue a vida podemos dizer que Keynes foi o mais comunista com vies de um governismo absolutista do que muito comunista famoso que já viveu na face desse planetinha

Francisco
Francisco
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

a solução proposta por ele fracassou.

a “analise” que vc faz não condiz com a realidade.

mas continue acreditando que isso é o caminho, só vai enfraquecer governo e moedas fiat assim

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Qual solução Keynes propôs para qual problema que deu errado?

Não existe isto de “Um solução proporsta por Keynes” como se fosse o cálculo da raiz quadrada de 49.

jairo
jairo
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

a cartilha ordena odiar keynes, Marx e outros teóricos que não se alinham ao neo-liberalismo.
Até mesmo faculdades de ciencias economicas deliberadamente não entram em autores “espinhosos”.
de qualquer forma, obrigado pelas indicações, professor.

Sds,

jairo

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  jairo
2 meses atrás

Olá Jairo.
Curiosamente, a pós-graduação em economia já considera o neoliberalismo de Reagen e Thatcher algo untrapassado, principalmente após a crise de 2008.

As teses disponíveis na área de economia são bem legais.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Olá professor,
Pelo que estão comentando nos meios especializados é que será 40% ouro e 60% cesta de moedas.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gabriel BR
2 meses atrás

Tem um artigo do Batista Jr comentando sobre o grupo de trabalha que vem discutindo esta proposta há bastante tempo. Além dele, existem economistas do mundo todo, inclusive o J.Sachs.

Uma das ideias seria compor o valor de referência desta moeda em torno das cinco moedas dos fundadores do BRICS (Brasil, Russia, Indias, China e África do Sul), que se chamaria R5 porque o nome das cinco moedas começam com R.

O nome não importa porque não será uma moeda comum, como o Euro.. cada páis continuará usando a própria moeda. é apenas uma planilha onde os valores seão registrado pela cotação da moeda virtual.. superávita aumenta a reserva desta moeda dos Brics.. deficit na balança comercal reduz o estoque desta moeda virtual

Uma das ideias é que a composição do valor seria proporcional à participação de cada país no PIB mundial… isso poderia ser fixou ou ajustado a cada ano.. existem muitas propostas, inclusive compor o valor desta moeda de referẽncia usando todas as moedas dos países do BRICS+, não apenas dos 5 fundadores….

por enquanto, é apenas o sistema de compensação..

o Swiif demanda que o pais importado converta sua moeda local em dolar, dai o banco cantral do país exportador coverte o dolar na moeda local..;;. este sistema faz a conversão direta da moela local do importador na moeda local do exportador

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Gabriel BR
2 meses atrás

Isso é impossível. Recomendo estudar o tema padrão ouro, do apogeu ao apocalipse. Não há ouro no Mundo (em reservas) para lastrear apenas a pujante economia norte americana.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

depende de quanto se vai pagar pela grama do ouro

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Marcos Bishop
2 meses atrás

Venha Meteoro… Venha rápido…

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Marcos Bishop
2 meses atrás

O ouro é uma comodities, não se paga mais ou se paga menos, ele vale pela suas qualidades intrínsecas e pela escassez. Tem o mesmo valor no Brasil, Moscou, New York ou Pequim… 1 grama de ouro é 1 grama de ouro… um metal raro, escasso, com características físico químicas especiais e idêntico em suas características no universo que conhecemos… Quem paga mais?????? o tamanho e a pujança da economia mundial não podem ser rastreadas pelo ouro que temos no mundo, nem em 40… Nem em apenas 5%. Recomendo se inscrever no ENEM, cursar o Curso de Economia e depois voltar para comentar esse post…. VENHA METEORO… VENHA RAPIDO… O que você disse em relação a “depender o que paga a grama do ouro” é como propor que façamos um pouso de uma nave com astronautas no Sol… Muito perguntaram… E o calor? Você dirá… Iremos a noite…

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Marcos Bishop
2 meses atrás

Vou mais além. O valor estimado do produto gerado ao ano no Mundo é de US$105.000.000.000.000,00 (105 Trilhões de Dólares)… Todas as reservas de ouro em poder dos bancos centrais do Mundo não chegam a US$2.5Trilhoes de dólares. Segue o jogo, a torcida pode até vaiar, mas o gol foi confirmado.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Keynes era um intervencionista de marca maior. Esse mundo do Keynes não existe mais. A teoria de Keynes está para a atualidade como a Teoria de David Ricardo estava para Keynes… O mundo muda…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Então… o capitalismo teve duas grandes depressões… 1870 e outra sem 1930.

Depois disso, por case 100 anos, ocorreram crises, recessões.. mas nenhuma depressão.

Em 2008 ocorreu uma grave crise que poderia ter desencadeado a terceira depressão econômica… as principais economias do mundo coordenaram as ações de seus banco centrais

Governos intervieram na economia, inclusive nos EUA.

Pois é.. o mundo muda

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Claro que intervém, mas isso não significa que os alicerces que sustentam os atuais modelos econômicos sejam destruídos. olhe o nosso dólar agora (R$/US$) a taxa está mais que R$5,00 por dólar… Porque? Porque os fundamentos da economia brasileira indicam que um controle orçamentário está sendo jogado pelo ralo e as apostas entre os mercados começam a pressionar por um fluxo de moedas saindo do Brasil… O que faz o nosso Governo? Avisa ao mercado: temos muitos dólares. Nesse aviso começa a fazer leilões de moeda estrangeira (dólares) ao mercado… E como a lei da oferta e procura tem o mesmo efeito da lei da gravidade (são irrevogável) quem quer comprar dólares os acha em abundância e a taxa cai… Ou não explode… Isso é um intervencionismo de governo… Acontece todo dia… No Mundo todo… Simples assim. As crises ( como a do subprime nos títulos negociados nos EUA no início desse século mostram as fraquezas dos sistemas, que aprendem com a crise e criam mecanismos de defesa para esse tipo de oscilação. Sempre teremos crises… E sempre uma “moeda forte destroem uma moeda fraca” destrói até mesmo o Pix do Brics

José
José
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Interessante que no governo anterior, o BC interveio e vendeu dólares, quando a cotação não era tão alta como agora. Acho que fatores políticos atuam juntos. O Brasil é um dos únicos países do mundo onde os passageiros torcem contra o piloto…

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Correto, mestre Camargoer

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

Ola Carvalho… pois é… Quantas vezes a gente já explicou isso aqui na trilogia? duas dezenas? acho que mais ou menos isso…

suponho que a audiência da trilogia vem crescendo e novas pessoas estão comentando.. isso é bom,, mas demanda explicarmos sempre a mesma coisa.

O pessoal antigo deve ficar irritado, mas confio na paciência e compreensão dos amigos.

Um abração.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

Vou mais além. Você lembra que a Grécia quebrou??? Lembro que o mundo acabou para os gregos??? Fui lá no ano passado… Troco a Grécia pelo Brasil facinho…

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

faça a correlação , por favor….

deadeye
deadeye
Responder para  João Moita Jr
2 meses atrás

Enquanto isso, só ontem o dolar representou 62% das transações mundiais.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  deadeye
2 meses atrás

caiu muito

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  deadeye
2 meses atrás

Há 50 anos representava 99%

Fabio
Fabio
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Não seria devido a grande guerra? Nenhum país ficou inteiro a não ser os EUA

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio
2 meses atrás

Não. Durante a II Guerra foi feita uma conferência em Bretton Woods, uma cidadezinha dos EUA, onde foi definido que o dolar seria a moeda de referencia para o comércio exterior e que os EUA manteriam um reserva de ouro como lastro da moeda.

Foi apenas uma decisão política
Poderiam ter escolhido qualquer outro modelo.. escolheram este

Fabio
Fabio
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

E por que escolheram a moeda errada na sua opinião, e por que outra moeda daria certo?

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  deadeye
2 meses atrás

Não atira na cara para não estragar o enterro… Hahahaha

deadeye
deadeye
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Eles não sabem que o dólar australiano e o dólar canadense é mais usado em transações do que o Yuan

Marcelo
Marcelo
Responder para  João Moita Jr
2 meses atrás

Isso será muito bom para o governo do Brasil no controle da inflação causada pela oscilação da cotação do dólar.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcelo
2 meses atrás

Creio que não.

A inflação tem muitas causas.. uma delas são os preços externos, como por exemplo do petróleo e combustíveis.. nos casos de uma crise externa, como uma guerra ou um boicote, os preços do petróleo aumentam. Mesmo que o Brasil possa importar usando outras moedas além do dolar, como reservas de euro ou mesmo moedas locais, como o rublo se for comprar da Rússia, os preços em si estarão mais ou menos alinhados no mercado internacional..

A principal vantagem é a flexibilidade para usar reservas em outras moedas.

Por exemplo, a Argentina tem reservas em renminbi (moeda chinesa) mas precisa de dólares para fazer os pagamentos ao FMI. Por isso ela depende de um swap com o banco central chinês…. e um sistema que possa usar outras moedas, a Argentina poderia usar suas reservas em moeda chinesa para cobrir as importações da China e usar os dólares para cobrir outros dívidas..

Esta flexibilidade decorre da existẽncia de uma câmara de compensação integrada.

a principal vantagem deste sistema é poder usar outras moedas no comércio com outros países e usar dólares com aqueles que continuarão usando a moeda dos EUA.

sergio 02
sergio 02
Responder para  João Moita Jr
2 meses atrás

Vc ainda mora nos EUA João ????
Se ainda morar eu imagino o tormento que deve ser pra vc !!!
Viver um um páis que vc não gosta, cercado por um povo que vc detesta, com uma ideologia que vc abomina. como e viver assim.
odiar o pais que o acolheu, que lhe deu um proposito, como e ????
Abs.

Mr. White
Mr. White
2 meses atrás

Ah, finalmente! A alternativa ao dólar que todo mundo estava esperando… ou pelo menos os países que não conseguem usar o SWIFT sem passar por sanções.

Com o BRICS lançando seu sistema de pagamentos, agora podemos todos confiar em uma plataforma que, se seguir o ritmo das reuniões do bloco, deve demorar uns bons anos pra funcionar direito.

Mas calma, é tudo pelo futuro “mais justo” das finanças globais… e talvez um pouco mais complicado também!

Abracos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mr. White
2 meses atrás

Você está equivocado.

A proposta é que cada pais pague e recebe em sua própria moeda por meio de uma câmara de compensação que usará uma moeda virtual cujo valor será ajustado pela flutuação do valor de uma cesta de moedas.[

A ideia é simples mas sua implementaçao complexa

Mr. White
Mr. White
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Esqueci que os foristas nao possuem mais entendimento de sarcasmo….

José 001
José 001
Responder para  Mr. White
2 meses atrás

Em outro post você disse que é nacionalista mas usa o nick Mr. White.

Isso também é sarcasmo?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mr. White
2 meses atrás

Olá Mr White (lembrei do filme do Tarantino)

de vez em quanto, eu ou outro colega entendemos o sarcamos ou a ironia… outras nãoi…

sarcamos e ironia depende muito da tonalidade e modulação da voz e, principalmente, do rosto e da comunucação corporal…

tem texto tão bem escrito que a ironia se perde… fica parecendo uma opinião tão bem argumentada que é preciso levar á sério.

pode ter acontecido isso…

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Você tem coragem de produzir 100 cadeiras, vender para a Rússia e receber em rublos??

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Então… esta é a quarta vez que vocẽ coloca o mesmo comentário… obviamente não entendeu

Uma empresa brasileira que exportar qualquer coisa ira receber em reais da instituição financeira que fez a transação. Do mesmo modo, se uma empresa brasileira importar algo, vai pagar à instituilção financeira usando reais..

Quem faz a transação em dolar com a instituição financeira no exterior é uma instituição financeira brasileira…

Outra opção é ir em uma agẽncia de câmbio ou em uma agência de viagens, comprar dólares, colocar em uma mala, pegar um avião e pagar diretamente para a empresa exportadora. Talvez o exportador peça para vocẽ fazer o cãmbio e pagar o boleto em moeda local

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

“Não atira pra não estragar…”

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Recebe em moeda nacional, nacional, moeda nacional…..recebe os pagamentos em moeda nacional, convertido….em moeda nacional….

para não esquecer…nacional….nacional ok…..?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

Ola Carvalho… também paga em moeda nacional, nacional, nacional… riso., Para não esquecer…. riso

comment image

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

verdade

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Mr. White
2 meses atrás

Você ficaria faceiro de trocar os seus reais por rublos?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

È a quinta vez que você faz o mesmo comentário… já expliquei trẽs vezes

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Acho que vai ter que “atirar…”

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JUJU BERTULINA
2 meses atrás

Eu não tenho porte nem arma em casa.

Nem arma de espirra água. . uso maguera

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_656598-MLB75802643559_042024-O.webp

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

não…é o contrario, troca rublos or reais…e a cada transação…

moeda nacional…nacional…troca por moeda nacional de quem vende….nacional……

se for Brasil, troca rublos por reais……ok, moeda nacional…..

sergio 02
sergio 02
Responder para  Mr. White
2 meses atrás

Isso tudo ate vc contrariar a China ou a Russia, Ai eu quero ver esse sistema igualitario funcionar rsrsrsrsrs

JuggerBR
JuggerBR
2 meses atrás
André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Responder para  JuggerBR
2 meses atrás

Quando o dono da bola é grosso, ele ainda joga, mas quando começar a ser chato e exigente passa a ser excluído.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  JuggerBR
2 meses atrás

quero ver ele fazer isso

Hamom
Hamom
Responder para  Carlos Campos
2 meses atrás

Essencialmente, é uma ameaça no nível de gangster..

E já fizeram algumas vezes… um ex. foi a destruição da Líbia quando Gaddafi quis criar o ‘Gold Dinar’ para substituir o dólar como moeda de troca no Continente Africano.

Mas agora é bem mais difícil fazerem isto.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Carlos Campos
2 meses atrás

Primeiro tem que ganhar a eleição.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  JuggerBR
2 meses atrás

Ele até pode punir, mas só vai acelerar o processo.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Marcelo Baptista
2 meses atrás

Exatamente!!!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JuggerBR
2 meses atrás

Trump tem um eleitorado de indecisos para conquistar e um eleitorado cativo para manter…

Se for preciso, ele vai prometer ir para as luas de Júpiter.

Eromaster
Eromaster
Responder para  JuggerBR
2 meses atrás

Se ele fizer isso, só vai assustar mais países, consequentemente vai atrair mais países para os BRICS.

Maurício.
Maurício.
2 meses atrás

BRICS, tem um pessoal aí na internet, principalmente no YouTube, que cada vez que escuta essa sigla, chega dar palpitações e calafrios, correm para fazer vídeos sobre o tal “eixo do mal”.
Repetem a mesma ladainha, lá do início dos anos 2000 do George W. Bush, a narrativa é sempre a mesma, esse pessoal deve olhar toda noite se os fantasmas do tal “eixo do mal” estão debaixo da cama! Rsrsrs.

Fabio
Fabio
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

Pura alucinação inventada para ignorar os argumentos de outro espectro, não existem tais pessoas.

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

Síndrome de Estocolmo que fala, né?

BraZil
BraZil
2 meses atrás

Uma questão interessante é imaginarmos que, se a iniciativa der muito certo, quais serão os próximos membros. O Brasil segue só na Amérca do Sul, mas potenciais membros poderiam ser um destes, ou mais: Bolívia, Peru e Equador e na Ásia. Kazaquistão e Mongólia?. Vejam em um mapa mundi a configuração que isso geraria. Lembrem que o Brasil tem um projeto para ligar-se por terra ao Pacífico, via Bolívia. teríamos um verdadeiro cinturão dando a volta no planeta.

Welington S.
Welington S.
Responder para  BraZil
2 meses atrás

Em nossa região acredito somente em mais um país entrando, o qual é a Venezuela, por questões óbvias. O restante, eu duvido muito. Se Milei não tivesse ganho à eleição, a Argentina já teria entrado.

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  BraZil
2 meses atrás

O Talibã pediu adesão. Você estaria confortável nessa companhia?

Heinz
Heinz
Responder para  LeoRezende
2 meses atrás

Ai vira bagunça, já tem a falida Síria querendo entrar…

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  LeoRezende
2 meses atrás

o processo não é politico, é monetario economico….

Tutor
Tutor
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

“O processo não é político” hahahahahahaha
O senhor é um fanfarrão rsrsrss

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Tutor
2 meses atrás

hhahaahaha…India é Adversário de China…hahahahaha…e estão no grupo….hahahahaha…hahahahaha…hahahahaha…

hahahahaha…hahahaha…amigos ou inimigos…negocios a parte….hahahaha…hahahahaha…

hahahahaha…hahahahaha…hahahahaha…..mais um pouco….

hahahahaha…hahahahaha

Charle
Charle
Responder para  LeoRezende
2 meses atrás

Os norte-americanos estariam confortáveis. Foram fiéis aos fanáticos durante décadas. O que eles pediam a América fornecia.

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Charle
2 meses atrás

Não creio ter feito a pergunta a um norte-americano,presumo que fiz a um brasileiro.

BraZil
BraZil
Responder para  Charle
2 meses atrás

Verdade Charlie. Se sentem confortáveis em fechar os olhos para muitos absurdos. Penso que devemos ser pragmáticos (perseguindo objetivos bem planejados) e ignorar o que é insignificante. É a melhor resposta.

BraZil
BraZil
Responder para  LeoRezende
2 meses atrás

Nossa como sou importante…nem imaginava. Vou pensar numa resposta quando a ONU, OEA e CNN me procurarem

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  BraZil
2 meses atrás

Sarcasmo não esconde o fato de que você não respondeu a pergunta que fiz,e só a fiz pq vc demonstrou claro entusiasmo pela presença brasileira no BRICS e da companhia de outros membros do grupo.
Mas eu compreendo vc ser evasivo,afinal,qualquer um com um mínimo de bom senso se sentiria envergonhado,mesmo que para alguns isso seja difícil de admitir.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  BraZil
2 meses atrás

O resto embarca….podemos falar a mesma coisa em numeros…só o Brasil na AL entrou….então é o mesmo que dizer que 50% da America Latina entrou….esta é a fração do PIB Brasileiro na AL….Venezuela vai atras e creio Argentina tambem….

BraZil
BraZil
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

Pois é, mas perceba que em minhas considerações não inclui a óbvia para muitos) Venezuela, por que terá sido. Vamos pensar…

Charle
Charle
2 meses atrás

Uma excelente iniciativa por um mundo multinodal. Quem sabe um dia seja viabilizada uma moeda específica para os países integrantes?
Basta com tanta chantagem, sanções e ameaças oriundas do mundo anglo-saxão. Eles tiveram a chance, só que a usaram tão somente para a expropriação, expulsão, especulação e retenção. Além de coisas ainda piores.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Charle
2 meses atrás

Você fabricaria 100 cadeiras, venderia para os Chineses e aceitaria em receber Pix BRICs em rublos?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

È a terceira vez que voce coloca este mesmo exemplio.. antes era em rublos.. agora em moeda chinesa… daqui a pouco vai perguntar a mesma coisa se exportar um par de sandalhas havaianas para a ìndia? Espero que não.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Mestre Bigliazzi,

voce recebe em reais….sua afirmativa e premissa esta errada….Russo recebe em Rublos…Brasil em Reais….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

Oi Carvalho…

Se o pagamento for por meio do sistema bancário, o depósito na conta corrente será na moeda local.

Agora, se o sujeito encher a mala com dolar e embarcar no avião, muda tudo, mas vai ter que declarar quando desembarcar… dai quem recebeu o pagamento em dolar vai ter que buscar uma casa de câmbio para fazer a troca.

Charle
Charle
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Isso já foi explicado… eu receberia em $R$. Qual é a dificuldade em compreender isso?

Haverá um órgão especializado no BRICS que fará a conversão de uma moeda nacional para outra moeda também nacional.

Por isso que também postei em meu comentário sobre a possibilidade de que, em algum momento no futuro, seja criada uma moeda franca para todos os membros.

Então, quando e se essa moeda for criada, um brasileiro poderia, p.ex., comprar um dos belíssimos conjuntos do Jogo de Xadrez produzidos na Índia utilizando-a.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Charle
2 meses atrás

“Basta com tanta chantagem, sanções e ameaças oriundas do mundo anglo-saxão.”

Ingenuidade sua acreditar que a China e a Rússia não vão fazer a mesma coisa.

Tutor
Tutor
Responder para  Charle
2 meses atrás

O senhor não é contra chantagem, sanções e ameaças. Você só quer que elas mudem de lado, e tens o direito de querer isso. Mas, assuma isso, por gentileza.

Charle
Charle
Responder para  Tutor
2 meses atrás

Fale por si mesmo. Não coloque palavras em meu texto (comentário).

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
2 meses atrás

 Líderes como Vladimir Putin e Xi Jinping estão à frente dos esforços”

Sempre fazem questão de deixar claro que o grupo tem dono…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

O outro lado tambem sempre deixou bem claro este detalhe.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Antonio Palhares
2 meses atrás

Então, para o Brasil, a questão é trocar a coleira?

José 001
José 001
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

Ele disse que o outro lado também faz isso, em momento algum disse que “a questão é trocar a coleira.

Além do mais o Brasil faz parte dos BRICS.

Ninguém é obrigado a concordar com a opinião do outro, mas distorcer o que outro diz não é legal.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  José 001
2 meses atrás

Eu acho que você precisa fazer um curso de interpretação de texto.

José 001
José 001
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

Não coleguinha, não sou eu quem precisa de curso.

Você pode usar AI para compreender melhor, Gemini, Copilot por exemplo.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  José 001
2 meses atrás

Até em AI seu conhecimento é bem deficiente…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

Não.
Creio que após esta conferência na Rússia, o Brasil assume a presidência dos Brics por um ano… a próxima conferência será no Brasi… por isso o Zelensky está falando que o Brasil precisará prender Putin…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Não é o Zelensky que fala que o Brasil precisa prender o Putin.
A submissão do Brasil ao Tribunal Internacional está na Constituição Federal – e no art. 5º, que trata dos direitos e garantias fundamentais e é cláusula pétrea.
Quem manda em qualquer órgão internacional é que tem dinheiro e força militar. O Brasil não tem nem força militar, nem dinheiro para isso. O resto é ilusão, como a Liga das Nações – e, atualmente, a ONU.

JHF
JHF
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

Ou, ganhar algumas outras possibilidades.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

Nãoacredito seja assim, pois a logica do sistema fraciona, sem ter uma hegemonica exceto, aquela que mais exporta….obvio neste contexto, Chineses,

Mas é obvio que mesmo a chinesa é absurda e avassaladoramente menor que o dolar…..pela propria matematica e o sistema em si….

Mesmo que se queira insistir no termo coleira….uma é de aço…a outra é de cordão…então quanto mais fraca a coleira, melhor…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

Não há como nenhum país do BRIC conseguir sustentar algo parecido com paridade quando se têm uma economia como a China no mesmo bloco. O mesmo, evidentemente, vale para os EUA. É por isso que a questão é só a de trocar de coleira e sobre o material delas… a coleira que move o pessoal que apoia o BRIC é ideológica. Nenhuma coleira é mais forte do que essa e leva, por exemplo, a um partido que se diz democrático apoiar eleições claramente fraudulentas em outro país.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

nenhum país isolado talvez, mas é uma coletanea de paises…

Os Brics já representam 31% do PIB mundial, ultrapassou o PIB do G7…(Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia)

Confere ou não?

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

Não confere. O PIB do G7 somado é 43% do PIB global

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

comment image

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

Mestre Jacinto, creio vc eteja usando o dado da IA que somente tem os dados até 2022.

eu por minha vez aloquei o criterio PPC Paridade de Poder de Compra e postei aqui as demais materias mais atualizadasnindicando o declinio do G7 e a ascensão dos BRICS. O leitor pode realizar as leituras e chegar as suas proprias conclusões.

2024 quando de seu fechamento, irá aguçar mais ainda esta queda do G7.

https://www.poder360.com.br/economia/g7-teve-a-menor-participacao-do-pib-global-em-2022-desde-2000/

comment image

comment image

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

A presidẽncia do BRICS é rotativa… acho que agora vai ser a vez do Brasil novamente.

Não sei se os novos membros também poderão presidir o grupo…

uma boa pergunta.

Hamom
Hamom
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

A presidência do BRICS era pra ter sido assumida antes, mas o Brasil pediu para adiar e a Russia assumiu antecipadamente, agora o Brasil assume no período que deveria ter sido a Russia….

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

A presidência de qualquer órgão internacional é basicamente a posição do organizador da cervejada. O Brasil não ganha nenhum poder adicional com a presidência e nem poderia, porque assim haveria o rompimento da condição (supostamente) paritária dos membros.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

O país que preside a organização define a pauta.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Que merda né, a China comercializa 5 vezes mais com os EUA e com a Europa do que o resto do Mundo… E estamos defendendo esse Pix do Brix. Tristeza. Negócio da China… Somente para chinês. Somos todos otários

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Que feito escrever palavrão…. não merece resposta.

Mig25
Mig25
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Fale por si mesmo. Aliás, essa é a impressão que se tem de você a partir dos seus comentários…
Já conseguiu entender que o pagamento será feito em moeda nacional, ou precisarão explicar pela 16 vez? Kkkkkk

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

Falam tanto dos americanos enquanto somos capachos de russos e chineses… Vai entender essas torcidas

Machado
Machado
Responder para  Jacinto Fernandes
2 meses atrás

G7 também tem dono

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Machado
2 meses atrás

Sem dúvida, mas o Brasil não faz parte dele.

Groosp
Groosp
2 meses atrás

Ninguém confia em moedas de países irresponsáveis (do ponto de vista fiscal) e agora um grupo de países irresponsáveis vão criar uma moeda achando que vai ser diferente. Vai dar super certo, pode acreditar. Acabou pro dólar kkkkk!

Maurício.
Maurício.
Responder para  Groosp
2 meses atrás

“Vai dar super certo, pode acreditar. Acabou pro dólar kkkkk!”

Não precisa “acabar com o dólar”, e a idéia nem é essa, basta ter uma opção para o monopólio, uma alternativa a mais, simples assim.
Se isso não importasse muito, uma alternativa ao dólar, o Kadafi ainda estaria vivo! 🤭

Francisco
Francisco
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

Ja tem a opção pra usar no lugar do Dólar. Você pode fazer o contrato com tudo, até com tangerina se quiser.

A questão é que todo mundo usa Dólar pq é a melhor moeda fiat hoje

Maurício.
Maurício.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

“A questão é que todo mundo usa Dólar pq é a melhor moeda fiat hoje.”

Só um “pequeno” detalhe, tu deveria dizer “quase todo mundo”, e não “todo mundo”.

Francisco
Francisco
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

não, quero dizer todo mundo mesmo… incluindo o brics

e basta fazer um exercício simples.

vc quer teu salário em dólar ou reais?
a moeda aceita mundialmente ou a moeda que só Brasil tem?

todo mundo prefere dólar

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Eu não quero é perder dinheiro, ter lucro. O Dólar e altamente atrativo atualmente, mas……

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Marcelo Baptista
2 meses atrás

Aceitaria receber pelos próximos dez anos em Rublos ou dólar?

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

que rublos….? niguem recebe em rublos…..

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Está difícil, vou continuar recebendo em Reais. Para de pensar ideologicamente, pensa na grana. To me lixando para os EUA, para a China ou para a Rússia. Só me preocupo em atender meu cliente, que pode estar em algum destes países. Quero é vender meu produto e receber meu dinheiro. Só isto, não me interessa se é dólar, rublo ou peso, eu vou receber em Reais.
E como eu não uso mala para ficar carregando dólar por ai (ou na cueca), esta ferramenta me ajuda.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcelo Baptista
2 meses atrás

Para fazer lucro, tem que comprar barato e vender caro.. ou inserir valor por meio de trabalho sobre a matéria prima, garantindo que os custos são menores que os preços de venda;

Por ter lucro em dolares, reais, ouro, conchinhas do mar ou até em jabuticabas, lembrando que o lucro é tão velho quanto a Bíblia… já o capitalismo é tão velho quanto o livro de Marx “O capital”

Francisco
Francisco
Responder para  Marcelo Baptista
2 meses atrás

de todas as opções de FIAT o dollar é a melhor.. tanto atualmente quanto no futuro

isso que se vc ta vendo que o futuro do dolar é ruim, imagine uma moeda fiat controlada pro ditaduras

Mende
Mende
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Eu recebo em € euros e quero que assim continue.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mende
2 meses atrás

Então.. pode receber em euros, dólares ou até em jabuticabas…. mas vai ter que converter em reais para comprar comida no mercadinho da esquina ou em ienes para comprar uma passagem de Shinkansen no Japão.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Se uma pessoa receber um salário em dolares (ou euros) no Brasil, vai ter que fazer o cãmbio para comprar comida no mercadinho

Se estiver no Japao, vai precisar de ienes para comprar comida na loja de conveniência….

a moeda em si é apenas o meio de troca e reserva de valor… aliás, em um economia capitalista, ninguém guarda moeda… o excedente é aplicado para render juros ou usado para ganhar produtividade na produção.

No mercantilismo, havia a ideia que era preciso acumular metais para ficar rico… mas a revolução industrial mudou tudo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Então… Se um brasileiro receber um pagamento em dólar, cai ter que ir na casa de câmbio trocar por reais para ir no mercadinho comprar comida.

Francisco
Francisco
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

duvido o mercadinho não aceitar o dólar direto

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Então.,,, o mercadinho precisa comprar produtos lá no Atacadão… precisa pagar o salário do funcionário… precisa pagar os impostos…. tem que pagar as contas de água e energia e a gasolina do furgão. Tem que pagar a escola das crianças a o restaurante no domingo.

O dono a[do mercadinho até pode receber em dolar… mas dai vai ter que trocar na casa de câmbio por reais…

Impostos são pagos em reais. Os salários são obrigatoriamente pagos em reais. Para aplicar o dinheiro, seja na poupança ou em CDB ou Tesouro direto é em reais..

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Pois é. O Brasil já negocia com a Argentina em moedas locais há muito tempo… com a Rússia é mais recente, principalmente porque ela ser tornou o maior fornecedor de combustível para o Brasil… este ano, Brasil e China assinaram um acordo para usarem suas moedas locais sem precisar covnersar para dolar.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Que bom né, vai comprar máquinas e tecnologia da Europa e dos EUA e vai pagar com miçangas?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Então… o Brasil pode usar o Swift, o sistema europeu.. pode usar acordos bilaterias, como já tem com a Argentina, Rússia e China… pode usar o sistema do Brics..

Usa o que for mais conveniente…

assim, de modo bem grosseiro.. o Brasil tem vários cartões de crédito.. tem um American Express, tem um Visa, tem um Mastercard… tem um cartão Xingling em moeda chinesa, tem um cartão Creditovoskiev em moeda russa e tam até um cartão Hermanos para usar pesos argentinos…

A escolha do cartão vai depender do que for mais conveniente…

Caso o Brasil seja sancionado pelos EUA, ficará com as operaçoes em dolar congeladas.. se for sancionado pela Europa, as operações congeladas serão em euro…

Se ainda tiver dúvidas, posso explicar de outro modo

Kayron
Kayron
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Mig25
Mig25
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Rapaz, vc não desiste? Tá tomando uma “aula” (pra não usar outra expressão) do professor Camargo e vc não cansa né?
Parabéns pela resiliência.

Francisco
Francisco
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

“com a Rússia é mais recente, principalmente porque ela ser tornou o maior fornecedor de combustível para o Brasil…”

eu acho uma super genialidade o Brasil, minto, o GOVERNO do Brasil, não, o ATUAL governo do Brasil, pra ser muito mais especifico, sacrificar a Petrobras para salvar a Gasprom, é de fato o que se espera de um grande estadista que vê o futuro do estado lá na frente.

antes o petróleo era nosso, agora o petróleo é russo

e depois ainda vem uns ai querer falar de “soberania nacional”

Mig25
Mig25
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Sabe quem vendeu a preço de “jóias das arábias” a maior refinaria da Petrobrás para os árabes? O governo ANTERIOR.
Jenial a privataria né?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Não. O Brasil tem uma enorme demanda de gasolina e dieseil (principalmente). A capacidade de refino no Brasil. principalmente da Petrobras, porque nenhuma empresa privada construiu uma nova refinaria no Brasil desde que o monopólio do Petróleo foi revogado, é inferior á demanda.

Então, o Brasil continua precisando importar diesel e gasolina, principalmente diesel.

Desde a descoberta do Pré-Sal, o Brasil produz muito mais petróleo do que consome combustíveis e derivados de petroleo. Por isso o Brasil é um grande exportador de petróleo.

Outro aspecto importante são as refinarias mais antigas, construídas antes da década de 80. Elas foram projetadas para refinar o petróleo do oriente médio produzido pelo Iraque, Emirados, Aŕabia Saudita, Kwait… então é preciso importar petróleo destes paises para abastecer as refinarias.

então a situação é está

1) o Brasil produz mais petróleo do que precisa, por isso se tornou um grande exportador;

2) a capacidade de refino instalada no Brasil é menor que a sua demanda, por isso tem que importar diesel e gasolina, principalmente diesel (creio que a capacidade de produção de querosene para aviação é superior á demanda no Brasil, teria que verificar)

3) as refinarias mais antigas usam petróleio leve produzido no Oriente Médio, então precisa importar este tipo de petróleo

4) desde a revogação do monopólio da Petrobras, nenhuma empresa privada construiu uma nova refinaria no Brasil, Apenas a Petrobras tem ampliado a capacidade de refino

5) hoje, a Russia tem oferecido diesel e gasolina pelos preços mais baixos, o que é vantagem para o consumidor brasileiro e serve para controlar a inflação, já que o preço dos combustível afeta o preço de praticamente todos os produtos.

Espero ter explicado com clareza. Se tiver duvida, eu tento simplificar e explicar de outro modo

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Cato… O dólar é o mais usado porque o sistema de Bretton Woods escolheu o dólar como referência… Antes da II Guerra era a libra

Francisco
Francisco
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

não, o dólar é mais usado pq é a moeda FIAT mais confiável…

foi assim com a Libra antes do Dólar e não tinha isso de “Bretton Woods”, isso é papo de quem não entende livre mercado. A pessoa acha que papel rabiscado por uma meia dúzia vai fazer mundo todo usar uma única moeda, não vai.

o que vai é a confiança da pessoas na moeda, basta ver ver que cunho forçado não funciona.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

O pessoal acha que é um plano para acabar com os EUA, mas é só o capitalismo se adaptando as novas contingências.
O problema é que o pessoal, como tudo na internet, politizou e radicalizou.
Não é questão de bem contra o mal, é de ganhar dinheiro ou perder dinheiro.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Marcelo Baptista
2 meses atrás

O capitalismo se ampara na moeda forte. 63,3% dos negócios estão com dólar e euro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Caro.. moeda é apenas um valor de troca. Pode ser qualquer coisa… pode ser conchinhas, pode ser barrinhas de barro como na antiga Babilônia, pode ser pedacinhos de metal com um furo no meio para colocar em um cordão ou até títulos de dívida ou cartas de crédito como os banqueiros venezianos inventaram

A moeda é apenas um meio de reserva de valor inventado para substituir o escambo.

O capitalismo apareceu a partir da revolução industrial… a moeda é algo muito mais antigo, tão antigo quando o comércio.

O capitalismo é sobre a posse dos meios de produção.

Tem um livrinho da coleção “Primeiros Passos” chamado “O que é capitalimos”. Infelizmente, ainda falta alguém escrever “O que é moeda”

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Estou falando de comercio, não de especulação financeira.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

Você aceita receber hoje em rublos num Swift Pix do BRICs? Fala sério… Sem medo… Põe a vida de sua empresa nessa BET da Grana?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Rapaz.. os exportadores brasileios recebem em real e os importadores pagam em real…

è a instituição financeira que faz o câmbio

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Mestre bigliazzi, sua premissa esta assustadoramente errada

quem pergunta e não responde é porque não sabe respostas…

Mende
Mende
Responder para  Maurício.
2 meses atrás

Então o Kadafi foi morto por isso????
E eu que pensava, que tinha sido por manter os Líbios na pobreza e por ter tentado esmagar a primavera Árabe na Líbia, matando milhares de Líbios.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Mende
2 meses atrás

Fala sério. Primavera Árabe. Libios na pobreza..Era o melhor IDH da Africa .

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Groosp
2 meses atrás

A ideia não é usar a rublo ou reais, a ideia é eu comprar com reais e o colega da AS recebe em riyal. Hoje eu tenho que pegar meus reais, comprar dólares e o colega da AS recebe os dólares e depois tem que converter em riyal. Nestes dois passos tem ágio.

JHF
JHF
Responder para  Marcelo Baptista
2 meses atrás

Perfeito.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Então.. não é substituir o dolar por outra moeda no modelo do Euro… é permitir que cada país compre e venda em sua moeda por meio de uma camara de compensação sem passar pelo dolar…

Parece uma ideia simples de ser entendida…

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Você venderia para a Rússia e ficaria feliz ao em receber em rublos… Confia nessa moeda ou mais em conchas e miçangas?

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Pergunta para o nosso agro e para os criadores de gado qual moeda eles aceitam? Falando mais, as comodities agrícolas no mundo são negociadas em que moeda. Pergunta para os Árabes se eles estariam faceiros em receber em dinares indianos?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Eita.. se eu importar um Smartphonesvsk da Russia, vou pagar em reais para o banco, que vai fazer o cambio e a Motorolaveskive lá na Rùssia vai receber em rublos depois da instituilçai financeira fazer o câmbio

Eu eu importar um kimono do Japão, vou pagar em reais para a instituição financeira, que vai fazer o câmibio e transferir os dólares para uma instituição financeira japonesa que vai converter os dólares em ienes para pagar os exportador…

Acho que já expliquei isso várias vezes. O Marcelo também.

espero que agora tenha ficado fácil entender.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Não atira na cara para não estragar o enterro. Só falta por o Maduro como Presidente do Banco do BRICs… Maduro fazendo Pix do BRICs… É sério tudo isso???????

Sequim
Sequim
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Os EUA têm 30 trilhões de dólares de dívida pública para um PIB de 20 trilhões. Que responsabilidade é essa?

Adriano madureira
Adriano madureira
Responder para  Sequim
2 meses atrás

Se não me engano, a cada três meses a dívida cresce um tri…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Groop.. os EUA tem a maior dívida pública do mundo e sucessivos déficits… De tempos em tempos o Congresso dos EUA precisam aprovar um aumento no teto da dúvida..

Bueno
Bueno
2 meses atrás

Não esta funcionando.. deve esta sofrendo ataque cibernético ou esta com o trafico congestionado

Gabriel BR
Gabriel BR
2 meses atrás

Meu sonho se realizando

Dworkin
Dworkin
Responder para  Gabriel BR
2 meses atrás

Só falta a aliança militar, anexação do uruguai e invasão dos EUA.

José 001
José 001
Responder para  Dworkin
2 meses atrás

Comentário de quem colocou sextou no grupo de WhatsApp.

Você está certo, 17:05hr, tá na hora de comemorar mesmo.

Mas lembre-se, com moderação.

Dworkin
Dworkin
Responder para  José 001
2 meses atrás

Rlx, foi uma piada besta kk

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Dworkin
2 meses atrás

Creio que o BRICS nunca será uma aliança militar porque cada país tem seus próprios interesses.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

China tem mais medo da Índia do que muitos imaginam, não dá para menosprezar um vizinho com desavenças milenares que é armado com cocos nucleares e possui mais de 1.000.000.000 de almas para guerrear. Lembro ainda, negócio da China? Só para chinês meus amigos

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Após o confronto em 2020 em que chineses e indianos brigaram com paus e pedras, a China está fortalecendo sua posição em Ladakh e desenvolvendo equipamentos especificamente para combate em alta altitude (que não serve para atacar uma ilha). A posição da Índia em relação à China é muito frágil pois perderam a guerra em 1962, e a disputa territorial entre eles envolve uma área gigantesca, maior do que o território do RJ e do ES somados (se a minha matemática não estiver ruim) e em dois pontos distintos e distantes da fronteira.

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
2 meses atrás

Qualquer coisa que tenha Irã me assusta!!!!

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Marcelo Tadeu
2 meses atrás

Eles tem filmes muito bons. Até uns de terror que realmente são assustadores. Um deles se passa na época da guerra Irã-Iraque e é muito bom.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Comenteiro
2 meses atrás

Comenteiro, qual o nome do filme? fiquei curioso.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Marcelo Baptista
2 meses atrás

Bom dia Marcelo. O filme se chama “À Sombra do Medo” e acho que ainda está na Netflix.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Comenteiro
2 meses atrás

blz, brigado

Ramon
Ramon
Responder para  Marcelo Tadeu
2 meses atrás

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Marcelo Tadeu
2 meses atrás

A Gastronomia iraniana é maravilhosa , o chá vermelho é um espetáculo, os doces são incríveis. Os perfumes iranianos são de excelência

José 001
José 001
Responder para  Marcelo Tadeu
2 meses atrás

O que assusta no Irã é o radicalismo de alguns fanáticos que estão no poder.

Mas isso não é exclusividade deles, nós EUA tem fanáticos, fanáticos que dizem Mãe Rússia, Israel com judeus ortodoxos, Irlanda do Norte com católicos e protestantes, até no país abençoado por Deus (Brasil), você encontra fanáticos.

Você tem que se assustar quando juntam radicais com os que lucram com armas e destruição de outros povos por ganância/eliminação de concorrência.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Marcelo Tadeu
2 meses atrás

Esse aí também vai passar Pix do BRICs? Que meda

Francisco
Francisco
2 meses atrás

O que vai acontecer:
uma ponta pega o dólar, converte para uma dessas moedas ruins do BRICS, faz a transação; a outra ponta pega a moeda ruim do brics e vende e compra o dólar de volta

É liberalmente o que acontece com o Bitcoin e as shitcoins

brutus
brutus
Responder para  Francisco
2 meses atrás

parece um duplo mercado centralizado e descentralizado

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Não. Um importador paga em sua moeda (pode ser real, peso, dolar, euro…). Este valor é convertido em uma valor equivalente de uma moeda virtual que fica registrado como débito na conta virtual deste país. O exportados recebe em sua moeda local 9pode ser real, peso, dolar, euro… ) na proporção da equivalência com a moeda virtual que fica registrado como cŕedito na conta do país.

Bem… é claro que apenas as moedas dos países que participam podem pagar em receber em suas moedas. Então, tem

Brasil (real)
Rússia (rublo)
Índia (rupia)
China (renminbi)
África do Sul (rand)

e agora

Egito (libra egípcia)
Emirados (dirham)
Etiópia (birr)
Irã (rial)

No Swift era que o país importador pagava em sua moeda que era convertida em dólar pela instituição financeira responsável pela operação, gerando um débito equivalente na conta do país. Este valor em dólar é creditado na conta do país exportador e o valor é convertido para a moeda local para pagar o exportador

A diferença entre os dois sistema é que no Swift, a operação entre os países é feita em dolar. No sistema alternativo do BRICS é a existência de uma Cãmara de compensação que faz a transação direta entre as moedas.

Na década de 40, antes da internet e da capacidade de processamento de hoje, era mais simples processar as operações todas em dolar… agora, é facil processar um número gigantesco de operação simultânias usando um enorme tipo de moedas.

bem.. já explique isso várias vezes… eu sei que parece complicado. porque realmente é complicado

mas depois de algum esforço começa a fazer sentido

Francisco
Francisco
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

de novo, sua “analise” não condiz com a realidade. esta cheia de achismo e paixonites. se vc vai fazer importação e exportação você utilizada a modas mais convenient que na atualidade é dólar. e o dólar só será substituído por outra que for melhor que o dólar, oque não é o caso da da moeda dos brics que vai ser o a moeda chinesa.

se realmente quer ver o dólar sair de cena não olhe pra moeda fiat

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 meses atrás

Francisco,,, então, o exportador/importador usa o que for mais conveniente.., óbvio. Aliás, quem faz a escolha é a instituição financeira que faz a operação de crédito. O exportador/importador recebe e paga em sua moeda local..

Nos casos nos quais a instituição financeira só tem uma opção, é ela mesma… se a instituição tem duas ou três alternativas, ela vai escolhe a mais conveniente no momento…

isso pode ser a taxa de serviço, pode ser o tempo de compensação, pode algum bônus que a instituição financeira usa… os cartõesde crédito possuem programas de pontos.. cashbak… as companhias aéreas usam milhagem….

Os mais velhos lembram da polêmica em torno da adoção do euro… adotar uma moeda comum é algo muito mais complicado que instituir um sistema de compensação para comércio exterior… e olha que o Euro só tem 25 anos…

Groosp
Groosp
2 meses atrás

Já estou antecipando a briga que vai ser a razão de conversão entre as moedas. O Yuan vale tantos Reais, o Rublo vale tantas Rúpias e os respectivos BCs imprimindo papeizinhos coloridos. Vai ser lindo de ver.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Groosp
2 meses atrás

A questão, que o pessoal não entende, é que é quase impossível trabalhar com várias moedas. Se você tem um fornecedor a quem você tem de pagar na moeda X$ e um comprador que de quem você recebe na moeda Y$, mais do que dois câmbios, o que você tem são 2 riscos cambiais; e se houver uma variação nos câmbios a possibilidade de você ter um descasamento é enorme e ai vc vai precisa de hedge. O dolar é a moeda internacional porque com ele você tem apenas 1 risco cambial.

Carlos
Carlos
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Agora é que o circo vai começar

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Com os sistemas online e a velocidade de processamento de informação, cada operação de câmbio é registrada pela contação do momento. Todo mundo já faz isso com cartão de crédito internacional.

Groosp
Groosp
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Vc não entendeu, eu disse que a briga vai ser sobre qual cotação vão usar e não sobre a viabilidade técnica de se usar uma cotação. Um valor de cotação vai ter que ser escolhido.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Qualquer cotação serve..até mesmo a cotação do dólar… A referência de valor é como assumi o nível do mar como referência de altitude… Podiam usar o topo do Everest .. ou os braços do Cristo Redentor…

Pode usar o valor do dólar… Não pode usar o dólar em si. Pode usar o valor do ouro…pode usar uma composição de moedas na proporção do PIB.. pode usar o valor do euro…

A escolha do dólar em Bretton Woods foi política . Tecnicamente, a sugestão de Keynes também fumcionaria

Groosp
Groosp
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Cotação do dólar em qual câmbio? Oficial, paralelo? Na Argentina tinha tinha várias cotações até o dólar Cold Play. A Rússia restringiu muito as transações em moeda estrangeira e só D…ops, o Putin sabe como a taxa de câmbio é determinada. Ouro e Euro é a mesma coisa. Todo país vai querer valorizar ou desvalorizar sua moeda de acordo com as necessidades do momento. Pode apostar, vai dar ruim. Não precisa ser a Mãe Dinah pra saber.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Groosp
2 meses atrás

Então.. qualquer um… tanto faz o que se usa como referência. Pode ser até o valor do quilograma de jabuticaba

O valor do dólar esteve atrelado a um lastro de ouro por praticamente 40 anos. Após o fim da paridade, o dolar se tornou apenas um título de dívida ao portador cuja cotação é negociada livremente.

Acontece o mesmo com o real… quanto vale um real? Vale um real… o que muda de valor são as coisas compradas com reais…

Quanto vale um euro? Alguém vai dizer que hoje 1 euro = 1,09 dolar. Outras pessoas vão dizer que 0,92 euro vale 1 dolar… esta cotação é livre… nenhuma das duas moedas tem valor fixo.

Sergio Machado
Sergio Machado
2 meses atrás

Ordem global em franca mudança. Brasil tem que ter o equilíbrio em entrar no bonde da mudança sem colecionar inimigos da velha guarda. Tarefa árdua, principalmente porque essa velha guarda joga sujo e pesado. Haja vaselina.

Richard Stallman
Richard Stallman
2 meses atrás

Só lembrado que smartphone é um dispositivo de brainrot, Steve Jobs criou ele como uma forma de anestésico para você consumir de forma passiva. O mero fato do marketing estar focando em um smartphone já demonstra que é uma solução tecnológica de pagamento para NPCs.
Vai ter app para Sailfish OS? Vai ter que ter numero de telefone, para eu ter que ficar pagando 30 reais por mês apenas para mantê-lo? Enfim parece só mais uma forma de espionagem.

GRAXAIN
GRAXAIN
2 meses atrás

Será mais uma alternativa para que países sancionados no SWIFT, como Rússia e Irã, realizem comércio em suas moedas e dentro do BRICS A substituição do dólar é mais complexa e exigirá uma solução com liquidez e confiança, ainda muito distantes de serem alcançadas com os atuías parceiros.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  GRAXAIN
2 meses atrás

Uma luz nesse breu da fumaça das torcidas. Hoje você negociaria um item de subsistência da sua família em dólares ou rublos?

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
2 meses atrás

BRICS family: vários países que são inimigos um do outro, comédia mesmo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  SmokingSnake 🐍
2 meses atrás

Igual o sistema ONU

Wagner
Wagner
2 meses atrás

Só imagino como vai ganhar escala a produção chinesa, tem países que está no tempo das cavernas em tudo, e vai fazer compras em Pequim.
Infelizmente o Brasil não tem nada para oferecer, mesmo sentando na cadeira da frente.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Wagner
2 meses atrás

Pergunte aos Indianos se comprariam grãos e frutas para alimentar 1.000.000.000 de almas…

Sergio
Sergio
2 meses atrás

Das mãos de Portugal às mãos britânicas;

Das mãos Britânicas às mãos Estadonidenses;

Das mãos Estadonidenses às mãos chinesas.

E nego aqui na trilogia ” celebrando” essa eterna colônia.

Ou será que a ideologia os cega a ponto de crer que Pequim será mais benevolente que Washington?

Vocês estão loucos!!!!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Sergio
2 meses atrás

Exatamente. Troca de coleira.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Sergio
2 meses atrás

A China vende mais para os EUA e Europa do que para o resto do mundo… Quero ver chinês aceitando receber em reais… E nossa casa da moeda rodando mais do que o pião da felicidade do Baú… Isso não é sério né?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Já está acontecendo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gabriel BR
2 meses atrás

Quase isso.., há um acordo entre o Brasil e a China (também tem outros, como entre o Brasil e a Argentina) no qual o importador paga em sua moeda local o e o exportador recebe em sua moeda local sem passar pelo dolar… o câmbio é direto entre as duas moedas locais por meio de uma cãmara de compensação.

AMBAR
AMBAR
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Acompanhando suas intervenções até aqui a gente não pode deixar de concluir : “Bigliazzi, você
é_____________hein, meu camarada”! Tudo o que o novo BRICS pretende é eliminar o dólar enquanto parâmetro para pagamento em transações comerciais. A gente chega a pensar que se para você o dólar não existisse você passaria fome. Se liga meu bom!

EDITADO

Adriano madureira
Adriano madureira
2 meses atrás

Espero que esse seja início de um adorável mundo novo!

Onde países não possam ser ameaçados com sanções e com mecanismos financeiros que possam ser usados como armas para intimidar governos que possam querer tomar suas próprias decisões.

Apesar do que muitos acham ou sonham, o intuito não é acabar com o dólar, mas sim diminuir a dependência e o uso da moeda nas transações comerciais mundiais.

Nem todos os países tem a capacidade de adquirir o dólar em quantidades significativas para suas obrigações internas e externas.

Há países que compram combustíveis para manter a energia de seus países, mas não o compram em quantidade significativa por o combustível ser cotado em dólar.

Acho que o uso de uma cesta de moedas, o uso de moedas nacionais, uma criação de uma moeda para o comércio cujo o lastro seria as commodities de seus respectivos países, como petróleo,prata,ouro, diamante entre outras riquezas, seria algo bem vindo.

Isso sem esquecer um sistema financeiro de pagamento alternativo ao Swift, que já se mostrou que pode ser usado como uma ferramenta de pressão e chantagem.

Mas isso tem que ir além do BRICS: Tem que alcançar grupos como ASEAN,Conselho de cooperação do golfo, união africana, CELAC entre outros…

Bigliazzi
Bigliazzi
2 meses atrás

Boa, 63,3% continuam com o dólar… Como ouviriamos na primeira aula de “moeda e bancos” nos antigos cursos de economia… “A moeda forte mata a moeda fraca”… Vida longa ao Pix Brix. Brasil vão exportar para a Rússia que pagará em rublos… Grande negócio…

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Pagar em rublos…..? negativo…paga em reais…..premissa falsa

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Depois de repetir o mesmo comentário 6 ou 7 vezes e ter sido corrigido em quase todos eles, você insiste rem repetir….

então….

Ou vocẽ não lê as respostas, portanto não tem interesse do debate honesto
Ou você lê as respostas e é incapaz de entender…

ou as duas coisas juntas.

José Pereira
José Pereira
2 meses atrás

A China mais uma vez demonstra domínio sobre os seus vassalos do BRICs, principalmente o Brasil.

carvalho2008
carvalho2008
2 meses atrás

Existem um composto a mais na equação ….

Os países do BRICS são responsáveis por uma parcela significativa da produção de matérias-primas e de produtos agrícolas globais: 

  • Minerais de terras raras
  • Os países do BRICS representam 72% da produção global de minerais de terras raras. 
  • Petróleo
  • Os países do BRICS representam 42% da produção global de petróleo. 
  • Cereais e carne
  • Os países do BRICS representam mais de 40% da produção mundial de cereais e carne. 
  • Produtos lácteos
  • Os países do BRICS representam quase 40% da produção mundial de produtos lácteos. 
  • Peixes e frutos do mar
  • Os países do BRICS representam mais de 50% da produção global de peixes e frutos do mar. 

Os países do BRICS também são responsáveis por uma grande parcela da terra agrícola mundial, com mais de 30% sob sua gestão. 

Carlos
Carlos
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

Existe um composto omisso na equação:

-Existem milhões de pessoas com fome nos BRICS

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Carlos
2 meses atrás

negativo

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
2 meses atrás

Então. Segundo a FAO, mas vice pode fazer está conta, há um pequeno excedente na produção de alimentos no mundo. A fome em várias regiões do mundo decorre da distribuição desigual dos alimentos.

Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Dados do carvalho2008
BRICS produzem 40% de grãos e carne, produzem 40% de produtos  lácteos, mais de 50% da produção global de peixes e frutos do mar. não produzem mas pescam e dizimam a vida marinha em outras regiões ou seja uma hipocrisia bem representada pelos BRICS que apenas querem ser as maiores economias e para agravar estas ajudas basta ler esta reportagem “Angola e Moçambique doam mais do que a China para o PAM (Programa alimentar mundial) https://www.voaportugues.com/a/angola-e-mo%C3%A7ambique-doam-mais-fundos-ao-pam-do-que-a-china/5615361.html.
Maiores doadores da UNRWA (Agência da ONU para ajudar palestinianos) e os maiores doadores são Suécia, Dinamarca, Bélgica, Espanha (membros da UE), Noruega (europeu), o único BRICS a Arábia Saudita e mais Qatar e Kuwait (emiratos do Golfo) e a Turquia, ou seja cinco países europeus, três países árabes (apenas um membro do BRICS).
Resumindo uma grande hipocrisia porque BRICS não dá nada a ninguém que nada tenha mas há quem queira dar alguma coisa com o dinheiro dos outros mas só quer que esses que doam lhes comprem o que produzem mas nada querem desses comprar e esses vão ter que suspender todas as contribuições e deixaram de haver quem contribua para o combate à fome no mundo.
A desigualdade na distribuição serve apenas para atirar areia para os olhos dos outros para que ninguém veja com nitidez.

Carlos
Carlos
Responder para  Carlos
2 meses atrás

Dados adicionais;
A China doou 30,5 milhões de dólares ao PAM, em 2019, de um total de contribuições a nível mundial de pouco mais de 8 bilhões de dólares. Os Estados Unidos foram o principal doador com 3,336 bilhões de dólares, seguidos da Alemanha e Reino Unido. Ou seja Brics não constam do top 3 dos maiores doadores do PAM (Programa Alimentar Mundial)

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Carlos
2 meses atrás

Mestre Carlos, o topico foi bloco de participação economica…economia e novo lastro,,,,o topico não é sobre doação…

Além da participação economica dos PIBs sumarizado do BRICS, eles concentram grande parte da produção alimentar e materias primas….o que tende a aumentar de valor ao longo dos anos….

Carlos
Carlos
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

OK, participação económica … novo lastro indico-te três vídeos cujos os títulos são “Como a dívida de Angola com a China impacta a sua economia e o seu futuro”, segundo “Cidadãos Chineses acusados de maltratar angolanos nas obras no Bié” e terceiro “CHIINESES MALTRATAM OS ANGOLANOS DENTRO DE ANGOLA E NADA ACONTECE” vê bem o que pode acontecer com o Brasil e o novo lastro económico e por alguma coisa Angola fez acordos económicos com os EUA, campeão do capitalismo selvagem no mundo. Os canais de onde extraí são Eu Afro, TPAonline (televisão de Angola) e Canal 41, diverte-te.

AMBAR
AMBAR
Responder para  Carlos
2 meses atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Carlos
Carlos
Responder para  AMBAR
2 meses atrás

Triste é julgar com ignorância como se tivessem a verdade absoluta, questiono quantos são os anos do Brasil como país independente? Quantos são os anos de Angola como país independente? Quando é que acabou a escravatura em Portugal e nas Indias Portuguesas? Em 1761, 127 anos antes da lei aurea no Brasil.
“Nós brasileiros conhecemos a generosidade do português para com os trabalhadores pretos” este deve ser o exemplo para o mundo https://www.youtube.com/watch?v=rVPPzCBCGLY&ab_channel=Ohhbabado.
Só mais uma informação para ti, eu não nasci na Europa

AMBAR
AMBAR
Responder para  Carlos
2 meses atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Carlos
Carlos
Responder para  AMBAR
2 meses atrás

EDITADO
Pessoal, por favor focar no tema da matérua.

Carlos
Carlos
Responder para  Carlos
2 meses atrás

Você (editor) leu o meu comentário, mas com certeza não leu o comentário ao qual eu respondia porque se o tivesse feito também o teria cortado

Nota da moderação:
Ambos comentários foram editados!

Carlos
Carlos
Responder para  Carlos
2 meses atrás

Comentários editados tarde e em más horas. passem bem

Carlos
Carlos
Responder para  carvalho2008
2 meses atrás

Mais um comentário meu que “desapareceu” mas resumo da seguinte forma.
Economia e novo lastro não tem nada a ver com doações mas também não tem nada a ver com estipulações centrais da taxa de cambio a ser aplicada e em qualquer caso aplica-se sempre as leis da economia e uma delas nos diz que se não houver nada para trocar, essa moeda não terá qualquer valor porque o dinheiro, papel moeda, é um meio de troca e se nada existe para trocar, o mesmo não terá qualquer valor e quando alguém vende no mercado internacional, prefere receber numa moeda que possa ser aceite em qualquer outro lugar porque ninguém quer ter o dinheiro preso porque ninguém aceita essa moeda e os exportadores brasileiros sabem bem deste fato.
Mas já agora alguém sabe com quem ficou o ónus dos fertilizantes comprados pelo Brasil aos EAU e que foram parar no fundo do mar depois do navio que os transportava ter sido afundado pelos Hutis, proxys do Irã, e apenas falei de países membros do BRICS.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
2 meses atrás

Será que o Brics Pay estará disponível em Android e iOS?

Se não estiver, ninguém no B conseguirá usar…

Eromaster
Eromaster
Responder para  Jorge Cardoso
2 meses atrás

Pessoal, tem que para de pensar que tudo no mundo só depender do Android e o iOS. As coisas avançam e mudam.
OS BRICS estão avançando para não dependerem mais do Sistema SWIFT para o pagamento global.

AMBAR
AMBAR
Responder para  Eromaster
2 meses atrás

Está em teste e sim, tem para Android e outros sistemas aqui a fonte da informação:
https://rtbrasil.com/noticias/6576-brics-pay-alternativa-mundo/

Machado
Machado
2 meses atrás

Notícia maravilhosa. Um novo tempo

Tuxedo
Tuxedo
2 meses atrás

Nada de vantajoso para o Brasil.

Fabio
Fabio
2 meses atrás

Deixa eu ver se entendi, na propaganda, o Brics tem como meta ser opção ao FMI que é adotado e aceito pelo mundo todo.

Podemos ver a importância e seriedade que dão a esse Brics quando vemos que colocaram a Dilma para gerenciá-lo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio
2 meses atrás

Não.
O FMI é uma instituição financeira internacional que serve como garantia de financiamento das exporações/importações de países sem divisas. Fazendo parte de Bretton Woods, ele opera com dolar.

Apenas os países sócios do FMI podem recorrer á ele, inclusive os EUA

Como a moeda do FMI é o dolar, para que os países que optarem por ourra moeda possam usa-la em caso de crise de divisas, será preciso ou outro organismo financeiro mundial que tenha um papel semelhante ao FMI mas usando uma moeda alternativa

Esta instituição nada tem a ver com o banco do Brics ( que é mais parecido ao Banco Mundial ou ao BID). O banco do Brics é um banco de fomento. Esta nota instituição parecido ao FMI também nem tem nada a ver com o sistema de pagamento alternativo ao Swift.

Você esta misturando tudo.

Espero ter ajudado

Fabio
Fabio
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Você que se equivoca entre a realidade e a teoria, esse texto que transcreveu é aparência apenas, recomendo exercitar a percepção da realidade.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio
2 meses atrás

Então…. aponte o erro e faça seu argumento.

Ao dizer que meu argumento está equivocado sem indicar no que e sem explicar o que seria um argumento inequívoco nada tem a ver com debate, mas é apenas uma agressão pessoal velada.

Fabio
Fabio
2 meses atrás

Para países em guerra será uma excelente opção de crédito para escapar das pesadas sanções, como a Rússia.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio
2 meses atrás

Um das ideias é esta.
Outra questão é evitar a ingerência do DoJ nas empresas nacionais que precisam operar em dolar
Também é criar uma alternativa para usar outras reservas cambiais além do dolar

Ander
Ander
2 meses atrás

Um fuzuê do caramba porque países “pobres” estão criando uma moeda alternativa ao dólar, vai acabar o mundo. O Euro compete com o dólar, mas como é da união de países ricos brancos Europeus opa sem problema.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Ander
2 meses atrás

nossa, como você é inteligente…Tenha uma visão mais macro da situação.

então só foi isso que você pensou ao ler que um grupo de países quer fazer um próprio sistema de pagamento como alternativa ao swift e a pretensão de alguns países de usarem moedas próprias,ou algum tipo de moeda comercial para tirarem a pressão do dólar sobre eles?!

Você sabe quanto esses países pobres representam?

Com a entrada de novos países nos Brics,essa adessão de membros faz o bloco ganhar relevância no mundo.
O Grupo representa quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial com novos integrantes e se torna 
mais representativo no ponto de vista econômico.
A partir de 2024, além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo 
contará com Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã.

O BRICS expandido representa cerca de 45% da população mundial (~3,6 bilhões de pessoas) e um PIB nominal 
combinado de US$ 28,5 trilhões (Fundo Monetário Internacional, 2023);
O BRICS agora representa 36% do PIB global (Paridade de poder de compra), superando os 29,3% do G7 e os 14,5% da UE;

O crescimento do BRICS em 2024 é previsto em 4%, contra 1,7% para o G7 e 3,2% globalmente, disse Putin no Fórum Empresarial do BRICS.
O bloco BRICS detém US$ 45 trilhões em riqueza investível, conforme o Relatório de Riqueza do BRICS de janeiro de 2024.
As nações do BRICS respondem coletivamente por 45% da produção global de petróleo bruto;

Os países-membros detêm mais de 20% das reservas globais de ouro, liderados pela Rússia (2.340 toneladas) e 
China (2.260 toneladas), de acordo com cálculos da Sputnik, usando dados do Conselho Mundial do Ouro;

Sob o ponto de vista estatístico, o Brics é um gigante geopolítico e econômico. Dos 10 maiores produtores de petróleo do mundo, seis estão 
no grupo, representando 42% do comércio mundial. Além disso, o Brics detém 72% das reservas de minerais de terras raras do mundo. Em termos demográficos, a população do grupo passou de 41% para 46% da população mundial. 
O PIB em termos de paridade de poder de compra corresponde a 36% do total mundial. 

O novo Brics, agora com 11 países, representa uma grande parcela dos recursos naturais do mundo.

Sua visão é muito simplista, tacanha e porque não dizer preconceituosa, ao desdenhar que o BRICS só está juntando “países pobres” ao bloco.

Sim, claro que alguns países não tem o status e nem são badalados como alguns membros do G7 ou G20.

Um ou dois países sem expressão ou pobres como você diz,podem não ter peso, mas junte vários países ou blocos comerciais e será algo que não poderá ser ignorado.

A ASEAN tem planos de diminuir o uso e a dependência do dolar em suas transações comerciais, a união africana,o gulf cooperation council 

comment image

comment image

comment image

comment image

Um bloco ou países sozinhos podem ser insignificantes meu caro, mas juntem blocos e então esses poderão por as cartas na mesa e sentar junto aos “adultos direitos e de reputação impar”…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Ander
2 meses atrás

Não. O Euro não compete com o dolar.

O Euro é uma moeda comum adotada por uma união de países independentes.

O dolar foi adotado a partir de Breton Woods como meio de pagamento do comércio exterior baseado no padrão-ouro, mantendo a sua função de moeda nacional.

Há bastante tempo, diversos países adotaram convênios bilaterais para a instalação de câmaras de compensação para o uso de moeda local, como o Brasil fez com a Argentina há bastante tempo e com a China neste ano.

Adriano madureira
Adriano madureira
Responder para  Camargoer.
2 meses atrás

Camargoer, qual sua opinião quanto as iniciativas do BRICS?

Acredita que esse caminho é o mais certo e benéfico para os demais países que não tem a mesma expressão quanto os países do badalado G7-G20?

Infelizmente alguns pensam que isso é apenas um ataque contra o dólar, as pessoas não conseguem enxergar além…

A desdolarização e um sistema alternativo de pagamento poderá ser benéfico para muitos países, e ao contrário do que alguns acham, não é uma tentativa orquestrada de matar o dólar, mas dar uma liberdade nas transações comerciais entre países.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Adriano madureira
2 meses atrás

Sobre o banco de fomento do BRICS, é uma excelente iniciativa. Cada banco de fomento (Banco Mundia, BID, CAF…) tem suas regras, vantagens e desvantagens.

Então, é benéfico para o Brasil, seja na parte social ou econômica, ter acesso a um banco destes. Lembre que o acesso aos financiamento depende da decisão da diretoria do banco. No caso do banco mundial, a sua administração é tradicionalmente dos EUA, assim como a presidência do FMI é cativa da Europa.

Desde sua criação, somente agora o Brasil assumiu a presidência do BID…

Sobre o sistema de pagamento alternativo ao dolar, será bom ao Brasil. Como o país continuará o operando o sistema tradicional, a existẽncia de um sistema alternativo sem o uso do dólar significa um reforço das reservas cambiais.

Explico. Suponha que o Brasil demanda cerca de 1000 dólares por ano para fazer seus pagamentos da balança de pagamento e comercial por ano.

Isso significa a necessidade de exportar a mesma quantidade em dolar por ano. Se o país tem 50 dolares de reserva, nos períodos em que a exportação for menos que a exportação, é possível complementar com as reservas… quanto as exportaçẽos superam as importação, é possível aumentar as reservas.

Quando não tiver reservas e precisar financiar a importação, será preciso buscar um empréstimo do FMI.

Agora suponha que metade das importaççoes possa ser feito usando o sistema alternativo. Isso significa que a demanda anual por dólares agora são 500 dólares. Como as reservas cambiais são as mesmas (50), elas passaram de 5% do comercio em dolar anual para 10% do comércio em dolar anual…

Como praticamente 1/3 do comércio exterior brasileiro é com a China e o Brasil tem superávit, signfica que este ganho poderá ser usando no comércio com os outros BRIC, principalmente para comprar petróleio e combutsível da Russia, com o qual o Brasil tem um comércio deficitário.

Tudo isso sem alterar o comércio com os EUA e com a Europa que continuará sendo feito em dolar ou euro.

Ianiv
Ianiv
2 meses atrás

A medio prazo o unico pais que tem alguma chance de ter relevancia economica para poder comecar a pensar em moeda forte e a India. O Brasil (produtor de commodities) e a Africa do Sul (failed state) tem economias proporcionalmente pifias. A China e grande e tem setor industrial forte, mas vai entrar em colapso demografico. Em 20 anos (mantida a tendencia) cessa de ter relevancia economica, provavelmente deixa de ser um pais coeso e racha. A Russia e um posto de gasolina (em 20 anos ninguem vai estar usando), vende armas que ninguem quer. A relevancia futura e em adubo e alimento (que tem grande quantidade mas baixa produtividade). Alem disso e altamente sancionada. Os paises com crescimento futuro relevante, em um cenario de colapso da globalizacao, mesmo que a influencia americana diminua, sao Franca, Polonia, Turquia, Argentina, Vietna, Indonesia, talvez Australia. Brics e uma bobagem e o melhor que o Brasil faria e sair desse barco que vai afundar e buscar acordos multilaterais.

Fabio
Fabio
2 meses atrás

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.