Vendas recordes de veículos elétricos na China superam preocupações com desaceleração

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Beijing,,China,-,Apr,30,,2024:,Polestar,3,Electric,Suv

As vendas de veículos elétricos na China “podem bater recorde todo mês até o final do ano.”

As vendas de veículos elétricos atingiram um novo recorde na China no mês passado, com um aumento de 47,9% em comparação ao ano anterior, ultrapassando a marca de 1 milhão pelo segundo mês consecutivo.

Fabricantes de automóveis chineses venderam 1,12 milhão de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in em setembro, um aumento de 90 mil veículos em relação ao mês anterior, segundo a empresa de pesquisa de mercado Rho Motion, na terça-feira.

Os números recordes da China ajudaram a impulsionar as vendas globais de veículos elétricos para um recorde de 1,7 milhão de unidades em setembro, superando o recorde anterior de dezembro de 2023.

Esses números expressivos aliviam as preocupações com a desaceleração da demanda global, causada por altas taxas de juros, incerteza nas políticas e problemas estruturais, como a falta de estações de carregamento rápido.

“No mercado chinês, a taxa de penetração de veículos totalmente elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) está crescendo mais rápido do que o esperado, e as vendas ‘podem bater recorde todo mês até o final do ano’”, disse Charles Lester, gerente de dados da Rho Motion, à Reuters.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o crescimento das vendas de veículos elétricos foi lento, aumentando apenas 4,3% no mês passado, enquanto na Europa, as vendas retomaram o crescimento após uma queda em agosto, com aumento de 4,2%, impulsionado por um salto de 24% no Reino Unido.

A Rho Motion espera que as vendas de EV na Europa cheguem a 3,78 milhões de veículos em 2025 e 9,78 milhões em 2030, respectivamente 24% e 19% abaixo das estimativas anteriores.

Enquanto isso, na China, espera que as vendas deste ano aumentem em um terço em relação ao ano passado, para 10,5 milhões de veículos.

“As disparidades regionais são surpreendentes, com a China sozinha respondendo por bem mais da metade do total global, enquanto os números da Europa estão diminuindo e os EUA e o Canadá estão crescendo constantemente”, disse Lester.

 

 

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Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
2 meses atrás

Se grana não fosse problema pra mim, eu compraria um BYD.
Parece que todo dia em cruzo com alguns deles em SP.

Heinz
Heinz
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Estão até que vendendo bem, mas não compraria pelas dificuldades de abastecimento, fora dos grandes polos do país, há muita dificuldade de se achar onde recarregue. Além claro do problema de peças.

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  Heinz
2 meses atrás

Para quem placa foto-voltaica em casa deve ser uma baita de um mão na roda.

Uma das coisas que não gosto de morar no meu apartamento é justamente essa falta de poder “brincar de engenheiro” na moradia.

Botei umas plantas na varanda e o síndico já começou a chiar. 😒

JHF
JHF
Reply to  Paulo Leite
2 meses atrás

” Para quem placa foto-voltaica em casa deve ser uma baita de um mão na roda”. Depende muito de qual o uso do veículo. Placa carrega e gera direto só nos horários de sol, que coincidem com os horários de trabalho. Dahi que o mais normal é carregar o EV a noite, usando o relógio da conta de luz. Mesmo que de dia vc compense com a geração, o consumo aparece na conta gerando taxas de iluminação pública, taxas de bandeira amarela ou vermelha e outras tranqueiras que ninguém vai conseguir descifrar na sua conta elétrica. Vai ser infinitamente melhor… Read more »

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  JHF
1 mês atrás

Isso é verdade, mas tem que lembrar que nos fins de semana o carro fica estacionado por boa parte do dia também.

A não ser que seu percurso de trabalho seja uns >70km/dia e/ou pegando estrada – onde a provável carga da bateria não vai ser o suficiente – acho que ainda compensa usar um carro elétrico normalmente durante os dias de semana e recarregar em casa só no fim de semana, quando o uso é baixo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Heinz
2 meses atrás

Num cenário hipotético aonde grana não fosse um problema, esse carro seria apenas pra andar na cidade de SP mesmo. Não consigo me imaginar fazendo um bate-volta pro interior ou litoral num carro 100% elétrico, eu não confiaria nisso.
Mas pra minha realidade atual, um Mobi já seria excelente.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Heinz
2 meses atrás

Não que eu vá comprar um BYD, mas a falta de peças quando dá problema, é de assustar

Iran
Iran
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Aqui em Curitiba está cheio de BYD, é talvez um dos carros que mais vejo na rua, sem brincadeira.

JuggerBR
JuggerBR
2 meses atrás

Fico pensando no caos que será a reciclagem de todas essas baterias um dia.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  JuggerBR
2 meses atrás

O mundo não consegue reciclar todas as baterias de celular, imagina carro elétrico.
Sem contar em toda energia que precisará ser gerada para sustentar tudo isso.

A natureza só está esperando o momento certo para fazer o apocalipse dela.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
2 meses atrás

Quase faço a burrada de comprar um “tomadinha” ..rs

Já estou exorcizado disso ..rs

Se e quando as baterias de estado sólido estiverem 100% desenvolvidas e FUNDAMENTAL..o Brasil possuir infraestrutura para os mesmos …eu revejo meus conceitos.

Por hora …a bateria só o smartphone..rs.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Pior que os ecochatos e os populistas vāo fazer lobby para proibir os carros nāo-eletricos em algumas décadas.

E o Brasil(e até mesmo alguns lugares da Europa) continuarāo a nāo ter estrutura para mantê-los.

Enquanto tiram os carros dos pobres, a Taylor Swift, Klaus Shwabs e o DiCaprio continuam poluindo a vontade com seus jatinhos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

Aliás, é até engraçado essa sanha européia em proibir carro tradicional em favor do carro elétrico, quando a matriz energética de quase toda Europa é a base de termelétrica devoradora de carvão e diesel…

José de Souza
José de Souza
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

Claro, os MILHÕES de automóveis jogando TONELADAS de CO2 não são problema, mas a meia dúzia de jatinhos de artistas que você não gosta, são. Sabe tuuuuuuuuuuuuuuudo esse rapaz!

JHF
JHF
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

Neste momento, usando a tecnologia atual, o carro híbrido bateria-etanol é muito mais “ecológico” que o de bateria. E o de motor 1.0 turbo a álcool possivelmente seja tão quanto se levar em conta o ciclo completo de uso do carro, até o descarte. Fora os problemas de infra para viagem que não for na esquina ou no supermercado ida e volta…..

Reginaldo
Reginaldo
2 meses atrás

Uma coisa que eu acho muito engraçado é que antes todo mundo reclamava que no Brasil não havia incentivo pra carros elétricos ou híbridos e que na Europa e outros países já havia grandes frotas... Pois bem os elétricos chegaram no Brasil e o argumento que eu mais ouço agora é que não é tecnologia 100% estabelecida, que as baterias são muito caras, que geram impacto ambiental e não sei o quê. Vai entender…

.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Reginaldo
2 meses atrás

E que principalmente o Brasil está muito longe de ter infraestrutura para que carros assim sejam adotados em massa. Só gente com $$ na agulha mesmo e apenas para ser brinquedinho, porque para pegar estrada, ainda não serve.

Alexandre Costa
Alexandre Costa
Reply to  Leandro Costa
2 meses atrás

Eu moro na Europa e te garanto que carro elétrico só vale a pena pra quem não sabe fazer conta.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Alexandre Costa
2 meses atrás

Eu não duvido.

Jose
Jose
Reply to  Leandro Costa
2 meses atrás

Não duvide Leandro, o preço da energia explodiu na Europa, vi um depoimento de um brasileiro falando os valores absurdos que ele pagou pelas recargas do carro em uma viagem da França para a Alemanha, os ecochatos irresponsavelmente apostaram todas as fichas nessa nova matriz energética, acontece que as tecnologias não estão desenvolvidas o suficiente, o resultado dessa precipitação em impor essa nova matriz está aí, custos altíssimos e escassez de energia, foi e ainda é muita irresponsabilidade dos ecochatos em apostar todas as fichas em uma matriz energética que sequer da conta de abastecer residências, agora imagina atender parques… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Reginaldo
2 meses atrás

Reginaldo a forma de esclarecer essas dúvidas é comprando um se ainda não o fez, eu não tenho essa curiosidade, alguns conhecidos compraram e apesar de não admitirem não parecem muito satisfeitos, a UE apostou todas as fichas nessa nova matriz energética não deu certo é claro e a conta chegou, queda imensa nas vendas, montadoras em crise demitindo e fechando unidades, assim como o custo de produção da indústria explodiu por conta do aumento do valor da energia, já que a geração de energia dessa nova matriz energética é muito cara, resumindo, o povo elegeu esses ecochatos que enfiaram… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
2 meses atrás

O buraco é mais embaixo …. são vendas simuladas onde na maioria dos casos são os próprios fabricantes que compram os seus próprios veículos por meio de empresa interposta, para o fim de obter subsídios governamentais que eles obtêm com o emplacamento dos veículos. A China está repleta de pateos abarrotados de carros novos e com a falta de mais espaços para estocar, estão estocando os carros em portos de outros países, sendo o Brasil um destes países …. O conto de fadas é ilusório …

JuggerBR
JuggerBR
2 meses atrás

Tem um video do presidente da JAC que ele detona os elétricos, como a falta de infraestrutura, e que esses carros só servem pra percurso urbano, tendo que ser bem planejado pra não passar apuros. Que Europa e Eua já descobriram a encrenca que estão criando, e que esse subsídio pesado da China uma hora vai ter fim.

GugaX
GugaX
2 meses atrás

Vc estão bem enganados quanto ao uso fora do ambiente urbano. Nesse fds cruzei na estrada com um BYD Mini Dolphin na Ayrton Senna. Depois de horas ele estava no posto Frango Assado recarregando. Bati um papo rápido com o dono. Ele faz esse trajeto toda semana e fica 30min ali de recarga. Vai até Pindamonhangaba numa boa. Economiza R$ 980 por mês de combustível. Para recarregar gastou R$28

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  GugaX
2 meses atrás

Agora vem dirigindo para o Rio e boa sorte.

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

vem dirigindo para o Rio

Tem maneiras mais sutis de desejar que alguém morra. rsrs

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Reply to  Paulo Leite
1 mês atrás

kkkkkkkkkk. O RJ está em estado de penúria. E aqui quem fala é um Carioca.

Kayron
Kayron
Reply to  GugaX
1 mês atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Natan
Natan
2 meses atrás

Vi um BYD Seal azul num estacionamento.
Deu vontade de ter 300 mil no banco.

naval762
naval762
2 meses atrás

Ah tá… sei… “elétrico chinês”… espera só começar a pegar fogo no meio da rua, aí vamos ver até onde o “elétrico chinês” vai.

Jose Pereira
Jose Pereira
2 meses atrás

Há reportagens de posto de abastecimento clandestino, por onde algumas comunidades que já não pagava pela energia elétrica criou áreas de abastecimento de carro elétrico

https://img.band.uol.com.br/image/2023/03/31/carro-era-de-um-dos-chefes-do-comando-vermelho-124419_800x450.webp

Jose Pereira
Jose Pereira
Reply to  Jose Pereira
2 meses atrás

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Marcelo Soares
Marcelo Soares
Reply to  Jose Pereira
1 mês atrás

Na Nova Holanda.