Pesquisadores chineses relatam quebra de criptografia com computador quântico
Se replicados, tais ataques poderiam ameaçar softwares que utilizam criptografia RSA ou AES
Pesquisadores chineses da Universidade de Xangai anunciaram que um computador quântico da D-Wave foi capaz de quebrar a criptografia RSA, amplamente utilizada em navegadores, VPNs e chips de grandes marcas. O estudo revela que o computador quântico pode também atacar o Advanced Encryption Standard (AES), adotado pelo governo dos EUA, o que pode ter grandes implicações para a segurança global.
A pesquisa detalha dois métodos baseados no algoritmo de anelamento quântico, combinando algoritmos quânticos com algoritmos clássicos para atacar a criptografia RSA. Os pesquisadores usaram o computador quântico D-Wave Advantage, que tem mais de 5.000 qubits, para realizar a decomposição de um inteiro RSA de 50 bits. Alugar o D-Wave custa cerca de US$ 2.000 por hora, enquanto comprar um custa cerca de US$ 15 milhões.
A ameaça de computadores quânticos à criptografia não é nova. O Global Risk Institute afirmou que, nas próximas décadas, computadores quânticos poderão quebrar criptografias como o RSA-2048 em menos de 24 horas. Esses avanços colocam em risco sistemas de segurança que protegem informações sensíveis globalmente.
A Apple também reconheceu essa ameaça e lançou o protocolo PQ3 para seu aplicativo de mensagens iMessage, que visa proteger dados contra possíveis ataques futuros de computadores quânticos. A empresa destacou o risco do cenário “Colher Agora, Descriptografar Depois”, no qual dados criptografados hoje poderiam ser descriptografados no futuro com o avanço da computação quântica.
Pesquisadores chineses anteriormente sugeriram que quebrar a criptografia RSA-2048 exigiria milhões de qubits, algo muito além das capacidades atuais. No entanto, com computadores como o D-Wave Advantage, com seus 5.000 qubits, a criptografia tradicional está cada vez mais sob ameaça, à medida que as tecnologias quânticas avançam rapidamente.
FONTE: PCMag
E a galera achando que a China vai invadir Taiwan por mar.
Confia.
Tá “serto” …… os caras conseguem essa façanha e anunciam isso aos quatro ventos para todos ouvirem ???? Quais seriam as chances de outro país fazer o mesmo caso tivessem conseguido realizar a mesma façanha??? Geralmente esse tipo de informação é mantida no sigilo não????
Vocês tem que decidir. Os EUA quando divulgam alguma coisa são transparentes, quando é outro país é blefe.
Informações estratégicas são mantidas em sigilo.
Cedo ou tarde outras potências iriam conseguir, vc relatar que já conseguiu, é sim, uma demonstração de poder e domínio tecnológico.
Informações estratégicas são mantidas em sigilo, mas se o chineses resolveram tornar público é porque não é mais estratégica e se tornou algo trivial.
E não vão surgir padrões criptográficos desenvolvidos pela mesma tecnologia quântica? Questão de tempo… Se é que já não estão nos fornos da indústria neste momento.
Geralmente esse tipo de tecnologia sensível não é anunciada, provável que EUA e China já tenham coisas no forno que nem imaginamos.
Postei um comentário sobre este assunto em outra matéria aqui no Forte, como se encaixa melhor aqui do que lá,
vou copiar e colar aqui ↓
—-
A China é pioneira na comunicação quântica com seus ”satélites quânticos”. Até 2027 terão sua primeira pequena rede de 3 ou 4 satélites quânticos, na qual os militares terão uso privilegiado…
—
Tanto que disparou o alarme no ocidente, que começou a correr atrás…↓
—
”Em agosto de 2016, o ”satélite quântico””Mozi” foi lançado com sucesso.
Dentro de um ano após ser lançado em órbita, o “Mozi” completou com sucesso todas as tarefas de experimentos científicos programados: completou o primeiro experimento de distribuição de emaranhamento quântico bidirecional de nível satélite-solo de mil quilômetros no mundo.
Hoje, a comunicação quântica chinesa tornou-se a primeira tecnologia de informação quântica a entrar na fase prática no mundo.
A primeira rede doméstica de distribuição de chaves quânticas comerciais de nível de operadora foi construída na área de Xangai, que pode suportar uma capacidade de usuários não inferior a 1 milhão. Espera-se que até o final deste ano, a China Telecom implante redes quânticas de área metropolitana em 10 a 15 cidades em todo a China.”
[…]
O sucesso do “Mozi” em 2016 lançou uma onda de física quântica espacial no mundo.
Em 2017, a NASA lançou um livro branco sobre o desenvolvimento futuro da física quântica espacial, e a Agência Espacial Europeia também lançou seu livro branco sobre a tecnologia quântica espacial.
A revista acadêmica internacional “Science” publicou certa vez um editorial, acreditando que o “Mozi” soou o alarme ao governo dos EUA, o que levou os Estados Unidos a aprovar a Lei Nacional de Ação Quântica em 2018.
—
*[Entenda-se ”comunicação quântica” como sendo a corrente de dados já utilizada correntemente, acrescida de uma camada de ”encriptação quântica”, que se diz ser 100 por cento segura, a prova de hacks…]
.
Como tá dentro do tema do post, repito comentário que fiz em outra matéria aqui no Forte ↓
—-
A China é pioneira na encriptação quântica transmitida por ”satélites quânticos”. Até 2027 terão sua primeira pequena rede de 3 ou 4 satélites quânticos, na qual os militares terão uso privilegiado…
”Em agosto de 2016, o ”satélite quântico””Mozi” foi lançado com sucesso”.
Dentro de um ano após ser lançado em órbita, o “Mozi” completou com sucesso todas as tarefas de experimentos científicos programados: completou o primeiro experimento de distribuição de emaranhamento quântico bidirecional de nível satélite-solo de mil quilômetros no mundo.
Hoje, a comunicação quântica chinesa tornou-se a primeira tecnologia de informação quântica a entrar na fase prática no mundo.
A primeira rede doméstica de distribuição de chaves quânticas comerciais de nível de operadora foi construída na área de Xangai, que pode suportar uma capacidade de usuários não inferior a 1 milhão. Espera-se que até o final deste ano, a China Telecom implante redes quânticas de área metropolitana em 10 a 15 cidades em todo a China.”
*[Entenda-śe ”comunicação quântica” como sendo a corrente de dados já utilizada correntemente, acrescida de uma camada de ”encriptação quântica”, que se diz ser 100 por cento segura, a prova de hacks…]
se eu tenho uma vantagem tecnológica sobre o inimigo, pra que eu iria anunciar? para o inimigo se preparar e gerar uma contra medida? Os aliados divulgaram aos quatro ventos quando quebraram a criptografia do Japão e da Alemanha?
Eles devem saber que os americanos já estão fazendo o mesmo, sem anunciar é claro…
Acho que o blog deveria visitar as páginas da Microsoft sobre todo o processo e avanços que eles estão nesse processo de implantação comercial da computação quântica. Não em escala experimental, mas sim comercial. Microsoft e IBM já trabalham junto a Governos, mercado financeiro (Global), inúmeras forças armadas e setores estratégicos revendo e aplicando soluções de criptografia para reforçar os “guard rails” de todos os sistemas. Isso já é público. O Blog poderia consultar a Microsoft para que eles dessem uma Aula para nós. Se o Blog quiser, entre em contato comigo. Faço a intermediação entre a Microsoft e o Blog. Menos torcida e mais notícia.
A turma que faz holder com BTC … deviam sair dessa catarse libertaria…
Imagina..China divulga quebra do algoritmo SHA-256 💣…adeus BTC* e o sonho de um mundo financeiro “vida louca descentralizado”..rs
*pareado com o dólar, bem livre😆🤪
O CBDC já era.
Drex vai fazer água , para nossa sorte!
E como está o Brasil neste campo?
Está despontando para o anonimato. como diria um celebre jornalista brasileiro a quem eu muito admiro.