Vladimir Putin

O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, revelou ter recebido informações de que Vladimir Putin pode comparecer à Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro em novembro deste ano, e pediu às autoridades brasileiras que cumpram o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente russo, informou a agência Reuters.

Em março de 2023, o TPI emitiu um mandado de prisão contra Putin por crimes de guerra relacionados à “deportação ilegal” de crianças ucranianas. Além dele, um mandado foi emitido contra Maria Alekseyevna, comissária de Direitos das Crianças da Rússia. Moscou nega as acusações de crimes de guerra.

Kostin ressaltou que, como signatário do Estatuto de Roma, o Brasil tem a obrigação legal de prender Putin caso ele compareça à cúpula. Segundo ele, não cumprir o mandado poderia estabelecer um precedente perigoso, permitindo que líderes acusados pelo TPI viajassem impunemente.

Embora o Brasil tenha enviado um convite padrão a Putin para as reuniões do G20, não há confirmação de que ele planeja comparecer. O promotor do TPI se recusou a comentar sobre o assunto. O TPI, por sua vez, depende das autoridades locais para cumprir seus mandados, já que não possui uma força policial própria.

Em setembro de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Putin poderia comparecer ao G20 sem risco de prisão, mas depois recuou, dizendo que a decisão seria da Justiça. Lula também questionou a participação do Brasil no TPI, citando o fato de que países como os EUA e a Rússia não são signatários do tribunal.

O mandado de prisão já fez Putin desistir de participar da cúpula dos Brics na África do Sul em agosto, para evitar o risco de prisão. A África do Sul, como signatária do TPI, teria a obrigação de cumprir o mandado.

Apesar do mandado, Putin viajou para a Mongólia em setembro de 2024, país que também é signatário do Estatuto de Roma. No entanto, devido aos laços estratégicos entre os dois países, a Mongólia não cumpriu a ordem de prisão.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

110 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Antonio Palhares
Antonio Palhares
3 meses atrás

É o mesmo tribunal que foi ameaçado pelos Estados Unidos se executasse alguma prisão de líderes israelenses ou americanos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Antonio Palhares
3 meses atrás

Rapaz, muitíssimo obrigado por ter me lembrado disso, muito obrigado MESMO.
Isso é tudo que a gente precisa saber sobre esse TPI. Sem mais.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Antonio Palhares
3 meses atrás

O mesmo que teve seus juízes ameaçados pelos EUA, no caso da investigação por crimes de guerra dos americanos no Afeganistão! Rsrsrs.

DanielJr
DanielJr
Responder para  Antonio Palhares
3 meses atrás

Os EUA não respondem a esse tribunal, eles não quiseram assinar o tratado. Não são obrigados a nada que venha de lá e ao contrário também.

Hamoidiam
Hamoidiam
Responder para  Antonio Palhares
3 meses atrás

Nada aconteceu com a Mongólia, que agiu como um país soberano.

Mas aqui no Brasil seria feita uma tempestade de merda pela mídia ”nacional” e internacional, melhor que nem venha…

*[meu nick saiu alterado, devo ter digitado algumas letras no campo errado]

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Hamoidiam
3 meses atrás

Supostamente o Brasil é um país sério que respeito os acordos que assinam, o Lula podia denunciar o acordo e receber o Putin e terem uma Lua de Mel melhor que ele teve com o Macron, mas ele nao tem coragem pra isso

Salim
Salim
Responder para  Carlos Campos
2 meses atrás

O acordo foi aprovado pelo congresso, qualquer juiz poderia requerer prisão Putin. Brasil avisou Putin e está semana ele já falou que nao vem. Nem STF teria como pular a solicitação prisão. Porém na democracia brasileira tudo e possível.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Antonio Palhares
3 meses atrás

Se me permite, gostaria de acrescentar que apesar da ameaça, os EUA sequer aderiram àquele foro.

NBS
NBS
Responder para  Antonio Palhares
3 meses atrás

Este mundo é sui generis. O procurador exige que o Brasil cumpra o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), criado pelo Estatuto de Roma. No entanto, a Ucrânia não é signatária do Estatuto de Roma. Embora não tenha ratificado o tratado, a Ucrânia aceitou a jurisdição do TPI em duas ocasiões. Em 2014, após a anexação da Crimeia pela Rússia e o início do conflito no leste da Ucrânia, o governo ucraniano aceitou a jurisdição do TPI para investigar crimes cometidos em seu território a partir de novembro de 2013. Isso foi feito por meio de uma declaração de aceitação de jurisdição ad hoc, conforme previsto no Artigo 12(3) do Estatuto de Roma, por conveniência.

O Brasil assinou o Estatuto de Roma em 7 de fevereiro de 2000, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Posteriormente, ratificou o tratado em 20 de junho de 2002, também durante o governo de Fernando Henrique, tornando-se um dos Estados Partes do TPI. Foi o mesmo governo que inseriu o Brasil no Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR), que limita o alcance de mísseis a 300 km, e no Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), com inspeções supervisionadas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Sempre há a presunção de que o governo não tinha outros meios de se abster e que defendia genuinamente os interesses do Brasil. O fato é que nossos ‘parceiros’, como dizem os jovens, nossos ‘manos’, que tanto vejo por aqui em uma defesa fervorosa, são os mesmos que nos traíram no passado e que poderiam repetir o feito em uma próxima ‘primavera’ das redes sociais. Certamente fomos acintosamente forçados a aderir, sob pena de sanções. Para aqueles que não viveram esses momentos, hoje vivemos numa ‘Suíça’; o buraco era muito mais embaixo. Ou, sendo irônico, se você acha que o Brasil está muito mal hoje, gostaria de poder teletransportá-lo para aquele passado. Idealizamos nosso passado como um tempo bom, que nos forjou, etc. Certamente existiam outros lugares muito melhores naquela época. Eu tinha um amigo que era louco para ir para o Canadá.

Países importantes ficaram de fora da iniciativa:

  • Estados Unidos: Assinaram o Estatuto de Roma durante a administração Clinton, mas nunca o ratificaram. Posteriormente, o governo Bush retirou a assinatura. Os EUA têm preocupações com a soberania nacional e temem que seus militares e funcionários possam ser alvo de processos políticos.
  • China: Não assinou nem ratificou o Estatuto de Roma. O governo chinês argumenta que o TPI poderia interferir em assuntos internos e teme possíveis processos contra seus líderes ou funcionários.
  • Rússia: Assinou o Estatuto de Roma em 2000, mas nunca o ratificou. Em 2016, o presidente Vladimir Putin retirou a assinatura da Rússia após críticas do TPI em relação à anexação da Crimeia e à situação na Ucrânia.
  • Índia: Não é signatária do Estatuto de Roma. O governo indiano se opôs ao TPI, citando preocupações com a soberania nacional e alegando que o tribunal poderia interferir em conflitos internos, como as insurgências em várias partes do país.
  • Turquia: Membro da OTAN, a Turquia também não faz parte do TPI. O país tem receios de que o tribunal possa interferir em suas questões internas, como as operações contra o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) e a questão curda.

O mesmo ocorre com muitos outros países, todos receosos da ideia de ‘eu sei o que você fez no verão passado’ ou de manipulação política. Lembremos que o TPI está na Europa e, em sua maioria, é composto por juízes europeus.

Machado
Machado
Responder para  Antonio Palhares
3 meses atrás

Excelente observação. Parabéns pela perspicácia. É isso aí.

Joanderson
Joanderson
3 meses atrás

Laele mil vezes kkkkkk tá pensando que brasileiro é maluco é, não aguentamos com esse problema não.

José 001
José 001
3 meses atrás

Ucrânia exige isso do Brasil, exige dinheiro de todos, armas de todos, exige tudo de todos.

Até os aliados estão ficando cansados de tantas exigências.

Jose
Jose
Responder para  José 001
3 meses atrás

Mas 001 os ucranianos não estão errados, quem colocou eles nesse rabo de foguete, pelo menos no que diz respeito as armas e dinheiro, já quanto ao Brasil eles também tem razão, não fomos obrigados a assinar nenhum tratado, mas já que nossos brilhantes governantes saem canetando tudo sem entender as implicações desses atos, agora que arquem com as consequências.

José 001
José 001
Responder para  Jose
3 meses atrás

Estão errados sim.

Desde 2022 a Ucrânia não faz parte do TPI.

Quem poderia fazer tal exigência seria o próprio TPI.

Jose
Jose
Responder para  José 001
3 meses atrás

Fonte BBC Brasil “O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu em 17 de março um mandado de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O tribunal – com sede em Haia, na Holanda – afirma que Putin é responsável por crimes de guerra, incluindo a deportação ilegal de crianças da Ucrânia para a Rússia. O órgão diz que os crimes foram cometidos na Ucrânia pelo menos desde 24 de fevereiro de 2022, quando começou o conflito”. Tire suas conclusões, os fatos estão aí e o Brasil (mais uma do tal fhc) gostemos ou não concordemos ou não, O Brasil aceitou, assinou e ratificou esse tratado se sujeitando a ele e suas implicações.

José 001
José 001
Responder para  Jose
3 meses atrás

Pela terceira vez.

A Ucrânia não tem direito algum de exigir isso do Brasil.

A Ucrânia nem mesmo faz parte do TPI.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Jose
3 meses atrás

Mr Jose. Se fosse um presidente americano. Quem prenderia ?

Salim
Salim
Responder para  Jose
2 meses atrás

Eua , Rússia, Inglaterra e outros assinaram acordo que se Ucrânia devolvesse armas nucleares teria garantida sua integridade territorial. O certo seria os constantes neste contrato honrar as calças. Deviam exigir e muito mais.

DanielJr
DanielJr
Responder para  José 001
3 meses atrás

O Brasil assinou o tratado de Roma, não tem o que fazer.

Os EUA não assinaram, não estão obrigados a cumprir as ordens de lá.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  DanielJr
3 meses atrás

Nāo é assim que funciona. O Supremo precisa autorizar. Nenhuma decisāo nāo- nacional pode ter efeito automático aqui sob pena de ofensa ao disposto na LINDB.

Jose
Jose
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Allan é óbvio que ninguém será preso, contudo é mais um desgaste para o país por conta de políticos irracionais que saem assinando tratados sem avaliar futuras e possíveis consequências, e nesse quesito o egocêntrico do fhc superava todos, pelo menos à época.

José 001
José 001
Responder para  DanielJr
3 meses atrás

A Ucrânia saiu do Estatuto de Roma em 2022.

Não pode exigir nada.

Jose
Jose
Responder para  José 001
3 meses atrás
José 001
José 001
Responder para  DanielJr
3 meses atrás

A Ucrânia saiu do TPI em 2022.

Não pode existir nada do Brasil.

Quanta dificuldade pra entender isso.

Cassini
Cassini
Responder para  José 001
3 meses atrás

E quem são eles para exigir alguma coisa? Kkkk

José 001
José 001
Responder para  Cassini
3 meses atrás

É o que me pergunto.

Mas estão achando que a Ucrânia tem todo direito de exigir algo do Brasil.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
3 meses atrás

“Kostin ressaltou que, como signatário do Estatuto de Roma, o Brasil tem a obrigação legal de prender Putin caso ele compareça à cúpula. Segundo ele, não cumprir o mandado poderia estabelecer um precedente perigoso, permitindo que líderes acusados pelo TPI viajassem impunemente.”

O que mais teve nos últimos anos foram países abrindo precedentes perigosos, e não tô vendo nenhuma celeuma sobre isso…

Além do mais, não sabia que coisas como “soberania nacional” e “leis próprias” ficavam abaixo de leis internacionais…

E por último, desde quando procurador geral de um país no qual nunca tivemos fortes relações comerciais e de intercâmbio pode dar pitaco no que o Brasil pode ou não fazer?

Daniel
Daniel
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Desculpe, amigo. Mas você está errado. A partir do momento que o Brasil ratificou o acordo há mais de 20 anos atrás, as leis brasileiras obrigam que o Brasil prenda e extradite o Putin. O não cumprimento do acordo, que se tornou uma cláusula pétrea da nossa Constituição, poderá ocasionar crime de responsabilidade e impeachment.

Com relação à pitacos, teve um cara aí que andou arrumando encrencas com Israel nos últimos tempos justamente por dar pitacos em assuntos que não lhe diz respeito . . .

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Daniel
3 meses atrás

“O não cumprimento do acordo, que se tornou uma cláusula pétrea da nossa Constituição, poderá ocasionar crime de responsabilidade e impeachment.”

Presidente BR não sofre impeachment por coisa infinitamente pior, mas vai sofrer isso porque descumpriu esse tratado de TPI, confia…

E outra: como disseram acima, o TPI que exige isso foi o mesmo TPI que foram ameaçados pelos EUA se eles “ousassem” investigar qualquer norte-americano por qualquer crime que eles fizeram no Iraque ou Afeganistão?
Dois pesos e duas medidas?

Pau que dá em Chico, é OBRIGATÓRIO dar em Francisco também.
Querem que prendemos o Putin? Ok, tudo bem, bora lá.
Mas só se, logo em seguida, a gente investigar e punir o que os EUA fizeram em ambos os países acima.
Ou a lei é pra todos, ou não é pra ninguém.

DanielJr
DanielJr
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Wilber, os EUA não fazem parte do tratado. É igual ao tratado da não proliferação de armas nucleares, eles não assinaram.

O TPI não tem jurisdição nos EUA

Jose
Jose
Responder para  DanielJr
3 meses atrás

Exato Daniel. Mas como é dificil esse moço entender. A cegueira anti-EUA dele fica acima de tudo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Jose
3 meses atrás

Tio Sam não assina tratado de TPI, não assina tratado sobre não prolifereção de tecnologias nucleares…

Mas ok, eles estão certos em não aderir a essas coisas. Burro mesmo é o Brasil, que adora posar de “bom-moço” e sai assinando tratado de “não proliferação” disso e daquilo a torto e a direito…

“Cegueira anti-EUA”, olha, se você gosta de falar “i love you Trump” pra qualquer coisa vinda deles, isso é contigo, não tenho nada com isso…

Jose
Jose
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Graças a Deus não tenho a mínima vontade de pronunciar a palvra Trump, quiçá “i love you Trump”.

C G
C G
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Desculpe a sinceridade, não se ofenda mas vc ____________________, o assunto aqui é se o Brasil tem palavra para honrar os tratados que assina ou não, não pode ser um debate leviano regido por vontades, vontade todo mundo tem de um monte de coisa, tem que ver se a lei permite ou não, com certeza para o Itamaraty chega a ser questão elementarmente óbvia, pq o Brasil jogaria sua palavra na lama por um assunto tão longe do pragmatismo diplomático que rege nossa escola?!

EDITADO

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  C G
3 meses atrás

E qual grande país desse planeta cumpre tratados ?

Mig25
Mig25
Responder para  Jose
3 meses atrás

O TPI também não tem jurisdição na Rússia, não obstante, exarou mandado de prisão contra o Putin…que pode ser preso se visitar país signatário do TPI.
É tão difícil assim de vocês entenderem? Seria exatamente o mesmo caso.

Mig25
Mig25
Responder para  DanielJr
3 meses atrás

Sim, mas isso não impede que o tribunal declare a prisão de americanos ou israelenses, por exemplo (candidatos a isso não faltam nos dos países),e, caso entrem em país que reconhece a jurisdição do TPI, sejam presos.
É exatamente o que ocorre com Putin. A Rússia também não ratificou o TPI.
O TPI não tem jurisdição na Rússia.

Daniel
Daniel
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Hahahahaha. Você está meio confuso, amigo. Deixa eu te explicar . . . O Brasil ESCOLHEU assinar o acordo. Não sei em que mundo você vive, mas não existe isso de tratarem todos iguais em tratados internacionais. O Brasil assinou, os EUA não. Simples assim.

Talvez não ocorra o impeachment, mas pode ser mais um desgaste para o governo e mais uma enxurrada de dinheiro (que ele não tem sobrando) em emendas parlamentares/orçamento secreto para convencer o Congresso a não levar isso pra frente.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Como disseram acima, isso foi culpa do FHC, que saiu assinando tratados a torto e a direito sem pensar no médio e longo prazo.
Mas como eu disse, nenhuma lei internacional vale mais em território nacional que a CF. Então quem determina se ele será ou não preso é nossa CF.
Então, duvido MUITO que ele vá preso.

Mas como você mesmo disse, isso só serve pra desgastar e dar ainda mais munição a oposição, fazendo com que o barba assine ainda mais cheques em branco pra “apaziguar” eles…

C G
C G
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Vc precisa entender que viver sob um codigo de leis não é escolher só o que vc gosta ou que se alhinha com sua visão de mundo, não existe isso de constituição ser mais ou menos, quando foi assinado, por livre e espontânea vontade, o Brasil o fez ciente de seu conteúdo, inclusive existem dispositivos legais na própria CF que garantem isso, se o Presidente ou qualquer cidadão desrespeitar esse tratado esta violando a lei brasileira pois somente Congresso Nacional pode revisar isso!
E apenas como nota, em tempos recentes, o ministro Alexandre de Moraes demonstrou satisfatoriamente muito pouca tolerância para quem tenta fazer ginástica mental para violar nossas leis então sinto muito se te decepciona, o Brasil não é moleque, Putin nao vem!

Ariosvaldo
Ariosvaldo
Responder para  Daniel
3 meses atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Jose
Jose
Responder para  Ariosvaldo
3 meses atrás

Ariosvaldo, se você acha que estão sendo injustos com o Putin, o que você diz sobre Israel já que organizações diretamente ligadas a onu estão escondendo chineludos terroristas e armamentos em seus prédios em Gaza, o que dizer da onu com sua pseudo força de paz fazendo vista grossa para ações do Hezbolah contra Israel partindo de bases ao lado de instalações da onu no Libano, pelo visto não há imparcialidade de determinados órgãos como nunca houve de fato, o equilíbrio se faz via “porrete mesmo” seja próprio ou de aliados, resumindo nada de novo só o mundo sendo mundo.

C G
C G
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Não é assim que funciona, o Brasil não é moleque, é um pais soberano e não esta sujeito a exigências de outros países mas tbm é sério, a partir do momento que assinamos um tratado ele deve ser cumprido!

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Coberto de razão o Senhor está. Quero ver quem diabos terá ________ para prender o Putin se ele aparecer por aqui, Rsssss

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

Bueno
Bueno
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Democracia relativa meu Caro!

Daniel
Daniel
Responder para  Bueno
3 meses atrás

Não acho. O Brasil escolheu assinar o tratado. Ele poderia simplesmente não ter assinado. Pra mim, foi bem democrático. Agora se você quiser debater se é justo . . .

Bueno
Bueno
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Não compreendeu o que eu disse , na atualidasde esta sim relativizada, e de dou evidencias !

Relativizam a democracia quando é conveniente, basta ver a fala do ministro Dino referente ao TPI

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/brasil-avalia-sair-do-tribunal-penal-internacional-diz-flavio-dino/

Novamente o Flavio Dino se apresenta quando teve a operação para prender suspeitos de ligação com Hezbollah
https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/dino-reage-a-israel-nenhuma-forca-estrangeira-manda-na-pf

A descondenação do apenado que hoje esta no poder , por um simples detalhe geografia é outra clara evidencia da relativização da democracia no Brasil!

O atual governo se alinha com toda a escoria do mundo, e relativizam a democracia quando é conveniente.

Mig25
Mig25
Responder para  Bueno
3 meses atrás

EDITADO

PESSOAL, POR FAVOR FOCAR NO TEMA DA NATÉRIA!!

Bueno
Bueno
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Um A330 FAB02901 chegando em Moscou

https://www.radarbox.com/multi/BRS2901

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Daniel
3 meses atrás

A CF estabelece a jurisdiçāo do TPI aqui, nāo é cláusula pétrea e nem crime de responsabilidade.

Nenhuma decisāo estrangeira dessa natureza tem eficácia automática no Brasil, precisa ser autorizada pelo Supremo.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Se o presidente não cumprir a lei, caberá ao Procurador Geral da República representar contra ele no STF.

Mas…. como vimos recentemente acontecer de forma muito incisiva, um Procurador Geral manso aos poderosos poderá não fazer nada. E nada acontecerá.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Muitíssimo obrigado por explicar o óbvio: de que o que manda em território nacional é a atual CF, e que nenhuma lei ou tratado internacional pode se sobrepor a CF em nosso território.

Daniel
Daniel
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Na verdade é. O §4º do artigo 5º da Constituição Brasileira, estabelece que o Brasil se submete à jurisdição de tribunais internacionais com os quais tenha concordado em seus tratados. Desde a sua incorporação à Constituição pela Emenda Constitucional 45, de 2004 ela se tornou cláusula pétrea por se tratar de uma garantia fundamental.

E sim, a desobediência a normas fundamentais podem ocasionar crime de responsabilidade. Pelo artigo 51, crimes de responsabilidade são julgados pelo Congresso. O que pode acontecer é o STF alegar alguma inconstitucionalidade em um tratado ratificado à 20 anos atrás . . . Duvido que o Putin ou o Lulu paguem pra ver. Mas vai ser divertido ver, caso aconteça.

C G
C G
Responder para  Daniel
3 meses atrás

É lógico, o que garante a execução do tratado é exatamente a CF, eu nao sei de onde ta saindo esse negócio de uma coisa conflitar com a outra, é justamente o contrário, se nao cumprir o tratado vai contra a constituição!

C G
C G
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Eu não sei da onde vc tirou essa informação!

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Daniel
3 meses atrás

O povo do achismo, acha que sabe tudo!
Sugestão aos fãs do Pudim, vão estudar direito antes de opinar ou achar!

Mig25
Mig25
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Você não entende nada de direito internacional, e vem escrevendo com toda pompa sobre o que não sabe…
Desde quando tratado internacional é incorporado como clausula pétrea da Constituição? Tratados Internacionais incorporam-se às leis brasileiras como leis ordinárias. Há discussões de que tratados Internacionais poderiam ter status supralegal, mas sempre abaixo da constituição, quanto mais incorporar-se como clausula pétrea, ou seja, imutável.
Também há correntes jurídicas que advogam que tratados relativos a Direitos Humanos poderiam ser recepcionados com status constitucional, mas essa posição ainda não é pacificada ..

Jose
Jose
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Desde o dia que um egocêntrico como o fhc saiu assinando vários tratados interacionais mundo afora, sem avaliar quais implicações futuras tais atos poderiam trazer, submetendo com isso o Brasil as leis de outros, simples assim.

JuggerBR
JuggerBR
3 meses atrás

Eu exijo ficar rico!….
Nem por isso ficarei…

Profyler
Profyler
3 meses atrás

Brasil não prende nem bandido brasileiro, quem dirá alguém de fora.
Fala sério, esse país nunca foi sério.

Bueno
Bueno
Responder para  Profyler
3 meses atrás

boa kkkk

paulof
paulof
3 meses atrás

Tratado (que é um contrato) assinado você exige cumprir, se o país não quer agir conforme o acordado que saia, qual é a vantagem do Brasil estar no TPI tirando um ou outro convescote? Acusar algum país que vai leva-lo ao referido Tribunal? Ter mais um cargo para enviar uma apadrinhada?

DanielJr
DanielJr
Responder para  paulof
3 meses atrás

Talvez ficar de fora de alguns acordos de cooperação policial ou de justiça.

Esses tratados são “incorporados” a nossa constituição, então pode ser que esse tipo de ato leve alguns políticos ou funcionários públicos ao impeachment. Isso é um negócio secundário hoje em dia, pouca gente liga pra ela.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  paulof
3 meses atrás

Exatamente isso… O Brasil indicou ao TPI a então ministra do STF Ellen Gracie.

MMerlin
MMerlin
3 meses atrás

“Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Putin poderia comparecer ao G20 sem risco de prisão…”

Na verdade nosso (…) Chefe de Estado deveria saber que ele não tem tem poder algum para afirmar isso.
Quem pode (e deve de acordo por sermos signatários do TPI) determinar a prisâo do presidente russo no caso deste pisar em território nacional é a justiça brasileira.

O não cumprimento não possui punições definidas, mas são certo sanções.
O ruim seria a demonstração definitiva qual lado defende o atual grupo que está no poder.
Mas o pior mesmo é carimbar novamente na testa de cada brasileiro, demonstrando para o resto do mundo que o Brasil é realmente o país da impunidade. E a pior vergonha é que muitos dos conterrâneos não tem vergonha alguma desse carimbo.

Daniel
Daniel
3 meses atrás

É hilário como esse cara se mete em encrencas por causa das bobagens que ele fala. Agora só resta ao governo brasileiro mandar uma mensagem dizendo que a delegação russa será muito bem vinda ao Brasil, mas caso o Putin venha, será preso e deportado pelo simples fato do Brasil ser signatário do tratado do TPI desde 2002.

DanielJr
DanielJr
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Como negativam seu comentário? Não tem nada de errado aí, nem opinião. Só tem uma constatação.

Jose
Jose
Responder para  DanielJr
3 meses atrás

Queria entender também. Danie lpostou algo correto e lúcido. Com essas negativações percebe-se o quanto aqui está poluído de torcedor.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Jose
3 meses atrás

A polarização hoje tende a “ditar as regras”, uma vez que a divergência de opostos extremos tenda e fomentar o engajamento das redes sociais.
A própria mídia se alimenta e sobrevive disso.
E estes likes e deslikes referente a algo sabido refletem exatamente isto, onde boa parte é feito sobre uma ótica de “torcida” e não consciente.

Independente da ideologia política internacional do atual Chefe de Estado brasileiro, independente se temos dependência comercial e industrial da Rússia, independente se somos a favor ou contra a Ucrânia na guerra, independente se estamos do lado de Israel ou da Palestina, independente se tenho tendência pela esquerda ou pela direita, independente de tudo isto, desde 2002 nós somos signatários do TPI.
Concordamos ou não, assinamos nosso tratado e nos comprometemos a cumpri-lo.
Se, desde 2023 o Tribunal decretou a ordem de prisão, como signatários, precisamos cumpri-lo. O país se comprometeu com o Organismo e, quer gostem ou não, quer tenham votado em candidato X ou candidato Y, isso não deveria interferir uma vez que é reconhecimento da Palavra do país, perante outros integrantes do tratado.

Mas não, para muitos isto não importa. Assinatura de contratos, tratados, e outras situações onde estamos comprometidos. Vamos alternando de opiniões, políticas de estado, necessidades e caminhos ideológicos. Vamos mostrando nossa irresponsabilidade com o que, 20 atrás, mostramos para o mundo que acordamos. E depois, estes mesmos querem que restante dos países respeitem nossa soberania. Uma piada…

Jose
Jose
Responder para  MMerlin
3 meses atrás

MMerlin a situação é muito pior do que aparenta, além de demonstrar o total desconhecimento das leis, mostra principalmente a falta de consciência por parte das pessoas de que leis, regras e normas devem ser cumpridas, até dá para entender a visão que muitos tem sobre o tema já que nem os capa preta tem respeitado as leis, não á toa estamos vivendo um momento muito ruim como sociedade, diante dos comentários dá para entender a falta que faz no currículo escolar matérias como educação moral e cívica na formação dos futuros cidadãos.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Jose
3 meses atrás

Certa vez ouvi algo interessante.
Que existe diferença entre cidadão e povo.
O cidadão sabe que tem direitos mas também sabe que tem obrigação para com seus deveres.
O povo acha que só tem direitos.
Veja que isto não entra no mérito de faixa etária, etnia ou classe social.
Mas de como a pessoa se comporta perante a sociedade.

Jose
Jose
Responder para  MMerlin
3 meses atrás

Mmerlin esse é o problema da nossa sociedade e essa é uma questão primordial a ser resolvida se realmente queremos um país melhor, a formação de cidadãos de fato é a base de uma sociedade ordeira, organizada, consciente e justa, infelizmente há um movimento sendo implementado a décadas com o claro intuito de deturpar os valores que permeiam uma sociedade, como disse não é mero acaso esse momento tão ruim que estamos vivendo, como dizem essas ações destrutivas implementadas contra nossa sociedade tem nome e endereço.

Daniel
Daniel
Responder para  DanielJr
3 meses atrás

Tem muito fã de político por aqui. Quando a galera tem um “corrupto de estimação”, é normal darem chilique quando falam mal dele.

Mig25
Mig25
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Tá bom, falou o que só ataca um lado e tem “corrupto de estimação tb”, desde que seja de direita. Essa conversinha de “isentões” de vcs não engana mais quase ninguém, taokei?

Daniel
Daniel
Responder para  Mig25
3 meses atrás

Está enganado. Eu ataco político de direita quando faz merda merda também. Eu sou brasileiro e não gado de político.

nativo
nativo
Responder para  Daniel
3 meses atrás

criticar os excessos de Israel nessa guerra é bobagem?

tem mentes que dizem ser pura bobagem, essa historia de holocausto na segunda guerra mundial.

Daniel
Daniel
Responder para  nativo
3 meses atrás

É uma IMENSA BOBAGEM! Primeiro que não é assunto nosso. Segundo, que temos diversos acordos importantíssimos de cooperação com os israelenses que não devem ser prejudicados porque alguém tem sonhos de grandeza e terceiro que isso pode nos trazer sanções que não precisamos. Temos problemas demais aqui para querer se envolver no problema dos outros.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Ok Daniel ok.

Cada um acredita no que quiser.

Fish
Fish
3 meses atrás

Aliás, qual benefício o Brasil ganha participando do TPI?

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Fish
3 meses atrás

Ganha um sanduíche natural: Coisa nenhuma com nada dentro.

DanielJr
DanielJr
Responder para  Fish
3 meses atrás

O TPI julga “indivíduos acusados de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão”. Países que são associados ao tratado têm uma certa “carta na manga” para que, em caso de acontecer esses problemas, o tribunal possa condenar os agressores, evitar do país associado a se manter em um regime sanguinário, por assim dizer.

O tribunal tem jurisdição em todos os países que fazem parte do tratado de Roma.

É o que acontece com os outros tratados, como o de não ter mão de obra escrava, tratado de direitos humanos, não proliferação de armas nucleares entre outros que o Brasil assina.

Tem país que não adere e fica de fora, aí podem ter algumas limitações para participar de outros órgãos ou tratados mundiais.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Fish
3 meses atrás

Benefício, nenhum. Ganhou mais uma amarra, ou em outros termos, uma pequena mitigação de sua soberania.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Fish
3 meses atrás

O mesmo que ganhamos sendo “major non NATO ally” e assinando aquele tratado que fazia a gente abrir mão de ter nukes:

P…….. nenhuma.

Carlos Campos
Carlos Campos
3 meses atrás

Eu acho que o Brasil deveria sair do TPI, pra mim se os EUA e Russia nao fazem parte, o Brasil deveria também

brutus
brutus
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

é so que problema é que eles são os players e tem cartas na mangas , aqui nao tem nem espião brazuca e ainda nem levamos a serio nossa administrativa aqui

Thiago
Thiago
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

Nossos elites nos fizermos entrar em monte de acordos inúteis.
Além desse ai, também tem o de não proliferação de armas nucleares e o de não ter mísseis com alcance de mais de 300km. A galera que assinou isso são traidores.

Thiago
Thiago
Responder para  Thiago
3 meses atrás

O pior que o meu português saiu todo torto no comentário anterior. Alguém aqui sabe se existe uma maneira de editar um comentário?

C G
C G
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

O que o Brasil ganha saindo do TPI?

Gustavão
Gustavão
3 meses atrás

Fico me perguntando será que nossos líderes lê o que ☑, e cada tratado sem noção.

Pedro Mariano
Pedro Mariano
3 meses atrás

Cara, esse país de *****, falido e que vive mendigando esmolas pelo mundo, quer exigir algo daqui?

Heinz
Heinz
3 meses atrás

Brasil prender alguém? Avisa ao nosso amigo ucraniano que aqui, é terra sem lei.
Aqui o poste mija no cachorro.
E mesmo que fossemos corretos, duvido que isso ia acontecer, ninguém no mundo respeita mais nada, nem TPI, nem tratado de não proliferação nuclear, nem fronteiras de países independentes, muito menos a ONU que virou chacota. Agora é a Lei do mais forte.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Eu fico lembrando de um outro caso de um terrorista condenado que veio para o Brasil e recebeu status de refugiado político exatamente pela mesma galera que está no poder hoje, apesar de tratados de extradição…

Nativo
Nativo
Responder para  Leandro Costa
3 meses atrás

Na época da ditadura, um ladrão de bancos inglês se tornou celebridade por aqui.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Nativo
3 meses atrás

E o parlamento canadense, que aplaudiu de pé um nazista? Rsrsrs.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Maurício.
3 meses atrás

O problema disso aí é que só foram saber disso dias depois. E houveram consequências.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Leandro Costa
3 meses atrás

Tirando o fato que o presidente do Parlamento do Canadá, pediu demissão, (afinal de contas, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco), quais foram as outras consequências? Tirando essa do presidente do parlamento, eu não lembro de mais nenhuma.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Maurício.
3 meses atrás

Fora os inúmeros pedidos de desculpas, para grupos e associações judaicos e a sociedade em geral, espertinhos piadistas fazem piadinha dessa gafe até hoje.

Ou seja, houve reconhecimento da gafe, foi vergonhoso. Isso traz consequências políticas.

O que esperava que fosse acontecer? Que os responsáveis fossem enviados para as galés? Hehehehehe

Maurício.
Maurício.
Responder para  Leandro Costa
3 meses atrás

Não se deixe enganar pelos “inúmeros pedidos de desculpas” pelo Canadá, eles só enganam os “ingênuos”…Rsrsrs

https://ottawacitizen.com/news/national/defence-watch/canadian-officials-who-met-with-ukrainian-unit-linked-to-neo-nazis-feared-exposure-by-news-media-documents

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Nativo
3 meses atrás

Ronald Biggs. Verdade, mas em compensação nós não tínhamos tratado de extradição com a Inglaterra na época, e como criminoso, ele não podia pisar fora de casa depois das 22hrs e não podia trabalhar. Ele virou celebridade por causa disso, para ter algum tipo de renda através desse ‘status’ e viviam de forma modesta.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Heinz
3 meses atrás

“Agora é a Lei do mais forte.”

Agora ou desde a segunda guerra? Tu falando desse jeito, parece que tudo isso começou apenas com a invasão russa.
Esses tempos teve uma matéria aqui no forte, falando que desde a segunda guerra, o Reino Unido já tinha se metido em mais de 80 intervenções militares!
Outro detalhe, os defensores das invasões dos EUA e seus capachos, sempre diziam aqui na trilogia que o mundo infelizmente não era um lugar justo, que deveria imperar a lei do galinheiro, manda quem pode, obedece quem tem juízo.
E tu vem com um “agora”? Rsrsrs.

Sergio
Sergio
3 meses atrás

Qualquer um ficaria no fogo.

Lulla ou Bolsonaro.

Melhor que ele, Putim, não venha.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
3 meses atrás

Porque o Brasil endossa TPI , TNP, CDC os EUA não.

Existem países “ovelhas” e países “lobos”.

Forma simples de controlar nações,

A chamada “Pirâmide do Consenso”

Exemplo mais escrachado:

https://portal.stf.jus.br/hotsites/agenda-2030/

O que tem haver o STF com uma agenda supranacional… pesquisem 😈

Sendo mais direto …OMS(Organização Mundial da Saúde) —- financiada em mais de 75% por laboratórios farmacêuticos. 🙃

Acordem ovelhas … além de serem tosquiadas algumas viraram churrasco..rs.

Jose
Jose
Responder para  Bispo de Guerra
3 meses atrás

Bispo eles não estão preparados para a verdade, como também não querem a verdade, deixe que “fiquem em casa, o resto a gente vê depois”.

Bigliazzi
Bigliazzi
3 meses atrás

Não está pedindo nada mais do que a Lei. Não é o nosso presidente em exercício que tanto fala que a ONU é um bando de bananas… Agora seremos nós a servir como capacho para o Putin??? Pergunta do milhão: Os defensores da democracia não falam mais nada sobre a Democracia Militar da Venezuela??? Somos um País de pouca seriedade… Ainda veremos nesse evento uma foto do Maduro e o Putin ladeando o nosso atual presidente em exercício.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Bigliazzi
3 meses atrás

Lei , que a potência que se mostra como a defensora da humanidade não endossou …é tipo , um anel para a todos governar …metaforicamente falando …🙃

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Bigliazzi
3 meses atrás

O PT reconheceu a validade do pleito eleitoral na Venezuela!
Então, cuidado!
Eles podem te denunciar ao Maduro para que ele te processe.

Binho
Binho
3 meses atrás

Sério mesmo, que estão esperando prisão de um líder de estado aqui dentro? de um país que não está em guerra ou disputa conosco

País que está entre os 15º maiores parceiros comercial do BR

Potência nuclear

Rapaz….

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Binho
3 meses atrás

O Luisinho Nove Dedos pra onde vai, se esbanja na falácia de que Banárnia é um país democrático, defensor do direitos humanos, cumpridor de leis e acordos internacionais e que as esferas de poderes estão devidamente delineadas.
Será que ele vai intervir em uma questão judicial?

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Binho
2 meses atrás

O Pudim já anunciou que não vêm!
Talvez ele tenha sido informado da grande possibilidade de ser preso, mesmo existindo um acordo entre os dois governos de não execução da prisão.
Fico a imaginar que acordo seria esse, e qual a sua previsão legal.
Seria interessante, um partido político, solicitando formalmente a prisão do Pudim ao diretor geral da PF, o que esse iria fazer. Se não mandasse cumprir o mandado o próprio diretor geral poderia ser preso.