O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, revelou ter recebido informações de que Vladimir Putin pode comparecer à Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro em novembro deste ano, e pediu às autoridades brasileiras que cumpram o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente russo, informou a agência Reuters.

Em março de 2023, o TPI emitiu um mandado de prisão contra Putin por crimes de guerra relacionados à “deportação ilegal” de crianças ucranianas. Além dele, um mandado foi emitido contra Maria Alekseyevna, comissária de Direitos das Crianças da Rússia. Moscou nega as acusações de crimes de guerra.

Kostin ressaltou que, como signatário do Estatuto de Roma, o Brasil tem a obrigação legal de prender Putin caso ele compareça à cúpula. Segundo ele, não cumprir o mandado poderia estabelecer um precedente perigoso, permitindo que líderes acusados pelo TPI viajassem impunemente.

Embora o Brasil tenha enviado um convite padrão a Putin para as reuniões do G20, não há confirmação de que ele planeja comparecer. O promotor do TPI se recusou a comentar sobre o assunto. O TPI, por sua vez, depende das autoridades locais para cumprir seus mandados, já que não possui uma força policial própria.

Em setembro de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Putin poderia comparecer ao G20 sem risco de prisão, mas depois recuou, dizendo que a decisão seria da Justiça. Lula também questionou a participação do Brasil no TPI, citando o fato de que países como os EUA e a Rússia não são signatários do tribunal.

O mandado de prisão já fez Putin desistir de participar da cúpula dos Brics na África do Sul em agosto, para evitar o risco de prisão. A África do Sul, como signatária do TPI, teria a obrigação de cumprir o mandado.

Apesar do mandado, Putin viajou para a Mongólia em setembro de 2024, país que também é signatário do Estatuto de Roma. No entanto, devido aos laços estratégicos entre os dois países, a Mongólia não cumpriu a ordem de prisão.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 horas atrás

É o mesmo tribunal que foi ameaçado pelos Estados Unidos se executasse alguma prisão de líderes israelenses ou americanos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Antonio Palhares
1 hora atrás

Rapaz, muitíssimo obrigado por ter me lembrado disso, muito obrigado MESMO.
Isso é tudo que a gente precisa saber sobre esse TPI. Sem mais.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Antonio Palhares
1 hora atrás

O mesmo que teve seus juízes ameaçados pelos EUA, no caso da investigação por crimes de guerra dos americanos no Afeganistão! Rsrsrs.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Antonio Palhares
21 minutos atrás

Os EUA não respondem a esse tribunal, eles não quiseram assinar o tratado. Não são obrigados a nada que venha de lá e ao contrário também.

Joanderson
Joanderson
2 horas atrás

Laele mil vezes kkkkkk tá pensando que brasileiro é maluco é, não aguentamos com esse problema não.

José 001
José 001
2 horas atrás

Ucrânia exige isso do Brasil, exige dinheiro de todos, armas de todos, exige tudo de todos.

Até os aliados estão ficando cansados de tantas exigências.

Jose
Jose
Reply to  José 001
1 hora atrás

Mas 001 os ucranianos não estão errados, quem colocou eles nesse rabo de foguete, pelo menos no que diz respeito as armas e dinheiro, já quanto ao Brasil eles também tem razão, não fomos obrigados a assinar nenhum tratado, mas já que nossos brilhantes governantes saem canetando tudo sem entender as implicações desses atos, agora que arquem com as consequências.

Last edited 1 hora atrás by Jose
DanielJr
DanielJr
Reply to  José 001
20 minutos atrás

O Brasil assinou o tratado de Roma, não tem o que fazer.

Os EUA não assinaram, não estão obrigados a cumprir as ordens de lá.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
2 horas atrás

“Kostin ressaltou que, como signatário do Estatuto de Roma, o Brasil tem a obrigação legal de prender Putin caso ele compareça à cúpula. Segundo ele, não cumprir o mandado poderia estabelecer um precedente perigoso, permitindo que líderes acusados pelo TPI viajassem impunemente.” O que mais teve nos últimos anos foram países abrindo precedentes perigosos, e não tô vendo nenhuma celeuma sobre isso… Além do mais, não sabia que coisas como “soberania nacional” e “leis próprias” ficavam abaixo de leis internacionais… E por último, desde quando procurador geral de um país no qual nunca tivemos fortes relações comerciais e de intercâmbio… Read more »

Daniel
Daniel
Reply to  Willber Rodrigues
57 minutos atrás

Desculpe, amigo. Mas você está errado. A partir do momento que o Brasil ratificou o acordo há mais de 20 anos atrás, as leis brasileiras obrigam que o Brasil prenda e extradite o Putin. O não cumprimento do acordo, que se tornou uma cláusula pétrea da nossa Constituição, poderá ocasionar crime de responsabilidade e impeachment.

Com relação à pitacos, teve um cara aí que andou arrumando encrencas com Israel nos últimos tempos justamente por dar pitacos em assuntos que não lhe diz respeito . . .

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Daniel
41 minutos atrás

“O não cumprimento do acordo, que se tornou uma cláusula pétrea da nossa Constituição, poderá ocasionar crime de responsabilidade e impeachment.” Presidente BR não sofre impeachment por coisa infinitamente pior, mas vai sofrer isso porque descumpriu esse tratado de TPI, confia… E outra: como disseram acima, o TPI que exige isso foi o mesmo TPI que foram ameaçados pelos EUA se eles “ousassem” investigar qualquer norte-americano por qualquer crime que eles fizeram no Iraque ou Afeganistão? Dois pesos e duas medidas? Pau que dá em Chico, é OBRIGATÓRIO dar em Francisco também. Querem que prendemos o Putin? Ok, tudo bem,… Read more »

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  Daniel
12 minutos atrás

Coberto de razão o Senhor está. Quero ver quem diabos terá ________ para prender o Putin se ele aparecer por aqui, Rsssss

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

JuggerBR
JuggerBR
2 horas atrás

Eu exijo ficar rico!….
Nem por isso ficarei…

Profyler
Profyler
1 hora atrás

Brasil não prende nem bandido brasileiro, quem dirá alguém de fora.
Fala sério, esse país nunca foi sério.

paulof
paulof
1 hora atrás

Tratado (que é um contrato) assinado você exige cumprir, se o país não quer agir conforme o acordado que saia, qual é a vantagem do Brasil estar no TPI tirando um ou outro convescote? Acusar algum país que vai leva-lo ao referido Tribunal? Ter mais um cargo para enviar uma apadrinhada?

DanielJr
DanielJr
Reply to  paulof
16 minutos atrás

Talvez ficar de fora de alguns acordos de cooperação policial ou de justiça.

Esses tratados são “incorporados” a nossa constituição, então pode ser que esse tipo de ato leve alguns políticos ou funcionários públicos ao impeachment. Isso é um negócio secundário hoje em dia, pouca gente liga pra ela.

MMerlin
MMerlin
1 hora atrás

“Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Putin poderia comparecer ao G20 sem risco de prisão…” Na verdade nosso (…) Chefe de Estado deveria saber que ele não tem tem poder algum para afirmar isso. Quem pode (e deve de acordo por sermos signatários do TPI) determinar a prisâo do presidente russo no caso deste pisar em território nacional é a justiça brasileira. O não cumprimento não possui punições definidas, mas são certo sanções. O ruim seria a demonstração definitiva qual lado defende o atual grupo que está no poder. Mas o pior mesmo é carimbar novamente na testa de… Read more »

Daniel
Daniel
1 hora atrás

É hilário como esse cara se mete em encrencas por causa das bobagens que ele fala. Agora só resta ao governo brasileiro mandar uma mensagem dizendo que a delegação russa será muito bem vinda ao Brasil, mas caso o Putin venha, será preso e deportado pelo simples fato do Brasil ser signatário do tratado do TPI desde 2002.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Daniel
4 minutos atrás

Como negativam seu comentário? Não tem nada de errado aí, nem opinião. Só tem uma constatação.

gz45
gz45
1 hora atrás

Pela primeira vez na história um país signatário da ONU, e, em especial, criado através da ONU, atacou e ataca tropas de paz da ONU. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2024/10/10/israel-ataca-3-bases-de-forca-da-onu-no-libano.htm Falando em precedentes……País protegido e abastecido por um outro que não integra o TPI bem como já ameaçou esse Tribunal. É isso…o q resta para esse TPI é fazer circo com o já velho e cansado “demônio” pintado e cantado em verso e prosa nas últimas duas décadas pela imprensa e governos ocidentais, esse da foto do artigo.

Fish
Fish
41 minutos atrás

Aliás, qual benefício o Brasil ganha participando do TPI?

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  Fish
50 segundos atrás

Ganha um sanduíche natural: Coisa nenhuma com nada dentro.