O Conselho de Segurança da ONU expressou preocupação com os recentes ataques contra posições de manutenção da paz da ONU no sul do Líbano, em meio aos confrontos entre o exército de Israel e o Hezbollah. Em uma declaração unânime, o conselho pediu que todas as partes envolvidas respeitem a segurança do pessoal e das instalações da Unifil, a missão de paz da ONU na região.

O conselho reiterou que as forças e instalações da ONU não devem ser alvo de ataques e ressaltou a importância da Unifil para a estabilidade regional. Também pediu a plena implementação da resolução 1701, de 2006, que visa manter a paz na fronteira entre Líbano e Israel, sem fornecer detalhes sobre novas medidas práticas para alcançar esse objetivo.

Desde o início da operação terrestre israelense no Líbano, em 1º de outubro, posições da Unifil foram atingidas 20 vezes, incluindo um incidente no domingo envolvendo dois tanques israelenses invadindo uma base da missão. Cinco soldados da paz ficaram feridos, incluindo um atingido por bala, informou a ONU, sem confirmação da origem dos tiros.

Israel pediu que as forças da ONU se afastem 5 km da Linha Azul, que separa Israel do Líbano e das Colinas de Golã ocupadas por Israel, para garantir sua segurança. No entanto, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu ao secretário-geral da ONU que retire a Unifil. O chefe de manutenção da paz da ONU, Jean-Pierre Lacroix, afirmou que as tropas da ONU não se moverão.

Lacroix informou que a ONU está monitorando a situação e tem planos de contingência para vários cenários. Ele também afirmou que deve se reunir com o embaixador israelense na ONU para discutir o assunto.

Tanto os Estados Unidos quanto a França ressaltaram a importância de fortalecer o Exército libanês para implementar a resolução 1701, enquanto a Rússia criticou a ameaça à Unifil, destacando que a missão não pode impedir hostilidades e está sendo colocada em perigo.

UNIFIL no Líbano em 2018
Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos
Burgos
3 horas atrás

Só uma observação; Bom dia a todos; Do Maritime Task Force o Brasil não tem mais meios em águas Libanesas operando sobre a égide da ONU.👍 Nossa !!! Que nome bonito (Égide) Vou desenhar pra quem não sabe😏 Égide é um termo que vem do grego aegise que pode ser traduzido como escudo. Em nossos dias, a palavra é empregada como sinônimo de proteção, defesa, acolhimento, amparo. Égide é então qualquer coisa que, como um escudo, lhe ofereça algum tipo de proteção ou segurança. Entretanto, o termo é mais usado em um sentido legal, intelectual ou subjetivo, dificilmente alguém o emprega para se referir a algo material… Read more »

Samuel Asafe
Samuel Asafe
Reply to  Burgos
2 horas atrás

Tem uns caras estranhos nesse blog.

Bueno
Bueno
Reply to  Samuel Asafe
1 hora atrás

e tem os estranhos que acha outros estranho kkkk

Last edited 1 hora atrás by Bueno
Fábio De Souza
Fábio De Souza
3 horas atrás

Israel faz o que bem quer , e Ninguém fala nada . O queridinho dos EUA é marrento assim porque sabe , que por detrás tem o apoio dos Ingleses ,Frances e Americanos.

Casanova
Casanova
Reply to  Fábio De Souza
3 horas atrás

Exatamente.!! E não só isso, Israel deita e rola tanto no campo militar quanto no aspecto político ex:
Lula embargou a negociação para o EB dos tanques merkawa, negócio de bilhões de reais, o lobby judeu no governo Biden está embargando o negócio com o caça gripen e travou a entrada do KC 390 nos EUA.
Mas a “torcida” brasileira não vê nada demais na conduta de Bibi Netanyahitler.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Casanova
2 horas atrás

Quando foi que o EB cogitou o Merkava?

Casanova
Casanova
Reply to  Allan Lemos
2 horas atrás

Pesquise…

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Casanova
1 hora atrás

Nem me darei ao trabalho, o EB nāo cogita nem o Leo2 que é barato e de mecânica conhecida, imagine se ia cogitar um MBT caro e desenvolvido especificamente para a necessidade de Israel.

Iran
Iran
Reply to  Casanova
4 minutos atrás

Lobby judeu do governo Biden? AIPAC é pró-Trump.
Se ver os meandros da questão da SAAB provavelmente tem a ver com choro da Boeing por não ter tido o avião escolhido. Se fosse coisa de lobby israelense pelo bloqueio da compra dos ATMOS, então França que embargou a indústria militar israelense deve sofrer retaliações semelhantes. Reino Unido, Dinamarca e Holanda disseram que não querem exportar peças do F-35 para Israel por conta da lei de controle de armas para países que ferem os direitos humanos, então deveria ter uma retaliação a eles tbm.

Kommander
Kommander
Reply to  Allan Lemos
1 hora atrás

Merkava kkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse cara sabe de coisas que nós meros mortais não sabemos, Allan

Francisco
Francisco
Reply to  Casanova
2 horas atrás

embagou pq o governo tem ideologia anti judeus, não esqueça isso

Dworkin
Dworkin
Reply to  Francisco
1 hora atrás

Viu no zap né ?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Casanova
1 hora atrás

“Lula embargou a negociação para o EB dos tanques merkawa”

Me fala rapidão que época foi essa em que o EB sonhava com Merkava, e o barbudo vetou…
Se você falasse que o EB tava de olho nos M113 usados de Israel, eu quase acreditaria, mas Merkava?

Iran
Iran
Reply to  Willber Rodrigues
2 minutos atrás

EB poderia aproveitar e adquirir o Iron Dome, e a FAB devia dar uma mordiscada nos F-35I ksksk

Bigliazzi
Bigliazzi
Reply to  Fábio De Souza
2 horas atrás

Sim, contra o inimigo que atira milhares de mísseis você tem duas opções. Ou se rende e faz papel de banana, ou mata o seu inimigo. O que você faria se an Argentina atirasse milhares de mísseis contra Porto Alegre? Ia ficar como um banana dizendo que “quando um não quer dois não brigam” ou iria neutralizar o seu inimigo?? Responde para nós.

Iran
Iran
Reply to  Bigliazzi
5 segundos atrás

Jogar bomba incendiária em hospital é o que eu não faria. Até o Ben Gvir disse que essa guerra é igual aquela que os “ancestrais” deles travaram contra os amalequitas, ou seja, extermínio.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Fábio De Souza
2 horas atrás

Eles falam. A diferença é que quem tem hard power pode fazer o que quiser, como quando os EUA decidiram invadir o Iraque ou o Afeganistāo.

Os bobos se apoiam na lei internacional, os espertos se apoiam na força.

C G
C G
Reply to  Fábio De Souza
2 horas atrás

Quem deitou e rolou foi o Hamas e o Hezbollah, a conta chegou!

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Fábio De Souza
38 minutos atrás

ah lá ele…

Iran
Iran
Reply to  Fábio De Souza
8 minutos atrás

Não existe força mais contrária ao atual governo de Israel hoje do que a França, claro, com exceção dos países abertamente em conflito com Israel.

Heinz
Heinz
3 horas atrás

De fato, as forças da ONU não devem ser engajadas em combate. Entretanto, essa missão foi colocada lá para garantir que os terroristas do Hezbollah não construam túneis e lancem ataques contra civis no norte de Israel. E advinha? Claramente falharam na missão, e essa situação levanta uma questão grave. Até que ponto os soldados da ONU são cúmplices do Hezbollah? Como 10 mil soldados não viram os terroristas construindo túneis a poucos metros de suas bases? Como 10 mil soldado não viram o Hezbollah levando grandes arsenais e munições para próximo as suas bases? E como 10 mil soldados… Read more »

C G
C G
Reply to  Heinz
2 horas atrás

São totalmente cumplices, o Unifil so serviu para proteger e empoderar os radicais Islâmico!

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Reply to  Heinz
2 horas atrás

E uma das bases da ONU, com os capacetes azuis. é praticamente ao lado de um dos esconderijos do Hezbollah…inadmissível.

C G
C G
Reply to  Marcelo Soares
6 minutos atrás

Eu vi foto de um local literalmente no alcance visual de um posto de vigia da Unifil, 100 metros de distância!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Heinz
55 minutos atrás

Sim essas forças da ONU são meros organizadores de fila em distribuição de comida… não fazem nada contra Hezzbolah que é um movimento terrorista. Ou são cúmplices ou não servem para nada.

C G
C G
Reply to  Rodrigo
7 minutos atrás

Para relatar os esquemas de mísseis de escala industrial do Hezbollah nunca existiu mas para denunciar Israel é um primor, repito, a Unifil serve o Hezbollah!

Werner
Werner
Reply to  Heinz
52 minutos atrás

E pensar que criticaram o governo da época por não querer ou mandar tropas para esse caldeirão do inferno.
A ONU é uma instituição falida e que segue a cartilha progressista.

JuggerBR
JuggerBR
3 horas atrás

Claro sinal que a ONU não serve pra nada e que ninguém a respeita mais. Israel faz o que quer, Hezbollah fez o que quis, e a UNIFIL pra nada serviu.

Thiago Marques
Thiago Marques
2 horas atrás

Só uma observação, caso não tenha ficado claro, soldados da missão de paz foram criminosamente atacados por Israel, em uma mais uma amostra que aquele país, sob as mãos de quem está, comete atrocidades de maneira arbitrária. Imagina o que não fizeram com os civis em Gaza.

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Thiago Marques
2 horas atrás

Você já esteve no OM? Sabe como eles se comportam?
Tens que ir a campo para dar um pitaco destes.

Allan Lemos
Allan Lemos
2 horas atrás

Como é bom ter poder militar para poder dar o dedo do meio para a ONU.

Aprenda, Brasil.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Allan Lemos
2 horas atrás

Poder militar tem Rússia e EUA talvez China,esses sim pode fazer o que querem e aguentam as consequências, Israel faz o que faz porq tem apoio de americanos, franceses e ingleses, se a ONU aplica as sanções que aplicaram a Rússia Israel não resiste 6 meses.

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Joanderson
1 hora atrás

O apoio de franceses e ingleses já foi muito mais firme do que atualmente, por outro lado, a relevância mundial dos dois também só diminui. Inclusive eles terem assento permanente no Conselho de Segurança e poder de veto é algo anacrônico e da época em que ainda tinham colônias. Deviam ceder as cadeiras pra Índia e União Europeia, inclusive.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Joanderson
1 hora atrás

Sem dúvida o apoio dos EUA é importante, mas nāo é o fator decisivo.

A prova é que muitas operações do MOSSAD foram e sāo feitas à revelia dos americanos, como o caso dos pagers.

Israel compra muito dos EUA, mas ao mesmo tempo desenvolve muitas tecnologias militares próprias.

Ademais, o governo francês actual nem apoia Israel, já até pediu para pararem com a venda de armas ao país.

Macgaren
Macgaren
Reply to  Joanderson
37 minutos atrás

Enquanto EUA mandar grana, armamento e fizer a coberturade contra ataques vizinhos, estará tudo bem.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Allan Lemos
1 hora atrás

“Como é bom ter poder militar para poder dar o dedo do meio para a ONU.”

“Poder militar” = Apoio e Proteção dos EUA.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Maurício.
1 hora atrás

Sério que eu preciso listar aqui todos os equipamentos militares desenvolvidos por Israel?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Allan Lemos
1 hora atrás

Sério que eu preciso dizer que praticamente no mesmo dia dos atentados do ano passado, os EUA já enviaram milhões em armas em vôos de C-17, onde incluía desde munições para fuzil, passando por blindados, bombas guiadas, munições para os Merkava e até sistemas de defesa antiaérea como o Patriot?
Sem contar todo o apoio que caças americanos, francesas e britânicos, os EUA fizeram até uma força tarefa no mar para ajudar a proteger Israel.
Sério que eu preciso dizer que Netanyahu fica pedindo e impondo ajuda militar a Israel?

Kkce
Kkce
2 horas atrás

Foram colocados lá para evitar que o Hezbollah construissem túneis e estruturas militares e falharam miseravelmente, com entradas de túneis a poucos metros de base da UNIFIL. Deveriam se retirar de lá e tentar ser úteis em algum outro canto.

C G
C G
2 horas atrás

Isso parece uma grande piada, o Hezbollah cresceu e operou livremente sob o guarda chuva da Unifil enquanto Israel, que esta fazendo o que a Unifil deveria ter feito, desarmar e desempoderar terroristas principalmente proximo a fronteira, esta sendo julgada.
Na lista de culpados desse imbróglio a ONU esta até o pescoço na lama e assim como na palestina com a Urnwa que estava cheia de terroristas a Unilfil é uma ferramenta anti Israel, o antiocidentalismo joga contra a unica democracia do oriente médio, a que ponto chegamos!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  C G
52 minutos atrás

Comentario mais lúcido de todos…. a ONU não serve para nada mais

C G
C G
Reply to  Rodrigo
23 minutos atrás

Sao muitos os relatos de instalações do Hezbollah proximas de instalações da Unifil, esse choro relativamente discreto tem uma lógica, a Unifil perdeu a razão faz tempo, como eu disse, é um entidade que serve para proteger o Hezbollah e mais ninguém!

wilhelm
wilhelm
Reply to  C G
40 minutos atrás

Israel está cometendo diversos crimes de guerra diariamente sob a desculpa de estar combatendo o terrorismo.

Se a desculpa são as barbáries cometidas pelos grupos terroristas islâmicos, então faz pouco sentido passar pano para Israel, pois a conta de mortes e atrocidades cometidas pelos sionistas já passaram a do outro lado faz tempo.

Francisco
Francisco
2 horas atrás

UNIFIL fracassou, tem que sair do Líbano

Maurício.
Maurício.
Reply to  Francisco
1 hora atrás

Israel não fracassou em deixar o Hamas construir milhares de quilômetros de túneis reforçados, que mais parecem cidades?
Israel não fracassou em deixar entrar armas contrabandeadas para o Hamas?
Israel não fracassou miseravelmente em evitar o ataque de 7 de outubro, onde os terroristas invadiram por ar, terra e mar, e fizeram tudo aquilo que fizeram?
Se vão condenar os soldados da ONU, o mínimo que deve ser feito é condenar também Israel, afinal de contas, fracasso por fracasso, ambos fracassaram.

C G
C G
Reply to  Maurício.
29 minutos atrás

Não era resposabilidade de Israel ficalizar tuneis em Gaza, muito menos suas fronteiras com o Egito e colocar a culpa de 7 de outubro em Israel é uma loucura, seu comentário é horroroso de ponto de vista lógico!

Francisco
Francisco
Reply to  Maurício.
13 minutos atrás

não

A ONU foi criada pra impedir isso e ela criou a UNIFIL pra atuar/impedir grupos terroristas lá no Líbano… claramente a UNIFIL fracassou assim como a onu.

não é função de Israel limpar o lixo humano do Hamas 

até pq se fosse você estaria chorado e reclamando que Hamas/similares não existe mais e como a vida dos palestinos melhorou muito depois que foram incorporados a Israel

Last edited 11 minutos atrás by Francisco
Antunes 1980
Antunes 1980
1 hora atrás

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, declarou que os ataques de Israel contra a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) são “injustificáveis”.

Se acertar um membro da OTAN, Israel terá sérios problemas.

Maurício.
Maurício.
1 hora atrás

Já pensou se é a China ou a Rússia invadindo uma base da ONU em um país alheio? Vish, o mimimi e o blá blá blá tomariam conta dos comentários, mas como é Israel, aí tá tudo certo. Israel só faz o que faz, porque sabe que tem o apoio e proteção dos EUA, simples assim. Agora estão cobrando que os soldados da ONU não viram um túnel a duzentos metros da base, mas e os túneis reforçados do Hamas que a IDF, satélites, inteligência e Mossad deixam passar batido bem debaixo do seu nariz? Estão dizendo que os soldados… Read more »

Matheus Mascarenhas
Matheus Mascarenhas
1 hora atrás

Mais uma vez a ONU mostrando que não serve pra nada

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Matheus Mascarenhas
1 hora atrás

A ONU, de modo geral, nunca foi lá essas coisas.
Mas dos anos 2000 pra cá, parece que ela caminha a passos largos pra ser uma “Liga das Nações 2.0”

Tuxedo
Tuxedo
1 hora atrás

A ONU já foi avisada por Israel para retirar suas tropas “de paz” por causa da guerra. O Hezbollah só está utilizando as forças de paz da ONU pra servirem de escudo.

Last edited 1 hora atrás by Tuxedo
Carvalho
Carvalho
1 hora atrás

A tropa brasileira em Gaza em 67 também sofreu com os israelenses.
Algumas frações foram rendidas e obrigados a deitar com a cara no chão e mãos na nuca.
Ouvi esse relato de um integrante.
Alguém sabe mais detalhes?

Tuxedo
Tuxedo
1 hora atrás

Essa ONU já perdeu sua serventia faz tempo..

Last edited 1 hora atrás by Tuxedo
Rafael Aires
Rafael Aires
1 hora atrás

Mas os EUA e a Europa não falaram para Israel que existe uma tal de “Ordem Baseada em Regras”. É por isso!

Kommander
Kommander
1 hora atrás

A ONU é uma piada!

Maurício.
Maurício.
1 hora atrás

Eu acho estranho que o pessoal que malha a ONU hoje, é o mesmo pessoal que condenava o Saddam porque o mesmo não respeitava as resoluções dessa mesma ONU!
Hoje em dia, pode invadir base da ONU com tanque, dar ordem para os soldados e ainda jogar umas bombas de fumaça, mandando alguns soldados para o hospital! 🤦🏻‍♂️😂🤣

Werner
Werner
Reply to  Maurício.
41 minutos atrás

A ONU não é inútil porque Israel invadiu base dela no Líbano,é inútil e ineficiente porque não protegeu civis desarmados e massacrados na Libéria,Serra Leoa,Ruanda,Ioguslávia,Granada,Panamá ,Iraque,Afeganistão,Líbia,Síria,Armênia,Azerbaijão,Ucrânia, e etc. ,ou seja,a ONU serve para que e quem?

Last edited 38 minutos atrás by Werner
wilhelm
wilhelm
45 minutos atrás

Se a ONU tivesse alguma serventia atualmente, toda aquela região, incluindo Jerusalém, estaria sob interdição internacional.

Na prática, só o que vemos é Israel e os grupos terroristas daquele lugar fazendo um banho de sangue com inocentes e o mundo assistindo. E vai continuar assim, infelizmente.

Impressionado
Impressionado
27 minutos atrás

Israel se tornou um estado opressivo, altoritarista e abusivo.
O presidente Lula avisou, porém negaram.
Infelizmente Israel está extrapolando seu legítimo direito a defesa, estão fazendo com os palestinos o que os alemães fizeram com eles.
Bem feito para ONU, ficou pondo panos quentes em cima das ações arbritarias de Israel, agora seus soldados estão sob fogo desse país.

Francisco
Francisco
Reply to  Impressionado
6 minutos atrás

Não existe isso de “extrapolação de direito a defesa”

o limite é até cessar a hostilidade. Quem começou a violência? o Hamas, quem continua a violência? o hamas.

é simples.