Segundo general polonês, se a Rússia atravessar a fronteira com a Lituânia alvos russos até 300km de distância serão atacados imediatamente

145
Rajmund Andrzejczak-CEMFA polonia

O ex-chefe do Estado Maior do Exército Polonês, Rajmund Andrzejczak, disse que a Polônia e seus aliados lançarão instantaneamente um ataque de longo alcance contra a Rússia caso ela ataque qualquer Estado da linha de frente da OTAN.

Falando na conferência Defending Baltics em Vilnius, Lituânia, no início desta semana, Andrzejczak, que liderou as forças armadas de 2018 a 2023, alertou que uma vitória russa na Ucrânia poderia ter sérias implicações de segurança para o bloco militar liderado pelos EUA, especialmente para os países que compartilham fronteiras com a Rússia.

“Depois de uma vitória russa na Ucrânia, teríamos uma divisão russa em Lviv, uma em Brest e outra em Grodno,” ele disse, como citado pelo Bild, referindo-se às cidades mais ocidentais da Ucrânia e da Bielorrússia. Ele acrescentou que, nesse cenário, a Polônia e a Lituânia seriam efetivamente cercadas por forças russas.

À luz disso, Andrzejczak disse que a Rússia deveria ser dissuadida de uma possível ofensiva. “Se atacarem mesmo uma polegada do território lituano, a resposta virá imediatamente. Não no primeiro dia, mas no primeiro minuto. Atingiremos todos os alvos estratégicos num raio de 300 km. Vamos atacar o St. Petersburg diretamente,” ele disse.

Segundo o general, a Polônia deve “tomar a iniciativa” em dissuadir Moscou. “A Rússia tem de compreender que um ataque à Polónia ou aos países bálticos também significaria o seu fim… Essa é a única forma de dissuadir o Kremlin de tal agressão. Para esse efeito, a Polónia está actualmente a comprar “800 mísseis com um alcance de 900 km,”, afirmou.

O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou repetidamente a ideia de que Moscou tem planos de atacar a OTAN, chamando essa especulação de “absurda” e destinada a assustar e fazer lavagem cerebral ao público ocidental.

 

FONTE: RT (baseado no texto original da publicação alemã Bild)

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

145 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
737-800RJ
737-800RJ
2 meses atrás

A Polônia aprendeu a lição após comer o pão que o diabo amassou das mãos de comunistas e nazistas.
Hoje possui meios pra falar grosso e sabe que isso é questão de sobrevivência.
Estão levando Defesa a sério!

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  737-800RJ
2 meses atrás

Quem sofreu na mão do tirano, jamais vai querer retornar a essa humilhação?

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  737-800RJ
2 meses atrás

O tamanho do “cadeado na porta” depende do tipo de vizinhança. Os poloneses estão certos; revidar de forma rápida, tática e estratégica.

Gavião
Gavião
Responder para  737-800RJ
2 meses atrás

Bom, fala grosso também porque sabe que pode contar com apoio da OTAN (leia-se EUA).

Casanova
Casanova
2 meses atrás

Acho totalmente improvável a Rússia dar um passo na direção de qualquer país da OTAN, a guerra na Ucrânia já está cobrando um preço muito alto de Moscou, de qualquer forma, o recado tá dado.

Joanderson
Joanderson
Responder para  Casanova
2 meses atrás

Vice versa também, quem tem armas nucleares tem garantia de soberania.

Heinz
Heinz
Responder para  Joanderson
2 meses atrás

Pior que não, é só mais uma etapa a se passar. Vide Índia e Paquistão

PACRF
PACRF
Responder para  Joanderson
2 meses atrás

É a única coisa que a Rússia tem: armas atômicas. Senão, não teria nenhum protagonismo na geopolítica mundial.

will bill
will bill
Responder para  PACRF
2 meses atrás

acho que aquele alemão de bigodinho que tentou invadir a Rússia, discorda de vc.. a história do povo russo, desmente totalmente essa sua opinião a qual respeito, mas fica aqui essa dica

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  PACRF
2 meses atrás

Tem razão basta ver quantos produtos made in russia vemos em nossas lojas nos ultimos 70 anos. Lembrei de uma piada do Lada (veiculo). “Color disse que os carros brasileiros são uma carroça… já o Lada é uma carroça com um burro dentro”… fizeram tanto sucesso esses carrinhos que as nossas ruas estão LOTADAS hoje em dia.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Hoje voce está vendo os produtos da comunista China. E a vida segue.

Binho
Binho
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Mas tem gente rodando com o Nivia Lada até hoje, aqui na minha cidade tem um cara com um Nivia Branco e rodando

Meu sogro tem um na Russia, um jepinho bom viu, para péssimas estradas do interiorzão da Russia
Eles tem outros carros bons

Melhor ter uma montadora igual a Lada no seu país, do que não ter nada…….igual ao nosso, um mero exportador de commodities

Mas o brasileiro quando critica a Russia, acha que aqui é os EUA ou Suíça

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Joanderson
2 meses atrás

A OTAN nunca teve intenções de atacar a Rússia… isso desde 1946. Acho que os russófilos precisam fazer um curso para entender isso. Atacar a Rússia é perda de tempo e dinheiro.

Jaguar
Jaguar
Responder para  Casanova
2 meses atrás

Justamente. Seria insanidade putiniana. O recado está sendo dado desde o início da guerra fria, e adivinha… Ela nunca acabou. Estamos na versão 3.0 dela.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Jaguar
2 meses atrás

Concordo e espero que seja isso… lembro qual foi o resultado da Versão 2.0… destruição e fracionamento da falida USRR. Como dizem os estudiosos: “A história é ciclica”.

deadeye
deadeye
Responder para  Casanova
2 meses atrás

Voces esquecem do fato, de que o Putin não é racional. A invasão da Ucrânia mostrou isso

Sequim
Sequim
Responder para  deadeye
2 meses atrás

Ao contrário. Desde a anexação da Crimeia em 2014, até a guerra de 2022, certamente os russos fizeram diversas considerações sobre o custo/benefício da guerra com a Ucrânia. Achar que a guerra com a Ucrânia é apenas um devaneio de Putin trata-se tão-somente de ingenuidade ou má-fé.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Sequim
2 meses atrás

“Certamente”… Analisaram tudo até ao ínfimo pormenor…
Nunca aconteceu na história um regime ditatorial não fazer outra coisa que não seja pelo bem nacional…

Heinz
Heinz
Responder para  Sequim
2 meses atrás

Fizeram sim, de kiev em 3 dias, a colocar a Ucrânia de joelhos em uma semana já estamos indo para 3 anos de guerra. Baita análise custo/benefício. Os fatos te refutam.

deadeye
deadeye
Responder para  Sequim
2 meses atrás

E realmente é um devaneio. Todo mundo sabe disso. E apenas dizendo que há vários boatos, e diversas fotos comprovam isso, que o Putin é viciado em corticoides.

Cassini
Cassini
Responder para  Sequim
2 meses atrás

É má-fé da parte deles mesmo. O lado torcida fala mais alto.

deadeye
deadeye
Responder para  Cassini
2 meses atrás

Quando a Russia alcançar algum objetivo, você pode chamar alguém de má-fé.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  deadeye
2 meses atrás

Ok… como ela faria isso… a quase três anos atrás a Rússia quase ganhou esse conflito… você acha realmente que eles vão alcançar algum objetivo palpável na Ucrânia? Deve ter russo com saudade da vergonha que passaram no Afeganistão.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Sequim
2 meses atrás

”Em três dias Kiev… em três semanas Paris”… e lá se vão quase três anos… Acho que os Russos precisam comprar maquinas de calcular do Japão e não da China…

Casanova
Casanova
Responder para  deadeye
2 meses atrás

Mas veja bem.. A Ucrânia sempre foi um país vulnerável, sofreu na mão dos soviéticos na 2GM e com o olodomor, depois com a catástrofe de Chernobyl, a UE nunca quis a Ucrânia sob seu “guarda chuva”, e mesmo após a eclosão do conflito com a Rússia ainda está reticente em aceitá-la na OTAN, Putin se aproveitou da frágil situação ucraniana, entretanto nenhum outro país do leste europeu se encontra na situação da Ucrânia, só isso desencoraja qualquer outra aventura russa no leste..

Antônio Carlos Borges
Antônio Carlos Borges
Responder para  Casanova
2 meses atrás

se a Polônia ou a Otan___________________atacar a Rússia eles estariam cavando a propria sepultura porque a Rússia tem força e armas nucleares para acabar com eles e qualquer país do mundo que os ataquem esses poloneses não são de nada

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Aleccs
Aleccs
Responder para  Antônio Carlos Borges
2 meses atrás

O dia em que houver dispositivos de defesa contra ataques nucleares e revide com outras armas de destruição em massa sem as consequências das armas nucleares, não acredito que os russos falarão tão grosso. Um estado falido e uma ditadura em que a cada ano será engolida pela tecnologia e pelos avanços da ciência . Não se conformam com a perda do status de potencia global. Possuem uma indústria imensamente menos que a 30 anos atrás. Distanciam-se das demais nações na competição por tecnologia de ponta e ainda estão massacrando seus jovens nessa guerra estupida sem sentido ( fruto de ideólogos ao nível de Olavo de Carvalho ) não aceitam o fato de hoje serem um exportador de comodites e numa geopolítica de vassalagem com os chineses.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Aleccs
2 meses atrás

Esquece, essa possibilidade é a mesma de comprovarmos a existência de Unicórnios nos dias de hoje.

Casanova
Casanova
Responder para  Antônio Carlos Borges
2 meses atrás

Uma guerra da Rússia com a OTAN, geraria um enorme custo humano para a Rússia, sua única forma de dissuasão é seu arsenal nuclear, ou contar com aliados como a China, Coreia do norte, em caso de conflito… Porque se compararmos a força terrestre da OTAN com a força terrestre da Rússia, os números são infinitamente superiores a favor da OTAN, acredito que nem OTAN, e muito menos a Rússia deseja um conflito direto.

Marcos
Marcos
2 meses atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Samuel
Samuel
Responder para  Marcos
2 meses atrás

Sim, tomaria várias nukes na cabeça TB..

Fabiano
Fabiano
Responder para  Marcos
2 meses atrás

E claro que a OTAN não responderá a ataques nucleares…. oops ! Aí você acorda dos sonhos delirantes.

Werner
Werner
2 meses atrás

A hipocrisia é uma maldição,a Rússia ser cercada e ter tropas perto de suas fronteiras é o certo e aceitável ,mas se a Rússia chegar perto da “poderosa e valente” Polônia é errado e não aceitável.

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
Responder para  Werner
2 meses atrás

No momento que a Rússia invadiu a Ucrânia ela perdeu totalmente todas as suas “razões”.
Mas o povo polones pode descansar tranquilamente. A Rússia não vai conseguir derrubar Kiev. Mais cedo ou mais tarde vai ter que fazer um acordo.
A Rússia também sabe que excluindo suas armas nucleares, seria muito difícil um embate com a Polônia, ainda mais se tratando do monstro militar que a Polônia está se tornando.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Wellington R. Soares
2 meses atrás

“No momento que a Rússia invadiu a Ucrânia ela perdeu totalmente todas as suas “razões”.”

A Rússia tá fazendo hj o que não poderia fazer com uma Ucrânia na OTAN daqui a alguns anos. Se não agisse agora seria tarde demais pra os russos.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  LUIZ
2 meses atrás

????????????? Tarde para que????? Todos os carros da Rússia são feitos no Ocidente, Coreia ou China, as armas usam chips do ocidente, as lanchonetes são internacionais, todo mundo gostava das pechinchas do óleo e gás russo… compravam fertilizantes baratos, vendiam carnes para os russos… tudo estava as mil maravilhas para o POVO Russo… ai vem o Putin com essa ação genocida (chamada pelos russófilos de desnazificação) contra o povo da Ucrânia… de forma gratuita!!!!! Explica isso para nós??? Digo mais, agora o Ocidente sabe mesmo que o Exercito (sic) Russo não passa de um monte de generais patéticos e corruptos liderados por um incompetente tirano. Tenho o pior sentimento em relação ao povo russo, o menos culpado de tudo isso, TENHO DÓ!

Morgenthau
Morgenthau
Responder para  LUIZ
2 meses atrás

Na verdade, se vc ler algum grande autor realista de Relações Internacionais, estudar geopolítica e Política do poder, vai perceber que esse pensamento de “perdeu a razão pq atacou/invadiu” é alienigena as relações entre países e a qualquer estadista.

Fernando
Fernando
Responder para  Wellington R. Soares
2 meses atrás

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

NBS
NBS
Responder para  Werner
2 meses atrás

Então… o general faz uma bravata, como um irmão mais velho, em uma reunião com os vizinhos menores da Rússia. A verdade é que o Ocidente nutre um medo e um pânico retroalimentado pelos EUA e absorvido pelos demais membros da aliança militar.

Se antes, no século passado, o medo era do ‘comunismo’, que aterrorizava as elites econômicas e industriais da Europa, hoje esse temor se projeta na figura de Putin e da Rússia. Esse medo fez com que a OTAN permanecesse ativa mesmo após a derrocada da URSS. De fato, a história mostra que, no período anterior à Primeira Guerra Mundial, foram as potências europeias que buscaram o confronto, como nas Invasões Napoleônicas (1812), na Guerra da Crimeia (1853-1856), na Invasão Alemã na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), na Invasão Alemã na Segunda Guerra Mundial (1941-1945) e na intervenção das potências ocidentais na Guerra Civil Russa (1918-1922), com destaque para o Reino Unido (Império Britânico) e a França, que fizeram diversas tentativas de influenciar ou atacar a Rússia. Isso moldou a percepção de vulnerabilidade da Rússia em relação à Europa e ajudou a consolidar a mentalidade de segurança que persiste até os dias atuais. De certa forma, é um ciclo que se retroalimenta de ambos os lados.

O mundo teve uma chance de quebrar esse ciclo com o fim da URSS e uma tentativa de aproximação para, eventualmente, unir a Rússia à Europa. Nesse momento, havia um jovem congressista, que só o velho momento catártico dos EUA poderia gerar, impulsionado pelo medo do ‘comunismo’. Esse jovem era Joe Biden, um crítico profundo da Rússia, que acabou interrompendo a aproximação europeia com a Rússia. Essa dualidade, que moldou o século passado, propiciou o cinismo que se vê nos tempos atuais. Ora, a OTAN se dirige para a vizinhança da Rússia, com seus mísseis capazes de alcançar Moscou, sem ser vista como uma ameaça à segurança dessa nação. Mas a mesma situação, em que a Rússia se estabeleça nas cercanias dos EUA ou de um país europeu, seria vista como uma atitude beligerante e imperialista.

Putin certamente não é uma pessoa cujas decisões possam ser indefensáveis no campo da ética e da moral, mas o mesmo pode ser dito dos governantes das potências ocidentais. Aqui no blog, assim como no resto do mundo, estamos à mercê de um processo mapeado pela Antropologia e pela Sociologia, chamado ‘etnocentrismo’, e poucos têm a capacidade de discernir sobre os movimentos sem uma visão preconcebida. O certo é que esta geração, que não participou de nenhuma guerra e foi criada em tempos de bonança econômica (EUA e Europa), brinca com o imponderável. Podemos estar caminhando para um futuro sombrio. Hoje, a Rússia luta indiretamente contra as 31 nações da aliança. Um erro e pode restar somente uma opção: um grande reset.

rui mendes
rui mendes
Responder para  NBS
2 meses atrás

Não luta contra as 31 nações da Otan, o culpado da aproximação da Europa ou UE á Rússia, foram os Russos, claro, que teriam que ter eleições justas e verdadeiras, separação dos poderes políticos e judiciais, os culpados não queriam perder o poder absoluto sobre uma nação gigante, que têm e quanto a ter a otan nas fronteiras Russas, porque será???
Nunca a Otan entrou em território Russo, e até já fez um enorme erro, que foi, ver os Russos invadir território de vizinhos e olhar para o lado e mais, olha para o mapa, vê a Rússia e vê os outros países Europeus, verás a aberração que é, os Russos quererem mais território, subjugando os seus vizinhos, como Geórgia, Ucrânia, Bielo-Rússia, Moldávia e outros.
A Otan existe por causa disso.
Quanto a lutar contra a Otan, então a Otan é estúpida, pois abdicou da sua força aérea, Marinha e exércitos para a luta.

Joao
Joao
Responder para  NBS
2 meses atrás

E a Rússia nunca fez nada….
Só o mais recente:
Na IIGM, nunca foi inocente. Todos, “não se sabe porque”, esquecem, ou omitem, q a guerra começou com a invasão da Polônia pela Rússia, digo URSS…., e Alemanha.
A Europa foi dividida em acordo entre Alemanha e URSS.
O Império Russo e URSS nunca foram amistosos e pacifistas.
A própria Rússia é uma federação imposta e mantida por força bruta.

Nativo
Nativo
Responder para  Joao
2 meses atrás

“A própria Rússia é uma federação imposta e mantida por força bruta” .até o Brasil só tem o tamanho que tem, por que foi mantido a ferro, fogo e sangue.

Joao
Joao
Responder para  Nativo
2 meses atrás

Não foi não.
Rebeldes, pacificador e anistiados, lutaram pelo Império, sob as ordens de Caxias, pela boa maneira como foram atendidos e tratados.
Inclusive na campanha do Paraguai.

Nativo
Nativo
Responder para  Joao
2 meses atrás

Claro todos tratados com pompa e circunstância.
E cada uma.

NBS
NBS
Responder para  Joao
2 meses atrás

Imagino que você se refira ao Pacto Molotov-Ribbentrop, de agosto de 1939. A URSS garantiu, por meio desse acordo, que os dois países não se atacariam e, secretamente, dividiram a Polônia entre si, preparando o terreno para a invasão alemã. Stalin buscava ganhar tempo, pois sabia que uma guerra com a Alemanha nazista era inevitável, mas, em 1939, a URSS não estava preparada para enfrentar uma invasão alemã. A União Soviética passava por um processo de modernização militar e não estava pronta para uma guerra em grande escala. Stalin via o pacto como uma forma de manter a URSS fora do conflito imediato.

O pacto permitiu à URSS anexar territórios como o leste da Polônia, os Estados Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), partes da Finlândia (após a Guerra de Inverno) e regiões da Romênia. Esses territórios eram estrategicamente importantes para a segurança da URSS, criando uma ‘zona-tampão’ contra uma eventual invasão do Ocidente. O pacto também funcionava como uma tática surpresa para os oponentes, já que poucos esperavam que um regime comunista como o da URSS firmasse um acordo com o regime nazista, ferozmente anticomunista. Não se pode esquecer que o Partido Nazista da Alemanha, chamado de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, era resultado dos arquétipos de nacionalismo, militarismo, conservadorismo e patriotismo exacerbado pelos partidos de ultradireita. O Partido Nazista utilizava o termo ‘socialista’ em seu nome mais por razões táticas e propagandísticas, mas sua ideologia e práticas estavam muito mais próximas de um nacionalismo extremo e autoritário, conhecido como ‘capitalismo autoritário’.

Ademais, Stalin desconfiava profundamente das potências ocidentais, especialmente do Reino Unido e da França. Durante a década de 1930, houve negociações entre a URSS e os Aliados ocidentais para formar uma frente unida contra o expansionismo alemão, o que reforçou a desconfiança de Stalin em relação ao Ocidente, pois os países se mostraram vacilantes em relação à Alemanha. Ele temia ser isolado ou arrastado para uma guerra sem garantias concretas de apoio.

Não podemos nos esquecer que os industriais franceses e ingleses, ainda temerosos de que a Revolução Bolchevique se espalhasse entre a classe trabalhadora, que era imensamente explorada, buscaram acordos. O armistício da Primeira Guerra Mundial incluiu no documento a criação da OIT como uma barganha de sobrevivência junto aos trabalhadores da Europa. Veja que o pano de fundo do lado russo é sempre a desconfiança das potências europeias que historicamente buscaram a capitulação do povo russo. A Rússia tem 11 fusos horários, sendo o país com o maior número de fusos do mundo, cobrindo uma vasta extensão territorial que vai do extremo leste da Europa até o nordeste da Ásia. Creio que eles já tenham muitos problemas para administrar seu imenso território cheio de riquezas.

É fato que, do lado ocidental, existem seus medos existenciais em relação ao grande império do Oriente, aquele que não se submete e ousou criar um modo de produção diferente. Ora, como os capitalistas poderiam gerar a ‘mais-valia’ com países comunistas? No fundo, são os interesses de poucos que determinam a vida de muitos. A democracia, mencionada em outro comentário, é, senão, a captura do Estado por uns poucos, de forma menos letal do que uma guerra. Eles só precisam comprar um partido ou um parlamentar

AMBAR
AMBAR
Responder para  NBS
2 meses atrás

Magnífico comentário. Preciso e racional.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  NBS
2 meses atrás

A Otan perdeu a razão de existir em 1991, ocasião da queda da URSS.
De lá para cá, restou apenas a narrativa catastrófica por parte do “ocidente”, que precisou urgentemente de uma nova razão para fomentar o mercado de armas e seus respectivos investidores.
Se a Rússia seguisse a cartilha que Israel aplica no Líbano e em Gaza, imagino quais seriam as manchetes na imprensa quando divulgassem as “atrocidades” do regime de Putin.

João Luiz Armelin
João Luiz Armelin
Responder para  NBS
2 meses atrás

Excelente comentário.

Bardini
Bardini
Responder para  Werner
2 meses atrás

Talvez a Rússia tenha tropas perto de suas fronteiras, pq aqueles que já foram ocupados por ela, tem muito medo de repetir o passado…

Morgenthau
Morgenthau
Responder para  Bardini
2 meses atrás

É verdade, mas sobre a Rússia se pode afirmar o mesmo, ela também já foi invadida várias vezes durante vários séculos, inclusive por alguns dos que vc citou que já foram ocupados por ela. Então no grande esquema das coisas, em uma visão panorâmica da história, nenhum lado é mais certo ou errado que o outro, são países lutando pela sua sobrevivencia.

Cassini
Cassini
Responder para  Werner
2 meses atrás

A Polônia ruge como leão porque tem 30 países atrás dela para lutar junto. Bravatas semelhantes vêm dos líderes dos países bálticos.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Cassini
2 meses atrás

Normal né, e os Russos atacarão a Ucrânia porque ela estava sozinha. Conta uma novidade. E digo mais a Polônia não é a Ucrânia. Se os Russos passam vergonha na Ucrânia… não Polônia seriam varridos sem dó.

Morgenthau
Morgenthau
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

O exécito ucraniano era maior e mais experiente que o polonês, e muito bem equipado, quem é superior mesmo a Ucrânia não é a Polônia, mas sim a França.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Werner
2 meses atrás

Quando alguém quis invadir a Rússia? Fale mais sobre isso.

naval762
naval762
2 meses atrás

Se sobrar alguma coisa, além de ruínas, do estado russo talvez o sucessor de Putin pense em atacar.

Hamom
Hamom
2 meses atrás

comment image

Bardini
Bardini
Responder para  Hamom
2 meses atrás

Esse tipo de post faz lembrar a situação na época em que a administração Biden avisou com antecedência que a Rússia iria invadir a Ucrânia. Inundaram os comentários, postando um amontoado de baboseira nesta mesma linha aí…
.
Relembrar, é viver:
https://www.forte.jor.br/2022/01/28/russia-agora-pode-atacar-a-ucrania-com-muito-pouco-aviso-alertam-lideres-do-pentagono/
.
Lituânia, Polônia e demais, que se preparem e se armem até os dentes, para não pagar o preço dos omissos da Ucrânia, que até o último dia acharam que poderiam resolver na conversinha com o Putin.

Fábio Jeffer
Fábio Jeffer
Responder para  Bardini
2 meses atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

VOCÊ JÁ FOI AVISADO ALGUMAS VEZES!

Nativo
Nativo
Responder para  Bardini
2 meses atrás

Não tenho problema em admitir que até eu achei uma bobagem, jamais acreditei que nessa época,a Rússia faria uma loucura dessas, mas rachei a cara.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Bardini
2 meses atrás

A Ucrânia estava se preparando desde 2008, quando teve a guerra da Geórgia. Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, os ucranianos tinham um estoque de Javelin maior que o Pentágono.

Bardini
Bardini
Responder para  Comte. Nogueira
2 meses atrás

A Ucrânia não estava se preparando desde 2008. A Ucrânia estava um enorme caos e ainda era dominada pelos fantoches da Rússia nesta época.
.
A Ucrânia não estava nenhum pouco preparada em 2014, quando foi invadida e perdeu um bom pedaço de seu território.
.
O Exército da Ucrânia foi bastante negligente em 2022. E isso facilitou a Thunder Run russa. Não estabeleceram obstáculos e não queriam fazer uma grande mobilização, para não escalar as tensões e tentaram resolver na conversinha até o último dia.
.
Sobre misseis Javelin… Esses mísseis só começaram a chegar em números relevantes, depois dos primeiros dias. E ninguém tem mais mísseis que os americanos, que não fornecem estoque voltado ao emprego de suas próprias unidades.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Bardini
2 meses atrás

Bem lembrado. Achava impossível que os Russos atacassem a Ucrânia. Achava uma grande besteira por parte do Putin entrar em um lamaçal que seria essa guerra… e o idiota entrou… Biden estava certo, não por achar isso, mas por ter milhares de fotos de satélites, escutas telefônicas e todas informações sobre o ataque eminente. São nessas horas que temos que nos render a inteligência americana… cantou a pedra… acertou o que ia acontecer e nos últimos anos vem antecipando todos os movimentos da Rússia contra a indefesa Ucrânia… tanto que brinco… basta um General Russo usar algum celular que o CPF é imediatamente cancelado… estava esquecendo da ex-frota Russa… hoje como morada de novos corais no fundo do mar… tudo graças as informações repassadas pelos americanos.

Morgenthau
Morgenthau
Responder para  Bigliazzi
2 meses atrás

Eu achava que a Rússia iria invadir, por conta da geopolítica da região que estava levando ela nessa direção, e pq a própria Rússia já dizia há mais de 10 anos que iria invadir caso tivesse seus interesses estrategicos ignorados.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Hamom
2 meses atrás

Típica campanha Russa.
Um primor, ao tentar fazer todos de estúpidos.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
2 meses atrás

Festival de abóboras desse polaco milico. … a Polônia vive em traumas pós guerras eterno …

Após a Rússia consolidar sua vitória na Ucrânia partirá para Moldávia = Transnístria … Odessa , tic , tac.

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

A Rússia está passando vergonha na Ucrânia meu amigo.
A segunda maior potência militar do globo não conseguiu tomar um país, que detalhe, É SEU VIZINHO TERRESTRE.
Se tivessem que ir para outro continente tudo bem, dependeriam de desembarques, transportes massivos, etc…
Agora um país vizinho ? Ah me poupe !
Se a Rússia fosse tão poderoso já teria vencido a Ucrânia.
Aí você vai falar das ajudas militares da OTAN. Sinto te dizer, mais demorou pelo menos 1 mês pra chegar as primeiras armas.
As mais poderosos chegaram bem depois, no início foram enviados bastante munições, misseis antitanque, manpads, etc..
Só bem depois que vieram Himmars, Bradley, Abrams, defesa antiaérea de ponta, etc..
A Rússia mostrou ser fraca. Digo e Repito, a Ucrânia faz fronteira terrestre e mesmo assim não conseguiram.
Mais cedo ou mais tarde é pegar o que sobrou e voltar pra Moscou.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Wellington R. Soares
2 meses atrás

EUA , venceu no Vietnã ? E no Afeganistão ? Em ambas(guerras) saíram correndo com as calças arriadas😆

Rússia ja anexou 20% do território , são 50 países mantendo a Ucrânia respirando… é OTAN vs Rússia…

Rússia faz uma guerra de atrito , vai estudar estratégia…

A economia da Rússia cresceu, veja os índices , compare com a da Europa.

A indústria militar russa supera da OTAN(EUA incluso) em produção.

Vergonha é digitar uma plantação de abobrinhas usando AI*

*nada haver com inteligência artificial e sim alumínio(tabela periódica)..rs.

Joao
Joao
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Comparar com Vietnã e Afeganistão é a mais pura certificação q não entende absolutamente nada do assunto….

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Joao
2 meses atrás

Seria justamente o contrário..

Vou ver streaming mais produtivo ..rs

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Então vá estudar o que é uma guerra de atrito e perceberá que é exatamente o contrário do que a Rússia está a fazer.

“Guerra de exaustão, também conhecida como guerra de atrito, consiste na manutenção coordenada do ponto de combate, onde o objetivo é exaurir o potencial físico do inimigo por meio de bombardeios, inserções e demais formas de ataque em curto intervalo de tempo durante vários dias ou meses, não possibilitando ao inimigo reagrupamentos, reabastecimentos, descanso de tropa e demais ações militares. O fim que se busca nesse modo de combate é levar o exército inimigo ao colapso mediante contínuas perdas de material e pessoal.”

Se fosse assim mantinham as posições e faziam campanhas sistemáticas de bombardeamento e outros ataques de médias e longas distâncias. Atacariam portos, rios, estradas, pontes, etc. até ficarem inoperacionais.
Mas continuam a tentar avançar com ataques desesperados, para romper as defesas.

E qual será o benefício de chamar o que a Rússia está a fazer de guerra de atrito? Será para justificar as grandes perdas que estão a ter mas assim poderão ter a vantagem de estarem a causar também grandes perdas? Tendo muitas vantagens em todos os domínios qual é a razão para chegarem a esta situação?
Simples, é uma guerra de atrito mas não é por escolha da Rússia.

O que o regime Russo pretende é avançar no terreno para parecer que estão a alcançar alguma coisa. O problema é que a percentagem de território ocupado até agora é irrelevante para os objetivos do regime de Putin. Apenas serve para disfarçar o fracasso perante a população Russa.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Hcosta
2 meses atrás

Essa guerra é benéfica a Rússia em comparação com a Europa.. por N fatores..

Seu desfecho ao “gosto russo” será começo do fim da OTAN.

A Alemanha voltará que nem um Poodle (não Pastor pois encolheu..rs) querendo o gás/petróleo barato russo…

Mende
Mende
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Para ser ao gosto Russo, tem que acabar com o governo Ucraniano e conquistar toda a Ucrânia, pois era o objetivo primeiro.
A Rússia também queria muito, voltar a ter quem lhe pague, o que a Europa lhe pagava, e se já era barato como dizem, então agora China e Índia o levam ao preço que querem.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Mende
2 meses atrás

“Negócio da China”… é apenas para Chinês. Até nisso os russos estão perdendo dinheiro… já o Qatar nunca vendeu tanto gás para a Europa como nos últimos 2 anos… fornecimento garantido… mas barato que o antigo gás russo. Resultado de tudo isso… se a guerra acabar hoje com a retirada dos russos com o rabo no meio das pernas terão ainda que aturar os Países Europeus a regatearem preço com os russos, pois o concorrente Qatar esta ai atendendo bem os Europeus (obs.: nos últimos dois anos morreu mais gente de frio no Brasil do que na Alemanha). Isso não é torcida, são apenas fatos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

o gás/petróleo russo nunca foi barato e a maior parte dos países já não quer pagar o preço total dessa fonte envenenada…

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Hcosta
2 meses atrás

O Qatar vem atendendo a Europa sem qualquer problema. Nada mudou do lado Europeu. A Russia vai ter que vender bem barato para recuperar o mercado perdido para os Qatares.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

??????? Errar, perder, ser incompetente, ser inútil, ser incapaz, ser patético… é “ao gosto russo”????? Tá mal de gosto a Rússia.

Marcos Silva
Marcos Silva
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

“A economia da Rússia cresceu, veja os índices”
Sim cresceu. Mas vc sabe o custo disso?? Sabe como atingiram 6% de crescimento?
NÃO! Porque se soubesse o tamanho da desgraça que vai cair sua amada Rússia nao3estaria escrevendo esse monte se m3rd… A produção e a economia russa estão em ritmo de economia de guerra.
Toda a capacidade instalada está produzindo para o meio militar. Estão produzindo muito. Muito ferro-velho que não acrescenta nada de novo ou de inovação tecnológica. Mostrar Moscou bem limpinha e movimentada é fácil. Quando a guerra acabar,porquê vai acabar em algum momento,os russos estarão totalmente atrasados tecnologicamente sem condiçoes de colocar produtos em pé de igualdade pra concorrer com o mundo ,seja ocidental ou não.
A conta vai chegar,e vai quebrar se vez o império de ditadozinho de moscou.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Guerra de estratégia ver os seus filhos sendo vaporizados a cada torre que se ejeta num tanque destruído??? Você não leu o enunciado do post do seu colega… “A Rússia não consegue bater no seu vizinho de muro”… a Rússia não consegue bater num menino de 11 anos de idade… A Rússia é uma vergonha… mostra para mim algum depoimento de um General Russo dizendo que tudo isso que esta acontecendo estava milimetricamente planejado… como essa guerra de atrito que você alardeia… isso é estratégia??? você estudou isso???? Pergunte para as Mães Russas se elas estão felizonas de verem os seus filhos sendo convocados para morrer nas aprazíveis planícies ucranianas… explica mais sobre isso… o que esta acontecendo é como se o México resistisse por 3 anos a uma invasão do Exercito Americano… você acha isso possível? Pais Fronteira/Fronteira… cadê a logística??? Em três dias Kiev… em três semanas Paris… isso é estratégia??? isso é crendice ou idolatria vã?? Vai ser russófilo assim lá em Moscou.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

EUA , venceu no Vietnã ? E no Afeganistão ? Em ambas(guerras) saíram correndo com as calças arriadas…”

Importante lembrar o resultado pra Rússia na guerra do Afeganistão.
Além de ter sofrido milhares de mortes o país saiu praticamente falido.

Joao
Joao
Responder para  Wellington R. Soares
2 meses atrás

E blindados foram muito poucos…

Morgenthau
Morgenthau
Responder para  Wellington R. Soares
2 meses atrás

Na verdade a Ucrânia já recebia ajuda em treinamento de soldados desde 2015 e armas desde 2017, foi até um dos motivos que levaram o Putin a decidir invadir, e em 2022 sairam até matérias na mídia americana sobre a Ucrânia ter resistido ao ataque russo graças a ajuda americana recebida nos anos anteriores. Então vc está errado. E ao que tudo indica, a Ucrânia não recupera mais o território perdido, nem com ajuda, é mais fácil perder mais territórios.

Joao
Joao
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Então tem q ganhar ainda… o q falta muita, pra depois consolidar…

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
2 meses atrás

O antropólogo francês Emmanuel Todd lançou um livro que está fazendo sucesso: La sconfitta dell’Occidente(A Derrota do Oeste)

Ele concedeu entrevista a uma mídia italiana, trechos da mesma:

O fato é que os Estados Unidos não poderiam garantir a produção de equipamentos militares necessários para os ucranianos, porque o potencial de sua indústria está esgotado: a prioridade é dada ao setor financeiro, não à produção real. O próximo fato é que o exército ucraniano está recuando e está lutando para recrutar soldados. O fato é que as sanções econômicas ocidentais causaram mais danos à economia europeia do que à russa, e também que a estabilidade política na França está agora sob maior ameaça do que na Rússia. A reestruturação da economia russa tornou-se possível devido ao fato de que este país produz mais engenheiros do que a América, bem como devido ao fato de que países que não são aliados ou vassalos dos Estados Unidos continuam a negociar com Moscou.

o resultado deste conflito que decidirá o destino da Europa. Se a Rússia for derrotada na Ucrânia, a escravidão da Europa pelos americanos se arrastará por um século. Se, como acredito, os Estados Unidos forem derrotados, a OTAN se desintegrará e a Europa permanecerá livre. Ainda mais importante do que a vitória da Rússia será a parada do exército russo na linha de Dnieper e a relutância de Moscou em atacar a Europa Ocidental por meios militares. Com 144 milhões de habitantes, uma população cada vez menor e uma área de 17 milhões de quilômetros quadrados, o estado russo já está lutando para estabelecer seu próprio território. A Rússia não terá nem os meios nem o desejo de se expandir quando as fronteiras da Rússia pré-comunista forem restauradas. A histeria russofóbica ocidental, que cria imagens fantásticas da expansão russa na Europa, é simplesmente ridícula para um historiador sério. Quando os europeus perceberem que a OTAN não existe para protegê-los, mas para controlá-los, será um choque psicológico para eles.

Entrevista completa: https://corrieredibologna.corriere.it/notizie/cultura-e-tempo-libero/24_ottobre_07/l-antropologo-emmanuel-todd-se-l-ucraina-perde-la-guerra-a-vincere-e-l-europa-ba506b61-22dc-4fb2-b9c5-9445461e7xlk_amp.shtml

rui mendes
rui mendes
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Tanta propaganda Putinista, a Europa é livre, a UE é livre.
Quem é controlada é a população Russa, com ferro, fogo e veneno.
Que lindo ” a estabilidade da França está ameaçada e a da Rússia não…”
é as democracias são assim, os povos decidem.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  rui mendes
2 meses atrás

Sei … índice de pobreza na Europa 22% da população na M (95 milhões de pessoas)

Na Rússia 9% (13 milhões) a meta é 7% até 2030.

𝐈𝐝𝐞𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 𝐧ã𝐨 𝐞𝐧𝐜𝐡𝐞 𝐛𝐚𝐫𝐫𝐢𝐠𝐚..𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐩𝐚𝐩𝐨 𝐂𝐍𝐍𝐬 é 𝐨 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐂𝐡𝐢𝐧𝐚, 𝐞𝐭𝐜..𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚 é 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐚 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚çã𝐨 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐯𝐢𝐯𝐞 – 𝐚𝐥𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨 , 𝐬𝐚ú𝐝𝐞, 𝐞𝐝𝐮𝐜𝐚çã𝐨, 𝐥𝐚𝐬𝐞𝐫, 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧ç𝐚.

O IDH russo é de 0,8 (altíssimo).

Happiness Index russo 6.00 (média mundial 5.59)

—//—

Já o Brasil ..democracia oligárquica(tão livre enquanto o STF deixar)..rs
IDH 0,75 … índice de pobreza 27,5%(58 milhões)..nem vou entrar na área de educação/segurança para não travar a rede..rs.

Nota da moderação:
Por favor focar na matéria; demais comentários serão apagados!
O aviso vale para todos!

Joao
Joao
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Sabe tudo …. Kkkkkkk

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

2 anos e meio.
E a ladainha não muda.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

“Emmanuel Todd criticizes Western policy, as opposed to that of Vladimir Putin, whose propaganda he spreads, notably justifying Russia’s invasion of Ukraine by relying on false information originating from Russian disinformation.[25][24][17][26][19] His use of conspiracy theories is subject to criticism.”

E como este mundo gira onde aparece citações de um sujeito sem nenhuma credibilidade, duma entrevista a um jornal de Bolonha?, nesta seção de comentários…
Ou passa muito tempo a ler muitos sites de informação ou serve apenas de retransmissor de outros interesses…

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Que análise isenta. Kkkkk.
“Quando os europeus perceberem que a OTAN não existe para protegê-los, mas para controlá-los, será um choque psicológico para eles.”
Tadinho dos europeus. Ainda não perceberam que quem deseja o melhor para eles é a Rússia.
São tão ingênuos.
Sagazes somos nós.

Mende
Mende
Responder para  EduardoSP
2 meses atrás

Mesmo.

Nei
Nei
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Quanta propaganda e torcida!

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Bispo de Guerra
2 meses atrás

Sim, vemos isso todo o dia… os Russos estão super bem e o Ocidente está caindo aos pedaços… segue o jogo.

Maurício.
Maurício.
2 meses atrás

O general está tão preocupado com a guerra na Ucrânia, mas a Polônia não tinha cancelado o envio de armas para a Ucrânia? E a “guerra” comercial entre Polônia e Ucrânia quanto a importação de grãos ucranianos, já terminou? Os poloneses pararam de derramar toneladas de grãos ucranianos em ferrovias? Já voltaram com a aliança, ou cada um está defendendo o seu?

Quanto a OTAN atacar a Rússia se a mesma atacar algum país membro, o general só disse o óbvio.

adriano Madureira
adriano Madureira
2 meses atrás

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO POR DISCURSO DE ÓDIO.

O BLOG NÃO É LUGAR PARA VOCÊ PROPAGAR SEUS DESEJOS DE EXTERMÍNIO DE PESSOAS E POPULAÇÕES. MODERE SUAS ATITUDES OU SERÁ BANIDO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz
Luiz
Responder para  adriano Madureira
2 meses atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  adriano Madureira
2 meses atrás

Não satisfeito em falar abobrinha (comando e controle é alvo prioritário. É óbvio que caras como esse precisam estar protegidos em bunkers bem resistentes e com abundância de meios de comunicação), você ainda está efetivamente achando ‘bom’ ver uma arma nuclear atingindo Varsóvia…

Sinceramente, não sei porque ainda toleram ‘seres’ como você aqui que desejam (com direito à ponto de exclamação) a miséria humana de uma guerra nuclear, de preferência sempre contra seus desafetos pessoais.

Ainda acho impressionante alguém não ter vergonha de postar algo assim.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Leandro Costa
2 meses atrás

Pois é. Eu tbm teria vergonha de ver meu site inundado com esses comentários patéticos.
Mas…anos e anos disso. E a permissão continua.

Mende
Mende
Responder para  Leandro Costa
2 meses atrás

Concordo em absoluto.
Bem dito.

Jose
Jose
Responder para  Leandro Costa
2 meses atrás

Totalmente de acordo Leandro. Não é a primeira dele…

Nei
Nei
Responder para  Leandro Costa
2 meses atrás

Olha, quem ataca diariamente civis na Ucrânia não é a Polônia.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Nei
2 meses atrás

Meu caro. Este pessoal não estuda isso. Eles pensam que “Bandera” é a do Curintia ou do Framengo..

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Leandro Costa
2 meses atrás

É porque eu não sofro de um mal recorrente por aqui conhecido como ‘leitura seletiva.’

Acompanhe comigo:

Se atacarem mesmo uma polegada do território lituano, a resposta virá imediatamente. Não no primeiro dia, mas no primeiro minuto. Atingiremos todos os alvos estratégicos num raio de 300 km. Vamos atacar o St. Petersburg diretamente,”

Isso foi retirado do texto. Perceba o condicional ‘SE’ e especificação de que todos os alvos estratégicos em um raio de 300km (o que incluiria alvos na área de São Petesburgo) seriam atingidos. E isso usando armamento convencional.

Em nenhum momento ele falou nada sobre atacar civis diretamente ou de atacar um outro país sem ser atacado primeiro.

Ao passo que o coleguinha aí em cima, simplesmente achou que seria bonito ver uma arma nuclear detonando sobre Varsóvia.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Leandro Costa
2 meses atrás

Sério? Nem português você entende?

Ok, pesquisa super rápida…

“St. Petersburg is a major trade gateway, financial and industrial center of Russia specialising in oil and gas trade, shipbuilding yards, aerospace industry, radio and electronics, software and computers; machine building, heavy machinery and transport, including tanks and other military equipment, mining, instrument manufacture, ferrous and nonferrous metallurgy (production of aluminium alloys), chemicals, pharmaceuticals, medical equipment, publishing and printing, food and catering, wholesale and retail, textile and apparel industries, and many other businesses.”

https://en.wikipedia.org/wiki/Economy_of_Saint_Petersburg

Se fuçar mais, encontra mais. E aproveita e vai estudar interpretação de texto que vai te fazer bem. Se não souber ler em inglês traduz pela internet ou arranja um dicionário.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Leandro Costa
2 meses atrás

Pelo contrário. Eu não quero jamais que isso aconteça, e certamente esse General também não quer. Eu queria mesmo é paz e uma integração maior entre eles, mais ou menos como a Merkel utópicamente sonhava quando passou à integrar a economia Européia à Russa, mas que infelizmente não foi o suficiente para o Putin.

Eu estou apenas explicando o que o General falou, e que você não entendeu, mas que agora está se desviando do assunto.

E Obs.: Sobre os mísseis, os EUA não tem armamento nuclear em solo Polonês e todos os mísseis adquiridos pela Polônia são convencionais. Mas mesmo se houvesse armamento nuclear em solo Polonês eles não estariam sob controle da Polônia. Então, novamente o general fala sobre resposta convencional.

E sim, há uma boa possibilidade de os ataques serem bem precisos contra essas indústrias. E mesmo dizendo isso, certamente danos colaterais seriam causados. C’est la guerre.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  adriano Madureira
2 meses atrás

como dizia Renato Russo, “general de 10 estrelas, atrás da mesa com o c# na mão”, tem dos dois lados.
Se esse é o critério da sua indignação e de sua torcida por um ataque nuclear, deveria ter coerência e desejar a iluminação de cidades do outro lado da fronteira também, não?

Mas coerência não é forte de vocês né Adriano? Mostram isso há anos. Negócio de vocês é pompom.

Jose
Jose
Responder para  adriano Madureira
2 meses atrás

“Bom seria ver uma nuclear iluminando Varsóvia!” é de dar nojo ler um comentário desses. E esse cidadão passa impune destilando ódio a tudo que não é rprór russia.

Maxdomet@yahoo.com.br
Maxdomet@yahoo.com.br
2 meses atrás

Vivemos para ver a Polônia ameaçar a Rússia de extinção.
Algo de errado não parece certo nesses membros da OTAN.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Maxdomet@yahoo.com.br
2 meses atrás

Primeira vez desde o Século 17

Renato Lima
Renato Lima
2 meses atrás

Esse País insignificante e de Nada vive a ameaçar a Rússia, coisa que nem os Estados Unidos se atrevem a fazer. Pois, a Polônia será o Primeiro País a ser “NUCLEARMENTE” Destruído pela Poderosa Rússia. Anotem e Aguardem.✍️

juggerbr
juggerbr
Responder para  Renato Lima
2 meses atrás

Poderosa Rússia” é o nome fantasia do país do Putin…

Joao
Joao
Responder para  Renato Lima
2 meses atrás

Se há necessidade da Polónia ser destruída por artefatos nucleares, é porque sua importância é enorme.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Renato Lima
2 meses atrás

blz, vai nos atualizando

Mende
Mende
Responder para  Renato Lima
2 meses atrás

Quem ameaça usar armas nucleares contra a NATO, são os Russos, basta ouvir bem e com os ouvidos.

Jose
Jose
Responder para  Renato Lima
2 meses atrás

” a Polônia será o Primeiro País a ser “NUCLEARMENTE” Destruído pela Poderosa Rússia. Anotem e Aguardem.”
Mais um comentário de dar nojo !

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Jose
2 meses atrás

Um general sem noção fala asneiras. E dá nisso.

Nei
Nei
Responder para  Renato Lima
2 meses atrás

Boa tarde! Não sei se dou risada, se choro, se paro de ler comentários deste site e limito-se exclusivamente a matéria, porque está sendo chato esse tipo de coisa aqui.

Você escolher um lado tudo bem, agora especulação, desejo de guerra e discurso de ódio, basta.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Renato Lima
2 meses atrás

Mais um bot perdido…

Jaguar
Jaguar
2 meses atrás

Sinceramente. Não vejo a Rússia atacando membros da Otan, seria o fim não só dá Rússia e seus “inimigos” mas também o fim do mundo no qual conhecemos. A parte de alarmismo com a Rússia vem mais para intensificar a venda de armas e disputas tecnológicas. No período mais crítico durante a guerra fria tivemos este medo, e garanto.. isto é uma guerra fria 3.0

AMBAR
AMBAR
Responder para  Jaguar
2 meses atrás

Chegou ao ponto. O mais importante numa guerra é o comércio de armas.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Jaguar
2 meses atrás

Também acho isso, como também acredito que desde 1946 os Europeus nunca pensaram em atacar a Rússia. Para que??? Não faz sentido, não tem lógica, não tem razão alguma.

Luiz
Luiz
2 meses atrás

Acho que ele não percebeu que a Rússia está ganhando.

Tuxedo
Tuxedo
Responder para  Luiz
2 meses atrás

Está ganhando da Ucrânia, agora, ganhar da Polônia, aí já é outro naipe.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Tuxedo
2 meses atrás

Em 2022, a força militar da Ucrânia superava a da Polônia largamente.

Tuxedo
Tuxedo
Responder para  Comte. Nogueira
2 meses atrás

Claro que não, em 2022 o exército polonês já estava bem forte, e a tendência é ficar cada vez mais forte, seu PIB vem sendo aumentado a cada ano para a indústria de defesa. A Polônia não está para brincadeira.

Tuxedo
Tuxedo
2 meses atrás

Polônia sendo Polônia, por isso que até mesmo a Rússia não quer encrenca com a Polônia.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
2 meses atrás

Dadas as vergonhas russas neste conflito me surpreende qualquer membro da OTAN fazer um pronunciamento destes.

Deveria ser outro comentário do tipo: “Se o Pimpão passar por essa, o que será extremamente difícil, nós da Polonia vamos ter o prazer em treinar nossas tropas com tiro ao alvo”.

Desculpem os amantes russos más a verdade é que a Russia não é de nada.

Cassini
Cassini
Responder para  Rogério Loureiro Dhiério
2 meses atrás

Tanto não é de nada que existe uma aliança militar de mais de 30 países – dentre eles o países com a maior força militar do planeta – para barrar esta “pobre e fraca” nação do leste europeu.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Cassini
2 meses atrás

Exatamente.

Usando praticamente material dos anos 80/90.
Daí os russos com seus poderosos materiais tbm dos anos 80/90 se seguram como podem.
Quando a loga da justiça resolver colocar os brinquedos dos anos 2000 até 2024 daí vc volta aqui e me fala o que vc acha.

No mais.

Se tiver praça na sua cidade, lá provavelmente tem bancos

Sugiro levar um bom livro, lenços para o choro e uma maçã.

A leitura pode dar fome.

Cassini
Cassini
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
2 meses atrás

Calma aí, emocionado. Se doeu todo por eu ter dito a verdade?

Nei
Nei
Responder para  Cassini
2 meses atrás

Verdade para alguns de vocês que só buscam informações que querem ver e escutar. Não se dão o mínimo de consultar demais fontes.

Nei
Nei
Responder para  Cassini
2 meses atrás

A aliança militar que existe é: Eu te protejo. Ops! Eu vou te roubar!

RDX
RDX
2 meses atrás

Na verdade a Polônia ainda não está preparada para encarar a Rússia. Grande parte do material encomendado recentemente ainda não foi recebido. Eis alguns exemplos:

Caças – 32 F-35 e 36 FA-50
Helicópteros – 96 AH-64E e 32 AW149
Defesa antiaérea – Patriot e CAMM
Blindados – 1000 K2, 250 M1A2 SEPv3 e +1000 IFV Borsuk
Artilharia – +800 K9 e +700 MRLS HIMARS e Chunmoo

RDX
RDX
Responder para  RDX
2 meses atrás

Coloca uns 10 anos para receber o material, formar doutrina e treinar o pessoal.

Bartolomeu
Bartolomeu
Responder para  RDX
2 meses atrás

O risco, diminuto reconheço, é a Rússia ganhar na Ucrânia e voltar-se em ataque preventivo à Polônia, antes que esta receba armas. Hipótese delirante e, reitero,que de possibilidade remota, mas já vimos esse filme acontecer.

BraZil
BraZil
Responder para  RDX
2 meses atrás

Com todo esse material entregue e a munição correspondente, mas sem apoio externo, a Polônia aguentaria uns três meses contra a Rússia. Essa é a realidade. Claro que em caso de um confronto, haverá apoio externo e muito.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  BraZil
2 meses atrás

Antes o papo era “3 dias e Kiev cai”. Foram 2 anos e meio e contando, sem qualquer previsão de conclusão. Se agora os falastrões estão falando em 3 meses …podemos esperar então algo pra lá de 25 anos.

Eromaster
Eromaster
2 meses atrás

Isso não passa de uma bravata do General. Além disso nem ele e nem Polônia decidem ou mandam em alguma coisa na OTAN.
Quem manda na OTAN é o titio do Norte, os outros membros só obedecem.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 meses atrás

A Rússia avança lentamente na Ucrânia e enfrenta a resistência firme dos ucranianos, que lutam pelo seu território.

E agora, ainda há quem cogite a possibilidade de a Rússia atacar a OTAN? Por favor, isso é impensável. A Rússia não possui a capacidade de realizar um ataque desse tipo.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Antunes 1980
2 meses atrás

Cidadão, qual o motivo que a Rússia atacaria OTAN? Por diversão?.
Eu acho que OTAN não tem nada que interessa a Rússia. Para Rússia atacar OTAN, ela teria que ser atacada primeiro.
Dizer que a Rússia não teria capacidade atacar a OTAN, é brincar com a realidade nua e crua. Se isso fosse verdade, a OTAN não existiria mais.

paulof
paulof
Responder para  Eromaster
2 meses atrás

Pelo que Putin já discursou ele sonha com as antigas fronteiras imperiais e a Polônia faz parte, o que parece que o alvo depois da Ucrânia é a Georgia.

Emmanuel
Emmanuel
2 meses atrás

Rússia e Europa Ocidental estão para entrar em guerra desde 1945.
Se passaram 80 anos e tirando conflitos isolados, os dois lados sempre tiveram respeito mútuo.

Sendo advogado do diabo, quem avançou sobre a Rússia foi a Otan, principalmente os países que foram ocupados por Moscou. Há de se entender o motivo disso, mas dizer que Moscou também é o culpado por tudo é no mínimo ingenuidade.

will bill
will bill
2 meses atrás

como diz aqui no interior de SP: Falar até papagaio fala kk

Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 meses atrás

É um tal de se fizer isso. Se fizer aquilo. Quanta eloquência. Bravata de boteco.

Gavião
Gavião
2 meses atrás

Putin é realmente uma ameaça aos países civilizados. Historicamente a Rússia sempre roubou terras de seus vizinhos menores, e isso não pode ser esquecido.

BraZil
BraZil
2 meses atrás

Esse é o discurso made in casa branca. Se chutarem a canela do Biden, esse soldadinho grita. Só os muito tolos não entendem que a maior ameaça para a Europa é os EEUU, que criou a guerra na Ucrânia, forçando um avanço sobre as fronteiras Russa e quebrando pactos estabelecidos, para criar um pretexto, para tirar da Rússia o domínio sobre a matriz energética da Europa. Agora os Europeus estão pagando mais caro, se desindustrializando, entrando em recessão, vendo ressurgirem os governos de Direita e caindo nas mãos do lobo em pele de cordeiro…