KNDS France questiona concorrência de R$ 1 Bilhão para aquisição de blindados pelo Exército Brasileiro
A empresa francesa KNDS France, que ficou em terceiro lugar na concorrência para a aquisição de blindados pelo Exército Brasileiro, apresentou uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) apontando irregularidades no processo. A concorrência, vencida pela israelense Elbit Systems, visa a compra de 36 viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado 155 mm sobre rodas, com valor estimado em R$ 1 bilhão. A KNDS solicitou uma medida cautelar para suspender o processo até que o TCU analise as alegações, e o ministro Aroldo Cedraz foi designado como relator do caso.
A representação ao TCU foi protocolada no dia 18 deste mês, coincidindo com uma decisão unânime do tribunal que autorizou o governo brasileiro a adquirir equipamentos de países envolvidos em conflitos armados. A decisão foi uma resposta a um questionamento feito pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, diante de divergências no governo sobre a compra dos equipamentos israelenses em meio ao conflito com o Hamas. Esse impasse político resultou na paralisação do processo de compra desde maio.
O assessor internacional da Presidência, Celso Amorim, foi um dos principais opositores da compra, argumentando que não seria razoável adquirir equipamentos militares de um país criticado pelo governo brasileiro por sua ação militar na Faixa de Gaza. Por outro lado, militares afirmam que os equipamentos israelenses são os mais avançados tecnicamente disponíveis no mercado, destacando a importância dessa aquisição para a modernização da frota do Exército.
Além da disputa ideológica dentro do governo, a KNDS contestou o resultado da concorrência alegando que o produto oferecido pela Elbit Systems foi adaptado especificamente para a venda ao Exército brasileiro e, portanto, não possui uma produção em série que comprove a maturidade do equipamento. A empresa francesa também questionou a segunda colocada, a tcheca Excalibur Internacional, alegando que o equipamento oferecido não atende a requisitos operacionais obrigatórios.
A KNDS iniciou seus questionamentos sobre o processo em junho, com um primeiro recurso à chefia de material do Comando Logístico do Exército. Após uma negativa, apresentou um novo recurso diretamente ao Comando do Exército e, posteriormente, ao Ministério da Defesa. Agora, com a representação no TCU, a concessão de uma medida cautelar para suspender o processo de concorrência é vista como improvável, mas os militares acreditam que o questionamento pode fortalecer a segurança jurídica do processo.
Oficiais do Exército afirmam que todas as exigências legais foram cumpridas no processo de concorrência. Eles acreditam que o questionamento da KNDS junto ao TCU pode resultar em um novo posicionamento favorável do tribunal, dando mais segurança para seguir com a compra. No entanto, o Ministério da Defesa ainda não deu o aval final para o avanço do processo devido às divergências políticas internas.
Procurado pela imprensa, o Ministério da Defesa não se manifestou sobre a representação e o impasse político que tem mantido a compra dos blindados paralisada, mesmo com o parecer favorável do TCU em relação à aquisição de equipamentos de países em conflito.
FONTE: CNN
Se for para ficar enrolando, vai de Zuzana 02. Ainda acho Atmos mais adequado, por ser aerotranportavel e tal, mas pelo andar da carruagem, é mais fácil os israelenses se negarem a fazer negócio com a gente do que o contrário…
Na prática, existem duas formas de adquirir equipamentos militares no Brasil. 1) licitação ou 2) compra dispensando a licitação
Quando é feita uma licitação, os fornecedores que perderam podem recorrer da decisão. É parte da regra.
Quando ocorre dispensa de licitação, é uma compra direta negociada entre o fornecedor e o governo brasileiro.
No caso deste equipamento, foi feita uma licitação por isso os demais fornecedores da lista final podem recorrer. Se for válido, o recurso é aceito e é preciso reavaliar a decisão final;. Se for improcedente, o recurso é negado e a decisão inicial é confirmada
Amigo perdoe-me más discordo.
Existe apenas uma forma de vender por licitação no Banania Country.
Bola.
RT.
Pircardios por baixo dos panos
Bufunfa
Resumindo.
Propina.
Corrupção em compras govenamentais ocorre em todo o mundo.. principalmente na venda de armas.
Hoje mesmo, uma cafetina foi condenada nos EUA por manter uma rede de prostituição em Boston e nos arredores de Washington usada por poíticos, militares e grandes empresários.
Sério mesmo? eu moro aqui há oito anos e não estou sabendo aonde saiu essa reportagem ?
Boston Globe, dia 27.
https://www.bostonglobe.com/2024/09/27/metro/brothel-ring-cambridge-watertown-han-hana-lee/?p1=HP_Feed_ContentQuery&p1=HP_Feed_ContentQuery
Sugestão: faz a busca no Google, verifica se a notícia aparece em veículos com credibilidade quanto à divulgação de notícias (e não sites caça-níqueis). Sim, a necessidade de demonstrar a origem da fonte é que quem informa, mas constato que nunca vi o Camargoer postar algo que não seja corroborado por veículo de informação credível.
Você é que age assim é acha q os outros são como você!
Está bastante enganado.
O processo licitatorio é mais rígido, aberto e dispõem de recursos que permitem um controle maior do processo, tanto por parte da Administração Pública quanto por parte dos participantes.
Principalmente em contratos mais expostos, tanto no quesito popularidade quanto financeiro.
Isto quer dizer que é infalível no que tange a corrupção? Claro que não. Nosso país está num outro patamar referente ao assunto. Mas está muito mais difícil fraudes e montagem de cartéis. Por que você acha que foram criadas as “emendas do relator”? Para direto e rápido benefícios do sei reduto eleitoral?
Sabe de nada, inocente! já ouviu falar sobre vencedores por carta marcada? bola da vez para ganhar? lobby? propina?
Então.. claro que algumas empresas privadas tentam burlar as compras públicas. Existem várias estratégias manjadas…. a mais conhecida é o cartel… as empresas se organizam e combinam preços para cada uma ganhar em uma rodada. È bem difícil enfrentar este tipo de arranjo
Em outros casos, com a colaboração de servidores corruptos, há direcionamento do edital. Este tipo de problema é mais fácil de identificar e cancelar o edital.
Algumas vezes, a empresas joga o preço lá embaixo para ganhar a licitação, mas não consegue cumprir. Por exemplo, entrega produtos inferiores… ou se for uma obra, abandona a obra no meio.
Algumas construtoras fazem um tipo de esquema Ponzi.. ganham várias obras, e usam os recursos de um contrato para pagar os gastos de outro…enquanto isso, vai acumulando contratos.. os primeiros são concluídos, mas os últimos são abandonados com dívídas trabalhistas e decretam falência..
A maioria das pessoa ainda supõe que a corrupção é sempre, ou na maiorias das vezes, envolve servidores. É o contrário. os maiores problemas envolvem as empresas.
Tem ocorrido um problema com empresas terceirizadas. Elas ganham contratos e cumprem muito bem por alguns anos. Então, deixam de pagar os direitos trabalhistas, param de pagar os fornecedores e no fim, deixam de pagar os funcionários. Em poucos meses, acumularam um grande quantidade de dinheiro que é desviado. Daí, somem.
Sem discordar de você, quem ensina aos corruptos que entram em um novo governo a driblar o sistema? Lembro que os especialistas em Licitação estão dentro dos governos, como funcionários de carreira, não é mesmo?
Só não entregamos a mãe meu amigo.
Tem gente que dependendo de quanto pagar…..
Se não me falha a memória, a Dassault também “reclamou” e questionou a escolha do Gripen na época do FX-2.
Não mudou o resultado em nada….
É que o Gripen não é made in Israel. O atual governo é claramente anti Israel e esse questionamento pode ser uma boa desculpa para a troca do fornecedor.
Se depender dos discursos do brasil na ONU nos ultimos dias, essa compra ja foi para o vinagre kkkk
Corrigindo… o atual governo não é anti-israelense… o governo atual é contra o governo atual de Israel.. são coisas diferentes
Nada disso, esse pessoal sempre foi “antissionista”, odeia Israel pelo que o país representa no pilar judáico-cristāo do Ocidente
Cristão só na cabeça de brasileiro mesmo. Vai ver como a maioria judaica trata os cristãos lá, principalmente os católicos e ortodoxos do rito grego.
Tratamento muito bem, afinal são uns trouxas que acreditam que Cristo e o messias, coisa de doido pois todos os judeus sabem que o messias ainda não veio, e eles gastam uma fortuna na economia turística de Israel!
Gado bem tratado e gado feliz.
A maioria judaica trata os cristaos com respeito e igualdade. Eu sou judeu, minha esposa e crista, nos dois votamos, pagamos impostos, temos os mesmos direitos e deveres. O mesmo vale para arabes, druzos, circassianos e todas minorias que sao cidadaos do estado. Existem minorias racistas que tratam mal outras minorias, entre os quais judeus. Israel e uma democracia como qualquer outra, que tambem tem doidos.
Papai Noel vive feliz por lá também. Todos iguais.
Divirjo, mestre:
”Desde o início do ano, os cristãos de Jerusalém têm enfrentado inúmeros ataques de colonos israelenses e judeus religiosos. De acordo com a comunidade cristã, o discurso abertamente odioso e racista da extrema direita israelense atualmente no poder está alimentando essa violência.”
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/10/05/insultos-e-tumulos-profanados-como-extrema-direita-alimenta-odio-aos-cristaos-em-jerusalem.ghtml
A maioria lá aceitar até árabes no parlamento. Nāo falei coisas sem sentido.
O governo atual é claramente antisemita!
Não. Existe uma crise entre o governo brasileiro e o governo de Israel por razões politicas.
Para ser antissemita, o governo brasileiro deveria ter ações ou um discurso contra o povo judeu por razões ideológicas…
Discordo totalmente. Posso ser contra o genocídio em gaza e contra o “governo de Israel” e não ter nada contra os Judeus. Simples.
Então Espanha , Noruega , Brasil , Irlanda e os outros 143 países da ONU dos 193 representando 74% são anti Israel né inteligência rara .
São anti Israel sim. Vc precisa se informar melhor. o atual governo apoia terroristas que defendem a destruição do povo Judeu…e o discurso só não é pior, para não deixar a máscara cair…
Não apoia não. Você está mal informado ou mal intencionado nas suas afirmações. Posso chamá-lo de fascista pelo seu posicionamento? E apoio totalmente o posicionamento do governo brasileiro quanto ao genocídio em gaza.
Não é ser anti Israel, é ser contra a máquina de genn o cídio que encontra-se no poder. O Brasil sempre teve relações cordiais com este país, mas com a extrema direita não tem que ter conversa mesmo.
Wilber… como expliquei, existem dois tipos de compras militares. 1. Licitação e 2 Sem licitação.
A lei permite a dispensa de licitação em muitos casos, inclusive de material militar sem similares nacionais.
Quando a compra é feita por licitação, os concorrentes finalistas que não foram escolhidos têm o direito de recorrer da decisão.
Se vão ganhar é outra história.
É permitindo recurso qualquer que seja a modalidade de contrataçāo direta.
Então.. em uma compra com dispensa de licitação, qualquer pessoa pode buscar o MP e pedir para o promotor solicitar que a compra seja suspensa por aparente irregularidade, por exemplo.
Isso acontece bastante… tem gente que reclama, acha errado. Que é interferência.. sei lá…
mas isso é diferente do que acontece em uma licitação, na qual quem perdeu pode pedir uma reavaliação da decisão. Neste caso, é uma etapa prevista no edital de licitação permitida à quem está participando dela,
Ainda assim, qualquer pessoa pode recorrer ao MP, por exemplo, no caso de alguma suspeita de irregularidade.
São coisas distintas…
Camargoer, nāo existe nenhuma vedaçāo, na Lei 14.133/21, quanto à interposiçāo de recurso administrativo ou judicial(com ou sem o MP) para a reanálise de contrataçāo direta ou indireta.
Contrataçāo dispensável ou inexegível nāo deixa de ser ato administrativo sujeito ao controle externo, do Judiciário, ou interno, no âmbito da administraçāo pública.
Se a administraçāo colocasse tal impedimento, estaria ofendendo os princípios da LINDB, se o impedimento viesse do Judiciário, seria negativa de jurisdiçāo, o que é inconstitutional.
Você está confundindo com reanálise de mérito administrativo, isso sim é vedado ao Judiciário por causa da separaçāo dos poderes. Mas nada impede de um caso de contrataçāo direta ser julgado ilegal a partir da provocaçāo do particular interessado.
Franceses não sabem perder, foi assim nos caças e agora com obuseiros
hooligans também não sabem perder.
É o motivo perfeito para o governo brasileiro não comprar equipamento israelense.
Caiu como uma luva.
Agora o Senhor disse uma grande verdade, sendo que o GF tem o argumento jurídico perfeito para fazer o EB adiar essa compra até o próximo governo. Realmente tens razão.
Achei excelente. Brasil tem que se afastar ao máximo de israel.
Não precisa. Basta congelar a compra do equipamento até a troca de governo em Israel e o fim dos ataques contra civis em Gaza e no Líbano.
É preciso lembrar que a maior comunidade libanesa do mundo está no Brasil. Uma posição forte do governo brasileiro contra estes ataques é uma questão de respeito á esta comunidade.
Comunidades…
Israel financia e incentiva as maiores e melhores instituições de ensino e pesquisa nos EUA.
O maior operador de ouro e um dos maiores banqueiros do mundo é o Safra…a família fez acordo para encerrar a briga na justiça.
Os melhores centros privados de excelência na medicina no Brasil são judeus.
Comunidades…
Israel não financia nada nos EUA ou aqui, muito pelo contrário. Os EUA investem bilhões lá, basta ver a ajuda extra que votaram para Israel tocar a guerra. O cidadão dos EUA não se dá conta que dinheiro que poderia ir pra saúde e educação vai pra Israel. Alguém em nome dos interesses de Israel doa uma fração do que receberam dos EUA e o pessoal bate palma. Se Israel está certo ou não em Gaza e no Líbano não é pertinente aqui. O que é pertinente é a conta simples de quanto dinheiro vai pra lá e o quanto eles supostamente doam. Em tempo, hospital bom aqui se chama SUS porque tanto hospital Sírio ou com no de físico famoso cobrão o olho da cara pra atender.
Você deveria emagrecer.
Então.. o Brasil mantém efetivos acordos de cooperação científica e acadêmica com os EUA, BRICS, Japão, Alemanha, Comunidade de Ibérica, Mercosul, França… e mais alguns, inclusive Suécia.
Menos com Israel.
Sim, Professor.
Eu fiz referência aos investimentos de Israel nos EUA. Universidades, Hollywood, Bancos, Wall Street. Não conheço banco arabe ou libanês no Brasil ao menos nenhum como o Safra.
A comunidade israelita no Brasil é menor que 10% da comunidade arabe e libanesa. Mas o lobby…
Pois é, Esteves . . . A verdade é que o problema com Israel tem um nome: vaidade. Tem gente em Brasília que não admite críticas e o Netanyahu fez várias. Essa história de “preocupação humanitária” é só uma desculpinha. Cai quem quer.
Cada um pensa e fala o que quer.
Comunida de camelo ? Kkkkkk
Olá, amigo! Tudo bem?
Está enganado. O Brasil mantém diversos acordos de cooperação com Israel nas mais diversas áreas. Inclusive na área acadêmica e científica.
Olá. Não soube me expressar… A colaboração acadêmica entre o Brasil e Israel é um tiquinho comparada com a existente entre outros países.. e isso nada tem a ver com o tamanho do país…
Obrigado pelo alerta…
Alguém mostrou que tu não foi verdadeiro no comentário anterior…daí, só assim, tu te retratou…
Tu te implicas com todos os marxistas?
Não é implicância. Eu não gosto de meias palavras e de fala mansa…São duas características que abomino nas pessoas. Independente de ser marxista, marxista ou qualquer outro ”ista”. E arrogância disfarçada com pretensa educação é outra coisa que não aguento. Mil vezes um grosso autêntico e sincero do que um educado falso. Abraço, caro Esteves.
Abraço.
Boa gaudério!
Você se sente assim diante dos comentários dos outros? Desculpe-me se o fizer sentir desta forma em algum comentário meu.
Não, os teus são cômicos…rio muito com eles.
Com Israel tem protocolos, acordos, memorandos, intenções, cartas…
Ou a troca do governo no Brasil, que seja rápida aliás
Suponho que você estraga pensando em 2026…
Não sendo com golpe de estado destruindo Brasília, e nas urnas, e no tempo correto previsto em lei, que aconteça no ritmo democrático, assim como foi o “governo” anterior.
Aonde que teve golpe de estado, amigo? Foi apenas uma manifestação que saiu do controle e que até hoje não foi bem explicada.
Seria bom ter mais transparência nas eleições também. Com a maioria dos ministros do STF sendo indicados por um único partido, seria ótimo que não houvesse qualquer dúvida.
Daniel.
Foi uma tentativa de golpe. Deu errado.
Golpes de Estado são processos.. o que aconteceu no Brasil foi um processo bastante conhecido de tentativa de golpe. Faltou apoio internacional, faltou apoio da mídia, faltou apoio do sistema financeiro… ainda que os militares tenham titubeado, também caíram fora.
provavelmente, o roteiro era 1. organizar e fomentar algum grau de insatisfação em parte da população. 2. gerar um fato que fosse um gatilho. 3. reproduzir as manifestações em outras grades cidades. 4. ganhar o apoio da mídia e 5. acionar os militares.
é o roteiro do golpe militar clássico.
ás vezes dá certo
desta vez deu errado.
Golpe de estado com mulheres com bíblia na mão, batom para pixar estátuas e nenhuma arma?
Mas os muares vermelhos acreditam em tudo que o mestre de 9dedos diz.
Já comeu sua abóbora hoje?
Sim. Se você lembrar, um dos desencadeadores do golpe de 64 foram as “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”.
O Elio Gaspari escreveu 5 livros sobre o golpe de 64 que são muito bons. Até o Rinaldo Nery comentou sobre eles aqui na trilogia. O primeiro volume descreve como foi a organização que antecedeu aquele golpe, que deu certo,
em 2022/2023 deu errado
Você apoia o primeiro golpe militar no Brasil em 1889 mas condena o segundo em 1964 (que só existiu por conta do primeiro ter tido sucesso).
Tá vendo! Mesmo democratas como você apoiam golpes militares quando lhes convém.
Só lembrando que não existe punição para “crime impossível” e não era possível um golpe com a turba que invadiu o CN e o Planalto em 8/1/23.
Quanto ao crime impossível, eu ainda que ameace de morte uma pessoa e que eu avise ao mundo que a desejo morta não posso ser processado por tentativa de homicídio contra ela se atirei nela uma folha de papel ou uma tampa de caneta que sequer a feriu.
Não interessa a intenção declarada dos manifestantes no dia 8 de janeiro que estavam indignados com um “governo democrático sem povo” e sim os meios que utilizaram para o referido “golpe” e sabemos que os meios foram absolutamente inapropriados e “impossíveis”.
Qualquer interpretação dos eventos que não leve em consideração a capacidade da turba em chegar ao resultado pretendido é uma interpretação criativa e sem base na realidade, na CF e no CP (se bem que a segurança jurídica hoje no Brasil impressas nesses documentos vale tanto quanto um jornal num banheiro de rodoviária).
Então… já mencionei inúmeras vezes que a proclamação da República foi um golpe sem qualquer participação popular. Aliás, a própria proclamação da independência foi um movimento estranho, no qual o Príncipe proclama a independência para se tornar Imperador do reino que herdaria.
A história do Brasil tem muitos golpes e tentativas de golpes fracassadas. 1964 é apenas um dos mais recentes e tive a oportunidade de nascer e crescer durante o período militar.
Ainda que muito criticado, defendo o regime democrático com intransigência, mas sabendo de suas limitações, contradições e das dificuldade histórias do Brasil consolidar um regime democrático, como por exemplo. nos países escandinavos.
O Elio Gaspari escreveu 5 excelente livros sobre o regime militar. Vale a pena ler.
Sobre os tristes eventos de jan/23, nos quais felizmente ninguém morreu como aconteceu na invasão do Capitólio nos EUA, a história está sendo escrita.
Sob qualquer perspectiva, é preciso ser claro em condená-los. Nada justifica invadir e destruir as trẽs sedes do governo federal.
Podemos pensar em algumas hipótese
1) uma reunião espontânea de pessoas que ser reuniram para protestar ma que perdeu o controle.
2) um protesto planejado que perdeu o controle. Neste caso é preciso perguntar qual era o objetivo do protesto e porque os responsáveis pelo protesto foram incapazes de controlar a turba.
3) uma ação planejada e isolada para destruir as sedes do governo. Como o evento foi organizado e financiado, é preciso saber porque a turba foi instruída para aquela destruição.
4) foi um evento planejado para servir de gatilho ou senha para disparar outros eventos semelhantes em outras ciidades cujo objetivo seria criar um caos no país.
Destas quatro hipóteses, a primeira pode ser descartada porque o transporte das pessoas para Brasilia foi organizado e vem financiado.
Sobram as hipótese 2, 3 e 4.
Camargoer,
Também acho que os participantes dos protestos de jan/23 devam ser punidos , mas na medida da lei com ampla defesa e de preferência com o mesmo rigor que o pessoal que vandalizou o Itamarati o foi em 2017 e salvo engano em 2013 e também do mesmo modo que os membros do MST foram punidos quando vandalizaram órgãos do governo.
Olá Bosco.
Teria que a avaliar os processos. Tem que ver o que os inquéritos da polícia levantou em cada caso.
Lembrando daquele maluco que tentou explodir uma bomba no aeroporto de Brasília. Há um contexto claro.
No caso dos ataques de jan/23, aquele pessoal tinha faixas e um discurso de derrubar o governo. Comentei sobre quatro hipótese (podem existir mais) e descartei pelo menos uma (uma convergência casual de pessoal). Seria preciso avaliar as outras.
Qual o grau de organização financiamento e objetivos daquelas pessoas?
A pena para um crime varia dependendo das circunstâncias do crime e dos agravantes. Imagino que a sentença tenha uma boa descrição. Eu teria que ler.
Pelo menos concordamos que aquelas pessoas merecem ser punidas no rigor da Lei. No Congresso estão defendendo uma anistia… isso não dá para aceitar.
Sempre houve discursos de derrubar gavernos e regimes. Isso nunca foi crime no Brasil .
A anistia é por conta de que as punições até então já ultrapassaram o razoável.
Quanto ao sujeito da bomba é um caso completamente diferente dos baderneiros e de alguns presos por crime de opinião.
Acho que às vezes você não deveria alimentar os trolls, migo. Embora sua educação o exija, para não deixar ninguém no vácuo criado por ele mesmo.
Olá Juju.
Todo debate feito com educação, respeito e preferencialmente com bom humor é válido.
Não espero mudar a opinião de outras pessoas, mas já mudei a minha após um bom debate.
Nos casos extremos, vou ignorando sem me tornar um ignorante.. (o trocadilho ficou bom demais para ignorar)
COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Por acaso tu e o dito “professor” entendem que todo e qualquer opositor ao atual “governo” tem tendências golpistas?
Tira as aspas.
Não, meu caro…vão continuar ali.
E que todo pensamento desalinhado com a “esquerda” é classificado como fascista.
Atualmente, palavra utilizada de forma bastante prostituída.
Olá Merlim
Pois é.. há uma grande confusão.
Por exemplo, todo regime fascista é de direta. Pode parecer banal, mas tem gente que ainda tem dificuldade de entender isso.
Contudo, nem todo regime de direita é fascista. Muita gente também tem dificuldade de entender.
Outro problema é que o fascismo é bastante amplo. O Nazismo era um regime fascista, talvez o mais violente. A Espanha também era um regime fascista.. Portugal também, O Estado Novo no Brasil tinha inspiração fascista.
Então. o Nazismo era fascista, mas nem todo fascista é nazista. Também tem gente que não entendeu isso.
O Nazismo também tem um contexto histórico. Ele existiu na Alemanha entre entre a década de 20 até o fim da II Guerra. Hoje existem grupos neonazistas inspirados no nazismo, mas felizmente (até agora) não há nenhum regime neonazista no mundo, ainda que já existam alguns que podem ser considerados fascistas.
Muita gente, mas muita gente também faz uma confusão ao usar “capitalimo” como sinônimo de “democracia”. Um erro. Exitem e existiram inúmeras ditaduras, inclusive fascistas, que eram capitalistas.
O importante é continuar explicando… quem sabe ajuda alguém a compreender toda esta complexidade. Se ajudar uma pessoa, já valeu a pena.
Pois é…bem isso!
Querido, uma coisa é a linda comunidade Sirolibanesa daqui, que vive em paz com a comunidade judaica( vide o Saara/RJ), com as comunidades árabes e com a comunidade brasileira; casam e tudo.
Outra coisa, é o fervo da faixa de Gaza e adjacências com terroristas do Hamas(salvo engano libanês) e do Resbolah(Sírio), ambos patrocinados pelo Irã, jogando bombas e foguetes, invadindo condomínios e matando geral e inclusive assando bebês vivos no forno enquanto comem a comida da família sobre seus cadáveres.
Muito cuidado com o que esta imprensa anti-semita mostra pra vocês.
Ah! O presidente falou que é preciso arrumar um país para os palestinos; se ele estudasse, saberia que “A Primeira Guerra Árabe-Israelense ocorreu entre maio de 1948 e janeiro de 1949, opondo, de um lado, o recém-criado Estado de Israel e, de outro, alguns países da Liga Árabe, dentre eles Egito, Iraque, Jordânia, Líbano, Síria e Arábia Saudita. A declaração de guerra por parte dos árabes aconteceu como resposta à decisão da ONU em criar o Estado de Israel, em 1948.”
E que “Em 1948, a ONU decidiu criar o Estado de Israel, dividindo a Palestina em duas partes: uma porção de terras de 11.500 Km² para os cerca de 1,3 milhão de palestinos; e outra de 14.500 para os cerca de 700 mil judeus que habitavam a região. Os árabes recusaram-se a reconhecer o Estado de Israel, e não houve a formação do Estado Palestino.
Dessa forma, a declaração de guerra de alguns dos países da Liga Árabe em maio de 1948 transformou-se na primeira guerra entre árabes e israelenses. Com o forte apoio dos Estados Unidos, Israel derrotou seus adversários, ocupando os territórios da Galileia, o Deserto de Neguev e a Cisjordânia, a oeste do rio Jordão. Jerusalém foi dividida em duas partes: a parte ocidental pertencente a Israel, e a oriental, a Jordânia. A Faixa de Gaza ficou sob o comando do Egito.
Mas o conflito não era apenas em virtude da religião distinta entre árabes e judeus, os motivos econômicos, principalmente os ligados ao petróleo, estavam na raiz das guerras árabe-israelenses.
A principal consequência da Primeira Guerra Árabe-Israelense, além do aumento territorial de Israel, foi a expulsão de quase um milhão de palestinos das terras conquistadas, dando origem à chamada Questão Palestina, uma luta pela recuperação territorial. Para se refazer de sua diáspora da Antiguidade, os sionistas geraram a diáspora palestina.
Por Tales Pinto
Mestre em História
Escrito por: Tales dos Santos Pinto
Escritor oficial Brasil Escola
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
PINTO, Tales dos Santos. “Primeira Guerra Árabe-Israelense (1948-1949)”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/primeira-guerra-Arabe-israelense-1948-1949.htm. Acesso em 28 de setembro de 2024.
Então… suponho que percebeu que estão é a população civil em Gaza e agora no Líbano que esta sendo morta por ataques militares de israel nas casa das dezenas de milhares….
Parece óbvio que há alguma coisa errada nesta guerra.
É um erro justificar a morte de milhares de civis, incluindo mulheres, crianças, idosos e mesmo homens como consequência da resposta de Israel ao atentado de out/23 (vai fazer um ano).
Criticar os ataques de Israel nada tem a ver com apoiar terroristas,
A estimativa são 40 mil mortos em Gaza. No Líbano se aproxima de mil… o número de feridos é da ordem de 100 mil.
Isso nada tem a ver com imprensa anti-semita. È uma questão humanitária. A vida de libaneses, judeus, sírios, palestinos ou brasileiros tem o mesmo valor moral, porque seria um absurdo supor que exista um valor financeiro para uma vida humana.
Critique Israel a hora que o alvo dos seus ataques forem civis. Israel poderia transformar Beirute ou a faixa de gaza em cinzas em um dia, com zero baixas. Ao inves, luta uma guerra de um ano onde ja morreram 700 soldados. Por que sera?
Não sei. Por que?
Ainda assim, morreram 40 mil civis em Gaza (mulheres, crianças, idosos, homens sem relação com terrorismo) e segundo o governo do Líbano, são quase 1000 mortos…
Considerando uma taxa de letalidade de 40% (geralmente a taxa fica entre 5~15%), seriam 100 mil feridos (ou quase meio milhão de feridos se usar uma taxa de letal entre 5~10%).
Isso é um desastre humanitário.
Para comparação, o número de civis mortos em Gaza é quase o triplo de civis mortos na guerra da Ucrãnia.
O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. Em 2023 ocorreram cerca de 43 mil homicídios aqui. Por qualquer ângulo, são dois desastres..
Fonte sua cabeça.
Sobre as mortes em Gaza, G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/08/15/numero-de-mortos-em-gaza-desde-o-inicio-da-guerra-chega-a-40-mil-diz-governo-do-hamas.ghtml
Sobre as mortes no Líbano, CNN
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ministerio-da-saude-do-libano-diz-que-mais-de-mil-pessoas-foram-mortas-em-ataques-de-israel/
Sobre homicídios no Brasil em 2023, CNN
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ministerio-da-saude-do-libano-diz-que-mais-de-mil-pessoas-foram-mortas-em-ataques-de-israel/
Suponho que vocẽ tenha se referido á minha memória… ela nem é tão boa assim… mas obrigado do mesmo modo.
Como algumas coisas precisam ser repetidas sempre, acabo memorizando algumas coisas… memória é treino e uso.
Camargoer,
Sem ofensas mas para um professor universitário não cai bem apresentar “reportagens” como fonte fidedigna de informação.
Isso é até aceitável para nós, pés rapados, mas para o senhor que preza pela verdade e pela precisão científica não cai bem.
Pelo menos devia apresentar a fonte que a reportagem da CNN utilizou mas não a reportagem em si tendo em vista que sabemos que hoje em dia a grande mídia não diz a verdade mas só a verdade que a interessa diretamente e quando não acha essa verdade ela se apressa a inventá-la.
Se procuramos em outras mídia com certeza acharemos números diferentes portanto, as fontes originais das informações é que deviam ser apresentadas e não a reportagem gerada.
Se a reportagem em si não tiver fontes fidedignas então ela foi inventada da cabeça do jornalista e sabemos que de cabeça de jornalista sai qualquer coisa, até eventualmente a verdade, se for bem remunerada.
Olá Bosco.
As fontes da CNN e do G1 costumam ficar no fim da reportagem.
Acho que dá para considerar CNN, BBC, NYT, FSP e até Estadão como fontes confiáveis. Como critério, adoto como verdadeiras as informações publicadas por estas fontes até encontrar outras fontes confiáveis que as contestem.
Outras fontes, como Gazeta do Povo, 247, Poder360, Brasil Paralelo… seriam mais complicadas para usar como referência.
Claro que os artigos escritos por jornalistas podem ter erros. São escritos enquanto os eventos estão ocorrendo. Durante a Guerra do Golfo o governo dos EUA cerceou e filtrou as informações disponibilizadas para a imprensa… demorou para aparecer os documentos que mostravam o que realmente tinha acontecido.
Ao contrário do sugerido no comentário do Sturmgewehrstgde, no mínimo de modo deselegante, os números que usei no comentário estão nas reportagens que mencionei.
Fontes primárias, como relatórios da ONU Unicef, agências governamentais, etc.. demandam um exaustivo trabalho de garimpagem… as vezes semanas lendo. Para a velocidade do debate aqui na Trilogia, fica praticamente inviável. Quando achar a informação original, a discussão já mudou.
Os eventos em Gaza e na Ucrãnia são recentes. Por isso os estudos são escassos. Ainda não existem teses ou livros.
Algumas pessoas mais atentas sabem que tenho o hábito de sugerir livros que tive a chance de ler… e de vez em quanto alguém comenta “ahhh só porque vocẽ leu isso não quer dizer que é verdade”. Ou “Não li e não vou ler”… só falta dizer “tenho raiva de quem leu”.
Então, como critério, uso as fontes dos meios tradicionais até encontrar uma informação melhor que as conteste ou confirme.
Obrigado, Camargoer.
Mas hj eu vejo claramente porque a grande mídia é denominada de quarto Poder e como os outros três, pode até dizer a verdade e fazer coisas boas quando isso for do interessante deles de modo a preservar seus privilégios.
Valeu.
Simples, manda os terroristas pararem de usar a população civil como escudo. Manda eles tirarem suas armas e foguetes de creches, escolas e hospitais.
Caro.
A presença de terroristas (ou criminosos, tanto faz) no meio da população civil não pode justificar o assassinato indiscriminado de crianças, mulheres, idosos e homens inocentes.
É uma inversão de conduta.
Há um ano, quanto ocorreu o atentado contra Israel e a gente estava debatendo a razão daquilo, escrevi que me parecia uma estrategia para envolver Israel em uma nova guerra que resultaria no massacre da população civil palestina. A existência do Hamas depende do conflito com Israel.
É aquela conta simples (que aparece no filme War Machine, com Bred Pitt).. para cada civil inocente morto, surgirão 10 novos terroristas para vingá-lo.
Israel sabe disso. O Hamas sabe disso. O governo dos EUA também…
Tem um excelente livro sobre o início da I Guerra, “Sonâmbulos”. É difícil encontrar.. levei quase um ano para achar a edição em português. Ele mostra que nenhum lider ou diplomata queria a guerra.. ainda assim foram incapazes de evitá-la.
Qual é a alternativa que vc proporia para Israel?
Então.. o problema naquela região é antigo e muito difícil de ser resolvido. Vários presidentes dos EUA já tentaram… presidentes de outros países… o Conselho de Segurança da ONU… a Assembléia da ONU.. líderes que buscavam a paz foram assassinados..
Seria um desatino eu ter uma solução para o problema. Não tenho.
contudo…. (sempre existe uma adversativa)
Eu defendo o imediato cessar fogo, negociações para a libertar os reféns e uma ampla cúpula dos países da região para encontrar uma solução de paz.
Jamais aceitarei que a morte de civis, como está acontecendo em Gaza e agora no Líbano (inclua neste argumento a Ucrãnia) é uma solução aceitável.
É tanto inaceitável quanto ineficaz.
Não estou falando em resolver os problemas da região. Estou falando qual resposta vc propões para o ataque de 7 de outubro.
Então… os ataques do Hamas estão inseridos no contexto crise naquela região, assim como aquele terrorista que queria explodir o aeroporto de Brasilia está inserido no contexto político do Brasil
Grupos terroristas são criminosos bastante violentos. Claro durante um ataque terrorista, seja como este do Hamas, como aquele nos jogos olímpicos de Munique, do gás sarin em Toquio, ou outros como a bomba no Riocentro durante o regime miiitar, demandam uma ação imediata das forças de segurança… eventualmente com força letal.
Um atentado assim tem alguma semelhança com aqueles casos nos quais um bandido faz um refém em uma casa ou em um ônibus ou quanto alguém começa a disparar contra crianças ou jovens em uma escola.
Em todos estes casos, o objeto é atuar para proteger os reféns, usando a força letal se for necessário…
agora, ações que até agora resultaram em mais de 40 mil mortes de civis.. e que continuam matando mulheres, crianças e inocentes, é inaceitável sob qualquer ponto de vista.
A captura para julgamento dos terroristas (ou qualquer criminoso) demanda um trabalho de investigação, inclusive com apoio da Autoridade Palestina e das agência de inteligência de outros países…
Lembro do caso do Eichmman… ele vivia na Argentina e os agentes israelenses foram lá, sequestraram-no para ser julgado em Israel.. teria sido um absurdo bombardear um bairro de Buenos Aires para eliminar um criminoso nazista
Curiosamente, se o Estado da Palestina ja estive implementado e organizado, talvez o serviços de segurança dele estariam colaborando com o Estado de Israel para evitar estes casos horríveis de atentados..
Eu não sei exatamente qual resposta eu iria sugerir para Israel, mas tenho certeza que a reposta que Israel está dando está errada.
Já é alguma coisa.
Um dia quero ter a paciência e sabedoria do professor Camargoer!
Israel protege a sua população com sistemas defensivos avançados, sirenes, aplicativos no celular, milhares de abrigos a prova de bombas, vigilância constante, etc.
Os inimigos de Israel fazem o mesmo? Há abrigos construídos ? Eles são orientados a deixar os prédios sobre os bunkers?
É aquele negócio, se os civis libaneses e palestinos quiserem se proteger de um ataque israelense basta se afastarem dos alvos legítimos. Já se os civis israelenses quiserem se proteger dos ataques terroristas terão que procurar um abrigo porque eles são os alvos.
A ação dos pagers demonstra que Israel pode agir individualmente, mas que realmente quer matar civis inocentes. O resto é narrativa.
Esse comentário teu reforça o que escrevi mais acima acerca dos teus comentários.
Migo, estóico: você expõe o que para qualquer mente razoável é fato, e ainda é negativado. Siga assim e certamente chegarás ao Nirvana.
Eu não consigo.
Obrigado Juju.
Nem o Mestre Shifu do Karate Panda tem paciência ilimitada.. riso.
Falou tudo
Que bobagem…o tipo de argumento que usam para justificar as ações desse atual “governo”…barbaridade…
Tanto faz o Brasil não atacou Israel e muito menos enviou armas a Palestina ou qualquer coisa se mantendo neutro em relação a apoio militar e etc como vários países da UE , Américas , África e Ásia quer reclamar vire candidato e coloquei o seu slogan de apoio total a Benjamin Netanyahu e Pró Israel tipo os EUA ISSO AQUI VIROU EMBATE IDEOLÓGICO E POLÍTICO mas ninguém admite.
Isso mesmo, a maior comunidade libanesa do mundo. Só que hoje o Líbano ta tomado por terroristas que nem são libaneses. O Líbano sempre foi um país pacífico, era conhecido como a França do oriente médio. Cristãos e Árabes viviam harmoniosamente. Infelizmente tudo mudou quando na década de 70 do século passado o Líbano aceitou receber refugiados árabes, sírios, palestinos e outros povos. No meio desses foram muitos radicais islâmicos e tudo mudou. Hoje o libanes original quase não existe mais, são minoria dentro do seu próprio país. Hoje o Líbano e dominado por terroristas.
Pelamoooooooooorrrrrrrrrrrr
https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Sabra_e_Chatila
”A pedido dos falangistas libaneses, as forças israelenses cercaram Sabra e Chatila, bloquearam as saídas dos campos para impedir a saída dos moradores. “A carnificina começou imediatamente. Continuaria até o meio-dia de sábado. A noite não trouxe nenhum descanso; o oficial de ligação falangista pediu iluminação, e os israelenses, diligentemente, atenderam o pedido, disparando foguetes de iluminação”, enquanto grupos de milicianos, com cerca de 150 homens cada um, iam chegando aos campos para prosseguir a execução do massacre.”
Muda…
Todo dia morre jovens velhos e etc… aqui dentro do Brasil é tem pessoas preocupadas com o X então viva Israel
Kkkkkkkkkkkkkkkkk…essa foi perfeita!!
Verdade, o governo brasileiro precisa se aproximar de terroristas, ditaduras e países comunistas.
Ainda bem que você é mais um mane da vida.
Pensei que eram os Estados Unidos que faziam isso aí que você descreveu !! Ah, como sou inocente útil…
Qualquer coisa que e oposição aos EUA e demonizado na hora vira ditadura , vira comunista (nem sabem o que e) vira terrorista e blá blá blá como se arábia saudita e Omã e Nigéria fossem democracia bonitinhas ou Panamá haha
Meio agressivo você, não? ”Qual o seu problema”?
E agora precisaram de uma coalisão para se defender do Irã. Os tempos mudam, amigo, acompanhe as notícias futuras.
E aí, o país perde a chance de finalmente ter material de primeira. Típico desses governos brasileiros. Pensam em todo tipo de mordomias e zero de segurança do país.
“Se queres viver em paz, esteja preparado para a guerra!”
há vários outros fornecedores com mesmo ou melhor padrão
Uma vez que TODA compra de armamentos é política, não vejo porque o governo precisaria de mais alguma desculpa além da divergência com o governo israelense pra sustar ou adiar essa escolha. E se quiserem podem até fazer outro processo, vide o caso do FX, que nem sequer inclua o produto da Elbit. Aliás, não duvido que essa escolha seja adiada até onde puder ser e o processo volte á estaca zero sem os israelenses.
Não sei por que, visto que o TCU aprovou a compra de equipamentos militares de países envolvidos em conflitos. O EB lança um RFI e depois um RFP no mercado internacional. Manda proposta quem quiser.
Meu Deus … melhor ler isso do que ser cego …
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O bom mesmo são os tanques panela de pressão do Putin.
Kkkkkkkkkkkkkkkk
burocratas sendo burrocratas, se o resultado não for o que eu quero, vou procurar pelo em ovo.
O anão diplomático Celso poderia fazer somente o papel vergonhoso de padroeiro de terroristas, mas não… ele vai além e é também atrasa-lado do país.
Quem seria o gigante diplomático?
Gulliver..
Quanta verborréia ideológica
Verborragia com um substantivo.
Genial.
Qualquer um que não faça ideologia política em relações internacionais; isso é nanismo político.
Mas o problema do Brasil(governo atual) são suas escolhas; senão vejamos:
Apoio à Rússia na invasão à Ucrânia, negando inclusive a venda de munição para que eles possam defender-se.
Apoio ao governo Venezuelano e silêncio sobre às eleições locais.
Acusou Israel que estava em franca legitima defesa de Nazismo(esse governo desconhece totalmente o significado dessa palavra. O presidente a repete continuamente porque a acha bonita e se sente inteligente quando a fala)
Ou seja: esse governo é de esquerda mesmo; está sempre do outro lado da história.
Mas quem apoiava a Rússia era o Inelegível, e ele também não autorizou a venda de armas pra Ucrânia (das poucas coisas corretas que fez, aliás). Tá precisando de óculos!
Caro. O tanto o atual quanto o governo anterior não apoiam nem apoiaram a Rússia neste conflito
A posição brasileira continua a mesma.
Não recordo do Brasil apoiando a invasão da Ucrânia. Li referências do presidente a atitude genocida de Israel que parece ser uma expressão em uso até pelos norte-americanos.
Mas…sim. O governo atual é de esquerda seja lá o que isso significa.
Olá Esteves.
Exato. Nenhum dos dois governos brasileiros apoiou ou apoia a Russia, O atual presidente e o anterior tem a mesma posição, aliás coerente com a tradição diplomática brasileira.
O Brasil não apoia nem a Ucrânia nem a Russia e mantém relações diplomáticas com os dois países
Sim, é ṕossível afirmar que o atual governo brasileiro é de esquerda e o anterior era de direita. Isto faz diferença na política interna.
Também é possível afirmar que tanto a Russia quanto a Ucrãnia possuem governos de direita, ainda que a Russia seja anti-EUA (ou os EUA sejam anti-Rússia., ou as duas coisas).
O discurso de Zelensky, que tem apoio dos EUA, defende que quem não apoia a Ucrãnia estaria apoiando a Rússia. Uma simplificação tola e equivocada.
Curiosamente, durante a guerra fria, o governo militar no Brasil mantinha relações diplomáticas e comerciais com a ex-URSS sem que isso fosse considerado um atrevimento ideológico..,
Não, o atual ocupante do planalto comparou o conflito atual com o holocausto judeu. Comparar a morte de 6 milhões de pessoas em câmaras de gás, a tiros, enforcamento e submetidas à fome, trabalho escravo e todo tipo de tortura e experiências grotescas, sem motivação alguma e simplesmente por sua origem étnica com uma guerra (exagerada por envolver civis) com mortes (desproporcionais) e danos e ataques dos dois lados, é algo digno de quem usa o discurso e o certo para expressar sua ideologia. Vindo de quem vem ( o ocupante do planalto) não me surpreende…declaração tendenciosa e burra, que mostra ranço e desconhecimento histórico. E veja que eu não digo, em nenhum momento, que a morte de civis inocentes em Gaza ou em qualquer lugar é justificável.
Bingo.
👊🏻👊🏻
“… usa o discurso e o certo …”
Usa o discurso e o cargo*
Se o brasil apoiou então por que na resolução votou contra a invasão? Que armas o Brasil apoiando a Rússia enviou para eles ? O Brasil fechou suas embaixadas na Ucrânia? Quantos suprimentos militares enviamos para Rússia?
Para de resumir tudo a esquerda e direita num resumo pitoresco e reducionista por discordar do seu posicionamento IDEOLÓGICO ou político do governo atual se fosse Bolsonaro agindo da mesma forma em relação a Rússia mas diferente em relação a Israel (como você disse nas suas palavras pela sua cabeça seja lá o que isso é “apoiando a Rússia’) / (Mas sendo a favor do posicionamento sobre Israel assim como os EUA e outros países gostaria de ver seus comentários a respeito)
Tudo birrinha política o Brasil não enviou e nem vai enviar armas ou suprimentos para Israel ou para Rússia ou para o irã , ou para Ucrânia e muito muito muito menos para o Hamas o Brasil está tentando dialogar com todo mundo algo que muitos países estão tendo dificuldades por pressão dessa briga idiota entre eles versus nos e vice e versa tudo reducionista a um um pensamento polarizado e binário simplista.
Se o Lula tem suas falas isso e dele Bolsonaro tinha a deles todos políticos são em algo controversos sempre falam alguma besteira ou algo do tipo mas isso não faz o Brasil como estado / nação tomar as atitudes baseadas no que o chefe do executivo fala por si ou tem seu posicionamento e claro que pode ficar um pouco mais enviesado mas sinceramente parabéns pro Brasil não enviamos uma munição sequer ou 2 Kg de pólvora e nem vamos estamos tentando dialogar com todo mundo isso sim e tentar ser uma democracia e não fingir que dizer só meu lado esta certo e o resto e o diabo na terra .
Caro. Nem o atual nem o governo passado apoiam ou apoiaram a Rússia neste conflito.
Esta guerra começou em 2022. Em seu pronunciamento na ONU, o ex-presidente deixou claro que o Brasil apoiava o fim da guerra e a solução do conflito pela via diplomática.
O atual governo mantém a mesma posição.
Zelensky defende que quem não apoia a Ucrãnia estaria apoiando a Rússia. Uma tolice.
O Brasil não ser capacho dos EUA ou da Rússia te incomoda ? A gente tem nossos posicionamento não somos Austrália , Reino Unido , OTAN ou Japão para concordar com tudo deles e de onde você tirou que o Brasil apoiou a invasão ? O Brasil com outros diversos países condenou na resolução da ONU a invasão para de se fazer de bobo .
O gigante eu não sei, mas o anão é esse senhor colocado no governo por outro indivíduo nada elogiável…
Tenha mais fé.
Tá de brincadeira.
Ter fé é ter a certeza de algo.
Depois de tudo o que vimos de comportamento e de fatos encontrados nas investigações (independente de canetadas e irregularidades no processo jurídico), você realmente acha que a palavra fé se encaixa aqui?
A democracia, queira alguns gostem outros não, é o melhor regime político que a humanidade conseguiu projetar. Mas tem seus defeitos e o Brasil consegue exprimir o pior. Desde as eleições de 2002 não conseguimos eleger um único presidente realmente descente (no sentido literal da palavra).
Na verdade tivemos alguns “descentes” sim, o difícil é encontrar um decente…
De acordo. Maldito corretor rs
Motivo pelo qual o deixo desativado…
Olá. O corretor é um fanfarrão…
Fatos…vamos aos fatos.
Nesses dois que me referi? Tenho fé que sairão do governo…no máximo em 6 anos…talvez em 2, se Deus for brasileiro.
Lembrando Davi era anão perto de golias e o venceu.
Hoje em dia israel e o golias.
E chamar o brasil que um dos maiores exportador de alimentos do mundo de anão, pra min é vencer.
Agronegócio não é exportador de alimentos. É exportador de commodities como o farelo de soja e o farelo de milho.
A maior parte do exportado é de commodities (e essa soja vira alimentação animal que se torna alimento).
Porém, alegar que o Brasil “não é exportador de alimentos” é um erro, pois, por exemplo, somos exportadores de arroz e milho (não apenas farelo).
Pouco arroz. Somos importadores também. E o milho é vendido como commodity.
Talvez ele quis dizer que o Brasil não é conhecido por ser exportador de alimento manufaturado.
Realmente, são poucas empresas de grande porte nativas que são exportadora neste segmento.
Comparado aos EUA, sim, somos pequenos. Mas este país fez por merecer. Foi, de longe, o maior responsável pela revolução industrial dos alimentos. Devido à este desenvolvimento e expansão, foi também o maior responsável por suprir a demanda alimentar durante e pós segunda Guerra.
Então, faz o que? Não exporta?
Argumento AD HOMINEM
A França é o rival geopolítico do Brasil. Quanto menos dependermos deles, melhor para nós.
os estados unidos tbm
Você está ciente de que a FAB, durante décadas, usou Mirage, e que o PROSUB é um programa franco-brasileiro, né?
Sim, estou ciente. E também estou ciente que a parceira com a a França num ponto tão sensível assim é um enorme erro estratégico.
Não. A França é uma democracia com o qual o Brasil mantém excelente relações diplomáticas.
O problema com Israel é conjuntural. Neste momento, o Brasil condena os ataques que Israel tem feito contra Gaza e agora contra o Líbano, inclusive provocando a morte de brasileiros.
O presidente foi preciso no discurso na Assembleia da ONU. O direito de defesa é legítimo, mas que isso se transformou em uma vingança que tem causado a morte de dezenas de milhares de civis, a maioria mulheres e crianças, além dos homens adultos que nada tem a ver com a guerra.
Isso é fácil de entender.
Mexeu com ISRAEL pq quis, agora aguente as consequências. Se der uma tapa leva 1000 de volta e está de bom tamanho pela ousadia de i visão a ISRAEL.CAR
Asneira.
É sim Esteves, a França finge sorrir para o Brasil quando interessa a ela mesma mas quando o assunto é, por exemplo, o acordo comercial com a União Europeia ela sabota com todas as forças, no popular é a parceria “caracu”, a França entra com a cara e o Brasil com o… pé!
A França fica na Europa…
Depois que os franceses perdeu o uranio de graça na África agora eles estão pianinho e fez um acordo com o brasil para comprar nosso uranio.
Francês qie vá se F…. só falam mau do Brasil em tudo querem ferrar o Brasil hoje eu não compro um ovo na M… do Carrefour então vão a M….esses meias cuecas que na Segunda Guerra foram Amareloes
Nossos generais são pessoas brilhantes né ??? Em meio a problemas diplomáticos com Israel, eles decidem comprar justamente o veículo deles, usando argumento de ser o mais avançado como se o Atmos disparasse projéteis na velocidade da luz e os outros fossem ultrapassados. Sendo que na realidade todos fazem a mesma função.
Um amigo, está na dúvida entre peugeot e honda, vou avisar a ele que qualquer um serve, já que tem a “mesma função”…
Abraços
SIm. E peça para ele pesquisar Toyota, CItroen, Nissan, Hyundai.. ás vezes ele encontra promoção de um modelo equivalente em outra concessionária.. mostra as propostas de cada um.. ás vezes consegue uma roda de liga leve.. ou no mínimo os tapetes de brinde.
Se ele for trocar o carro antigo, pode ser que diferente concessionários façam avaliações melhores ou piores… isso pode fazer diferença.
Nesta história, consegui um upgrade para um modelo top pelo preço de um modelo intermediário…
Meu caro, com certeza ele vai preferir Toyota, Nissan, Hyundai ou honda….
Não é porque fazem a mesma função que possuem a mesma qualidade, durabilidade, custo de peças….
Abraços
RIso.. neste caso, é melhor ter Toyota que Marruá.. riso.
Mas sem dúvida alguma Camargo.
Esses tempos perguntei para um sargento a durabilidade e resistência desse veículo.
Da mais manutenção estrutural que qualquer outro veículo 4×4.
Isso que alguns já participaram de um curso (treinamento 4×4) qur participei de um amigo e falaram que não pegam nem de perto o que pegamos.
No mundo civil, pagar 300k num Marruá não vale. Nem pela resistência nem pelo conforto.
Comparar um Honda ou Toyota com Peugeot e Renault é uma ofensa grave aos carros japoneses. Não há a menor possibilidade de comparação.
Mas, como disse o Krest que tanto faz, pois, fazem a msma função, é fechar o olho e apontar, o resultado é o mesmo.
Abraços
Sim, eu te entendi, meu caro. Abraço.
Aí depende do nível de consideração seu para ele
Se for baixo, indica o francês.
Se for alto, o carro japonês.
Isso. O argumento de que o equipamento israelense atende melhor os requisitos do EB é superficial e sem importância…
Celso Amorim, esse homenzinho minúsculo, deveria ter ficado quietinho no canto dele.
É a segunda vez que ele tenta atrapalhar uma concorrência.
Gripen que o diga.
Deve tá levando uma mesada por fora como a maioria no desgoverno que gasta gasta e gasta mais com eles mesmo
Fico pensando se é melhor levar uma mesa por fora ou uma cadeira nas costas…
jogo bruto.
Comprei um Nissan Sentra, na revendedora também havia um Renault mas não gostei da cor…será que os franceses irão protestar também e impedir que eu dê umas voltas com a patroa?
Sgt° Moreno
NOTA:
Os caras ainda tem a petulância de se envolverem no requerimento técnico!
NOTA 2:
Se os israelenses otimizaram o material para nossas necessidades, parabéns a eles pela percepção e nota zero aos franceses que não se ligaram na sacada.
Não. Primeiro porque foi uma compra particular. Talvez a esposa ou esposo possam se queixar se a compra foi por impulso sem consultar o parceiro ou parceira.
Por outro lado, se foi uma compra governamental por licitação, todos aqueles que participaram dela e foram dispensados podem, amparados pela lei, recorrer da decisão.
Isso vale para um carro, vale para uma obra, vale para computador, cadeiras de escritório e até prestadores de serviço terceirizados.
Espero ter esclarecido
kkkk kacamba Camargoer…bastava rir kkkkkkk
Sgtº Moreno
Oi Cláudio.
ás vezes eu não sei se é sério ou piada…
é como aquela piada.. “em alemão fica mais engraço”
Senso de humor marxista.
Partido Groucho.
Boa! Mas eu não tenho o hábito de defender ideología eu sou brazuca raíz, me interesso apenas no melhor pro meu País Amado e Idolatrado, salve, salve.
Então quando tu ver umas postagens minhas assim, tipo zueira, pode botar fé que são mesmo.
Não me ofendí também, não. Fica em paz.
De uma forma geral, mesmo com alguns devaneios quase todos aqui desejam o melhor para nosso Brasil e nossas FFAA.
Um forte abraço.
Sgt Moreno
Oi.
Eu concordo que a maioria do pessoal aqui são entusiastas que gostariam de ver as forças armadas brasileiras, ou todo o país, em boas condições..
o que muda é a análise, as prioridades, etc…
Tem gente que não gosta do que eu escrevo.. mas é preciso aprender com o erro dos outros. A vida é curta demais para que eu cometa todos eles (humor marxista)
E o Brasil não cansa de passar vergonha com esse governo,e pensar que ainda faltam 2 anos para esse pesadelo acabar.
Vergonha e o presidente puxar coro no meio de crianças e idosos para falar da pipa dele subindo para amaciar o ego dele no dia mais importante da nação.
Infelizmente o Sr. Celso Amorim já foi ministro da defesa e nada ou quase nada fez para reequipar as FA’s muita ideologia e pouco espírito republicano, gosto do atual ministro, que me parece, posso estar errado, sempre tentando atender as demandas das forças, dentro das possibilidades, mas tenho a impressão que ele “briga” bastante. Mas esse “conselheiro internacional” só dá bola fora, Venezuela, Ucrânia, Nicarágua Irã e o Brasil cada vez mais fica a margem da política internacional, alguém precisa dizer que o Brasil fica no ocidente.
Não tem sentido algum continuar comprando equipamento israelense. O Governo Federal não pode usar o dinheiro do contribuinte pra financiar genocídio.
E antes de falar asneira vai soltar pipa na sala usando ventilador.
Mas pode ajudar o genocídio na venefavela ? Esquerda sempre incoerente isso não muda nunca
Mas pode apoiar arábia saudita sendo uma ótima democracia sem fome e pobreza 🙂
Só faltou Pol Pot e comer crianças no “holomodor’ para completar a loucura .
Celso Amorim deveria ser deposto de seu cargo, só faz atrapalhar o país. Ele condena a ação Israelense, mas não o vi condenando o Maduro pelas perseguições políticas, assassinatos e etc. O cara é movido por sua ideologia, é um atraso para nosso país, em 2026 pelo menos ele e os capachos dele vão sair de cena. Foi ministro da defesa e nunca fez nada relevante para as FA.
Pior que ministro da Defesa, ele foi ministro das Relações Exteriores. O pior de todos, diga-se de passagem. Na época em que o Haddad era o ministro da educação. O pior de todos também, diga-se de passagem.
Barão de Rio Branco deve estar se remoendo no túmulo.
Haddad parece que vai conseguir a tríplice coroa, pior prefeito da história de São Paulo, pior ministro da educação, e pior ministro da economia. Segundo ele, estudou 2 meses de economia. Isso traz impactos diretos ao setor da defesa, pois virão mais cortes no MD, pra tentarem fechar as contas das lambanças que fizeram, a dívida nunca aumentou tanto como está aumentando e nunca se recolheu tanto imposto como agora. O Brasil caminha a passos largos pra receção, graças a essa turma aí do Celso Amorim e haddad
Brasil sendo Brasil… Somos todos idiotas
Eu também questiona essa compra bilionária , pra min não comprava nada.
O país não produz o básico que o obus rebocado e já que ir direto para autopropussado.
Pega dinheiro investi desenvolvimento nacional ,em vez de resgar.
Deveriam investir mais em alfabetização.
Também é uma boa, e também na indústria, assim teremos celulares de boa qualidades bons, pq o meu da positivo já está burgando.kkkkkkkk
Pelo nível dos comentários…urgente.
Pela resposta, seria interessante incluir também umas aulas de interpretação de texto…
E gastar menos com eles mesmo do alto escalao, como juízes chegando ganhar 300 mil no olerite gastos com viagem mordias da Janja e tantas outras coisas mais !!!
Com urgência…
Talvez tenhamos resultados daqui a uns 20 ou 30 anos…
Gostaria muito que esse governo parasse de atrapalhar as forças armadas. O mundo está se tornando perigoso novamente e não podemos perder tempo com chilique do Celso Amorim e de uma empresa francesa mau perdedora.
Como em todo e qualquer governo, passado, presente ou futuro, as FA terão o equipamento que o governo de turno julgar politicamente viável. Nenhuma força é uma autarquia para se julgar á parte disso.
Sim, toda escolha é política. Mas atrapalhar uma licitação por chilique? Tudo tem limite.
Ministro Múcio que militares são esses que envergonham o país, sobre a imprensa americana falando da atuação no território Yanomamis, agora concorrência questionada, que vergonha alheia!
Papo vai papo vem e lá vai o impostoda nação aí que mora o perigo
O produto israelense é melhor , testado continuamente , modificado e aprimorado constantemente…… Israel tem uma boa cadeia de logística e não costuma falhar com seus parceiros ……
Melhor aguardar a onda passar ou desenvolver produto similar mesmo de qualidade inferior mas nacional … onde haverá mais chance de desenvolvimento autóctone ….. o ideal mas dado a falta de recursos em P&D não será fácil .
Por aí se vê que as Forças Armadas do Brasil sempre foram a favor da tortura e do extermínio.
Se brincar já já Israel embarga esses obuseiros autopropulsados para o Brasil.
Neste caso, resolveu o problema…
sabe a história do rei, do cavalo e do magico que dizia ensinar o cavalo a falar?
Então, basta esperar… ou o rei morre, ou o falso mágino morre ou o cavalo morre…
acontecendo alguma destras trẽs coisas, problema resolvido.
Se embargar será muito bem feito!
Então.. dai chama o segundo colocado.
Quase todo mundo ficará feliz.
Ou espera o mandato do atual ocupante do planalto terminar…resolvido o problema.
Se levar 6 anos?
Olha, se isso acontecer, é porque o povo merece se lascar mesmo…mas, mesmo assim, depois desse tempo, vai acabar…não há mal que sempre dure…
Brasil compra óleo diesel da Rússia, e quer comprar tanques de Israel Para incentivar a violência contra Ucrânia e Palestina.
Rafa,
O Brasil importa diesel porque a sua capacidade de produção é insuficiente para atender a demanda do combustível.
Hoje, cerca de 2/3 do diesel importante vem da Rússia porque os preços são os menores. Os demais fornecedores são os EUA, Emirados e Kwait.
O Brasil também precisa importar gasolina para abastecer a demanda, sendo que 1/4 do combustível importado vem da Russia, que a vende por preços inferiores aos de outros países exportadores.
Seria uma tolice comprar combustível mais caro de outros países.
Do mesmo modo, o Brasil continua importando grandes quantidades de fertilizantes da Ucrãnia, tanto quanto combustíveis e derivados de petróleo.
Francesada sempre querendo atrapalhar o Brasil…
Vergonha , e a Avibras a beira da falência , mão de obre técnica qualificada , tecnologia de ponta , e governo e FFAA , cometendo crime de lesa a pátria , traidores … 1400 empregos diretor e mais 10 mil indiretos , e o mundo querendo comprar a Avibras …estatização já !!!
E o que a Avibras tem a ver com obuseiros AP sobre rodas? Ela nunca produziu um canhão sequer.
Acho que ele fez um paralelo. Uma reta que sobe, outra que desce.
Continua não tendo ligação. Uma coisa não impede outra. Se deixar de comprar o obuseiro sobre rodas não tem a menor garantia que a Avibras terá melhor futuro. Usando sua colocação, são duas retas, sim…só que paralelas.
Ainda penso que seria mais interessante produzir aqui, poderia até adquirir de empresas estrangeiras no curto e médio prazo, mas já ir ao mesmo tempo desenvolvendo aqui pra tornar mais segura a oferta e gerar empregos também.
Me dói ver essa de “blindados”; É obus autopropulsado, o fato de ser blindado é um detalhe, não é a principal característica do veículo.
Acho o Caesar MK2 da empresa Francesa KNDS fantástico e eu, e a empresa Francesa KNDS achou que levaria esta concorrência através de Licitação pública internacional do Exército Brasileiro fácil: confiando na grande qualidade e robustez do seu produto e subestimou os outros concorrentes da Short LIST(Quando se apresenta sua melhor oferta de preço, condições de pagamento ,pacotes de manutenção e outras condições: como produção local, transferência de tecnologias e adaptação em outros caminhões plataformas de deslocamento e a já destacada capacidade de ser aerotransportado ou seja não fez sua melhor oferta na Short LIST; momento certo de se fazer o máximo esforço para apresentar uma proposta superior feita pela ELBIT Systems israelense que foi mais interessante e com mais vantagens para o Exército Brasileiro com muito mais flexibilidade como ELBIT Systems fez no seu produto também de grande qualidade ATMOS; ou seja: Venceu a melhor proposta no seu conjunto total para o Exército Brasileiro; Simples assim(SUPERESTIMOU O SEU PRODUTO CAESAR MK2 e não fez sua melhor oferta, tentando vender seu OBUSEIRO AUTOPROPUSADO de 155 mm em pacote fechado com a sua plataforma de deslocamento sobre rodas da KNDS) ! Agora acho é tarde para fazer uma melhor proposta ou igualar a proposta da ELBIT Systems e muito provavelmente o TCU vai tomar a mesma decisão dos recursos anteriores da KNDS Francesa: Que é confirmar a vitória nesta Licitação do ATMOS da ELBIT Systems Israelense! A KNDS está no seu direito de contestar; Pois foi uma Licitação pública internacional perdida pela KNDS; Só para a Imagem do seu excelente produto CAESAR não ficar arranhada internacionalmente em outras Licitações Públicas Internacionais! Esta é apenas a minha humilde opinião sobre o fato!