Os EUA planejam proibir certos hardwares e softwares fabricados na China e na Rússia em carros, caminhões e ônibus no país devido a riscos de segurança. Autoridades expressaram preocupação de que a tecnologia em questão, utilizada para direção autônoma e para conectar carros a outras redes, poderia permitir que inimigos “manipulassem remotamente veículos nas estradas americanas”.

Atualmente, há pouco uso de software fabricado na China ou na Rússia em carros americanos. No entanto, a Secretária de Comércio, Gina Raimondo, disse que as medidas eram “passos direcionados e proativos” para proteger os EUA.

“Os carros de hoje têm câmeras, microfones, rastreamento por GPS e outras tecnologias conectadas à internet”, disse ela em um comunicado. “Não é preciso muita imaginação para entender como um adversário estrangeiro com acesso a essas informações poderia representar um sério risco tanto para nossa segurança nacional quanto para a privacidade dos cidadãos dos EUA.”

Oficiais chineses afirmaram que os EUA estavam ampliando “o conceito de segurança nacional” para atingir injustamente empresas chinesas. “A China se opõe à ampliação do conceito de segurança nacional pelos EUA e às ações discriminatórias tomadas contra empresas e produtos chineses”, disse Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em um comunicado. “Instamos o lado americano a respeitar os princípios de mercado e fornecer um ambiente de negócios aberto, justo, transparente e não discriminatório para as empresas chinesas.”

A proposta, que agora entrará em um período de comentários, é a mais recente iniciativa da Casa Branca para limitar a presença da China na cadeia de suprimentos da indústria automotiva. A Casa Branca também aumentou as tarifas sobre carros elétricos, baterias para veículos elétricos e uma série de outros itens, além de ter proibido a importação de guindastes de carga fabricados na China, alertando para riscos de cibersegurança.

Os EUA lançaram uma investigação em fevereiro para examinar os riscos cibernéticos dos chamados carros conectados. As proibições de software entrariam em vigor a partir do ano modelo de 2027, enquanto as regras de hardware seriam efetivas três anos depois, dando à indústria mais tempo para reestruturar suas cadeias de suprimentos.

John Bozzella, presidente e CEO da Alliance for Automotive Innovation, que representa grandes montadoras, disse que, embora haja “muito pouca tecnologia – hardware ou software na cadeia de suprimentos de veículos conectados que entra nos EUA da China atualmente”, a regra forçaria algumas empresas a encontrar novos fornecedores. “Já disse isso em outros contextos, mas aplica-se aqui também: você não pode simplesmente apertar um botão e mudar a cadeia de suprimentos mais complexa do mundo da noite para o dia”, disse ele.

“O prazo incluído na regra proposta permitirá que alguns fabricantes de automóveis façam a transição necessária, mas pode ser curto demais para outros”, acrescentou. Ele disse que a associação continuará a compartilhar sua perspectiva enquanto as regras finais são desenvolvidas.

FONTE: BBC

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deadeye
deadeye
3 horas atrás

“Instamos o lado americano a respeitar os princípios de mercado e fornecer um ambiente de negócios aberto, justo, transparente e não discriminatório para as empresas chinesas” – engraçado que a China fala isso, porem pratica Dumping, proibiu empresas de tecnologia ocidentais na China, exige que multinacionais façam parcerias com um parceiro local, e graças as essas “parcerias” empresas chinesas roubam propriedade intelectual e industrial ocidental. o que os EUA e a UE fazem, é apenas uma reação aos exageros da China.

Last edited 3 horas atrás by deadeye
Talisson
Talisson
Reply to  deadeye
3 horas atrás

Eu diria o contrário. A China é que está reagindo a décadas de injustiças.

Jagder
Jagder
Reply to  deadeye
39 segundos atrás

A China acabou com nossa indústria de aço, calçados e têxtil.
Sem mais.

Mende
Mende
3 horas atrás

Pois, não gostam que atinjam as empresas Chinesas, mas quando prejudicavam as Empresas Ocidentais,
com salários baixíssimos, com trabalhadores sem direitos, e ainda copiando produtos dessas empresas, aí já valia.

Gabriel BR
Gabriel BR
2 horas atrás

Hipocrisia que chama né?!

Bigliazzi
Bigliazzi
Reply to  Gabriel BR
2 horas atrás

Não meu amigo, não é hipocrisia… é guerra mesmo. Toda guerra é por causa de GRANA… o resto é resto… A China sem mercado consumidore perde a guerra… Vai vender essa alta tecnologia para a Africa?

Wagner
Wagner
Reply to  Bigliazzi
2 horas atrás

O mercado consumidor chinês é o maior do mundo, maior classe média do planeta terra, maior detentor da dívida pública estadunidense,6 tri. Tem munição para queimar na guerra comercial.

GFC_RJ
GFC_RJ
1 hora atrás

Laissez faire, laissez passer!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
1 hora atrás

Pensem nos pagers libaneses… qualquer equipamento que recebe dados é um risco.

José 001
José 001
Reply to  Jacinto Fernandes
29 minutos atrás

Tenho certeza que o aparelho que usou para escrever esse comentário não é nacional.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jacinto Fernandes
24 minutos atrás

Pois é… pensei nisso. Os sofwares vão ter que passar por auditoria… eita nóis.

vai que tem trechos escritos por russos ou chineses..,