Pager Apollo

Pagers começaram a ser enviados ao Líbano no verão de 2022 em pequenos números, mas a produção aumentou rapidamente depois que o líder do grupo xiita denunciou telefones celulares

Grupos apoiados pelo Irã, como o Hezbollah, têm sido alvos de ataques israelenses que utilizam tecnologia avançada. Em 2020, Israel assassinou um cientista nuclear iraniano usando um robô assistido por IA, e também utilizou hackers para sabotar o desenvolvimento nuclear iraniano. No Líbano, diante de ataques seletivos contra seus integrantes, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, concluiu que a alta tecnologia era uma arma de Israel e decidiu reduzir seu uso.

Nasrallah alertou seus seguidores sobre o risco das redes de telefonia celular, afirmando que os aparelhos em posse de seus membros e suas famílias eram agentes de Israel. Ele recomendou que os celulares fossem enterrados ou trancados para evitar espionagem. Relatos indicavam que Israel tinha adquirido tecnologia para invadir telefones, ativar microfones e câmeras remotamente, o que aumentou o temor entre o Hezbollah e seus aliados de que nenhuma comunicação por celular era mais segura.

Diante dessa ameaça, Nasrallah incentivou o uso de pagers, que, apesar das limitações, permitiam receber dados sem revelar a localização do usuário. Israel viu nisso uma oportunidade e criou uma empresa de fachada, B.A.C. Consulting, para fabricar pagers destinados ao Hezbollah. A empresa, sediada na Hungria, produzia os dispositivos em nome da Gold Apollo, mas na verdade fazia parte de uma operação da Inteligência israelense.

Para clientes comuns, a B.A.C. produzia pagers normais, mas para o Hezbollah, os aparelhos continham baterias com o explosivo PETN. Os pagers foram enviados ao Líbano em pequenos lotes a partir do verão de 2022, mas a produção aumentou rapidamente após Nasrallah proibir o uso de celulares em reuniões do grupo e determinar que informações estratégicas não fossem comunicadas por eles.

Nasrallah ordenou que seus membros carregassem os pagers o tempo todo e os usassem para coordenar movimentos em caso de guerra. Durante o verão, milhares de pagers chegaram ao Líbano e foram distribuídos entre o Hezbollah e seus aliados. Para o grupo, os pagers eram uma medida defensiva, mas para Israel, eles eram “botões” prontos para serem acionados no momento certo.

Na semana passada, Israel desencadeou as explosões, ativando os pagers para emitir um sinal sonoro seguido de uma mensagem em árabe que parecia vir da liderança do Hezbollah. Segundos depois, o Líbano foi tomado pelo caos, com hospitais rapidamente lotados de feridos. Dos 12 mortos no primeiro dia, oito eram membros do Hezbollah e duas eram crianças.

No dia seguinte, ataques usando walkie-talkies deixaram 25 mortos, incluindo 20 membros do Hezbollah. As explosões em dois dias resultaram em mais de 3,5 mil feridos, entre eles muitos civis.

Para os libaneses, o segundo dia de explosões confirmou uma lição aterrorizante: dispositivos de comunicação comuns podem ser transformados em armas mortais, ampliando o medo de que qualquer aparelho em suas mãos possa ser uma ameaça à vida.

FONTE: O Globo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

117 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
KKce
KKce
3 meses atrás

Que loucura. Parece até roteiro de filme.

PACRF
PACRF
Responder para  KKce
3 meses atrás

Nesse tipo de ação (roteiro de filme) a inteligência israelense se deu bem. No entanto, foi lastimável a incapacidade de prever e de se preparar adequadamente contra a mega operação terrorista do Hamas em seu próprio território.

Hamom
Hamom
Responder para  PACRF
3 meses atrás

Além dos pagers explodiram também (em números menores) rádios e dispositivos de comunicação ICOM, laptops e equipamentos instalados em veículos.

O que falta explodir? geladeiras, televisões, fogões, etc…

Israel abriu uma ”Caixa de Pandora” dos atentados terroristas, que afeta todos nós,

como fica ,por exemplo, a segurança dos voos de passageiros civis? Como qualquer smartphone, laptop…podem ser convertidos em bombas, serão proibidos nos voos?

Com razão o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, comentou sobre a situação, pedindo à comunidade global que impeça a armamentização de objetos civis.

O que será difícil de impedir…

Leonardo Angelozi Cardeal
Leonardo Angelozi Cardeal
Responder para  Hamom
3 meses atrás

Em relação a aeronaves você tem razão e eu só agora parei pra pensar nisso. E, é alarmante! ainda mais pra países, como os EUA, e até Israel. Cuja “exposição” vamos por assim dizer é alta. Essa porta aberta, é uma passagem para os dois lados né.. “dá mas tbm pode tomar”

Hamom
Hamom
Responder para  Leonardo Angelozi Cardeal
3 meses atrás

Alguns meios de comunicação americanos afirmaram sem rodeios que as explosões de pagers a walkie-talkies indicam que as linhas de frente de guerras futuras podem estender-se indefinidamente.

”As necessidades diárias não serão confiáveis ​​e as guerras nas cadeias de abastecimento continuarão.”

LUIZ
LUIZ
Responder para  Hamom
3 meses atrás

Moral da história: uma vitória amarga de Israel que pode se voltar contra Israel e seus aliados.

Vitor
Responder para  Leonardo Angelozi Cardeal
3 meses atrás

No primeiro momento os lunático comemoraram essa façanha … deram a largada para muitas tragédia logo vai ter muitas comoções no ocidente … bom o clubinho do vale tudo autorizou .

Hamom
Hamom
Responder para  Hamom
3 meses atrás

Se vc quiser datar quando a “Caixa de Pandora” foi aberta naquela região,
diria que foi em meados do século 19,
quando na Inglaterra começou a circular esta frase fake:

”Uma terra sem povo para um povo sem terra”

Vitor
Responder para  Hamom
3 meses atrás

Vale para ambos ou só tem um lado… essas regras é para aqueles que se impõe com seus conceitos e valores externos independe da identidade de um povo tem um nome chama-se opressão.

Vitor
Responder para  Vitor
3 meses atrás

Confinar em um gueto como Gaza priva a população da necessidade básica é o quê ? Agora o extermínio está em curso e para suas vozes é legitimo

Salim
Salim
Responder para  Vitor
3 meses atrás

Gaza ,Afeganistão, iraque, Ira……a lógica ocidental não funciona para eles. Se prezamos o Ocidente judaico/cristão democrata, teremos que tomar atitudes duras para preservar isto. Ou aceitar a código deles pois nestes sistemas ou aceita ou morre. O terror ja utilizou aviões, celulares….. contra aviões, prédios e população civil. Infelizmente este pessoal anti judeu/negros e outras minorias reaparece regularmente como cancer nos paises democratas ( vai falar contra sistema nestes paises russia, china, paises arabes… e ve se sobrevive. Desculpem e muita falta de carater defender assasini, sequestrador…. e proibir pais de se defender. A missa da onu estava na divisa Líbano Israel, fez o que, fugiu,

Marcos
Marcos
Responder para  Vitor
3 meses atrás

eu diria mais….deve manter os bombardeios até tornar Gaza um enorme estacionamento…..

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Hamom
3 meses atrás

Sei lá… tem aquele evento bíblico no qual milhares de pessoas filhos daqueles que haviam saído do Egito há 40 anos, menos dois, já haviam morrido e resolveram fazer morar lá pelos lados da Palestina…

Salim
Salim
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Abrão, Isaak e Jacó.. já habitavam ali, ai José virou vice rei Egito e o povo Jacó fparaou Egito. Resultou nesta bela nação Israel, demkcrata onde judeus arabes, cristãos vivem hoje em dia. Lembrando que os cristãos em gaza foram perseguidos e um jornalista brasileiro foi jurado de morte em gaza por defender esta minoria cristã. Aquela terra se chamava Canaã, vale Rio Jordão, virou Judéia pois era terra tribo Judá, so virou Palestina quando romanos executaram Cristo, destruíram templo judeus e o dispersou pelo mundo. Ai já virou história moderna.

Hamom
Hamom
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Aconteceu de fato? A Bíblia não é exatamente um livro de história…

Só o fato da Bíblia de sido transmitida exclusivamente de forma oral por cerca de mil anos, *antes de ser escrita… já coloca muitas dúvidas sobre o que é mito e o que é realidade em suas narrativas.

*(só foi escrita após os israelitas inspirados nos alfabetos de seus vizinhos gregos e fenícios, terem criado seu próprio alfabeto por volta do século III a.C.)

Nilo
Nilo
Responder para  Hamom
3 meses atrás

Uma falsa afirmação.
Quando a Cx foi aberta. Aos fatos.
O movimento sionista, que procurava criar um Estado para os judeus, ganhou força no início do século 20, em reação ao antissemitismo sofrido por eles na Europa. Antes disto palestino e judeus viviam sem diferenças e sem ameaças.
A forte imigração judaica europeia, promessa e intervenção inglesa e francesa. É a raiz. Faz lembrar o território de Pirara e interferência europeia onde perdemos parte do Brasil.

Salim
Salim
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Brasil não perdeu nada, somos a maior nação da América Latina. Perdemos se não utilizarmos nosso poder para regularizar e trazer prosperidade a América Latina e aos brasileiros. Incluindo Atlântico Atlântico África Ocidental.

Líder bispo nacional
Líder bispo nacional
Responder para  Salim
3 meses atrás

O Suriname já foi do Brasil, vai estudar e pesquise o assunto.

deixar de ser estúpido com atitudes, afirmando o que não sabe.

Por isso que 08 de janeiro gerou cadeia e tornozeleiras pra essa gente. Estúpidos com atitudes é convicção de louco e psicoptas o

Salim
Salim
Responder para  Líder bispo nacional
3 meses atrás

Vai mais perto Uruguai era do Brasil, todo Mato Grosso era espanhol e virou Brasil, Acre foi comprado. O desenho atual da América do Sul nestes 500 anos mudou muito. O Sr propõe invadir Suriname e Uruguai??!! Devolver Mato Grosso e o Acre??!! Cada um que aparece,né. Que tal dividir Guiana com Venezuela, tentador.

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Bom dia, primo.
Isaque filho de Sara e Ismael filho de Hagar, Filhos de Abraão.

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Sabe quantos países majoritariamente islâmicos existem no mundo? Agora, ser invadido por potências estrangeiras enseja a subversão contra as mesmas. O senhor deixaria os estadunidenses tomarem a Amazônia? Não deixamos o Paraguai tomar o RS nem o MT.

Antunes 1980
Antunes 1980
3 meses atrás

A expressão de desânimo e raiva nas Lives da turma do “paz e amor” é impagável.

Enquanto isso, temos a Rússia enfrentando dificuldades na Ucrânia, o Irã sendo humilhado no cenário internacional, os Houthis sob bombardeios constantes, a China se distanciando da situação e o Hamas sendo desmantelado, sem mencionar o pânico do Hezbollah diante de um golpe de mestre.

Nunca foi tão desafiador se alinhar com o lado esquerdo da história.

Bueno
Bueno
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

observei isto também
imagina uma bomba detonando na hora da transmissão!

Nilo
Nilo
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

Não vitória, vejo em sirenes estão tocando em Nahariya, crianças pesas em casa, evacuação de cidadãos, uma operação ejetada por razões de serem descobertos, quando a finalidade era outra, corre o risco de suspeição sobre tudo que é israelense por uma questão de sobrevivência, tudo para manter Natanyahu longe da justiça de Israel.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

Esse tipo de associação mentirosa que só visa a confundir é a tática mais batida dos tempos atuais.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Wilson França
3 meses atrás

Argumentos ?

Fonte : Vozes da Minha cabeça para de polarizar mano .

Nativo
Nativo
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

Achar que uma posição política entrega a face de um criminoso, é de uma imbecilidade imensa.

C G
C G
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

Eu concordo até o papo do “lado esquerdo”, o mundo ja não é mais aquela coisa do pós WW2, é difícil dizer que o Hamas, Hezbollah, Houtis ou até o Irã são de esquerda só pq tem gente de esquerda que apoia eles, analisando os objetos em si eles não se encaixam nessa visão de mundo do século XX, eles estão mais para uma nova via com interesses que só, talvez, se correlacionem em seus inimigos!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  C G
3 meses atrás

Olá CG. Bem colocado. Eu tenho uma enorme dificuldade para identificar elementos ideológicos ou políticos para afirmas que o Hamas ou Hezbollah (o Houtis não posso dizer.. precisaria entender melhor… ) são de esquerda..

a única coisa ali é o discurso anti-EUA, mas isso nada tem a ver com esquerda… regimes de direita e esquerda nutrem este sentimento. Por exemplo, al Qaeda é um movimento terrorista e teocrático de direita que nutre um grande ódio pelos EUA.

Achar que o Hesbollah ou o Hamas são de esquerda é tão equivocado quanto supor que a Russia ou a Ucrãnia sejam regimes de esquerda ou que possam ser considerados regimes nazistas..

lembrando que o nazismo foi um regime fascista, mas nem todo regime fascista é nazista.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Caro Camargoer para essa galera delirante sem argumentos e embasamento tirado de qualquer poça de lama qualquer movimento anti EUA ou Israel e de esquerda tudo que e de ruim ou contra na cabeça deles ou que acham que são contra seus valores serão taxados a inimigo realmente e uma mistura de polarização , ignorância e falta de compreensão da complexidade de história , filosofia , economia e etc

Quando não argumentam ou sabem construir argumentos partem para o AD HOMINEM atacando as pessoas invés de debater o que foi apresentado e pior ainda taxando movimentos e etc a apoiar regimes e etc sendo que há uma controvérsia gigantesca como se arábia saudita, Omã , Bahrein fossem puras democracias Emfim a hipócrisia .

Salim
Salim
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

E uma vergonha nos calarmos frente a barbarie russa na Ucrania.Ataques terrorista de gaza ( governado e somente palestinos la desde 2005) Ataques hisbola. Pressão China sobre Taiwan e sobre toda aquela regiao, claramente com ações expansionistas. Se não fizer nada estaremos condenados a enviar nossos filhos para guerra. Porque estes povos não vivem em paz!!!?? Esqueci a Venezuela, porem nossa ditadura Light pode me catar rssss

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

EDITADO

Rodolfo
Rodolfo
3 meses atrás

O Mossad tem experiência em já ter detonado outros aparelhos de comunicação como celulares para eliminar terroristas do Hamas e Hezbollah, mas nao nessa escala.
O gap tecnologico entre Israel e seus inimigos só aumenta. Enquanto isso, o Libano vive mergulhado num caos politico socio economico que vai transformar o país num Haiti do Oriente Medio.

Comenteiro
Comenteiro
Responder para  Rodolfo
3 meses atrás

Isso só vai tornar as coisas mais difíceis pra Israel.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Comenteiro
3 meses atrás

Sim, o constante clima de guerra vai reverter o fluxo migratorio de judeus, cerca de 500 mil ja foram embora de Israel desde 7 de Outubro de 2023. A tendência vai ser os ultra direita permanecerem e a população laica centro esquerda virar minoria no país no longo prazo.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Rodolfo
3 meses atrás

Pensei mais na instabilidade do Líbano. Um país ainda mais caótico coladinho na fronteira norte e uma guerra civil na Síria. Podem ter deixado os inimigos desbaratados. Mas será que não pode sair pela culatra?

Wilson França
Wilson França
Responder para  Rodolfo
3 meses atrás

Ridículo é o jogo de palavras q vc está fazendo.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Rodolfo
3 meses atrás

Quando a direita começou a se mover para o extremo (utilizando fake news sistematicamente e defendendo o armamento de bandidos, a total destruição do meio ambiente e a escravização de pessoas), qualquer pessoa de esquerda que manteve sua posição passou a ser taxada de extrema esquerda.

Salim
Salim
Responder para  Wilson França
3 meses atrás

Esquerda não tem fake News, sério isto??!!!

Nativo
Nativo
Responder para  Rodolfo
3 meses atrás

Os comunistas comedores de criancinhas é bem anos 60, mas para os cérebros de alguns, é preenchimento certo.

Salim
Salim
Responder para  Rodolfo
3 meses atrás

O Ocidente chegou aqui como??!!

Nilo
Nilo
3 meses atrás

Ok. O Globo. “Para clientes comuns, a B.A.C. produzia pagers normais, mas para o Hezbollah, os aparelhos continham baterias com o explosivo PETN.” Acredite das mortes e ferimentos todos eram do Hezbollah incluso os futuros terroristas.

JHF
JHF
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Devem ter aplicado a mesma teoria de quem morre no morro na hora do tiroteio entre traficante e BOPE. Enfim, como quem morreu é musulmano e “declarado terrorista”, vão dobrar o espaço-tempo usando todo o poder da grande mídia para enfiar isso goela abaixo ao público geral. Mais uma “verdade em massa” para consumo.

Vitor
Responder para  JHF
3 meses atrás

Exato

Salim
Salim
Responder para  JHF
3 meses atrás

Quem usa pager, quando tem celular. ???!!! Só usa quem tem prática criminosa para não ser achado hj em dia. Tem muito mais infraestrutura para celular do que pager. Vc conhece alguma companhia que investe em infraestrutura para pagers!!?? Só a Mossad investiu nisto rssss

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Olá Nilo. Curioso.. tem um documentário sobre os Einsatzgruppen no qual alguns integrantes que participaram dos extermínios são entrevistados.
Um deles menciona os fuzilamentos de homens, mulheres, idoses e crianças… então, alguém pergunta por que assassinas as crianças… o entrevistado responde que mesmo sendo inocentes, elas tinham sangue judeu.

assustador.

Nilo
Nilo
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Sim, assisti. Metodologias usadas na segunda guerra mundial pelos alemães estão sendo colocadas em práticas.
Infelizmente, haverá uma crescente escalada entre o Libano e Israel, indicío.
Está ocorrendo o deslocamento da sua 98ª Divisão, considerada uma unidade de elite, no norte do país, ela fez parte da ofensiva israelense em Gaza. Deverá se iniciar bombardeios constante, com possibilidade de entrada do Exercito israelense, existe o apoio (in)condicional americano, certamente irão entrar em território libanes, alvo Hezbollah e seu amplo arsenal de mísseis. Se houver sucesso na empreitada de aniquilar e para isso terá que desarticular e ocupar a faixa da fronteira do libano ocupada por palestinos, de como certo no futuro, uma guerra Irã e Israel, para isso teria o Natanyaru no poder.

Jose
Jose
3 meses atrás

Acredito que muitos não saibam, mas um dos casos mais famosos sobre criar empresas para mascarar ações de governos foi dos EUA, quando no inicio dos anos 60 usou desse expediente para comprar titânio dos russos, material que foi usado no projeto do SR-71.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Jose
3 meses atrás

Os russos estao fazendo coisa similar pra comprar semicondutores ocidentais. O Kinzhal usa chip da Texas Instruments e da Intel, e o embargo nao impediu os russos de produzirem mais misseis.

Iran
Iran
3 meses atrás

Fazer com que um país inteiro tema usar uma tecnológica básica do século XXI como celulares é uma forma de terrorismo psicológico

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Iran
3 meses atrás

?
A escolha dos pagers foi do Hezbollah ja que Israel que é lider em cybersecurity e espionagem tem muito mais capacidade que o seu inimigo.
Talvez nao comprar briga com o estado judeu e se preocupar junto com os outros partidos em governar o Libano de maneira decente fosse a melhor decisão.

Nilo
Nilo
Responder para  Iran
3 meses atrás

Fica a questão, um recado as FFAA do Brasil e sua complacência com dependência de equipamentos de outros países.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Nilo
3 meses atrás

O Brasil depende do exterior pra todo equipamento tecnológico, seja 5G, semicondutores e agora até rede de starlink pra operar o navio Atlantico da MB. Cortar essa dependencia é praticamente impossível na situação fiscal do GF que nem consegue cumprir com seus PACs. E falta um setor privado de alta tecnologia como o israelense capaz de produzir soluções novas.

Sergio
Sergio
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Meu amigo, dependemos de tudo do exterior.

E essa foi a causa primária de nossos militares – a grande maioria do efetivo , incluindo 90% dos oficiais generais das três armas – não ter apoiado o ex presidente e feito a limpeza necessária neste país.

O diretor da CIA aqui esteve fazendo ameaças à mando do partido democrata.

É isso que os que viraram contra nossos militares não compreendem.

A Embraer sofreria, imediatamente, um embargo de motores e avionicos que a levaria a fechar as portas em questão de dias.

A marinha operava uma criptográfica fabricada…PELA CIA!!!!

É caso perdido.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Sergio
3 meses atrás

Não cabe às Forças Armadas, como instituição do Estado, apoiar um ou outro candidato.
Pelo visto, entre os golpistas nós termos hoje duas correntes: os que vão ficar por muito tempo com ódio das forças armadas e os que vão buscar alguma desculpa para se contentar, como intervenção do partido democrata, da CIA, dos russos….

Mustafah
Mustafah
Responder para  Sergio
3 meses atrás

Um Exército, onde tropa comandada por General de Exército, e enxotada por meia dúzia de índios de shorts, sem camisa em estrada bloqueada , vai querer alta tecnologia para que , a maior arma de um exército e coragem, seu maior trunfo e uma liderança capaz, no momento aparenta faltar as duas.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Vc está desfilando uma série grotesca de inverdades, exageros e distorções. Os dislikes mostram que pelo menos ainda existe uma parcela de pessoas capaz de distinguir entre mentira e realidade.

C G
C G
Responder para  Iran
3 meses atrás

É so mais um caso de FAFO!

Superby
Superby
Responder para  Iran
3 meses atrás

Meu deus. Que loucura é essa?________________________________

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

JuggerBR
JuggerBR
3 meses atrás

É muito parecido com os livros do Forsyth, pra mim o melhor escritor de espionagem. Empresas de fachada, ocultação de dinheiro, objetos e pessoas, utilização de processos e estruturas absolutamente legítimas…
Mossad mostrando que planeja e executa com grande antecipação.

Raphael
Raphael
Responder para  JuggerBR
3 meses atrás

Não foi o Mossad.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
3 meses atrás

Meio temerário usar desse artifício,(aparelhos de uso civil).

Os meios justificam os fins ? Nesse caso acredito que não, crianças interagem com tais aparelhos, o alvo é incerto.

Mais sendo Israel , explodem famílias inteiras porque no apartamento ao lado o alvo está … Shalom 💣

Heinz
Heinz
Responder para  Bispo de Guerra
3 meses atrás

Se Israel quisesse exterminar famílias inteiras, era só mandar um 2 mísseis jerico com ogivas nucleares e mais nunca o Hezbollah ia aparecer no sul do Líbano. Mas eles preferiram ser seletivos, quem tava com esses equipamentos, muito provavelmente era da organização ou apoiava, pois eles só servem para receber mensagens. Acredita que o embaixador do Irã tinha um? Bem, agora acho que é tarde, porque perdeu um olho.

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Terrorismo é terrorismo, seja ele cometido por islamista ou judeu.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  João Moita Jr
3 meses atrás

Não adianta. Certas pessoas encaram guerras e disputas geopolíticas como disputas de futebol. Para esses, tudo o que Israel fizer é justificável. Afinal, em Gaza e no Líbano só tem terrorista, da mesma forma que nas favelas do Rio só tem bandido.

Salim
Salim
Responder para  Jadson S. Cabral
3 meses atrás

Porque não urbanizar as favelas??!! Só perde a bandidagem, cidadão de bem vai agradecer.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Responder para  João Moita Jr
3 meses atrás

Isso mesmo, o certo é Israel continuar ouvindo “do rio ao mar” do Irã do Hezbolla, do Hamas, e todo o mundo ao redor +20 anos, esperar outro 7/10, e só depois agir rsrs. (Parece uma certa procuradora progressista).

Sqn.

Eles já demonstraram que tomam o máximo de cuidado possível com civis, dentro daquele contexto. Não iguale desiguais, no conteúdo e na forma.

Se quisesse poderia fazer muito mais, e não fazem, por isso os pagers.

Bosco
Bosco
Responder para  Bispo de Guerra
3 meses atrás

O outro lado utiliza de homens, mulheres e crianças bombas. Israel utiliza “pagers” e “uoktoks” bombas.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
3 meses atrás

só tenho uma coisa a dizer….tem uma missão no GTA assim…rs….na época que joguei achei aquilo muito improvável….brincadeiras a parte, inicialmente fiquei na dúvida se tinham hackeado a ponto de sobreaquecer a bateria de lítio, sei que as baterias de celulares tem grande capacidade de causar sério dano quando se incendeiam, mas baterias de pagers já não tenho certeza, me parecem menores e isso explicaria a necessidade dos explosivos implantados.
Mas como toda informação está nas entrelinhas, precisamos nos atentar ao fato de Israel poder interferir no funcionamento de um hardware remoto e causar uma explosão no celular no bolso de uma pessoa, isso é aterrorizante.

Andrigo
Andrigo
3 meses atrás

Se o Hezzbolah apelar pra pombo correio, o Mossad vai lá e põe explosivos no bicho também…

Abymael
Abymael
3 meses atrás

Não simpatizo muito com a forma como isso foi feito, mas não posso deixar de dizer que essa operação, na sua concepção, faz a serpente provar do próprio veneno: combate terrorismo com terrorismo.
Dispositivos explodindo em meio a civis, já vimos muito esse filme. Só trocou de lado agora.

naval762
naval762
3 meses atrás

A França fez algo parecido na Argélia, só que com rádios.

leonidas
leonidas
3 meses atrás

Grande Israel!!!!
Pra cima deles…

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  leonidas
3 meses atrás

Israel é muito….capaz.

Patriota de Chernobil
Patriota de Chernobil
3 meses atrás

O mais engraçado é que o pais, o serviço secreto que tem a tecnologia, a expertise pra uma operação dessas não previu o ataque terrorista na rave. Cada vez fica mais claro que foi “permitido” livre acesso aos terroristas de paraquedas.

JHF
JHF
Responder para  Patriota de Chernobil
3 meses atrás

O Bibi e amigos estão comemorando até agora. Como está ficando morno vão começar mais uma frente no norte agora. Tudo para não sair do governo e tentar dormir melhor e não ter o pesadelo do irmão morrendo naquela operação no aeroporto. Enfim, cada um com seus demônios.

Tio Zé
Tio Zé
Responder para  Patriota de Chernobil
3 meses atrás

Esse aqui é bot russo com orgulho kkkkkk

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Patriota de Chernobil
3 meses atrás

Você e todos que deram o “like” neste comentário estão enganados ou agindo de má fé mesmo a fazer tal afirmação….;, Em uma guerra os dois lados tentam surpreender o inimigo, Agora nesta explosão dos pager o hesbollah foi totalmente surpreendido, Assim também como é Fato que Israel foi mesmo pego de surpresa com o ataque do ano passado do hamas, pois sempre esteve vigilante ao ataque de foguetes e também para incursões terrestres, mais não para um ataque usando parapentes dos terroristas do hamas… estes foram ataques planejados durante muito tempo e que contaram com a ajuda de palestinos que estam do lado de dentro da fronteira de Israel, terroristas camuflados que Israel dava oportunidade de trabalho e prosperidade e recebeu em troca a traição mais baixa.. Só mesmo uma mente doentia poderia achar que Israel (um estado que não mede esforços e tanto protege os seus cidadãos) facilitou o acesso de terroristas para massacrar seu povo e neste caso da rave os seus jovens ,que são o futuro do pais, esquecem também que 3 jovens brasileiros morreram neste ataque mais um senhor que foi sequestrado e morto no dia 07 de Outubro de 2023 e teve seu corpo recuperado por Israel só agora em Maio deste ano.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Rodrigo
3 meses atrás

É o mesmo problema do 11 de Setembro ou mais antigo, Pearl Harbor.

Os caras não conseguem conceber que as instituições de Estados Fortes falham, ou por omissão, ou por excesso de confiança, ou porque o ataque era praticamente improvável (pelos riscos inerentes).
Improvável não é o mesmo que Impossível.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Marcelo Baptista
3 meses atrás

Chamaram de falta de imaginação.
Nunca pensaram num ataque com essas características e muito menos como evitar.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Hcosta
3 meses atrás

Sim, pode ser até falta de imaginação.
Já é difícil analisar todas as variáveis prováveis, imagina levar em conta todas as improváveis.

Nativo
Nativo
Responder para  Marcelo Baptista
3 meses atrás

O deslocamento de quatro aviões, se be me lembro, pode até passar batido no imenso EUA, agora centenas de atacantes caindo de paraquedas e usando lanchas no minúsculo Israel, ou foi pura incompetência ou simplesmente deixaram rolar, para terem seu lucro político.

Sergio
Sergio
Responder para  Patriota de Chernobil
3 meses atrás

Complacência!

Eficientes. Mas não super heróis!

Humanos que são, se cansam. A situação na palestina estava já de muito ” estabilizada”.

O Irã fez do hamas um monstro. Enquanto do outro lado da fronteira vivia-se em paz.

A grande querela em Israel era a briga do Bibi com o ” STF de lá “. Como ca o Judiciário sendo usado como frente pra implementação de políticas destrutivas. Os donos dos mundo são bem previsíveis.

Ninguém, nem o MOSSAD poderia imaginar tamanha catástrofe.

Israel não é a Coreia do Norte.

É uma democracia pujante. Sujeita aos pesos e contrapesos da estado de direito. Mas eu prefiro assim.

Felipe
Felipe
Responder para  Patriota de Chernobil
3 meses atrás

Exatamente, como a poderosa Mossad não previu. Está mais do que na cara que deixaram (ou são cumplices)

Raphael
Raphael
Responder para  Felipe
3 meses atrás

Segurança interna de Israel não é responsabilidade do Mossad. O Mossad atua em território estrangeiro.

Salim
Salim
Responder para  Patriota de Chernobil
3 meses atrás

O Ocidente e permissivo neste sentido, recebemos milhares de imigrantes sem checar nada. Veja situação França. ….. pensaram que já estava apaziguado, mesmo caso Afeganistão, usa saiu lado talibãs voltaram. Cochilou cachimbo cai.

Heinz
Heinz
3 meses atrás

Mossad é o melhor serviço de inteligência do mundo. Sem mais!

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Depende do que vc está falando. Em termos de operação para eliminar o inimigo e resgatar cidadãos, eles sao top. Mas coleta de inteligência a CIA e a NSA estao acima, nao pq sao mais competentes, mas pq tem mais recursos. Alias boa parte da inteligência que o Mossad recebe vem dos americanos, principalmente da base de Pine Gap na Australia que monitora toda telecomunicação no continente asiatico e oriente medio.

Joao
Joao
Responder para  Rodolfo
3 meses atrás

A CIA, o NRO e a NSA são realmente muito capazes.
Mas o Mossad tem uma grande ferramenta.
Todo judeu é um sensor.

Felipe
Felipe
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Com certeza, previram com grande antecedência o ataque do Hamas (só que decidiram deixar acontecer)

Raphael
Raphael
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Essa operação não foi realizada pelo Mossad, apesar de concordar com sua afirmação

Francisco
Francisco
3 meses atrás

Direto dos filmes 007

brutus
brutus
3 meses atrás

lembrei daquele stallone ” o especialista “

Bosco
Bosco
3 meses atrás

Essas são bombinhas.
Não me surpreenderia se Israel tivesse “bombonas” (nukes) tipo mala plantadas em alguns países prontas para detonar.

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
3 meses atrás

Na verdade só de Israel divulgar que tem algumas nuke-malas plantadas em alguns países já vai decretar o fim das hostilidades.

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
3 meses atrás

Eu li essa notícia e fiquei impressionado.

Mas tem um aspecto que eu não consigo aceitar.

Como é que Israel executa uma operação tão complexa e secreta, e dois dias depois a imprensa já sabe qual foi a empresa de fachada criada, como eles operaram na cadeia de suprimentos do Hezbollah e como implantaram explosivos nesses dispositivos?

Isso é muito estranho.

Zeca
Zeca
Responder para  Afonso Bebiano
3 meses atrás

Propaganda?

Casanova
Casanova
3 meses atrás

O simples fato de não haver privacidade em conversas por aplicativos de mensagens de celular, e as redes sociais serem todas monitoradas, por governos, agências de espionagem, e inclusive organizações criminosas já deveria nos fazer reduzir em 99% o uso desse aparelho.

Cassini
Cassini
3 meses atrás

Se foi isso mesmo descrito na matéria, é assustador. Demonstra a precisão das operações de espionagem de Israel e as consequências para futuros confrontos, nos quais objetos cotidianos são armados – transformados em armas.

Salim
Salim
Responder para  Cassini
3 meses atrás

Transformes e basicamente isto. E se todo carro importado começar explodir???!! Temos que ser vigilantes, sem prejudicar a vida de nimguem. O estado geralmente extrapola e acaba perseguindo quem pensa diferente. Democracia e difícil, estão usando o 07/01 para caçar quem pensa diferente. Baderneiros e destruidores bem público tem que ser preso, porem regime aproveita pra perseguir quem pensa diferente alegando proteger a democracia,

Scudafax
Scudafax
3 meses atrás

Jogada de mestre da equipe de serial killers do Mossad.

Israel tem experiência em realizar ataques terroristas desde o Irgun e o Lehi.

Qualquer um que contrarie Israel, pode acabar na lista de assassinato dos cerca de 7 mil assassinos, digo, agentes do Mossad.

Salim
Salim
Responder para  Scudafax
3 meses atrás

Infelizmente, para se proteger Israel tem que estar vigilante. Se as mães criam filhos para ser mártir e se explodir matando população e na escola ensinam ódio ao Ocidente. Não vejo como. Segunda guerra mataram 6 milhoes judeus e mais 6 milhoes entre opositores , ciganos…. a proposta atual e do Rio ao mar. Esqueceram que tem 9 milhões de pessoas la, 7,5 milhões judeus e 1,5 milhões não judeus. Voltamos ao genocídio??!! A proposta de 2 países vem desde 1947 , gaza era 100% governada pelo hamas. Olha no que deu. Eles não estão propondo pais e sim extermínio de uma nação. Muito triste, não aprendemos nada.

Gustavão
Gustavão
3 meses atrás

Isso pode ser considerado um ataque terrorista.

Tuxedo
Tuxedo
Responder para  Gustavão
3 meses atrás

Terrorismo é o que o Hamas e o Hezbollah vêm fazendo, Israel só está se defendendo e ao mesmo tempo contra-atacando. Se esses grupos terroristas deixassem Israel quieto, eles não estariam sofrendo represálias. Agora aguentem!

Jose
Jose
Responder para  Gustavão
3 meses atrás

Pronto…agora apareceu Israel sendo terrorista….meu deus.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Gustavão
3 meses atrás

Não exatamente,pois foi vendido ao hesbolah…o endereço era certo…

Tuxedo
Tuxedo
3 meses atrás

Vai mexer com Israel, no que dá é isso, agora o Hezbollah que se aguente.

Israel não está para brincadeira, eles acham que não terá resposta se atacarem Israel, agora estão sentindo na pele.

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
Responder para  Tuxedo
3 meses atrás

Já acabou o genocídio em Gaza? Vai completar 12 meses

Líder bispo nacional
Líder bispo nacional
3 meses atrás

Loção cada país precisa ter uma indústria de defesa, multinacionais precisam abrir certos segredos, aparelhos testados

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
3 meses atrás

Como no filme Scar Face, esse grupo terrorista do HEZBOLAH, tá cheio de chivatos!! Traidores que colaboram com o adversário!! Podem falar de empresa de fachada, isso ou aquilo mas a verdade é que esses pagers ao chegar para o HEZBOLAH foram inspecionados e foi justamente assim que colocaram esse explosivo, na minha modésta opinião, os traidores nem faziam ideia que eram explosivos!! Estão a serviço de Israel e não fazem nem devem fazer perguntas!!

Anos70
Anos70
3 meses atrás

Na minha humilde opinião… esclarecendo que não sou, nem de longe, um estrategista militar.

Não vejo muita efetividade nesse plano mirabolante e infalível de Israel; me parece mais um plano “à moda Cebolinha” dos gibis do Maurício de Souza que tanto gosto!

Não sei se o “custo operacional e toda logística envolvida”, os muitos “dólares” investidos na preparação e nessa operação compensaram (ou não?) para o Estado de Israel; muito embora o resultado final obtido, apercebe-se, tenha mais um “efeito moral” propriamente dito, do que relacionado ao número efetivo de “baixas” do Hezbollah.

Terá que ser “contabilizado” se, dentre as baixas, quais tiveram resultado de interesse e de que maneira essa ação mirabolante veio conturbar a estrutura organizacional do Hezbollah.

Meu pensamento é que esses grupos terroristas ou paramilitares (ou seja lá como queiram chamar) têm em si uma estrutura complexa e uma organização diversificada, ramificada e com várias camadas de liderança.

Não é se fazendo explodirem pagers e walkie-talkies se conseguirá desestabilizar o grupo chamado Hezbollah. Eles já aprenderam a lição que não se deve comprar pagers de qualquer estrangeiro!

O Hezbollah mudará suas táticas de comunicação, simples assim… e seguirão na sua luta insana contra seus desafetos.

Não serão, nesse caso, 20 baixas que farão ruir toda estrutura do Hezbollah; por isso, digo e pergunto:

Em questão de “custo operacional” e “estratégia militar” será realmente que compensou para Israel o plano infalível do Cebolinha???

Será que essa foi a estratégia mais acertada???

Lamentável, como em qualquer guerra ou conflito é a perda de vidas civis.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Anos70
3 meses atrás

Como nao? , agora os integrantes tem cep nome e endereço….

Devem ter feito um catálogo dos atingidos….

Para se ter uma ideia,um dos pagers explodir no bolso da calça do embaixador iraniano no Líbano, embora isto não seja surpresa….

Jorge Gustavo
Jorge Gustavo
3 meses atrás

O problema é que a maioria dos pagers foram vendidos para civis

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Jorge Gustavo
3 meses atrás

quem disse que foi vendido para civis?

Daniel
Daniel
3 meses atrás

Genial! Espalhando o terror nos terroristas. KKKKKKK

BraZil
BraZil
3 meses atrás

Já joguei meu smart fora …do Líbano, sentirei saudades da Mia…