Ataque de drones ucranianos contra a Rússia provoca grande explosão

Drones ucranianos atingiram arsenal militar na região de Tver

Um ataque em grande escala com drones ucranianos contra a Rússia provocou uma explosão massiva em um grande arsenal na região de Tver na quarta-feira (18), gerando uma explosão tão intensa que foi detectada como um pequeno tremor de terra. O incidente levou à retirada de moradores de uma cidade próxima, segundo blogueiros de guerra e alguns meios de comunicação.

Vídeos e imagens não verificadas nas redes sociais mostraram uma bola de fogo gigantesca no céu noturno e múltiplas detonações reverberando sobre um lago a cerca de 380 km a oeste de Moscou. Satélites da NASA detectaram fontes de calor intenso em uma área de 14 km² durante a madrugada, confirmando a escala do incêndio.

Yuri Podolyaka, um blogueiro militar pró-Rússia, afirmou que o “inimigo atingiu um depósito de munição na área de Toropets” e que tudo que poderia queimar estava em chamas e explodindo. Embora no passado a mídia russa tenha relatado a existência de um grande arsenal no local, as reportagens desta quarta-feira foram discretas devido às leis de censura militar.

Igor Rudenya, governador da região de Tver, confirmou que drones ucranianos foram abatidos, que houve um incêndio e que moradores estavam sendo evacuados, mas não especificou o que estava queimando. Mais tarde, ele afirmou que a situação estava estável e que os moradores poderiam retornar, sem registro de mortes.

Relatos de uma mulher identificada como Irina confirmaram que membros de sua família foram retirados de Toropets devido ao início do incêndio com explosões. A situação foi controlada ao longo do dia, com o fogo sendo extinguido.

Uma fonte do serviço de segurança ucraniano SBU disse à Reuters que o ataque destruiu um depósito contendo mísseis, bombas guiadas e munição de artilharia. O governo ucraniano não comentou oficialmente o ocorrido.

Tanto Rússia quanto Ucrânia relataram dezenas de ataques de drones inimigos em seus territórios durante a noite, enquanto as forças russas avançavam no leste da Ucrânia, mostrando uma escalada contínua nos combates.

FONTE: CNN

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

59 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
JPonte
JPonte
3 meses atrás

O que se ouve e lê sobre o tema é que este seria um grande e estratégico depósito de munições valiosas para a Rússia .
Há algo na defesa anti aérea e de contra informação russa que não está funcionando .
A depender da extensão do dano terá sido um forte baque na logística de guerra da Rússia , são bens que não se repõe facilmente e nem rapidamente ; farão falta .

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  JPonte
3 meses atrás

Os drones revolucionaram o campo de batalha, ainda não há defesa eficiente. Principalmente os FPV.
Ademais, qualquer – e digo qualquer- defesa aérea pode ser saturada.
Essa balela de 99%….95% de eficiência é balela para incautos. Uma ótima defesa aérea tem índices de 75%.
Em um paiol, apenas 1 pequeno drone FPV com explosivo simples basta.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

O problema maior é instalar paios um perto do outro assim facilitando quem queira destruir. Apenas um paiol atingido provoca o efeito cascata explodindo os outros. A engenharia militar e os cabeça de bagres não se preocupam com um depósito bem construído.

RPiletti
RPiletti
Responder para  LUIZ
3 meses atrás

Prezado, a base em Toropets é gigantesca e há espaçamento entre os paióis, procure no google que você conseguira até medir a distância entre eles.

Wellington Junior
Wellington Junior
Responder para  RPiletti
3 meses atrás

Medi pelo google e via distancia de aproximadamente 130 metros um do outro.
Não sei se é seguro ou não, mas que foi uma bela explosão isso foi.

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

Concordo amigo.

Não há defesa 100% segura e basta um drone furar o domo de proteção AA para explodir um depósito de munições ou uma refinaria.

Aí eu pergunto: refinarias não podem ser mudadas de local, mas depósitos de combustíveis e de armas não poderiam ser dispersados? Não seria menos arriscado ter quatro ou sei pequenos depósitos de armas ao invés de um único e enorme? Talvez seja bem mais complexo de se defender uma estrutura assim, teria que multiplicar por igual número as defesas antiaéreas, mas em caso de acerto, o estrago seria me,nor.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Helio Eduardo
3 meses atrás

Esse não era único, por óbvio. Rússia é o maior país do mundo, devem ter dezenas -quiçá centenas- deles espalhados pelo território.
Creio que esse em específico é uma herança da URSS. Em um eventual conflito com a OTAN, a Ucrânia seria a porta de entrada da aliança – curiosamente esta sendo- então provável que fazia lógica à época ter um bom armazenamento em pronto emprego para defender essa investida.
Razoável pensar que agora com as novas ameaças, essas táticas de grandes paióis requerem ser revistas.

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

Novamente, de acordo! Bem pensado, e me parece que a Rússia tem muita dificuldade em deixar a URSS para trás…..

Hcosta
Hcosta
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

Os Drones (para ataques a grandes distâncias) têm uma grande desvantagem que é a sua baixa velocidade (considerando drones como aparelhos de hélices, a jato podemos considerar como mísseis de cruzeiro).

Isso dá tempo para os Russos colocarem os caças no ar.

JPonte
JPonte
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

O que devemos admirar é a capacidade de usar corretamente este meio , usar com inteligência , o aparelho por si só não faz nada , a estratégia correta e operacionalidade eficiente no uso de drones pelos ucranianos deve ser estudada e aprendida . Com certeza americanos , chineses e outros o estão fazendo .
Uma defesa aérea 50-50 já é muito eficiente ; algo como 75% , acho que apenas israelenses e talvez ucranianos agora , conseguem algo disso ou próximo …. com muito estudo , muito uso , muito aprendizado , muita inovação não descrita e dita publicamente ……
De novo usar corretamente e habilmente as máquinas exige todo um pessoal treinado e habilitado na prática para faze lo …. apenas a prática da guerra so capacita ; os demais estudam e teorizam ; na hora não funciona , na hora entendemos que jogo é jogo e treino e treino .

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Responder para  JPonte
3 meses atrás

Creio que o maior desafio é inteligência, saber o que está acontecendo e onde. Estou certo de que a inteligência da OTAN participa ativamente do conflito.

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Responder para  Helio Eduardo
3 meses atrás

O maior desafio de uso efetivo de drones é a inteligência, foi o que eu quis escrever….

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Helio Eduardo
3 meses atrás

Por mais que os ucranianos dividam a fronteira, conheçam como ninguém equipamentos russos, o terreno, as bases; eles não possuem a capacidade de inteligência necessária para tais ataques. Muito embora a Ucrania tenha herdado da URSS ótimos VLS, creio que sequer possuem satélites de inteligência ou de comunicações.
Por óbvio, a OTAN esta 100% embrenhada no conflito, principalmente em inteligência e vetoração de alvos, a ponto dos ucranianos terem se tornado um mero proxy.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  JPonte
3 meses atrás

Creio que você superestima a capacidade israelense e ucraniana. Os números por eles informados estão muito longe da realidade, o que sugere muita forçação de barra. Os poucos ataques de drones sobre Israel foram bem sucedidos. Eles se orgulham e com dados questionáveis – dada a saturação – de foguetes artesanais e balísticos, com trajetória presumível e baixa velocidade. A defesa aérea Israelense quando enfrentou um inimigo bem equipado sucumbiu, visto os ataques iranianos e recentemente dos Houthis. Aquela história de 99% é história para boi dormir, natimorta e os poucos vídeos dos ataques provam isso, com vários impactos. Nenhum sistema tem essa eficiência, ainda mais em ataque saturado.
Já os ucranianos, em Kiev e com mídia controlada, abatem todos praticamente. Porém no campo de batalha, longe do controle de mídia e sob os mesmos sistemas, mísseis russos passam com facilidade e com direito a filmagem por drones.
Há de se ter muito cuidado com alegações fantásticas.

JPonte
JPonte
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

O resultado das guerras travadas e vencidas por Israel falam por si , Israel não precisa de minha defesa …a história militar deles fala alto .
Quanto aos ucranianos é admirável sem OTAN ou com OTAN ainda estarem de pé no ringue dado a superioridade massiva russa , mas na guerra tem um fator que justifica … a causa … os ucranianos e israelenses tem uma boa causa , defender a existência de sua terra … isto os torna forte ….
Isto é verdade para os 2 como é verdade para os afegãos , para os vietnamitas e todos aqueles que tem uma boa causa por que lutar e morrer .
Os índices de anti aérea israelense e ucranianos são singulares .

Marcos
Marcos
Responder para  JPonte
3 meses atrás

“; farão falta”
Pra mim não. Quero mais que a Rússia exploda mesmo. Grande trabalho Ucrânia!

Marcos R
Marcos R
3 meses atrás

Os fones foram abatidos…de novo o Ivan fumando dentro do paiol de munições!

Hcosta
Hcosta
3 meses atrás

Como a fonte é a CNN, e mesmo com provas, vão aparecer alguns que não acreditam (ou acreditam mas tem de parecer que não…).

Eu só gostaria, quando divulgam tudo o que algum pró-russo (sem nenhuma credibilidade, até mesmo sem identidade conhecida) se lembra/imagina de escrever, que tivessem o mesmo tipo de provas.

Ainda estou à espera das provas dos generais da OTAN e das bases subterrâneas atingidas com milhares de mortes… Nem uma imagem de satélite, que qualquer um pode comprar, mostram?

E dinheiro não falta. Não financiaram aquele grupo de propagandistas norte americanos com milhões?

Jose
Jose
Responder para  Hcosta
3 meses atrás

Detalhe…”eles” somem nessas horas, mas já já acredito que postem algo do tipo “fake news” , ” Fonte duvidosa” e afins…Esses só falam, escrecvem e nada de nada mais. Nunca postaram nada que comprovasse um ponto….

Dr. Mundico
Dr. Mundico
3 meses atrás

Explosão causando tremor de terra e propagando ondas de calor até 12 km….acho que essa veio para liquidar o estoque da loja.
E o inverno está chegando por lá….

Elintoor_--
Elintoor_--
Responder para  Dr. Mundico
3 meses atrás

Manchete do dia:
Russo fumante causa terremoto !!!
Esse vício é fogo… literalmente, rs

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
3 meses atrás

Será que vai ter troco?

wilhelm
wilhelm
Responder para  Comte. Nogueira
3 meses atrás

Provavelmente, mas a munição vai ter que sair de outro depósito rs

Emmanuel
Emmanuel
3 meses atrás

Não foi o primeiro e nem será o último.
Vão montar outro em algum lugar e vida que segue. E a guerra também.

E com relação a tremor de terra provocado por explosões, isso não é algo novo. Basta ver a Cratera de Lochnagar, na região do Somme, na França. Há relatos que o tremor foi sentido em Londres.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Emmanuel
3 meses atrás

Parece que uma boa parte do depósito foi preservado devido ao fato de parte das munições estarem guardadas em silos subterrâneos.

De qualquer maneira, é um baque para os russos, ainda que tenha pouco efeito no grande plano das coisas.

Eu me pergunto se faz sentido armazenar tantos recursos em um mesmo local.

Underground
Underground
Responder para  wilhelm
3 meses atrás

80% do depósito foi pelos ares.

Sergio S
Sergio S
3 meses atrás

Que tipo de drone será que foi usado nesse ataque? Esses depósitos não são reforçados para aguentar um impacto de um explosivo pequeno?

Nativo
Nativo
3 meses atrás

Pela distância em tela a fronteira da Ucrânia, qual foi o drone usado? E se foi um drone mesmo, ele é ótimo por atingir um alvo tão distante.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nativo
3 meses atrás

adaptaram pequenos aviões comerciais/recreio, entre muitos outros tipos de drones
https://www.youtube.com/watch?v=2ewuJmx5VRQ

nada de muito complicado e um exemplo entre muitos que poderiam ser usados neste ataque

Underground
Underground
3 meses atrás

Teria esses depósitos armamentos doado por algum país do bem para que a Rússia possa combater a opressão secular do Ocidente?

Mr. Guará
Mr. Guará
3 meses atrás

Algumas informações paralelas no mesmo dia do ataque, surgiu um video de um drone com motor a jato (creio que da para afirmar por com do som), atacando uma base em Pochep, Bryansk, E olhando o mapa, o caminho do norte da Ucrania ate o Paiol em Toropets passaria por ali. Meu ponto com isso, será que nesse ataque a Ucrania ja esta usando seus novos drones a jato? https://twitter.com/Archer83Able/status/1836401759222178291

Hcosta
Hcosta
Responder para  Mr. Guará
3 meses atrás

e soldados Russos a filmar as instalações militares.
E que continuem a fazer isso…

Dr. Mundico
Dr. Mundico
3 meses atrás

Nada é tão simples assim.
Hoje pela manhã ainda se ouvem explosões e vários focos de incêndio continuam ativos, dificultando o acesso de bombeiros e resgate de vítimas.
Parece que as comemorações de ano-novo já começaram para o comandante Putin.
A festa continua.

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
3 meses atrás

Imagina o malabarismo que um certo comandante ai vai ter que fazer pra defender a mãe russia kk

Rafael Aires
Rafael Aires
3 meses atrás

Agora o “Agora vai!, tá valendo?

profyler
profyler
3 meses atrás

A defesa área da Ucrania é ruim. A defesa área da Russia é uma piada.

Marcos
Marcos
3 meses atrás

Excelente!

Bueno
Bueno
3 meses atrás

Nossa . que pancada !! esta foi pesada

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
3 meses atrás

A história é mais “interessante”.

Tudo indica que meses atrás a mídia russa fez uma matéria sobre o local , meio absurdo, que estocavam munição, etc.

Depois desse fato o governo russo emitiu norma proibindo , o óbvio em uma guerra, revelar alvos ao inimigo.

O resto é uma bola de fogo , rs.

Agora mudar o curso da mesma(guerra) , Ucrânia é paciente terminal, só está recebendo paliativos para partir em paz.

Bueno
Bueno
Responder para  Bispo de Guerra
3 meses atrás

Não se esqueça que esta area de armazenamento de munições não foi construído em 2022 , e soldados da Ucrânia faziam operações com a Rússia antes de 1991, o território fazia parte da URSS , e que sua localização via satélite não deveria ser de difícil captação

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Bueno
3 meses atrás

sim , sim …mais sair na TV em cadeia nacional … é absurdo estilo russo, muita vodka..rs

so faltou deixar legendado …as coordenadas de latitude e longitude.

Abymael
Abymael
3 meses atrás

Lamento dizer ao pessoal que está comemorando: isso não muda nada.
Só vai provocar mais uma chuva de Kalibr e FAB1500 amanhã ou depois no território da Ucrânia, como retaliação.
Mas, segundo o comediante, eles estão defendendo “o ocidente” (que diz que a própria Ucrânia não faz parte dele e nunca fará).

Sergio S
Sergio S
Responder para  Abymael
3 meses atrás

Relaxa camarada abymael, era apenas um depósito com balas calibre 22. Tudo está sobre controle.

Abymael
Abymael
Responder para  Sergio S
3 meses atrás

Ufa! Fiquei aliviado kkk

Hcosta
Hcosta
Responder para  Abymael
3 meses atrás

Quem diz que a Ucrânia não faz parte do Ocidente e nunca fará?

O que ouvi foi Putin dizer que a Ucrânia não existe mas certamente que são os Europeus malvados que estão a atacar a Ucrânia…

Abymael
Abymael
Responder para  Hcosta
3 meses atrás

Nem a Ucrânia, nem nós, você sabia?
Vou te contar um segredo: segundo o Ocidente, o Brasil não faz parte dele.
Mas não espalha.

Heinz
Heinz
3 meses atrás

Pareceu uma mini explosão nuclear, criou até um cogumelo.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
3 meses atrás

De super potência a vexame.

A vergonha só aumenta.

Maurício.
Maurício.
3 meses atrás

Quem diria que pás causariam uma explosão tão grande!

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
Responder para  Maurício.
3 meses atrás

A Ucrânia já colocou em ação pelo menos um modelo de drone de ataque a jato. Há relatos de cidadãos russos dizendo que ouviram um som de avião a jato antes das explosões. Talvez seja um drone com capacidade stealth. Os sustemas antiaereos russos S-300, S-400 e, talvez, S-500, estão tomando um banho dos enxames de drones ucranianos.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Marcelo De Luca Penha
3 meses atrás

Então agora vai!

Jose
Jose
Responder para  Maurício.
3 meses atrás

Sem chororô…rs

sergio S.
sergio S.
3 meses atrás

Outro deposito atingido, agora em Krasnodar.
O depósito russo de munições atingido esta noite pela Ucrânia em Krasnodar continua explodindo. Como podemos ver no vídeo, projéteis deflagrados estão sendo lançados para o ar, caindo sobre as aldeias ao redor. Segundo as fontes, esse depósito armazenava mísseis norte-coreanos. “

https://www.instagram.com/reel/DALC1TCMFBW/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

RODES
RODES
3 meses atrás

mais outro hoje, dia 21

Antunes 1980
Antunes 1980
3 meses atrás

Será uma questão de tempo para destruir alguma estrutura que abriga ogivas nucleares.

sergio S.
sergio S.
3 meses atrás

Se continuar assim, a Rússia vai ter que usar Balistas ao invés de misseis, catapultas na artilharia e armar seus soldados com baladeiras.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
3 meses atrás

Hoje foram mais dois depósitos de munições russos atingidos por drones ucranianos, sendo que a instalação de Tikhoretsk está entre os três maiores depósitos de munições da Rússia e é um dos pontos-chave no sistema logístico militar do invasor. A inteligência ucraniana tinha informações de que um trem transportando 2.000 toneladas de munições, incluindo da Coreia do Norte, estava no território desse depósito no momento do ataque. Os drones ucranianos estão fazendo barba, cabelo.e bigode em território russo.
https://www.theguardian.com/world/2024/sep/21/ukraine-strikes-two-russian-munition-depots-says-military

Jose
Jose
Responder para  Marcelo De Luca Penha
3 meses atrás

E vai ter gente aqui, fã de Putin, falar que é fake…

Bigliazzi
Bigliazzi
3 meses atrás

Esses russos são patéticos