View shows graves of killed Ukrainian defenders at a cemetery in Kharkiv

Altas perdas de ambos os lados estão gerando problemas no campo de batalha e acelerando preocupações demográficas

KYIV, Ucrânia — O número de ucranianos e russos mortos ou feridos na desgastante guerra de dois anos e meio já alcançou aproximadamente um milhão, um impacto impressionante que dois países com populações já em declínio antes da guerra enfrentarão por muito tempo.

Determinar o número exato de mortos e feridos no conflito tem sido difícil, com Rússia e Ucrânia evitando divulgar estimativas oficiais ou, em alguns casos, apresentando números amplamente desacreditados.

Uma estimativa confidencial ucraniana feita no início deste ano indicava que 80 mil soldados ucranianos haviam morrido e 400 mil estavam feridos, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. Estimativas de inteligência ocidental sobre as baixas russas variam, com algumas apontando até 200 mil mortos e cerca de 400 mil feridos.

As perdas estão causando problemas para a Rússia, que tem usado ondas de soldados mal treinados para tentar avançar no leste da Ucrânia, enquanto também enfrenta uma recente incursão ucraniana na região de Kursk. No entanto, elas são ainda mais devastadoras para a Ucrânia, que possui uma população menor que um quarto da de seu vizinho gigante.

As altas — e rapidamente crescentes — baixas de ambos os lados destacam o impacto devastador de longo prazo para países que já enfrentavam declínios populacionais antes da guerra, principalmente devido a dificuldades econômicas e agitações sociais. Elas também evidenciam uma das motivações do presidente russo, Vladimir Putin, ao lançar a invasão em 2022: aumentar a população da Rússia absorvendo ucranianos. As invasões e ocupações russas em território ucraniano ao longo da última década fizeram a Ucrânia perder pelo menos 10 milhões de pessoas, entre ocupados ou refugiados, segundo estimativas do governo e de demógrafos.

Putin há muito declarou como prioridade enfrentar o crônico declínio demográfico da Rússia, e o Kremlin iniciou uma campanha de russificação dos territórios ocupados, incluindo a abdução em larga escala de crianças e a pressão para que os ucranianos obtenham cidadania russa. Nas regiões ocupadas de Donbas, por exemplo, a venda de propriedades e outras transações agora exigem a cidadania russa.

A Ucrânia atual já foi parte do Império Russo, e Putin repetidamente expressou seu desejo de reverter o país a essa condição. Ele nega a identidade e a soberania ucranianas, afirmando que os ucranianos, majoritariamente eslavos e cristãos ortodoxos, fazem parte da nação russa.

“Demografia é uma prioridade para Putin, e ele quer usar a Ucrânia e seu povo para consolidar o núcleo eslavo da Rússia”, disse Ivan Krastev, cientista político nascido na Bulgária e autor de um livro sobre demografia europeia. “Mas, para a Ucrânia, o dilema é existencial: quantas pessoas podem ser perdidas em uma guerra antes que se perca o futuro?”

A medida mais eficaz de Putin para aumentar a população da Rússia antes da invasão em grande escala foi a anexação da Crimeia da Ucrânia em 2014, que adicionou cerca de 2,4 milhões de pessoas à Rússia, segundo Krastev, que baseou suas estimativas no último censo russo.

Embora a Rússia tenha aumentado sua população ao anexar territórios, a guerra teve um efeito devastador em sua demografia interna e no mercado de trabalho. Mais de 600 mil russos fugiram do país desde o início da invasão em grande escala, a maioria jovens profissionais que conseguiram se estabelecer no exterior.

A Rússia tradicionalmente depende da migração de trabalhadores da Ásia Central, mas a guerra reduziu, e em alguns casos até reverteu, esse fluxo de trabalhadores migrantes. Isso agravou a crescente escassez de mão de obra no país, com a Sibéria e o Extremo Oriente se despovoando rapidamente. Especialistas ligados ao governo sugeriram publicamente a ideia de importar trabalhadores da Coreia do Norte.

Os ataques da Rússia à Ucrânia tiveram um efeito catastrófico sobre a população do país vizinho. O censo mais recente, de 2001, registrou 48 milhões de habitantes. No início de 2022, antes da invasão russa, esse número havia caído para 40 milhões, incluindo regiões como a Crimeia, que a Rússia ocupou em 2014, segundo demógrafos e autoridades ucranianas. Com mais de seis milhões de refugiados ucranianos desde o início da guerra em fevereiro de 2022, de acordo com as Nações Unidas, e com a Rússia ocupando mais territórios, a população em áreas controladas por Kyiv caiu para entre 25 e 27 milhões, segundo estimativas anteriormente não divulgadas do governo ucraniano.

Oleksandr Gladun, pesquisador do Instituto Ptoukha de Demografia, deu estimativas mais altas de 42 milhões para a população ucraniana antes da guerra e cerca de 29 milhões vivendo em território controlado pelo governo no início deste ano. Ele disse que a população da Ucrânia só poderá ser calculada alguns anos após o fim da guerra, quando o número de retornados estiver claro.

O impacto pode ser duradouro. Além das mortes militares, a taxa de natalidade da Ucrânia também caiu para o nível mais baixo já registrado: no primeiro semestre deste ano, três vezes mais pessoas morreram do que nasceram, segundo dados do governo. Cerca de 250 mil mortes e mais de 87 mil nascimentos foram registrados nesse período, uma queda de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados. Em 2021, o ano antes da invasão em grande escala, foram registrados mais de 130 mil nascimentos.

A estratégia de guerra da Rússia também visa tornar a Ucrânia inabitável. Ataques com mísseis e drones russos destruíram grandes partes da rede de energia da Ucrânia, incluindo usinas, o que pode levar muitos ucranianos a buscar refúgio fora do país neste inverno, caso ocorram grandes falhas de eletricidade e aquecimento.

O governo ucraniano, assim como o russo, mantém seus números de baixas de guerra em segredo. O presidente Volodymyr Zelensky afirmou em fevereiro que cerca de 31 mil soldados foram mortos até agora. Vários ex-oficiais políticos e de segurança disseram que essa subestimação foi feita principalmente para acalmar a sociedade e ajudar a continuar a mobilização de novos recrutas. Um porta-voz de Zelensky recusou-se a comentar.

Uma das principais razões pelas quais Zelensky se recusa a mobilizar o grupo principal de homens entre 18 e 25 anos — geralmente a base de qualquer força de combate — é porque a maioria dessas pessoas ainda não teve filhos, de acordo com ex-oficiais ucranianos. Se esses recrutas dessa faixa etária morrerem ou ficarem incapacitados, as perspectivas demográficas futuras ficariam ainda mais sombrias, dizem os demógrafos ucranianos.

Por isso, a Ucrânia resistiu aos apelos de parceiros ocidentais para enviar mais homens à luta e implementou apenas uma mobilização parcial. A idade média dos combatentes ucranianos agora é superior a 43 anos, de acordo com estimativas de autoridades governamentais e militares. Kyiv tem recrutado pequenos números de condenados e estrangeiros para aumentar as tropas.

O número de mortes civis permanece desconhecido. Apenas a conquista de Mariupol pela Rússia, no sudeste da Ucrânia, em 2022, causou mais de 8 mil mortes, segundo estimativas da Human Rights Watch, uma organização não governamental.

FONTE: The Washington Post

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

100 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jaguar
Jaguar
3 meses atrás

Guerra de narrativas, pouco importa. Agora mais de 500 mil soldados feridos de ambos os lados, para uma guerra que nunca deveria ter começado, isto é insanidade. Enquanto isto a indústria de defesa caminha a passo Largo

PACRF
PACRF
Responder para  Jaguar
3 meses atrás

Concordo. Trata-se de uma guerra insana e desnecessária. O lado tragicômico dessa guerra, é ver um ex-comunista da KGB se tornar o maior vendedor de armas contra si mesmo da história. Recentemente a Romênia (ex-Pacto de Varsóvia) encomendou 32 F35 (ver reportagem aqui na Trilogia), o caça mais caro do mundo. Sem falar nas compras da Polônia, Alemanha e Finlândia, por exemplo. Conclusão: a invasão foi um tiro no pé dos russos e um horror para os ucranianos.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Jaguar
3 meses atrás

Isso remete a uma questāo bem interessante abordada pelo filme “O Senhor das Armas”, uma das poucas boas atuações do Nicolas Cage, a culpa da destruiçāo causada pela guerra é de quem vende a arma ou dos governantes que “administram” o conflito?

Acho que se tem alguém brigando, vai ter sempre alguém querendo vender um porrete, se nāo tiver ninguém, vāo achar uma pedra no chāo e usar contra o adversário. A vontade dos humanos de eliminar uns aos outros é mais forte.

A indústria bélica só é esperta em tirar vantagem desse fato.

ATS
ATS
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

“Como explicar que o homem, um animal tão predominantemente construtivo, seja tão apaixonadamente propenso à destruição? Talvez porque seja uma criatura volúvel, de reputação duvidosa. Ou talvez porque seu único propósito na vida seja perseguir um objetivo, algo que, afinal, ao ser atingido, não mais é vida, mas o princípio da morte.” H. S.

Charle
Charle
Responder para  ATS
3 meses atrás

Há também os milhões de acionistas das empresas armamentistas que mesmo sabendo de que forma e de onde estão vindo os “lucros”, deles não abrem mão.

JHF
JHF
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Discordo. A indústria bélica fomenta conflitos para vender seus armamentos.

NBS
NBS
Responder para  Jaguar
2 meses atrás

A verdade é que a população da Ucrânia, uma geração inteira, vive sua hora mais aterradora, com milhares de vidas e histórias ceifadas. O triste é que interesses, quase sempre alheios, estão guiando o drama ucraniano. Quando falo, estou me referindo à guerra circunscrita ao seu território. Desde o começo, a imprensa ocidental tem dado cobertura sob a ótica de construção de histórias que, com esperanças, tragam perspectivas de vitória. ‘Pior é na guerra’, como diria meu pai. A guerra não tolera sonhos; na verdade, ela é destruidora de sonhos. A guerra também rouba os sonhos e histórias de centenas de milhares de russos. Ainda assim, a dinâmica é diferente. Como diria aquela música dos Titãs: ‘Miséria é miséria em qualquer canto / Riquezas são diferentes / A morte não causa mais espanto / Miséria é miséria em qualquer canto / Riquezas são diferentes / Miséria é miséria em qualquer canto.’ Alguém ganha muito com a miséria ucraniana, pois as riquezas são diferentes — e, neste caso, estão longe.

fish
fish
3 meses atrás

A matéria faltou procurar abordar quantos ucranianos fugiram do país, devido a suas taxas de natalidade baixas, evasão para o exterior e outros fatores como inválidos e idosos, a situação a longo prazo para a Ucrânia é bem feia demograficamente.

O russos tem um carta na manga, não tão boa para os ideológicos raciais, mas são os imigrantes da asia central, quem tentam aos montes ir para Moscou.

Luiz
Luiz
3 meses atrás

Nossa! Os números dados no texto, e sua narrativa estão totalmente fora da realidade!
Aí quando vc rola a página e está escrito quem produziu faz todo o sentido.

Heinz
Heinz
Responder para  Luiz
3 meses atrás

Qual o número que demonstra a realidade? Os divulgados pela sputnik? Pravda? O pelo MD da defesa Russo?

Luiz
Luiz
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Adoro os iludidos. Zelensky já pode ser chamado de Ditador ou está cedo ainda? No Washington Post eles o chamam de presidente. E vc acredita.

profyler
profyler
Responder para  Luiz
3 meses atrás

Esta cedo. Espera a guerra acabar. Do outro lado nem precisamos perguntar né…

Heinz
Heinz
Responder para  Luiz
3 meses atrás

Por que ele é um ditador?

Vitor
Vitor
Responder para  Luiz
3 meses atrás

Vdd… estimativa de baixa fora da realidade as maiores baixa é decorrente do uso de artilharia onde o oponente possui uma superioridade em torno de 10 x 1.

Underground
Underground
Responder para  Vitor
3 meses atrás

Artilharia
Quantidade: Rússia 10 X 01 Ucrânia
Precisão: Rússia 01 X 10 Ucrânia

Charle
Charle
Responder para  Underground
3 meses atrás

Onde você consegue aferir esses dados com tanta e suposta precisão?

Werner
Werner
Responder para  Vitor
3 meses atrás

Ucrânia 80 mil e Rússia entre 200 e 400 mil e os caras acreditam.
A realidade para a Ucrânia é totalmente diferente do que as mídias pagas estão tentando fazer muitos acreditarem.

JPonte
JPonte
Responder para  Werner
3 meses atrás

Não é fora da realidade , quem ataca deve atacar no mínimo na proporção de 3×1 ; pois as perdas materiais e humanas de quem ataca são sempre maiores ; a não ser que haja um grande gap tecnológico e qualitativo de treinamento entre as partes , o que está comprovado que não há ; ucranianos e russos estão no mesmo padrão tecnológico e de treinamento….. hoje leve superioridade dos ucranianos …..
A Rússia está em muito maus lençóis , cercado no ocidente e Oriente por inimigos , esta é a neura russa ….

Vitor
Vitor
Responder para  JPonte
3 meses atrás

Exato saiu na BBC

Werner
Werner
Responder para  JPonte
3 meses atrás

Mas essa realidade na guerra da Ucrânia não é verdadeira e você sabe disso.
A unica superioridade da Ucrânia é que ela tem todo o serviço de inteligência e informação da OTAN e só .

Hcosta
Hcosta
Responder para  Werner
3 meses atrás

e a vontade de lutar.

E antes que venham com a propaganda russa, tenham em atenção que só aumenta a vergonha da Rússia por não conseguir derrotar uma nação fragmentada…

Vitor
Vitor
Responder para  Werner
3 meses atrás

Retrato fatídico é o recrutamento fo TCC nas ruas das cidades ucranianas lembra a GESTAPO muito curioso.

Wagner
Wagner
Responder para  Vitor
3 meses atrás

Lembra a URSS também, e a Rússia atual fatia igual se tivesse enfrentando a OTAN ou outra força poderosa.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Vitor
3 meses atrás

Verdade!

Eromaster
Eromaster
Responder para  Luiz
3 meses atrás

Para equilibrar as coisas, a “trilogia” deveria trazer a fontes russas também, não ficar trazendo somente fontes dos jornais dos EUA como a verdade absoluta.

Heinz
Heinz
Responder para  Eromaster
3 meses atrás

rpz, segundo o ultimo balanço do MD da defesa, os russos tinham perdido apenas 3.387 soldados em combate. Serio que tu acha que as fontes russas são mais confiáveis do que as ocidentais, ou as turcas por exemplo?
Hoje a Ucrânia atacou um depósito russo de munições, a explosão foi tão forte que criou um cogumelo, parecia uma miniexplosão nuclear. Sabe o que o MD russo disse, na figura de alguns generais? Que a defesa aérea abateu todos os drones, e o depósito sofreu apenas um pequeno dano, decorrente da queda dos fragmentos dos drones ucranianos. Lúcido, não?

Eromaster
Eromaster
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Cê tá inventando demais….

Hcosta
Hcosta
Responder para  Eromaster
3 meses atrás

inventou a explosão???

Wagner
Wagner
Responder para  Eromaster
3 meses atrás

A fonte russa que diz que a Rússia está ganhando ao ter que lutar uma guerra atrito pra recuperar o controle de um país que sempre foi fantoche russo?
Só gente besta confia nessas fontes, mesmo que as ocidentais tenham interesse em pintar uma Rússia super fraca

JHF
JHF
3 meses atrás

A Ukrania sempre foi uma pedra na sandália da Europa. Pais forte que estava na zona de interesse da Rússia, mas sempre quiseram “do lado de cá”. Ao mesmo tempo, um problema em potencial pelo mix de truculência, corrupção, capacidade política e nucleação de eslavos com seu vecino alter ego, a Polônia. Uma guerrinha plantada entre Ukrania e Rússia resolve três questões fundamentais: Arrasa demográfica e economicamente a Ukrania, movimenta os estoques de material bélico da OTAN e drena econômica e demográfica mente a Rússia. Do ponto de vista dos interesses geopolíticos é perfeito. Depois da guerra a Ukrania banguela, pobre e faminta está pronta para ser remoldada como soldado mirim sentinela da fronteira oeste com a Rússia.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
3 meses atrás

Vendo a taxa de natalidade entre Rússia, China, EUA …a média entre os três é de 11.3 nascimentos num grupo de 1000 pessoas.

Para a Rússia com 144mi de habitantes, a taxa ideal seria de 21 nascimentos no grupo de 1000 pessoas.

Projeções indicam que em 2050 a Rússia terá 120mi de habitantes, 30% idosos.

No mundo, a taxa de fecundidade caiu , em 1950 cada mulher tinha em média 5 filhos, atualmente 2.

Europa toda em 2050 terá o mesmo numero de idosos que a Russia, 30%.

Brasil- a partir de 2040 começará a ter declínio populacional, de 230mi cairá para 225mi até 2050, 25% serão de idosos.

Envelhecimento populacional é uma certeza.

Estatisticamente atingiremos o ápice populacional em 2060 com 10 bilhões de pessoas no mundo ,

Em 2100 seremos 9 bilhões*.

*se não fizermos , ainda mais, M antes. A Rússia , tudo indica, retornará a testes nucleares, no Ártico. 🙃

Jaguar
Jaguar
Responder para  Bispo de Guerra
3 meses atrás

Bela explanação ! A questão é: Estaremos aqui até 2060 ? Vou mais além, sem nenhuma guerra nuclear ?

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Jaguar
3 meses atrás

Há está hipótese em aberto…

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Responder para  Jaguar
3 meses atrás

Não haverá guerra nuclear… hj o medo do contra ataque é maior que a vontade de atacar…. quando falamos em guerra nuclear, falamos que a Rússia, China, França, EUA estarão vulneráveis ataquem nucleares em seu território, e isso é o que eles mais temem

Vitor
Vitor
Responder para  Jaguar
3 meses atrás

Põe na conta a questão previdenciária o jovem brasileiro vai pagar a conta da maioria para se aposentar .

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Bispo de Guerra
3 meses atrás

Baixa natalidade e declínio populacional é problema em quase todo mundo, tirando a África.
Ásia e Europa só estão piores nesse assunto.
Se declínio populacional e baixa natalidade são problemas em países populosos como EUA, Brasil e Japão, imagine pra países como Portugal ou Grécia….
Como você mesmo disse, até o Brasil enfrenta esse problema, embora não pareça…

Curiosidade: esse dado que você mostrou, do declínio populacional do Brasil em 2040, os cientistas tinham, nos anos 90, previsto que isso só aconteceria aqui a partir de 2070…
Estamos a passos muito largos de sermos uma população de velhos, e sem infra-estrutura pra isso.

Akhinos
Akhinos
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Brasil é um dos países que menos tem a se preocupar com isso. O motivo é muito simples, culturalmente o Brasil tem a cultura mais assimiladora do Ocidente. Aqui 99.1% da população fala português e a quase totalidade se enxerga como brasileiro.

Na vdd saiu um estudo na Nature anos atrás, a revista científica mais prestigiada do mundo, falando que o futuro do mundo daria certo em termos migratórios se ele se parecesse com o Brasil e sua miscigenação.

Então, temos desafios muito menores de integrar ondas de migração. Basta ver, que apesar do burburinho que vez ou outra surge nesse site em alguns comentários não tivemos problema algum em integrar 700 mil venezuelanos. Veja o que acontece em Portugal por exemplo com os 200 mil brasileiros.

Vitor
Vitor
Responder para  Akhinos
3 meses atrás

Tudo teoria …na prática vai ocorrer uma pressão nas contas públicas o sistema governamental não consegue assistir o pobre brasileiro.

Wagner
Wagner
Responder para  Akhinos
3 meses atrás

Teve vários problemas sim, mas não como na europa que é minúscula e tem questões historicas tmabem.
Na minha cidade tem muito venezuelano e haitiano, e muita gente parda e negra não gosta deles.
E conheço pessoas lá do norte que também não gostaram da chegada de venezuelanos, causou um caos nas cidades lá.
Temos uma cultura mais aberta sim, isso com certeza vai fazer diferença, mas não vai ser um passeio não, pelo contrário.

Faver
Faver
Responder para  Bispo de Guerra
3 meses atrás

Este envelhecimento está ocorrendo no mundo todo e a queda da natalidade já começa a ser observada até em países da Africa e na India. É bem provável que teremos políticas de aumento de filhos no ocidente. É questão de tempo. Desconfio que serão auxilios financeiros, ou tipo bolsa família ou similar.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Faver
3 meses atrás

No mundo todo nāo, no Ocidente, em outras culturas, principalmente a islâmica, eles continuam se multiplicando.

O declínio populacional no Ocidente é consequência direta de políticas públicas equivocadas tomadas na segunda metade do século passado, notadamente a destruiçāo da família nuclear tradicional.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

A transição demográfica e o envelhecimento é resultado do processo de desenvolvimento econômico e social.
E não é uma questão ocidental, está ocorrendo no mundo todo, até no Irã, na Ásia Central, no Sudeste Asiático, na África e América do Sul.
Não tem nada a ver com família nuclear tradicional.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  EduardoSP
3 meses atrás

Qualidade de vida + aumento da renda + aumento da escolaridade de uma sociedade é inversamente proporcional ao n° de filhos e de natalidade de uma sociedade.
O Brasil é um bom exemplo. Embora não sejamos o país mais rico do mundo, é inegável que a população, de modo geral, teve um aumento da escolaridade e renda nos últimos 30 ou 40 anos.
É só comparar a quantidade de filhos que nossos avós e bisavós tinham, com a quantidade de filhos que as gerações atuais tem.
E isso acontece em quase todo país que teve melhoras em seus níveis educacionais e de renda.

Hcosta
Hcosta
Responder para  EduardoSP
3 meses atrás

A lógica da família tradicional se relaciona com o papel da mulher, que passou de ser apenas mãe e cuidadora da casa para alguém com uma educação de nível superior e trabalhadora fora da casa.

O que apesar de ter essa consequência não deixa de ser um avanço civilizacional.
E a demografia nem sempre acompanha o crescimento económico ou a produtividade.

É a narrativa da extrema direita onde Putin passou a ser o grande baluarte dos costumes e da tradição.
E algo contrário aos movimentos de esquerda e até Soviéticos. Mas vale tudo no culto da personalidade.

The Aviator
The Aviator
Responder para  Bispo de Guerra
3 meses atrás

Essa discussão é antiga e me faz perguntar se a humanidade não está diante do apocalipse de dois elefantes: a economia baseada no aumento populacional ficará em frangalhos ou destruiremos o planeta, ecologicamente falando, se continuarmos com crescimento populacional, pois não há como a população crescer sem impactos ambientais crescentes.

Charle
Charle
Responder para  The Aviator
3 meses atrás

Mas se o modelo hegemônico atual, capitalismo predatório especulativo não for mudado, a população planetária poderia ser de 1.000.000 de pessoas que ainda assim o planeta não se manteria sustentável.

Werner
Werner
Responder para  The Aviator
3 meses atrás

Os bilionários obscuros e trevosos amam a teoria de Malthus,por isso patrocinam tantas aberrações na esperança de reduzir a população.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
3 meses atrás

“Uma estimativa confidencial ucraniana feita no início deste ano indicava que 80 mil soldados ucranianos haviam morrido e 400 mil estavam feridos, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. Estimativas de inteligência ocidental sobre as baixas russas variam, com algumas apontando até 200 mil mortos e cerca de 400 mil feridos.”

Desculpe, mas vocês querem mesmo que eu acredite que um lado, que tem ampla superioridade em artilharia, drones, mísseis de cruzeiro e que despeja FAB’s aos montes no outro território, tem mais mortes que o país que não tem superioridade em artilharia e mísseis?

“O presidente Volodymyr Zelensky afirmou em fevereiro que cerca de 31 mil soldados foram mortos até agora. Vários ex-oficiais políticos e de segurança”

Porque um país que conseguiu a “proeza” de só ter 30 mil baixas até agora, assinou no começo do ano leis que diminuem a idade mínima pra ser convocado, que suspendeu a rotatividade de tropas no front ( quem está no front, não tem data pra ser desmobilizado ), que agora permite que presos sejam mandados pro front e que abre centenas de brechas legais que permite que pessoas com doenças crônicas e PCD’s possam ser chamados?
E nem vou falar sobre os recrutadores ucranianos que literalmente sequestram pessoas na rua pra serem enviadas pro Exército…ninguém fala sobre isso….
Porque um país que só teve 30 mil baixas precisaria recorrer a isso?

“Por isso, a Ucrânia resistiu aos apelos de parceiros ocidentais para enviar mais homens à luta (…)”

Hum…é mesmo?

Mas o que me espanta MESMO é que esse tipo de notícia tenha saído em um dos maiores jornais ocidentais.
Alguém poderia imaginar algo assim saindo em um jornal ocidental dessa magnitude até o meio do ano passado?

profyler
profyler
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Willber, é relativamente “Normal” que o país que esta atacando tenha mais baixas, quando os mesmo possuem semelhanças em niveis operacionais e capacidade belica.

A Russia não é mais a União Sovietica. Se fosse potencia militar atualmente, ja teria conquistado faz tempo, os seu objetivos, o que em mais de dois anos, ainda esta longe de conquistar (se é que vai).

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  profyler
3 meses atrás

Embora quem ataque tenha mais chances de ter baixas, o lado que está na defensiva e que toma FAB e artilharia em suas trincheiras 24h por dia, 7 dias por semana, terá mesmo menos baixas do que o lado atacante, mas que tem superioridade em artilharia e aviação?

profyler
profyler
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Russia nao tem superioridade aerea. E não é só com bombas que se fazem um ataque. Se fosse só isso, nao teria baixar Russas, o que obviamente, tem aos milhares.

Werner
Werner
Responder para  profyler
3 meses atrás

Não é,a Ucrânia está tendo altíssimas baixas e muitos sabem disso.
Dizer que a Ucrânia só perdeu 80 mil é risível.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Está faltando capacidade de interpretação de texto.
O jornal não fala que a Ucrânia perdeu 31 mil homens. Ele diz que o presidente da Ucrânia fez essa afirmativa. Você pode questionar os dados do presidente da Ucrânia, mas não o jornal por ter dado a informação.

Você inclusive esqueceu de ler essa parte aqui, que está logo em seguida à afirmação do presidente ucraniano: “Vários ex-oficiais políticos e de segurança disseram que essa subestimação foi feita principalmente para acalmar a sociedade e ajudar a continuar a mobilização de novos recrutas. Um porta-voz de Zelensky recusou-se a comentar.”

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  EduardoSP
3 meses atrás

Sim, eu lí essa parte.

E é justamente ESSA parte no qual me refiro o porque de um presidente dizer que só teve 30 mil baixas até agora, mas esse mesmo presidente precisa recorrer a várias mobilizaçóes, que suspendeu a desmobilizaçáo dos militares no front e que tem que “caças” gente na rua pra mandar pro Exército, ao mesmo tempo em que “admite” apenas 30 mil baixas.

Quem não está com a interpretação de texto em dia aqui não sou eu.

Heinz
Heinz
3 meses atrás

Os russos veem os ucranianos como uma raça inferior, sempre foi assim, desde os tempos do lixo Lenin / Stalin. Na primeira invasão russa em 2014 os países já deveriam ter tido um pulso firme com a Rússia, essa guerra é única e exclusivamente de anexação territorial e destruição da identidade cultural ucraniana. “ain mas a OTAN” “maidan” n4z1sm0″ isso é tudo balela, os russos invadiram a Ucrânia em 2014, e em 2022, pura e simplesmente para anexar território e dominação governamental.
Isso é claramente demonstrado pelos fatos, ações e falas de representantes russos de mais alta patente.
Quanto ao nível de baixas, é simplesmente um banho de sangue, já vimos de tudo nesse conflito, baixas devido artilharia, minas, trocas de tiro, por drones, suicídios, e até mesmo por superiores eliminando seus próprios soldados.

Jose
Jose
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Excelente comentário. De acordo. É isso mesmo. A guerra só está acontecendo pelos devaneios de um louco, como na década de 30/40.

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Responder para  Jose
3 meses atrás

Falou quem teria apoiado alegremente a invasão nazista da URSS.

Jose
Jose
Responder para  Manus Ferrum
3 meses atrás

Oi ? Invasão nazista ? NUNCA meu caro. Por isso não apoio essa invasão criminosa da Ucrânia.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Heinz
3 meses atrás

É isso. Tem gente aqui que passa o dia todo inundando o site com um besteirol sem fim pra tentar, seja por qual motivo for, disfarçar isso. É uma guerra de anexação. Ponto. O resto é tudo besteira.
Quanto aos números, pela intensidade desse conflito e o tempo de duração, creio que, de ambos os lados, estão abaixo da realidade, ao menos no número de mortos.

profyler
profyler
Responder para  Felipe M.
3 meses atrás

São os fãs de ditadores. Esta cheio por aqui e no mundo inteiro.

Jose
Jose
Responder para  profyler
3 meses atrás

Verdade.

Charle
Charle
Responder para  profyler
3 meses atrás

Qual deles? Por que também há ditadores disfarçados em campeões da democracia mundial.

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Deve ser por isso que a Ucrânia era a republica soviética mais importante depois da Rússia e um grande polo agrícola, industrial e técnico-cientifico. Sem falar nos chefes de governo de origem ucraniana.

Charle
Charle
Responder para  Heinz
3 meses atrás

“Os russos veem os ucranianos como m raça inferior. Sempre foi assim”.
Essa afirmação me lembrou sabe do quê?
Os meios acadêmicos e intelectuais estadunidense e europeus ocidentais não veem o Brasil como um país de elevada cultura ocidental. Aliás, sequer consideram que façamos parte dessa cultura.
A narrativa já está pronta…

Wagner
Wagner
Responder para  Charle
3 meses atrás

Ah ok, russos e chineses é que veem o Brasil como um país rico culturalmente e que deve ser tratado com igualdade e respeito ne kkkkkkk

JHF
JHF
Responder para  Wagner
3 meses atrás

Caso viaje a Rússia e siga lá que é Brasileiro vai se muito bem tratado. Se falar de futebol então vai beber de graça. Só muito cuidado pois na Rússia se bebe vodka na velocidade de cerveja na praia …

Luís Henrique
Luís Henrique
3 meses atrás

A Rússia atingiu no primeiro semestre aquele número que foi “determinado” no ano passado de 1,32 milhões de militares na ativa.

Agora, ontem o Putin ordenou o aumento para 1,5 milhões. Ou seja, um aumento de +180 mil militares na Ativa.

Com isso a Rússia vai passar a Coreia do Norte que estava empatado com 1,32 mi também, vai passar os EUA que possui 1,328 mi e vai passar a Índia que possui 1,45 mi.

Se tornará o 2º maior efetivo militar do mundo, só atrás da China que possui 2,03 mi.

O TOP 5 ficará:

China 2,03 mi
Rússia 1,50 mi
Índia 1,45 mi
EUA 1,32 mi
Coreia do Norte 1,32 mi

E em 6º lugar a Ucrânia com cerca de 900.000 militares na Ativa.

profyler
profyler
3 meses atrás

1 milhão de mortos causado por um governo assassino de um ditador sanguinario que decidiu infrigir todas as leis internacionais e invadir um país soberano.

Assim como a Alemanha na segunda guerra mundial, o EUA no Afeganistão e Iraque entre outros conflitos, a Russia pagará um preço altissimo por essa decisão.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  profyler
3 meses atrás

Vai?
Qual o preço?
A Rússia tem poder de veto dentro da ONU, umas 5 mil bombas nucleares e China e Índia para sustentá-la.
Quem paga preço é Brasil, Venezuela, Argentina… Com a Rússia não vai acontecer nada.
Daqui a pouco entra um Trump da vida, acaba com a “brincadeira” e tá todo mundo bebendo e rindo como se nada tivesse acontecido.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Emmanuel
3 meses atrás

Não entendí.
Porque diabos o Brasil “paga o preço”?

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

O que é a falta de interpretação de texto em fera.
Lê de novo. Quem sabe você acaba entendendo.

profyler
profyler
Responder para  Emmanuel
3 meses atrás

EDITADO
Sem provocações por favor!!

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  profyler
3 meses atrás

EDITADO
Sem provocações por favor!!

Jose
Jose
Responder para  Emmanuel
3 meses atrás

Trump não deve nem acabar com a “brincadeira” dele…rs.

sergio S.
sergio S.
Responder para  Emmanuel
3 meses atrás

Tenho minhas duvidas se o Trump vai acabar com essa brincadeira do jeito que ele fala……..com as industrias bélicas faturando bilhões e com o lobby forte no congresso. Se fosse em um outro certo pais em que é só começar alguns oligarcas a cair da janela, escada e todo mundo fica quietinho, ai sim…..mas no caso do Trump……

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Responder para  profyler
3 meses atrás

Cai dentro.

Antunes 1980
Antunes 1980
3 meses atrás

Segundo Oryx, Rússia perdeu 3.500 MBT e cerca de 6.500 IFV entre outros meios de transporte.
Se formos conversadores nas perdas, só aí dá quase 30.000 mil mortos só em veículos.

As baixas russas são mais significativas que os canais russos dizem ser.

Se o cenário fosse assim tão favorável para a Rússia, ela já teria liquidado a fatura.

Jose
Jose
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

Nada. Segundo alguns aqui morreram 10 russos e 80 milhões de ucranianos, malvados, naszistas e afins…

Vitor
Vitor
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

Acorda… Oryx esconde as perdas reais de Patriot e Abrans

Hcosta
Hcosta
Responder para  Vitor
3 meses atrás

em ambos são equipamentos enviados em “tão grandes” quantidades que explicam a morte de 20 000 Ucranianos.
Ou até mais, se forem todos destruídos, como muitos dizem, ao entrar na Ucrânia…

Underground
Underground
Responder para  Vitor
3 meses atrás

Na melhor das hipóteses foram entregues 30 tanques Abrams e 25 sistemas Patriot.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Underground
3 meses atrás

baterias patriot devem ser 3 ou 4. O 25 deve ser somente os lançadores (até 8 por bateria)

Tobyaps
Tobyaps
3 meses atrás

Acho que quanto menos seres humanos melhor para o planeta, a fauna e flora. Você sai de casa para ir no centro da cidade ou numa praia por exemplo e tem tantos bípedes gritando e tentando chamar atenção que cansa, de madrugada abro a janela do quarto para ver a chuva, pensando, “devo ser o único acordado, vou aproveitar para ver a chuva e espiar as casas vizinhas”, aí já tem 5 caboclos na esquina esperando ônibus e me observando rsrs brincadeira pessoal, mas é verdade rsrs.

Werner
Werner
Responder para  Tobyaps
3 meses atrás

É isso dos que se acham donos do mundo querem,redução da população.
Para eles o ideal é uma população de 1 bilhão de habitantes na Terra,a pandemia não deu certo,guerra nuclear?

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Tobyaps
3 meses atrás

Já pensou em dar o exemplo? Todo mundo quer ir pro céu,mas ninguém quer morrer.

BraZil
BraZil
3 meses atrás

Quando via a fonte ao final, entendi certas nuances…

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
3 meses atrás

Como diz o slogan da funerária, mas aplicada à indústria de armas: “sua tristeza é a minha alegria”.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
3 meses atrás

OFF TOPIC – A Ucrânia destruiu um grande depósito de munições da Rússia. A notícia saiu hoje (18/09/2024), no site da CNN. Um ataque de drones ucraniano, lançado durante a noite, destruiu um grande depósito de munição na região de Tver, no oeste da Rússia, e causou uma grande explosão, que gerou atividade sísmica, de magnitude 2,5 a 2,8, captada por monitores de terremotos. Os drones ucranianos tiveram como alvo o armazém operado pelo Ministério da Defesa russo na cidade de Toropets, que armazenava sistemas de mísseis táticos Iskander, sistemas de mísseis táticos Tochka-U, bombas aéreas guiadas e munição de artilharia. O Putin vai precisar de mais auxílio da Coreia do Norte e do Irã …
https://edition.cnn.com/2024/09/18/europe/ukraine-russian-weapons-depot-drone-attack-intl/index.html

Manus Ferrum
Manus Ferrum
3 meses atrás

Mars est beatus.

Bigliazzi
Bigliazzi
3 meses atrás

EDITADO:
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para divulgação, propaganda ou interesses pessoais.

José 001
José 001
3 meses atrás

A quantidade de mortos/feridos nenhum dos lados vai confirmar e não dá pra dizer no achometro.

Mas o número de novos cidadãos russos que antes viviam nas ex-terras ucranianas é imensamente maior.

E isso não é conta de padaria.

Gostem ou não.

Abraços.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
3 meses atrás

Poxa fique desapontado, dessa vez não teve menção a Rússia ter munição para 3 dias.

Felipe
Felipe
3 meses atrás

970 mil Russos, 30 mil Ucranianos, segundo Zelensky (aquele que quando fala, a midia divulga como verdade).

Heli
Heli
3 meses atrás

Guerras seriam ótimas se nelas morressem os políticos e empresários por trás delas. Mas não, quem nelas morrem são as pessoas comuns.

Binho
Binho
3 meses atrás

Eu conheci a Russia e tbm Ucrânia………..Moscou fica 800 km de Kiev (isso é nada pelo tamanho da Russia)

Fui recebido bem nos dois países por ser brasileiro, aliás nenhum país da Europa te recebe tão bem por sua nacionalidade brasileira que na Russia

Lamentar uma guerra dessas

Nitrox13
Nitrox13
3 meses atrás

Isto vai sair muito caro para a Europa e tb para mundo. Guerra de egos, mas o que importa para este mundo são as trocas comerciais, ai é que se deve investir. nunca em guerras, agora estamos tramas de uma maneira ou de outra, se não haver uma solução de compromisso.

W. Mario
W. Mario
3 meses atrás

A Rússia está lutando uma guerra de atrito pra recuperar o controle de um país que sempre foi seu fantoche, e na melhor das hipóteses vai conseguir pegar 30% da Ucrânia.
Nesse processo, muitos russos fugiram com medo do alistamento, afetando áreas estratégicas como a tecnológica, a economia vai sentir a longo prazo e está tendo que passar segredos militares em troca de armas, está se tornando mais dependente da China, e só reviveu a OTAN, que pouco antes falava-se em dissolver.
Na verdade, agora a OTAN está na fronteira com a Finlândia, como que tem gente tão cega ao achar que a Rússia está se saindo melhor nessa guerra? A Ucrânia é só a bucha de canhão, mas Putin ferrou a Rússia no longo prazo

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  W. Mario
3 meses atrás

Estrategicamente, esta guerra está perdida para a Rússia. O custo a longo prazo e tão alto que, não importa o resultado, a Rússia sai pior do que entrou.

Diego
Diego
2 meses atrás

A diplomacia está em declínio, quando encontra pra discutir certos conflitos, já vem com opiniões formadas e sem deixar espaço pra verdadeira negociação.
Os países ricos hoje não quer saber de ceder em nada, apenas as suas ideias ou opiniões deve ser seguidas.
Enquanto isso milhares de vidas são perdidas nesses conflitos sem sentido e ninguém consegue conversar pra resolver pois que tem poder pra fazer ser ouvido ou ditar o ritmo da situação não está nem aí pra parar esse conflito, pois esses mesmos conflitos os enriquece grandemente e eles aí sai como o lado que sempre protege a paz e justiça.

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
2 meses atrás

Na propaganda de guerra principalmente no YouTube a Ucrânia parece estar ganhando a guerra como na verdade não consegue expulsar os russos do seu território graças a ajuda insuficiente do ocidente!! A diplomacia está interferindo enquanto isso milhares morrem todos os dias!!