Astros 2020

Astros 2020 da Avibras

Segundo o colunista Lauro Jardim do jornal O Globo, uma delegação de cinco executivos da estatal chinesa Norinco realizou uma visita discreta à sede da Avibras, no dia 13/9, localizada em Jacareí (SP).

O encontro marcou mais um passo nas negociações para a aquisição da maior fabricante de armamentos do Brasil, que está em recuperação judicial desde 2022.

Há três meses, a Norinco enviou uma carta ao Ministério da Defesa formalizando seu interesse na compra da empresa. Naquele momento, o governo Lula, preocupado com a possível desnacionalização da Avibras, acionou o BNDES para encontrar uma alternativa que evitasse a venda para o grupo chinês.

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Samuel Asafe
Samuel Asafe
2 dias atrás

A readequação dos componentes do Astros por componentes chineses e o controle acionário maior brasileiro(tipo o caso da Siatt) não seria suficiente pra contornar as sanções americanas contra a empresa?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Samuel Asafe
2 dias atrás

O fato da Norinco entrar como parceira na Avibrás não significa substituição dos componentes dos produtos por similares chineses. Ainda que fosse, se os componentes forem certificado também estaria ok.

Não existe sanção dos EUA para a Avibrás. A empresa está ruim das pernas por problemas de administração. Ela tem dívidas com fornecedores e dívidas trabalhistas..

A empresa está no buraco. Ou se faz alguma coisa ou ela vai desaparecer.

Tuxedo
Tuxedo
Reply to  Camargoer.
2 dias atrás

“O fato da Norinco entrar como parceira na Avibrás não significa substituição dos componentes dos produtos por similares chineses.”

Arran, confia…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Tuxedo
2 dias atrás

Olha… Vocẽ leu a frase inteira? Claro que não… Caso tivesse lido teria entendido que a participação da Norinco na Avibrás nem significa a substituição dos dispositivos nem significa que os dispositivos originais do projeto serão mantidos…

contudo, ahhhh estas adversativas, a substituição de um componente do projeto original por outro (seja chinês, japonês, alemão.. até argentino) depende da certificação do componente….

Uma vez que o componente é certificado, tanto faz a sua origem

aliás, tinha componente chinês no F35, trechos de software de submarino inglẽs escritos por russos… e suspeito que teve a mão de indianos também…

Tuxedo
Tuxedo
Reply to  Camargoer.
1 dia atrás

Vc acha que a Norinco não vai querer a nossa Avibras? A China quer o Brasil, essa é a real, quem n quiser acreditar que fique na ilusão rsrs

Samuel Asafe
Samuel Asafe
Reply to  Camargoer.
2 dias atrás

Mas a Norinco está sancionada, não?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Samuel Asafe
2 dias atrás

Então. a legislação brasileira trata todas as empresas no território nacional como empresas brasileiras, independente do capital ou de quem faz parte da diretorias.

Se a empresa está registrada no Brasil com CNPJ válido, então é uma empresa brasileira.

Para sancionar uma empresa brasileira, seria preciso sancionar o Brasil, mas o Brasil não tem sanções econômicas de qualquer natureza.

Para qualquer país sancionar uma empresa brasileira, isso criaria um problema diplomático entre este país e o Brasil….

Nada é tão simples assim.

Pedro
Pedro
Reply to  Camargoer.
2 dias atrás

Não existe agora. Se os chineses comprarem já é outra historia.
E as sanções não virão só pra chinabras.

Last edited 2 dias atrás by Pedro
Underground
Underground
Reply to  Camargoer.
2 dias atrás

Não vai quebrar.
Vender a empresa é entreguismo.

Sérgio Cintra
Sérgio Cintra
Reply to  Underground
1 dia atrás

Uma importante empresa em São Carlos que também se enroscou financeiramente, não recebeu ajuda governamental, teve que ser dividida em 2, com uma parte indo para a área de medicina (cambaleante mas sanada) e outra com atividade militar, sendo essa adquirida por um grande conglomerado francês e hoje fornecem para as nossas forças armadas. A grande diferença está no fato de na época não ter perdido a massa crítica – os agentes especializados em criações – enquanto que na Avibras, pela falta de pagamento de salários, sua massa já pulou fora, restando a m.o. montadora.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Camargoer.
1 dia atrás

Eu acredito que ela de fato já desapareceu porque seus engenheiros já foram embora e absorvidos por outras empresas. O EB cogita transferir o MTC-300 pra SIATT, entre outros motivos. Houve demora demais, dois anos e meio para dar alguma definição ou pensar em soccorrer a Avibras. E também não parece haver solução no curto prazo. Dentro de pouco já não será necessário porque nada terá sobrado ou a empresa estará completamente falida.

Nilo
Nilo
Reply to  Samuel Asafe
1 dia atrás

Na verdade. O que faz o governo chinês permitir a uma empresa chinesa a insistir em compra a Avibras?. O governo atual mostrou-se insatisfeito não quer que a Avibras vá parar nas mãos da chinesa Norinco e mobilizou o BNDES para buscar uma empresa brasileira — ou um “pool” de empresas — para assumir suas operações. Houve também o projeto do Boulos. Na sequência me parece esvaziamento dos contratos com Avibras, transferência do projeto S50 do VLM-1 para outra empresa. Para o Sohu, o desenvolvimento do míssil de cruzeiro brasileiro, denominado MTC-300, é comparável ao do míssil “Tomahawk”, dos Estados… Read more »

Last edited 1 dia atrás by Nilo
Tallguiese
Tallguiese
2 dias atrás

Se a norinco entrar, a avibraz não vende mais nenhum produto pra fora. Há não ser alguns países da África, china e “outros”…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Tallguiese
2 dias atrás

“a avibraz não vende mais nenhum produto pra fora”

A Avibrás vende o quê pra qual país ultimamente mesmo?

“Há não ser alguns países da África, china e “outros”

E outra, qual país da OTAN já adquiriu algum da Avibrás? A Avibrás sempre vendeu pra países africanos e da OM, e nunca teve problema com isso…

Você está ciente de que o ASTROS só existe por causa do Saddam e do Iraque, né?

MMerlin
MMerlin
Reply to  Willber Rodrigues
1 dia atrás

“A Avibrás vende o quê pra qual país ultimamente mesmo?”

Nenhum.
A polêmica e problema com a NORINCO é que ela é estatal.
Outro problema é a empresa nacional tem (por enquanto) participação em vários programas militares e espaciais que são fundamentais para o país e necessitam incondicionalmente de componentes e equipamentos ocidentais.
Tem gente que acha que é fácil fazer as adaptações com componentes chineses. Mas a vida não é disneylândia. Tem toda uma arquitetura envolvida e, as vezes, o custo não compensa e vale até o redesenvolvimento.

JHF
JHF
Reply to  Tallguiese
2 dias atrás

Então, vende algum produtos para fora. Só não para o gora que vc quer.

JHF
JHF
Reply to  JHF
2 dias atrás

Fora*

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Tallguiese
2 dias atrás

Contanto que ela venda, não me importo se é para Marte, Júpiter ou Saturno. Quero mais que venda e desenvolva seus produtos.

André Bueno
André Bueno
Reply to  Leandro Costa
2 dias atrás

E Vênus?!

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  André Bueno
1 dia atrás

Caloteiros. Melhor vender para os Cavaleiros que Dizem Ni.

brutus
brutus
Reply to  Leandro Costa
1 dia atrás

boa resposta

Elias E. Vargas
Elias E. Vargas
Reply to  Leandro Costa
1 dia atrás

A Avibras, com a sucessão familiar deteriorou é é necessário uma saída que permita proteger os interesses nacionais da expertise desenvolvida para que não desapareça. Entendo que um consórcio de empresas do setor, como a Siat, Akaer, Embraer, Ael, Condor, etc., com ou sem a participação da Norinco é a solução, com o agregamento tecnológico e financeiro que pode ser aportado nessa empresa, certamente éla sa´ra dessa crise fortalecida e mais capacitada.

Iran
Iran
Reply to  Tallguiese
2 dias atrás

A Avibrás só vendia pra país africano e do Oriente Médio de qualquer forma kk

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Iran
1 dia atrás

E sudeste asiático. Malásia e Indonésia foram clientes dos Astros I e II

Nilo
Nilo
Reply to  Iran
1 dia atrás

certamente, a China tem forte parceria com paises africanos mais também com paises O. Médio lembrando que a maior compradora está no BRICS – A. Saudita.

Nativo
Nativo
Reply to  Tallguiese
1 dia atrás

Santo desinformado.
A China vende parar toso oriente médio,, mundo árabe , já para vários países latinos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
2 dias atrás

Sempre fui contra vender empresas estratégicas, mas…
No caso da Avibrás, não consigo ver nenhuma solução que não seja essa.
Se for fejito nos mesmos “moldes” que a SIATT e os Sauditas, então talvez seja um bom negócio pra ambos.
O ideal seria alguma empresa BR comprar e absorver ela, mas como não tem nenhuma empresa desse porte pra fazer isso…

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Willber Rodrigues
2 dias atrás

Acho que finalmente concordamos. Espero que vá adiante. Minha preocupação é possível futura integração do Link BR2 em equipamentos da Avibrás e como isso pode ser comprometido, seja com Chineses, Australianos ou Inca Venusianos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Leandro Costa
1 dia atrás

Se a integração com o LinkBR realmente fosse algo preocupante, que tirasse o sono dos militares, eles estariam se pronunciando e mexendo seus pauzinhos em favor da Avibrás.
Como não vejo nenhum fardado movendo uma palha pra essa empresa ( o próprio EB não vê problema nenhum em sua venda ), então não acho que essa integração será problema…

Nilo
Nilo
Reply to  Willber Rodrigues
1 dia atrás

Correto, o sistema Link-BR2 foi desenvolvido pela AEL Sistemas em parceria com a Kryptus Defesa e Segurança e a Aeromot Aeronaves, com integração com os sistemas desenvolvidos no Brasil, como o , STERNA e MDLP, desenvolvidos pela FAB e MB. Será acrecido com o RDS-Defesa, desenvolvido pelo Exército. Desconheço participação da Avibras.

marcelo
marcelo
2 dias atrás

Infelizmente o governo brasileiro, não leva nenhuma industria, voltada a area militar a sério , faz tempo. Perder o conhecimento nesta setor leva-se anos. Lamentável.

Edu
Edu
Reply to  marcelo
1 dia atrás

Acho que no caso do Brasil, conhecimento voltado para a área militar não se mede em anos e sim em décadas.

Last edited 1 dia atrás by Edu
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
2 dias atrás

Queria saber de onde tiraram que a Avibrás é a maior fabricante de armamentos do Brasil?
Faturamento? Parque Industrial?
Embraer Defesa e Segurança, CBC e Taurus me parecem maiores e com faturamento certamente muito maior!

Welington S.
Welington S.
2 dias atrás

Vende aí que sanções virão com força para cima das FAs. Estão duvidando? Anotem!

Zorann
Zorann
Reply to  Welington S.
2 dias atrás

Deixe as sanções virem! Ai jogam o Brasil de vez no colo da China

Iran
Iran
Reply to  Welington S.
2 dias atrás

Acho que os EUA vão evitar fazer algo muito pesado para não jogar o Brasil pro lado da Rússia e China

Nilo
Nilo
Reply to  Iran
1 dia atrás

lembrando que a parceria estratégica hoje da Rússia com a China foi graças os governos americanos insistentemente ignorar os avisos da Rússia. É um jogo de mão dupla, o Brasil está no linha que a India aproveitando os espaços, com uma linha diplomática de não interferencia ee respeito a acordos internacionais rsrsrsrs

Last edited 1 dia atrás by Nilo
André Macedo
André Macedo
Reply to  Welington S.
2 dias atrás

Não há a mínima razão pra sancionar o Brasil por isso. Seria o mesmo que sancionar outros países que compram armas dos chineses.

Verluno
Verluno
Reply to  André Macedo
2 dias atrás

Não é necessário sancionar. Basta fechar o mercado ocidental para armamentos brasileiros, evitar a venda de equipamentos ocidentais para pais visto como sócio dos oponentes geopolíticos.

Military Cake
Military Cake
Reply to  Welington S.
1 dia atrás

Que existe uma certa intenção dos nossos políticos de aproximar e integrar o Brasil ao autoritarismo, é um fato.

Mas eu não acho que o Brasil seria sancionado, o mas provável é que parem de vender armas para o Brasil, mas sem aplicar sanções.

É bom lembrar que os europeus já transferiram muita tecnologia para china. Desde motores de tanques e outros blindados, até canhões (tanto de tanque quanto naval), mísseis e obuseiros.

Last edited 1 dia atrás by Military Cake
Nilo
Nilo
Reply to  Welington S.
1 dia atrás

Resumo de uma Brasil viralata rsrsrsrs como digo, Rússia não relativiza sua soberania

naval762
naval762
2 dias atrás

Essa empresa vai terminar na mão dos chineses.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
2 dias atrás

…antigos ditados:

“aonde o ouro fala , tudo cala”….

“o diabo esta nos detalhes”…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 dias atrás

Meu Deus, que situação, barbaridade, parece que vamos continuar como pais do passado.

Nilo
Nilo
Reply to  Nilton L Junior
1 dia atrás

Estou achando que pode ter havido sondagem dos chineses com o governo atual, o presidente deu para traz, está mais mercado que sua vã filosofia rsrsrsrs

Gabriel BR
Gabriel BR
2 dias atrás

Eu sou a favor de vender para os chineses. Avibrás com capital chinês vai decolar

Thiago
Thiago
Reply to  Gabriel BR
2 dias atrás

Não se deve entregar nada estratégico no Brasil pra gringo nenhum.
Deviam estatizar. Deve-se esquecer o dogma que diz que tudo que é estatal é ruim. Estatais chinesas vivem vencendo empresas ocidentais no mercado. A propria norinco é estatal. Podemos fazer uma avibras estatal dar certo também, pois somos tão capazes como qualquer outro povo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Thiago
1 dia atrás

Uai vai lá você e compra a Avibras …

Thiago
Thiago
Reply to  Gabriel BR
1 dia atrás

Eu não tenho dinheiro pra isso. O governo tem. É bem barato pro governo até.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Thiago
1 dia atrás

Podemos fazer uma avibras estatal dar certo também, pois somos tão capazes como qualquer outro povo.”
Há controvérsias.

Fawcett
Fawcett
2 dias atrás

O que me surpreende não é a AVIBRAS está nesta situação, mas sim como ela sobreviveu tanto tempo em um país que investe tão pouco em defesa. Outra questão que fica no ar é do que adianta uma empresa ser considerada estratégica pelo Brasil e este país nada fazer para tirá-la da UTI em que se encontra.

Esteves
Esteves
1 dia atrás

Empresa em recuperação judicial ou empresa em concordata não muda muito. É uma empresa que perdeu a capacidade de pagar credores e obrigações. Esse é um problema. Outro problema da Avibras é a falta de receitas. A Avibras não fatura. A Avibras não vende. Vender a Avibras para qualquer interessado em colocar as finanças em dia assumindo a recuperação judicial que depende de ok dos credores é parte da solução. Uma outra parte é colocar a Avibras para faturar. Faturamento depende de pedidos que dependem de negócios que dependem de inovações, custos, preços competitivos e…lobistas. Não basta ter bons produtos.… Read more »

Last edited 1 dia atrás by Esteves
Nilo
Nilo
Reply to  Esteves
1 dia atrás

Sim este retorno dos chineses demonstra isso, depois da postura descontentamento do governo atual, um projeto para Avibras de consolidação de seus produtos como disse acima para exportação aos BRIC quem sabe a própria China, atualmente as disputas geopoliticas entre EUA, Europa versos China tem levado a China a declarar amor pelo Brasil rsrsrsr Brasil eu te amo, acredita?

Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 dia atrás

Meu coração é verde amarelo azul anil…

Nilo
Nilo
Reply to  Esteves
1 dia atrás

Eu já suspeitava rsrs

Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 dia atrás

Nilooooooo….Nilooooooo.

Eles vão explicar Curitiba?

Nilo
Nilo
Reply to  Esteves
1 dia atrás

O caso Curitiba já está explicado, mas não é crivel, para um setor. Por isto, outras não serão ditas em público Rsrsrsrs

Last edited 1 dia atrás by Nilo
Claudio almeida
Claudio almeida
1 dia atrás

O que as forças armadas , ministro Celso Amorim estão esperando para associar-se
com os chineses, será eles não sabem q os americanos não deixa o Brasil se desenvolver militarmente, meu Deus, acorda pessoal..isso é medo ou covardia?

Jeferson
Jeferson
1 dia atrás

Sobre a rota transoceânica, exigências da China
– Apenas trabalhadores chineses, que depois de concluído voltam para china
– Ser dona dos territórios da obra
E tem gente que acha que vale apena vender a Avibras para eles. Comunista é muito pior que o EUA , o maior problema é os políticos abandonarem a empresa estratégia.

Esteves
Esteves
Reply to  Jeferson
1 dia atrás

Não é verdade.

Jose Pereira
Jose Pereira
1 dia atrás

A imbel poderia comprar a avibras

MMerlin
MMerlin
Reply to  Jose Pereira
1 dia atrás

É brincadeira, certo?

Milton
Milton
1 dia atrás

Até parece que os EUA deixarão esse negócio sair do papel,se não for a favor deles sofre sanções, tanto dele como de outros países puxa saco deles,
Aqui só não filunciona direito a indústria bélica brasileira pois temos uma praga chamada políticos,que estão nm aí pro país,vendem tudo e o pais fica com as migalhas

Emmanuel
Emmanuel
1 dia atrás

Vamos supor que a Norinco compre a Avibras, o que poderia acontecer?
A venda do seus produtos para países africanos e da Ásia, parceiros da China.

Esse seria o lado bom. O lado ruim é que a Avibras pertenceria aos chineses.

Sanção?
Pode ser que aconteça. Mas se os Estados Unidos o fizerem, vão jogar o Brasil no colo da China na questão de defesa. Será que vale a pena perder esse “aliado estratégico” por tão pouco?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Emmanuel
1 dia atrás

Nāo vāo, nāo.

Quem fala que o Brasil “vai cair no colo da China” nāo deve ter noçāo do quāo dependente o País é dos EUA.

Veja o que aconteceu com a questāo da Starlink, até as forças armadas mostraram preocupaçāo.

Todas as comunicações e sistemas, civil ou militar, que o Brasil usa depende dos EUA.

Com a provável mudança de governo nos EUA ano que vem, as sanções irāo acontecer porque o novo presidente pega pesado com a China. Vai pressionar o Brasil e o Brasil vai aceitar a pressāo.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Allan Lemos
1 dia atrás

 “nāo deve ter noçāo do quāo dependente o País é dos EUA”

https://www.infomoney.com.br/economia/brasil-exporta-mais-para-china-e-eua-e-menos-para-a-argentina-e-ue-em-janeiro/

Dá uma lidinha aí para ver de quem somos dependentes.
Se a China parar de comprar, o Brasil acaba.
O Brasil já caiu no colo da China na dependência econômica. Só falta a militar. E se entrarmos na nova Rota da Seda, aí é game over de vez.

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/nova-rota-da-seda-trara-mais-empresas-chinesas-para-o-brasil-diz-embaixador/

https://brasildefatorj.com.br/2024/08/15/participacao-do-brasil-em-nova-rota-da-seda-pode-contribuir-para-integracao-regional

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Emmanuel
1 dia atrás

Nada a ver uma coisa com a outra. China nunca a relaçāo do Brasil com os EUA é muito mais forte do que jamais será com a China.

Os laços com os americanos sāo históricos e culturais, isso independe de questões econômicas ou de quem esteja no comando. A China jamais gozará do mesmo prestígio ou confiança.

Nilo
Nilo
Reply to  Allan Lemos
1 dia atrás

Pois é, o Brasil continua anão diplomático ou o BRICS está se amplianto como mercado potencial, ou a China está ouvindo os apelos do atual governo que parceria seria envolve também aquisição de protudos de alta tecnologia como da Embraer que agraga muito produto americano e também acioanistas, americanos costumam dizer, Brasil ganha-se no grito rsrsrs.

Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 dia atrás

O Brics está pondo as asas de fora.

Esteves
Esteves
Reply to  Allan Lemos
1 dia atrás

Starlink…será que tem 100 mil clientes ativos no Brasil? Talvez 10 mil?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Esteves
1 dia atrás

200, incluindo as FA.

Esteves
Esteves
Reply to  Allan Lemos
1 dia atrás

200 mil dizem eles. Quantos clientes ativos…que entram e são pagantes é um número difícil de obter. As Telecom contam quantos clientes entram mas não contam a mortandade…a Vivo diz que tem 100 milhões, a Claro 110 milhões, a Tim mais 100, a finada Oi outros 100…

Todas tem adição negativa. E todas mentem.

Bardini
Bardini
1 dia atrás

Ter a China dentro da BID, significa ampliar as restrições de componentes tecnológicos de empresas que possuem negócios nos EUA, UE, Japão, Korea e demais aliados. Isso poderá afetar desde de empresas que não fazem parte da BID, aos programas já em andamento e futuros de diferentes empresas, pelo temor de que conhecimentos e componentes críticos acabem nas mãos dos chineses. Sistemas de comunicação, chips, sensores, materiais, ferramentas, máquinas e equipamentos, etc… A peneira ficará muito mais fina. . Tem gente que simplesmente não sabe do que está falando, dando a entender que não existe problema algum ter a China… Read more »

Last edited 1 dia atrás by Bardini
Esteves
Esteves
Reply to  Bardini
1 dia atrás

Tolices. Discursinho dos anos 1960.

Esteves
Esteves
Reply to  Bardini
1 dia atrás

Vamos expulsar todas as multinacionais daqui…nenhuma delas é nacional.

Gustavo
Gustavo
1 dia atrás

Abram o olho, chinêses são muito astutos, vão fazer a mesma coisa que a Ford fez com a fábrica da Troller, manifesta o interesse na compra da empresa e depois que se torna o dono fecha a empresa. Isso para depois aumentar a dependência do Brasil e conseguir mais um cliente para comprar da fabrica deles.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Gustavo
1 dia atrás

A Ford comprou a Troller por causa dos benefícios fiscais e não pelo veículo em si, que não era nada de mais e a fabricação era quase artesanal.

A Ford fechou essa e outras fábricas no Brasil porque só tinha prejuízo e também porque passou a focar em veículos caros (camionetes, SUVs e esportivos) abandonando os hatches que vendia aqui.

Alex Prado
Alex Prado
1 dia atrás

É uma lástima…. o Brasil faz pouco caso de sua indústria de defesa, ao meu ver (de leigo) isso coloca em risco o desenvolvimento e gera fuga de pessoal altamente qualificado nessa área, forçando o país a ser dependente de indústrias de fora e colocando em risco a nossa capacidade de defesa contra ameaças externas inclusive dos países de origem das mesmas….Eu não entendo o que se passa na cabeça dessa gente de negligenciar algo tão Vital que não só põe o país em risco mas toda a nossa infraestrutura e comércio. Nem sei o que dizer mais.

Bigliazzi
Bigliazzi
6 horas atrás

Segue o jogo… Temos um bom produto. O governo brasileiro – pelo que pudemos entender na compra dos sistemas Atmos fabricados em Israel – tem suas preferências de torcida. Resumo da história: JÁ ERA. No caso da CPFL, os chineses compraram tecnologia e um negócio lucrativo. No caso da Avibras, irão comprar um ótimo produto, bem melhor do que os feitos pelos russos e pelos próprios chineses. “Negócio da China” só existe para chineses e para quem torce pelos chineses. Pode perguntar para os israelenses.