Seca e queimadas: Lula diz que Exército pode usar jovens do serviço militar para combater fogo
Presidente citou ’70 mil jovens por ano’ que ingressam no serviço militar, e falou em treiná-los para ações de defesa civil. Lula visitou Pantanal e Amazônia e retomou intenção de criar ‘autoridade climática nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que jovens em formação militar sejam treinados para atuar no combate a queimadas e desastres climáticos, aproveitando o período em que servem nas Forças Armadas. A ideia foi apresentada ao comandante do Exército, mas ainda não há previsão para sua implementação. Lula destacou que aproximadamente 70 mil jovens por ano poderiam ser preparados para enfrentar questões climáticas e proteger florestas, água e vidas humanas.
Lula também ressaltou a importância de envolver a população no combate às mudanças climáticas, assim como a sociedade se adaptou a medidas contra a dengue. Ele defendeu que o Brasil precisa de milhões de pessoas preparadas para lidar com queimadas e outros desastres naturais. O presidente apontou o exemplo de brigadistas voluntários que atuam no Pantanal como uma referência para a mobilização nacional.
O presidente reafirmou o compromisso de seu governo com a criação de uma autoridade nacional para o clima, prometida desde sua campanha. Essa medida visa tratar a questão climática com seriedade, deixando de ser um tema “secundário”. Contudo, detalhes sobre o funcionamento dessa nova autoridade, como seu orçamento e liderança, ainda não foram divulgados.
Lula ressaltou a importância de pressionar a comunidade internacional, especialmente os países desenvolvidos, para financiar a preservação da Amazônia. Ele destacou que as pessoas que vivem na floresta, como extrativistas e indígenas, precisam ser apoiadas para que possam preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que garantem seu sustento.
Em relação à situação dos indígenas Yanomami, Lula expressou preocupação com as condições de desnutrição e mortalidade infantil enfrentadas por essa população. O governo tem enviado alimentos e médicos para a região, mas o problema persiste. O presidente destacou o esforço da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em ampliar a assistência à comunidade.
Sobre o garimpo ilegal na região Norte, Lula afirmou que o governo está tomando medidas para combater a atividade, que tem impactos negativos na saúde e no meio ambiente dos povos indígenas. Apesar dos esforços, o presidente admitiu que a destruição de equipamentos ilegais, como dragas e balsas, é um desafio constante, já que esses equipamentos são rapidamente substituídos.
Lula mencionou rumores de que o governador de Roraima, Antonio Denarium, teria ligações com garimpeiros, e garantiu que investigações estão sendo conduzidas para combater o garimpo ilegal na região. O presidente reconheceu que o combate a essa prática é difícil, mas ressaltou a determinação do governo em continuar agindo para proteger as populações indígenas e o meio ambiente.
FONTE: G1
Poderia não, deveria. Já deveria ter feito isso há muito tempo. Sempre que vejo essa quantidade de incêndios todos os anos fico me perguntando porque ficam usando recursos a conta-gotas. 2/3 aeronaves da FAB quando muito, meia dúzia de helicópteros do EB e da SSP e acabou… quem faz volume são os bombeiros locais e brigadistas civis, voluntários.
EV não faz absolutamente nada além de bisonhice no quartel. Bota essa galera com abafador pra bater mato, soprador e enxada para abrir aceiros, que resolve boa parte do problema
Sempre muita conversa, muita reunião em sala climatizada para definir estratégias…até la ja queimou tudo.
Ele é o PR… é só mandar……
Sobre o EV não fazer nada, discordo.
Isso sim Presidente. O estado e toda as suas instâncias devem apoiar e principalmente liderar todos os esforços!
O governo federal municipal e estadual não podem ser apenas um sanguessuga de impostos.
E não me venham com esse papo de desvio de função e/ou finalidade.
Exército marinha, aeronáutica e PF devem estar nisso pra ontem!
Muitos são incêndios criminosos.
“E não me venham com esse papo de desvio de função e/ou finalidade.”
Sejamos sinceros aqui:
Um Exército que gasta tempo e recursos cuidando de CAC e que, até ontem, dava pitaco e se metia no que PM’s estaduais poderiam adquirir em armamentos, não tem o direito de reclamar de “desvio de finalidade” em ajudar contra queimadas ou desastres naturais.
Exército não gasta tempo e recurso com isso.
É ordem. Ta na lei.
E ganha mais do q gasta com o SFPC.
Sobre o controle das PM, é pra não ocorrer o q já teve nos anos 30 e de 50 a início dos 60.
Até Art 105 teve governador querendo comprar. Na época, Art 105 é a 155 de hoje.
“Sobre o controle das PM, é pra não ocorrer o q já teve nos anos 30 e de 50 a início dos 60.”
Essa é a preocupação do EB? Sério?
Isso explica muita coisa…
O EB também tem medo de uma “Guerra de Canudos 2” e ser obrigado a fazer 4 expedições pra dar cabo de uma vila com civis desarmados e analfabetos também?
Não é o EB q decide…
Não é medo ou não do EB…
É lei. Cumpra-se.
Essa lei é baseada no medo do EB, ou melhor Forças Armadas. Por que você acha que há uma interferência em assuntos completamente fora do seu objetivo fim? Controle de armas, explosivos, defesa civil, tiro de guerra sem nenhuma utilidade esapalhado em todo território nacional.
O que essas atribuições tem a ver com a defesa da pátria? Não artilharia anti-aérea, nem blindados modernos e em número suficiente e quase nada de drones, mas a qualquer momento pode aparecer uns praças do EB para fazer vistoria na sua casa. Na minha opinião, não faz sentido.
Exercito não tem que controlar PM, PM nem deveria ser PM. Estamos muito atrasados nesse conceito antigo de segurança publica onde a policia é força auxiliar do exercito
Somente em caso de guerra. Igual no mundo todo.
Controle externo da PM tem que ser exercido pelo respectivo MP estadual, nāo por uma força militar.
Provavelmente isso era da época que não havia PM, mas a Força Pública. Esta era praticamente um exército estadual, tanto que, por exemplo, em 32, a Força Pública paulista tinha convênio com o exército francês para treinamento. Tudo que veio depois (na minha opininão e observação), transformação da Força Pública em Polícia Militar e essa interferência no que os estados podem ou não comprar, era para diminuir a independência dos estados em relação ao governo federal.
Isso sim Presidente??
Ele acha…
Por que não manda???
Essa fumaça é ainda resultado do governo bolsonaro.
….para os escrotos, sim…kkk
negativo, agora é uma fumaça do bem! Com muito amor. Por isto não se vê comoção nacional nem a imprensa martelando o assunto. Nem artista cantando, nem a greta gritando….
Todos de parabéns por tudo isto ! Quem cala consente.
Nosso amigo planejamento , mais uma vez , esperando no lado de fora. Setembro sempre foi o mês mais seco, ano mais, ano menos.
Mas , como sempre, melhor colocar culpa em algo ou alguém, assim todos nos safamos!
E vida que segue em bananalandia.
Dois anos depois ? Lula está fazendo o que na presidência que até agora não resolveu o problema, que aliás aumentou ?
EDITADO
POR FAVOR FOCAR NO TEMA DA MATÉRIA.
O AVISO VALE PARA TODOS.
Exato… e bolsonaro expirrou e causou um tufão na Ásia. (cada um que me aparece…)
Nada disso. Essa fumaceira é culpa do povo brasileiro como um todo, assim como foi durante o governo Bolsonaro, o da Dilma, Lula 2, Lula 1, etc. Tem muita gente que fica com um sorriso de orelha a orelha com estas queimadas pois sabem que mais cedo ou mais tarde os territórios afetados virarão pastagens ou plantações do soja.
Não e do Bolsonaro mas sim uma combinação dinâmica de vários fatores , as alas da esquerda estão revoltadas e até petistas com o governo lula que veio com a imagem de que não passaria nenhum crime ambiental ou seriam minimizados mas o governo tem muita conluio infelizmente com muitos desses problemas ambientais, para combater isso e necessário atuantes de civis , militares , científicos e investimento a longo prazo sem interferência de outras pastas do governo.
Eu entendo que para muitos vêem isso como hipocrisia desse atual governo por que no do Bolsonaro fizeram movimentação internacional (apesar de eu não ser bolsonarista) eu compreendo está visão , mas isso só mostra o claro em todos governos do Brasil que para ter soluções não somente neste problema que e gigantesco e que só vai piorar por ações humanas principalmente criminosas em vários níveis e que tem que por leis sérias e o povo se mobilizar e cobrar não tenhamos governantes de fantoche independente da sua ideologia defender o meio ambiente e uma questão lógica de saúde pública , ambiental e de recursos para as futuras gerações não e mais uma questão de opinião.
“autoridade climática nacional” alguém avisa o senhor presidente que esta autoridade existe e se chama IBAMA, ao invés de criar novos cargos que não é garantia que irá resolver o problema, o governo atual deveria verificar os N motivos pelo qual a instituição não consegue cumprir a sua missão.
Bingo!
1- Com a criação de mais um órgão na esfera nacional teremos: mais gastos com esse órgão, ocupado através da politicagem de sempre. Ou seja, menos recursos para a finalidade e mais recursos para o órgão “meio”.
2- outro instrumento de política, com o órgão dizendo “tudo previsto e normal” ou “o gelo derrete esse ano”, a depender apenas de quem ocupa os cargos.
3- mais imposto.
É mais uma teta, onde fica?
Perfeito, Não precisa criar outro órgão ambiental pois o IBAMA já existe para isso. Quanto a N motivos para o IBAMA não estar fazendo a sua função, vamos lembrar que no desgoverno Bolsonaro, sob a gestão catastrófica do incompetente do ex-ministro Ricardo Salles, houve o desaparelhamento total do IBAMA para que o órgão deixasse de cumprir a sua função constitucional, principalmente no que tange a fiscalizar justamente o desmatamento ilegal e esses incêndios criminosos. Essa é mais uma herança maldita de Bolsonaro, que só se ocupava de ficar fazendo lives idiotas para os patriotários, isso quando o incompetente não estava dando voltinhas de jet-ski.
Segue o link com uma matéria da época:
“O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação de improbidade administrativa contra o ministro do meio ambiente do Brasil, Ricardo Salles, acusado de desestruturação dolosa das estruturas de proteção ao meio ambiente”.
https://www.mpf.mp.br/df/sala-de-imprensa/noticias-df/mpf-pede-afastamento-de-ricardo-salles-do-ministerio-do-meio-ambiente-por-improbidade-administrativa
E agora com a entidade das matas ,que só aparecia de 4 em 4 anos, premiada como ministra do meio ambiente melhorou?
Vocês na defesa desse desgoverno são cegos,surdos e loucos.
Não era só trocar de presidente que acabava as queimadas ? porque estamos batendo recordes e mais recordes de incêndios ?
Cadê a Marina ?
Tudo culpa do Genocida, Cadeia Nele !!!
Da última vez que as Forças Armadas se meteram em desastre natural, os oficias, praças e soldados (recrutas ou não) comeram o lanche dos civis e pouco fizeram.
Com a justa exceção da Aviação do Exército e demais forças, que são um orgulho para o país, é claro.
Se não fosse o exército, boa parte do Rio Grande do Sul ainda estaria ilhada.
👏👏👏👏👏👏
Falácia.
“O presidente reafirmou o compromisso de seu governo com a criação de uma autoridade nacional para o clima, prometida desde sua campanha…”
Pergunta:
E o IBAMA?
Mais uma pergunta:
Marina a ministra do meio ambiente não é a tal autoridade, o que ela está fazendo?
NOTA:
Não tenho qualquer classe de viés político apenas estou confuso com essa fala do Cmt em chefe de nossas FFAA.
Sgtº Moreno
Marina é aquela que no governo do ex-presidente disse que tinha um modelo de como combater esses incêndios e o desmatamento da floresta. Pois bem, ela compõem o atual governo e nada faz, só fica falando e bla bla, bla. As queimadas estão batendo recordes, quando Caetano veloso vai aparecer na globo implorando para salvar as giradas da Amazônia? Cadê a beautiful people ? Cadê a ministra do meio-ambiente?
Agora camarada Heinz o verde oliva que eles tanto odeiam e humilham irá mais uma vez mostrar a nação brasileira para quê viemos. Já a “guarda pretoriana” (leia-se Guarda Nacional), criada neste regime de governo em anos anteriores, para combater emergências nacionais, segue aquartela…
NOTA: Se ainda houver alguém que tenha a coragem de dizer que a GN é para assuntos de emergência nacional em segurança pública…aí eu vou tomar meus remédios e ir dormir.
Sgtº Moreno
Saudações camarada Sgt Moreno, justamente, a Guarda nacional há uns dias estava passando vergonha, indígenas tomaram um fuzil de um capitão da guarda, isso sem contar a ineficácia de suas ações em várias ocasiões. Quando a água ou neste caso o fogo está batendo no pescoço, chamam as FA, e ainda depois querem denegrir a imagem da Força, situação complicada.
O que interessa pra ela é q está mamando uma teta. Quanto mais fogo melhor.
Não precisa ter viés político pra ver os absurdos dessa administração.
Sgtº Moreno… sem entrar em debates ideologicos ou preferencias pessoais sobre o assunto, mas vamos lembrar que no desgoverno Bolsonaro, sob a gestão catastrófica do incompetente do ex-ministro Ricardo Salles, houve o desaparelhamento total do IBAMA para que o órgão deixasse de cumprir a sua função constitucional, principalmente no que tange a fiscalizar justamente o desmatamento ilegal e esses incêndios criminosos.
Essa é mais uma herança maldita de Bolsonaro, que só se ocupava de ficar fazendo lives idiotas para os patriotários, isso quando o incompetente não estava dando voltinhas de jet-ski.
Ser presidente do Brasil é governar para todos e não apenas para um grupo ou o grupo de sua preferencia e isso serve para todos, seja, Bolsonaro, Lula, Fernando Henrique ou qualquer um que assuma o poder.
Enquanto cidadãos, nós temos a obrigação de fiscalizar quem está no Poder, independente do partido politico e da ideologia. A unica coisa que LuLa e Bolsonaro fizeram foi rachar o país e dividir a nação, quando na verdade o povo deveria se unir, e cobrar dos politicos ações que beneficiem o Brasil num todo e não apenas alguns grupos.
Segue o link com uma matéria da época:
“O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação de improbidade administrativa contra o ministro do meio ambiente do Brasil, Ricardo Salles, acusado de desestruturação dolosa das estruturas de proteção ao meio ambiente”.
https://www.mpf.mp.br/df/sala-de-imprensa/noticias-df/mpf-pede-afastamento-de-ricardo-salles-do-ministerio-do-meio-ambiente-por-improbidade-administrativa
Eu sou contra o serviço militar obrigatório…
Países em guerra, não.
OTAN se arrepende amargamente de não ter na maioria.
Parabéns!
Apagar fogo, levar urna pra índio e alimentar populares em posse presidencial são atividades que orgulham todo cidadão consciente socialmente, ainda bem que subir o morro foi proibido pelos defensores supremos da democracia.
Democracia relativa.
Vergonha usar os jovens como bucha de canhão ao invés de prepará-los para guerra, que é o papel das forças armadas.
Chamavam Bolsonaro de desmatador, mas quem está deixando o país ficar coberto por nuvens de fumaça é Lula.
Com a ajuda do “agro” que está botando fogo em tudo.
Agora é culpa do agro,do clima,do tráfico.
Vocês são uma piada pronta.
Concordo. Colocar jovens em formação militar (recruta) pra fazer trabalho de bombeiro é piada. E quantos bombeiros profissionais com todo o equipamento não morreram em incêndios florestais mundo afora? Até filme fizeram. Que vá ele e seus assessores e Ministros lá ajudar apagar o fogo.
O ex-ministro tarade poderia ajudar,rs.
Jovens dos presídios nem pensar.
É exatamente isso o que ele deseja.