Guerra de Chips: ex-executivos da Samsung são presos acusados de roubar tecnologia para fábrica na China

41
Samsung Profit Rises to Record on Galaxy Sales, Seagate Deal

A polícia sul-coreana prendeu dois ex-funcionários da Samsung Electronics por suspeita de roubar tecnologias avaliadas em mais de US$ 3,2 bilhões para construir uma fábrica de chips na China.

Os dois ex-funcionários, incluindo um homem de 66 anos chamado Choi, teriam colaborado com autoridades chinesas locais, recrutando especialistas sul-coreanos e vazando tecnologias de memória da Samsung por meio de uma joint venture.

Este caso reflete um incidente de 2023, quando um ex-executivo da Samsung foi preso por tentar replicar uma fábrica de chips na China. A Coreia do Sul, como maior produtora mundial de chips de memória, é peça chave nos esforços dos Estados Unidos para limitar o avanço tecnológico da China, e este novo roubo representa uma grave violação de segurança, segundo a polícia de Seul.

A empresa envolvida, Chengdu Gaozhen, estava trabalhando para produzir chips DRAM de 20 nanômetros, com impacto negativo direto na Samsung e na competitividade da indústria sul-coreana em um cenário de “guerra global de chips”, afirmou a polícia.

A investigação policial conseguiu interromper as operações da joint venture chinesa, mas ainda está em andamento para descobrir outros possíveis vazamentos de tecnologia.

Esse incidente destaca as crescentes tensões entre Pequim e Washington e os riscos de espionagem tecnológica em meio às sanções ao setor de chips chinês.

FONTE: Bloomberg, via O Globo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

41 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Wagner
Wagner
4 meses atrás

O Brasil deveria fazer o mesmo.
O dinheiro move montanhas e encurta caminhos.
Isso é o ” atacado” peixe grande, agora imagina como opera o serviço chinês com o ” varejo”.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Wagner
4 meses atrás

Olha bixo, só de pensar que tivemos um casal que quis vender pra gente segredos dos subnuc’s norte-americanos, e a gente nem pra “tirar uma cópia” e mandar esse casal pra CIA, daí a gente vê o quanto somos paspalhos…

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Willber Rodrigues
4 meses atrás

Pois é, os responsáveis deveriam ser presos por crime de alta traiçāo. Chega a ser inacreditável tamanha falta de inteligência.

Wilson
Wilson
Responder para  Willber Rodrigues
4 meses atrás

Nesse caso, a possibilidade de que se tratava de uma cilada era muito grande (desculpa perfeita para limitar transferência de tecnologia ao Brasil). Mas, rolam boatos de que, no momento que apareceu um paquistanês querendo oferecer a tecnologia para fazer suco a recepção brasileira foi muito boa.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Wilson
4 meses atrás

Que essa possibilidade exista, não tenho dúvidas.
Mas os EUA não precisam de “álibi” ou esse tipo de “arapuca” pra montar pretexto pra impedir que a gente tenha essa tecnologia, eles JÁ FAZEM isso muito bem sem esse tipo de subterfúgio…

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  Willber Rodrigues
4 meses atrás

E dar a desculpa perfeita para eles (os americanos e europeus) nos sancionarem de tudo quanto é lado e acabar de vez não só o com programa nuclear, como. vários outros.

Vocês precisam entender que no nível que o Brasil está o problema não nem de limitação tecnológica ainda, mas sim de interesse. Não há nada que já tenhamos tentado desenvolver, que não tenhamos tal capacidade. É só colocar dinheiro.
Roubar segredos industriais não iriam nos ajudar em nada, porque não é esse o problema. Só iria nos atrapalhar.
A China está em outro nível, em outro patamar que nós não conseguimos nem enxergar. Nós não temos a menor capacidade de brigar uma guerra comercial seja com o ocidente, seja com a China. Sabe por quê? Nós dependemos deles em quase tudo.

Emmanuel
Emmanuel
4 meses atrás

Não é se a China vai conseguir produzir chips DRAM de 20 nanômetros, mas quando.

Rafael Aires
Rafael Aires
4 meses atrás

Se tem gente querendo comprar, vai ter gente para vender.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 meses atrás

Bom, a situação continua a se agravar para os EUA, todas as notícias levam a mesma conclusão a China vai acabar com o Gap de nanômetros em relação aos países mais avançados na fabricação de Chip

francisco
francisco
Responder para  Carlos Campos
4 meses atrás

Quem se acostuma a piratear, fica preguiçoso e nunca vai desenvolver tecnologia própria..

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  francisco
4 meses atrás

Fala isso para a Huawai, que é líder em tecnologia 5G, ao ponto do governo Trump ter precisado boicotar a empresa nos leilões mundo a fora, para a DJI, que é líder no mercado de drones civis no mundo, ao ponto dos EUA a banirem de lá, para a BYD, que passou a Tesla e fez o Musk ir chorar pro governo americano aumentar a taxa em 100%…

Vou nem continuar… fala apenas para o congresso americano, que recentemente divulgou um estudo mostrando que a China está a frente dos EUA em boa parte das tecnologias mais críticas.

Há mérito até na cópia, amigo. Quem copia, aprende não só a fazer igual, como encontra maneiras de melhorar

JHF
JHF
Responder para  Jadson S. Cabral
4 meses atrás

As pessoas se acostumaram a envelopar comodamente o mundo dentro das próprias espectativas ideológicas. Isso cria uma quantidade de Fake a ser consumida que destrói a capacidade de análise e infantiliza a visão de.mundo. Achar a esta altura do século XXI que o desenvolvimento chines se baseia te pirataria é um absurdo ferroviário.

André Macedo
André Macedo
Responder para  francisco
4 meses atrás

A SMIC já está se preparando pra abrir a produção de chips de 5 nm, é legal a gente se informar mais e torcer menos.
Acharam que iam quebrar a China parando de exportar chips pra eles, deram só mais um incentivo pra indústria local.

BLACKRIVER
BLACKRIVER
Responder para  Carlos Campos
4 meses atrás

Melhor que isso a China vai exportar para o mundo inteiro a preços mais acessíveis.

Poderia sermos nós, mas nenhum governo se preocupou com investimentos nessa área, tínhamos que ter começado nos idos dos anos setenta.

Yuri
Yuri
Responder para  Carlos Campos
4 meses atrás

Confia.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
4 meses atrás

No meio de tecnologia esse “case” é bem conhecido.

Desenvolvimento de baterias de íon-lítio, envolvendo a empresa americana A123 Systems e a China.

A empresa contratou John Goodenough, um renomado cientista que posteriormente ganharia o Prêmio Nobel de Química em 2019.

Em vez de depender apenas de grandes cientistas, o governo chinês implementou uma estratégia de recrutamento em massa, trazendo centenas de engenheiros e especialistas de diversas partes do mundo, especialmente daqueles com conhecimento em tecnologias críticas como baterias.

A A123 Systems faliu.

A CATL (Contemporary Amperex Technology Co. Limited) e BYD tornaram a China líder global na produção de baterias de íon-lítio.

Conclusão- óbvia ululante, tenha muitos cérebros , pagando o preço de um…rs.

francisco
francisco
4 meses atrás

Pretende ser a primeira do mundo roubando tecnologia?

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  francisco
4 meses atrás

UK , Europa toda, roubaram nações(Portugal sapateou por aqui)….EUA , o mundo , espionagem industrial e sanções para impedir que um rival o supere, é mais do que “normal”.

Bobo é o “certinho”.

Yuri
Yuri
Responder para  Bispo de Guerra
4 meses atrás

E qual foi o resultado? Não são nem a sombra do que eram.
Colonização, conquista, roubo de tecnologia, por si só, não enriquece e nunca enriqueceu país nenhum, pelo contrário, pode até atrapalhar.

Hamom
Hamom
Responder para  Yuri
4 meses atrás

”Roubo” e cópia de conhecimentos, idéias, ideologias, filosofias, demagogias, ciências, tecnologias,etc…desde a pré-historia estão presentes na evolução da humanidade ao longo dos tempos, é inerente aos seres humanos e parte fundamental de sua inteligencia e maneira de aprender.

Todo ser humano é ”ladrão” desde criancinha, ‘roubando”/ absorvendo idiomas, conhecimentos, experiencias de seus pais primeiro, e depois ao crescer vai ampliando seu campo de absorção/”roubo”

os mais inteligentes absorvem/’roubam” conhecimento numa escala muito maior do que aqueles com pouca inteligencia…

Yuri
Yuri
Responder para  Hamom
4 meses atrás

Existe um limite.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Yuri
4 meses atrás

Roma foi império , estuprando N países.

UK virou império..ocupando e saqueando N países.

Portugal/Espanha tiveram seu auge sugando a América do Sul.

EUA já foram hegemônicos , ditando sua regra para o mundo(só o que é bom para os americanos é bom para o mundo).

Esqueça , não haverá igualdade econômica no mundo, alguém tem que pagar a fatura, e para não ser o que a pagará , vale tudo , espionar , sancionar , roubar, criar guerras, o importante é ser a nação acima da linha d’água …

Yuri
Yuri
Responder para  Bispo de Guerra
4 meses atrás

Roma só se sustentou por causa da religião.
Inglaterra só durou o tempo que durou por causa do liberalismo.
Portugal e Espanha eram sustentados pela Igreja.
Agora me diz porque todos esses impérios acabaram?
Não, nenhum desses impérios enriqueceu roubando. Pelo contrário, foi justamente o que levou eles pra ruína.

Nemo
Nemo
Responder para  francisco
4 meses atrás

Bem em 2016 a agência de espionagem americana NSA foi pega espionando a Petrobras. Certamente ela não estava querendo saber a escala de férias.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  francisco
4 meses atrás

Não só pretende, como será. Justamente por isso. Roubando tecnologia, desenvolvendo tecnologia mais rápido porque não precisou começar do zero.

Tem ideia do porquê a China, que nunca sequer operou porta-aviões com catapultas a vapor, já construiu um com catapultas eletromagnéticas, enquanto os EUA levaram… 70 anos para tentar?

Yuri
Yuri
4 meses atrás

Parabéns a polícia sul-coreana e ao governo sul coreano. Tolerância zero com quem ajuda ditaduras.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  Yuri
4 meses atrás

Você ficaria surpreso com uma galera nos EUA e na Europa que tem negócios com ditaduras, como Arábia Saudita…

Yuri
Yuri
Responder para  Jadson S. Cabral
4 meses atrás

Você também ficaria surpreso em saber a quanto tempo os EUA vêm tentando aos poucos induzir a arábia saudita a virar uma democracia( inclusive, algumas leis já foram aprovadas lá justamente por esforço da CIA )
No mais, os EUA não dão ajuda real para a arábia saudita. Eles não dão tecnologia, não dão armamento, eles só compram petróleo deles. Assim como compram petróleo de um monte de gente.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Yuri
4 meses atrás

“Você também ficaria surpreso em saber a quanto tempo os EUA vêm tentando aos poucos induzir a arábia saudita a virar uma democracia”

Tio Sam tá tentando fazer com que a AS vire democracia aim, aham, confia…
Deve ser a MUITO tempo mesml, já que, até hoje, não teve resultado…

“não dão armamento”
Dar, eles realmente não dão. Eles vendem, o que é diferente…

“eles só compram petróleo deles”
Da mesma maneira que eles compram petróleo venezuelano e iraniano, e não vejo ninguem achando isso ruim..

Yuri
Yuri
Responder para  Willber Rodrigues
4 meses atrás

Sim, os EUA estão a décadas trabalhando pra mudar o sistema político saudita aos poucos, certas leis que foram aprovadas nos ultimos anos mais do que provam isso. Os EUA não compram petróleo iraniano. Compravam venezuelano, mas está cada vez mais difícil.
E não, eles não vendem armamento pra arábia saudita.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Yuri
4 meses atrás

“E não, eles não vendem armamento pra arábia saudita.”

Hum…é mesmo?

https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/mundo/eua-retomam-venda-armas-ofensivas-arabia-saudita/amp/

Yuri
Yuri
Responder para  Willber Rodrigues
4 meses atrás

Notícia muito recente. Não estavam vendendo antes, porque será?
Aliás, o que estão vendendo pra arábia saudita não mata nem uma mosca, não se compara ao que eles estão vendendo pra outros países.

JHF
JHF
Responder para  Yuri
4 meses atrás

Estimados, por que os States não praticamente a.mesma intolerância que se vê com os atos do governo da Venezuela com a AS? Por que não sancionar o comércio de petróleo e derivados, as exportações e etc na AS? Por que dois pesos e duas medidas?

Yuri
Yuri
Responder para  JHF
4 meses atrás

Porque o príncipe da arábia saudita é um dos homens mais ricos do mundo. Aí eles precisam agir na surdina, como eu disse.

André Macedo
André Macedo
Responder para  Yuri
4 meses atrás

“Vem tentando aos poucos induzir” hahahahahaha que conversa pra boi dormir, quando é uma ditadura amiga você induz, quando não baixa a cabeça pra eles você invade.

A Arábia Saudita opera ABRAMS, F-15, PATRIOT, entre outros e em 2016 foi literalmente o maior comprador de armas dos EUA, esse ano os americanos resumiram a venda de armas pra eles (havia um acordo em 2017 de 110 BILHÕES em armas), existem centros de treinamento do exército americano na Arábia Saudita…

Você não sabe o mínimo do que tá falando.

Yuri
Yuri
Responder para  André Macedo
4 meses atrás

Quando é uma ditadura liderada por um dos homens mais ricos do mundo, a postura certa é sim induzir. Você não sabe das leis que vem sendo aprovadas nos últimos 10 anos na arábia saudita, né?
Uau, F15, grandes coisas. Nem se compara ao que os EUA sempre venderam para os aliados democráticos. Aliás, por muito tempo eles NÃO venderam armas pra arábia saudita, porque será, né?

André Macedo
André Macedo
Responder para  Yuri
4 meses atrás

Engraçado você ter citado “as leis” algumas vezes e não deu um exemplo sequer delas, que leis? Aquela que permitia mulheres dirigirem? Uau!!!

“F-15, grandes coisas” kkkkkkkkkk é, realmente você não sabe o mínimo do que tá falando, “Abrams e Patriot? Grandes coisas, nem se compara com um T-34”, a maioria do que os aliados democráticos dos EUA compram é F-16.

“Por muito tempo não venderam armas”, realmente muito tempo, em 2017 eles fecharam um acordo de 110 bilhões de dólares, em 2016 os sauditas foram os maiores compradores de armas americanas, aí suspenderam as vendas pra fingir que se preocupam com direitos humanos mas retomaram em 2024, quando não mudou nada, continua uma teocracia autoritária kkkkkkkkkk cada uma

Yuri
Yuri
Responder para  André Macedo
4 meses atrás

“Engraçado você ter citado “as leis” algumas vezes e não deu um exemplo sequer delas, que leis? Aquela que permitia mulheres dirigirem?” Sim. Os EUA vem a décadas tentando induzir uma “revolução gloriosa” na arábia saudita, assim como eles vem a décadas tentando derrubar o pcch na China( infelizmente não conseguiram ). E um dos métodos foi induzir a criação de leis como essa, pra tornar cada vez mais próximo aos EUA e aliados.
“realmente você não sabe o mínimo do que tá falando, “Abrams e Patriot? Grandes coisas, nem se compara com um T-34”, a maioria do que os aliados democráticos dos EUA compram é F-16.” Só? Realmente, você precisa pesquisar mais.
“realmente muito tempo, em 2017 eles fecharam um acordo de 110 bilhões de dólares, em 2016 os sauditas foram os maiores compradores de armas americanas” como se tivesse alguma concorrência naquela época.
“aí suspenderam as vendas pra fingir que se preocupam com direitos humanos” não, não fingiram. Eles suspenderam as vendas porque viram que ia ficar cada vez mais difícil o plano de democratizar a arábia saudita porque a China se meteu no meio, aí jogaram a toalha e começaram a tratar a arábia saudita como uma ditadura deve ser tratada. Infelizmente o Biden e seus aliados são fracos e aparentemente, voltaram atrás.

Yuri
Yuri
Responder para  André Macedo
4 meses atrás

Enfim, parece muito facil algum comentário aqui cair na aprovação, gostaria de saber os critérios pra isso. Tentei várias vezes mudar alguma coisa mas todos os comentários caíram na aprovação.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
4 meses atrás

Me lembra muito os casos de cientistas ex-Alemanha nazista que no pós guerra tiveram verdadeiros “contratos de gaveta” que impulsionaram a guerra fria, esses profissionais foram persuadidos e alguns até ameaçados a colaborar com o Estado que os acolheu/aprisionou (cada um interprete como quiser).
E hoje como isso funciona? existem os famosos contratos de confidencialidade onde este poderá responder criminalmente e o projeto são tão fragmentados que são poucos que realmente sabem como ele funciona no geral e montam esses módulos que parecem um quebra cabeça.
O Brasil produz excelentes profissionais que se tivesse interesse e investimento poderia alavancar a economia, emigramos excelentes profissionais…não vou entrar no assunto dos motivos que nos impedem de prosperar, mas devemos respeitar os interesses de Estado e também respeitar o valor de uma carreira profissional aqui ou em qualquer lugar do mundo, métodos de opressão não são politicamente correto hoje em dia embora sabemos que são praticados em alguns locais, claro que nada justifica tal crime, mas a informação implícita da matéria nos indica que o modelo de trabalho sul-coreano não me pareceu valorizar o trabalhador.

Andromeda1016
Andromeda1016
4 meses atrás

Todos fazem isso, mas com patrocínio declarado e público do governo acho que só tem na China.