Atmos

Elbit Systems venceu licitação de R$ 1 bilhão em abril para compra de veículos equipados de obuses de grande alcance

O governo brasileiro enfrenta um impasse em relação à compra de 36 veículos blindados da empresa israelense Elbit Systems, vencedora de uma licitação de R$ 1 bilhão. O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, tenta convencer o presidente Lula a não assinar o contrato, argumentando que o governo de Israel ofendeu o Brasil ao declarar Lula “persona non grata” após críticas do presidente às ações militares israelenses em Gaza, comparadas ao Holocausto. Esse episódio gerou desconforto entre as relações diplomáticas entre os dois países.

Apesar da pressão de Amorim, Lula ainda não tomou uma decisão final sobre o contrato. O Ministério da Defesa, por sua vez, defende a assinatura do acordo com a Elbit, ressaltando que a empresa venceu a licitação com base em critérios técnicos e de preço. Além disso, há questões legais que dificultam a substituição da vencedora, sem violar as regras da licitação. A Defesa também consultou o Tribunal de Contas da União (TCU) para verificar a viabilidade de escolher a segunda colocada, uma empresa eslovaca, devido ao conflito em Gaza.

A compra dos veículos faz parte de um programa de modernização das Forças Armadas, com entrega prevista em lotes anuais até 2034. Contudo, a assinatura do contrato, inicialmente marcada para maio, foi adiada devido às resistências dentro do governo e ao contexto do conflito entre Israel e o Hamas. A Elbit não possui participação direta do governo israelense e mantém subsidiárias no Brasil, o que, segundo defensores do acordo, poderia beneficiar a indústria de defesa nacional.

Amorim, ex-ministro da Defesa e chanceler, reconhece a importância das Forças Armadas, mas considera inapropriado fechar negócio com uma empresa de um país que ofendeu o presidente. O Ministério da Defesa, por outro lado, enfatiza que não há base legal ou jurídica para interromper a compra, a menos que haja embargo ou ruptura das relações diplomáticas.

Enquanto isso, a possibilidade de um cessar-fogo em Gaza é vista como um desfecho que poderia reduzir a pressão sobre a decisão de compra. Nos bastidores, especula-se que o impasse pode se arrastar até que haja uma resolução do conflito no Oriente Médio.

O TCU ainda não emitiu um parecer sobre a consulta da Defesa, mas há expectativa de que a Corte não autorize a escolha da segunda colocada. A Elbit, além de ter vencido com base em critérios técnicos, já tem um histórico de fornecimento de tecnologia de defesa ao Brasil por meio de suas subsidiárias locais.

A empresa israelense foi escolhida em um processo competitivo, superando concorrentes da França, China e República Tcheca, e sua tecnologia é considerada essencial para o projeto de modernização da infantaria brasileira.

FONTE: O Globo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

224 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
sergio S.
sergio S.
3 meses atrás

Eu não entendo direito essas coisas, mas sobre compras de equipamentos militares, quem manda mais? o assessor para assuntos internacionais da presidência ou o ministério da defesa? E se foi uma licitação, porque precisa se tornar publico o pensamento desse assessor? não estraga a imagem do Brasil?

Esteves
Esteves
Responder para  sergio S.
3 meses atrás

Cada coisa no seu lugar. Se existem rusgas com Israel, resolvam sem afetar negócios e necessidades.

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
3 meses atrás

Bom dia Esteves.
EUA mobiliza o mundo, cria embargos, afeta de forma negativa a economia de aliados, aí pode rsrs, no jogo geopolítico.

Carlos
Carlos
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Não somos os EUA , somos anões da Geopolítica, com esse governo .
Veja exemplo da Venezuela , uma catástrofe

MMerlin
MMerlin
Responder para  Carlos
3 meses atrás

Não apenas com este Governo.
Além deste, os dois últimos gestores eleitos, na área Geopolítica, se destacou negativamente.
Seja pela ineficiência, egocentrismo, corrupção e decisões políticas internas equivocadas.

Esteves
Esteves
Responder para  MMerlin
3 meses atrás

A AS não tem guerra. Mas tem ego.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Esteves
3 meses atrás

Tem. E bastante.
Infelizmente guerras começaram por muito menos.

marcelo
marcelo
Responder para  MMerlin
3 meses atrás

Infelizmente o Brasil, está mau de governos, faz tempo heim amigão, somente o povo brasileiro que não sabe votar, ou vota sem ter conciência do que esta fazendo . Lamentável esta discusão enquanto as nossas forças armadas, estão um caus com inventário .

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  MMerlin
3 meses atrás

??

Governo anterior aproximou o Brasil das democracias, como Israel.

Hoje, o País está no “eixo do mal”, aliando-se ao que se tem de pior em teremos de geopolítica, vide Venezuela.

Nāo venha com essa falsa equivalência, foi isso que nos colocou nessa situaçāo.

José
José
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Eixo do mal? Da onde isso? O Brasil voltou, deixou de ser um párea com estava sendo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  José
3 meses atrás

“Eixo do mal” foi uma expressão inventada por BushJr para mimetizar os países do Eixo durante a II Guerra… e criar um movimento para a invasão do Iraque.

elias
elias
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

eixo do mal por que são governados por partidos unicos sem a possibilidade do contrario ,como por exemplo invasao da ucrania , ilhas artificiais em aguas internacionais e sumiço de oposição, só estes exemplos o brasil deveria cair fora desta possibilidade, sou oposição deste governo

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  elias
3 meses atrás

Então.. nem o Brasil, nem a Rússia, nem a Venezuela, apenas para exemplificar, são regimes de partido único.

Mauricio Autorino Veiga
Mauricio Autorino Veiga
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Fala sério você tá de brincadeira, até a Rede Globo sim a Rede Globo reconheceu a pilantragem do Maduro e do Putin!!!

The Aviator
The Aviator
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

A democracia na Venezuela é perfeita… Todas manifestações são livres, desde que você seja do partido no poder! Assim também na Rússia, onde opositores ferrenhos são eliminados pela máquina estatal. Pensamentos iguais a este estão pavimentando o caminho para o totalitarismo no Brasil.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  The Aviator
3 meses atrás

Então… eu escrevi que nem a Rùssia nem a Venezuela são regimes de partido único, como em Cuba ou China por exemplo.

Ser uma democracia é outra coisa.

Durante o regime militar no Brasil, foi adotado um sistema bipartidário.. Arena e MDB, ainda assim era uma ditadura.

Outra curiosidade são os EUA. Eles adotam um regime pluripartidário, mas na prática exercem um sistema bipartidário, principalmente pelo modelo de financiamento de campanha que eles usam

Você fez uma uma grande confusão entre um regime ser democrático ou uma ditadura e adotarem um regime de partido único, bipartidário ou pluripartidário. Muita gente também faz outro tipo de confusão, não sei se é o seu caso, confundindo Capitalismo com democracia

Volto ao exemplo do Brasil durante a ditadura militar. O sistema econõmico era capitalista e liberal, enquanto que o regime político era uma ditadura (com um sistema bipartidário)

Então, o contrário de uma democracia é uma ditadura. Para entender o que é uma ditadura talvez seja mais fácil entender o que é uma democracia antes.

A democracia é um regime baseado em 4 pilares (já expliquei isso antes, mas parece necessário explicar de novo)

1) Estado de direito. Nos regimes absolutistas, o rei ou seja quem for, fazia as leis seguindo sua vontade. Por isso foi preciso escrever as leis.

2) Soberania popular. Escrever leis é fundamental, assim como escolher quem escreve as leis. Por isso, o poder legislativo passou a ser exercido por pessoas eleitas. Nas repúblicas, o poder executivo também é eleito. Esta luta pela soberania continua hoje pelo direito ao voto. Lembre que o voto feminino no Brasil tem menos de 100 anos. Os EUA tẽm problemas com o voto das minorias desde a sua fundação.

3) Direitos Humanos. O horror da II Guerra mostrou ser necessário que as leis escritas por legisladores eleitos respeitassem os direitos humanos.

4) Ambiente. A crise climática do Sec.XXI mostra que só existe uma democracia onde a questão ambiental seja prioridade. Os desastres naturais, o bem estar da população e das futuras gerações dependem de como a sociedade lida com a questão ambiental.

Espero ter ajudado a esclarecer estes pontos para vocẽ. É uma discussão muito boa e que precisa ser retomada a todo momento para evitar confusões como aquelas feitas por você.

Fernando
Fernando
Responder para  elias
3 meses atrás

Ué… Entao deveriamos nos afastar dos USA que invadiram Granada, Panamá, Republica Dominicana e Cuba, não é mesmo? Isso sem falar na OTAN!! Eu sou oposição ao governo anterior!

Miguel Felicio
Miguel Felicio
Responder para  José
3 meses atrás

ai, ai, ai, cada uma ……ai, ai, ai.

bjj
bjj
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Governo anterior aproximou o Brasil das democracias”

Tipo Arábia Saudita e Hungria?

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  bjj
3 meses atrás

Hungria deixou de ser democracia quando? Por que ainda nāo foi expulsa da UE?

Israel nāo é democracia?

Ou democracia seria o Irã e a Venezuela?

bjj
bjj
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Há 15 anos que a Hungria vem numa escalada de autoritarismo, inclusive deixou de ser considerada uma democracia pelo parlamento europeu. Mas não me surpreende que tu não saiba disso.

Israel é democracia, Venezuela e Irã não. E ao contrário do que tu pensa, eu não defendo esses regimes, então até já me adianto: Cuba e Coréia do Norte também não são democracias, assim como a China.

Agora me responda tu, a Arábia Saudita é uma democracia?

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  bjj
3 meses atrás

Aham

Eu sei bem porque você acha que a Hungria teve uma “escalada autoritária”.

bjj
bjj
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Ainda tô esperando. A Arábia Saudita é uma democracia ou não?

Carlos
Carlos
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

O símbolo $ está ca..ndo e andado para o que é democracia ou ditadura.

Tudo é negócio.

Werner
Werner
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Para eles democracia é Canadá,Inglaterra,França,EUA dos demoniocratas e cia, porque ditam a cartilha do wokismo progressista e países como Hungria,Polônia e muitos do leste europeus não.

ATS
ATS
Responder para  bjj
3 meses atrás

Não podemos esquecer dos apetrechos dourados da “democracia saudita”!

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  bjj
3 meses atrás

Menos de dois meses atrás o Lula estava na Arábia Saudita…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  bjj
3 meses atrás

então… o Brasil sempre manteve relações diplomáticas com regimes democráticos e regimes não-democráticos, mesmo quando o Brasil era um regime não-democrático

isso é fácil checar até nos livros de história do ensino médio

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Allan.. o Brasil tem relação com todos os países do mundo… até com Israel, que está em uma situação de crise, as relações foram mantidas…

bem.. sobre a expressão “eixo do mal”, que foi uma cópia mal feita da expressão usada na II Guerra entre Alemanha, Itália e Japão, basta lembrar que no caso do Iraque, os motivos das sanções e da guerra eram falsos.

É importante lembrar de como os EUA removeram o diplomata brasileiro da presidẽncia da agẽncia de armas química. que afirmava que o Iraque não tinha armas quimicas, para colocar uma pessoa ligada ais EUA que deu a chancela para a invasão….

ATS
ATS
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Nos 4 anos anteriores quais Chefe de Estado ou Chefe de governo visitaram o Brasil?
Qual democracia aceitou uma visita bilateral do ex presidente?

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  ATS
3 meses atrás

Hungria, EUA, Israel,Uruguai, Portugal, Paraguai, Argentina.

ATS
ATS
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Até para tu, intrépido entusiasta, não parece pouco?
Lembrando que o Trump foi o primeiro presidente americano, em 50 anos, a não visitar o Brasil. Enquanto que a tiete dos trópicos esteve por 9 vezes EUA, 7 enquanto o seu mestre esteve no cargo. Nem o ” i love you” foi suficiente para contornar a situação.

O Presidente de Portugal, Marcelo Rabelo ( o único chefe de Estado Europeu a visitar o Brasil, na gestão anterior), veio, em 7 de setembro de 2022, para as comemorações dos 200 anos de independência e foi esnobado pelo nosso chefe de Estado que, na ocasião, preferiu dar palco aos seus “parças’ ideológicos.

Com Argentina, mesmo com o Macri, foi uma relação gélida, descambando para completo congelamento com o seu sucessor.

No Uruguai, o então candidato de centro direita, Luiz Lacalle, rejeitou publicamente o apoio, do então,o Presidente brasileiro nas eleições.

Em 2019, o Presidente do Chile, Sebastián Piñera, e dirigentes políticos de todos os espectros, rejeitaram publicamente o discurso elogioso de Bolsonaro ao ditador Augusto Pinochet.
Na reunião do G20, em 2021, o único indivíduo que se dispôs a conversar com o representante brasileiro foi um dos garçons do evento.

Conforme exposto, além de escassas as relações cultivadas pelo governo anterior foram feitas de maneira atabalhoada, pouco profissional e sem frutos aos interesses nacionais. Contudo, talvez no campo das relações internacionais tenha sido a única área na qual o governo bolsonaro tenha atingido os seus objetivos. No começo da sua gestão, Ernesto Araújo afirmou “Que sejamos pária”, parece que ele logrou êxito.

MGNVS
MGNVS
Responder para  ATS
3 meses atrás

ATS… perfeito seu comentario.
Mais claro do que isso, só se desenhar.

C G
C G
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Oxi, mas teve um ex aí que foi visitar o Putin, tentaram até vender a Rússia como modelo conservador!

Realista
Realista
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

” Aproximou o Brasil das democracias, como Israel ”

KKKKKKKKKKKKKKKKKK é pra rir né ?

Hoje, o País está no “eixo do mal”, aliando-se ao que se tem de pior em teremos de geopolítica, vide Venezuela. ”

Brasil não reconheceu a vitória do Maduro, vc quer que mande tropas lá pra ir tirar ele do poder ?

Gov anterior era isolado do mundo chacota em todo canto .

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Realista
3 meses atrás

Nāo só o presidente recebeu o Maduro com um tapete vermelho como o partido das trevas, que nāo faz nada sem a anuência do líder, emitiu nota reconhecendo a vitória dele.

Cuba, Irā, Venezuela, eu sei que a sua turma adora uma democracia “relativa”.

Lopes
Lopes
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Fernando
Fernando
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Israel? Isso é motivo de orgulho ou vergonha? E de que outras democracias o Brasil se aproximou? Arabia Saudita??

Hamom
Hamom
Responder para  Fernando
3 meses atrás

Se aproximou das joias sauditas
ou mais exatamente:
Se apropriou das joias sauditas

Nilo
Nilo
Responder para  Carlos
3 meses atrás

Bom dia, calma, Venezuela não foi invadida, Venezuela não conseguiu consolidar o resultado do processo eleitoral, não vai invadir a Guiana sua indústria petrolífera, extração, refino, logística está sucateada, enquanto isso vamos explorar o nosso lado equatorial e mais poços de prospecção no Pré-Sal do Rio. Temos tecnologia, logística e dinheiro para investir. Rsrs

Vitor
Vitor
Responder para  Carlos
3 meses atrás

Conhece a palavra embargo comercial e protecionismo as F.A. já ministrou vários palestras como essa prática prejudicou as forças e a indústria de defesa, o Brasil está no direito dele se fosse ao contrário já tinha contratado a CNN para divulgar.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Carlos
3 meses atrás

Um ministro do antigo governo disse que em seis meses seríamos uma Argentina e em um ano uma Venezuela. Eu discordo que o Brasil seja atualmente um anão geopolítico somente porque discordou dos exageros criminosos cometidos pelo governo israelense . Quanto ao Maduro : Não reconhecer os resultados das eleições, ele apenas fez o que qualquer governo golpista mequetrefe faz. O ex daqui tentou e foi mais incompetente que o Maduro.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Antonio Palhares
3 meses atrás

Já nāo somos? Rsrsrs.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
3 meses atrás

Pode ser gigante, pode ser normal, pode ser anão.. pode correr nos jogos olímpicos ou paraolímpicos..

todo contrato é uma negociação entre uma parte que tem interesse em comprar e outra parte que tem interesse em vender.. e todo contrato tem cláusulas de rescisão.

até a Amazon aceita devolução

MGNVS
MGNVS
Responder para  Carlos
3 meses atrás

Caro Carlos, engraçado voce falar “nesse governo”. Me diga o que o Bolsonaro fez em prol das Forças Armadas no governo dele? Te respondo: nada! E ele é militar. A unica coisa que o Bolsonaro fez foi favorecer os generais e militares que puxavam o saco dele. Bolsonaro investiu mais na imprensa marrom (Jovem Pan, Revista Oeste, Poder Paralelo e outros) e em igrejas evangelicas do que nas proprias Forças Armadas. E por mais que muitos aqui não queiram aceitar, grande parte da modernizacao dos nossos meios militares veio justamente dos governos “canhotos” como muitos aqui dizem. No meu ponto de vista, militares nunca prestaram para governar um país, independente de serem de direita (ditadura no Brasil, Chile e Argentina) ou de esquerda (Venezuela, Korea do Norte e Cuba). O Brasil tem que seguir países fora da polarizacao geopolitica de EUA x Russia/China. Temos como exemplo a Suecia que tem excelente material militar de produção propria em varias de suas forças armadas.

Carlos
Carlos
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Este Carlos não é o original.

bjj
bjj
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Pelo contrário, ele foi ruim para a defesa. Vamos lembrar aqui que ele foi o principal responsável por sabotar a reforma da previdência dos militares, reduzindo a economia de recursos prevista em 10 bilhões por ano na proposta original para apenas 1 bilhão por ano na gambiarra que eles aprovaram. Em dez anos isso equivale a 90 bilhões de reais que poderiam ir para investimento mas que continuarão a cair no saco sem fundo do gasto com pessoal.

MGNVS
MGNVS
Responder para  bjj
3 meses atrás

Bjj, bem lembrado. E eu ainda te digo mais, Bolsonaro e Paulo Guedes foram os principais responsaveis por tirarem da Reforma Administrativa os politicos, os militares e o judiciario. Ou seja, a Reforma Administrativa bateu forte na iniciativa privada e nos servidores publicos que ganham ate no maximo 5 mil reais por mês. Politicos, juizes, promotores e generais e comandantes e outros militares ficaram de fora da Reforma Administrativa ganhando altas remuneracoes e se aposentando com salarios integrais em valores altissimos, enquanto o cidadao comum se aposenta com um teto maximo de 5 mil e poucos reais. Nós, cidadaos brasileiros, temos que fiscalizar todo e qualquer governo que esteja no poder, independente da ideologia. Se Bolsonaro, Lula, Temer, Fernando Henrique estiverem no Poder, o povo tem que cobrar e fiscalizar independente da ideologia. Essa polarizacao imbecil, faz o povo “adotar” politicos de estimacao e ficar cego para o que acontece nos bastidores.

Sergio
Sergio
Responder para  bjj
3 meses atrás

Exatamente. Muito bem lembrado.

E ainda assim quando mais precisou deles o abandonaram.

Na verdade o odiavam e não conseguiam separar o capitão do presidente eleito por milhões de brasileiros. Era-lhes inconcebível prestar continência a um ” subalterno”.

Levaram à presidência as regras da caserna .

Se, por exemplo quando o governante de fato o proibiu de nomear o diretor da polícia federal, sob o argumento absurdo de que era amigo de sua família, o que o atual fez sem problemas, ele ” desobedessece ” e cumprisse com sua pregorrativa de presidente não passaríamos pelo atual estado de coisas.

Mas preferiu dar ouvidos a generais invejosos e sabotadores.

Os mesmos que aliviou na reforma da previdência na ilusão de obter apoio.

A decepção daqueles que confiaram o voto, por duas vezes, como este que vos escreve, é enorme.

Werner
Werner
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Pesquisa quanto foi disponibilizado para a JP,Oeste não aceita dinheiro público, e compare com os governos do FHC,Lula e Dilma.
Sem contar os blogueiros do ParTido e os adePTos que ficaram milionários.
Falem a verdade uma vez na vida,não faz mal nenhum.
Quanto a contratos que vocês insistem que o governo do ParTido fez ;as FAs estão sentindo como foram bem feitos.

Fernando
Fernando
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Perfeito!

Werner
Werner
Responder para  Carlos
3 meses atrás

Esse governo atual é um desastre ambulante e esse Celso Amorim, nas relações internacionais, joga o Brasil no fundo do poço .

Fernando
Fernando
Responder para  Werner
3 meses atrás

Se este governo é assim, o que dizer do anterior, entao?

Werner
Werner
Responder para  Fernando
3 meses atrás

O anterior não se aliou a Hamas,Hezbollah,Houthis e defende com unhas e dentes a”democracia” da Venezuela,de Cuba e da Nicarágua.

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Responder para  Werner
3 meses atrás

É… o anterior se alinhou a Arábia Saudita, Israel, e outros neonazistas. Como ele.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Fernando Rodrigues Martins
3 meses atrás

Chamar Israel de neonazista é provavelmente a coisa mais estúpida que já li na vida. Parabéns!

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Responder para  Leandro Costa
3 meses atrás

Ainda mais estúpidas são as asneiras que vc escreve aqui. Parabéns!

Santamariense
Santamariense
Responder para  Fernando Rodrigues Martins
3 meses atrás

Mas, você escreveu uma asneira gigantesca, não adianta negar! Israel e neonazistas na mesma frase? PelamordeDeus…
E o Leandro escrevendo asneiras? Nunca li uma sequer!

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Responder para  Fernando Rodrigues Martins
3 meses atrás

Ah, vc achou asneiras? Te garanto que os palestinos que estão sofrendo a décadas com os filhotinhos do.Adolfo não acham.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Fernando Rodrigues Martins
3 meses atrás

O problema é que vocês rotulam de neonazistas todos aqueles que são contra suas ideologias. É digno de pena um “pensamento” assim…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Leandro Costa
3 meses atrás

Concordo com vocẽ. Israel não é um regime neonazista.

Para entender isso, a gente tem que lembrar que o Nazismo era um tipo de regime fascista extremo, com características bem conhecidas.

O Neonazismo é uma releitura do nazismo, o que inclui a supremacia branca e outras coisas, inclusive o preconceito contra judeus, negros, hispánicos.. etc.

Por outro lado, o atual governo israelense tem uma inspiração fascista evidente.

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Responder para  Fernando Rodrigues Martins
3 meses atrás

Nope

Fernando
Fernando
Responder para  Carlos
3 meses atrás

Sem com esse governo somos anões da Geopolitica, o que eramos com o anterior? Liliputhianos?

Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Bom dia Nilo,

Nesse momento e em todos os momento somos reféns. Mas o amor do Amorim pode deixar essa rusga de lado.

Nesse momento.

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
3 meses atrás

A diplomacia tem sequência de eventos, sabe que não são peças solta, com repercussão interna e externa, não deixemos de lembrar que o Brasil retirou seu embaixador de Israel, por uma sequência de ocorrência, a diplomacia atua em costurar relações, criar pontes, as temos com Israel, com os Árabes, com os BRICS e comunidade Europeia e Americana. A diplomacia é um cabo de guerra, afrouxe e vc cai (se afrouxar, tenha o porrete perto da mão).

Hamom
Hamom
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Lendo noticia:

“O governo dos EUA impõe sanções a um terço de todos os países da Terra, incluindo mais de 60% das nações pobres, segundo um relatório abrangente do Washington Post.

Os Estados Unidos tinham 15.373 sanções ativas em abril de 2024.

Nenhum outro país chega nem remotamente perto do número de sanções aplicadas pelos EUA. 


Em segundo lugar está a Suíça, com 5.062 sanções; seguida pela União Europeia com 4.808; o Reino Unido com 4.360; o Canadá com 4.292; e a Austrália com 3.023.”
—-
O Brasil se recusar a comprar alguns blindados não é nada, sequer pode ser chamado de sanção, ainda mais contra um país em pleno exercício do genocídio/limpeza étnica…

sergio 02
sergio 02
Responder para  sergio S.
3 meses atrás

Voce ja assitiu op filme o ditador ??
Neste filme o “presidente” tem que tomar uma decisão impopúlar, so que para não se indispor com o povo, e perder popularidade, ele falou que quem iria tomar a ” decisão impopular ” era o ministro, e não ele, desse modo o “ministro ” e todos ops “istas ” do mundo e o “presidente” e o bom moço”.
Vc acha mesmo que e o Amorim que esta melando essa compra ” e que o bom moço” persona não grata” do lula, e quem esta “sabiamente” , ainda pensando no assumto “??????

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  sergio S.
3 meses atrás

Quem manda é o presidente.

Sobre cancelar o contrato, isso é mais comum do que a gente pode lembrar… até o Canadá já escolheu avião brasileiro para a força aérea deles e depois mudou… recentemente, a Alemanha cancelou o contrato dos F18 da Boeing para ficar com o F35 da LM.

O Brasil escolheu subnarinos alemães, cancelou e ficou com submarinos franceses e depois comprou fragatas alemãs…

Austrália cancelou os submarinos franceses e depois ficou com submarinos dos EUA. A ìndia ia comprar mais de 100 Rafales franceses e depois ficou com dois esquadrões…

É parte de qualquer negócio a opção das duas partes desistir ou rever o contrato.

Ruberval
Ruberval
Responder para  sergio S.
3 meses atrás

A licitação foi feita para os israelense ganhar entendeu.
O segundo lugar e o terceiro lugar não atende os requisitos do exército, participaram da licitação só para dar transparência na vitória do material israelense.

Fernando
Fernando
Responder para  sergio S.
3 meses atrás

Bom dia Sergio. Vamos examinar sob outra perspectiva: Vc vai comprar um carro de alguem, que antes de fechar o negocio, vai aos jornais declarar que vc é um imbecil, e que vc é personna non grata em suas vizinhanças. Isso, sob a perspectiva tecnica de que vc certamente pode vir a precisar deste elemento para manutenção, informaçoes, etc, e ele pode resolver simplesmente te negar este direito, afetaria sua decisão sobre a compra?

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Responder para  Fernando
3 meses atrás

Depende, se eu precisasse muito do carro e a oferta dele fosse a que cabia no meu bolso, não ia afetar não, eu comprava e rezava pra não dar problema depois.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Fernando
3 meses atrás

Se esse negócio realmente não se concretizar, quem perde é o Brasil, que não vai adquirir o melhor equipamento da categoria. Para Israel é uma perda de um negócio, mas nada tão significativo em termos financeiros, visto que a indústria de defesa deles vende para muito países. O que é mais engraçado é que a Elbit pode perder um negócio devido à uma verdade dita pelo Netanyahu…hehehe

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Responder para  Santamariense
3 meses atrás

É… agora o Adolfinho fica sem vender. Muito esperto….

Santamariense
Santamariense
Responder para  Fernando Rodrigues Martins
3 meses atrás

Continua relacionando Israel com o nazismo…quem está passando vergonha é tu…eu tô achando até engraçado…heheheh
Quanto à venda não ocorrer, para Israel não será grande prejuízo. Até porque são eles que fornecem boa parte da eletrônica dos F-39, quase a totalidade da eletrônica dos F-5M, A-1M, AF-1B/C, A-29, mísseis dos F-5M, mísseis antitanque do EB, etc.

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Responder para  Santamariense
3 meses atrás

EDITADO
A BRIGA DE VCS ACABA AQUI E AGORA.
FUTUROS COMENTÁRIOS SERÃO APAGADOS.

Felipe
Felipe
Responder para  sergio S.
3 meses atrás

Calma, o comandante do exército já tinha preparado até o buffet para esta compra:
https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/comandante-do-exercito-tera-buffet-de-r-684-mil-com-salmao-e-file

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  sergio S.
3 meses atrás

Esse é o eterno risco de virarmos uma “Brazuela” onde os ritos constitucionais começam ser questionados por visões partidárias/pessoais. Penso que isso é mais noticia de torcida do que verdade absoluta.

Tenho certeza que o processo dessa compra dos obuseiros foi infinitamente menos controverso do que o processo de uma Locadora de Veículos ganhar uma concorrência milionária (e bota milionária nisso) de compra de “ARROZ” diante a crise das chuvas no Rio Grande do Sul.

Segue o jogo… pelo menos em nossa “Brazuela” as coisas ainda não saíram do controle e tem muita gente de olho nisso.

Sergio
Sergio
Responder para  sergio S.
3 meses atrás

Xará , manda mais a – desgraçada- política.

E no presente momento e sabe Lá o anjo da guarda dessa terra infeliz até quando, as decisões são tudo, menos sensatas e práticas.

E vai piorar, demo(nio)craticamente e lustrosamente como uma Gillette bem passada, se me compreende.

Sorte dos Brasileiros que já partiram.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Responder para  sergio S.
3 meses atrás

Simples, a canetada final é do presindente. E Celso Amorim tem muito, mais muito respaldo com o presidente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gerson Carvalho
3 meses atrás

Olá Gerson. Você tem razão sobre a canetada do presidente. Ele pode aprovar, acabar de uma vez ou simplesmente deixar na gaveta. A prerrogativa é dele.

Sobre Amorin, ele ocupa um cargo de Assessor porque tem a confiança d presidente, assim como os ministros nomeados por ele têm a sua confiança. Ninguém deixa alguém como ministro se tiver problema de confiança, a não sem em caso de chantagem política ou pessoal.

sergio 02
sergio 02
3 meses atrás

Tem um cara no youtube , que se acha o “MASTER ” Quando coloquei que essa comnpra não iria acontecer, por motivos que a reportagem citou, o referido Master falou que não e assim , que era uma licitação não sei do que , que o Exercito ia bater o martelo e dizer que iria ter que comprar de todo jeito, por que a decisão foi tecnica ETC, infelizmente fui banido do canal, mais adoraria ver a cara dele vendo essa materia.

Franz A. Neeracher
Responder para  sergio 02
3 meses atrás

Pelo que entendí, nada ainda está 100% decidido.

Pessoalmente creio que a compra será adiada….para salvar as aparências, mas no fim será concretizada.

Nilo
Nilo
Responder para  Franz A. Neeracher
3 meses atrás

Bingo, a não ser que o Exército insista na compra de urgência do equipamento e TCU de aval para compra de segundo colocado.

Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Nilo,

Temos duas mãos. O L é experiente. Pode superar.

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
3 meses atrás

Fiz comentário acima que aborda essa questão, ainda não foi liberada, é puro ego ou é jogo diplomático geopolítico com consequências de alianças políticas e econômicas?. Fico com a segunda opção.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Franz A. Neeracher
3 meses atrás

O mais provável é o contrato ficar congelado até que ocorra uma troca de governo em um dos dois países…. cantei esta bola dias atrás.

mutatis mutantis, é como ocorreu com os Rafale para a FAB.

Franz A. Neeracher
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Exato…..ou teoricamente, tudo pode acontecer!

Como dizia Churchill:
“Previsões, principalmente para o futuro, são muito difíceis”

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Franz A. Neeracher
3 meses atrás

Riso.. opa.. frase nova. Já vai para o catálogo

Eu tenho um modelo que funciona bem para análises. Eu imagino trẽs cenários (ou 5, tem tem que ser ímpar). Dai eu avalio a probabilidade de ocorrer baseado na ocorrência de eventos parecidos no passado.

Dai faço uma escala do mais provável para o menos provável. Eu reviso esta escala periodicamente incluindo novas informaçẽos que vão aparecendo..

minha taxa de acerto é bem alta

Nilo
Nilo
Responder para  sergio 02
3 meses atrás

Eu TB de certa forma achei que iria devido as vantagens oferecidas em relação ao segundo colocado, no entanto vc tem um Netanyahu (o gigante da limpeza) de um lado e Amorim do outro (como diria o Natanyahu , anão diplomático) rsrs.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  sergio 02
3 meses atrás

Quase fui banido pq fiz uma brincadeira com ele, não esperava que ele fosse reagir tão mal, zuei ele pq estava comendo fazendo Live, disse que estava gordo por isso, me arrependi, tive que ouvir muito, até fui ameaçado de processo kkkkkkk, até gosto do canal dele, mas parece que ele processa comentários com o fígado e não com o cérebro

Santamariense
Santamariense
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

Se é quem estou pensando, realmente não é muito educado…

Emmanuel
Emmanuel
3 meses atrás

Celso Amorim é o tipo de patriota as avessas: só faz o que NÃO PRESTA para a imagem do Brasil.

Homenzinho com a cabeça na década de 60. Ainda está do outro lado do muro, na Alemanha Oriental, acreditando que a Revolução irá vencer o mal capitalista americano, sendo que ele é um dos que mais vive essa realidade dentro do grupinho dos companheiros.

Nilo
Nilo
Responder para  Emmanuel
3 meses atrás

Os gatos, sem querer defender, ao real, Amorim e recebi e mantém cordiais conversações dentro do governo dos EUA antes e depois, mas o cara não consegue emplacar diálogo com certo grupinho brasileiro. A questão é, diplomacia no grito descamba para o porrete rsrs nosso Exército não quer guerra.

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Digo, Aos fatos, rsr

Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Ele não entra em certos grupos. Ok. Manda outro. Amorim fica triste. A ala do Amorim também. Esteves também fica triste.

Toma Dramin.

Nilo
Nilo
Responder para  Esteves
3 meses atrás

Este é o Dramin que estão ofertando, será suficiente?, …CNN, hoje,…..
“Diante da resistência de Amorim, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, negociou com os israelenses que os tanques sejam construídos em uma fábrica da empresa no Rio Grande do Sul. Antes, eles seriam importados de Israel. As condições de pagamento também melhoraram: só começaria a ser feito em 2027.”
Pode ter certeza que a concorrência está de volta, rsrs não vai faltar Dramin.

Esteves
Esteves
Responder para  Nilo
3 meses atrás

Esse L…

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Emmanuel
3 meses atrás

Perfeito seu comentario, basta ver com quem nos estamos andando hoje na geopolitica!

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Emmanuel
3 meses atrás

Bom, esse é o cara que está insistindo até hoje na apresentaçāo das atas.

E ainda dizem que a diplomacia do país agora está sendo feita sem ideologia.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Eu não sabia que estavam falando isso sobre a Diplomacia Brasileira. Tento me manter fora das notícias do dia a dia por motivos de sanidade maior.

Mas se realmente falam que agora está sendo feita sem ideologia, até o momento, é a maior piada do ano.

Fernando
Fernando
Responder para  Leandro Costa
3 meses atrás

Mas desde quando foi feita sem ideologia?? O que dizer então do governo passado??

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Fernando
3 meses atrás

O governo passado também foi uma vergonha em termos de diplomacia. Mas durou pouco, felizmente. Celso Amorim já vem fazendo ‘caquinhas’ tem muito tempo. Alguns dos piores escândalos em tempos recentes aconteceram na gestão dele, e são erros crassos, como esse de agora.

Um errado não faz o outro certo por estarem em áreas diferentes do espectro político.

Quer saber desde quando não foi feita sem ideologia? Segunda Guerra Mundial éramos ideologicamente mais próximos do Eixo do que com as democracias liberais ocidentais, praticamos a política pendular que nos trouxe o máximo de vantagens antes de sermos atacados pelos Alemães e entrarmos na Guerra.

Anos 70, mesmo dentro do contexto da Guerra Fria, alinhados com Washington, procuramos dar pontapé no nosso desenvolvimento nuclear ao fazer acordos com os Alemães Ocidentais, quase que literalmente rompendo com Washington.

Quer outro exemplo, pequeno, mas bem representativo? No porto do Rio de Janeiro ainda tem alguns guindastes antigos preservados na área onde fazem eventos. Se olhar a plaquinha de um deles vai ver que foram fabricados em 1965 na Alemanha Oriental. Mesmo no regime militar, ainda fizemos trocas comerciais com um país do Bloco comunista. Isso é pragmatismo. Compramos o produto que atendeu nossas necessidades onde quer que fosse.

Rapaz, tem muitos exemplos que podemos caçar ao longo da nossa História remontando até Barão do Rio Branco.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Leandro Costa
3 meses atrás

Bem isso mesmo.
Governo passado conversou com os russos sobre submarinos nucleares. Amorim já afirmou que os republicanos são melhores em dialogar, e por aí vai.

O Brasil não é um país confiável. Eles sabem e nós também. kkkkkkk

Alecs
Alecs
Responder para  Leandro Costa
3 meses atrás

Um dos melhores comentários que já li. Perfeito!

alexandre
alexandre
3 meses atrás

Se fosse pra comprar JABALE ou equipamento russo ou chines, nao teria problema a, decisão é tecnica , bota o amorim de volta pro lugar dele…

Nativo
Nativo
Responder para  alexandre
3 meses atrás

Nossa forças armadas antes e durante esse governo, sempre compram muito equipamentos desses cantos né??? E cada besteira escrita por aqui.

alexandre
alexandre
3 meses atrás

Ele nao ofendeu o Brasil, o lula não é o Brasil, quando lula defende teocracias e terroristas que sofra o desgate de seus posicionamentos…

Krest
Krest
Responder para  alexandre
3 meses atrás

Em nenhum momento lula defendeu o Hamas. Lula criticou as ações israelenses, que são dignas de uma organização terrorista

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Krest
3 meses atrás

Tinha um aliado dele literalmente com uma camisa do Hamas no Congresso e outros comemoraram o atentado contra Israel.

E nāo venha com essa de que “ele nāo defendeu”, nesse contexto, omissāo também é posicionamento e se revela como apoio tácito.

Sem mencionar que até hoje o governo, oficialmente, nāo se refere a esse grupo como terrorista.

Werner
Werner
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Não esqueça do chuchu sentado no Irã ao lado da turma dos terroristas do H.
Esse governo atual é uma vergonha internacional e ainda falam,”mas agora recebemos lideres”.Maduro, o ditador, fraudador das urnas e procurado pelos EUA? Macron que veio ver de perto se o cumpanheiro está cumprindo suas obrigações de guardar um pedaço generoso da Amazônia para ele?
São esses os ” grandes”lideres mundiais,rs.

Fernando
Fernando
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

É… Quem defende democracia e a Arabia Saudita é a turma do governo anterior kkkkkk

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Fernando
3 meses atrás

Governo anterior nāo “defendeu” a Arábia Saudita, nāo se faça de desentendido.

O que ocorreu foi uma aproximaçāo entre estados visando acordos bilaterais. O Presidente do Brasil precisa atrair investimentos de quem tem dinheiro, até os EUA têm relações com os árabes.

Quem se aproxima de autocrátas por Pura ideologia é esse governo, vide a relaçāo com Cuba, a defesa do regime venezuelano e ao da Nicarágua, o apoio ao Irã, país que brutaliza mulheres e etc.

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Não defendeu??? Tanto defendeu que o sujeito ganhou até relógios e joias kkkkkk não se faça você de desentendido!

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Fernando Rodrigues Martins
3 meses atrás

Agora você demonstra ignorância sobre questões protocolares.
Todo dignatário estrangeiro em visita oficial é agraciado com presentes. É tradição.

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Responder para  LeoRezende
3 meses atrás

Kkkkkkk ignorância é achar que rolex, joias e outras “bijouterias” são presentes normais kkkkkkkkkkkk

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Krest
3 meses atrás

Como chefe de Estado deveriam ter condenado os atos do Hamas e o Grupo Inteiro, mas não fez, não vai fazer, conivente com os crimes

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Krest
3 meses atrás

Alckmin estava em Teerã ao lado de quem mesmo?
Dicas: 1- morreu em um ataque cirúrgico israelense; 2 – era chefe de um grupo terrorista que começa com Ha e termina com Mas.

E o que o vice presidente estava fazendo lá, para início de conversa?

“Aaaiiinnnn, Israel é genocida” – pausa para um gole de 51.

Mas o aiatolá é amiguE.

Uhum…Tá Sertu.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Emmanuel
3 meses atrás

Alckmin estava lá representando o Brasil na posse do novo presidente Iraniano.
É igual você ir a um evento, ao qual você não pode faltar, e nele estar o Bolsonaro ou o Lula.
Você não é responsável pela lista de convidados e tem de ficar perto de quem o anfitrião convida, por mais desagradável que seja.

Marcelo
Marcelo
3 meses atrás

Embargo do amor….

Sergio Machado
Sergio Machado
3 meses atrás

EB com pressa em exportar 1 BI a Israel com a indústria de defesa nacional fechando as portas? Absurdo se não fosse verdade.
Na real, o Amorim esta tentando a produção no país (https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/caio-junqueira/politica/amorim-trava-blindados-de-israel-e-defesa-propoe-producao-no-rs/).
Pode ter inclusive relação com a iniciativa do governo em salvar a Avibrás. Os apressadinhos de plantão já saem detonando o cara.

GFC_RJ
GFC_RJ
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

Não é isso não.

Na realidade, quem está costurando um novo acordo com a Elbit, propondo produção local, é o Ministro da Defesa.
Faz isso, para que sensibilize parte do partido do governo dentro do contexto de “reindustrialização”, ao mesmo tempo que deixa o mesmo partido em contradição se mantiver a posição do “assessor”.

O próprio texto do seu link descreve isso.

“Diante da resistência de Amorim, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, negociou com os israelenses que os tanques sejam construídos em uma fábrica da empresa no Rio Grande do Sul. Antes, eles seriam importados de Israel. As condições de pagamento também melhoraram: só começaria a ser feito em 2027”.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  GFC_RJ
3 meses atrás

Discordo pelas estatísticas. Na realidade, creio que é uma ação política coordenada pelo José Mucio e Planalto. Já postei que seria um jogo de cena outra vez. O fato gerado com o governo israelense pode ter sido a desculpa.
Digo pelo fato que praticamente todas as aquisições de defesa efetuadas nos governos Lula e Dilma – reitero que não é propaganda de governo, mas característica – foram feitas com ToT e produção local. Valeu inclusive para plataformas de petróleo, navios para a mercante e afins. A própria modernização dos Mikes em 2003 começou com a aquisição da gaúcha AEL pela Elbit Systens.
Em suma, historicamente é um governo de produção local, com seus prós e contras. Por qual motivo mudariam agora? E numa compra vultosa?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

Teve proposta melhores de produção nacional, e não foram aceitas, é muita vontade de se humilhar pra Israel então, pra mim sua teoria não tem base

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

Amorin não está tentando nada, só melar o acordo para puxar saco do patrão. Quem correu atrás para melhorar o acordo com produção nacional foi a empresa, o EB e o ministério da defesa, deixando a proposta mais “açucarada” para ver se passa por esse “bloqueio” político.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Luís Henrique
3 meses atrás

Até poderia ser, mas tem alguma base factual ou é só sua posição?

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Sergio Machado
3 meses atrás

Oras a base factual é só ler a notícia que você postou.
Até o título da matéria diz “Amorim trava blindados e Defesa propõe produção no RS”

É óbvio que não é o Amorim que está tentando melhorar o contrato, afinal ele não é mais ministro da defesa, ele “travou” o contrato convencendo o Presidente a não aceitar por causa que foi ofendido pelo primeiro ministro de Israel. Quem está tentando produção nacional para “açucarar” a proposta e convencer o Presidente é a Defesa e obviamente com apoio do EB que parece ter gostado muito da proposta e não quer o segundo colocado e também apoio da empresa israelense que parece ter aceitado para não perder o contrato.

JHF
JHF
Responder para  Luís Henrique
3 meses atrás

Até o momento o jogo de “policial ruim e policial bom” tem trazido a proposta inicial para uma posição mais vantajosa para o Brasil. Pode ter jogo de tudo e interesses vários no vai e volta. Faz parte do jogo (que continua, não parou ahi). Cenas dos próximos capítulos….

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
3 meses atrás

Misturam o pessoal com o institucional.

Xingaram o Lula de ladrão em SP , toda SP não vai mais receber verba federal por isso ?

Nenhum país deve ser gerido por paixões ou egos feridos e sim por competência , pragmatismo no interesse da pátria.

Daniel
Daniel
3 meses atrás

Então vão deixar de comprar um equipamento militar que venceu, com todos os méritos , uma licitação internacional porque o governo tá magoadinho pelos israelenses terem achado ruim que o presidente falou m…. sobre um assunto que não lhe dizia respeito? É muito amadorismo para um governo só! KKKKKKK

Krest
Krest
Responder para  Daniel
3 meses atrás

Amadorismo????? Vc realmente acha sábio comprar armamento de um país que temos má relação e dessa forma correndo risco de embargo ?

Daniel
Daniel
Responder para  Krest
3 meses atrás

Cara, você ficou louco? Israel é um parceiro de longa data do Brasil e nem as trapalhadas do Lula mudaram as relações comerciais entre os dois países. Inclusive, eles até aceitaram a proposta do ministro da defesa brasileiro de fabricá-los aqui. Os equipamentos só não chegam para o EB por pura incompetência do governo brasileiro.
Se o problema é só birrinha, declara o Netanyahu persona non grata no Brasil também. Ele vai dar risada e vai ficar por isso mesmo. A gente nem sabe se o Lula não vai sofrer um impeachment até 2026 . . . É só ele não conseguir pagar o orçamento secreto pro centrão.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Krest
3 meses atrás

Má relação onde? quem tem relação ruim é o Lula, o Brasil não é Lula, apesar de que vc gostaria de Presidente Rei Absolutista

Werner
Werner
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

Esses militontos,não cansam de passar vergonha pelo apedeuta e mitônomo mor do reinado da mentira.
O Brasil vai sobreviver a esse des_governo e seus cúmplices, e voltaremos a ser felizes e reconstruí-lo e cobrar a fatura.

Gabriel BR
Gabriel BR
3 meses atrás

O TCU é um tribunal politico! Não existe Justiça administrativa no Brasil.

Gabriel BR
Gabriel BR
3 meses atrás

TCU não é um tribunal no sentido que os senhores pensam e a AGU pode recorrer ao judiciario.

Henrique A
Henrique A
3 meses atrás

Assuntos militares no fim são assuntos políticos… sabendo que tipo de gente está agora em Brasília eu imaginava que isso fosse acontecer, por isso eu torcia pelo Zuzana 2.

Tuxedo
Tuxedo
Responder para  Henrique A
3 meses atrás

O pior é que os editores daqui do portal, proíbem comentários de cunho político, e no entanto eles postam matérias e conteúdos que envolvem diretamente a política. Vai entender…

Nota da moderação:

Prezado, vc está confundindo as coisas.
Uma coisa é um comentário político num tema que envolve política.
Outra coisa bem diferente é fazer política a favor do político A ou B.
Ou então em temas que não tem nenhum cunho politico, como a grande maioria das matérias, em poucos segundos partir para os eternos bate bocas ao estilo Lula x Bolsonaro.
Entendeu agora? Estamos a disposição em caso de dúvidas.

Tuxedo
Tuxedo
Responder para  Tuxedo
3 meses atrás

Entendi perfeitamente, porém “bate bocas ao estilo Lula x Bolsonaro” é muito comum em função do nosso atual cenário político, isso faz parte.

Lógico que ngm precisa exagerar nas colocações a ponto de sair do tema que é FAAs, e adentrar bem a fundo na política, isso não, mas manter sempre o equilíbrio respeitando sempre o posicionamento e a opinião do próximo.

É sempre bom manter esse diálogo com a moderação para que possamos construir uma boa harmonia aqui no portal, e esclarecendo todas as informações, e também debatendo temas sobre as FAAs de acordo com as regras.

Tony
Tony
3 meses atrás

Republica bananeira é assim: cada autoridade age baseado em “o Estado sou eu”.

Ego ferido é o que por fim explica muito da situação brasileira atua.

Personalismo e mistura do público com privado é uma constante de séculos nessas terras, está na alma do brasileiro que ante qualquer problema pede mais Estado aumentando o problema.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
3 meses atrás

Assessor que não tem cargo oficial no governo. O que ele queria é que fosse escolhida a China, como não foi e o vencedor foi justamente Israel, o cara quer ficar boicotando o país por ideologia.

Os militares têm que jogar a funcional na mesa e gritar mais alto.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 meses atrás

gritar com o Presidente da República?

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Gabriel BR
3 meses atrás

Sim, afinal eles são os militares, especialistas no produto escolhido, e também funcionários públicos, coisa que Amorim não é.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 meses atrás

Vejo que você desconhece o assunto.
O Presidente é o comandante e chefe das forças armadas , e foi ele quem tomou a decisão e não o Amorim. O Presidente escuta quem ele bem entender sobre qualquer coisa e é ele quem detém o poder decisório.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 meses atrás

O Celso Amorim foi nomeado para o cargo público de Assessor do Presidente. Tem remuneração, direitos e deveres de um servidor público.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 meses atrás

Caro. Tem sim. No portal da transparência aparece como “CCX 011.8 – CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO” “ASSESSOR(A) CHEFE”, “data de ingresso 04/01/2023” “orgão PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA” “ASSESS ESPECIAL PRESIDENTE REPUBLICA

Informações públicas

JHF
JHF
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 meses atrás

Gritando com alguém não se.reaolve nada. Eu aprendi isso com 8 anos de idade. Recomendo colocar o conselho em prática.

Werner
Werner
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 meses atrás

Não esqueça de uma certa “senhoura”integra e impoluta que tentou barrar os Centauros porque a compra foi do governo passado.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
3 meses atrás

Cara, como pode um Aspone, ter mais autoridade que o Ministro da Defesa? Esse Celso Amorim estava em casa, aposentado, quando conseguiu essa boca rica no governo e so atrapalha! Quer dizer que apoiar ou se omitir certas Ditaduras pode, fazer negocio com Israel não?

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
3 meses atrás

Parece que Israel vai colapsar, talvez em poucos meses, sob o empuxo_____________. Se assim for, qual a influência desse acontecimento sobre uma aquisição nossa de produtos Elbit? O Estado desmorona e empresas ‘independentes’ do complexo industrial militar israelense continuarão impávidas e colossais? Talvez Amorim e Lula saibam algo que não sabemos…

EDITADO:
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos.

Tuxedo
Tuxedo
3 meses atrás

É claro que esse acordo tende a não se concretizar, pois o assessor do atual governo age com ideologia política, e como o governo atual não tem boa diplomacia com Israel, aí tende a ocorrer esses impasses.

Infelizmente a tendência é este acordo não se concretizar.

A C
A C
3 meses atrás

Na hora da verdade, o que conta eh a ingenuidade criativa para se fazer algo efetivo. Um exemplo? Palianytsia. Um drone-foguete, inventado pela Ucrania e posto em combate em apenas 18 meses.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
3 meses atrás

Tem de comprar o melhor equipamento.Se entrar mais no assunto entra em política que estou farto desse assunto.

Carlos I
Carlos I
3 meses atrás

Esse Amorim, que acabou de ouvir deboche da ditadura venezuelana, e merece pois já era deboche nos corredores diplomáticos depois de acreditar que um ditador faria eleições limpas sem uma saída para fugir de seus crimes, e muitos aqui também imaginaram que isso ia dar certo e agora fazem de conta que não passou nada, agora ainda tenta atrapalhar uma negociação com uma nação que sempre cumpriu seus compromissos conosco, é o puro suco da visão ideológica estreita que não consegue nada além disso.

O país deve ter um projeto, vejam se China ou Índia se importam com quem negociam, ser é bom para os interesses dos dois países fecha o acordo e pronto.

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
3 meses atrás

….eu sou preciso de um dinheiro pra comprar um mé! O leitim das crianças e o absorvente da Muié…o resto só fé, só fé ,só fé!!!…. ( O Brasil tá desse jeitinho aí) Rsrs

francisco
francisco
3 meses atrás

Vai deixar de comprar o melhor e mais barato por birra? quem perde é o Brasil.
Diz o ditado popular: amigos,amigos,mas negócios a parte.

JHF
JHF
Responder para  francisco
3 meses atrás

Se alinhar ao mundo com ações praticas na condena as atitudes do governo NetaniaJu não deveria ser considerado como “birra”. Deter a guerra, trazer os reféns para casa e abordar o problema dos dois estados são prioridades importantes da ONU e o gov Brasileiro está alinhado com estas causas.

MGNVS
MGNVS
3 meses atrás

[off-topic] Com a devida permissão dos editores, segue uma noticia que saiu ha pouco e que no meu ponto de vista tambem tem significativa importância pq se refere a gastos que afetam diretamente o orçamento das Forças Armadas, nesse caso, o Exercito.
Segue o link:
Exército gastará 841 mil em espadas de ouro para generais recém promovidos.
https://istoe.com.br/exercito-gastara-r-841-mil-em-espadas-de-ouro-para-generais-recem-promovidos/

RPiletti
RPiletti
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

visam obter 90 itens que custam R$ 9.353,33 por unidade”
É que possuímos poucos generais… piada que não acaba mais.

Bardini
Bardini
3 meses atrás

Celso Amorim é o maior diplomata iraniano da história do Brasil, rsrsrs…

Richard Stallman
Richard Stallman
3 meses atrás

A alternativa Tcheca é melhor.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Richard Stallman
3 meses atrás

No papel parece muito bom, mas algumas matérias indicam que os militares do EB acharam a proposta israelense muito melhor e não querem ter que ficar com o 2º colocado.

Werner
Werner
Responder para  Richard Stallman
3 meses atrás

Se fosse a melhor seria a primeira e não a segunda.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Richard Stallman
3 meses atrás

Não

JClaudio
JClaudio
3 meses atrás

O presidente dizer o óbvio em relação ao que Israel está fazendo na Faixa de Gaza gerou uma reação desproporcional dos israelenses e dos “patriotas” brasileiros. Está certo o ministro não deveriam comprar e ponto final. Só lembrando que o comandante em chefe das forças armadas é o presidente da republica em exercício e não o que saiu.

Henrique A
Henrique A
Responder para  JClaudio
3 meses atrás

Pelo que eu entendi até agora o obstáculo para a compra vem da parte de Brasília e não de Tel Aviv.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  JClaudio
3 meses atrás

Não tem nada de óbvio, quem invadiu Israel e atacou mulheres, crianças, idosos e civis desarmados, praticando crimes de terrorismo horripilante com assassinatos em massa, estupros, sequestros e tantas barbaridades mais foi o outro lado.
Israel está se defendendo. Caso o Presidente ache que Israel está “exagerando” na resposta, ele poderia ter sido bem mais cuidadoso com suas palavras e expressar sua opinião sem comparar Israel que é uma democracia que está se defendendo desta barbárie com os nazistas que invadiram toda a Europa e praticaram genocídio da população judaica com campos de extermínio e tudo mais.
Foi uma fala ridícula e o primeiro ministro de Israel ter colocado o Presidente do Brasil como persona non grata em Israel foi o mínimo que ele deveria fazer.

Outra coisa para pensar:
O número de mortos entre os palestinos e todos os excessos que são cometidos por Israel na guerra são informados pela Autoridade Palestina. Será que tudo aconteceu da maneira que eles divulgaram ao mundo?
Engraçado que quando os russos divulgam alguma coisa sobre a guerra com a Ucrãnia a maioria duvida, mas o Hamas ou a Autoridade Palestina divulga alguma coisa e todas as mídias do mundo divulgam e acusam Israel.
Não duvido que esta guerra tenha provocado sofrimento exagerado de civis inocentes, nem que não tenha tido exageros, na maioria das guerras essas coisas acabam acontecendo, mas também não acredito em 100% do que eles divulgam.

MGNVS
MGNVS
3 meses atrás

É muito engraçado certas pessoas que se dizem “patriotas” falarem das decisões do “atual governo” quando na verdade, não é a primeira vez que Israel desrespeita o Brasil enquanto nação. Ou o pessoal aqui esqueceu quando um diplomata israelense chamou o Brasil de “anão diplomático”?

Toda vez que algum governante brasileiro toma uma decisao que vai contra os interesses dos israelenses, então começa a choradeira como se o Estado de Israel fosse o país mais santo do mundo.

Recentemente a Noruega e a Espanha reconheceram o Estado Palestino, Israel protestou, mas não chamou nenhum dos dois países de “anoes diplomaticos”.

Mas quando é com o Brasil pode?

Porém o maior absurdo de todos é ver alguns “patriotas brasileiros” aqui enaltecerem Israel por ele desrespeitar o Brasil, esses são os verdadeiros traidores da pátria.

Outros criticam o “atual governo” por tudo o que acontece com as nossas Forças Armadas, mas me digam: o que o Bolsonaro fez em prol das Forças Armadas no governo dele? Eu respondo: nada! E Bolsonaro é militar. A unica coisa que o Bolsonaro fez no governo foi favorecer os generais e militares que puxavam o saco dele. Bolsonaro investiu mais na imprensa marrom (Jovem Pan, Revista Oeste, Poder Paralelo e outros) e em igrejas evangelicas do que nas proprias Forças Armadas.

E por mais que muitos aqui não queiram aceitar, grande parte da modernizacao dos nossos meios militares veio justamente dos governos “canhotos”, como muitos aqui gostam de chamar governos dos quais nao gostam.

No meu ponto de vista, militares nunca prestaram para governar um país, independente de serem de direita (ditadura no Brasil, Chile e Argentina) ou de esquerda (Venezuela, Korea do Norte e Cuba).

E se Israel desrespeitar o Brasil enquanto nação, então que todos os contratos sejam cancelados.

Temos outros países a quem recorrer, como a Suecia, que tem excelente material militar de produção propria em varias de suas forças armadas e com quem poderiamos fazer excelentes negocios.

Fica a dica: não adianta vestir camiseta amarela e dizer Deus, Pátria e Família, quando na verdade a pessoa não move um dedo para defender a sua propria nação quando ela é desrespeitada por outro país ou pessoa, como no caso de Israel e seu diplomata.

Muito me admira tambem, que aqui tenham militares que no lugar de defender o Brasil, defendem um país que nos desrespeita igual Israel faz. Me digam: a farda, o salario e a patente que vcs deveriam usar com orgulho foi dada pelo Brasil ou por Israel? Pq alguns aqui parecem trabalhar contra o proprio Brasil mesmo vestindo uma camiseta amarela e se dizendo “patriotas”.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Israel não ofendeu o Brasil, apenas o Presidente e não foi “do nada”, foi por causa do que ele falou que foi muito pesado, comparando a guerra de Israel com o holocausto do Hitler e do Nazismo.
É óbvio que a maioria das aquisições militares dos últimos anos foram feitos pelos governos do PT, Bolsonaro ganhou 1 eleição e por azar entrou com Teto dos Gastos, em seguida uma pandemia mundial e depois a guerra, mesmo assim usou de estratégia e capitalizou a Engeprom para conseguir as 4 Fragatas e o navio de pesquisa. Também conseguiu os Centauro 2 para o EB, os 2 KC-30 para a FAB.
Já o PT venceu 5 eleições, sendo 4 seguidas e mais 1 agora. São 20 anos no poder contra 4. Incomparável.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Luís Henrique
3 meses atrás

Israel esta desrespeitando o Brasil sim e não foi a primeira vez. Não adianta vc passar pano para Israel so pq tem “raivinha” do P T. Analisem esse fato sem colocar baboseira ideologica na questão. Outros países já falaram contra Israel e inclusive ate ja reconheceram o estado Palestino igual Noruega e Espanha fizeram e Israel protestou mas nao desacatou estes países. Bolsonaro ganhou a confiança do povo brasileiro e o que fez? Demonstrou ser um incompetente em varias areas, inclusive na militar. Bolsonaro poderia ter feito uma Reforma Administrativa excelente e o que ele fez? Retirou da Reforma justamente os politicos, os militares e o judiciario, que sao os salarios que mais oneram as folhas de pagamento e de aposentadoria da nação. Os unicos prejudicados com essa reforma foram os trabalhadores da iniciativa privada e parte dos servidores publicos que ganham no maximo 5 mil reais por mês. Então nao se faça de cego e fique defendendo politico de estimacao. Da mesma forma o P T que diz lutar pelos trabalhadores, tem um monte de deputados votando a favor da extincao de multas aplicadas a partidos politicos e candidatos penalizados na ultima eleicao. O que esta faltando para o brasileiro é parar de ficar defendendo “politicos, partidos e grupos economicos” e começar a cobrar os representantes que foram eleitos.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Israel nāo desrespeitou o “Brasil”, desrespeitou uma pessoa, que está longe de representar a maioria da populaçāo.

Quanto ao “anāo diplomático”, mentiram? Ou é pecado dizer a verdade?

E o motivo de ser “anāo diplomático” é justamente esse tipo de coisa, defender “diálogo” com grupos terrorists, apoio a presidente que persegue igreja, a presidente que frauda eleiçāo, a gente que destila ódio gratuito ao povo israelense.

Quer respeito? Primeiro deixe de agir como república bananeira e seja um país merecedor de respeito.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Allan Lemos
3 meses atrás

Alan, meu caro, vc é brasileiro?

Se vc é brasileiro, então deveria sim estar indignado com as atitudes de Israel em relação ao Brasil.

Igual eu escrevi ali em cima para o Luis Henrique, nao venha aqui passar pano para Israel so pq vc tem “raivinha do P T”.

Eu acho Bolsonaro o maior de todos os incompetentes, e ele demonstrou isso nos 4 anos de desgoverno e lacração em rede social. Mas, se no lugar do Lu La fosse o Bolsonaro, mesmo nao gostando dele, eu ainda assim defenderia pq a ofensa foi contra o Brasil.

Israel esta sim desrespeitando o Brasil.

O Instituto Rio Branco e o Itamaraty sempre formaram excelentes diplomatas, e a diplomacia brasileira sempre foi respeitada no mundo inteiro.

Inclusive, foi o brasileiro Graça Aranha, um dos principais responsaveis e peça fundamental para a criação do proprio estado de Isarel.

Entao Israel deve sim respeito ao Brasil.

Quanto aos “terroristas” que voce diz, lembre-se tambem que antes da criação de Israel, os proprios judeus sionistas promoveram varios atentados terroristas contra os britanicos que na epoca dominavam a Palestina. Lembra do atentado promovido por sionistas contra o Hotel King David em 1946? Onde ações terroristas sionistas foram implementadas contra autoridades britanicas, da ONU e contra arabes palestinos?

Diante disso meu caro, Israel nao tem a menor moral para julgar ninguem pois tanto eles quanto o Hamas e o Hezbollah usaram e ainda usam as mesmas taticas terroristas. Qual deles esta certo nisso? Nenhum deles. Pq ali nao tem “coitadinho”

Então quando um país igual Israel vem e chama o Brasil de “anao diplomatico”, ele tem que se lembrar, do quanto o Brasil ja fez pelo proprio estado de Israel, mas sempre seguindo as resoluções da ONU.

Entao eu repito, nao venha aqui nos meus comentarios passar pano para este ou aquele país, só pq vc tem raivinha de uma pessoa ou partido politico que nao te agrada.

Seja acima de tudo brasileiro, e se vc nao gosta do politico que esta no poder, exerça a sua função de cidadao consciente e fiscalize o atual governo para que ele trabalhe para bem de todos e não so para um grupo especifico de pessoas, igual a maioria dos politicos brasileiros fazem, independente do partido ou da ideologia dos quais são adeptos.

E por favor, nao veja minha resposta como ataque pessoal, pois não é.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

E foi o Itamaraty que decidiu retirar o embaixador de Israel sem consultar o PR da epoca, isso em 2014? Foi o governo da época, havia um ataque de Gaza contra Israel, e o governo achou o revide de Israel desproporcional, na época poucos países comentaram uma desproporcionalidade, e mais o Hamas joga foguete e quer receber flores podem esperar até a morte, Israel chamou o Brasil de anão diplomático e disse que sim, que éramos, pois Israel tem o Direito de se defender, eu por ser Brasileiro, não sou obrigado a seguir a agenda diplomática de nenhum PR, NENHUM, e se te dói que nao defendo a diplomacia dos atabaques, então senta e chora

MGNVS
MGNVS
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

Carlos Campos, pelo visto vc é só mais um com raivinha do P T e que não sabe separar o Estado Brasileiro do atual governo que esta no poder. Vc pelo jeito é um daqueles que se diz “patriota”, veste uma camiseta amarela e vai bater continencia para a bandeira dos EUA. E onde no meu comentario eu disse que Israel não tem o direito de se defender? Me mostre ali. Eu nunca disse que Israel não tem o direito de se defender. Eu disse que Israel poderia fazer os devidos protestos por vias diplomaticas normais sem ofender a nação brasileira. E Israel deve sim respeito ao Brasil, já que um dos nossos diplomatas, Graça Aranha, foi um dos principais e fundamentais responsaveis pela criação do Estado de Israel. Agora, quanto ao “senta e chora”, bom, quem veio “chorar” aqui no meu comentario foi você com sua a baboseira ideologica de sempre. Vc tem o total direito de não gostar do atual presidente, do governo dele e do partido que está no poder. Para isso exerça o seu papel de cidadão e comece a fiscalizar as ações do governo atual pelos meios legais. Comece a cobrar os representantes que voce elegeu (deputados, senadores) para que eles analisem as suas reivindicaçoes para assim cobrar o governo. Ficar chorando em sites da internet só para tentar lacrar não vai adiantar nada.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

E aí que está meu caro, Israel nunca ofendeu a nação brasileira, o Lu.la não é a nação Brasileira, a visão politica de agenda dele é só uma passageira na democracia brasileira. Vc falou algo e nao colocou contexto, eu coloquei para vc, Governo do Brasil tem que aceitar que Israel tem Direito a se defender, O chefe das relações exteriores disse que respeita o Brasil, e os dois países são mais unidos do que histeria do atual PR, o Brasil que deveria recorrer a ONU e relações diplomáticas para o Hamas devolver pelo menos os corpos dos sequestrados, quem tá chorando é vc dizendo: “como pode não respeitarem o meu poli.tico de estimação, todo mundo é obrigado a lam.ber ele e tudo que ele faz”.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

Carlos, se vc tem raivinha do P T e do Lu la, isso é com vc.
No meu papel de cidadao, eu tenho que fiscalizar todo e qualquer governo independente do partido que esta no poder e independente de eu gostar da ideologia dele ou nao. Seja Bolsonaro, Lu La, Temer, Aécio ou qualquer outro, enquanto cidadao eu tenho a obrigacao de fiscalizar quem esta no poder e se algum deles fizer algo que discordo, para isso eu aciono os representantes nos quais votei (deputados, senadores).

Agora nao venha distorcer o meu comentario falando asneiras como essa: “como pode não respeitarem o meu poli.tico de estimação, todo mundo é obrigado a lam.ber ele e tudo que ele faz”.

Em momento algum no meu comentario eu defendi a atitude do Lu La em relação as bobagens que ele falou.

É vc quem esta pressupondo isso, ou seja, vozes na sua cabeça.

O que eu escrevi se refere ao respeito que Israel deve ao Estado Brasileiro e não ao governo do P T e nem ao atual presidente. Netanyahu e Lu La que se entendam. Quando politicos falam demais, acaba acontecendo isso. Eles deveriam deixar os diplomatas resolverem essa questão. Agora quando um diplomata israelense chama o Brasil de “anão diplomatico”, ae a coisa fica séria pq isso atinge o país e não o Lu La, ou seja, a ofensa foi contra o Estado Brasileiro.

Sera que agora eu deixei meu ponto de vista claro o suficiente? Mas, se ainda assim vc tiver dificuldade de entender isso, então eu não posso fazer nada.

Repito!
Vc tem todo o direito de não gostar do Lu La e nem do P T. O Lu La vai sair e o P T tbm, mas o Estado Brasileiro fica. Agora vc esta claramente defendendo um diplomata estrangeiro que ofendeu o Estado Brasileiro. É sério isso? Se for então pegue a sua camiseta amarela, vá para a porta de um quartel e bata continência para a bandeira dos EUA e de Israel. Porem jamais diga que vc é um patriota, pq vc nunca será. Na verdade, igual muitos outros aqui, vc defende o seu país de “estimacao” mas não a sua pátria natal. Vc é um excelente comentarista nas analises tecnicas, ja vi otimos comentarios seus, mas infelizmente vc tbm sofre da famosa baboseira ideologica que ja contaminou outros aqui. Essa bobagem de Lu La x Bolsonaro, Russia x EUA, parece que cega as pessoas e so cria divisão entre o povo. E um povo dividido é muito mais facil de ser dominado, seja por politicos corruptos, seja por nações estrangeiras.

E por favor, entenda algo, meus comentarios não sao um ataque pessoal contra ningeum aqui no blog. Eles sao apenas a minha opiniao, e vc tem todo o direito de nao concordar com ela, apenas nao diga que eu escrevi algo, quando nao escrevi.

Nao leve meus comentarios para o lado pessoal.

E antes que alguem venha aqui dizer que sou petista ou defensor da Russia, vou deixar outra coisa bem clara aqui, algo que eu ja escrevi varias vezes para outros comentaristas: meus exemplos de nações a serem seguidas, são os países nórdicos – Dinamarca, Noruega, Suécia, Islandia e Finlandia. Eles são bons exemplos de paises que deram certo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

“Em momento algum no meu comentario eu defendi a atitude do Lu La em relação as bobagens que ele falou.
É vc quem esta pressupondo isso, ou seja, vozes na sua cabeça.”
Vc tá aí em vários comentários diferentes triste, pq não acham ruim o Lula ser Persona non Grata em Israel, eu te pergunto o que a população tem a ver com isso, Israel proibiu a entrada de Brasileiros em Israel? colocou sanções em produtos Brasileiros? colocou sanções nas vendas ao Brasil? Foi Israel que expulsou o Diplomata Brasileiro? Ti vi defendendo o psiciaonamento do PR atual e com raiva do povo.
Quanto ao Anão diplomático, na época maior parte das pessoas concordou com isso, foi uma vergonha para o Itamaraty naépoca, o Itamaraty não é um órgão autonomo, ele sofre influencia do governo, e na época ao invés de buscar uma mediação, uma conversa, o PR na época, queria mitar, a mesma queria dialogo com o EI, mas com Israel não, esse suposto ataque ao Brasil, só é entendido por vc e uma minoria, vc escavou um episodio de 2014 e tá usando agora, Israel nunca faltou com o Respeito ao Brasil, e sim as políticas da PR de 2014 e seu ministro.
Pra tua informação nunca participei de manifestação nenhum, quando me refiro ao PR anterior chamo ele daquele palhaço famoso, o atual chamo de ex pertecente do sistema carcerario, porém não nego ser de Dire.ta libe.ral, não conser.vador, pra mim isso aqui já deu, não vi um ataque ao Brasil e sim a um governo temporário como todos tem que ser

MGNVS
MGNVS
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

Bom Carlos, espero ter deixado bem claro a diferença que eu faço entre o Estado Brasileiro e os governos e partidos eleitos para comandarem o nosso país. Vc tem sua opinião, ok. Não concordo mas respeito. Porém espero ter deixado bem claro aqui nos meus comentários que esse é o meu ponto de vista e que eles não são ataque pessoal a quaisquer outros comentaristas. Como aqui é um site de temas sobre Defesa, então no ponto de vista o Brasil vem em primeiro lugar, independente de quem sejam os presidentes eleitos ou ideologia de seus governos. Enquanto cidadão o meu dever é fiscalizar e cobrar quem esta no comando sempre usando os instrumentos democráticos para isso.

Leandro Costa
Leandro Costa
3 meses atrás

Celso Amorim é um inepto de _________ e ________ com _______ porque é ______ e assim acaba sendo o _____ da ______ que fica ____________ e portanto é o pior ministro das relações exteriores que já tivemos e ainda por cima é um __________ acessor para assuntos internacionais.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Leandro Costa
3 meses atrás

eu _____uma ideia___organizada, mas depende____ calculada pelo___. Talvez___a alergria______kamikaze. Se puder____subindo___. Sei que parece difícil,_____ aurora boreal_____ também.

Acho possível,___ Itamarty____ junto com _____ militares da FAB e do ___. O que acha?

Bachini
Bachini
3 meses atrás

É triste termos um “pernona non grata” no comando do país…

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Bachini
3 meses atrás

Ele é muito bem-vindo nas favelas e nos presídios. Isso todo mundo sabe.

Braga
Braga
3 meses atrás

Opa, é só esperar para 2032, dai fecha esta compra e também compra uns abrams de segunda mão!!

Werner
Werner
Responder para  Braga
3 meses atrás

Tá sonhando acordado?
Você nem sabe se ele termina esse mandato,rs.

Jorge
Jorge
3 meses atrás

Deveriam ou fazer aqui ou comprar de um país que não esteja causando problemas diplomáticos ao Brasil… pega logo China.

NBS
NBS
3 meses atrás

‘A diplomacia é a arte de dizer ‘bom cachorro’ até que você possa encontrar uma pedra.” — Winston Churchill. A diplomacia tem seus próprios caminhos. O governo brasileiro, em resposta ao vexame protagonizado pelo primeiro-ministro ultranacionalista de direita, Benjamin Netanyahu, que expôs o embaixador brasileiro de forma inadequada e fora das tradições diplomáticas, ao atacar o país e o povo brasileiro, declarando o governo do Brasil ‘persona non grata’, acabou gerando um efeito contrário ao esperado. Ao desprezar o governo brasileiro e acusá-lo de ser um “nanico diplomático”, utilizando seu chanceler para criticar o Brasil por meio da imprensa, o resultado foi que muitos países passaram a reconhecer os crimes cometidos na Faixa de Gaza e se posicionaram contra o governo israelense. Atualmente, há uma rusga diplomática que precisará de tempo para ser resolvida. O governo de Israel deve buscar uma conciliação com o Brasil. Por questões de soberania e autoestima nacional, não se deve deixar passar o ocorrido.
Ademais, se o instrumento utilizado pelo exército permitir, pode-se recorrer ao segundo colocado no certame. Caso contrário, será necessário averiguar mais detalhadamente os motivos que levaram à escolha do certame dessa forma. A crítica que se deve fazer é sobre o fato de que, entre os critérios adotados, sempre há um peso relevante para produtos de origem ocidental. Ao insistir em compras centradas nesses produtos, tornamo-nos cada vez mais reféns de adquirir mais e mais desses mesmos meios, que vêm com diversas restrições e acabam por influenciar a diplomacia brasileira. O correto seria que as relações internacionais pautassem previamente esses negócios. Temos uma agenda de integração com os BRICS, e é essa agenda que as Forças Armadas devem ser orientadas a buscar. Não podemos esquecer os esforços do ministro da Defesa em convencer o governo e a empresa vencedora a aumentar a nacionalização. Não podemos imaginar que a representante local, uma subsidiária integral, possa ser considerada como detentora de um conhecimento verdadeiramente brasileiro. Trata-se da mesma situação de empresas como a Helibras ou a Omisys: há, de fato, um conhecimento de manufatura que beneficia os trabalhadores dessas empresas, mas, em caso de saída dessas do país, esse conhecimento também se perderá. Certamente, não há meios de concretizar negócios sem que uma mensagem diplomática clara seja dada em defesa do povo brasileiro e da soberania nacional. Um país que deseja ser cada vez mais soberano em seu destino, não pode emitir sinais dúbios.

MGNVS
MGNVS
Responder para  NBS
3 meses atrás

NBS, exatamente isso.
Mas tem muitas pessoas aqui na Trilogia, que por pura “raivinha” do Lu La e do P T, não entendem ou “não querem entender” a gravidade da atitude de Israel em relacao a Republica Federativa do Brasil e não contra o Lu La. Muitos comentaristas aqui, que se dizem “patriotas”, vestem camisetas amarelas e vão para portas de quarteis bater continencia para pneus, na verdade não passam de vira-latas entreguistas, de patriotas eles não tem nada.

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  NBS
3 meses atrás

Tem certeza de que Churchill disse isso??

Bigliazzi
Bigliazzi
3 meses atrás

Fácil, compra obuseiros Russos, pelo menos o genocídio praticado não é contra o Hamas

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
3 meses atrás

O anão diplomático nem é nada no governo para impedir alguma coisa, podia ter ficado lá com o Maduro e não ter voltado mais.

Heinz
Heinz
3 meses atrás

Um país que leva a sério opiniões como a de Celso Amorim, não pode ser levado a sério. Quero ver o que o nine vai fazer, já que se diz tão pragmático

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Caro.. discutir a sua admiração ou falta dela pelo Amorin não muda o fato dele ocupar um cargo de Assessor da Presidência em função da confiança que o presidente deposita nele.

Cada presidente nomeia as pessoas em quem confia. Suponho que uma pessoa que esteja no terceiro mandato presidencial tenha consolidado algumas relações de confiança com algumas pessoas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Pelo tipo pessoa que ele confia, percebemos o Baixo nível do Governo, pior que o Ernesto Araujo

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

Carlos… voltamos ao ponto anterior… discutir a sua admiração ou a falta dela por Amorin (e neste caso as sua admiração ou falta dela por Araújo) nada muda em relação ao papel que Amorin tem no governo e que todas as grandes decisões no presidencialismo devem ser tomadas pelo presidente.

Aliás, seu comentário carece de argumentação porque ele apenas expressa o juízo de valor que vocẽ faz de Amorin e Aragão.. que têm em comum apenas começar o sobrenome com “A”.

Afinal, qual a sua crítica á política externa brasileira especificamente em relação á crise em Gaza? O que deveria, em sua opinião, ter sido a postura brasileira? E as ações da diplomacia de Israel em relação ao Brasil são adequadas para o contexto das relações entre os dois países? Neste cenário de crise diplomática, cuja origem é a guerra em Gaza, é um caso particular ou é coerente com a política externa brasileira? Como as ações em relação á Israel impactam as ações do Itamaraty em relaçãlo á outros pontos de crise diplomática, mais especificamente Argentina, Venezuela e na Guerra da Ucrãnia?

a discussão pode ser bem melhor do que “likes” ou “dilikes”… isso fica muito aquém da inteligência média.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Amorin- fan boy de ditador, prezo numa bolha em que as velhas potencias e os EUA são o problema do mundo. e que o Brasil deve ficar longe delas de qualquer forma.

Ernesto Araújo -= acho que ele nem pensa, alinahmento automatico com os EUA, que é aliado importante, mas uma ameaça enorme ao Brasil.

Brasil em relação à Gaza = Brasil faz muito alarde dos ataques Israelenses à Gaza, porém não faz nada para culpar o Hamas efetivamente, nem coloca pressão nos apoiadores deles, Irã e Qatar que não representam nada na baçança comercial Brasileira.

Postura Brasileira como deveria ser = Deveria ser de tentar criminalizar o Hamas, buscar uma resolução da ONU para que uma força de paz entrasse em Gaza para prender o Hamas e “Deshamizar” a região quebrando o ciclo de ódio entre palestinos e Isralenses.
A Diploamacia de Israel em relação Brasil = A diplomacia de Israel e Brasil são ótimas, colocar o PR como persona non grata, foi adequado, pois ele ofendeu o país da pior maneira possível, chamando eles NZTa, e de não levar em consideração que esse foi o maior atentado da História de Israel, e eles tem por direito invadir Gaza,

Como as ações em relação á Israel impactam as ações do Itamaraty em relaçãlo á outros pontos de crise diplomática, mais especificamente Argentina, Venezuela e na Guerra da Ucrãnia? Não impactam, são casos totalmente diferentes, Argentina tem Pr que tem visões totalmente diferentes do PR do Brasil, e nada mais, fora isso os dois países estão bem,……. Venezuela o Governo fraudou uma elição e não quer deixar o poder, e o PR se faz de best@, o Itamaraty não tem muito o que fazer, talvez só receber ordens para deixar rolar,,,,,,,,, Guerra da Ucrania, o PR disse que ia resolver com uma pinga, fugiu do Zelensky, então não tem o que se falar muito. melhor continuar neutro, ou quem sabe entrar do lado Ucraniano desde que eles nos paguem para receber armas e munições
I

Renan
Renan
3 meses atrás

1° Devido às ações militares de Israel o Brasil pode e deve excluir o mesmo de todas as limitações brasileiras. Vários países já estão proibindo exportar para Israel e importar.

2° independente de sua cultura política. Você é brasileiro e o chefe de sua nação foi considerado persona não grata, então antes de esquerda, centro ou direita, o Brasil como nação foi ofendido, logo mais um motivo para eliminar qualquer transação financeira com Israel.

3° existe vários outros sistemas similares no mercado que podem substituir o mesmo, portanto não é a última bolacha do pacote, compre do segundo colocado e bola para frente.

4° não seja vira latas, eu posso falar mau do Brasil para um brasileiro, mas jamais falarei mau do meu belo e amado pais para um estrangeiro. Sendo assim independente do tipo de governante se ofender o meu país eu estarei a disposição da pátria para defesa, vamos ser nacionalista não amantes de personalidade política ( X,y,z…).

5° Salvo engano o 2° colocado poderia fazer parceria com a AVIBRAS dando fôlego financeiro a empresa ( acredito que esta saída está sendo tratada para com mais algumas outras ações governamentais para Salvar a AVIBRAS. Tirando o controle das mãos do atual proprietário e passando para um grupo de empresas, já com encomendas firmes para viabilizar o investimento. ( obuses; Mtc300; novo sistema Astro que um veículo dispara sozinho sem a necessidade do veículo radar igualmente o himars, bem como a atualização de todos os veículos do exército e marinha; foguete para satélite; reposição de estoque de munições).

6° seja adulto ao comentar deixa a política nacional para o fórum adequado e foque nas questões de soberania, nacionalismo, desenvolvimento tecnológico e economia, forte abraço a todos

MGNVS
MGNVS
Responder para  Renan
3 meses atrás

Renan, perfeito seu comentario.
E vc foi direto ao ponto, a ofensa de Israel nao foi contra o Lu La, foi contra a Republica Federativa do Brasil. Mas alguns “patriotas” aqui não veem isso, pois sao verdadeiros vira-latas de camiseta amarela que defendem que outro país desrespeite o Brasil e está tudo bem. Sao traidores da pátria vestindo camiseta amarela.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Ola Mag. Exato.
É uma crise diplomática (o Brasil retrinou seu embaixador em Israel) em torno da política externa brasileira…

eu nem coloco as questões em termos patrióticas.. mas devem ser colocadas em termos diplomáticos.

compras militares é um campo de sanções e de apoios diplomáticos..

Creio que pouca gente lembra que antes de eclodir a II Guerra, o EB era dividido entre os germanófilos e os americanófilos. Cada lado defendia um tipo de relação entre as forças armadas e o Estado. Neste contexto, o EB fez uma enorme compra de material militar da Krupp, o qua foi embagado pela Alemanha por causa da posição diplomática brasileira de neutralidade… as armas nunca foram entregues e, depois, por várias razões, o Brasil declarou guerra á Alemanha usando material militar fabricado nos EUA.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Camargoer, perfeito!
Mais claro do que isso é impossivel.

Henrique A
Henrique A
Responder para  Camargoer.
3 meses atrás

Os alemães não “embargaram”; a guerra estourou e não havia como entregar já que os ingleses impuseram um bloqueio naval à Alemanha.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Henrique A
3 meses atrás

Atrasaram a enruga e afundaram navios brasileiros… O resultado foi que a Krupp entregou as armas para o exército alemão e vidas de brasileiros foram perdidas nos agendamentos, virando a balança para o Brasil apor os EUA

Esteves
Esteves
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Penso que diplomacia está acima de questões práticas como bateu, levou.

Assim como não temos toda a história&sentimentos sobre o que passa no OM e as relações daqueles povos com as tribos de Israel que virou estado protegido por franceses, ingleses e recentemente norte-americanos, Israel também enxerga nossa política interna com miopia.

Tem muito político brasileiro pregando por aí inclusive nos EUA que vivemos em uma ditadura, que nossa sociedade é canibal e que um golpe de estado deve remover e fechar nossas instituições.

Depois dos ataques ao STF não tenha dúvidas que golpistas atacarão o Congresso.

O Amorim é experiente. O Amorim tem franquias. Mas é amadorismo resolver questões de Defesa com bateu, levou. Certamente existem outras formas de mostrar nosso descontentamento considerando que em Israel também existem posições contrárias ao que fazem em Gaza.

Basta olhar o mapa para condenar Israel. E por que a guerra não acaba?

Porque geopolítica, política externa, alianças e inimigos, tratados e acordos, devem acontecer com proximidade e face to face. Amor deveria ter ido a Israel e depois ao Catar.

Tem 1 milhão de judeus no Brasil e 15 milhões de arabes. Mas esse 1 milhão de judeus fazem mais barulho quando golpistas de lá juntam-se aos golpistas de cá.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Esteves
3 meses atrás

Caro Esteves, existem muitas nuances nos bastidores que nós nao sabemos, porém, o que Netanyahu fez em relacao ao nosso embaixador não tem como amenizar e nem passar pano. Tanto foi assim, que o Brasil tomou as atitudes cabiveis e trouxe de volta nosso embaixador e nao indicou outro para o lugar dele em TelAviv.. E essa deve ser mesmo a nossa resposta. Vamos lembrar que o Brasil sempre manteve boas relacoes com Israel e com os países árabes. Nossa diplomacia sempre pregou o respeito a soberania das nacoes e a resolução pacifica de conflitos por vias formais atraves de mediação da ONU. Israel poderia ter pedido explicacoes pelos meios diplomaticos convencionais, mas nao o fez. E pior, logo apos esse episodio, muitos países concordaram com a posicao do Lu La referente aos ataques israelenses em Gaza. Logico que esses paises nao concordaram com os dizeres de Lu La referentes a comparacao de Israel com Hitler, mas eles concordaram que as ações israelenses em Gaza são realmente desproporcionais. Enfim, uma situacao que poderia ter sido resolvida com os devidos esclarecimentos, se deteriorou pq cada um quer ter mais razao que o outro. Porem Israel nao pode fazer o que fez com o nosso embaixador, nenhum país do mundo aceitaria isso. E nao foi a primeira vez que Israel desrespeitou o Brasil. Entao uma medida tem que ser tomada sim, inclusive com cancelamentos de contratos e embargos, isso se chama direito de reciprocidade.

Esteves
Esteves
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Não pensou diferente disso que tu escreves. Mas ainda acho que bateu, levou pode ser substituto por outras práticas. Se as nossas diplomacias são agradantes aos lados de uma disputa automaticamente fere outras.

Quando um juiz dá uma sentença deve preocupar-se com os derrotados mantendo sempre a imparcialidade e mostrar essa imparcialidade.

Quando um investigador faz seu trabalho também precisa parecer fiel à lei.

Ok. Condenamos Gaza. Tem arabes lá e aqui acompanhando isso…não somente palestinos. Mas…mostrar independência poderia estar acima dessa nossa tradição de amiiiiigos.

Eu assinaria o contrato para mostrar aos judeus que negócios podem acontecer e continuaria condenando o que fazem em Gaza.

Não deve ser fácil com o Amorim.

Concordo que nossa esquerda deseja ser bem vista e…nesse momento isso alimenta a extrema direita nos EUA.

Amorim envelheceu.

A história é esquisita. Entramos na segunda guerra por quais motivos?

MGNVS
MGNVS
Responder para  Esteves
3 meses atrás

Sim, caro Esteves.
Essa situação ficou parecendo aquela onde membros de uma mesma familia brigam pq cada um quer ter mais razao do que o outro. Por isso tudo deveria ser resolvido pelos diplomatas e não pelos politicos, e sempre seguindo as vias normais da diplomacia onde tudo seria perfeitamente resolvido. Eu tbm admito que quando nossos presidentes falam sem a devida assessoria, tanto o Bolsonaro no governo passado quanto o Lu La nesse governo, muita merda é dita, e isso traz consequencias serias pois eles são os representantes maiores da nação. Falas equivocadas de presidentes despreparados podem trazer aborrecimentos serios para um país. Devemos lembrar que o Brasil sempre teve excelentes negocios com Israel na area de defesa e em outras, por isso a atitude de Netanyahu tbm foi inconsequente, pois ele tbm deveria ter levado isso em consideração. Mas, agora é esperar para ver como essa situação será resolvida.

Esteves
Esteves
Responder para  MGNVS
3 meses atrás

Certo,

Depois tu me fala aonde vende presidente preparado.

Pode ser de oferta.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Esteves
3 meses atrás

HAHAHAHAHA… amigo Esteves, vou ficar te devendo.
Nesse caso foi um xeque-mate a seu favor, ate lembrei do falecido padre Quevedo, que dizia: “Isso non ecxiste!” … kkkkkkkk

Heinz
Heinz
Responder para  Renan
3 meses atrás

Seguindo sua linha de raciocínio, deveríamos também excluir a Rússia de todas as limitações brasileiras .

Esteves
Esteves
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Pois é.

Tem a Rosatom, tem os fertilizantes, tem o petróleo, nossas vendas ao Irã diminuíram e os russos controlam o Irã…tem pauta.

Renan
Renan
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Por favor seja mais claro pois as vezes você tem dados que eu nunca li

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Renan
3 meses atrás

2° independente de sua cultura política. Você é brasileiro e o chefe de sua nação foi considerado persona não grata, então antes de esquerda, centro ou direita, o Brasil como nação foi ofendido, logo mais um motivo para eliminar qualquer transação financeira com Israel.

Deus me deu Livre Arbitrio, a CF88 me deu liberdade de pensamento e opinião, não sou obrigado a defender um PR e suas convicções pessoais sobre a política internacional, Israel não atacou o Brasil, atacou só o PR, ele e vc que se abracem e chorem

ianiv wainberg
ianiv wainberg
3 meses atrás

A briga e com o Lula e seus comparsas, nao com o Brasil. Muito pelo contrario. O Brasil que esta andando com a turma errada. Eu sei, eu sei, o mundo tem um milhao de criticas a Israel. Mas Russia? China? Turquia?

Camargoer.
Camargoer.
3 meses atrás

Bem… vamos lá.

A primeira coisa é lembrar que o presidente manda. Ele pode dizer sim, pode dizer não ou deixar na gaveta.. Claro que sua decisão vai depender de um contexto amplo que envolver os interesses do EB, do MInDef, da Fazenda, do Itamaraty, das eleições municipais, das eleiçoes para a presidencia do Senado e do Congressso e tudo mais

Creio que depois da posse, o presidente fez um vídeo comendo jabuticabas no jardin do Alvorada… hoje, teriam comentários dizendo que ele não poderia usar a faixa fora do cerimonial, outros sugerindo fazer licor de jabuticaba e outros desejando que ficasse engasgado com o caroço… como na frase de Casablanca, os suspeitos de sempre…

É comum que os ministros defendam as posições internas, principalmente no caso da Defesa. O Itamaraty segue um protocolo diplomático bem estabelecido e necessário; Cada um vai colocar ao presidente, que toma a decisão, seus pontos de vista.

Um Assessor da Presidência ocupa um cargo que permite ponderar fora dos interesses de cada ministério. O cargo serve para isso. No caso de Amorin, ele é diplomata e tem a confiança do presidente (por isso ocupa este cargo

então… se a diplomacia de Isratel declara que o presidente é persona-non-grata e é o presidente quem decide as coisas, então razoável que o presidente também pondere isso. Ainda é preciso lembrar que o Brasil removeu o seu embaixador em Israel. Outro ponto que precisa ser considerado no histórico foram os obstáculos colocados por Israel para a retirada dos brasileiros de Gaza.. e tem as resoluções da ONU que estão sendo ignoradas por Israel.

voltando aos canhões… o presidente pode dizer sim, não ou colocar na gaveta..

minha avaliação é que vai para a gaveta. O são mais dois anos de mandato no Brasil.. ninguém sabe quanto tempo Netanyahu ficará no governo… um dos dois deixarão o governo primeiro..

o resto é o luar de Paquetá.

José Gregório
José Gregório
3 meses atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

carvalho2008
carvalho2008
3 meses atrás

Pois é….sem poder comprar obuseiros de parceiro historico….sem satelites……agora vai…..

Sergio
Sergio
3 meses atrás

Lembrando que o presidente anterior, em quem votei tanto em 2018 e 2022, convictamente, cancelou a aquisição dos sherpas pelo exército porque houve chororo da FAB.

Com medinho de perder apoio militar, o que nunca teve, aliás, prejudicou a AVEx.

Resumo, ou é- que pena, a quem recorrer? – bunda mole como o ex ou mafioso e irmanado ao sistema como o atual.

Estamos emparedados.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Sergio
3 meses atrás

Então… quem cancelou a compra dos obsoletos Sherpas foi o ministro da defesa, e fez certo.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
3 meses atrás

Nas normas de licitações brasileiras não permite que uma empresa vencedora ns licitação não feche o contrato por razões políticas/ideológicas. Se não tiver outro motivo tem que cumprir a lei e fechar o contrato!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio Araujo
3 meses atrás

Então. o governo não tem obrigação de assinar um contrato de uma licitação. Ele pode simplesmente cancelar a licitação. Se assinou o contrato, também pode cancelar segundo as regras do contrato.

Sendo compras militares, elas podem dispensar a licitação para uma compra direta. Em alguns casos, é feita uma um processo de escolha internacional, que não é licitação, para que as empresas apresentem as melhores ofertas (preço, financiamento, ToT, etc).

Em um contrato, nem o vendedor nem o comprador é obrigado a assinar o contrato. Qualquer uma das partes pode desistir ante de assinar o contrato. Isso é obvio.

Thiago
Thiago
3 meses atrás

Tomara que a compra não passe. Mesmo sendo um bom sistema,este equipamento depende de peças vindas do ocidente. O mesmo ocidente que de vez em quando nos ameaça de sanções por isso ou aquilo, o mesmo que iria nos agredir caso tivéssemos a “ousadia” de se comportar como um país independente ao invés de uma semi-colonia.

Não adianta comprar daqueles que seriam os mais prováveis agressores, ou que são amigos deles. Obviamente, o certo é buscar a capacidade de se defender sem precisar de estrangeiro nenhum.

Esteves
Esteves
3 meses atrás

Se o jogo de saquinho com Israel continua…tirei o meu embaixador porque você me ofendeu, por que Israel participou da licitação e por que Israel foi declarado vencedor?

Retaliação. Isso não parece apropriado nos dias atuais. Isso parece coisa de…coisa fácil. Diplomatas estudam e praticam para fazer mais que retaliar.

Não existe outra resposta que não comprometa negócios? Adiar uma necessidade não é lá muito prático e o Brasil com nossa imensa tradição apaziguadora deveria ter saídas diplomáticas para essas situações que fogem do bateu, levou.

Eu odeio o etarismo mas o Amorim…o Amorim não é Kissinger. E o L, pra variar, quando fala de improviso, confunde-se.

Eu acertava o negócio para montar os obuseiros aqui e mandava o Amorim, que é pra isso que o Amorim presta, procurar outro jeito de descontar esse crédito.

Mas Esteves é Esteves.

Alecs
Alecs
Responder para  Esteves
3 meses atrás

Esteves, ao contrário de muitos aqui, é sensato👏👏👏👏

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
3 meses atrás

Off Topic: Alguma novidade a respeito do Spike LR2 que está em testes em Santa Maria?

JADIR AVILA DA ROSA
JADIR AVILA DA ROSA
3 meses atrás

EDITADO:
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para divulgação, propaganda ou interesses pessoais.

Esteves
Esteves
3 meses atrás

Amorim…….Amorimmmmmmmmmmm.
– Sim, Presidente.
– Amorim, liga pro Israel. Você não tá conseguindo acertar com eles.
– Mas…Presidente…eles disseram que o senhor é persona non grata.
– Amorim…vamos fazer gol. Para de cobrar escanteio. O que é essa licitação?
– Obuseiros. O EB quer comprar de lá.
– Obu..obu…que é isso Amorim? É tipo ossobuco? De comer?
– Presidente, é um canhão que atira pra cima.
– Amorim…tu é burro igual uma jaca. Cai sempre no mesmo lugar. Todo canhão atira pra cima.
– Presidente…obuseiro tem trajetória balística. Vai longe. Esse que querem de lá alcança pra mais de 40 km. Atira de São Bernardo acerta em Santos…

– Tá. Liga pro Net. Quero falar face to face com ele.
– Alô. Alô. Net? Nossa…como esse telefone tá ruim. Net…vamos assinar esse contrato dos obu…obu…como fala Amorim…mistura de ossobuco e urubu?
– Obuseiro, Presidente. Obuseiro.
– Isso. Vamos assinar. Net…tu vem pra cá pra gente celebrar? Mando fazer buchada de bode.
– Buchada? O que é buchada? Bom…pega a barriga do bode morto, tira as tripas e depois bota de volta. Cozinha por 6 horas. Delícia.

– Amorimmmmmmmm. O Net desligou ou a ligação caiu. Liga novamente e bota no WhatsApp que esse telefone do Planalto é muito antigo.