A História Militar e o Cinema: O Destino de Uma Nação (2017)
Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)
“Lutaremos na França, nos mares e nos oceanos, lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar, defenderemos a nossa ilha custe o que custar. Lutaremos nas praias, nos locais de desembarque, nos campos e nas ruas, lutaremos nas áreas de pouso, lutaremos nas colinas. Não nos renderemos jamais”.
WINSTON CHURCHILL[1]
O Destino de Uma Nação (“Darkest Hour”) é um filme de guerra lançado em 2017, com compromisso histórico, que foi dirigido pelo britânico Joseph Joe Wright. O filme é ambientado, na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Em maio de 1940, Hitler havia invadido a Tchecoslováquia, a Polônia, a Dinamarca e a Noruega.
Inicialmente, o longa aborda o momento de transição do governo do pacifista Neville Chamberlain para o atuante Winston Spencer Churchill, interpretado por Gary Oldman, como primeiro-ministro do Reino Unido. Ele foi escolhido pelo Rei George VI.
Além disso, outro aspecto que ganha destaque no filme é à operação de retirada das tropas aliadas (Operação Dínamo), que estavam encurraladas pelas forças armadas alemães em Dunquerque[2], na França, em 1940. A Operação Dínamo foi realizada pelo Reino Unido sob o comando do Vice-Almirante Bertram Ramsay.
A operação ocorreu, entre 26 de maio e 4 de junho de 1940, para fazer a retirada de milhares de soldados belgas, franceses e britânicos do Porto de Dunquerque e das praias francesas na região. Na operação de retirada, participaram navios de guerra e cerca de 800 embarcações civis. Os aliados estavam sob constantes ataques aéreos dos alemães, que eram combatidos pela resiliente Força Aérea Real. Muitas destas embarcações, que deram apoio na evacuação, levavam os soldados das praias até as embarcações maiores.
As seguintes perdas foram observadas nas tropas aliadas, em especial, nas forças armadas britânicas: 80.000 homens, 177 aeronaves, 9 contratorpedeiros e um navio hospital. Consta que foram retirados cerca de 338 mil homens.
A Segunda Guerra Mundial inspirou diversas obras cinematográficas. Essas grandes produções sempre contribuíram para aumentar o conhecimento sobre o maior conflito militar da história. O Destino de Uma Nação é um grande filme, que traz uma mensagem de luta pela sobrevivência demonstrando a persistência e a determinação na resistência dos ingleses contra os alemães. Winston Churchill não era a primeira opção para assumir o cargo de primeiro ministro do Reino Unido. No entanto, a sua liderança, a sua crítica contundente a política do apaziguamento, seu temperamento impetuoso, oposição a tirania de Hitler e o seu famoso discurso motivacional foram elementos fundamentais para a vitória dos aliados.
- Filme: O Destino de Uma Nação (2017)
- Diretor: Joe Wright
- Ator Principal: Gary Oldman
- Disponível: Prime Video e You Tube
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS
- BELOT, R. de. A GUERRA AERONAVAL NO ATLÂNTICO. Rio de Janeiro: Record, 1972.
- VIDIGAL, Armando e de Almeida, Francisco Eduardo Alves. Guerra no Mar: batalhas e campanhas navais que mudaram a história. Record. 2009.
- https://www.youtube.com/watch?v=2bTSm8311jQ
- https://www.youtube.com/watch?v=nTtPmbUFHo8
[1] Ex-primeiro-ministro britânico (1874-1965)
[2] Cidade portuária localizada no norte da França
Sou fã do Gary Oldman.
Se sobrar um tempo, vou arriscar uma resenha do “Jojo Rabbit”… Sam Rockwell está sensacional. Merecia mais um Oscar.
Então, sugiro a série Slow Horses disponível na Apple TV.
Gary Oldman interpreta Jackson Lamb, um veterano agente do MI5.
Um dos melhores papéis dele, em minha opinião.
Concordo. A série é muito boa.
Sinceramente, eu me identifico com o personagem…talvez sejam o “par de meias”…(para não dar spoiler)…🤣🤣…ou, sei lá…só o 🚬🚬…ou o 🥃🥃…”really don’t know”..🤷♂️🤷♂️
Não o culpo! O que me impede de ser mais parecido com o personagem é uma combinação de fatores, como o alto salário que ele deve receber junto com meu histórico médico. Mas ainda temos coisas em comum…. por enquanto pelo menos 😛
Oldman é um baita ator, vai do Dracula ao Churchill sem fazer força.
E ainda foi o Comissário Gordon
E na vida real, Churchill foi o cara certo, na hora certa.
Sirius Black
Gary Oldman, baita ator.