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O Canadá anunciou que vai impor uma tarifa de 100% sobre as importações de veículos elétricos (EV) fabricados na China, seguindo anúncios semelhantes feitos pelos EUA e pela União Europeia. Além disso, o país planeja aplicar uma taxa de 25% sobre aço e alumínio provenientes da China.

O Canadá e seus aliados ocidentais acusam a China de subsidiar sua indústria de veículos elétricos, dando aos fabricantes chineses uma vantagem injusta no mercado global. A China, por sua vez, classificou a medida como “protecionismo comercial” que “viola as regras da Organização Mundial do Comércio”.

“Estamos transformando o setor automotivo do Canadá para ser um líder global na construção dos veículos do futuro, mas atores como a China escolheram se dar uma vantagem injusta no mercado global”, afirmou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

As tarifas do Canadá sobre os veículos elétricos chineses entrarão em vigor em 1º de outubro, enquanto as taxas sobre aço e alumínio serão implementadas a partir de 15 de outubro. Um porta-voz do Ministério do Comércio da China afirmou que as ações do Canadá “prejudicam seriamente o sistema econômico global e as regras econômicas e comerciais”.

“A China insta o lado canadense a corrigir imediatamente suas práticas errôneas”, acrescentou o porta-voz. A China é o segundo maior parceiro comercial do Canadá, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em maio, os EUA anunciaram que quadruplicariam suas tarifas sobre as importações de veículos elétricos chineses para 100%. Isso foi seguido pela União Europeia, que anunciou planos para impor tarifas de até 36,3% sobre veículos elétricos fabricados na China.

As tarifas do Canadá sobre os veículos elétricos chineses incluirão aqueles fabricados pela Tesla em sua fábrica em Xangai. “A Tesla quase certamente estará pressionando o governo canadense para obter alguma flexibilidade nessas tarifas, assim como já fez na Europa”, disse Mark Rainford, comentarista da indústria automotiva baseado na China.

“Se não conseguirem mitigar a tarifa o suficiente, provavelmente considerarão mudar suas importações para fábricas nos EUA ou na Europa, já que o Canadá é seu 6º maior mercado este ano e, portanto, não é insignificante.”

A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da BBC News. No início deste mês, a União Europeia reduziu sua tarifa extra planejada sobre os Teslas fabricados na China em mais da metade, após investigações adicionais solicitadas pela fabricante de carros de Elon Musk.

As marcas de carros chinesas ainda não são comuns no Canadá, mas algumas, como a BYD, tomaram medidas para entrar no mercado do país. A China é o maior fabricante mundial de veículos elétricos, e suas montadoras rapidamente conquistaram uma fatia significativa do mercado global.

Enquanto isso, o Canadá fechou acordos no valor de bilhões de dólares com grandes montadoras europeias, à medida que tenta se tornar uma parte chave da indústria global de veículos elétricos.

FONTE: BBC News

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Sulamericano
Sulamericano
3 meses atrás

Então quer dizer que a economia global e a globalização só funciona em um sentido?

A China está subsidiando a sua indústria? Não só está subsidiando, o estado chinês está despejando dinheiro em qualquer empresa que traga uma vantagem comercial e tecnológica para o país. E eles estão certos!

O EUA (leia-se Ronald Regan) decidiram tornar o país em uma economia de consumo e praticamente acabaram com o seu parque industrial. Os aliados seguiram o mesmo caminho.

Hoje se vê o resultado disso. Não conseguem competir com a China no jogo que eles próprios inventaram: o capitalismo.

Pensaram que a China seria uma grande indústria burra e barata para os seus produtos.
Barato foi por muito tempo, mas de burro os chineses não tiveram nada. Fizeram o dever de casa e o resultado tá aí pra quem quiser ver.

Heinz
Heinz
Responder para  Sulamericano
3 meses atrás

Os chineses agora são mais capitalistas do que os próprios americanos, se tem uma coisa que chinês gosta mais que tudo é dinheiro. O Brasil também precisa se preparar para isso, já estamos ruim das pernas.

Mr. White
Mr. White
Responder para  Sulamericano
3 meses atrás

Mas o que o Canada e os paises aliados estao fazendo, tambem nao faz parto do mesmo jogo jogado?

Chorar, chorar, chorar…. todos choram quando precisam….

Faz quem pode, obedece quem pode tbm.

Abracos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Sulamericano
3 meses atrás

Olá S.

Defendo que todo Estado soberano possa atuar em defesa dos seus interesses, o que inclui economia.

O bem estar da própria população é superior á ideologia de mercado ou qualquer outra ideologia. Se for precisos sobretaxar algum tipo de importação, ótimo. Se for preciso subsidiar outra coisa, ótimo também.

Por exemplo, está bem claro que a sobretaxa do tabaco junto com a proibição de importação e uma intensiva campanha antitabaco, que inclui proibir seu uso em diversos locais e tudo mais, tem resultados efetivos na redução do consumo e nos ganhos de qualidade de vida de toda a sociedade.

Supor que sobretaxar o tabaco ou liberar a importação seria o correto em termos econômicos é um grande equívoco.

A mesma coisa para uma cesta de alimentos básicos que deve ser subsidiado e isento de impostos…

Antes da I Guerra, o mundo era muito mais globalizado que agora. As redes de notícias estavam estabelecidas, o comércio mundial era intenso e as pessoas podiam viajar livremente. Ainda assim, o mundo entrou em uma das mais terríveis guerras.

Fish
Fish
3 meses atrás

Ahhh o liberalismo ocidental, mas apenas pra mim, pros seus produtos protecionismo

Vitor
Vitor
Responder para  Fish
3 meses atrás

A regra vale para sua patota .

Dworkin
Dworkin
Responder para  Fish
3 meses atrás

É a mão invisível do mercado impondo tarifa kkkk

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Fish
3 meses atrás

Isso ai nāo é liberalismo, só o Estado assaltando particulates com imposto.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Fish
3 meses atrás

O poder de negociação chinesa, somada com a velocidade de evolução e nível de produção já transformou este país no maior produtor mundial de veículos elétricos, mesmo a Tesla ainda sendo o maior fabricante. Mas logo será ultrapassada pela BYD.
Recentemente foi divulgado por uma de suas fabricantes a redução drástica no tempo de produção de veículos.
Somando isto ao domínio da tecnologia de baterias e menor preço de seus veículos, as fabricantes deste país vão dominar a grande maior parte deste segmento.
Americanos, Canadenses e Europeus já perceberam e resolver usar do artifício mencionado. Está no direito deles. Quem sai perdendo (e feio) são os consumidores destes países.

C G
C G
3 meses atrás

Aí o Afegão médio entende que a China é desleal na produção de carros elétricos mas fica furioso com taxa de brusinha da Shein, aquele aroma de lei de Gerson com QI próximo da temperatura ambiente!

Samuka
Samuka
Responder para  C G
3 meses atrás

O resultado em ambos os casos é o mesmo, pagamos mais caro por produtos de menor qualidade…

C G
C G
Responder para  Samuka
3 meses atrás

Se o resumo fosse esse seria fácil mas e o emprego, a capacidade fabril, os impostos….

Carlos Campos
Carlos Campos
3 meses atrás

Tarifa absurda e a China everia devolver na mesma moeda

Maurício.
Maurício.
3 meses atrás

Como é bom o tal do “livre mercado”, que um pessoal tanto defendia na época da parceria caracu entre Embraer e Boeing! Rsrsrs.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
3 meses atrás

Liberalismo at its best

Ou melhor, liberalismo no dos outros é refresco

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
3 meses atrás

Não co segue competir com a China, então sobre tarifa pra proteger sua industria. No fim das contas quem paga mais caro é sempre o consumidor

Felipe
Felipe
Responder para  Jadson S. Cabral
3 meses atrás

sim, protegendo as montadoras Canadenses..kkk

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
3 meses atrás

E esperem, pq daqui a pouco o Brasil tá fazendo o mesmo. Aí os carros elétricos da BYD, que popularizaram o elétrico no. Brasil, vão começar a sair por 200k na configuração mais básica

DanielJr
DanielJr
Responder para  Jadson S. Cabral
3 meses atrás

A tarifa já subiu. Muitas unidades a venda ainda são de importações anteriores (por isso pátios cheios um tempo atrás, fugir da data da nova tarifa). Daqui a pouco preço deve subir um pouco mais.

JuggerBR
JuggerBR
3 meses atrás

“Estamos transformando o setor automotivo do Canadá para ser um líder global na construção dos veículos do futuro”

O cara-pálida não consegue competir dentro de casa, vai competir mundo afora como? Falta lógica pro senhor primeiro ministro…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  JuggerBR
3 meses atrás

Tem que perguntar pro primeiro ministro aí se a indústria deles está preparada pra isso e, se não tiver, se eles estão preparadoa pra investir rios e mais rios de dinheiro nisso, por décadas, até que os resultados finalmente apareçam.
Boa sorte eu “correr atrás do tempo perdido”…

J-20
J-20
3 meses atrás

Já imaginou se a China faz isso com a Apple e o quanto que os EUA iam chiar?

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
3 meses atrás

A poluição na China é tremenda… e ainda por cima eles não são autossuficientes em petróleo, (A Russia diz amén) logo investiram pesado nos carros eletricos… é a saida para eles….. mais não para o resto do mundo. Antes dos 100% eletricos teremos os hibridos, Essa tecnologia é a bola da vez, Não sou contra os elétricos mais conheco pessoas que compraram e em 3 meses se arrependeram e venderam…Essas medidas como a do Canada não acho que são protecionismo é questão de sobrevivência mesmo… Até que demorou se querem saber, e não vejo o Brasil muito longe disso, Ninguem tem bola de cristal, mais vamos ver.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Rodrigo Maçolla
3 meses atrás

Pra mim os elétricos apenas trocam uma poluição por outras. Ao invés de poluição por hidrocarbonetos nas cidades, poluição na geradora da energia (carvão, óleo, diesel, gás), poluição no descarte dos materiais das baterias…

Camargoer
Responder para  JuggerBR
3 meses atrás

Olá Jug. Sobre os carros elétricos, é preciso entender o seu papel nas grandes cidades. Felizmente, o Brasil superou em parte este problema com a adoção do etanol e da mistura de etanol na gasolina. Os mais velhos lembram de como era complicado o ar dentro das grandes cidades nos períodos de inversão térmica…

então, para cidades grandes, os veículos elétricos reduzem a poluição local. Isso já faz grande diferença.

No Brasil, também existe a ventagem da produção de eletricidade por fonte renovável, algo que não acontece nem na Europa, nem nos EUA nem na China. O carro elétrico não resolve o problema de emissões de carbono que depende da mudança da matriz energética ampliada e principalmente na mudança nos hábitos de consumo.

O problema da reciclagem das bateriais é real mas é viável. Antes, as baterias de chuimbo ácido tinham este mesmo problem mas hoje são 100% recicláveis. Isso demanda trabalho e pesquisa mas será possível em algum momento chegar a 100% de reciclágem.

O problema é realmente a geração de energia elétrica sustentável me escala para abastecer toda a frota de carros individuais. Pode ser engraçado dizer isso, mas a ideia de carros flex e híbridos hoje seria a melhor opção.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Camargoer
3 meses atrás

Camargoer,

A redução da poluição nas cidades deve ser creditada, principalmente, a
adoção de catalisadores nos veículos.

Sobre geração de energia sustentável a adoção de placas solares nos telhados é bastante eficiente, principalmente para quem mora em casas, mas que também é útil para a área comum de prédios. E é bom que o governo não precisa investir, tampouco é necessária uma grande obra em rios da Amazônia, com alagamento e destruição da floresta, além da construção de milhares de quilômetros de linhas de transmissão de energia.

Quando digo que é eficiente, não quero dizer que as outras não sejam necessárias, apenas que se complementam e que não é necessário fazer grandes investimentos em novas usinas no curto e médio prazo, pois há bastante espaço para a energia solar crescer.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafael Oliveira
3 meses atrás

Olá Rafa.

Vocẽ tem razão sobre a complexidade do problema. São Paulo tinha o hábito de queimar lixo dentro da cidade e era muito mais industrializada antes com muitas empresas queimando lenha ou óleo para gerar energia.

Além disso, os motores diesel melhoram muito também.

Então, tem muita coisa para ser contabilizada. Eu estava focando apenas na questão da vantagem do carro elétrico como veículo de transporte individual dentro das cidades.

É possível produzir eletricidade usando célula fotovoltaica nos telhados ou em grandes unidades cobrindo áreas degradadas ou improdutivas. A produção eólica também é uma boa alternativa principalmente no NE do Brasil.

Ainda assim, a conta não fecharia. A produção de energia elétrica é puxadas pela demanda. Por exemplo, uma grande parte da capacidade instalada de energia elétrica fica ociosa durante a noite e entre os horários de pico.

Então, de um lado existe a necessidade de trocar a geração de energia fóssil por energia renovável o sustentável, e do outro é preciso modificar os hábitos de consumo.

Grandes cidades demandam transporte público de qualidade. Trocar carro de gasolina por eletricidade não resolve o problema. É preciso repensar os horários nas cidades para desafogar os horários de pico. Também é preciso viabilizar outras fontes de energia e modificar processos industriais de produção… inclusive é preciso ser muito mais agressivo na questão da reciclagem e reaproveitamento de materiais…

È coisa para caramba

Felipe
Felipe
3 meses atrás

A “democracia” Canadense visa proteger sua industria local…opa, pera

Akivrx
Akivrx
3 meses atrás

Gostaria de saber porque no Ocidente se tem tanto medo…no Japão ninguém compra carro chines e nem coreano mesmo com valores mais baixos.
China, Japão e Coreia do Sul estão negociando um acordo de livre comércio…

MGNVS
MGNVS
3 meses atrás

O Canadá é mestre em fazer isso.
Alguém mais lembrou do caso: Bombardier vs Embraer?

Gabriel BR
Gabriel BR
3 meses atrás

Absurdo