Shanghai Maglev

Shanghai Maglev

Em muitos países, as redes de trens de alta velocidade oferecem uma alternativa mais conveniente e ecológica ao voo. Em termos de pegada de carbono por quilômetro de viagem, o trem é frequentemente uma das opções mais sustentáveis disponíveis.

No entanto, em muitos casos, as passagens aéreas de baixo custo ainda são mais baratas do que os bilhetes de trem, especialmente na Europa. A infraestrutura de trens de alta velocidade é cara para construir, especialmente nos EUA, onde historicamente esses tipos de projetos enfrentam dificuldades.

Por outro lado, países asiáticos como China e Japão estão investindo pesado na conexão de suas populações por meio de trens de alta velocidade.

Este gráfico visualiza os 10 trens em operação mais rápidos do mundo, seu país, sua velocidade operacional máxima em quilômetros por hora (km/h) e milhas por hora (mph), e sua velocidade recorde em km/h e mph.

Os dados de velocidade são da Railway Technology e foram atualizados em junho de 2023.

Qual País Tem o Trem Mais Rápido do Mundo?

A China é o lar dos três trens mais rápidos do mundo: o Shanghai Maglev, o China Railway Harmony (CRH380A) e o China Railway Fuxing.

O trem em operação mais rápido do mundo, o Shanghai Maglev, é o primeiro trem comercial maglev. Ele usa eletroímãs para flutuar acima dos trilhos, o que elimina a resistência, reduz os custos de manutenção e permite velocidades máximas mais altas.

A China está atualmente desenvolvendo um novo trem maglev hyperloop chamado T-Flight, construído pela estatal China Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC).

T-Flight

O trem, que viaja por tubos de baixo vácuo, quebrou o recorde mundial de velocidade em um teste, alcançando 623 km/h ou 387 mph. A CASIC tem como objetivo fazer com que os trens eventualmente alcancem 1.000 km/h ou 621 mph, com a linha prevista para estar operacional até 2035.

O SNCF TGV da França atualmente detém o recorde mundial de velocidade para um trem comercial. Um protótipo modificado do TGV, equipado com dois bogies motorizados, atingiu 574,8 km/h na região de Champagne, no norte da França, em abril de 2007.

O Primeiro Trem de Alta Velocidade do Mundo Ainda Está Entre os Mais Rápidos

Tōkaidō Shinkansen da Japan Rail

O Tōkaidō Shinkansen da Japan Rail é o trem mais antigo do top 10 e o primeiro sistema ferroviário de alta velocidade do mundo. O icônico trem bala foi lançado para os Jogos Olímpicos de 1964 em Tóquio, ligando Tóquio a Osaka a uma velocidade de 210 km/h. Atualmente, o Shinkansen opera a 320 km/h e transporta mais de um milhão de passageiros por dia.

O Japão está atualmente desenvolvendo o L0 Series Maglev, que conectará os 286 quilômetros entre Tóquio e Nagoya em apenas 40 minutos – mais rápido do que voar entre as duas cidades.

L0 Series Maglev

Com uma velocidade recorde de 375 mph ou 603 km/h, ele anteriormente detinha o recorde de velocidade máxima antes de ser superado pelo novo trem maglev hyperloop da China (em desenvolvimento). O novo trem maglev japonês está programado para entrar em operação em 2027.

FONTE: Visual Capitalist

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Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
3 meses atrás

Esse tipo de matéria logo cedo me deixa possesso, pois eu lembro que passamos os últimos 60 anos simplesmente jogando no lixo toda nossa malha viária ( que jamais foi muita pra um país desse tamanho, diga-se de passagem, e que praticamente só servia pra escoar commodities… ), pra jogar quase tudo nas “costas” da malha rodoviária, simplesmente o modo de transporte mais ineficiente pra um país do nosso tamanho.
O país não presta nem pra ter um “mísero” trem de transporte ligando SP a RJ, que são duas capitais “próximas”.

Victor
Victor
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

sempre vi isso como outra coisa que nós copiamos do big brother do norte,graças a pressão da industria automobilistica. acho que os EUA hoje estão tentando correr atras desse prejuizo. o brasil permanece dormindo em berço esplendido.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Victor
3 meses atrás

Tá falando do quê? Os EUA sempre tiveram uma rede ferroviária imensa e ela nunca concorreu com a indústria automobilística.

Nāo precisa inventar desculpas, foi o próprio Estado Brasileiro que abandonou as ferrovias em prol das rodovias e nem essas conseguiu fazer direito, vide a BR-230, que até hoje nāo foi completada por causa da ineficiência estatal e a pressāo dos ecochatos. Perdemos bilhões por causa disso.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Victor
3 meses atrás

A maior concorrente da malha ferroviária Americana não foi a malha rodoviária, mas sim a malha aeroviária.

Paulo Rosa
Paulo Rosa
3 meses atrás

pensei q o espaço era para assunto d defesa

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Paulo Rosa
3 meses atrás

E é. Os trens são um meio logístico de extraordinária relevância no universo militar, ignorá-lo seria de uma tolice colossal.
.
Na Rússia, por exemplo, eles usam intermináveis colunas de trens para transportar blindados, alimentos, armas, equipamentos, efetivos, enfim, tudo o que precisem em praticamente qualquer parte de seu imenso território e ainda empregam trens blindados e armados até mesmo com recursos antiaéreos.
.
Na 1º e 2º GM´s, os trens foram imprescindíveis para transportar o que relatei acima e hoje em dia, no caso do Brasil, se tivéssemos uma malha ferroviária minimamente decente, teríamos despachado as viaturas do EB lá do sul para Roraima com grande velocidade e custos baixíssimos de frete, sem contar a segurança. Mas passamos uma vergonha monstruosa levando mais de 30 dias para transportar alguns meros blindados leves para o norte do país e em tempos de paz! E se estivéssemos em guerra, quanto tempo levaria? Jesus voltaria e eles não chegariam lá.
.
Trens são muito importantes para países como o Brasil por motivos singelos: Transportam muito, com segurança, velocidade e baixo custo operacional. E não esqueça o Senhor que os Exércitos lutam o que a logística lhes permite e no nosso caso, isso praticamente não existe, o que determina que nosso EB é praticamente um tetraplégico surdo, mudo e com paralisia cerebral em tempos de paz. Em tempos de paz.
.
Agora imagina numa guerra…

Alexandre Galante
Responder para  Paulo Rosa
3 meses atrás

comment image

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Paulo Rosa
3 meses atrás

Vai lá e pergunta pro pessoal de logística das FA’s brasileiras o quanto a falta de ferrovias no Brasil, principalmente na região norte, não atrapalha pra diabo o trabalho deles…

Ferrovias sempre foram o ás na manga de qualquer FA desde a Guerra Civil norte-americana.

Andromeda1016
Andromeda1016
Responder para  Paulo Rosa
3 meses atrás

Defesa dos patrocinadores …… rsrsrsrsrs

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
3 meses atrás

Não entendi o motivo da CPTM aqui de São Paulo não estar listada na matéria! kkk (contém irônia)

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Rafael Cordeiro
3 meses atrás

Pra quem, assim como eu, mora em SP, essa piada é triste….
Ok, sei que, nesse momento, tem 2 linhas em construção + 1 sendo ampliada, mas mesmo assim, tudo acontece em passos de tartaruga paralítica…

JHF
JHF
Responder para  Willber Rodrigues
3 meses atrás

Paralítica não….. Tetraplégica.

Leandro Costa
Leandro Costa
3 meses atrás

O Trem da corrupção em Brasília é mais rápido e mais caro que qualquer um desses.

José 001
José 001
3 meses atrás

Meu avô trabalhou na finada RFFSA, Rede Ferroviária Federal ou simplesmente Refesa.

Ele me levou na última viagem de passageiros que teve no trecho em que trabalhou.

Já tem 40 anos.

Foi minha última viagem de trem no Brasil.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  José 001
3 meses atrás

Cara, seu relato é triste pra diabo….

Werner
Werner
3 meses atrás

Logo logo no PAC da mobilidade e desenvolvimento do Brasil no governo atual, vai ser lançado o Carrugem de Fogo movido a álcool etílico e vai levar uns 50 anos para ficar pronto ligando o nada a coisa nenhuma.
Agora falando sério é vergonhosa a malha ferroviária do Brasil e ninguém vai consertar,só querem o modal rodoviário caro e péssimo para o escoamento e transporte de passageiros.

JHF
JHF
Responder para  Werner
3 meses atrás

Em 1998 tinham no brasil 8 bitolas diferentes em uso nas linhas férreas ativas. Cada trecho novo concedido lançava a sua bitola. Juntar 5 trechos em uma só ferrovia “Norte – sul” (que realmente ia só até o médio do país….) foi um projeto de 8 anos de planejamento e 5 de execução que até agora, 13 anos depois de lançado ainda não se concretizou. E sobre o trem rápido Campinas -SP-Rio, poderiam consultar o PSDB que na época mandava em SP e, patrocinado pela ALSTON francesa, fez a guerra milímetro a milímetro ao avanço das empresas Chinesas que iriam atropelar geral na licitação do projeto.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
3 meses atrás

Estamos esperando o Trem Bala prometido pelo governo para Copa do Mundo de 2014 até hoje, este prometia ligar o eixo Campinas – São Paulo – Rio de Janeiro, segue matéria da época.

“https://www.estadao.com.br/esportes/futebol/previsto-para-a-copa-de-2014-trem-bala-sera-concluido-apenas-em-2020”

Carlos Campos
Carlos Campos
3 meses atrás

Não entendi o entuito da mantéria, mas se for sobre mobilidade tropas, eu não vejo os trens de alta velocidade como úteis pra isso, manutenção cara, operação cara, não sei se aguentam várias toneladas como os comuns

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Carlos Campos
3 meses atrás

(…).Ao publico (nós), cabe ler ou, na ausência de interesse, não ler.
Aos editores, parabéns pela iniciativa de trazer um tema que, apesar não não ser diretamente ligado à temática militar, com certeza o é o indiretamente, assim como a área de energia, indústria e tecnologias sensíveis, como os diversos exemplos de postagens sobre tecnologias de processamento de dados já publicadas no site, area que, com certeza, é uma das frentes das disputas geopolíticas atuais.
Aliás, tratando-se de logística de transporte de cargas, intimamente ligada ao assunto da matéria, a ligação com a área militar é, por óbvio, direta.
Quanto a matéria em si, esse, há muito tempo, é um dos pontos que mais me chama atenção do desenvolvimento chinês. Como conseguiram construir e colocar em operação, de forma massiva, uma gigantesca malha ferroviária, que é um dos tipos de investimento que mais exigem recursos e comprometimento.
No Brasil, sequer os grandes três projetos principais (FNS, FIOL e FICO) conseguimos executar adequadamente.
1/3 dos valores atualmente destinados às emendas parlamentares, permitiriam um projeto de longo prazo 10/20 anos, em PPP’s, pra causar uma revolução na logística de transporte brasileira. Não só com os projetos citados, mas com vários outros que poderiam levar ferrovias a todo o território, complementadas pelo transporte rodoviário, hidroviário, cabotagem etc.
Mas, como sabemos, algo assim nunca será feito. Pelo contrário, o apetite por recursos da classe política só cresce. Uma grande pena. Só resta admirar o foco e comprometimento chinês, japonês, sul coreano e de tantos outros exemplos pelo mundo.

Akivrx
Akivrx
3 meses atrás

Que artigo puxa saco chines, nem no wiki chines eles dizem que T-Flight e o trem mais rápido do mundo já que foi testado apenas um protótipo em escala reduzida (miniatura) para testar o conceito, portanto não e um trem real….
https://zh.wikipedia.org/wiki/%E8%BB%8C%E9%81%93%E8%BB%8A%E8%BC%9B%E9%80%9F%E5%BA%A6%E7%B4%80%E9%8C%84

Zezão
Zezão
Responder para  Akivrx
3 meses atrás

Caro Akirvrx,
Você precisa comentar mais aqui neste site…
Suas observações são ótimas!