Pantera EB - 2

Ribeirão Preto (SP) – Neste fim de semana, militares da Aviação e da Engenharia do Exército Brasileiro uniram esforços ao Corpo de Bombeiros e demais instituições e voluntários que atuam no combate aos incêndios que atingiram o interior do estado de São Paulo. Os militares combatem o incêndio por ar, com o uso de helicópteros, e por terra, com tropas especializadas no terreno.

Desde sábado, o Comando de Aviação do Exército mobilizou três helicópteros para auxiliar no combate às chamas. As aeronaves, modelos Jaguar e Pantera K2, são equipadas com helibaldes, uma estrutura que coleta de água em rios e lagoas e para lançá-la sobre a área de incêndio. A tripulação embarcou de Taubaté, composta por 15 militares, incluindo piloto, copiloto e membros da equipe de Busca e Salvamento. Entre as cidades atingidas pelas chamas estão Ribeirão Preto, Piracicaba e Sertãozinho.

Enquanto isso, tropas de Engenharia avançam no terreno, reforçando as ações do Corpo de Bombeiros e de voluntários. Neste domingo, as ações se concentram na Estação Ecológica Jataí, no município de Luiz Antônio, onde a tropa está empregando maquinário para abrir aceiros, faixas descampadas que impedem o avanço das chamas.

A pronta resposta da Engenharia e Aviação do Exército Brasileiro reflete o compromisso da instituição em proteger o meio ambiente e apoiar a população em situações de emergência.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
BraZil
BraZil
3 meses atrás

Pobres girafas da Amazônia, Pantanal e São Paulo…Greta, Caetano…alguém…

Dworkin
Dworkin
Responder para  BraZil
3 meses atrás

São incêndios criminosos praticados pelo agro, culpa é do governo federal agora ? O que a Greta tem a ver com isso ?

Heinz
Heinz
Responder para  Dworkin
3 meses atrás

O que é o Agro? Qual a materialidade que você tem para afirmar tal coisa?
Porque o Agro colocaria fogo em terras produtivas? Incluindo áreas de pasto e plantações.

Heinz
Heinz
Responder para  BraZil
3 meses atrás

Cadê a Marina com suas soluções perfeitas? Calma, vão tocar o hino nacional com letra neutra, e todos os problemas serão resolvidos, com amor, é claro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Heinz
3 meses atrás

Então… se os incêndios são de origem natural e estão ocorrendo em uma escala acima do que vem sendo registrado, então temos um problema relacionado com as mudanças climáticas. Neste caso, a urgência é em relação 1) recomposição das áreas de matas nativas. 2) revisão da legislação ambiental introduzindo mais restrições ao desmatamento 3) aumento do poder e do orçamento de fiscalização do Ibama 4) ações coordenadas do Ibama, MinJustiça e MAPA contra o desmatamento ilegal. 5) redução urgente das emissões de carbono, 6) aceleração da transição energética e 7) radicalização na diplomacia sustentável, principalmente na região da América Latina

Por outro lado, se os incêndios são crimiinosos, então é preciso 1) coordenação da MinJustiça com as secretarias estaduais de segurança pública para investiga quem são os grupos criminosos que etão atuando. 2) revisão da legislação criminal neste ponto colocando multas muito mais pesadas para as violações de crimes ambientais (não adianta cadeia, tem que pegar no bolso), 3) revisãi da legislação sobre as áreas de proteçao amibiental, impondo multas pesadas para os próprietários que cometam crimes ambientais, 4) introdução de cinturões corta fogo nas áreas de plantações, 5) ampliação da largura da faixa de proteção amebiental nas margens dos rios.

tem que decidir.., ou é um problema de bandidagem ou é um problema de mudança climática.

Antunes 1980
Antunes 1980
3 meses atrás

Péssima administração do ministério do meio ambiente e do governo federal, e todos os canais de mídia como Globo, SBT, Record, Band fazem um silêncio ensurdecedor e hipócrita sobre esse desastre.
Culpam o clima, a rotação do planeta, as estações do ano. Tudo menos o óbvio.
Falta de planejamento e fiscalização.
Parabéns ao exército pelas ações muitas vezes heroicas !

Jose
Jose
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

Caro Antunes a situação se demonstra muito mais grave do que as já desastrosas narrativas dos “idiotas úteis”, para zero surpresa alguns bandidos/criminosos já foram presos, e ao que tudo indica muitos outros ainda serão presos por estarem provocando intencionalmente boa parte destes incêndios, exatamente isso, grande parte desses incêndios são criminosos e os indícios mostram que são ações coordenados.

Reginaldo
Reginaldo
Responder para  Jose
3 meses atrás

Basta dar um google que vai aparecer um penca de reportagens nestes últimos dias mostrando prisões de incendiários… Acredito que praticamente todos estes incêndios são criminosos.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

Você não sabe? em época de eleição os problemas precisam desaparecer.

Heinz
Heinz
Responder para  Antunes 1980
3 meses atrás

A forças armadas são uma das poucas instituições que ainda nesse país prestam um serviço a população de forma minimamente descente.
Crime tá crescendo e praticando terrorismo? Chama as FA, tem gente ilhada por temporais, chama as FA, Amazônia, pantanal tá pegando fogo? Chama as FA.
É uma infinidade de atribuições para poucos meios disponíveis.

Heinz
Heinz
3 meses atrás

Acompanhando os recentes acontecimentos, acredito que já passou da hora do EB/ FAB ter em seu inventário helicópteros mais capazes de carga. Tipo o Chinook, MI 26 não somente para tarefas exclusivas da força como apoio logístico a unidades de combate, mas para também prestar ajuda ambiental e humanitária.