Suécia: Sisu entrega primeiro lote de novos veículos blindados à FMV
A Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) recebeu o primeiro lote de veículos blindados do tipo GTP da fornecedora finlandesa Sisu Oy. Esta entrega inicial inclui duas variantes: um veículo blindado de transporte de pessoal (APC) com capacidade para até dez pessoas e uma variante de cabine dupla com uma caçamba e cobertura, projetada para transportar cinco pessoas.
“Esses veículos são fundamentalmente protegidos balisticamente, possuem tração nas quatro rodas e têm um peso total de 16,5 toneladas”, explicou Henrik Sundberg, gerente de projeto da FMV. “Eles compartilham um chassi base comum que permite a substituição de módulos para criar novas variantes. Este conceito de veículo modular é semelhante ao da plataforma SEP (unidade protegida contra estilhaços) anteriormente utilizada na Suécia.”
Designados como TGB24 na Suécia, esses veículos serão entregues às Forças Armadas Suecas a partir do outono. Atualmente, a FMV está conduzindo processos de verificação e, em novembro, iniciará o treinamento de usuários e técnicos das Forças Armadas, com foco nos sistemas de suporte ao comando.
Aquisição conjunta com a Finlândia
A aquisição desses veículos foi realizada sob um acordo-quadro conjunto entre Suécia e Finlândia. Este acordo enfatiza a segurança conjunta do fornecimento e a oportunidade de desenvolver, fabricar e utilizar os veículos de forma colaborativa.
“Com este acordo, conseguimos reduzir os custos de desenvolvimento e os preços unitários por meio de pedidos conjuntos”, disse Micael Ågren Berner, chefe do departamento de veículos com rodas da FMV. “Este é um excelente exemplo de cooperação eficaz e processos rápidos dentro do âmbito da cooperação de defesa sueco-finlandesa, conhecida como FISE. O diálogo fluido entre a FMV, as Forças Armadas Suecas e a Sisu Oy foi essencial para garantir este pedido e entrega em tão pouco tempo.”
No total, Suécia e Finlândia encomendaram mais de 260 veículos, incluindo várias outras variantes, como cabine simples, antiaéreo, comando, médico e reconhecimento. Esses veículos serão entregues às respectivas Forças Armadas como parte da cooperação em andamento entre as duas nações.
FONTE: Defense Industry Europe
É a cara do Gladiador II da avibrás