Loongson da China planeja lançar CPU com desempenho comparável aos chips avançados da Intel

11
LoongArch GS464V

Presidente da Loongson afirma que próxima geração de CPUs 3B6600 com 8 núcleos competirá com chips de médio-alto desempenho da 12ª e 13ª geração da Intel

Em uma entrevista à CENA (China Electronics), o fundador e presidente da Loongson, Hu Weiwu, falou sobre o próximo produto da empresa para o mercado consumidor doméstico da China. A mais recente continuação do 3A6000 chegará no início do próximo ano na forma do 3B6600, que promete um grande aumento de desempenho.

Começando com o 3A6000, a Loongson demonstrou um desempenho impressionante, mostrando uma IPC (Instruções por Ciclo) superior à dos chips de 10ª geração da Intel e da série Zen 2 da AMD. Em um teste comparativo, quando foi overclockado para 3 GHz, o CPU conseguiu alcançar um desempenho equivalente ao do Core i5-14600K. Sabendo que possui um chip potente em mãos, a Loongson está acelerando o desenvolvimento de seus próximos processadores, e o 3B6600 será o primeiro de muitos em seu roadmap.

Em termos de especificações, os processadores Loongson 3B6600 contarão com a arquitetura LA864, que será baseada em um nó de processo localizado, provavelmente SIMC. O chip contará com 8 núcleos utilizando um design híbrido BIG.little em uma configuração 4+4 e terá uma velocidade de clock de 3,0 GHz. Os núcleos BIG devem melhorar o desempenho em mais de 20%, principalmente devido a otimizações estruturais. Além dos núcleos da CPU, o chip também incorporará a GPU integrada LG200, que permitirá capacidades gráficas mais decentes sem a necessidade de uma GPU discreta.

Weiwu afirma estar muito confiante nos produtos de próxima geração 3B6600, e que a CPU competirá facilmente com as CPUs de 12ª e 13ª gerações da Intel (segmento de médio a alto desempenho). Além do desempenho, a Loongson também otimizará ainda mais o suporte ao sistema operacional Windows e às aplicações em sua plataforma Linux.

A fabricante chinesa de chips também planeja lançar suas futuras CPUs 3A7000 e 3B7000, que contarão com a mesma arquitetura de núcleo, mas incorporarão tecnologias de processo avançadas e velocidades de clock de até 3,5 GHz. Esses chips também contarão com fortes capacidades de I/O, como PCIe4, USB3, HDMI, GMAC e mais. Se a Loongson realmente conseguir alcançar o desempenho das CPUs Intel de 12ª e 13ª gerações com seus processadores de próxima geração que chegam no início do próximo ano, isso representará um grande avanço para os consumidores chineses no segmento de clientes domésticos. A fabricante de chips também está desenvolvendo CPUs para servidores com até 64 núcleos, com desempenho equivalente às plataformas “Xeon” Ice Lake de 10 nm da Intel.

FONTE: wccftech.com

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
JHF
JHF
4 meses atrás

No início deste ano comentaram por aqui que demorariam 10 anos para apresentar alguma coisa que se comparasse a processadores atuais de mercado. Eu discordei e falei em alguma coisa como 3 a 5 anos para ter desempenho geral comparativo. Sem falar de preço mais competitivo e atendimento irrestrito ao mercado interno da China. PCs corporativos serão atendidos sem problemas com estes 8cores. Falta agora o desenvolvimento de sinergia com placa gráfica dedicada e atendimento ao ecossistema CUDA (ou similar) para adentrar no mercado “gamer” e HPC de entrada.

Natan
Natan
Responder para  JHF
4 meses atrás

Não conheço fabricante chines de chip gráfico dedicado. Acho que eles querem começar pelo segmento mainstream, que no caso é CPU. Depois migrar para segmentos em outros nichos. Já existem concorrentes chineses da Qualcomm, TSMC, ASML e agora vai ter da intel. Acho que é questão de tempo pra surgir concorrente de Nvidia e AMD.

JHF
JHF
Responder para  Natan
4 meses atrás

Tem anunciado alguma coisa para o mercado interno no nível de GTX 3060. É um bom começo.

JS666
JS666
Responder para  Natan
4 meses atrás

Eles tem a Moore Threads, fabricante de chips gráficos. Mas é nessa área onde estão mais atrás.
https://www.adrenaline.com.br/hardware/gpus-chinesas-moore-threads-s80-e-s70-ganham-100-de-desempenho-com-drivers/

Richard Stallman
Richard Stallman
4 meses atrás

Irrelevante, porque ninguém nunca tem acesso a essas coisas e fica no diz-que-me-diz.

Felipe Augusto
Felipe Augusto
Responder para  Richard Stallman
4 meses atrás

Olhe o canal Gamers Nexus no Youtube, eles tem vários testes de CPUs chineses comparados com processadores Intel e AMD.

Natan
Natan
Responder para  Richard Stallman
4 meses atrás

Só no mercado doméstico chinês já são 1,45 bilhão de consumidores, sem contar os mercados em outros países.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Natan
4 meses atrás

Isso aí chegando em mercados como o brasileiro, mexicano e no resto da AL com bom desempenho e baixo preço, vai vender mais que cerveja em dia de praia cheia

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
4 meses atrás

Quanto mais concorrência melhor. Que os chineses tenham muito sucesso na área de tecnologia e coloquem pressão nas empresas ocidentais que querem lacrar com DEI, ESG, Agenda 2030, Planeta 50/50, etc. Não vai ter mais espaço pra políticas afirmativas e inclusão, a gordura que sustentava essa mamata era o quase-monopólio americano na tecnologia.

Sensato
Sensato
4 meses atrás

Seja como for, no que me diz respeito, o fato é que estou com uma placa mãe chinesa na mochila pra mandar de volta para o vendedor já que veio com componente solto.

JHF
JHF
Responder para  Sensato
4 meses atrás

Qual placa de qual vendedor?