Tório

A China planeja iniciar a construção da primeira usina nuclear de sal fundido que utiliza tório como combustível no Deserto de Gobi, com início marcado para o próximo ano. Este reator não precisa de água para resfriamento, pois usa sal líquido e dióxido de carbono para transferir calor e gerar eletricidade. A utilização de tório, em vez de urânio, alivia as preocupações sobre a escassez de urânio, pois o tório é mais abundante.

O reator está previsto para ser concluído e operacional em 2029, gerando até 60 megawatts de potência térmica. Parte dessa energia térmica será usada para conduzir uma unidade de energia elétrica de 10MW e o restante para produzir hidrogênio pela divisão de moléculas de água em alta temperatura. O projeto será conduzido pelo Instituto de Física Aplicada de Xangai, da Academia Chinesa de Ciências.

Esta usina modular e de pequeno porte impulsionará o desenvolvimento de diversas tecnologias de materiais e fabricação de equipamentos de ponta, além de contribuir para a independência energética da China. Atualmente, o único reator de tório operacional está localizado no Deserto de Gobi e só pode produzir 2MW de potência térmica sem gerar eletricidade. Esse reator experimental serviu como base para o desenvolvimento de reatores maiores e geradores de energia.

Os reatores de sal fundido de tório têm aplicações militares potenciais devido à sua estrutura compacta e segurança, como alimentar navios e submarinos. A nova usina será construída a oeste do reator experimental, ocupando uma área menor que um campo de futebol. O sal fundido que carrega o tório entra no núcleo do reator para iniciar a reação em cadeia e, após o aumento da temperatura, transfere calor para um sal fundido não radioativo em um ciclo separado, que então gera eletricidade.

O projeto também inclui várias outras instalações, como um centro de pesquisa e uma planta de processamento de combustível gasto, com mais de 80% do material sendo reciclado. O resíduo radioativo será solidificado em vidro e transportado para um local de descarte profundo no Deserto de Gobi. Reatores de urânio tradicionais que utilizam água para resfriamento apresentam risco de explosão se as bombas falharem, mas no reator de tório, o sal fundido pode ser contido com segurança em um recipiente abaixo do reator.

O reator de sal fundido de tório funcionará com fontes de energia renováveis, como usinas eólicas e solares, para produzir energia limpa e estável. Foto: Academia Chinesa de Ciências

A nova usina será utilizada principalmente para fins de pesquisa, atendendo cientistas, mas também incluirá uma base de energia eólica, uma estação de energia solar, uma usina de armazenamento de energia baseada em sal fundido, uma usina térmica e uma base de produção química. Todos os diferentes tipos de energia serão integrados em uma rede inteligente para fornecer eletricidade estável, de baixo custo e baixa emissão de carbono.

A partir de 2030, a China começará a construir reatores modulares comerciais baseados em tório com capacidade de geração elétrica de 100MW ou mais. Recentemente, construtores navais chineses também revelaram o primeiro design mundial para um navio porta-contêineres gigante alimentado por reator de sal fundido, o que pode iniciar uma nova revolução na logística humana.

O primeiro reator de sal fundido baseado em tório do mundo foi construído e operado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, na década de 1960. No entanto, devido às limitações técnicas da época, o reator enfrentou muitos problemas e foi fechado permanentemente em 1969. Recentemente, a TerraPower, fundada por Bill Gates, tem colaborado com Oak Ridge para reiniciar o projeto de reator a tório e promover o desenvolvimento de tecnologias nucleares sustentáveis.

FONTE: SCMP

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

57 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Antonio Palhares
Antonio Palhares
5 meses atrás

Onde existem compromissos e politicas públicas com educação de alta qualidade. De forma sistemática e recorrente para todas as pessoas. Acaba-se por descobrir talentos naturais. E formar uma grande elite científica capaz de criar soluções para todos os problemas e demandas. Não vejo mais condições da China ser suplantada.

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Antonio Palhares
5 meses atrás

Bem observado.
Todas vez que aparece uma notícia sobre a área tecnológica envolvendo a China, ela vem acompanhada de alguma ideia disruptiva ou algum salto/invocação tecnológica.

O compromisso dos chineses é com o desenvolvimento da nação a todo custo!

Norton Son
Norton Son
Responder para  Antonio Palhares
5 meses atrás

A China vai implodir economicamente tal qual a antiga URSS! O modelo economico deles, comunista, não é sustentável a longo tempo!

Sobre o Tório como combustível nuclear, fiz meu TCC com base nesta tecnologia! Mas aqui, assim como na China, o governo é quem decide as coisas e descarta técnologias que não interessa aos “interesses” imediatos.

Já poderíamos ter diversas usinas com base em reatores a Tório no Brasil gereando mta energia pra todos. Mas preferem jogar estudos importantes como este, que poderiam beneficiar 70, 80 ou até 90% da população, fora e investir em “pesquisas” sobre genero, que são inúteis para 100% da população!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Norton Son
5 meses atrás

Então… ninguém sabe o que vai acontecer no futuro econômico da China, mas a gente sabe que o sistema capitalista também é insustentável a longo prazo, geralmente eclodindo uma grande guerra ou uma depressão. Em 2008, uma grande depressão foi evitada pela ação coordenada dos banco centrais dos países do G20 e uma enorme intervenção dos governos nas economias.

O modelo Chinês é bem diferente do modelo soviético. Após o colapso da URSS e dos protestos da Praça da Paz Celestial em Beijing (que ironia), o governo chinês reprimiu violentamente, mas também promoveu uma grande reforma econômica, provendo um bem estar econômico.

Assim, o modelo chinẽs mantém a mão de ferro no controle político, por meio do partido único, que realmente detém o poder na China, sustentando por um modelo econômico baseado na produção industrial…

talvez seja inviável a médio e longo prazo… talvez os chineses consigam uma nova revolução.. eu não sei qual sustentável é o modelo chinês a longo prazo.. é um modelo novo. Contudo, é um modelo bem diferente do modelo soviético

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Olá Camargo,
A China pode não mudar de partido, mas com certeza muda de política.
Isso aconteceu algumas vezes na história recente do país.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Sulamericano
5 meses atrás

Você tem razão… o Partido Comunista Chinês continua forte e com o total controle do país. Acho que no atual cenário, quem apostar contra ele vai perder.

Por outro lado, grande parte do seu sucesso é resultado da capacidade que o Partido tem de ajustar as políticas internas ás pressões e contradições do sistema adotado, algo que a URSS não conseguiu.

Chama a minha atenção que a URSS fracassou na sucessão geracional… o sucesso da URSS esteve ligado a praticamente uma geração de políticos… quando uma nova geração precisou assumir o poder, o país colapsou.

A China parece ter sobrevivido a este desafio.

O Brasil corre ainda corre este risco… ainda estamos vivendo o fim da geração da democratização da CF88. Eu imaginava que 2018 teria sido o ponto de virada, quanto uma nova geração de políticos pós-64 assumiria o poder. Infelizmente não aconteceu e o país que adiou esta mudança geracional para, talvez, 2026… ou 2030.

Os EUA estão no mesmo dilema… por pouco eles adiaram esta discussão para 2028… mas o imperativo temporal trouxe a discussão para 2024. Vai ser um bom momento para nós aprendermos com eles.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Norton Son
5 meses atrás

Mas quem disse que o modelo econômico deles é comunista?
De comunistas eles tem apenas (o que não é pouco) a ditadura de partido único.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcelo Baptista
5 meses atrás

Olá Marcelo. Apenas uma observação. O fato de um país adotar um sistema de partido único, bipartidarismo ou pluripartidarismo não pode ser tomado como sinônimo de ditadura ou democracia

Apenas como exemplo, o Brasil viveu um período de ditadura em um sistema bipartidário.

Eu defendo um sistema pluripartidário, mas acho o sistema brasileiro disfuncional. Talvez a origem desta disfuncionalidade seja o fundo partidário, que no fim sustenta partidos disfuncionais.

Por outro lado, ainda que eu seja crítico do fundo partidário, sou favorável ao financiamento público de campanha e doação individual com limite, a qual pode ser um ou alguns SM… discordo do limite percentual da renda, como adotado hoje no Brasil

mas isso já é outra discussão que foge demais do tópico

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Concordo Camargoer, só quis salientar a particularidade deles.

Em Economia, já deixaram os princípios comunistas faz tempo.
Dizer que vai colapsar é muito mae Dinah.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Marcelo Baptista
5 meses atrás

Eu sempre acreditei que para os chineses o comunismo foi um meio, não um fim. O comunismo chinês cumpriu uma função ao estabilizar o país e dar um fim aos 100 anos de humilhação. Tanto que um dos medos da direção do partido é não parecer patriótica o suficiente. Eles tem abertura para certos “experimentos” que os soviéticos nunca fariam. E eles tem consciência dos erros que derrubaram a URSS e não vão repeti-los.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcelo Baptista
5 meses atrás

Olá. MB. Você tem razão.

Até aqui, acho muito difícil imaginar o que vai acontecer com a China a médio e longo prazo.

Ainda que a China tenha adotado uma economia de mercado, seria um grande erro afirmar que a China tenha adotado um sistema de economia liberal.

Acho este ponto importante para entender o contexto de força política do Partido Comunista Chinês.

Outro aspecto que chama a minha atenção é a diferença entra a postura chinesa e soviética em torno da internacionalização do seu sistema poĺitico/econômico.

A URSS atuava abertamente para a ampliação do seu sistema para outros países. A China parece ter uma outra estratégia.

A cada vez que penso na China, fica mais forte minha impressão que eles aprenderam com os erros da ex-URSS. Se eu estiver certo, a China seria uma nova etapa da experiência socialista.. é um assunto muito legal para debater… talvez a gente precise de uma matéria neste tópico para abrir um bom debate;

Natan
Natan
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

O brasil tem questões mais severas.

Elites que tomaram conta do legislativo.
Tomaram conta da imprensa, que é antinacional.
Tomaram conta também do sistema financeiro.

Além disso.

Alta concentração de renda, que faz o trabalhador depender de migalhas, acreditando em salvador da pátria.
Concentração fundiária enorme, fazendo o trabalhador do campo ir pra cidade e criar contingentes de desocupados e seus problemas urbanos.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Natan
5 meses atrás

Natan concordo, mas só vou comentar que as Elites não tomaram nada, elas sempre foram donas dos meios de comunicação, econômico e politico.
Nisto nada mudou do descobrimento para cá.
O que mudou foi a percepção da sociedade de se fazer ouvir.
O mundo evoluiu porque no passado recente as “Elites” prestavam atenção as mudanças e faziam ajustes para diminuir a pressão.
Infelizmente nas ultimas décadas as “Elites” não se importaram e ignoraram os problemas ao redor, deixando o resto da sociedade de lado.
Com isto geraram esta insatisfação generalizada na sociedade.
Minha opinião.

Natan
Natan
Responder para  Marcelo Baptista
5 meses atrás

É preciso separar economia de política. Na china, politica é altamente centralizada e forte, economia é dinâmica e aberta, capitalista mesmo.

Cristiano ciclope
Cristiano ciclope
Responder para  Norton Son
5 meses atrás

Você se esquece de dois detalhes importantes, a união soviética nunca teve uma base industrial e tecnológica para fins comerciais como a China tem e a união soviética nunca esteve tão integrada no comércio internacional como a China está!
Então a economia Chinesa implodir por ser comunista e muito pouco provável, a lógica deles e totalmente diferente da lógica da união soviética.

Heli
Heli
Responder para  Norton Son
5 meses atrás

Daqui a 72 horas ela imploderá

Charle
Charle
Responder para  Norton Son
5 meses atrás

A China é comunista? Com todo respeito à sua vasta erudição, acho que você precisa se atualizar um pouco.

Quando uma nação possui um norte ideológico significa dizer que ela pode planejar o seu desenvolvimento sustentável ao longo de pazos pré-determinados.

Ou seja, planejamento para a criação de metas estabelecidas de acordo com as reais necessidades nacionais.

Até mesmo o capitalismo pode ser usado nesse contexto para o desenvolvimento socioeconômico de uma determinada população. Desde que com regramento.

E isso pode ser feito sem as exceções e exclusões sociais tão comuns à certa nação sul-americana.

Demais a mais, o “comunismo” chinês está décadas à frente do capitalismo especulativo brasileiro.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 meses atrás

Pra mim, amante de astronomia e exploração espacial, fico pensando em aplicações disso em bases na Lua ou Marte.
Fico pensando também em como seria um reator dessa tecnologia em subnuc.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Olá Wilber. Acho que as sondas Voyager usaram uma fonte nuclear para gerar eletricidade por meio de uma diferença de temperatura entre a fonte radioativa e o exterior frio.

A vantagem deste dispositivo é ser menor e mais leve, além da ausência de peças móveis, por isso são mais robustos.

Um reator de tório seria adequado para um submarino, por exemplo, mas tenho dúvidas sobre o seu tamanho. Creio que reatores de U-235 são mais compactos e leves que reatores de tório, o que pode fazer diferença em um submarino.

Apenas para comparação, o reator de Angra 1 opera com cerca de 650 MW (ou 630.. não lembro exatamente) e o reator de Angra 2 opera algo em torno de 1,2 GW.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

O reator das Voyage eram um mini-reator que gerava eletricidade pelo decaimento do material radioativo no interior.
Comparado as células foto-voltaicas, produzia pouca energia, mas como era pra manter os instrumentos em zonas aonde a sonda estava muito longe do Sol, e como os equips. das sondas gastavam pouca energia, então valia a pena.

O que me deixa cabreiro é que, enquanto o resto do mundo avança a passos-largos pras próximas gerações de reatores, ainda não temos previsão de quando Angra III ficará pronta.

Eu defendo que o Brasil use toda a tecnologia que estamos aprendendo com o Labgene, para criar mais mini-usinas nucleares pelo Brasil.
Obviamente, é uma tecnologia que ainda requer cuidado e monitoramente constante, mas não estamos mais nos anos 50, quando usinas nucleares falhavam dia sim, dia não.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Sim. O decaimento nuclear aumenta a temperatura local. Quando uma barra de metal tem uma ponta em um local quente e a outra ponta em frio, esta diferença de temperatura gera um potencial elétrico que pode ser usado para gerar uma corrente elétrica.

Coloquei este ponto para evitar que se imaginasse que as sondas tivessem um circuito de água/vapor para mover uma turbina para gerar eletricidade. O dispositivo de gerar eletricidade nas sondas é aquele que mantém uma diferença de temperatura. Quanto maior a diferença de temperatura entre os dois extremos, maior a eficiência.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

____
____

COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fabio
Fabio
5 meses atrás

Empresas da França e Holanda e Dinamarca o também estão desenvolvendo reatores msr de Tório. De 50 e 100 MW em containers de 1 e 2 Teus.

Camargoer.
Camargoer.
5 meses atrás

Olá. Recomendo apenas uma revisão no texto. A queima do tório (ou qualquer outro combustível) libera ENERGIA a qual é transferida para o sal fundido mais frrio (que é um líquido) que circula entre o núcleo o reator. O sal fundido quente transfere ENERGIA para o circuito de água, gerando vapor que por sua vez move a turbina.

Calor é o nome do processo no qual a ENERGIA sai do corpo quente e vai para o corpo frio, anida assim é preciso lembrar que o fluxo é de ENERGIA.

Por razões históricas, os radiadores são chamados de trocadores de calor, mas seria mais adequado chamá-los de trocadores por calor.

Rodolfo
Rodolfo
5 meses atrás

O reator de Oak Ridge teve problemas de corrosao. Para manter um metal como sodio em estado liquido as temperaturas sao bem elevadas, acima 450 celsius, e o proprio elemento corroi metal, os japoneses tiveram problemas com incendio em reatores experimentais de sodio liquido, agora com novas ligas e ceramica é possível desenvolver reatores capazes de lidar com isso. A vantagem é que agua pressurizada é o principal problema de segurança e um desenho de metal liquido seria teoricamente mais seguro. Alem da China, a Terrapower esta constriundo um reator de sodio liquido no estado do Wyoming e os Indianos estao construindo um fast breader reactor de Torio que tambem usa metal liquido (se eu nao me engano o desenho usa Fluor ao inves de sodio, tambem chamado de LFTR).
O outro problema desses reatores sera a conversao do Torio em material fissile que involve na conversao em Protactinio e U233. Conseguir fazer isso de maneira eficiente (99% de conversao Protactinio – Uranio) leva tempo (a meia vida é de 28 dias, entao converter 75% do material leva 2 meses) e é um desafio tecnico.
Ainda sim, sao desafios muito mais simples que obter energia a partir de fusao de tritio. E Torio é muito mais abundante que U235 e nao necessita muito processamento. Tambem nao produz plutonio como residuo, o que ajuda na nao proliferação de armas atomicas.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodolfo
5 meses atrás

Oi. Uma correção. A temperatura de fusão do sódio é 97 oC em pressão ambiente e evapora em cerca de 900 oC.. A vantagem da água na circulação é que sei calor específico é quatro vezes o valor do sódio.. mas entra em ebução em 100 oC.

Quando o líquido de refrigeração passa do estado líquido para o estado gasoso (vapor), ele reduz muito a capacidade calorífica, dai se torna um péssimo material para refrigeração. Neste aspecto, o sódio seria até mais seguro que a aǵua, que precisa operar em elevadas pressões para permantes no estado líquido em temperaturas acuma de 100 oC.

Eu não sei se o circuto de água em contato com o sódio trabalha sob pressão para evitar a formação de vapor, mas a água ali tem que operar acima da temperatura de fusão do sódio, caso contrário o metal ira solidificar interrompendo a circulação. Provavelmente a água esteja sob alta pressão neste circuito intermediário, más é um achismo meu.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Sim, eu fiz esse erro, quis dizer que o sodio é mantido na temp de 450 celsius nesse tipo de reator por conta das reações, mas a temp de liquefação é 97 como vc escreveu.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodolfo
5 meses atrás

Olá R.

Obrigado pela informação. Eu não sabia qual era a temperatura de operação de um reator destes.

De fato, a corrosão nesta temperatura é bem acelerada.

Um ponto importante para lembrar é a reatividade do sódio líquido com água. Um pequeno fazendo faria um estrago enorme.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Ainda mais se tiver vazamento e incendio, nao da pra apagar com agua, os japoneses que os digam.

https://en.wikipedia.org/wiki/Monju_Nuclear_Power_Plant

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodolfo
5 meses atrás

Sim… este é um exemplo do desastre que é vazamento de sódio..

https://www.youtube.com/watch?v=pm86DbWvgiU

Recruta
Recruta
5 meses atrás

No futuro, esse tipo de reator vai mover os super porta aviões chineses.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Recruta
5 meses atrás

Eu tenho duvida da aplicação naval. 1kg de torio leva quase dois meses pra ser convertido em U233 que é usado pra gerar energia isso se a eficiência fosse de 99%. A conversão requer que cada atomo de Thorio absorva um neutron que transmuta para Protactinio e depois decai para U233 com uma meia vida de 28 dias. Isso também requer filtros especiais e caso cada atomo de Protactinio absorva um neutron a mais decai pra U234 que nao é fissile (nao gera energia). Como a eficiência desse processo dificilmente seria proxima de 100%, existiria o risco de uma embarcação permanecer na doca por meses pq o reator nao acumulou U233 suficiente pra iniciar reação de fissao e talvez nao valha a pena o uso desse reator num asset militar, talvez o uso de 235 ainda seja superior nesse caso. Mas uma potencial vantagem do Torio e molten salt seria menor necessidade de reabastecimento, nesse ponto poderia ser uma vantagem.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Recruta
5 meses atrás

Se ainda existir Porta Aviões.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
5 meses atrás

Rússia ainda é líder nessa área (mega e pequenos reatores).

Recentemente a Rosaton(no Brasil) ofereceu(para empresas) seu reator modular* e o “navio reator”(Akademik Lomonosov**) para a região da Amazônia.

*modelo KLT-40S(6m de altura , 3m de diâmetro, peso: 200 toneladas) – potência 35 MW.

**teoricamente pode abastecer uma cidade com 400.000 habitantes…como é um navio , rápido sua implementação.

p.s- sabendo que os órgãos ambientais da Banânia estão repletos de xiitas ecológicos , energia nuclear abundante e barata, mais fácil o sol nascer no oeste..rs

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bispo de Guerra
5 meses atrás

Olá Bispo. O objetivo dos órgãos ambientais é a proteção ambiental. Eles vão ser chatos e rigorosos… o mesmo sobre outros órgãos. Por exemplo, o pessoal da Receita Federal é chato e rigoroso no seu trabalho… porque é o papel deles.

O bom funcionamento de uma sociedade democrática depende destes freios e contrapesos…

Por exemplo, é um erro que os técnicos da Anvisa defendessem os interesses das indústria farmacêutica ao invés dos interesses da sociedade. Ou que os técnicos do Banco Central fossem ligados aos interesses do mercado financeiro

O pessoal da área ambiental tem a função de defender o ambiente. O pessoal do Funai defende os interesses das comunidades indígenas. Seria um absurdo se a Funai fosse um órgão de apoio da mineração ilegal.

Nenhuma usina nuclear é completamente segura. Muita gente dizia que Chernobyl seria um ponto fora da reta por se tratar de um país comunista… o acidente de Fukushima mostrou que o risco de operação de uma usina nuclear é independente do regime político.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Sim totalmente favorável a proteção ambiental, mais extrapolam.

Vide o caso da exploração de petróleo na foz do amazonas…

Imagina o impacto socioeconômico na região norte do Brasil com o fornecimento de energia abundante.

Depender de energia hídrica, solar , éolica é extremamente temerário, face as mudanças climáticas extremas no planeta.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bispo de Guerra
5 meses atrás

Olá Bispo…

a gente sabe que o fato de haver uma exploração de petróleo ou uma grande mineradora em um região nem sempre significa bem estar social…

As agências ambientais existem para inibir os abusos do outro lado.. sem uma forte legislação e fiscalização ambiental, as chances de acidentes com o da Exxon Valdez ou da Deepwater Horizon seria frequentes..

Um bom exemplo é a poluição dos rios que cortam a Cidade de São Paulo…

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Em 2027 no máximo 2030 o “pré-sal” atual secará, se o Brasil não explorar o petróleo na região amazônica, terá que importar pesadamente.

Só de royalties do petróleo para aquela região as mudanças serão exponenciais.

As agências ambientais precisam evoluir , no sentido de não restringir e sim apresentar meios no qual a exploração pode ser feita da melhor forma possível.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bispo de Guerra
5 meses atrás

Olá Bispo. O papel das agẽncias ambientais é exigir que as empresas cumpram a legislação ambiental e o papel da legislação ambiental é garantir as condições de segurança e preservação ambiental.

A exploração de petróleo no pré-sal, na bacia de campos ou na margem equatorial deve ser feita segundo a legislação ambiental…

Aliás, todo empreendimento deve ser feito seguindo a legislação ambiental, seja a exploração de um recurso mineral, um empreendimento imobiliário, uma obra de infraestrutura ou uma padaria.

Pedro I
Pedro I
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Um pouco fora do tema, mas considerando a quantidade e a diversidade de produtos “milagrosos” divulgados na TV e na Internet, eu diria que realmente a ANVISA defende os interesses da “indústria farmacêutica”, ou pelo menos de um ramo bem questionável dela…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pedro I
5 meses atrás

Então… alguns medicamentos demandam prescrição médica (antibióticos ou mesmo analgésicos fortes e medicamentos de uso psquiátrico). Outro medicamentos podem ser vendidos sem prescrição (como analgésicos leves)

Existe uma ampla legislação que regulamenta a propaganda de medicamentos, suplementos alimentares e fitoterápicos.. seria preciso verificar exatamente de quais propagandas você está comentando. Por exemplo, farmácias podem fazer propaganda sem necessariamente faze propaganda de medicamentos… são coisas diferentes

Pedro I
Pedro I
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Bem, aqui na trilogia o “forte” das propagandas são os jogos e as forma “fáceis” de ganhar dinheiro, mas a maioria dos anúncios em outros sites são de medicamentos e procedimentos “milagrosos”, que curam desde fungos nas unhas até câncer… Basta dar uma olhadinha…
Na TV é a mesma coisa, um pouco mais agressiva talvez…

AVISO DOS EDITORES: O GOOGLE ADS PERSONALIZA A OFERTA DE ANÚNCIOS CONFORME CADA LEITOR. O QUE UM LEITOR VÊ É DIFERENTE DO QUE OUTRO LEITOR VÊ.

Pedro I
Pedro I
Responder para  Pedro I
5 meses atrás

Sou totalmente contra os jogos (em qualquer nível e situação, e acho um absurdo sua legalização) e contra a automedicação, nunca acessei qualquer uma dessas propagandas ou produtos…
Talvez por isso a maioria dessas “propagandas direcionadas” que aparecem aqui para mim sejam voltadas para isso…
Tentativa de lavagem cerebral?… rsrs…

C G
C G
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Ou que a receita federal em aeroportos defendesse a posição de contrabandistas poderosos…
(So pra nao perder a oportunidade!)

Gabriel BR
Gabriel BR
5 meses atrás

O Brasil tem reservas consideráveis de Torionita , deveríamos pensar em empregar essa tecnologia em todo o território nacional

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Gabriel BR
5 meses atrás

A Índia também tem grandes reservas. Eles estão construindo um fast breeder
LFTR (liquid fluoride thorium reactor) de 500 MW.

Heli
Heli
Responder para  Gabriel BR
5 meses atrás

Esquece. Exceto pela Embraer, nosso destino é a soja, açúcar, café e cacau in natura, suco de laranja e minério de ferro. É assim faz séculos e a essa altura do campeonato dificilmente mudará.

JPonte
JPonte
5 meses atrás

Olha só o nível em que já estão …. se já estão construindo isto imagina o que já não tem em pesquisas ….
A distância entre EUA e China ( em especial e com louvor ) frente as demais nações está aumentando exponencialmente…. um grande problema para os demais ….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JPonte
5 meses atrás

Olá. Uma das coisas formidáveis na China são os valores disponíveis para pesquisa. Segundo o IPEA, o valor está em torno de R$ 250 bilhões por ano, ou cerca de 2,5% do PIB. O Brasil investe cerca de 1% do PIB, ou algo em torno de R$ 90 bilhões.

Estes valores incluem a infraestrutura de pesquisa, o custeio e os gastos com recursos humanos (bolsas de estudo e salários). Também inclui os gastos com pesquisa no setor privado. A maior parte dos gastos no setor privado são abatidos do imposto de renda das empresas ou são obtidos via editais a fundo perdido (a empresa recebe e não precisa devolver).

È muito dinheiro, mas ainda assim é praticamente 1/3 do valor gasto pela China… isso faz grande diferença

É importante lembrar que a pesquisa “hard” é feito por quem tem doutorado, principalmente por meio de bolsas de pós-doutorado, isso aqui e em todos os países do mundo. Uma bolsa de PD da FAPESP hoje é de R$ 12 mil. É um valor bem alto, praticamente o valor do que ganha líquido um professor em meio de carreira em uma universidade pública.

O problema são os valores pagos pelo CNPq e CAPE… R$ 5,5 mil.

Outro problema são os valores para custeio dos projetos de pesquisa.. em média R$ 10 mil ano. É pouco.

O Brasil tem uma boa infraestrutura de pesquisa, mas os recursos para custeio são baixos. Pesquisa de ponta custa caro. Para comparação, o gasto por bolsista de cada bolsista de doutorado para uma tese na área de tecnologia ou saúde é da ordem de R$ 10 mil por ano ….

Então, seria importante três ações 1) aumentar os recursos do MCTI. Hoje é da ordem de R$ 12 bilhões…. seria adequado algo em torno R$ 40~50 bilhões. Isso permitiria aumentar o valor dos projetos. 2) aumentar o número e a duração das bolsa de pós-doutorado. Hoje um PD tem uma janela de 5 anos… poderia ser 10 anos para garantir projetos de longa duração. 3) Aumentar valor das bolsas de PD do CNPq/CAPES para valores equivales ao da FAPESP.

Vinicius Soares
Vinicius Soares
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

12 mil é alto?? Nossa… Estudar tanto só pra ganhar isso é bem complicado. Eu terminei minha residência recentemente e tiro isso por semana (dependendo é até mais), fora outros amigos ganhando mais tbm. Pesquisa no Brasil não garante qualidade de vida.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Vinicius Soares
5 meses atrás

Nossa… só isso por semana? Tanto esforço só para isso? Um influencer com ensino médio incompleto tira isso em um dia.. por isso a saúde no Brasil é péssima

RPiletti
RPiletti
Responder para  Camargoer.
5 meses atrás

Melhor like da história da trilogia. Merece Palmas e o restante de Tocantins junto.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  JPonte
5 meses atrás

Na area nuclear os chineses hoje tem a maior capacidade industrial e estao na vanguarda de pesquisa junto com os russos, americanos, japoneses, coreanos e franceses.
Tanto que sai mais barato comprar uma usina nuclear de agua pressurizada chinesa que de qualquer outro país. Os hermanos argentinos assinaram um acordo com os chineses para uma nova usina no ano passado. Sabendo como os chineses sao, vai estar pronta antes de Angra 3.

Fagundes
Fagundes
5 meses atrás

Há muito tempo foi feito essa proposta para a Marinha. Tanto pesquisas com urânio ou tório tem sua importância, mas a verba é limitada.Essa iniciativa da China de navios movidos com reatores de tório é interessante.

Proposta estudo Tório.pdf

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
5 meses atrás

Para aqueles que criticam o sistema político Chines, vai aqui algumas considerações.

Se o sistema politico é chamado Comunista (por não ter eleições diretas para Presidente), então a Inglaterra também pode ser considerada uma país Comunista.

Cabe lembrar que na Inglaterra, quem escolhe o primeiro ministro é a Câmara dos Comuns, através de maioria ou alianças. Não existe eleição direta para o cargo. Mas qual a diferença com a China? Nenhuma……

Na China, a população vota nos seus representantes locais (são como nossas Câmaras de Vereadores), sendo que esses representantes são os que irão escolher os seus representantes no Congresso (como nossos deputados e senadores federais). E são estes congressistas que escolherão o presidente. Cabe ressaltar, que para que o político local possa subir e concorrer a um cargo maior, ele precisa preencher uma grande quantidade de requisitos. Então, se ele não for um bom gestor local, ele nem consegue sair das câmaras municipais das cidades de lá. Não existe como um cara entrar agora e se candidatar a um cargo direto no congresso, lá ele precisa vir de baixo. A visão chinesa, é que assim, eles formam quase como uma escola para políticos, onde se o cara não for bem nas suas bases, então ele nunca galgará cargos maiores.

Então, o povo vota sim. Um detalhe interessante, é que qualquer pessoa filiada ao partido pode se candidatar, mas diferente dos países ocidentais, a população lá se inscreve em peso no partido (quase toda população é filiada, e isso por livre iniciativa). Outro ponto interessante, é que não existem partidos políticos, apenas o PCC, mas dentro dele, existem várias correntes, que concorrem e fazem campanha eleitoral entre si, principalmente nas eleições municipais (ou seja, existe sim vários “partidos”, mas que estão dentro do único).

Então, assim como a Inglaterra, a população elege sim, de forma indireta, seu governante máximo.

Mas engraçado, nós brasileiros, que tanto gostamos de julgar e criticar a China, elegemos muitos vereadores, deputados estaduais e até federais em alguns casos, que foram escolhidos por causa da soma de votos do partido (mesmo não tendo sido eleitos por numero de votos)…. Isso sim, um exemplo de sistema politico democrático. Quem não acredita (ou não quer enxergar, pesquise sobre Quociente Partidário). Ou seja, aqui, o fato de vc ser o mais votado, nem sempre garante que será realmente eleito. Diferente de lá, que é eleito por maioria dos votos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos Eduardo
5 meses atrás

Carlos. O Brasil adota o sistema proporcional para o legislativo. Isso significa que primeiro se contam o número de votos que cada partido recebeu. O número de cadeiras no parlamento (seja na Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa ou Câmara de Deputados) que cada partido irá ocupar depende de quantos votos este partido recebeu.

Cada partido irá preencher as sua cadeiras a partir dos mais votados.

O nível federal é bicameral… tem a Cãmara (proporcional) e o Senado (majoritário)

O senador eleito é o que recebe mais votos.

Deste modo, o legislativo tem um balanço entre a representação partidária (na Cãmara) e uma representação majoritária (no Senado)

É um sistema superior e mais democrático que o sistema distrital adotado nos EUA, por exemplo.

Alguns partidos adotam a estratégia dos puxadores de votos.. que é uma disfunção resultante das disfuncionalidade dos partidos políticos que são financiados pelo fundo eleitoral ao invés da contribuição de seus filiados.

Tenho severas críticas ao fundo partidário mas sou a favor do financiamento de campanha misto, no qual cada partido recebe um valor para ser usado na campanha (proporcinal á sua bancada) e também pode receber doações de pessoas físicas até um teto absoluto (que pode ser um salário mínimo, pode ser 5 salários.. pode se 10 salários.. não sei dizer quanto, mas tem que ser um valor fixo ao invés do teto de 10% da renda declarada no ano anterior)

Jose Lourenço Claudio Junior
Jose Lourenço Claudio Junior
5 meses atrás

A China está prestes a revolucionar a energia nuclear com o desenvolvimento da primeira usina de energia de sal fundido movida a tório no Deserto de Gobi.
Esse reator inovador não requer água para resfriamento, pois utiliza sal líquido e dióxido de carbono para transferir calor e gerar eletricidade.
Além de sua capacidade de geração de energia, essa usina modular de pequeno porte impulsionará o desenvolvimento de tecnologias avançadas de materiais e fabricação de equipamentos.
No entanto, esse reator experimental serviu como base para o desenvolvimento de reatores maiores e geradores de energia, abrindo caminho para um futuro mais sustentável e independente em termos de energia para a China.