Boulos apresenta projeto de lei para que o governo federal compre a indústria bélica Avibras
A crise na Avibras já se arrasta há pelo menos uma década. Os funcionários estão há mais de dois anos sem trabalhar e sem receber salários. A Justiça homologou este ano a recuperação judicial solicitada pela empresa, que está em tratativas para ser vendida a um grupo australiano
O Deputado Federal Guilherme Boulos (PSOL) apresentou, nesta quinta-feira (18), um projeto de lei na Câmara dos Deputados, para que o governo federal compre a indústria bélica Avibras.
De acordo com o projeto de lei, a desapropriação da Avibras tem como objetivo:
- reforçar a posição estratégica da defesa do Brasil e a segurança nacional;
- permitir a retomada de investimento dos projetos em andamento e de novos projetos;
- garantir às forças armadas o abastecimento perene de insumos estratégicos à operação;
- e possibilitar que a administração pública direcione investimentos para projetos essenciais à defesa do Brasil.
Com base no relatório da empresa, o deputado diz que “o governo federal poderia estabelecer um valor justo para desapropriação da Avibras por um valor próximo a R$ 2 bilhões”.
A proposta diz ainda que “a possibilidade de venda da Avibras a empresas estrangeiras pode prejudicar a segurança nacional e a defesa do Estado, bem como a autonomia e a indústria nacional”.
A crise na Avibras já se arrasta há pelo menos uma década. Os funcionários estão há mais de dois anos sem trabalhar e sem receber salários. A Justiça homologou este ano a recuperação judicial solicitada pela empresa, essa é uma das etapas necessárias para uma possível negociação.
No final de junho, a Avibras divulgou uma nota dizendo que segue em negociação para a venda da fábrica para a empresa australiana DefendTex,. O comunicado dizia que as companhias estão empenhadas em concluir o processo de aquisição e realizar o aporte de capital a partir do dia 30 de julho.
FONTE: G1
NOTA DA REDAÇÃO: Para ler o texto do projeto de lei, clique aqui.
Aquele estranho momento em que um dep. do PSOL apresenta uma proposta útil pra salvar uma empresa estratégica como a Avibrás, enquanto o resto do Congresso, cheio de “patriotas” e “nacionalistas”, e o próprio EB, não veem problema em vender a empresa…
Nem o Monthy Phyton e o Casseta e Planeta pensariam nisso.
Relaxa que tem algo por trás disso. Não existe psolista honesto e esse partido nunca fez nada bom para o país.
Embora eu concorde com isso, a galerinha do “o Brasil primeiro”, cujo Plenário e Câmara está cheio, PODERIAM ter feito uma proposta melhor pra salvar a empresa.
Porque não fizeram?
E Camões sofre mais uma vez….
Pq são entreguistas em busca de lucro imediato, perdemos a Sabesp e por pouco não perdemos a Petrobrás!
Enéas deve rolar na cova pensado nesses patriotas!
Ao invés de Plenário, seria Senado, correto?
Vale lembrar que o Sr..Boulos que apoia o atual governo, o mesmo que ficou 16 ANOS NO PODER e pouco fez em auxílio a empresa em termos de encomendas ou continuidade de programas para as FA´s…soa estranho , para não dizer esquisito, o interesse em fazer algo agora.
Plinio a Avibras existe desde o inicio dos anos 60 é nunca foi um exemplo de eficiência e efetividade não importa o governo ou quem estava a empresa sempre esteve capenga.
Mas se a estatização permitir algum ganho (seja econômico, seja técnico, seja de maior disponibilidade de equipamentos para as forças ou simplesmente manter pessoal capacitado no país) esse projeto deve ser analisado com bons olhos.
Que o Boulos tem algum interesse nisso, isso é tão óbvio quanto o nascer do dia.
A questão é:
Se o Boulos tem interesse em salvar a Avibrás, qual seria o interesse da “direita patriótica BR” em não mover uma palha pra salvar essa empresa?
Aqui não tem direita e esquerda, todos seguem o mesmo caminho, perpetuação no poder e nenhuma preocupação com os interesses do país em todas as esferas, a defesa é uma delas …
Vão transformar a Avibrás em outra empresa pública para amparar um vasto cabide de empregos, pouco produtivo para a nação… infelizmente é a realidade …
“Aqui não tem direita e esquerda”
Isso não muda o fato de que a grande maioria da composição do Senado e Câmara foram eleitos JUSTAMENTE por terem dito que eram de direita e patriotas.
Eles foram eleitos justamente POR CAUSA disso, e não de seus projetos.
Então, meu questionamento persiste:
Porque esse projeto está sendo defendido justamente por alhuem que é claramente de esquerda, e não de alguem das centenas de dep. e senadores que bradam 24h que são de direita e patriotas?
Claro que tem direita e esquerda! E com posições muito claras de cada lado. Vc simplesmente faz acusações sem base usando o senso comum.Fez uma salada de “argumentos ” sem nexo. Mas,democraticamente te dou o direito à opinião. Nos diga aqui qual seria atua proposta de solução para esta empresa?
Willber, isso é muito óbvio, é porque eles NUNCA foram “PATRIOTAS”, só se preocupam com as verbinhas das emendas, nenhum deles foi contra venda da EMBRAER para BOEING que iria destruir a industria aeroespacial brasileira, como também não falaram nada contra dissolução da CEITEC feita pelo Paulo Guedes, sei que ela ainda estava no vermelho, porém vendo o quanto os EUA e CHINA estão gastando para desenvolver e dominar a industria de semicondutores, acho que deveria ser protegida.
E lembrando que coube ao “SAPO BARBUDO” reverter o processo de dissolução do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC).
isso é sempre assim , cabide de empregos , é igual ong de fachada , tudo pra lavar dinheiro
É isso Plinio. Vamos pensar um poucos nos pobres coitados parados sem receber. Nós coloquemos no lugar deles. E também não há nada de tecnologia de ponta que o mundo não conheça, que hipoteticamente impediria a venda da Avibras. Já cansei de falar. Uma hora o povo escuta. Aqui neste país não existe projeto de longo prazo. A briga aqui é de 2 em2 anos. O resto que se exploda.
Plinio,
Claro que exitem direita e esquerda no Brasill.
Se fossem iguais, ninguém estaria discutindo isso.
Mais um inocente.
Também sou educado, inteligente, bem humorado e meu signo é escorpião..
E bem humorado, professor.
Bom dia.
Olá Jag.
Quando eu perco o bom humor é porque já desisti antes.
Ok, mas qual seria a sua proposta para salvar a AVIBRÁS?
Muito Bom!!! É Importante , ressaltar que foi no Governo da Esquerda , que se fez as melhores aquisição de todas as forças armadas : O projeto do Caça Gripe , os Submarinos , a aquisição do Porta helicóptero.
Amigo, foi o Lula que reavivou o moribundo programa do submarino nuclear brasileiro. Foi no governo dele se fechou a parceria com os franceses, por mais que programas de defesa não tenham “paternidade” se ele tivesse alguma vontade de prejudicar a defesa nacional teria vetado o programa, assim como no governo Dilma terminou a novela do FX2, se ela tivesse intenção de sabotar a FAB teria vetado o projeto. Então menos um pouco ok, se atenha aos fatos não deixe predileções atrapalharem seu juízo, e não, não sou grande fã do PT e também não apoio o Bolsonaro acho LAMENTÁVEL que o país tenha se resumido a esses dois ineptos.
Patriotas “liberais na economia” que insistem em teorias econômicas do século XIX e as entoam como mantras. Como fosse “natural” a mão invisível do mercado em salvar o mundo da “ineficiência” que é baseada no equilíbrio que é um “pressuposto” teórico.
Pensemos:
O homem já vivei sob o coletivismo, o escravismo, o feudalismo, os capitalismos do mercantil ao pós-industrial, passando pelo New Deal no berço do capitalismo e ainda me vêm com esse papinho de que o Estado não pode agir no mercado.
É só pegar um trem na Europa para ter a certeza desse mito.
O Congresso não mexeu um palmo para doar parte nem do Fundo Partidário nem do Fundo Eleitoral, que tem cifras bilionárias, para ajudar o RS.
Se esperar ações altruístas (que poderiam atrair votos) já é difícil, quem dirá uma ação lobby para uma solução caseira para a situação da AVIBRAS.
Solução caseira que digo é por parte do setor privado nacional.
Nada de estatização.
O Boulos deve ter sido influenciado por oficial da reserva que tem canal no YouTube. Só falta daqui uns dias apresentar um projeto para reativar o extinto programa do artefato bélico nuclear brasileiro.
Exatamente.
Provavelmente ele quer que o partido dele tenha o direito de indicar o presidente na nova estatal rssrs
Então diga aqui qual seria a solução para essa empresa?
Claro que tem coisa… a defesa do país, a garantia de suprimentos para o EB, a preservação do conhecimento e a garantia dos empregos…
veja só que coisa de gente estranha e vermelha
É o q eu sempre digo. Tem algo muito pior para nosso país do que inimigos externos: esses nativos. Como se fossem, em um organismo, células que destroem de dentro para fora. E sim, isso tem um nome, e é o q esse povo é, morando aqui ou não até pq o q não falta são brasileiros morando fora, com cidadania estrangeira e etc, que continuam a querer desgraçar esse país. Um alento é saber que eles são tratados “de acordo” quando vão morar fora. Pelo menos isso.
E um montão de cargos comissionados…
Conselheiros indicados…
Sindicatos amarrados…
Empresa Estatal é sempre ruim? Vou te dar uma ideia; A Eletrobras recentemente vendida . O Presidente estatal ganhava 60 mil. Sabe pra quanto foi o salario atual? 360! Onde que é mesmo o cabide de emprego?
Então.. não existem “cargos comissionados” em empresas, sejam privadas ou públicas. Os cargos comissionados são posições temporárias dentro dos órgãos públicos que podem ser preenchidos sem execução de concurso.
No Brasil, o ingresso no serviço público é feito por concurso e sempre preenchendo o cargo mais baixo na carreira. Existem cargos na administração pública, como chefias de departamentos, cargos de ministros e até de reitores de universidades, que são temporários, por isso são preenchidos por meio de cargos comissionados. Em alguns casos, como reitores, são restritos aos professores das instituição (estes sim ingressaram por concurso)
Ministros, por outro lado, são de livre indicação do presidente.
Empresas pŕivadas e empresas públicas fazem contratações via CLT. Não existem cargos comissionados na CLT.
Hahahaha. Você é crédulo demais, neu amigo. Eu poderia esperar ótimas coisas do Aldo Rebelo, por exemplo. Mas do Boulos? Sem condições.
Mas aí então você prefere vender? Faz sentido isso q tu tá falando?
quem bate o martelo é o chefia da empresa , ja que é privata
Tá vendo a sua falta de coerência? Aldo era do PCdoB. Aí tudo bem né? Rapaz quanta hipocrisia
Aldo é e sempre foi um político sério e honesto, diferentemente do Boulos.
Não existe falta de coerência nenhuma. Aldo Rebelo é um patriota que ama o país. Há outros esquerdistas raiz que seguem a mesma linha. Nós até podemos discutir como tornar o Brasil melhor, mas todos queremos o mesmo objetivo.
O PSOL é um partido de que importa o que há de pior no mundo e tentam implantar no país, Não existe nada de bom que venha deles.
Acho q vc é um “patriota”..
Não tem o mínimo sentido esse posicionamento ad hominen.
De um lado está “quem não presta”, na sua opinião, mas que apresentou uma proposta importante (ao menos na minha opinião, que, apesar de não ser entusiasta de estatais, prefiro essa opção a ver mais de 50% do controle acionário da empresa sob comando de grupo estrangeiro – aqui ainda prefiro a opção chinesa ou de qualquer outro, desde que até 49%).
Do outro lado estaria “quem presta” (ou que pelo menos não estaria abrangido no grupo lá de cima), mas que não faz nada em relação ao assunto (tenho dúvidas até se estão por dentro do assunto).
E aí, sua crítica, baseada exclusivamente em quem apresentou e ao partido que integra, por “desconfiar das intenções”?
Po, preferível alguém fazendo algo, mesmo que tenha algum tipo de intenção não declarada por trás, do que ficar esperando quem não tá nem aí pro assunto.
O deputado em questão nunca terá meu voto. Pelo que acompanho de seu trabalho, não me agrada. Mas, se conseguir uma solução adequada para a empresa, que, na minha opinião, é importante para o país, apoiarei seu projeto sem titubear.
Apóiem ideias galera. Parem de achar que precisam amar ou odiar a pessoa política ou o grupo que integra para apoiar ou rejeitar uma ideia que ele tenha/apresente.
A proposta sequer é dele. Ele é apenas um oportunista que viu a possibilidade de se aproximar de mais um sindicato. Nem sempre os fins justificam os meios. O mesmo partido que veio com essa ideia de “salvar a AVIBRAS” é o que defende o fim das polícias e das forças armadas.
Caro D.
Muitas propostas legislativas são propostas por pessoas ou grupos ligados aos parlamentares. Isso aqui e no mundo democrático.
Você supõe, equivocadamente, que toda proposta legislativa deve ser oriunda da cabeça do parlamentar. Não é assim. Nem deve ser assim.
O parlamentar representa um grupo de eleitores (por isso a CF88 define que o poder é exercido pelos representantes do povo) que devem apresentar e defender as demandas daqueles que o elegeram.
Sobre a PM, existe inclusive um relatório parlamentar que avaliou as polícias de vários países e concluiu que um dos problemas (existem muitos outros) da segurança pública no Brasil é a divisão da polícia.
Curiosamente, as forças policiais federais (como a PF e a PRF) são civis, sendo que a PRF é uma força policial uniformizada.
É curioso que a especialista Jacqueline Muniz, claramente de esquerda, afirma que o problema da PM nem é o seu caráter militar… mas a ineficiência com que ela atua na segurança pública. Ela também afirma que extinguir a PM ou torná-la uma força civil terá pouco impacto sobre a segurança pública, visto que há um problema sistêmico de segurança pública que envolve inclusive políticas ultrapassadas, como repressão e encarceramento em massa.
Fada sensata 2, muito obrigado novamente pelo combate a argumentos simplistas e rasteiros baseados no: me disseram que, ou tirei das vozes na minha cabeça.
Aliás… gostaria de propor uma lei que, de modo similar á lei que proibiu propagandas de cigarros, contribuindo para a redução no consumo de tabaco, que viesse a proibir a propaganda dos sites de aposta.
Parece-me uma excelente proposta.
E a maconha pode ser liberada? So
10 papelotes!
Olá Rossi, Pelo que tenho lido sobre as drogas ilegais, a maconha é um produto que poderia ser legalizado e com venda controlada, como acontece com o tabaco e com analgésicos.
Recomendo os trabalhos do Ronaldo Laranjeiras como ponto de partida.
Oi???? Defende o fim das policias? Das FFAA? Onde vc viu isso ? Vou esperar vc mostrar as informações para a gente debater a sério. Bora?
Eu também preferiria a opção privada.Mas uma pergunta básica: onde estão os investidores e empresários brasileiros que vivem reclamando por privatizações? Onde eles estão que não se prontificam a comprar a Avibrás? Pra mim é óbvio; Eles gostam de mamão com açucar. Empresa estatal com mercado garantido, preço abaixo do mercado *Sabesp. Eletrobrás…etc) Se não fosse o Estado Brasileiro a gente praticamente não tinha empresa estrategicas(de defesa ma s não só) Quem colocou de pé a Embraer? Petrobrás? Vale? Telebras? Eletrobrás? Aí depois que o Estado fez…colocou muito capital…eles querem. Da fruta que els gostam eu como até o caroço!
Concordo totalmente. O Boulos tem histórico forte de corrupção. Como está sendo encabeçado por ele, tem que haver uma análise criteriosa do que está sendo proposto, para não virar cabide de empregos e objeto de corrupção.
Qual é o “histórico de corrupção”? Mostre informações concretas meu Caro! Aí podemos debater a sério.Bora?
Invadiu o coração dele…
Se o Boulos tem um histórico de corrupção, porque ele continua com os direitos políticos, inclusive de concorrer na eleição deste ano para prefeito?
Pessoas corruptas e condenadas perdem seus direitos políticos e se tornam inelegíveis.
Sério? Avisa isso pro ocupante do Planalto….mas, peraí…fizeram as manobras mais canhestras, rasteiras e nada republicanas para inocentá-lo e torná-lo elegível novamente…hehehehe
Esse discurso de fala mansa não consegue esconder a verdade.
Histórico de corrupção onde? No site do TJ/SP não possui nenhum processo.
Você tirou isso de base legal ou é achismo ideológico?
Gostando dele ou não, o movimento dele pode vir a ser benéfico para o Estado brasileiro já a curto prazo.
Em alemão fica mais engraçado.
O dia que vc conseguir escapar da redoma ideológica..vc vai enxergar coisas que hj vc simplesmente não vê. Talvez…vc tenha saudades do tempo em que a Embraer seria vendida para a Boeing né? Ela se transformaria em uma Empresa Patrioticamente …Americana!!! maravilha né? Quer discutir patriotismo? Bora?
De invasão e desapropriação o Boulos entende, o cara que tem um grupo de invasores e que depois cobra aluguel do pessoal?
Não confio nem um mícron neste caras…
Como vc disse, se fosse o Aldo Rebelo até daria um crédito, ele é nacionalista.
Nosso país imitando, como sempre aquele ao norte, está dividido. Temos q ser por nosso país. Se ele tomou essa atitude, ótimo. Tb não gosto dele. Mas se continuarmos divididos, acabaremos como eles. A empresa é essencial para a independência real frente aos Atlântistas . Imaginem se a Rússia dependesse de armas de outros países. Estaria perdida. Tem os q ser independentes . O máximo possível.
Tipo o que fizeram com a Petrobras? Que foi roubada, vilipendiada e prostituída no governos anteriores do partido que hoje ocupa o Planalto?
Pois é, professor. Muito estranha essa gente “patriota ” que não viu nada de estranho a venda da EMBRAER (ao contrário, comemorou até), que não se mobiliza para salvar a Avibrás, e quando aparece alguém que se posiciona contra a venda de uma e a manutenção do caráter nacional de outra é malvisto. Ora esses comunistas.
Pois. Considerando que foi enfaticamente contra a venda da Embraer, parece coerente que eu também defenda a Avibras. Caso eu pudesse contribuir com o debate, parece-me adequado estatizar a empresa, saneá-la e então privatizá-la de tal forma que ela fosse administrada por uma grande emprega brasileira da área de defesa.
Eu dei como exemplo a Embraer, mas alguém lembrou também da SIATT.
São ideias que valeriam a pena serem discutidas.
Finalmente um comentário lúcido, muito obrigado, isso aqui tava virado em uma briga de torcida já.
Pelo visto a audiência aqui é praticamente canhota (ninguém achar minimamente estranho ou o oportunismo do “excrementíssimo” deputado). Nada estranho para quem estiver acompanhando os comentários nos últimos anos.
Os fins justificam os meios. Clássico.
Lembrando aos leitores com aminésia seletiva, foi o mesmo sujeito que inocentou e defendeu o rachadinha feliz, Danones.
Ahhh. explica ai o que você está pensando que eu estou sem entender
Ele está tentando explicar as incongruências elementares da metafísica da rebimboca da parafuseta
q?
Ou, talvez, o contrário disto.
Talvez ele nem seja contra ou favor, ou muito pelo contrário…
Só de você usar o termo “excrementíssimo” já demonstra que você não tem respeito pelo ser humano, pela língua portuguesa e pela sufrágio universal – que elegeu esse e os outros deputados.
Além de não ter nenhuma “vírgula” de amor pelo povo brasileiro que teve alguns empregos – bons empregos- garantidos graças aos “cojones” do deputado em questão.
Infelizmente aqui, no BR, ainda existe esses q julgam alguém disso ou aquilo. São desprovidos do uso dos 2 lados do cérebro. Vejam o q isso fez c a Ucrânia!
“Além de não ter nenhuma “vírgula” de amor pelo povo brasileiro que teve alguns empregos – bons empregos- garantidos graças aos “cojones” do deputado em questão.”
Teve empregos garantidos? O projeto de lei já foi aprovado? Já virou lei? Já entrou em vigor? O GF já assumiu a Avibrás?
Canhota até o extremo.
Que delícia, eu vivi para ver o público da area de comentários da trilogia ser chamada de “canhota”, ainda mais nesse contexto, ainda ha esperança!
Ok, e o que, teoricamente, é “não ser canhoto”?
É achar que tá OK vender a Embraer?
É deixar a Avibrás ser vendida também?
É achar normal que a direita no Congresso esteja mais preocupada em viajar aos EUA tietar o “homem laranja” do que apresentar UMA proposta que preste pra salvar a Avibrás?
O cara fala “canhota”, é quer ser levado a sério…
Óbvio caro Willber, o que há de mais patriótico que deixar a Avibras ser comprada por ilustre membro da Commonwealth, assim sanando o gritante complexo de vira-latas deles, para depois eles possam vir aqui e reclamar que não temos uma indústria de defesa, que o nosso país é isso ou aquilo. Sério tenho nojo desses ditos “patriotas”.
Impressionante. Canhotada em peso. Se essa turma que está aqui já foi militar das Forças Armadas está bem explicado pq as Forças encontram-se em petição de miséria.
petição de miséria porque não atendeu o pedido dos patriotar** kkkkkkkkkk…
Forças armadas e indústria de defesa são projetos de Estado, não de governo, não podemos misturar as duas coisas, esse tipo de discussão não deveria ser sobre esquerda e direita.
Sim mas não tem como desvencilhar, se dependesse de Paulo Guedes e seu chefe alguem pendurava uma paquinhabde vende-se no Brasil, tem entrevista dele falando em vender a Petrobrás, são esses nossos “””patriotas”””!
Concordo, mas enquanto houver essa ideologização do tema, vai ter “patriota” defendendo venda da Avibrás e Embraer só pra não estar do lado da “canhota”.
Avisa a turma aí em cima por favor, eles não compreenderam bem essa parte.
Se querer preservar know-how extremamente sensível e conversar nossa soberania nacional, então eu sou o maior comunistão que existe! (sarcasmo)
Já passou da hora de vocês “Patriotas” irem embora desse país, vão pra Miami, Portugal, Japão onde a galera “patriota” vive em peso. Brasil já não serve pra vocês não, deixa nós aqui vivermos no país comunista em paz.
Existiu um processo orquestrado de demonização do Brasil e da política, tudo que era privado era bom, tudo que era do governo era ruim, o tempo passou e a gente viu a importância do SUS na pandemia e a Americanas aplicar um golpe bilionário, quanto antes entendermos que fomos massa de manobra mais fácil compreender o presente e planejar o futuro, se é para o Brasil ter um direita que ela seja a classica e não esse monte de picaretas travestidos de conservadores, ta aí, conservar a Avibras que é bom nada, veio do Psol!
Perfeito teu texto.! A direita(ou que se diz assim) brasileira é em sua maioria entreguista. E consegue(vai entender!) se vender como patriota.
Tem um monte de trouxas para acreditar nela.
Então é melhor vender? Sério?
Vamos falar sobre jóias, funcionários fantasmas, rachadinhas, 50 imóveis em dinheiro vivo, Val do Açaí, Cheques do Queiroz etc etc etc ou a sua indignação é seletiva?
E eu crendo que quem usou a estrutura do Estado como GSI, Receita Federal, Abin, Serpro e próprio cargo da Presidência da República para defender a prática de “rachadinha” de familia seria o absurdo do absurdo.
Tempos mudam.
Que bom que você defende a retidão dos governantes.
Eu faria campanha para a eleição do macaco Simão ou do jumento Celestino em detrimento da eleição do atual ocupante do Planalto. Por que? Porque foi provado tudo na lava-jato, depois desmontada por mexer com mais poderosos do que poderia lidar. Então, tudo que você citou como tendo ocorrido no governo anterior ao atual (o que não duvido), os envolvidos deverão ser responsabilizados e punidos. Não tenho político de estimação e, muito menos, corrupto de estimação. Mas, o tratamento precisa ser imparcial, impessoal e isento. Nessa situação, de crimes de variados tipos e tamanhos, todos, literalmente todos, independente da corrente política, são culpados. Então, quem defende A apontando os crimes de B, ou vice-versa, está servindo apenas de massa de manobra para um dos lados…lados esses, ambos podres.
Pois é. Como se pode ver, massa de manobra de político não é o que falta aqui.
E um fica acusando ao outro de ser isso ou aquilo.
Ao mesmo tempo, querem atribuir a si próprios a qualificação de melhor “defensor dos interesses da república”, mesmo que, para isso, precisem abrir mão de defender o que realmente seria interesse da república (no caso, achar uma melhor alternativa para a Avibras).
Simplesmente patético. Uma cambada de marmanjo vivendo na geração da informação e abrem mão de tudo pra ficar defendendo pessoas, das quais não possuem informações do que fazem em 99,99% do tempo.
No fim da linha, não passam disso. Idólatras de políticos.
Estão pouco se lixando para o Brasil, a não ser que seja convergente com o que pensa o político de estimação deles.
Lamentável a situação de mediocridade que esse povo está causando a si mesmo.
Então meu Caro vamos deixar de lado essa discussão(que é importante mas para não embaralhar) e vamos focar em interesse nacional. Vc acha que uma empresa como a Embraer ser vendida para a Boeing seria do interesse nacional? Vc acha que quebrar as construtoras brasileiras foi interesse nacional? Vc parte de um ideia fixa(e errada!) que a direita é nacionalista e esquerda não.Os fatos desmentem isso categoricamente. Se quiser o debate..podemos fazê-lo a sério.Com fatos.
“Vc parte de um ideia fixa(e errada!) que a direita é nacionalista e esquerda não.Os fatos desmentem isso categoricamente.”
Acho que você está partindo de uma premissa errada. Eu não falei isso no meu comentário.
Quanto às empresas como Embraer e Avibrás. Sinceramente. Sem nenhum apego sentimentalóide, pseudo-nacionalista e enjoativamente ufanista, digo que, como empresas privadas, devem andar com a próprias pernas e cuidar de seus próprio negócios. O Estado faz sua parte encomendando projetos e produtos, colocando o BNDES para financiar exportações e a diplomacia e embaixadas fomentando negócios externos. Ponto. Se o Estado cumprir com essas obrigações e a empresa não se sustentar, sinto muito, mas fecha. “Ah, mas os EUA ajudou as empresas x, y e z”. Os EUA são outro patamar em matéria de dinheiro, organização de Estado e influência política. Se eles fazem, não quer dizer que também possamos.
O que me diz das rachadinhas da família de joalheiros?
Quem fez foi aquele eleito 7 vezes deputado e depois presidente salvador. Colecionou uma centena de imóveis kkkkkkkk.
Ficou 30 anos como deputado, se elegeu “messias” e vendeu 230 bilhões ao estrangeiro.
https://www.poder360.com.br/governo/governo-arrecadou-r-227-bi-com-venda-de-estatais-e-acoes/#:~:text=O%20governo%20de%20Jair%20Bolsonaro,pela%20Uni%C3%A3o%20e%20suas%20empresas.
Nao vendeu mais pq não deus, Petrobras estava na mira mas para os “””patriotas””” ficarem tranquilos o prejeto seguem em curso com Tarcísio que privatizou a Sabesp que pasme, dava lucro, ninguem com honestidade intelectual explica!
Aqui não é espaço para isso, mas os jornalistas da Folha que fizeram a matéria dos imóveis analisaram todos os imóveis comprados e vendidos durante mais de 30 anos, desde a década de 90 e de um número de pessoas que “taxaram” de Clã Bolson…” com impressionantes 30 pessoas, incluindo todos os irmãos e suas esposas e ex-esposas, todas as irmãs e seus maridos e ex-maridos, todos os filhos, esposas, o próprio, sua atual e todas as suas ex.
Incluíram no cálculo toda a valorização que os imóveis tiveram ao longo tempo, claro que qualquer um sabe que um imóvel comprado na década de 90 por digamos R$ 200 mil, pode valer mais de1 ou 2 milhões hoje em dia.
Acho que quem não se da ao trabalho de analisar com mais profundidade o que as mídias fizeram e fazem para tirar o poder quem eles não gostam e colocar no poder quem eles querem, merece mesmo a mídia podre que temos.
Esses aí estão mais preocupados em viajar pros States pra tietar o “homem laranja” e pedir sanções pro Brasil…
Se dependesse deles e do resto do Senado que segue eles, a Embraer já tinha sido vendido a troco de pinga a anos, que dirá a Avibrás….
Sabe qual é o problema de esquerdista? Eles endeusam políticos que não prestam. Eu sou tão crítico a políticos de direita que vão para os EUA sem vantagem nenhuma para o Brasil como eu sou quanta à turminha do planalto que desperdiça dinheiro com móveis, tapetes e viagens sem trazer qualquer benefício para país.
vamos ser sinceros, você não se preocupa com o país. Você se preocupa com críticas ao partido.
Que partido?
Quem tá mais preocupado em ficar falando sobre quem fez / quem apresentou a proposta é VOCÊ.
Eu tô mais preocupado em falar do projeto em sí e em me perguntar porque ele saiu justame te do Boulos, e não de alguém da centena de deputados e senadores “patriotas”.
Então, quem ta preocupado em “defender” algum partido aqui não sou eu.
PS: o cabra fala “esquerdista”, achando que tá no grupinho de zapzap deles, e quer ser levado a sério….
Pelo seu comentário, quem não é honesto só pode ser você
Doeu, né? KKKKKK
Daniel deixa de ser pro N A Z I, o Boulos foi unico a demonstrar amor a patria… o resto é o resto, se fosse assim o Brasil nunca teria perdido a ENGESA.
Kkk Boulos o cara que gosta de roubar a propriedade dos outros, o cara que prega o fim da polícia, o fim da propriedade privada, acredita inocentes acreditem que ele este fazendo algo pro Brasil
E os patriotas, o grupo do nossa bandeira jamais será vermelha e blá blá,não apresentaram um projeto por quê? Talvez porque só usam essas palavras da boca para fora para enganar trouxas.
Os interesses do Brasil devem estar acima dessas brigas de curral eleitoral, se um projeto for bom para soberania brasileira dane-se se é da esquerda ou da direita, ou do ET de Varginha que ele seja votado e aprovado, somos TODOS brasileiros se algo der errado TODOS sofreremos as consequências.
TBM acho!
Um comentário _________! Na sua visão patriota tem que prestar continência para pneus? E tentar golpe de Estado.
EDITADO
Se o PSOL pudesse estatizava até o bar da esquina.
Além disso, Boulos está fazendo uma média com os sindicatos e trabalhadores afetados pela Avibrás.
Mas é ÓBVIO que, com isso, ele quer “fazer média” com o sindicato dos trabalhadores da Avibrás, isso é óvio até pra minha avó semi-analfabeta.
Contanto que a empresa seja salva e que não seja vendida, eu não dou a mínima pra que ele faça “média”.
O que acho mais curioso nessa história toda é que, no Plenário e Câmara, cheia de gente que se diz “patriota”, jamais fizeram nada pra salvar a empresa, da mesma maneira que jamais deram um pio qua do a Embraer estava cogitada pra venda.
Nem o próprio EB, que vive falando de BID pra cá, BID pra lá, moveu uma palha pra reclamar da venda da empresa.
É esse o tipo de coisa que eu acho…fascinante…
Pod ser óbvio para sua vó, mas bastante gente aqui discordou que ele está fazendo média.
Por Plenário você quer dizer Senado, né?
No Brasil quase todos que se elegeram como de direita e nacionalistas são apenas bolsonaristas que não entendem nada do assunto e não tem propostas relevantes para nada.
E os poucos parlamentares realmente de Direita são contra estatais, então é óbvio que não vão sugerir a estatização da empresa.
99% da direia BR é entreguista ao extremo, acreditam realmente na conversa fiada de “neoliberalismo” e não pensariam 2x em transformar o país num enorme fazendão aos moldes do séc. XVI.
É por isso que você jamais viu esse povo tentar salvar a Embraer e Avibrás.
Direita:
“A solução é alugar o Brasil!”
“Direita:
“A solução é alugar o Brasil!””
Concrso. Sem dúvida. Mas, tu esqueceu disso:
Esquerda:
“A solução é estatizar o Brasil”
Prefiro estatizar do que vender.
Prefiro que não gastem vela boa (dinheiro público) com defunto ruim (Avibrás).
Complicado falar de Direita no Brasil, porque se for pensar friamente, o único partido de Direita é o Novo e ele efetivamente é liberal e não vai defender a estatização da Avibrás.
Tem o Centrão com partidos (PL, PP, PR) com vários membros conservadores “pero no mucho”, e eles são normalmente patrimonialistas e muitas vezes ligados a igrejas. Gostam de estatais porque dá para colocar gente deles para ganhar uma grana em cima. Você considera esses partidos de Direita?
Depois da privatização a Embraer não precisou ser salva. A Boeing quis comprar um pedaço dela, os acionistas quiseram e o governo autorizou a venda. Salvar para você seria o governo impedir a venda de um pedaço da empresa? Se o político for realmente liberal seria incoerente ele não permitir a venda, pois estaria violando o direito de propriedade dos acionistas. E lembre-se que nem dá para dizer que a venda prejudicaria a Defesa Nacional pois seria apenas da aviação comercial.
Sinceramente, não vejo custo-benefício em pagar R$ 2 bilhões pela Avibrás, transformá-la na Imbel 2.0. e depois “ser obrigado” a comprar Astros periodicamente para manter a fábrica funcionando ou não comprar nada e ficar pagando o salário dos empregados com eles não fazendo nada só para manter os empregos,
Que se encomende os foguetes para outra empresa nacional e ela contrate ex-empregados da Avibrás que saibam produzi-los e vida que segue.
O problema da direita do Brasil, que faz parte do centro, é o sem fim de interesses nada claros que eles defendem. Defendem a família….muito bem. Bonito. Só que a família que eles defendem na frente sas xameras e microfones é aquela do marido, esposa e filhos, mas por vaixo dos panos, é aquela formada pelo marido, esposa, filhos e a amante. Pela família em que o homem tem mais poder e opinião que a mulher. Onde a igreja leva boacparte dos ganhos da família em troca de um lugar privilegiado no céu.
O Novo é pelo Estado mínimo ou praticamente zero. Por eles, até a polícia seria privatizada. Já a esquerda defende o Estado inchado, paquidérmico e que, por conseguinte, é ineficiente e caro. O correto é o meio terno entre eles.
O novose tornou qualquer coisa próxima do Bolsonarismo, qualquer ideia distinta foi-se embora com o Amoedo entao sinto em informar, é farinha do mesmo saco, liberais de Taubaté!
Falou a pessoa que apoia o partido culpado pelos maiores esquemas de corrupção do país . . .
Preferem vender p Otan do que tomar atitude. Aí xingam quem faz algo, pq não vai ser vendido p os parça.
“Contanto que a empresa seja salva e que não seja vendida, eu não dou a mínima pra que ele faça “média”.”
Eu já penso diferente. Eu não dou a mínima para o que fizerem, DESDE QUE isso seja feito de forma completamente honesta, sem desvios, benefícios diretos ou indiretos para quem quer que seja. Se, para salvar a empresa que for, precisar de corrupção, maracutaias ou benefícios indevidos, prefiro que feche a empresa. O dinheiro público não é de ninguém e é de todos, ao mesmo tempo. ‘Ah, mas é uma empresa estratégica”. Sinto muito, tem muitos países mais desenvolvidos que nos que não tem indústrias de defesa estatais.
O que mata o Brasil é essa maldita ideia de que o Estado é o pai e a mãe de todos e a salvação para qualquer problema.
“Eu já penso diferente. Eu não dou a mínima para o que fizerem, DESDE QUE isso seja feito de forma completamente honesta, sem desvios, benefícios diretos ou indiretos para quem quer que seja”
Até aí, eu também concordo.
“Sinto muito, tem muitos países mais desenvolvidos que nos que não tem indústrias de defesa estatais.”
Mas esses mesmos exemplos só existem por causa do formento nacional e da quantidade de encomendas feitas pelo próprio país, pra só DEPOIS virar um produto competitivo pra exportação.
Ou tú acha que F-16 e Abrams foram projetos 100% privados?
“ Mas esses mesmos exemplos só existem por causa do formento nacional e da quantidade de encomendas feitas pelo próprio país, pra só DEPOIS virar um produto competitivo pra exportação.
Ou tú acha que F-16 e Abrams foram projetos 100% privados?”
Tu já parte de uma premissa errada. Teu comentário usa os EUA como exemplo. Nós não temos meios de comparação com os EUA. Eu me referi a países desenvolvidos e com muito boa qualidade de vida para seus cidadãos, com Forças Armadas modernas e bem equipadas, e que não possuem indústrias bélicas de renome ou que produzam algo altamente tecnológico na área. Os EUA não são parâmetro de comparação.
Sim… Manter empregos no Brasil é “fazer média com sindicatos e trabalhadores”.
Você não tem um pingo de amor pelo seu país. Deveria ir para Miami, lavar pratos. Ou para Lisboa, servir café na mesa dos clientes tugas…
Manter empregos?
Quem ainda está na empresa “trabalhando”? Dizem que estão há seis meses ou até há dois anos sem receber.
Qualquer empregado minimamente qualificado já deu no pé da Avibrás faz tempo. E até os não-qualificados devem ter arrumado, senão um emprego, um trabalho, como Uber e etc. Quem está mantendo o vínculo empregatício deve estar pensando que irá virar funcionário público em breve, se tornar estável sem concurso público. Sindicato e políticos vendendo esse sonho.
Como estamos no Brasil, não duvido que esse sonho vire realidade.
No mais, amor eu tenho à minha família. Gosto bastante do Brasil e não pretendo sair daqui, muito menos para ter um subemprego em Miami. Isso eu deixo pra quem foge de Cuba ou do Haiti.
Olha, o teu contentaria não foi para mim, mas eu tenho amor pelo meu pais. E justamente por isso, não quero saber de negociata alguma, seja de quem for, seja pelo motivo que for e para beneficiar quem quer que seja.
Comentário *
Depois de alguns anos a choradeira vai ser a mesma ou até pior.
OI. Quais são os números da megassena amanhã?
13 – 21 – 29 – 40 – 50 – 65
Tu já imaginou se forem sorteados esses números e tu não tiver apostado?? Heheheheh
Vocês acham que ter amor a um pedação de pano verde, amarelo, azul e branco é ter amor ao país.
Ter amor ao seu país é ter amor ao seu povo: esse é “O País”. A bandeira é só um símbolo, essencialmente fálico (mastro)… Vá fazer psicanálise, meu caro: o que você tem é trauma com figura paterna.
Acho impressionante a sua pretensão de me julgar pelos meus comentários no site.
Pior que não consegue nem entender o que eu escrevi.
Não disse que tenho amor ao Brasil e por óbvio não tenho amor a uma bandeira dele, muito menos ao mastro dela (acho que aí você está projetando seus gostos em mim).
E também não amo todo o povo brasileiro, muito menos amo algum político.
Sim ,
Estatisavam até a progenitora
Os anti armas defendendo uma fábrica de armas kkkk
Um invasor fazendo uma PL de desapropriação kkk
Brasil sendo Brasil e o brasileiros continua sendo enganados, ou fingindo que não sabem de nada
Aqui foi privatizada a agua que nós usamos e bebemos. A pinga sempre foi privatizada.
Olá Palhares… a água continua de graça… o que é cobrado é o serviço de tratamento, de entrega da água potável, da coleta do esgoto e do tratamento de esgoto…
Existe um movimento de transforma água em produto.. isso muda tudo. Parece besteira mas a médio prazo pode ser um problema porque o valor cobrado passa a ser regido por outras regras, mais ou menos como são cobrados os serviços de internet.
Wiber.. há uma confusão de muita gente que acha que o assunto de Defesa é exclusivo da direita…
se fosse assim, a China não teria forças armadas… nem Cuba em a Coreia do Sul… nem a URSS teria exército na II Guerra
Basta ver que boa parte dos grandes projetos de defesa saindo em tempos recentes vem la da era PT!
Que notícia auspiciosa que um parlamentar tenha a consciência da importância da AVIBRAS para o país, pelos empregos qualificados, pelo potencial de geração de divisas e, acima de tudo, pela questão de soberania em criar e produzir meios tão fundamentais para a segurança nacional. Um exemplo que deveria ser abraçado por todas as matizes políticas, além do campo das ideias oriundas da Revolução Francesa, onde se definiram os conceitos de direita e esquerda, ainda mais por aqueles que se dizem ‘patriotas’, que hoje estão no campo da oposição. O governo atual tem uma visão nacional desenvolvimentista e patriótica da soberania nacional e muito provavelmente não se oporia à ideia de estatização. Cabe à oposição, dita liberal na economia, compreender o objetivo nacional, as questões de soberania e não se envolver em picuinhas políticas partidárias para minar essa possibilidade.
A guerra na Ucrânia tem sido uma aula da qual os países, em particular os em desenvolvimento, devem aprender. O segmento de defesa não funciona como uma empresa no capitalismo de varejo, como no conceito de Economia de ‘Concorrência Perfeita’. As empresas do setor são protegidas pelo Estado, pelo Governo. É assim no mundo todo, inclusive nos EUA. A Rússia surpreendeu a OTAN com o nível de prontidão e capacidade de produção. Ela não deixou essas empresas no neoliberalismo que assolou o mundo e a Rússia pós-queda da URSS, na livre concorrência. Em quase todos os lugares, as grandes corporações do setor são estatais e, quando são privadas, estão protegidas pelo Estado.
Aqui temos o problema de sempre do ‘mercado’ querendo pautar as ações do Estado e do governo com o teto orçamentário para se livrar dos impostos que deveriam arcar. O governo anterior estourou o ‘teto’ em quase 800 bilhões; contudo, não estressou o mercado. Se não houver avanço nesse sentido, resta ter parte do negócio adquirida por uma outra empresa ‘nação’, que pode não ter preocupação com os projetos nacionais ou meramente ser adquirida para posteriormente levar a produção para outra unidade fabril fora do país ou à falência, e tudo aquilo que isso representa.
o momento que o cidadão descobre que a esquerda sempre foi muito mais nacionalista do que a direita liberal que só pensa em vender a preço de banana nossas riquezas e indústrias estratégicas
Patriotas e Nacionalistas não estão muito satisfeitos com as Forças nesse momento.
Deve ser por terem prendido umas pessoas aí por ordem de alguns que gostam de ir além dos seus deveres constitucionais.
Se houver dentro das próximas décadas um governo capitaneado por esses ditos Patriotas e Nacionalistas as Forças podem desistir de ter alguma relevância nele.
O próximo governo desses Patriotas e Nacionalistas será 100% civil.
Entendo o que o senhor quer dizer. Os patriotas, aos quais o senhor se refere. São aqueles que perderam as eleições e não aceitaram os resultados das urnas. E quiseram que o Exercito os mantivesse no poder. Não é isso ?
Normal, também não viram problema nenhum em vender a Embraer para a Boeing.
Pois é … a Embraer estava falida sem a Boeing. (ou era o contrario?)
Eu sei que a Embraer, lá no início dos anos 1990, só não estava falida porque era estatal. Esrava atrasada, ineficiente e com pouquíssimas encomendas e projetos. Quem salvou ela e a fez realmente grande foi a iniciativa privada.
Mas falando de nova direita é isso mesmo, a ideia é vender tudo que é público, sabesp, petrobras, avibras entre outros, são entreguistas que apenas visam lucro imediato!
É empírico que a esquerda é muito mais nacionalista que esses liberais de Taubaté!
“É empírico que a esquerda é muito mais nacionalista que esses liberais de Taubaté!”
Eu acho empírico que a esquerda é muito mais estatizante.
O que vc chama de estatizante eu chamo de estruturante, claro que existem MUITOS erros mas o Estado precisa cuidar das areas estratégicas, ninguém em sã consciência vai dizer que a Avibras nao é estratégica, cada país tem seu modelo para lidar com o assunto, os EUA tem seu plano para comprar produtos produzidos no país, China e Russia sao mais estatais, EU gosto de um meio termo, estatizar completamente a Avibras é tão tiro no escuro quanto jogar ela no varejo sem apoio nenhum do estado.
Essa era do governo passado que a solução dos problemas era jogar pra cima e sair correndo acabou, precisamos de maturidade para debater longe do liberalismo da Taubaté que proporcionou absolutamente zero projeto de país!
Eu respondi a outros 2 comentaristas e vou dizer o mesmo para ti. Você parte de uma premissa errada. Nos compara com EUA, rússia e china, simplesmente as 3 maiores potências militares e as duas maiores economias do mundo, não nos levar a nada. E são 3 países com organizações de Estado e ordenamento completamente diferentes do nosso. Não tem como comparar ou criar similaridades entre eles e nós no setor de defesa. E, mesmo que estatizada, isso solucionaria o que? Qual o futuro, o andamento, o depois?
Ué, Boulos não joga no time do menos armas, mais amor?
Patriotas do boi tata bate continência para os países de bandeira alheia que te boicota e te espiona .
“Takiparil, nepussivi”, só posso esta sonhando!!!
Você é, ou inocente, ou se faz de louco, como dizem aqui no sul.
Não tem melhor cabide de emprego e possibilidade de desvios de dinheiro do que uma empresa estatal.
obviamente… se eu fosse um lider sindical em qualquer cidade, eu lutaria para que as empresas locais fossem reforçadas e protegidas e lutaria para novas empresas…
Aliás, se eu fosse um prefeito de qualquer cidade também buscaria reforçar as empresas locais, aumentar os empregos e buscar novas empresas…..
Se eu fosse um vereador também…
Cara que que o EB tem a ver com isso? Voce adora denegrir as FFAA! Deve ser _______________politicos no Brasil para as FFAA ou assunto Defesa. Voce acredita mesmo nesse cara?
EDITADO
Aposto que é só para depois invadir a fábrica e montar acampamento. KKKKKKK
Única explicação parao Boulos propor isso.
O Brasileiro perde a Avibras mas não perde a piada, rsrs
Que falta faz o patriotismo do posto Ipiranga bem que poderia ter apresentado o projeto junto com Temer.
Talvez seja uma boa ideia ela virar uma empresa de economia mista. O meu medo é virar algo parecido com a refinaria de Passadena.
A dívida estimada da AVIBRAS é de cerca de 640 milhões e o Boulos já está falando em 2 Bilhões . . .
Bom dia. E o que não faltará são empresários do Brasil sérios que estão no mercado, fornecedoras das Forças e que pelo menos dois, já mostraram interesse.
Empresas autidoras, determinam o preço, que pague o preço justo, melhor do que iriam fazer com o rouba na venda da Embraer, se ler o artigo que linkei aqui verá que quem publica é o defesanet.
O cara é um socialista. Nada mais condizente com a ideologia que ele prega.
Não tô entendendo o povo estranhar a proposta do Boulos.
Bem lembrado.
Explica este pensamento…. o Boulos é candidato para prefeito de São Paulo e a Avibrás está em São José dos Campos….
O sindicato deve representar umas 2 mil pessoas (se for o sindicato de todo o setor de defesa de São José dos Campos)…
é isso que vai fazê-lo ganhar votos em São Paulo?
Não sou o Daniel, mas vamos lá:
Boulos é candidato a prefeito esse ano, mas se perder provavelmente será candidato a algum cargo estadual ou federal daqui dois anos.
Os empregados da Avibrás são representados pelo sindicato dos metalúrgicos de SJC e região. Tem muito mais do que 2 mil empregados no setor.
Há sentimento de coletivismo/corporativismo. Ajudar um trabalhador em SJC conquista votos de trabalhadores de SP. Obviamente não é suficiente para ganhar uma eleição, mas ajuda a moldar sua imagem como candidato.
Olá Rafale. Boulos já é deputado federal. Já tem uma base eleitoral. Todo político profissional faz uma carreira por meio de sucessivas eleições.
Então, os demais políticos que almejam ganhar uma cadeira parlamentar em 2026 também deveriam apoiar tal inciativa, ou até perderam a oportunidade de conquistar estes votos….
Então, certo estaria Boulos… viu uma oportunidade e a aproveitou, Estranho foi os demais congressistas eleitos na região que ignoraram o tema.
Mas a base eleitoral não é eterna. Precisa ser mantida ou ampliada.
Boulos está sendo coerente e esperto.
Outros também estariam sendo coerente e espertos se sugerissem essa medida.
E outros estariam sendo incoerentes se a sugerissem (por exemplo, alguém liberal).
Pois é… se a proposição de Boulos tem apelo eleitoral, significa que está ajudando, ao menos um grupo que estava desassistido.
Então.. lembre que o governo dos EUA salvaram a GM e a Boeing em 2008….
Não entendeu a piada, né?
Não mesmo. Talvez em alemão fique mais engraçado..
Ich wette, Boulos will AVIBRAS verstaatlichen, nur um in das Land anderer Leute einzudringen. Genau wie in São Paulo! 😁
Que engraçado.
Viu?
Daniel, entenda que ele nunca perde uma discussão. E fala que não comenta querendo convencer alguém…agam…portanto, nem perde teu tempo.
Du hast meine Ironie nicht verstanden
Liste uma (apenas uma) propriedade ocupada e produtiva que o Boulos tenha invadido! Uma só!
Apenas uma!
Vai se por aí mesmo.
Agora o Boulos é o novo” herói ” nacional da canhotada.
Talvez estejam preparando ele para 2026. Vai saber? Não sobrou mais ninguém.
será que ele consegue tb vender umas joias nos “esteites” ou transportar uma paradinha em avião presidencial para Espanha… quem sabe?
Não sei. Mas tem dois contêineres de “muamba” no sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo. Tenho certeza que eles podem ajudar. 😁
Com certeza
Acho que só você riu dessa “piada” mesmo.
Para mim não tem problema vender para a DefendTex.
Nem pra você nem pra DefendTex.
Só que tudo que tiver amarrado de acordos internacionais de suprimento de defesa parar a segurança nacional e a defesa do Estado nem vai existir.De tanto que somos dependentes.Ainda tem que a gente sabe como vai acabar esse negócio de o governo federal chegar junto nesse tipo de negócio o que vai acontecer.
Para vc não tem problema se tivesse vendido Embraer para Boeing, para vc não tem problema em alugar o Brasil rsrsrs
Ótima iniciativa, não podemos deixar uma empresa estratégica tão importante ser vendida para o exterior
Vivi para ver Guilherme Boulos e PSOL sendo responsáveis pela defesa da soberania nacional e com planejamento estratégico geopolítico de longo-prazo, que ano esquisito.
E eu vivi para votar num “patriota” que nomeou o “posto ipiranga” para privatizar 230 bilhões de ativos nacionais para o estrangeiro. Inclusive, boa parte do Pré-Sal para os chineses, que sempre chamou de comunistas…
Se arrependimento matasse, eu já teria vestido meu paletó de madeira.
https://www.poder360.com.br/governo/governo-arrecadou-r-227-bi-com-venda-de-estatais-e-acoes/#:~:text=O%20governo%20de%20Jair%20Bolsonaro,pela%20Uni%C3%A3o%20e%20suas%20empresas.
É só um socialista propondo a estatização de uma empresa privada. Nada demais. Tudo esperado. Os motivos alegados provavelmente são outros. Se ele pudesse estatizava até fabrica de cuecas.
Tira a cueca da cabeça, o que se quer é salvar a Avibras.
Já basta a perda monstruosa da Engesa, até hoje não recuperamos a capacidade perdida de produção de tanques.
Finalmente alguém para propor o óbvio! Uma vez adquirida pela União, espero que o GF tenha a sensatez de propor a outras empresas nacionais do setor para a composição acionária, principalmente Akaer e SIATT
Tá doido? Esqueceu de como as estatais são mal administradas?
É melhor uma estatal do que empresa nenhuma, se tivessem feito isso com a Engesa talvez tivéssemos um parque blindado todo nacional atualmente.
Esse negócio da Defendtex não vai dar em nada, ou pior, vão quebrar novamente daqui uns anos, uma empresa que surgiu do nada, faz coletes balísticos, nunca se envolveu num projeto complexo!!! Tem como isso dar certo??
Há uma diferença bem grande entre uma estatal e uma empresa de economia mista. Estatais NUNCA foram um bom negócio para o Brasil
Hoje, você preferiria que a Engesa existisse como pública, ou que não existisse? Acho que esse é o mesmo dilema que a Avibrás se encontra.
Eu preferia que ela tivesse sido bem administrada.
Tipo a Embraer, quando era estatal?
Tem que vender pro fundo soberano da Noruega, não, pera….
Antes uma estatal aqui, com controle nacional, do que uma empresa estratégica vendida ao estrangeiro. Não se pode permitir repetir a tragédia da Engesa.
Estatais são um modelo falido. Ela está sempre indefesa perante pressão política. Se o estado brasileiro fosse fazer alguma intervenção, teria que ser no mínimo, empresa de capital misto.
Privatizada administra bem né ? tipo a Americanas ?
Banco Panamericano, Banco Excel. Banco Bamerindus, Grupo Matarazzo, Mappin, Trasnbrasil, Estaleiro Eisa, 123 Millhas, Itapemirim, Arapuã, Gurgel, Ricardo Eletro, TV Manchete, Editara Abril….
Só tem uma diferença ‘básica”: essas empresas que tu citou faliram, mas não foi o dinheiro público que foi junto para o ralo.
É preciso ter cuidado nas privatizações algumas dão certo, algumas dão muito errado ou o serviço se torna muito mais caro e ruim. Das que foram ruins lembro o aerporto do Galeão e da Light no Rio, da CEEE Equatorial no RS, da RFFSA….
Sobre os exemplos citados pelo Camargoer, não sei, mas é prática comum o Estado socorrer empresas privadas, isso em qualquer país do mundo desenvolvido. A GM, nos EUA, quase foi à falência. Não fosse o socorro bilionário do Estado americano, ela não estaria viva hoje. Portanto, é falso que afirmar que o setor privado nunca recebe dinheiro público… E nem vou mencionar os benefícios dados ao Agro (Setor este, sempre ingrato ao Estado).
Mas talvez os EUA sejam comunistas, não sei… Já o Brasil, com sua cartilha liberal (Mesmo em tempos de governos mais à esquerda), prefere deixar que grandes e estratégicas empresas brasileiras quebrem. Se a Embraer estivesse em más condições, segundo o pensamento de muitos aqui, seria melhor deixá-la quebrar…
Enquanto isso, EUA, Europa, Japão, China, Rússia, Índia, Turquia e Coreia do Sul despejam bilhões de dólares nas suas indústrias estratégicas (não só militar).
O único lugar onde existe o real liberalismo (onde privatizam tudo , todos e até a própria mãe, sem nenhuma visão de país) é na América Latina. O resto do mundo agradece!
“ é prática comum o Estado socorrer empresas privadas, isso em qualquer país do mundo desenvolvido”
Você é o quarto que eu respondo assim: você parte de uma premissa errada. Olhe o que vc escreveu: países desenvolvidos. Não temos meios de comparação eles.
Quanto ao liberalismo e à privatização de literalmente tudo, eu sou totalmente contra. Na mesma proporção que sou contra estatizar a qualquer custo.
É o que eu disse acima, fizeram uma propaganda maciça nos ultimos anos demonizando tudo que é do Estado, é difícil explicar para as pessoas que não é bem assim!
Olá CG.
Desde a era Vargas, os maiores investimentos em infraestrutura foram feitos pelo Estado. A partir da década de 80, começou um processo de apropriação deste patrimônio.
Para justificar esta apropriação, era preciso propagar a ideia que o Estado é ineficiente e corrupto, ao contrário da iniciativa privada que seria honesta e eficiente.
Novamente, a privatização da Eletrobrás foi mais um exemplo disso.
Um ponto muito interessante para se observar é a destruição com a intenção de justificar a privatização, algumas estatais vão sendo depauperadas e abandonadas só para serem privatizadas depois, isso é um clássico da politica brasileira, sei que ja falei varias vezes mas o que assusta é que agora conseguiram privatizar uma que ia muito bem, a sabesp, isso é um sinal gigantesco do que a nova direita e Tarcísio são, se eles voltarem para o Governo Federal nao vai sobrar pedra sobre pedra do patrimônio publico e ninguém vai poder alegar surpresa!
Olá CG. Você tem razão.. super manjado. È mais ou menos quando alguém assume uma empresa privada, corta investimento, terceiriza tudo, distribui os dividendos, ganha bônus no fim do ano… e depois, fecha a empresa e diz que a empresa não aguentou a carga tributária.
E isso aí, luta e de todos.
“Brasil acima de tudo!”
Chega ser irônico não é mesmo?
O problema (um dos) dessa proposta é o risco de virar uma Imbel: obsoleta, parada no tempo e cheia de encostado
Muito melhor seria um BNDES da vida botar uma grana pra desatolar a Avibras, condicionando à retirada da diretoria (total ou parcial) e entrega dos pedidos já pagos pelo EB (já falei isso em outras matérias).
Acabaram de anunciar financiamento pros E-jets da Embraer, basta organizar direito
Estatizar mantendo a atual gestão é tão ruim quanto deixar falir (a culpa não é do soldador, do engenheiro nem do programador)
Caro. A Imbel foi fundada em 75 como um meio de capacitar o país de uma industria de munições e armas, em um cenário no qual isso era praticamente inexistente no país. A empresa cumpriu a sua função e realmente pode ser privatizada, ao contrário da Nuclep que desempenha um papel importante na estrutura de defesa do país
O caso da Avibrás é diferente mais parecido, veja vocẽ, com a Embraer antes da privatização.
A Avibraś pode ser estatizada, saneada e novamente privatizada, passando para uma empresa brasileira de forte natureza tecnológica no setor de defesa, como a Embraer.
A Embraer jamais vai comprar a Avibrás ou mesmo parte dela porque depende do mercado civil de aviação americano e fazer mísseis e artilharia é algo que os americanos podem usar como pretexto pra complicar a vida dela por lá e somente porque sim. Melhor seria se a SIATT e Akaer assumissem.
Bem… se isso fosse correto, a Embraer jamais produziria o Kc390 ou o A29.
Contudo, você tem razão sobre a SIATT. Também seria uma boa alternativa, como eu escrevi. Eu somente citei a Embraer como um exemplo…
O KC e o A-29, não são mísseis, caro Camargo. Esqueça a Embraer nesse meio porque eles jamais vão entrar nessa e arriscar seu maior mercado.
Perfeito, quando vi a notícia pensei nisso, o GF deveria salvar a Avibrás, e depois de um tempo quando estiver tudo nos trilhos novamente vende-la para a Embraer, a Avibrás seria para a Embraer tipo o ramo de missilística e foguetes que a Boeing tem.
Duvido que se estatizada João Brasil permaneça a frente da Avibrás. Boa parte da culpa pela situação atual da empresa é de má gestão
Quanto comentário ridículo !
“se” os parlamentares ou governo federal não fazem nada, Zé povinho reclama, e se fazem reclamam também…
Onde está aquela enorme bancada de 99 parlamentares patriotas do PL onde nenhum apresentou proposta semelhante?!
Certamente estão ocupados fazendo vídeos no tiktok para lacrar e fazendo memes com Haddad.
Teve que sair um parlamentar “malvado e comunista” para tomar uma atitude.
Mas acredito que para alguns aqui, é preferível que a Avibrás caia em mãos australianas( 60% ) ou chinesas( 49% ) para que “sobreviva”.
Infelizmente esses nossos gestores pecam pela obtusidade ou conivência.
Certamente aparecerão aqueles que são contra intervenção do governo, devido ao fato da empresa ser privada, portanto não seria da conta do governo e o fato de uma empresa militar estratégica cair em mãos estrangeira não é algo preocupante.
Em 2008, durante a crise financeira, o governo americano estatizou a GM, adquirindo
O governo norte-americano gastou 50 bilhões de dólares para resgatar a GM,o investimento do governo foi convertido em uma fatia de 61 por cento na montadora de Detroit, além de ações preferenciais e um empréstimo.
O Tesouro reduziu gradualmente sua fatia na GM através de uma série de vendas de ações começando em novembro de 2010, com as ações restantes sendo vendidas no dia 9 de dezembro de 2013.
O resgate norte-americano da GM e da Chrysler, que recebeu cerca de 12,5 bilhões de dólares, salvou 1,5 milhão de empregos nos Estados Unidos.
O governo dos Estados Unidos salvou a General Motors e a Chrysler da falência em 2008 e 2009, gastando para isso cerca der US$ 130 bilhões do erário para evitar que mais de US$ 350 bilhões fossem perdidos com a quebra das duas gigantes, sem contabilizar o custo social que milhares de desempregos poderia gerar.
Segundo o Ann Arbor Center, cada dólar gasto do dinheiro público gerou, quase US$ 8 de economia, pois os UIS$ 130 bilhões gastos no resgate de GM e Chrysler, evitaram a perda de US$ 350 bilhões. Segundo este raciocínio, este centro de análise econômica explicou que “nos próximos anos, esta intervenção estatal em empresas privadas pelo Governo norte americano será visto como uma das mais bem sucedidas intervenções na história da economia mundial”.
Cinco anos depois o governo se desfez das ações da montadora que recomprou as ações que estava em mãos do executivo americano.
Será que é tão difícil criar uma solução?!
99 deputados do baixo clero.
O choro dos bozos é compreensível, precisou um deputado do campo da esquerda tomar a inciativa de propor uma solução para Avibrás, a magoa é tanta que não vai faltar, invasor, estatal cabide de emprego e ineficiente, etc etc etc, parabéns ao deputado pois a Aviabrás é uma causa de soberania e não partidária.
Muito bom ver o choro. Significa que o deputado está no caminho certo!
Obrigado patriotas.
Acabei de votar.
No momento total 15 votos.
11 contra
E 4 a favor do projeto.
Soberania não se vende.
Cadê o link da câmara?
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2450048
Tamo junto, Boulos!
Somos compatriotas antes de qualquer desavença filosofica.
Um comuna com uma proposta patriota… deve ter sido abduzido pelo ET Bilu …rs
Pois é… se os comunistas não se preocupassem com defesa a China não teria exército… nem a Coreia do Norte nem Cuba… aliás, a URSS também não
Diferença abismal entre comunas chineses e brasileiros…
Até 1980 o nosso PIB era maior que o Chinês… hoje …rs
Então.. seria correto dizer que existe uma diferença abismal entre os capitalistas brasileiros e os dos EUA ou da Europa?
Isso explica tanto a estagnação do PIB brasileiro quanto o crescimento do PIB chinês.
Sim, professor.
Existe uma diferença brutal de qualidade entre o empresariado europeu , americano e japonês\coreano em relação ao empresariado brasileiro. São pessoas de outro patamar civilizacional! E sim isso explica o subdesenvolvimento brasileiro com bastante consistência.
Não só o empresariado, né? O resto do povo também é diferente.
Caro.. diga por você.
As pessoas com alguma civilidade são iguais a despeito de sua cultura.
São educadas, honestas, humanistas, afetivas e caridosas.
Mas aí você já fez um recorte na população separando as que tem alguma civilidade das que não tem.
No mais, povos tem culturas diferentes. Você mesmo vive dizendo que o Brasil não faz parte do Ocidente agora vem com essa que o povo brasileiro é igual aos europeus ou ao americano.
Olá Rafael. Afirmo e reafirmo que as pessoas com alguma civilidade são iguais. São honestas, são educadas, são humanistas, afetivas e caridosas.
Qualquer um que tenha visitado uma grande capital brasileira ou uma pequena cidade, que tenha visitado uma cidade nos EUA ou Europa, que tenha viajado pela América Latina, Sudeste Asiático, Japão ou Katmandú vai encontrar pessoas educadas, honestas, humanistas, afetivas e caridosas…
No que interessa nem tanto , as pessoas respondem aos incentivos que recebem! Quando se paga o terceiro pior salário da América Latina se colhe a produtividade correspondente. Comparado a Europa , no Brasil se exige demais e paga muito mal…um negócio desumano!
Dei uma pesquisada e os rankings que encontrei falavam de salário mínimo e não de salário médio do trabalhador. São raros os empregados que ganham salário mínimo.
Outrossim, só tinham alguns países e não todos.
Você tem uma fonte com todos os países da AL e o Brasil com o terceiro pior salário?
O “mecanismo” jurídico-politico brasileiro se moldou para manter o “status quo” …
A “redenção miraculosa” do atual presidente .
As anulações (decisões monocráticas) de N condenações de inúmeros processos em N instâncias ..
São prova cabal que “a máquina” quer perpetuar-se…
Olá Bispo. Neste ponto concordamos
Desde a independência, as instituições brasileiras foram constituídas para garantir o status quo.
Sempre é bom lembrar que a Indendẽncia do Brasil foi proclamada pelo príncipe herdeiro da coroa portuguesa.
A proclamação da República foi apenas um golpe de estado para manter o status quo.
As mudanças só começaram com a revolução de 30, mas foi sempre combatida principalmente por meio de sucessivos golpes de estado
O maior avanço na história do Brasil foi a CF88, por isso ela é tão combatida. Estamos melhores hoje do que há 50 anos atrás, mas há muito para ser feito.
So uma correção.
Comunista defende o estado como dono dos meios de produção…
Nao que tenha sido esse o motivo da proposta dele
Comunista brasileiro (políticos) defendem meios de se perpetuar no poder , usando os miseráveis (quanto mais melhor) como instrumento a isso.
Novamente, a mesma ideia se aplica ao capitalista brasileiro (políticos… )
talvez seja correto dizer que políticos profissionais buscam permanecer no poder, caso contrário nenhum deles tentaria reeleição.
Lógica aristotélica.
Tentar a reeleição é o mínimo que um político profissional deve fazer.
Usar a máquina pública para criar “cabresto eleitoral”: bolsa miséria . bolsa tenha filhos , etc..é canalhice e comunas adoram.
Então.. eu posso listar uma série de ações assim praticadas por maus políticos da direita, inclusive promessas deste tipo de ação durante as eleições, inclusive anistias de tributos, isenções fiscais para determinados grupos, subsídios para determinados grupos, isenção fiscal para determinados grupos sociais com elevada renda…
Ou seja, meu argumento continua forte. Há desvios de conduta tanta na esquerda quanto na direita
Política e promessa são simbióticos…não sobrevivem sem estarem juntas…
Agora é fato os países mais “destruídos” do planeta são “estuprados” por gestores comunas…
Vamos “iluminar” a canalhice política…
Em 2022 o STF declarou inconstitucional o tal “orçamento secreto” que até hoje continua ativo… com , imagina, o PT recebendo até o que se sabe R$1.89 Bi …só perdeu para o PL com R$2.8 Bi.
Canalhice Política – fala mal mais mama igual..rs
Bem… é função da política propor caminhos para o futuro. Então, a política é obrigatoriamente um campo de “promessas” e “mentiras”.
Promessa porque ela se refere ao que será feito.
Mentira porque ela se refere ao que não existe.
Quando falo para minha filha que vou comprar um presente no aniversário dela, faço uma promessa e conto uma mentira porque só será verdade se eu cumprir a promessa. Então, a verdade é apenas o passado.
Discordo que os países mais destruídos possuem governos de esquerda, mas é fácil notar que são africanos e essencialmente ditaduras, essencialmente corruptas se sem qualquer coerência ideológica.
Esse entende de história e política deve ter aprendido com “o professor” hoc
Entendo que por manobra política do STF um condenado (comuna hiper corrupto) foi “santificado “ visando tirar a “direita” do poder.
Respondi, foi censurado… mais , concordo: uns aprendem outros seguem o “bando”…rs
A proposta dos “””patriotas””” foi privatizar a Sabesp e iria ser de privatizar a Petrobrás, vc estava e está cego!
Quanto menos estado nos setores de base menor a corrupção… fato.
Eu privatizaria até o pensamento dos “comunas” ..rs
Segurança, Saúde, Educação… e a função do estado .., o resto quem pede são “mamadores, corruptos, incompententes, parasitas” (aí entra todos comunas, direita terraplana, etc).
Sei onde teu pensamento termina,o Brasil entrega tudo, China, EUA, Fundo soberano da Noruega e negócios das arábias vem (re)colonizar o Brasil, claro que muita gente vai encher o bolso de dinheiro de forma imediata mas se depois eles vão mandar seus lucros pra fora do pais pouco importa!
(Atentos onde o inimigo se esconde!)
Sim , comunas , também adoram deturpar os fatos…
Eu entreguista…rs….sonha.
Vejamos a maior potencia econômica do mundo …EUA… quantas empresas publicas o mesmo tem….ZERO*(quando comparado o tipo e a quantidade)… lá o governo somente exerce o papel de regulamentar e apoiar as mesmas….
são 05: USPS(correios) – Amtrak(ferroviário) – FDIC(depósitos bancários) , TVA(eletricidade para o Tennessee) , e a ultima apoia a exportação, fornecendo créditos.
Bispo. Apenas para lembrar… o serviço postal nos EUA é uma empresa pública… tem outras. É só pesquisar.
Ele colocou que, nos EUA, o correio é uma empresa pública. Tá no comentário dele.
“Daniel:
Aposto que é só para depois invadir a fábrica e montar acampamento. KKKKKKK”
.
Estudar faz muito bem…
Fale sobre uma -uma só- propriedade produtiva e ocupada que o Boulos tenha invadido!
Apenas uma!
Uma fábrica, um escritório, um shopping center, um estacionamento, uma loja…
.
As propriedades que o Boulos “invadiu” já pertenciam a Prefeitura de São Paulo por lei, já que deviam dezenas de milhões de reais em IPTU. Mas que a prefeitura estava procrastinando para expropriar e leiloar por razões burocráticas e cartoriais (corrupção $$$).
Eram imóveis abandonados no centro de São Paulo que só serviam para abrigar criminosos e toxicómanos, clientes da “cracolândia”.
Mais um que vai chorar quando descobrir que papai Noel não existe….
Olha, pra ter que ser o BOULOS DO PSOL pra ter que apresentar um projeto de Lei desses, ao invés dos auto-declarados “Patriotas” é uma vergonha que só pra esse pessoal.
Disseram que o Cmdte. Farinazzo foi quem apresentou para os representantes dos “Patriotas” e riram da cara dele, enquanto teve que ser alguem da esq. cirandeira que teve ter culhão para apresentar tal lei. Agora se o congresso, de maioria de oposição aos “comuniftas” não aprovarem essa lei, então vai ser o ultimo prego no caixão dessa “cartilha Patriota” que muitos espalham por ai.
Essa tal cartilha basicamente é uma ataque de gafanhotos, não existe nenhum projeto de país, venda tudo, lucre agora e depois a gente não vai nem mais estar aqui pra responder!
Esse negócio da Sabesp foi um ataque ao patrimônio público que nunca deve ser esquecido, votar no futuro em Tarcísio não é so colocar a indústria de defesa a venda, é colocar até a Petrobras na rifa tbm, não tem país soberano sujeito ao assanhamento pornográfico e imediatista do mercado!
Se a soberania do Brasil depende da Avibrás o Brasil está perdido.
Acho que muitos aqui superestimam a Avibrás e o Astros, como se esse fosse a bala de prata das nossas Forças Armadas.
“Ain na Guerra do Golfo o Astros era um alvo prioritário dos EUA” – O Astros e trocentos outros armamentos iraquianos. Fora que essa guerra aconteceu há mais de 30 anos e o Astros foi irrelevante para a defesa do Iraque.
Fora as comparações da Avibrás com a Boeing, LM, Dassault, Leonardo, BAe, MBDA e etc. Um abismo separa as capacidades econômicas e tecnológicas dessas empresas.
A Avibrás está há mais de 20 anos tentando fabricar um míssil e ainda não conseguiu. Não dá para comparar com as empresas estrangeiras acima que dominam a fabricação de caças e/ou mísseis.
No mais, com a estatização da Avibrás quem sairá ganhando certamente é o João Brasil, dono dela, que receberá uma indenização bastante poupuda. Mais um caso de bolsa-empresário.
Vai dormir!
Deus do céu!!!!! quanta teoria furada.
Quem te pagou, os australianos ou os chineses? kkkkk
De quem deve depender nossa soberania nacional? Dos EUA?
Pior que a última vez que fomos atacados precisou os EUA trazerem um monte de armas, construírem bases, treinarem os militares e etc.
E infelizmente nossa soberania depende de fornecimento de armas por parte de outros países. Mesmo a Avibrás importa caminhões Tatra para fabricar o Astros, assim como outros equipamentos. A Avibrás fechar não vai alterar significativamente nosso quadro de dependência externa. Isso é um fato, goste-se ou não dele.
Primeira vez que eu vejo Boulos falando algo sensato.
Melhor nacionalizar do que entregar para os chineses e tomar um monte de sanção.
Os empregos estarão a salvo, isso é o que importa no momento.
Depois se vê algum projeto estratégico nacional multibilionário, com transferência de tecnologia, que não vai sair do lugar e nem vai chegar a lugar nenhum.
A AVIBRAS vai ser salva!!! GRANDE DIA PARA O BRASIL !!!
https://www.youtube.com/watch?v=GjgF1Z808OI
Pessoal aqui anda muito polarizado. Não se respeitam mais como cidadãos. Não voto em esquerda e muito menos no Boulos. Acho atrasados, antiquados e populistas. Nem por isso preciso ofender quem não pensa assim. Muito menos não dialogar e, se a ideia for boa, apoiar alguma coisa. Primeiro lugar vem meu país. É nele que devemos pensar.
A proposta não é ruim. A Avibrás é sim estratégica e teoricamente deveria ser preservada. Até motor de foguete pode produzir, além de mísseis e artilharia de foguetes. Além disso acredito que uma boa parte da dívida deve ter sido contraída financiando projetos pedidos pelo GF mas que não tem escala de pedidos de produção suficientes (isso nunca teve no Brasil mesmo).
Não entendi a conta dele de 2 Bi. Também não foi detalhada. Acho superestimada.
Uma coisa que me dá medo é, considerando a produtividade da maioria dos funcionários públicos, suas regalias e má administração de estatais por padrinhos políticos e mil outras coisas mais, o que seria da empresa em termos de desenvolvimento a partir da estatização.
O problema não é ser estatal. O problema é ser estatal no Brasil. Buraco negro.
É que a gente esta sujeito ao impacto da propaganda direcionada, longe de mim endeusar o cara mas quando vc pede dignidade tal como moradia ou emprego e é tratado como radical talvez, apenas talvez vc esteja sendo manipulado!
Não estou não.
Eu acompanho bem o trabalho dele e já o vi, diversas vezes, querendo invadir propriedades produtivas alegando que não eram para fazer reforma agrária.
Aqui no Sul o MST vira e mexe invade propriedade produtiva com alegação que não é.
Quem acompanha o trabalho dele sabe que Boulos é tão verdadeiro quanto uma nota de 3 reais.
Manipulação é você alegar que o MST alimenta o país sendo que o arroz deles custa alguma vezes mais que no supermercado comum.
Mas o Boulos vem do MTST e não do MST, claro que ele deve apoiar o ultimo mas parece que vc se perdeu na bibliografia da crítica!!
Olá CG… exatamente. Alguém que acompanha o Boulos deveria saber disso.
Que vergonha alheia mds! Hahahahahahahahahaah
Caro E.
Acho que você confunde o MST (movimentos dos sem terra) que luta pela reforma agrária e acesso á terras agriculturáveis com o MTST, que é o movimento dos trabalhadores sem teto, que busca ocupar imóveis abandonados nas cidades.
Então, é impossível o MTST, do qual Boulos é um dos fundadores, invadir terras produtíveis porque nas cidades não existem fazendas…
Estou surpreso que vocẽ, que acompanha o Boulos, tenha feito esta confusão.
As pessoas são mobilizadas e criam “ranço” por pura conversa de zapzap, foi assim que o gabinete do ódio conquistou tanta gente e colocou tanta gente na porta do quartel, desinformação e superficialidade!
Como alguem em um país com tanta terra e gente passando fome é contra a reforma agrária?
Eu mesmo respondo, propaganda!
Pois é. Os EUA implementaram uma ampla reforma agrária no Japão do Pós-guerra coordenada pelo Gen. MacArthur… obviamente ele era canhoto, ao menos com o cachimbo
E fizeram a reforma agrária lá. Com as terras dos indios.
Eu sugestiono a levar o debate ao tangível pq se o assunto for o que é terra de índio podemos colocar basicamente 100% dos dois países como reserva, nesses termos fica difícil achar um ponto de equilíbrio e criar um debate produtivo, vamos deixar para outro post que tenha algo correlacionado!
Olá CG.
Desde a pandemia, visto que o debate político ficou bastante superficial, passei a estudar e ler muito.. bem mais do que fazia antes.
Tem gente muito interessante para debater… mas tem muita gente que atrofiou.. riso
Dificil o que dizer da situação dessa empresa. Nao tem solução boa. Estatizar pode transformar num cabide de emprego como tantas outras, mas nessa altura talvez seja a solução menos pior.
Caro. A privatização pode ser o caminho para salvar a empresa. Depois pode privatizar a empresa saneada. O governo dos EUA fez isso com a GM em 2008… a empresa ia falir naquela crise. O governo privatizou naquele momento e depois privatizou novamente… com isso salvou a empresa.
O Banco Central faz isso com bancos há décadas… quando um banco privado não consegue sustentar as contas, o BC liquida o banco, assume e depois privatiza…
o resto é o luar de Paquetá
A Faria Lima é cabide de emprego! Lá ninguém trabalha… Só vivem de juros, como _______________________
E quem paga é a sociedade, que arca com o ônus da especulação financeira. Se você paga R$ 6,00 -ou quase- no litro da gasolina é para que o conselho de acionistas da Petrobrás, trimestre após trimentes, apresente lucros exorbitantes a seus clientes e associados.
Isso é só um exemplo, de milhares outros que temos e muitas vezes nem ficamos sabendo. Quem paga é o CLT!
EDITADO
Caro Rodolfo, como falei, a estatização deve ser uma meta e não o objetivo final a longo prazo, a Embraer um dia foi Estatizada.
O problema é o produto. A Embraer exporta aviões de passageiros pro mercado regional e e é lider do mercado. A Avibras depende de encomendas do GF e exportação de misseis de cruzeiro ou lançadores de foguete é um mercado com muita opção e a força geopolítica brasileira é muito menor que a americana. Depois do fim da Engesa que faliu depois do Osorio, a Avibras precisaria se reinventar pra ser interessante pra um comprador nacional. Mais facil outras empresas como a SIATT de se diversificarem pro mercado de veiculos autônomos por exemplo que uma estatal.
Como queria que ele fosse prefeito da minha cidade… Inveja dos paulistas
Sampa, Estudo revela a presença de 72 áreas de concentração de usuários de drogas em SP e esse é só um dos graves problemas da cidade que tanto amo.
Caro Nilo.
A cidade de São Paulo possui graves problemas. A situação das cracolâncias mostra que a atual política anti-drogas fracassou.
Talvez por isso, a cidade precise de uma outra abordagem administrativa.
Mas a cidade teve um período com outra abordagem quando gerida pelo Haddad. A Prefeitura pagava moradia e dava um valor mensal para os usuários. Não funcionou.
O problema das drogas demanda uma política permanente e de longo prazo… isso até o mundo mineral sabe,
Não existe solução para o uso do Crack assim como não existe solução para a dependência do álcool.
Os EUA tentaram uma política de tolerância zero ao consumo de álcool e de intensa repressão policial… resultou no aumento exponencial da violência.
Por outro lado, ignorar que a depẽncia química (álcool, cocaína, crack, analgésico, heroína, etc) também é um problema
Os EUA tentaram uma política de tolerância zero ao consumo de álcool e de intensa repressão policial… resultou no aumento exponencial da violência.
A política do “liberou geral” está dando muito certo lá na Califórnia rsrsrs.
Allan… pelo que entendi, você concorda que a política de repressão ás drogas é um fracasso. Isso já é um avanço. Tem gente que ainda não entendeu o problema.
No Brasil, a guerra ás drogas também fracassou. O crime organizado é cada vez mais forte e rico, com enorme poder de corromper a polícia e a política. O cenário é similar ao da Lei Seca.
Neste momento, eu não sei qual caminho seguir mas já tenho certeza de qual não seguir.
Não fracassou não.
Vem sendo sabotada com cada vez mais permissividade, “amolezamento” das estruturas criminais, e acobertamento por grupos políticos.
Haddad é um incompetente e neoliberal… Como ministro da Fazenda, em vez de taxar as grandes fortunas e os “farialimers” preferiu taxar o pobre, assalariado que compra blusinha na Shein porque não tem condições de comprar no shopping center. Haddad é uma nulidade política e aliado dos grandes especuladores financeiros que colocaram o país de joelhos. Ele e o patrão dele…
Avibras estatizada:
Conselho Consultor:
Dilma, Mantegna, Rosseto, Paulinho da Força, Anielle Franco.
Assessoria Institucional: indicada por Janja
Diretoria Executiva: Jader Barbalho
Marqueying: Lira
E na área de projetos de arma ,será uma filósofa ou socióloga do cabelo colorido que irá exigir que as armas não matem e soltem as cores do arco-íris,mensagens de paz,contra o machismo tóxico e etc,todas indicadas ou amigas da primeira desgrama.
Se fosse o outro lado propositor da matéria seriam os filhos do Bozo, o general Girão e os deputados do baixo clero da câmara. Ou talvez a senadora Damaris ? Ou talvez os os vendedores das Jóias ?
Provavelmente não… é preciso lembrar que a venda da Embraer para a Boeing foi aprovada no início de 2019 pelo ex-presidente.
Seria estranho uma mudança de postura agora, em torno da Avibras.
Ou então: Damares Alves, Hélio Negão, Aristides do Judô, Pastor da Michelle, uruguaio gay, maquiador da Michelle, Dudu Bananinha, Príncipe Felipe, Alexandre Frota e Carla Zambelli.
Compare os currículos de uns e outros pra ver quem sai na frente.
Quer salvar a Avibras?
Compra o que ela produz…. Simples assim…
Mas é melhor ter cargos comissionados, conselheiros indicados, sindicatos amarrados…
Mas o exército e AEB compraram o que produz, o problema é a própria diretoria da empresa.
Que se re-estatizada que sejam demitidos imediatamente.
Também não é má ideia. Compra uns 4 Bi em pedido firmes. Não sei a margem de lucro mas talvez possa dar certo. Depende dessa margem.
O EB e o GF já tem encomendas pagas adiantadas, que a empresa foi incapaz de honrar o pagamento e entregar os pedidos.
Além do mais, a direção da Avibrás é tão incompetente, que é incapaz de ter desenbolvido qualquer outro produto bom e que tenha apelo comercial, além dos ASTROS.
O GF vai fazer o quê? Comprar 5.000 ASTROS pra distribuir até pra PM de cidadezinha do interior do Acre, só pra manter a Avibrás?
Tomara que ponham a diretoria da empresa na rua.
Wilber, você mesmo aponta um motivo para não estatizar a Avibrás.
Vai estatizar e vender o Astros pra quem?
A Avibrás precisa de novos produtos e clientes externos. A estatização vai trazer isso? Não.
Vai demitir a diretoria, nomear um militar reformado ou um sindicalista para ser seu presidente, colocar alguns ministros no conselho de administração pra ganhar um extra e a Avibrás vai continuar vendendo pouco, ganhando menos do que gasta para se manter.
Ola Rafael, A empresa tem problemas de administração e uma enorme dívida. Sozinha, jamais irá se recuperar.
O Estado pode sim privatizar, sanear as conta e em seguida privatizar garantindo que o controlador tenha um compromisso com a defesa, como por exemplo a Embraer (existem outras empresas brasileiras que poderiam assumir a Avibras depois de saneada), preservando a capacidade de engenharia e produção
Ela pode se recuperar sozinha.
Ela tem bastante imóveis, pode vender uma parte para se reestruturar.
Assim como pode conseguir sócios privados que aportem dinheiro nela e assumam o controle ou pelo menos parte significativa do capital social.
Ou pode se juntar com o investidor e depois abrir o capital na Bolsa de Valores.
Existem outras opções que não a estatização ou a venda completa para uma empresa estrangeira.
Sanear as dívidas é a parte mais fácil. Difícil é criar novos produtos que façam ela ter um faturamento maior do que as despesas.
Se o Estado estatizar a chance dela voltar a ser privada é remota. Quantas estatais federais temos e quantas foram privatizadas? Ademais, a Esquerda, incluindo o Boulos, será sempre contra a privatização então não dá para relacionar uma estatização agora com uma privatização futura.
Eu sou bastante curioso para saber qual a capacidade de engenharia e de produção que a Avibrás possui hoje, após meses parada. Quem sobrou na empresa?
Talvez… e destaco o talvez, isso não seja mais possível.. se fosse, já teria sido feito.
Além de possível precisa ser desejável pelos donos da Avibrás, né?
Nunca vi eles sequer cogitarem fazer um movimento de abrir o capital antes das investidas australiana e chinesa.
Bom, até o Vasco e o Cruzeiro endividados tiveram gente interessada em comprar. A Avibrás também deve ter.
Então.. a empresa está em vias de ser decretada falida… acho improvável que a empresa seja recuperada pela atual administração… caso contrário, ela não estaria dependendo de uma empresa estrangeira para ser recuperada.
Por ora ela está em RJ. Já esteve antes e saiu.
Não tenho acesso ao balanço para saber se está ou não à beira da falência.
No mais, a falência em si não é um problema insolúvel. Os ativos podem ser vendidos, inclusive as instalações e a propriedade intelectual do Astros para outra empresa assumir a produção.
Por fim, insisto que há outras opções além da estatização.
Aliás, em paralelo sobre as diferenças entre os povos e as empresas, você, brasileiro, pode ser acionista da LM, da Boeing, da BAe, da Saab, mas não pode ser da Avibrás. Falta mentalidade capitalista à Avibrás e aos defensores da estatização.
Caro. Não faz sentido as forças armadas comprarem enormes quantidades de munição e deixar tudo estocado para perder validade.
O mais importante é garantir a capacidade de produção.
Se ela falir, como vamos comprar o que ela produz?
Não compra e resta sucatear as baterias de lançamento Astros.
Pode encomendar os foguetes para outra empresa, né? Não é nada de outro mundo.
Claro que pode.. mas a oura empresa vai ter que desenvolver do zero… eu não sei quanto a munição do Astros está protegida por patente…
Se ela falir ou mesmo ma RJ podem vender as patentes.
Ou a MacJee pode projetar os foguetes do “zero” (não é bem do zero, pois ela já fabrica foguetes menores).
Perfeito!! É exatamente isso!! Mas, a maioria esmagadora aqui vive num mundo desapegado da realidade, onde a Avibrás sendo estatizada vai ser salva…
OFF
GESPI vendeu 200 bombas MK82 para o Peru. A GESPI fez diversas vendas nos últimos meses para países aqui na América Latina, não foi noticiado em nenhum veículo nacional, o que é uma pena.
Todos estão achando esquisita essa iniciativa do Boulos, e é esquisita mesmo, porque a história tem explicação: segundo o canal Arte da Guerra, do Youtube, a iniciativa, e mesmo o esboço do projeto de lei, foram feitos pelo Albert Caballé e o Farinazzo.
O Boulos foi o meio que eles encontraram de fazer a coisa acontecer no legislativo, embora não se possa tirar do deputado o mérito por ter acolhido a ideia.
Pois é.
O que não falta é gente de direita e que grita pra Deus e o mundo que é “patriota”.
Mas foi um cara do PSOL que acolheu e mandou esse projeto em frente.
Será que o resto da bancada de direita nem quis ouvir o projeto, ou nem quis saber se a Avibrás ia ser venda pra gringo?
Fica ae a pergunta…
Patriota brasileiro bate continência para bandeira americana, declara seu amor pelo presidente de outro país, vai ao exterior pedir sanções econômicas e políticas contra o país, recebe joias escondidas de potências estrangeiras para enriquecer vendendo-as por debaixo dos panos, vai para frente de quartel pedir intervenção militar violando as leis do país, etc.
Enfim, o patriota brasileiro não presta.
Olá Edu.
Isso é uma coisa que precisa ser lembrada exaustivamente.
Muita gente tentou explicar o inexplicável
Segundo Art.3 do Decreto 6.806, de 2009 que regula o cerimonial militar do Brasil,
terão continências:
a bandeira nacional; o hino nacional, algumas autoridades (presidente, vice-presidente, ministro da defesa e outros); militares da ativa e da reserva; autoridades estrangeira; militares estrangeiros e membros das PM e corpo de bombeiros. Também estão incluídas as bandeiras da presidência e vice-presidência.
Em nenhum lugar menciona bandeiras estrangeiras.
segue a vida…
Sempre que os militares participam de cerimonial de outras nações amigas, presta-se continência aos seus símbolos.
Assim como presta-se continência aos superiores hierárquicos de outras nações.
Simples assim.
Que belo comentário, eu apenas somaria que esse patriota não perde oportunidade rifar o que é patrimônio do povo, inclusive os que dão lucro, como a Sabesp, a demonização midiática da coisa pública foi um projeto deles para enfiar a mão no nosso bolso, a Petrobras escapou por um triz desses “conservadores”!
Claro q presta, o que não presta é o “patriota”. Vc esqueceu das aspas ao descrever essa gente.
Os “patriotas” que vestem a camisa da seleção estão eternamente preocupados com os “inimigos internos”: “comunismo”, salvar a pele dos membros de sua família, criticar membros dos órgãos públicos que vão contra eles, brigar dia e noite contra a imprensa, atacar adversários, inventar fake news, fiscalizar a sexualidade alheia, etc.
Projetos úteis para o país? Claro que não. Nenhum.
Prioridades…
O projeto deles era vender tudo em maracutaias tenebrosas enquanto estava-se discutindo mamadeira de pipoca e comunismo, quando os verdadeiros(!!!) patriotas/nacionalistas fossem reagir para mitigar o dano ao erário seria tarde demais, ja estariam em Miami ou nas Arábias gozando com o nosso dinheiro!
Como exemplo, ninguém ate hoje consegui responder concretamente a mais simples das perguntas, pq tantas joias de presentes?
Avibras: Saiba como foram os bastidores da tramitação do Projeto que Estatizara a Avibras.
https://www.youtube.com/live/-9_n1rLJ27c?feature=shared
Eita. Tem maracutaia aí.
Parabéns ao deputado Boulos! A Avibras é um empresa estratégica para o Brasil, assim como a Embraer, e deve permanecer sob controle brasileiro.
Esse sim é um verdadeiro patriota, ao contrário desses patriotas de gogó da direita…
Quem levou a ideia para o Boulos foi o comandante Farinazzo e trabalhou junto com a parte nacionalista (os de verdade) do PDT então Boulos e equipe montaram o projeto. Basicamente este projeto nasceu na internet e foi trabalho de militância de muita gente e só o Boulos foi sensibilizado com isso.
— Mas uma coisa é certa, o Brasil perdeu a direita industrial agora tudo é AGRO ou mamadeira fálica… isso força a esquerda a pegar pautas que naturalmente não era dela.
Farinazzo???? O q fala bem um monte de trunquices?
Impressionante como alguns se atentam a coisas fálicas….
A verdade precisa ser dita. A esquerda brasileira é muito mais nacionalista do que a direita neoliberal brasileira. Tenho dito.
Não é não.
Só a parte q abraçou o nacionalismo.
A galera progressista é 0% nacionalista.
Olá Machado.
Esta questão do nacionalismo é bem complicada. Precismos lembrar que as piores ditaduras fascistas eram todas “nacionalistas”.
Por outro lado, você tem razão em criticar esta visão neoliberal, baseada principalmente na financeirização da economia e pela longa trajetória de desindustrialização da economia brasileira.
Bobbio faz uma boa discussão sobre a diferença entre a direita e esquerda (democráticas). Por exemplo, a esquerda defende sistemas públicos gratuitos universais de educação e saúde, enquanto a direita defende um sistema privado, por exemplo. Outro aspecto fundamental é que um parte da ideia que o sucesso (material) é resultado da iniciativa individual e do mérito, enquanto o outro lado considera que o ambiente social tem interfere na capacidade de ascensão social.
Um lado defende o esforço individual como meio de bem estar social (o esforço coletivo é o resultado da soma dos esforços individuais) e o outro defende que o bem estar social e o resultado do esforço coletivo (o esforço individual depende do esforço coletivo)
A discussão sobre pauta moral e de costumes é uma distorção discussão política essencial em uma democracia.
Sim , infelizmente não temos no Brasil uma direita patriótica e socialmente engajada como na França.
Olá Gabriel. Existe uma direita democrática e até mesmo socialmente engajada. O problema é a extrema direita de inspiração fascista que ganhou espaço no Brasil.
O que me intriga é como as pessoas de direita democrática permitiram isso. É um erro achar que o embate é entre a esquerda e a direita. O embate que definirá se o Brasil vai existir ou será complemente destruído é entre o campo democrático e o fascista..
acho que isso começa a ficar claro para as pessoas mais inteligentes.
O problema é que para a imprensa brasileira só existe esquerda e extrema direita.
Qualquer político que não seja de esquerda logo é taxado de extrema direita, ultraliberal, ultraconservador, fascista e etc.
E isso acaba repercutindo no povo. Se a pessoa não é ou não gosta da esquerda, e “todos os outros políticos são iguais”, ela aceitando até mesmo políticos de extrema direita como algo normal. E nisso políticos que seriam da “direita clássica” acabam sendo considerados de esquerda.
Assim como para a imprensa não há extrema esquerda e ultraprogressista. O cara pode ser comunista, dizer que Stálin matou pouco, que a ditadura do proletariado é mais democrática que a democracia burguesa, defender ampla estatização de empresas, legalização das drogas, aborto irrestrito, dentre outras coisas que é apenas de esquerda, democrático e progressista. Nunca é extremista, nunca é “ultra”. No inconsciente fica que a esquerda é sempre moderada e a direita sempre é radical e fascista.
Olá Rafael. As esquerdas (porque é um campo bastante diverso) também se queixa da imprensa. Então partindo deste ponto, a imprensa é muitas vezes a “Geni” que apanha de todo mundo… algumas vezes porque ela cumpre o seu papel… outras porque ela realmente está errada.
Quando a gente assiste um pouco da “GNews” ou “CNNbrasil”, tem gente lá que bate no Chico, no Francisco, no João e na Maria… no jornalismo econômico (Delfin Netto dizia que o jornalisamo econômico nem era jornalismo nem entendia de economia) é todo feito em torno de 10 ou 15 pessoas (O Alexandre Schwartsman é figurinha carimbada da GNews, do JN e da CBN…).
No caso das direitas (adotando o mesmo critério), o problema hoje é o barulho que a extrema direita tem feito para ocupar o espaço da mídia. A direita democrática ou fica calada ou fica perdida sem saber se combate ou adere à extrema-direita.
Há pouco, passei os olhos na lista de senadores. Exitem lá gente de todas as cores, desde o vermelho, passando pelo rosa, verde e chegando ao azul e ultra violenta (sic)
Contudo, a gente pode listar cinco ou seis pataguás de extrema-direita que ocupam o espaço da mídia. Tem gente inteligente e democrática na direita, mas que parece permanece calada. Ao invés de combater a ultra direita anti democrática, fica com medo de ser atacada nas redes sociais.
Uma senadora de direita que tem uma clara posição democrática é a Soraya, do MS. Discordo de muita coisa que ela defende, mas ela é clara em sua posição pró-democracia e contrária á extrema direita. Além dela, existem milhares de políticos de direita pró-democracia, infelizmente a maior parte fica calada.
Nestes casos, a direita e a esquerda democráticas devem estar no mesmo lado, combatendo a extrema direita. Hoje, a ameaça no Brasil é a extrema direita.
Nāo existe “esquerda democrática”. A própria essência do que ela defende é a antítese da ideia de democracia.
E o que alguns chamam de “direita democrática” seria os tucanos e afins, que nāo sāo de direita nem aqui e nem na China.
O próprio fato de você se referir a essa senadora como sendo de “direita” já mostra que sua noçāo do espectro político é equivocada.
No Brasil, nāo existia direita relevante antes do governo anterior. O teatro das tesouras era só entre esquerda vs esquerda simpática ao mercado, do qual fazia parte a tucanada, a “direita” permitida.
Então.. a partir do momento que vocẽ nega a existência de uma esquerda democrática, vocẽ restringe o pŕoprio conceito de democracia.
Ora, se apenas uma parte do espectro político pode participar do jogo político, então há um regime de exceção, pois define que “todos são iguais perante a lei (quanto á disputa política) com exceção daqueles que sejam de esquerda”.
A exceção na participação política é a antítese da democracia.
Vocẽ acha que o PSDB é uma esquerda democrática. Outros dizem que é uma direita democrática, até porque o governador do RS (Eduardo Leite) tem posições bem mais á direita que teve o ex-governador (do RS) Tarso Genro.
O compromisso democrático de qualquer pessoa de esquerda ou direita seria com 1) o Estado de DIreito, 2) Soberania Popular, 3) Direitos humanos e 4) Meio Ambiente.
Acredito que nem preciso explicar o que significa cada um destes quatro pilares, mas é bastante óbvio que uma pessoa (seja qual for sua matriz ideológica) que defende a ruptura institucional, que nega o resultado de eleições livres, que defende a violação dos direitos humanos (por exemplo a tortura) e a violação do meio ambiente (isso é auto explicativo) está fora do campo democrático.
A violação de qualquer um destes quatro princípios caracteriza um comportamento anti democrático que precisa ser combatido por todos os que acreditam na democracia.
Obviamente, qualquer um que tenha um pensamento anti democrático jamais vai defender a democracia.
Não tem nenhum senador “infra-vermelho”?
Eu não lembro da imprensa tratar algum senador ou deputado federal como de extrema-esquerda? Você considera algum?
Agora de extrema-direita vários são tratados como tal.
E não me refiro apenas aos políticos brasileiros. Milei é ultradireitista mas a Cristina K. não é ultraesquerdista para a imprensa.
Como não escrevo nada sobre ultra violeta também não faz sentido falar em infravermelho….
Presta atenção… Escrevi “Ultra violentos” os quais estão fora de qualquer definição democratico…
Realmente não tinha percebido o trocadilho.
Interpretei como uma ironia do que estaria no extremo oposto de vermelho.
Estou pensando em quem seria ultraviolento no Senado e não achei ninguém.
Saudade de quando o PSDB era a direita, Alckmin, FHC, Serra (Aécio não!), o debate ao menos era civilizado, nao me surpreendeu em nada o Alckmin ser vice do Lula, a questão era de sobrevivência do pensamento!
Tão nacionalista que deixaram a Bolívia tomar uma refinaria nossa.
Duas refinarias.
EDITADO
EDITADO
Os comentários aqui deixam bem claro o que são esses “patriotas” de verdade. Uns ressentidos e conspiracionistas.
Esse povo odeia o Brasil e os brasileiros. Pergunte para qualquer patriota desses 5 coisas que eles gostam na cultura brasileira e veja a farsa de seu suposto patriotismo sendo revelada.
Como conservador eu sinto repulsa e ânsia de ver essa gente se chamando de conservadora, eles só odeiam a esquerda pq são tudo uns autoritários que queriam que esse país voltasse a ser uma terra de coronéis, igual a terra da familicia no Rio.
Extremamente, plenamente, ululantemente, fantasticamente lúcido!
Como eu disse acima, Enéas deve estar se virando no túmulo vendo essa trupe de picaretas sendo chamada de direita, conservador e/ou patriota, arrisco a dizer que hoje ele odiaria muito mais essa corja entreguista do que a esquerda em sí!
Proposta corretíssima. Obviamente os “patriotas” do site só vão olhar para o autor, independente se suas demais posições políticas são boas ou não, e virar a cara com nojinho.
Ainda bem que quem tem mais de dois neurônios na cabeça já percebeu qual é a dessa turma.
E atenção, tudo, absolutamente tudo que foi parido por essa turma é irremediavelmente corrompido, vide a privatização da Sabesp!
Ninguem do lado dos patriotas pensou nisso. Sou plenamente a favor. Nenhum país sério vende empresas estratégicas. País que não produz seu material de guerra não pode se defender.
Ainda bem que surgiu alguém para tentar salvar a AVIBRÁS, independente do patrulhamento ideológico o que interessa é a empresa, foi uma boa idéia, a empresa é uma sobrevivente dos tempos da ENGESA, BERNARDINI e outras tantas não vou conseguir citar tantas outras que se foram infelizmente. Entregar para uma empresa meia boca Australiana é piada ou mesmo para a Norinco Chinesa. É uma empresa estratégica para o Brasil. Tomara que os congressistas independente de cor partidária aprovem com urgência nacionalização AVIBRÁS.
Olá Larri.
Neste momentos vale a pena lembrar dos poucos que se colocaram contra a venda da Embraer para a Boeing…
Curiosamente, o foco de muitos comentários é o Dep. Boulos… isso ficou mais importante que a própria discussão sobre a Avibrás
Sabe o que é curioso?
As mesmas pessoas que não viam problema em vender a Embraer e que não viam problema em vender 100% da Avibrás pros australianos, deram xilique quando descobriram que a China estava interessada em metade da Avibrás…
🤔🤔🤔🤔
Olá Wilber… como fiz questão de esquecer quem defendia a venda da Embraer, não saberia fazer esta correlação… mas acredito no que você escreveu.
Sim.
A discussão se perdeu. Ao invés de debater o problema da Avibrás e uma das possíveis soluções, se tornou praticamente uma discussão sobre Boulos…
Bom para ele.
Exclua-me dessa conta.
Por mim o dono pode vender para qualquer um.
No fundo eles são apenas racistas…
Onde tu consegue ver alguma relação entre o que se está discutindo nesse tópico e o racismo???
Provavelmente, com muito esforço, ele concluiu que a bolha apontada pelo Willber é racista em relação aos chineses.
Não existe esquerda e direita. Existem aqueles dispostos a lutar pela soberania nacional, independentemente de partido ou ideologia. E existem aqueles que vão boicotar iniciativas dessa natureza, normalmente pra ganhar com isso. Só há dois lados, o resto é perfumaria que não serve pra nada. O que está levando o país pro buraco é essa balela de esquerda e direita.
Tem brasileiro que critica iniciativa nacionalista só porque não veio do espectro político que ele defende, ou então não veio do seu político de estimação.
Exatamente. Não existe esquerda e direita em países em desenvolvimento (antigamente conhecido como terceiro mundo). Mas o pessoal não tem maturidade pra essa conversa… 😉
.
General Geisel recebendo com pompa e circunstância, o presidente comunista romeno: Chauchescu
https://www.youtube.com/watch?v=eienzw7GF6Y
Geisel também apoiou as forças de esquerda na independência de Angola.. política externa é muito mais complexa que ideologia…
Estatizar pra quê?
Se a União não consegue pagar as compras que faz para as forças armadas.
“Os funcionários estão há mais de dois anos sem trabalhar e sem receber salários.” Meu Deus do céu!!!
Realmente, no Brasil só compensa ser politico ou traficante. Vendam essa geringonça já para a Austrália. Um pais assim não merece uma Avibras.
Abs
João… isso acontece no Brasil e em qualquer sistema capitalista.
Aliás, na crise de 2008, o governo dos EUA praticamente estatizou a GM para evitar a sua falência, privatizando-a depois.
No setor bancário, ouve uma estatização escondida, com o governo dos EUA injetando centenas de bilhões no sistema para evitar uma crise sistemática.
Em minha opinião, seria melhor a avibras se tornar uma empresa de economia mista, com 49% sendo comprada pelo G.F, integrada e administrada pela Imbel.
E tornar a Imbel uma espécie de Edge Group.
Olá G. È um dos modelos possíveis.
Eu defendo que a empresa seja estatizada, saneada e novamente privatizada, contudo ao invés de um leilão convencional, que ela seja controlada por uma empresa brasileira consolidada ou algo assim
A Embraer Defesa seria um exemplo
É outro ponto de vista e bastante interessante, Gabriel.
Mais uma estatal para dar prejuízo… brilhante ideia da esquerda…
Esta ideia de lucro nos setores de empresas estatais como Correios e ferroviárias (especialmente de alta velocidade) é totalmente diferente do setor privado. Estas empresas têm como principal objetivo a integração nacional, a coesão territorial, etc.
Isso não é novidade, eu não tenho espectro político, mas o PT ajudou mais as forças armadas que o Bolsonaro, isso é fato.
Dilma principalmente, assinou o contrato dos Gripen, do KC-390, deu verba pro SubNuc, IA2, Astros. Enquanto Bolsonaro só cortou verba e não trouxe nada de novo a não ser o Guarani Bombado
D1lm@ só fez pq chegou no limite.
Atrapalharam muito o que deveria ter ocorrido muitos e muitos anos antes.
Isso é uma inverdade. Na prática o objetivo dessas estatais é apenas manter um Estado inchado e centralizado.
Quanto ao lucro, se ele não existir, é o erário que precisará cobrir o prejuízo, ou seja, o dinheiro de todos, não existe almoço grátis.
Esse papo de “estatal não precisa dar lucro” apenas contribui para que essas empresas continuem servindo de cabide de emprego para políticos e burocratas.
Olá Fewoz. Se uma empresa destas se pagar, já está ótimo. A Embrapa, por exemplo, foi constituída para desenvolver tecnologia para o desenvolvimento do setor agropecuário. Ela não dá lucro, mas as empresas apoiadas pela tecnologia desenvolvida por ela dão lucro, geram impostos e são grandes exportadoras…
Seria fácil conseguir que uma empresa de distribuição de água por exemplo, que tem o monópólio, consiga dar lucro. É só aumentar a tarifa e terceirizar o serviço de manutenção, mais ou menos com a Vivo faz.
Os Correios é um caso interessante. Hoje, o fluxo de correspondência é baixo, contudo cresceu muito o serviço de transporte logístico. Os Correios possuem a mais ampla rede de distribuição logística do Brasil, por isso se tornou cobiçado.
Eu não vejo cobiça quanto aos Correios.
Houve cobiça pelo serviço de entrega de correspondências, que é um monopólio dos Correios.
Mas hoje, não vejo cobiça nem por isso. Correspondência virou algo tão antiquado, parecido com ter interesse em operar orelhões de telefonia. A dupla smartphone e WhatsApp praticamente sepultou ambos.
Empresas logísticas disputam a entrega de mercadorias. Isso sim é muito lucrativo e salvou os Correios. Uma disputa bastante saudável, a meu ver.
Câmara vai analisar compra da Avibras pelo Governo Federal
Já explodiu aqui em São José do Campos na rede Vanguarda da Globo
A PL para estatizar já ganhou, já está sendo discutido por “todos” patriotas rsrs
https://globoplay.globo.com/v/12769722/
Outros defendem que o GF estatize, saneie (leia como injetar uma quantidade enorme de dinheiro) e depois privatize novamente (provavelmente por um valor bem abaixo do que gastou pasa sanear). Ideia ‘brilhante” daqueles que defendem o Estado como o pai que tem dinheiro infinito.
O que todos os ditos “patriotas”, “nacionalistas” e “brasileiros devotos” que defendem essa estatização não falam, seja de propósito ou por pensamento raso, é que o Estado precisa investir, sim, em empresas de Defesa, mas não as controlando e sim, encomendando seus produtos, formando suas pesquisas com pedidos de equipamentos e fazendo acrosa girar.
Vão estatizar, muito bonito! E daí…e depois? O EB vai fazer pedidos? O GF vai oferecer linhas de crédito para vendas externas via BNDES? A diplomacia brasileira vai incentivar e apoiar vendas externas?
Empresa estatal tem função social (gerar empregos) e função geopolítica (projetar poder e incrementar softpower). E não para dar lucro… Lucro, aliás, que nem o setor privado dá… A única coisa que dá lucro no Brasil é igreja protestante e consultório médico (setor terciário). O setor industrial (privado) já não tem margem de lucro satisfatória há anos, pelos custos com energia elétrica.
Mas você não tem o mínimo de entendimento do assunto.
Estudar faz bem…
https://www.forte.jor.br/2023/06/20/analise-da-base-industrial-de-defesa-da-turquia-e-da-coreia-do-sul/
Mais uma função social do Estado? Criar estatais para gerar emprego? Já não chegam todos os programas sociais bolsa isso, auxílio aquilo, saúde gratuita, educacao gratuita e todos os outros meios que os governos municipais, estaduais e federal tem? E tu quer que criem estatais para gerar emprego??? Ora, por favor….
Ola Romão. Pela CF88, toda a ordem econômica do país deve, entre outras coisas, seguir o princípio da função social. É um termo amplo,
Durante a grande depressão da década de 30, o governo dos EUA promoveram várias iniciativas para gerar emprego. Durante as grandes secas no NE, era comum os governos militares criarem as “frentes de trabalho” para gerar emprego naquela situação de emergência.
Toda empresa, felizmente, pública ou privada, irá gerar empregos. Por isso eu sempre defende que material militar seja nacional ou nacionalizado. Um exemplo simples é a própria farda. É inadmissível importar fardas da China, por exemplo. Compras públicas são uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico.
Geralmente, uma empresa estatal existe para cobrir uma lacuna que o setor privado não tem interesse ou é incapaz de preencher. A CSN é um exemplo, Os Correios também. A Embrapa é outro exemplo.
A Embrapa serve para desenvolver tecnologia agropecuária. Ela não dá lucro, mas o setor que usa a tecnologia dela sim.
Os Correios foram importantes no país em um período pré internet. Hoje, a maior parte da comunicação é eletrônica. Por outro lado, abriu-se um novo campo de atuação de logística de mercadorias.
A Nuclep tem um papel estratégico. Queriam privatiza-la. Teria sido o seu fim. Curiosamente, a Nuclep é vinculada ao Ministério da Minas e Energia mas se tornou um braço da MB por causa do ProSub,
Mas e se a estatal der substancial lucro, tem que vender?
Eu aprovo na seguinte condição:
Assume, sanea e capitaliza a empresa.
Impõe uma gestão tecnica especializada na área.
Faz encomenda de mais 100 baterias completas do sistema ASTRO2020, coloca pra frente o projeto do missil tatico/estrategico, licencia a fabricação nacional dos obuseiros autopropulsados israelenses, licencia a fabricação dos sistemas antiaéreos sul coreanos e dos tanques. Tudo isso na AVIBRAS. Assim que tudo tiver rodando redondo e as entregas começarem com a empresa sendo lucrativa faz um IPO e abre o capital em 99% como foi feito com a Embraer. O governo mantém uma Golden Share. Usa o dinheiro do IPO em outras áreas.
“Impõe uma gestão tecnica especializada na área.”
Gestão técnica é cascata! Da última vez que falaram em “gestão técnica” colocaram o Paulo Guedes (o “G” do BTG Pactual é G de “Guedes”) como superministro para economia e o Pazuello no ministério da Saúde. Deu no que deu… Inclusive, nos EUA, a diretora da CIA é ex-executiva da PEPSI. Indicação técnica não existe em lugar nenhum.
.
“Faz encomenda de mais 100 baterias completas do sistema ASTRO2020”.
Nem o EB quer isso. A folha de pagamento é monstruosa e o generalato considera sistemas de artilharia de saturação caros, mísseis de cruzeiro nem se fala…
.
“coloca pra frente o projeto do missil tatico/estrategico”
Certo… Mas tático e estratégico são conceitos diferentes, por definição. Não vou me aprofundar pra não desviar do assunto. A questão é: míssil de cruzeiro tipo Kalibr ou míssil balístico tipo Iskander ???
O que precisamos é trazer uma comissão turca para cá e fazer uma parceria (sem licitação, na marra! Na caneta!) para produção de drones, componentes de drones e armamento para drones. Precisamos entrar no século XXI.
A Turquia é extremamente hábil na geopolítica, tem suas próprias parcerias com “os dois lados”. Parceiro melhor para o Brasil, não tem.
Bom mesmo é Taxadd….
“Assim que tudo tiver rodando redondo e as entregas começarem com a empresa sendo lucrativa faz um IPO e abre o capital em 99% como foi feito com a Embraer”
.
Pois é… O Estado vai intervir, gastar dinheiro do erário, esperar a empresa se pagar e ficar lucrativa… Para depois vender pro setor privado ??? Eu juro por Deus que não entendo a mentalidade colonial de vocês. Juro por Deus!
Olá Romão, nestes termos o que justificou a venda da Sabesp, da Telebras, da Eletrobras e da venda das rede de distribuição da Petrobras e de algumas de suas refinarias? Tudo lucrativo e construído com recursos públicos?
Pois é mestre. O negócio é privatizar e tirar empresa “estatal” do páreo da concorrência. E depois o povo que se lasque pagando “mais caro”:
“Refinarias privadas ameaçam recorrer à Justiça contra preços da Petrobras”
https://www.infomoney.com.br/mercados/refinarias-privadas-ameacam-recorrer-a-justica-contra-precos-da-petrobras/amp/
No norte privatizaram uma refinaria e adivinhe o que aconteceu mesmo com toda a suposta eficiência do setor privado?
“ Privatizada por Bolsonaro, refinaria do Amazonas vende gasolina mais cara do país”
https://www.brasildefato.com.br/2023/02/23/privatizada-por-bolsonaro-refinaria-do-amazonas-vende-gasolina-mais-cara-do-pais#:~:text=Reman%2520foi%2520vendida%2520no%2520final,tamb%C3%A9m%2520privatizada%252C%2520em%2520pre%C3%A7os%2520altos&text=Privatizada%2520no%2520final%2520do%2520governo,gasolina%2520mais%2520cara%2520do%2520pa%C3%ADs.
E se a gente nao tomar cuidado a próxima etapa destes gafanhotos é a petrobras toda, Tarcísio ja mostrou que dar lucro não importa, oque importa é privatizar! $$$$$$$
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Eu já imaginava Brasil e China produzindo tens de defesa desde CCs até obus para o mercado da América latina.
Agora acho que as chances da Avibras competir com a Tramontina vai ser alto.
“se” os parlamentares ou governo federal não fazem nada, Zé povinho reclama, e se fazem reclamam também…
Onde está aquela enorme bancada de 99 parlamentares patriotas do PL onde nenhum apresentou proposta semelhante?!
Certamente estão ocupados fazendo vídeos no tiktok para lacrar e fazendo memes com Haddad.
Teve que sair um parlamentar “malvado e comunista” para tomar uma atitude.
Mas acredito que para alguns aqui, é preferível que a Avibrás caia em mãos australianas( 60% ) ou chinesas( 49% ) para que “sobreviva”.
Infelizmente esses nossos gestores pecam pela obtusidade ou conivência.
Certamente aparecerão aqueles que são contra intervenção do governo, devido ao fato da empresa ser privada, portanto não seria da conta do governo e o fato de uma empresa militar estratégica cair em mãos estrangeira não é algo preocupante.
Em 2008, durante a crise financeira, o governo americano estatizou a GM, adquirindo
O governo norte-americano gastou 50 bilhões de dólares para resgatar a GM,o investimento do governo foi convertido em uma fatia de 61 por cento na montadora de Detroit, além de ações preferenciais e um empréstimo.
O Tesouro reduziu gradualmente sua fatia na GM através de uma série de vendas de ações começando em novembro de 2010, com as ações restantes sendo vendidas no dia 9 de dezembro de 2013.
O resgate norte-americano da GM e da Chrysler, que recebeu cerca de 12,5 bilhões de dólares, salvou 1,5 milhão de empregos nos Estados Unidos.
O governo dos Estados Unidos salvou a General Motors e a Chrysler da falência em 2008 e 2009, gastando para isso cerca der US$ 130 bilhões do erário para evitar que mais de US$ 350 bilhões fossem perdidos com a quebra das duas gigantes, sem contabilizar o custo social que milhares de desempregos poderia gerar.
Segundo o Ann Arbor Center, cada dólar gasto do dinheiro público gerou, quase US$ 8 de economia, pois os UIS$ 130 bilhões gastos no resgate de GM e Chrysler, evitaram a perda de US$ 350 bilhões. Segundo este raciocínio, este centro de análise econômica explicou que “nos próximos anos, esta intervenção estatal em empresas privadas pelo Governo norte americano será visto como uma das mais bem sucedidas intervenções na história da economia mundial”.
Cinco anos depois o governo se desfez das ações da montadora que recomprou as ações que estava em mãos do executivo americano.
Será que é tão difícil criar uma solução?!
Nicole ta la preocupada com a peruca loura, é isso que é a nova direite, um bando de palhaços no pior sentido!
Com todo respeito mas, estratégico em qual sentido? Da tecnologia de ponta ( que sejamos muito francos, não tem nada de ponta). Ou estratégico em relação aos coitados dos trabalhadores que não recebem…
Um passo por vez. Só acredito quando a compra for efetivada. R$ 2 bilhões é um preço justo.
Levando em consideração as atuais forças, onde não se há o básico de meios modernos em quantidade mínima, como caças, tanques, mísseis, sistemas antiaéreo etc, com um orçamento de 120 bilhões de reais, num país onde pra ser dos 10% mais ricos basta ganha 3mil reais…. Sinceramente, melhor deixar essa empresa quebrar, do que ficar injetando dinheiro infinito nela…. Melhor ter 50 mil militares operacionais, equipados e preparados, que 360 mil que não tem nem capacidade de 1h de combate moderno…. Sem artilharia, sem projeção de poder aéreo, sem defesa antiaérea, sem meios navais, sem blindados…. 120 bilhões e no fim vamos ganhar no grito?
Ta beeeem varado….
E comprando armas e munições do Tio Sam ? É isso que está em discussão.
Vamos pedir ao Boulos para legislar sobre o PROSUB, é projeto de estado, precisamos de um projeto lei sobre o submarino nuclear, não pode faltar verba…
Se fosse um bolsonarista o forum aplaudiria. Como é o Boulos, tome fumo.
Não levem a serio 90% dos comentários aqui, é a mesma turma que achava excelente negocio vender a Embraer pra Boeing mas ficou furiosa com a possibilidade de venda pra China.
Não tem nada a ver com avaliação técnica mas ideologia barata fuleira.
Estatizar é o que existe de pior escolha sempre, mas na atual situação que se conhece e que envolve segurança nacional e perda de expertise é bola dentro do Boulos.
Duvido que o governo americano deixasse a Boeing, Lockheed-martin ou Raytheon quebrar…
ninguém que tenha um pouco de inteligência, visão estratégica e bom senso, deixa uma empresa falir.
em 1971 o governo britânico, apesar de contrário a políticas industriais, decidiu estatizar a Rolls-Royce.
Mais 425 milhões de libras em apoio governamental e contratos preferenciais foram concedidos à empresa entre 1971 e 1979.
Margareth Thatcher assumiu o governo britânico em 1979.
Apesar da sua postura extremamente contrária à atuação do governo na economia, a primeira-ministra não privatizou a Rolls-Royce imediatamente.
Na verdade, durante o seu mandato a empresa receberia mais 437 milhões de libras em subsídios.
A Rolls-Royce somente seria privatizada em 1987 (17 anos após ser estatizada), quando os motores RB211 haviam atingido alto padrão técnico (22 anos após o início do projeto) e a empresa começou a apresentar lucratividade.
Ainda assim, o governo britânico manteve uma “golden share”, que lhe permitia vetar a tomada do controle da empresa por investidores nacionais ou estrangeiros. A “golden share” acabaria sendo fundamental para o sucesso posterior da Rolls-Royce.
Ela insulou a empresa da pressão do mercado de ações por retornos de curto prazo e permitiu a ela focar no longo prazo. De forma não surpreendente, enquanto o desempenho da empresa no mercado de ações não ia bem, com rendimento médio negativo entre 1988 e 2002, o desempenho econômico era muito melhor, tendo aumentado a sua participação de mercado de 8% para 30% no mesmo período, além de ter gerado milhares de novos empregos qualificados.
A família de motores RB211 segue sendo o carro-chefe da empresa. Atualmente, a Rolls-Royce é uma das poucas joias industriais remanescentes da Coroa britânica, que tem visto o país sofrer com um dos mais rápidos processos de desindustrialização já testemunhados. Porém, no caso da Rolls-Royce, nem mesmo o governo ultraliberal de Margareth Thatcher teve coragem de deixá-la sucumbir às forças de mercado.
Leram?!
Se for feito um bom projeto, sólido e transparente, sem ser feito nas coxas, poderá sair um PL de qualidade.
Talvez no caso, uma estatização temporária,que no futuro possa até ser revertido.
Virou futebol. Infelizmente.
Cara o Wilber falou tudo que eu falaria. Por que outros Deputados não agiram? ou se agiram, foi abafado pela imprensa engajada? O Brasil definitivamente (de novo) não é para amadores…to só esperando meu precatório sair (daqui a 30 anos), pra ir pro Afeganistão. Quero um lugar que me dê paz…
Boa, Boulos!
Como era previsível, a discussão se verte ao autor do projeto.
Acho o mundo todo, todinho, quer e deseja e inveja países mantém indústria de defesa nacional, por óbvio.
Veja o caso da guerra russo-ucraniana: uma guerra de desgaste que requer insumos para tanto e os contendores tendo que dispor de margem para a intensificação da produção.
A Rússia, dizem analistas sérios, pode vencê-la (se já não a venceu), por dispor de estoques e uma indústria própria na qual o estado tem algum poder de influência no ritmo de produção (Irá e RPC afora).
Att.
Não vejo com bons olhos a compra pelo governo brasileiro. Muito pelo contrario, seria a pá de cal que falta para enterrar na Avibras. O problema é a falta de compras nacionais que sustentem uma cadeia produtiva, e um apoio e incentivos fiscais para facilitar a exportação.
Outro ponto, seria o investimento em outros produtos que garantam a uma linha de produção continua (na indústria chamamos de o pão francês). Mercado existe, podendo ser desde munições a equipamentos de segurança para atender o mercado publico e privado nacional e internacional, algo com menos tecnologia agregada, mas com giro alto de comércio.
O governo assumir, a empresa estagnará comercial e tecnologicamente, além de se tornar apenas mais um cabide de empregos e desvio de verbas.
Um caminho viável para a empresa, seria, com a ajuda do governo federal, uma abertura de seu capital em bolsa de valores, sendo que o governo deteria uns 20% das ações (e sem esse negocio de Golden Share). Os outros 55% para capitais abertos exclusivamente nacionais (mercado aberto) e o restante, esse sim, poderia ser para capital externo, não excedendo 25% das ações.
O mesmo principio, poderia ser aplicado a CEITEC, e a qualquer outra instituição do governo voltada para defesa e tecnologia.
Parabéns ao deputado Boulos! A defesa nacional agradece. Agira tem q ter um projeto pra Civis de careira no MDf pois o militares sempre estão em movimento de postos e geográfico dentro das forças. Os projetos precisão de continuidade. A indústria nacional precisa de investimentos e financiamentos. O país precisa de um projeto de defesa ao qual vai nortearnos produtos da indústria de defesa do Brasil.