Lin Jian China

Lin Jian

A China advertiu os EUA e seus aliados para não provocarem confrontos após a OTAN ter identificado explicitamente Pequim como uma ameaça aos seus interesses. A Organização do Tratado do Atlântico Norte descreveu a China como facilitadora da guerra da Rússia na Ucrânia e expressou preocupação com a expansão do arsenal nuclear chinês.

A OTAN também acusou Pequim de agir de forma irresponsável no ciberespaço e no espaço sideral, conforme comunicado contundente emitido na cúpula anual em Washington. Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, classificou a declaração da OTAN como “cheia de preconceitos, difamações e provocações”.

Lin afirmou que a OTAN está ameaçando os interesses da China ao expandir sua influência para a Ásia e alertou a aliança para evitar “bagunçar a Ásia da mesma forma que bagunçou a Europa”. Essa resposta reflete as tensões geopolíticas crescentes enquanto a guerra na Ucrânia continua e enquanto Pequim e Moscou promovem uma alternativa à ordem global liderada pelos EUA.

Tradicionalmente, a OTAN evitava criticar a China, que possui um dos exércitos mais poderosos do mundo. A China só foi mencionada no principal documento orientador da aliança, conhecido como Conceito Estratégico, em 2022, quando Pequim foi identificada como um desafio aos interesses da OTAN.

Desde então, a postura da China em relação à Ucrânia, seu aumento militar e seu suposto envolvimento em ciberataques e campanhas de desinformação dentro das fronteiras da OTAN têm aumentado a preocupação no Ocidente. A OTAN pediu que a China cesse todo apoio ao esforço de guerra da Rússia, incluindo o fornecimento de bens de uso dual, que têm tanto uso civil quanto militar.

A missão da China junto à União Europeia criticou a descrição da OTAN de que a China é um “facilitador decisivo” da guerra na Ucrânia. A missão afirmou que a China nunca forneceu armas letais a nenhuma das partes do conflito e tem exercido rigoroso controle de exportação sobre bens de uso dual, incluindo drones civis.

No início da semana, Pequim disse que continuaria a promover negociações de paz e a desempenhar um papel construtivo na busca por uma solução política para a guerra. A advertência da OTAN se tornou viral nas plataformas de mídia social fortemente controladas da China, atraindo uma enxurrada de comentários nacionalistas e tornando-se o tópico mais discutido no Weibo. Alguns usuários disseram que a declaração indicava que a China era o próximo alvo da OTAN.

FONTE: The Wall Street Journal

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

56 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
5 meses atrás

Do jeito que andam as coisas, para nossos bisnetos só sobrarão América do Sul e África e uns doidos ao estilo Mad Max, a boa e velha diplomacia está ficando fora de moda.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
5 meses atrás

Vc confia tanto assim na perseverança do brasil? kkkk Com esse monte de governo incompetentes em seguida eu acho que nós que estamos mais proximos de Mad max, isso sim.

Carlos
Carlos
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
5 meses atrás

Como assim? Esses são os continentes onde não existem infraestruturas para sobreviver a um inverno nuclear e onde o estilo Mad Max mais se vê em evidência já hoje.

Emmanuel
Emmanuel
5 meses atrás

Vai lá OTAN e faz com a China o que vocês estão fazendo com a Rússia.
Não vai dar nada.
Confia.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Acho que sim, Russos e Chineses são invencíveis em paradas militares. Vemos todo os dias nos últimos três anos como o “Hiper Exército Russo” desfila sua vergonha e incompetência para o mundo contra a pobre Ucrânia.

Fernando
Fernando
Responder para  Bigliazzi
5 meses atrás

É… Incompetencia abocanhando 20% da Ucrania kkkkkkkkkkkkkk

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Fernando
4 meses atrás

E matando “ex militares” cognominados “legião estrangeira” de pelo menos uns dez países membros da OTAN

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Fernando
4 meses atrás

Daqui a pouco a Ucrania será do tamanho de Luxemburgo e a Europa com meia dúzia de tanques que sobreviveram, mas mesmo assim ficarão por ai declarando que os russos perderam a guerra por incompetentes….

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Falavam isso da Russia e ainda não deu em nada kkkkkkkk Urso só com Ucrânia, Chechenia, Georgia

Rosi
Rosi
Responder para  Orivaldo
5 meses atrás

E a OTAN 32 países são bravos com Líbia Sirya. Iraque…. Nunca Enfrentaram um país do mesmo nível, um país independente militarmente, economicamente…. Estão é tentando traduzir a capacidade logística da Rússia para uma guerra futura, só não contaram com a disposição dos Russos de defender seus ideias.sua pátria… Por isto torço pela Rússia

Carlos
Carlos
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Já alguém disse isto que vou dizer. A China não vai dar um tiro no pé ao entrar em guerra com os seus melhores clientes, já viram o que os clientes são capazes porque é com o Ocidente que a China ganha dinheiro e se não houver dinheiro na China, haverá uma guerra civil. A China já viu um país ficar dependente de outro porque deixou fugir 900 milhões de euros por dia, mas falar e protestar não custa, faz parte do enredo.

José 001
José 001
5 meses atrás

OTAN não consegue parar a Rússia e tá procurado confusão do outro lado do mundo com a China?

Quero ver continuar com essa bravata quando a conta chegar pro povo sem dinheiro e as mordomias que estão acostumados forem suspensas.

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  José 001
5 meses atrás

Não será, a Rússia ( hiper poderoso) é uma vergonha e incompetência ímpar na Ucrânia. Se os exércitos da Polônia, França. Itália, USA, Canadá, Inglaterra, Turquia, Grecia, Bélgica, Holanda, Finlândia, Dinamarca, Suécia e Noruega lutassem efetivamente na Ucrânia isso tudo já teria acabado. A superioridade aérea da OTAN e dos Países da Asia e Pacífico alinhados com o Ocidente, como Japão. Coreia, Austrália e Índia já colocam qualquer tipo de conflito pendendo para o lado do Ocidente. Sorte dos Russos que a Ucrânia não possui superioridade aérea, se tivessem e muito provável que até o Kremlin tivesse que ser reconstruído… Esses Russos são uma piada… Ninguém vê isso??? O blog precisava fazer uma simulação disso.

Carlos
Carlos
Responder para  Bigliazzi
5 meses atrás

Precisa de tudo isso contra um?

Por favor não fique furibundo. Nao torço pra Rússia.

Yuri
Yuri
Responder para  Carlos
5 meses atrás

Lógico que precisa, são países pequenos contra um gigante.

Carlos
Carlos
Responder para  Yuri
5 meses atrás

O que conta é o território e não as características militares?

Yuri
Yuri
Responder para  Carlos
5 meses atrás

O território é bem importante.

Flávio
Flávio
Responder para  Bigliazzi
5 meses atrás

É cada chapéu de alumínio analista!

Fernando
Fernando
Responder para  Bigliazzi
5 meses atrás

Incompetente abocanhando mais de 20% da Ucrania? Quer dizer que competente é a OTAN? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  José 001
5 meses atrás

Do jeito que você fala parece que está toda a Otan Lutando contra a Rússia com todos os meis disponiveis. Acorda amigo, a Russia não da Conta dos Ucranianos

Flávio
Flávio
Responder para  Orivaldo
5 meses atrás

Os Ucranianos já perderam 20% do território. Os últimos estão fugindo p não morrerem. A Rússia luta contra toda a incompetente Otan. Mas isso não significa nada para gente cega e desprovida de conhecimento além da mídia Atlântista!

NBS
NBS
5 meses atrás

A OTAN encontra-se em uma encruzilhada marcada pelo seu avanço até as portas da Rússia. Incentivada pelos EUA, ela apostou suas fichas nesse cerco e usou a Ucrânia para vender a ideia de participar primeiro da aliança e, depois, possivelmente, da União Europeia. A realidade bateu à sua porta quando esse apoio material de 32 países não foi suficiente para conter e derrubar o governo da Rússia. Não contente, iniciou o maior uso de sanções econômicas já visto no pós-guerra. Na reunião de aniversário, resolveu apontar para a China. A China sabe que o prêmio é ela. A China é o motor fabril do mundo, e imagino que ela esteja reforçando seus estoques de armas.  

NBS
NBS
Responder para  NBS
5 meses atrás

As declarações do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China dão a tônica do disparate no qual o Ocidente, através da OTAN, tenta impor a qualquer das nações quando tem seus interesses obstaculizados. Nesse caso, as frustrações pelo insucesso de seu objetivo maior de cercar e derrubar Putin, indiretamente. No radar chinês, se descortina o objetivo até aqui não declarado: conter a China. Ir para as fronteiras da China pode não ser a mesma coisa. Entretanto, isso dá a dimensão do problema que a Rússia vive e que desencadeou a invasão da Ucrânia. Imagino que os formuladores da Rússia, diante da renitência do Ocidente, possam rever a ocupação somente das áreas já dominadas. É possível que o plano mude.

Rosi
Rosi
Responder para  NBS
5 meses atrás

Se tivessem dado tudo que era necessário no início em 2014 para a Ucrânia, acredito que seria difícil a Rússia ter tomado os 25% do território deles , agora vão contar com a guerra de desgastes que não está dando muito certo, sem estrutura industrial, sem equipamentos adequados , sem militares para operar tudo que receberem… Sem infraestrutura…. Ou a OTAN monte um exército de mercenários e mande para a guerra ou Ucrânia se rende aos termos da Rússia, e a terceira opção, lutar até o último homem… Sem futuro… A Rússia não vai se sobrar, se na guerra com Coreia e Vietnã eles não se dobraram , de onde eles tiraram a idéia que a Rússia fará?
Isto não e Iraque Líbia que pularam o muro, invadiram a casa e dividiram o terreno…
Repito, por isso eu apoio a Rússia contra a OTAN, a Europa tem no seu DNA Roubar as nações , fazer guerras e desapropriar, o que a França faz com a África é uma aberração democrática….quero que todos eles , França, Alemanha Inglaterra se ferre muito…de forma sem precedentes.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 meses atrás

“A Organização do Tratado do Atlântico Norte descreveu a China como facilitadora da guerra da Rússia na Ucrânia e expressou preocupação com a expansão do arsenal nuclear chinês.”

EUA: passamos as últimas décadas armando até os dentes todos os vizinhos da China, fornecemos armas pra Taiwan, mesmo sabendo o que essa ilha significa pra vocês, tentamos te sancionar e impedir de todas as formas que vocês tenham acesso a tecnologias, mas vocês podem, por favor, parar de fazer nukes, de tomar nossos mercados, e de negociar com os russos?

“A OTAN pediu que a China cesse todo apoio ao esforço de guerra da Rússia, incluindo o fornecimento de bens de uso dual, que têm tanto uso civil quanto militar.”

Como a própria matéria informa, é prosuto de uso dual, ou seja, pode ser utilizado pra uso civil, ou pra uso militar.
Como quase qualquer coisa que existe no mundo, então, não sei porque essa celeuma….

“A China só foi mencionada no principal documento orientador da aliança, conhecido como Conceito Estratégico, em 2022, quando Pequim foi identificada como um desafio aos interesses da OTAN.”

A OTAN só teve tempo pra ajudar a Ucrânia, unica e exclusivamente, por causa dos erros cometidos pelos russos no começo da guerra, e por causa da geografia e tamanho da Ucrânia. Caso contrário, a OTAN não poderia ter feito quase nada.
E mesmo assim, é só ver a “linha do tempo” de indecisões, reuniões, de discussões intermináveis e da ajuda em conta-gotas que a OTAN enviou pra Ucrânia.
É desse jeito que a OTAN pensa em “peitar” a China, do outro lado do mundo?

Yuri
Yuri
Responder para  Willber Rodrigues
5 meses atrás

Os EUA armaram os vizinhos da china para eles se defenderem dela. A China arma a Rússia para ela atacar a Ucrânia. Essa é a diferença.

Rosi
Rosi
Responder para  Yuri
5 meses atrás

Depende do ponto de vista, ok
Para a Rússia se defender da OTAN.
A Rússia pode ser o escudo para a China contra OTAN, enquanto fica envolvida com a Ucrânia a OTAN terá dificuldade de operar contra a China, em defesa de Taiwan..
Na torcida para China pegar de volta o seu território, a ladrona UK esteve envolvida na divisão do país… Roubaram o território da AR Pena que a Argentina não terá culhoes para reaver as Malvinas..se envolvendo militarmente cada vez mais com os EUA

Yuri
Yuri
Responder para  Rosi
5 meses atrás

Não, não depende. A Rússia não quer se defender da OTAN, ela quer destruir a OTAN, a OTAN só está se defendendo.
A república popular da china jamais vai pegar de volta um território que nunca foi deles, até porque, Taiwan é a verdadeira china e o único governo legítimo da china é o que está em taipei.

Rosi
Rosi
Responder para  Yuri
5 meses atrás

Se vai pegar de volta significa que foi deles e está nas mãos de outros….

Yuri
Yuri
Responder para  Rosi
5 meses atrás

Não vai pegar de volta porque nunca foi deles, eles não são o governo legítimo da china.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Yuri
4 meses atrás

Veja o tamanho do território e população que é governado pelos chineses. A ilha é deles sim.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Yuri
4 meses atrás

O senhor tem que estudar melhor a história da China, da Rússia e de outros países. Se é que isto interessa .

fjuliano
fjuliano
5 meses atrás

As gerações antigas da Europa, aquelas que vivenciaram de fato a sgm, as desgraças de uma guerra total, realmente não apitam mais nada e me refiro a países como França e Polônia já que a Alemanha é um país literalmente ocupado militarmente que não tem sequer voz própria e já perdeu praticamente toda identidade. Inglaterra é o cachorrinho dos EUA . EUA que sempre teve o território imaculado. E nunca ter tido seu território e população obliterados por uma guerra, muito pelo contrário, sempre lucraram com os conflitos oceanos de distância, é exatamente o motivo de serem sempre fomentadores de guerra.

Que a Rússia e China estejam preparadas para revidar e levar devastação de uma vez por todas para esses canalhas.

Yuri
Yuri
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Que “identidade” é essa que você se refere, que a alemanha perdeu? Estou curioso…

Iran
Iran
Responder para  Yuri
5 meses atrás

O espírito prussiano que sempre existiu, da mesma forma no Japão, e até Coréia que tinham culturas completamente diferentes, hoje são só um simulacro dos EUA, se você for em Berlim, e depois em alguma grande metrópole americana verá que não tem tanta diferença.

Carlos
Carlos
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Não escrevas muito para demonstrar a tua ignorância sobre fatos históricos, sobre os territórios dos EUA, sobre a falta de soberania da Alemanha e sobre leis internacionais que agora regem todas relações internacionais e não apenas a lei do mais forte e claro que tentas demonstrar como santinhos são a Rússia e a China que nunca fizeram nada a ninguém nem invadiram ninguém, muito queijo a rolar que faz esquecer os fatos históricos tais como o Tibete ser um país independente, HK ser governado como o acordo com o RU, de nunca ter havido uma guerra sino-vietnamita onde a China invadiu o Vietnã e a guerra acabou em território chinês com a vergonha de ver o exército chinês em dificuldade em defender o seu território, e o Mar do Sul que a China reclama ser seu e só seu, violando todas as leis internacionais e apenas obedecendo à lei do mais forte https://www.youtube.com/watch?v=wzEm1fRty34&ab_channel=NBCNews. Da Rússia não vale a pena falar porque todo o mundo já sabe da história da Rússia desde Pedro Grande.
E os outros é que são canalhas.

fjuliano
fjuliano
Responder para  Carlos
5 meses atrás

EDITADO

Joanderson
Joanderson
5 meses atrás

A otan tá é querendo arrastar a china para um conflito antes que o monstro cresça maus do que já cresceu.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Joanderson
5 meses atrás

Not.
É os EUA, que tem problemas com a China, e quer arrastar a OTAN pra isso.
E como na OTAN, aparentemente, só tem ovelhas e “maria vai com as outras” em sua cúpula…

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Joanderson
5 meses atrás

O “Monstro” está atolado na Ucrânia faz mais de 2 anos

Fernando
Fernando
Responder para  Orivaldo
5 meses atrás

E detem quase 25% da Ucrania. Que atolamento peculiar!

J-20
J-20
Responder para  Fernando
5 meses atrás

É uma nova tática estreada pela Ucrânia, chamada vencer recuando e os russos estão respondendo com o perder avançando

Iran
Iran
Responder para  J-20
5 meses atrás

O mais irônico é que essa tática existe, e foi utilizada duas vezes com sucesso pela Rússia, que foi até hoje a grande usuária dela, a primeira vez contra Napoleão, e a segunda contra os alemães na SGM.

Iran
Iran
Responder para  Orivaldo
5 meses atrás

Ele se referiu a China, não á Rússia

Fábio Jeffer
Fábio Jeffer
5 meses atrás

Ainda bem que que a Otan não envia armas pra Ucrânia. Aliás a Otan não mede esforços pra buscar a paz e acabar com a guerra.
Ironia…

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Fábio Jeffer
5 meses atrás

Ironia bem ruim para você ter que explicar

Macgaren
Macgaren
5 meses atrás

hahah A China ainda adverteu todo ocidente ao mesmo tempo.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Macgaren
5 meses atrás

Pois é. Só que o Ocidente não são os pesqueiros Filipinos

Fawcett
Fawcett
5 meses atrás

A OTAN foi criada para proteger a Europa da ameaça russa. Se os americanos acham que os europeus vão atravessar meio mundo para enfrentar a China estão muito engados. O que os EUA deveriam fazer era criar uma aliança à la OTAN no Pacífico, pois é lá que a ameaça chinesa se faz presente.

Matheus
Matheus
Responder para  Fawcett
5 meses atrás

Enganados? Olha a Franca e Italia mandando porta avião pro pacifico ai.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Matheus
4 meses atrás

Sim. Enganados. Estão indo porque não estão em guerra.

Bigliazzi
Bigliazzi
5 meses atrás

Boa postura da OTAN. É muito engraçado, mas a China sem os recursos do Ocidente não é nada. A China vai brigar contra os seus maiores clientes??? Nunca. “Negócio da China” só existe para Chinês… E eles não darão um tiro no próprio pé.

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
5 meses atrás

A OTAN armar os genocidas sionistas pode… hipocrisia nível OTAN.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Bispo de Guerra
5 meses atrás

Um defensor da Russia e China falar de genocídio rsrsrsr

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
Responder para  Orivaldo
5 meses atrás

Só estou levantando o véu da hipocrisia..

OTAN crucifica a Rússia , abençoa Israel e “estupra” a Ucrânia a usando como quenga para russos malharem… depois do que sobrar vai “ajudar na reconstrução” a estuprando novamente em empréstimos…

Ucrânia sofre um gang-bang patrocinado pela OTAN diariamente..rs.

Fernando
Fernando
Responder para  Orivaldo
5 meses atrás

E um defensor da OTAN falar em justiça kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk