OTAN declara que a Ucrânia está em caminho ‘irreversível’ para a adesão

101
NATO Ukraine

A Ucrânia está em um caminho “irreversível” para a adesão à OTAN, afirmaram os 32 membros da aliança em um comunicado conjunto divulgado na quarta-feira, no segundo dia da cúpula realizada em Washington.

Os aliados negociaram por meses sobre a linguagem que seria publicada no comunicado conjunto, mas as discussões sobre palavras específicas — incluindo “irreversível” — continuaram em Washington durante os primeiros dias da cúpula.

A escolha das palavras serve como um sinal do compromisso da OTAN em apoiar a Ucrânia em sua guerra defensiva contra a Rússia e avisar o presidente russo Vladimir Putin contra tomar ações contra a aliança.

“Isso não fará da OTAN uma parte do conflito, mas ajudará a Ucrânia a manter seu direito à autodefesa,” disse o Secretário-Geral da OTAN Jens Stoltenberg em uma conferência de imprensa após a divulgação da declaração.

A aliança deu uma série de passos no comunicado para assumir a coordenação do apoio à Ucrânia, um esforço visto como uma “proteção contra Trump” no apoio da aliança a Kyiv, devido à preocupação de que o ex-presidente Trump poderia restringir ou frustrar o apoio à Ucrânia se ele vencer nas eleições de novembro.

Isso inclui a nomeação de um general de três estrelas para liderar a coordenação e provisão de assistência de segurança internacional, um esforço atualmente liderado pelos EUA. A OTAN também treinará as forças ucranianas e gerenciará a transferência e reparo de equipamentos militares.

A Ucrânia esperava que não receberia um convite formal para aderir à OTAN na cúpula deste ano, com os aliados reconhecendo que Kyiv não pode ingressar na aliança enquanto ainda estiver em combate ativo, e que reformas burocráticas e o combate à corrupção ainda precisam ocorrer para alinhar o país aos padrões da aliança.

“À medida que a Ucrânia continua suas reformas vitais, continuaremos a apoiá-los em um caminho irreversível para a adesão à OTAN. O trabalho que estamos fazendo juntos agora garantirá que, quando o momento for certo, a Ucrânia possa ingressar sem demora, não é uma questão de se, mas de quando,” disse Stoltenberg.

Stoltenberg também destacou a linguagem do comunicado sobre a China, avisando Pequim que “não pode permitir o maior conflito na Europa sem impactar negativamente seus interesses e reputação.”

“Esta é a primeira vez que todos os aliados da OTAN afirmam isso tão claramente, em um documento acordado,” continuou o secretário-geral. “Isso coloca o foco na China como um vizinho importante da guerra da Rússia… Claro, no final das contas caberá aos aliados individuais tomarem decisões, mas acho que a mensagem da OTAN enviada desta cúpula é muito forte e muito clara.”

FONTE: The Hill

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

101 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Aires
Rafael Aires
5 meses atrás

Pra Ucrânia se juntar à OTAN, primeiro deve existir Ucrânia. Os (falso) salvadores do mundo, Europa e EUA, estão caminhando o mundo para o abismo. A melhor forma para combater o aquecimento global é criar um inverno nuclear.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Correção: estão encaminhando o mundo…

Carlos
Carlos
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Não estarás tu a deturpar toda verdade e lógica? Claro que estás tu a falar de nuclear, mas ninguém da OTAN falou, apenas tu e os dirigentes russos é que falam sobre o nuclear porque tentam incutir uma ameaça nuclear, mas esqueces-te de um pormenor. O medo é muito mau conselheiro e se tens medo deves comprar um cão porque o que os russos querem, é explorar o medo que o nuclear incute nas pessoas, mas um ser racional deve pensar que se houver um inverno nuclear nem o Brasil, nem a China escapariam desse inverno e Putin e os russos também.
Resumindo; estás a ajudar os russos na propagação do medo, mas a única pessoa que demonstra ter medo, és tu.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Carlos
5 meses atrás

Provavelmente estou deturpando a verdade, mas não a lógica. Logicamente pensando, alguém acha que Rússia não usaria atômica se a OTAN começasse a ganhar território russo? Mesma lógica se aplica para qualquer país com bomba atômica se ficar encurralado, incluindo os EUA. A escassez de soldados do lado da Ucrânia acontecerá antes que do lado russo, quando acontecer a OTAN vai mandar soldados para a Ucrânia? Se sim, não é ilógico pensar que um conflito entre OTAN e Rússia possa descambar para uso de bomba atômica.

francisco
francisco
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Se ceder a chantagem da “guerra nuclear”, o mundo será dominado pela Russia e seus aliados.

Jack
Jack
Responder para  francisco
5 meses atrás

Prezado Francisco, situação complicadissima sem dúvidas…então seguindo a lógica do seu comentário, vale apenas arriscar? Como eu disse, situação complicadissima.

leonidas
leonidas
Responder para  francisco
5 meses atrás

Do que vc esta falando?
Quem foi até os portões de Moscou foram esses mal intencionados.
Até isso acontecer a Rússia estava na dela.
Peloamordedeus é muita alienação sobre o munda de geopolítica.
Como alguém acompanha assuntos militares e é tão alienado sobre algo relacionado diretamente a questão, é que me intriga…

Hcosta
Hcosta
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Já chegou ao ponto de ser a OTAN a invadir a Rússia…

Carlos
Carlos
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Dados ultrapassados e nem te preocupas em atualiza-los. Quem é que disse “se a OTAN começasse a ganhar território russo” frase que tem várias lacunas, !-A OTAN não está em guerra com ninguém alguns dos seus membros fornece armamento à Ucrânia e recordemos que foi a Rússia que invadiu a Ucrânia, 2-Se a OTAN não está em guerra com ninguém como é que ganharia território russo? 3-A OTAN já disse que a Ucrânia não seria membro da OTAN enquanto durasse a guerra que tem com a Rússia 4- As ameaças nucleares foram sempre feitas pelos mesmos. 5-A Rússia já perdeu a guerra desde o dia em que Zelensky afirmou que não necessitava de carona, mas necessitava de armas para lutar e se não houvesse país aproveitando da situação e comprando combustíveis russos com desconto, entre os quais o Brasil que comprou diesel com desconto, aí sim a guerra já teria acabado.

Henrique
Henrique
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

“Logicamente pensando, alguém acha que Rússia não usaria atômica se a OTAN começasse a ganhar território russo?”

pq diabos a otan invadia a rusisa?
caras s]ao tõ dando armas pra Ucrânia e ela tem ZERO interesse na lixeira territorial russa

cara vive a fanfic da invasão da otan.. enquanto isso a Rússia segue deixando a fronteira da Finlândia desguarnecida kkkk

Carlos
Carlos
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Esse pensamento de lógica nada tem.
Vejamos, a OTAN não está em guerra com ninguém para poder ganhar território.
Do mesmo jeito não existe nenhum conflito armado entre os EUA e a Rússia, como tal não faz nenhum sentido o que falas.
O único conflito que existe é entre a Ucrânia e a Rússia, porque a Rússia invadiu e tenta anexar parte do território ucraniano.
Falas em escassez de militares mas quem já teve de recrutar foram os russos que na primeira vez recrutaram 300 mil soldados e mais 300 mil fugiram da Rússia, já houve a necessidade de recrutar mais 500 mil para preencher as vagas causadas pela criação de dois exércitos. Os russos já começaram a recrutar mulheres para a linha da frente. Mas o que a propaganda diz é que os homens ucranianos estão a fugir e estão a ser levados à força, mas nada diz sobre o alistamento de jovens ucranianos que estavam emigrados na Polónia https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2596458/varios-milhares-de-ucranianos-na-polonia-inscreveram-se-na-legiao-ucraniana. Felizmente vivemos num país onde a imprensa é livre e ninguém vai preso por dizer que existe uma guerra na Ucrânia. Apenas usas o que te diz a propaganda e isso não é nenhuma lógica de pensamento mas uma doença por não querer encarar a realidade

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Carlos
5 meses atrás

Ilógico é falar que não há conflito entre EUA e Rússia. Biden, Blinken e etc falam a toda hora que não podem permitir a vitória da Rússia e a maior parte do armamento usado pela Ucrânia é dos EUA e não há conflito? Uma guerra nuclear não vai começar do nada, vai acontecer conforme os lados forem escalando, o que está ocorrendo no momento. Político não tá nem aí pra população (a grande maioria, no mundo todo). Vão escalando até o momento que não tem mais volta, na visão do político. Putin, ou qualquer outro que estiver no lugar dele do lado da Rússia, não vai ceder. Imagine os EUA depois de gastarem trilhões, será que vão aceitar “perderem” uma guerra para a Rússia? Eu espero que não cheguem a esse ponto.

Carlos
Carlos
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Quantos B-52 foram abatidos no Vietnã? Muitos. Quantos desses misseis anti aéreos foram construídos no Vietnã? Nenhum. Quem os forneceu? A URSS (Rússia). Alguma vez alguém disse que a Rússia estava em guerra com a Rússia no Vietnã? Ninguém.
Demagogia pura da propaganda para dar a noção de que a Rússia está a perder a guerra com a OTAN e os EUA e não com a Ucrânia.
Aproveitando o mesmo critério da propaganda russa, questiono se o Brasil está em guerra com a China, já que o Brasil forneceu A-29 e Guaranis para as Filipinas?
https://www.youtube.com/watch?v=Ld3s_5B8SmM&ab_channel=TheTelegraph e https://www.youtube.com/watch?v=tNS_xVCBt0o&ab_channel=Firstpost deixa-te de ser moleque de propaganda da Rússia e fazeres de papagaio das tolices da propaganda russa

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Acho que não. O Putin é um idiota, mas os seus Generais não. Conforme for o tom do Putin é bem capaz que o seu avião apresente problemas e ele passe dessa para uma melhor. O Putin vive uma vida de traficante de drogas, sabe que todos o querem morto, suas medidas de segurança interna devem ser “cavalares” como as que os traficantes tem em filmes, gente provando comida, segurança dos seguranças, medidas seguras para reforças medidas seguras de medidas seguras… um inferno de vida. Alguém acredita que não tem pelo menos 50 órfãos do Pregozin que estão arquitetando um plano para mandar o Putin para o inferno? Esse é o dia-a-dia desse remasterizado Neofascista, uma vida de miserável em “plena riqueza!” de um Czar do novo Imperialismo Russo. É muito mais fácil um “inverno no Inferno para esse idiota” do que um “inverno nuclear” para a humanidade.

Jose
Jose
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

O verdadeiro salvador é Putin. Inverno nuclear. Meu deus…

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Jose
5 meses atrás

Ele é o capeta.

Iran
Iran
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Putin capeta, salvador, e qualquer outro adjetivo é infantilidade. Ele é o defensor dos interesses das elites do país dele, da mesma forma que os presidentes dos países da UE, EUA, China etc são das suas elites locais, tudo que fuja deste conceito é propaganda de um dos lados.

Henrique
Henrique
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

“falso) salvadores do mundo, Europa e EUA, estão caminhando o mundo para o abismo”

estranho pq quem ameaça de destruir mo mundo todo dia é a Russia…
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

NBS
NBS
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

A OTAN encontra-se em uma encruzilhada marcada pelo seu avanço até as portas da Rússia. Incentivada pelos EUA, ela apostou suas fichas nesse cerco e usou a Ucrânia para vender a ideia de participar primeiro da aliança e, depois, possivelmente, da União Europeia. A realidade bateu à sua porta quando esse apoio material de 32 países não foi suficiente para conter e derrubar o governo da Rússia. Não contente, iniciou o maior uso de sanções econômicas já visto no pós-guerra. Na reunião de aniversário, resolveu apontar para a China. A China sabe que o prêmio é ela. A China é o motor fabril do mundo, e imagino que ela esteja reforçando seus estoques de armas. Mas, por enquanto, foi categórica e forte em seu pronunciamento contra a menção ao seu nome por membros da OTAN no último encontro.

“O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Lin Jian, acusou a Aliança Atlântica de difamar seu país com “desinformação fabricada”.
“A China urge a Otan a (…) parar de interferir na política interna da China e de manchar a imagem da China, e a não criar o caos na Ásia-Pacífico depois de gerar turbulência na Europa”, disse Lin.
Pequim também pediu à Otan que se mantenha longe da Ásia-Pacífico e argumentou que os esforços dos EUA e seus aliados para fortalecer os laços militares e de segurança com os vizinhos da China prejudicam os interesses do país, bem como a paz e a estabilidade na região.”

Nilo
Nilo
5 meses atrás

Uau!!! Uma autoridade Americana dentro da OTAN, fomentando uma política independente de um possível novo governo americano eleito democraticamente, tá, a verba, os exercícios, as autorizações dos atos devem estar todos antecipadamente autorizados pelo Biden ou como disse uma autoridade americana autônoma por pelos menos quatro anos.

Carlos
Carlos
Responder para  Nilo
5 meses atrás

Falas como se Trump já tivesse sido eleito. Não te esqueças que o Partido Democrata vai apresentar um candidato e que o Partido Republicano não vai apresentar candidato nenhum porque apenas existe o partido de Trump e não existem referências deste partido.
Para já o que se deve fazer é felicitar a OTAN pelo rumo que estabeleceu e amanhã será outro dia porque de Trump se pode esperar tudo e o seu contrário, tal como já ameaçou acabar com a OTAN e sair da ONU, mas ele fala fala mas ninguém deve esquecer as palavras do General Mark Miley que afirmou que um militar dos EUA não deve o presidente, mas defende sim o povo americano.

Mr. White
Mr. White
5 meses atrás

Para mim, ja esta claro uma coisa – o esforco americano de requerer o investimento de no minimo 2% do PIB dos paises membros da NATO, vai alem do “custeio” das empreitadas armadas. Acredito que isso e o aquecimento da maquina militar para uma guerra de proporcal global, e se nao, uma guerra mundial.

Na minha opiniao, de mero leitor de finais de semana, escolher um lado para lutar, sera melhor do que se manter isento. Irei me limitar a apenas essa frase, e que cada leitor, que interprete como quiser…

Abracos,

Mr. White

Quirino
Quirino
5 meses atrás

ahhhh.. pena que não da para eu usar o emoji de vomito aqui.
Cara essa retorica é tão chata e cansativa, será que essa chatice vai durar ate o fim da guerra?
Mew.. até as pombas que voam no céu e cagam em nossas cabeças sabem que a Ucrania NUNCA vai entrar para a OTAN enquanto essa guerra tiver rolando, não sei pra que esse showzinho, todo esse teatro da OTAN é cansativo.
Eles são muito hipócritas!
Nada do que a OTAN fez até hoje ela fez para a Ucrania vencer a guerra, o objetivo da OTAN é usar os ucranianos para fazer a Rússia sangrar o máximo possível, isso esta claro para todos hoje em dia, se a OTAN tivesse interesse em ver a vitória da Ucrania, enviariam misseis de longo alcance, caças, blindados, tanques, etc.. em QUANTIDADE SUFICIENTE, pq material guardado eles tem, só o Abrams por exemplo, os EUA tem milhares em estoque mas só enviaram 32, pq só 32? pq o objetivo não é fazer a Ucrania vencer, o que a OTAN envia é apenas para causar problemas aos russos, não para a Ucrania vencer.
É como eu vi um americano dizer no youtube naqueles dias de ladainha para liberar a verba para a Ucrania, “gastar uma merreca do nossos orçamento militar pra moer a Rússia é um excelente negocio”, esse é justamente a mentalidade de toda a OTAN, dane-se a Ucrania, o que interessa é lascar os russos, ai somos obrigados a ver dia sim e dia não esses hipócritas pousando de defensores da pobre Ucrania.
Que nojo!
Estados Unidos e seus vassalos são as nações mais hipócritas que existem.

Iran
Iran
Responder para  Quirino
5 meses atrás

Querem o mesmo em Taiwan, antes que seja tarde demais

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 meses atrás

Resumindo o texto:

A OTAN recebeu a promessa de que está no “caminho irreversível” de se juntar a OTAN;

Mas, porém, entretanto, todavia, contudo:

Como países em guerra em andamento não podem se juntar ao “clube”, esse “caminho irreversível” não tem prazo;

“A Ucrânia esperava que não receberia um convite formal para aderir à OTAN na cúpula deste ano, com os aliados reconhecendo que Kyiv não pode ingressar na aliança enquanto ainda estiver em combate ativo, e que reformas burocráticas e o combate à corrupção ainda precisam ocorrer para alinhar o país aos padrões da aliança.”

Apenas demonstra o que eu disse acima.

““Isso não fará da OTAN uma parte do conflito, mas ajudará a Ucrânia a manter seu direito à autodefesa,””

Resumindo também: te ajudamos, mas mantemos o corpo fora.

“Stoltenberg também destacou a linguagem do comunicado sobre a China, avisando Pequim que “não pode permitir o maior conflito na Europa sem impactar negativamente seus interesses e reputação.”

Enquanto os EUA continuarem “de gracinha” com Taiwan, a China fará o que bem entender, e continuará apoiando a Rússia.

“Claro, no final das contas caberá aos aliados individuais tomarem decisões, mas acho que a mensagem da OTAN enviada desta cúpula é muito forte e muito clara.””

Resumindo: estamos juntos, mas cada um pode fazer o que quiser.

Se alguém realmente acha que a Ucrânia fará parte da OTAN num futuro a médio e longo prazo, lamento…

A verdade é que, no fundo, isso tudo é medo de que, ano que vem, um certo “homem laranja” volta a ocupar a White House…

Bueno
Bueno
5 meses atrás

Será a 1º da adesão de um pais em estado de Guerra ?

Se sim ,é clara evidencia de mudar a regras de acordos com o time em jogo para ser favorecido.
Algo que já ocorreu diversas vezes por potencias militares , quando necessário mudamos as regra !

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bueno
5 meses atrás

o texto diz o contrário. A Ucrânia não pode entrar enquanto estiver em guerra e sem fazer reformas políticas…

Maurício.
Maurício.
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

“A Ucrânia não pode entrar enquanto estiver em guerra e sem fazer reformas políticas…”

Acho que as tais “reformas políticas” não importam muito, até porque, a Turquia nunca foi uma democracia plena, o mesmo se aplica a Hungria com Orbán.

Rosi
Rosi
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

Exatamente

Hcosta
Hcosta
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

tempos diferentes e critérios diferentes… Portugal sendo uma ditadura, foi um membro fundador. Talvez por isso tenham decidido alterar as regras…

E a Hungria continua a ser uma democracia, cada vez menos, mas não me parece que seja uma ditadura…

Carlos
Carlos
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

Enganaste e muito porque a Turquia era uma democracia até à eleição de Erdogan e a Hungria também era uma democracia até â chegada de Orban e também a China tinha como limite de dois mandatos que cada líder chinês poderia ter, mas Xi já vai no terceiro, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e os autocratas quando chegam ao poder tentam logo alterar as normas para se perpetuarem no poder e a Hungria com Orban não vai criar raízes nem na UE nem na OTAN e a Turquia a ver vamos lembrando que já foi expulsa do projeto do F-35

Iran
Iran
Responder para  Carlos
5 meses atrás

Hungria, que é um país turquificado, quer entrar na zona de influência de Ancara

Bueno
Bueno
Responder para  Maurício.
5 meses atrás

outras declarações tem sido feita como é iminente adesão da Ucrânia na OTAN, vejo que a narrativa esta sendo construída para conquistar mente e coração dos membros indecisos em aprovar a entrada da Ucrânia na OTAN

Bueno
Bueno
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

por isto que fiz uma pergunta, da possível adesão da Ucrânia a declaração DE “está em caminho ‘irreversível’ já fizeram outras declarações como a iminente adesão da Ucrânia na OTAN, vejo que a narrativa esta sendo construída para conquistar mente e coração dos membros indecisos em aprovar a entrada da Ucrânia na OTAN

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bueno
5 meses atrás

Sim, desde o início. A questão é se vão mudar as regras.
E não me parece que seja o caso. Mas se isso tiver como resultado prevenir futuras invasões até não me importo que sejam tomados alguns atalhos.
A OTAN é uma aliança militar e isso sobrepõe-se a outras questões.

Até porque a OTAN é uma aliança defensiva. Se um país da OTAN atacar a Rússia, ninguém é obrigado a ajudar. Se for o inverso, aí já se pode invocar o artg.5º.

Questões como um democracia, liberdade, etc… são incentivadas pela adesão à UE.

E a adesão à OTAN seria a melhor garantia de segurança. Solução simples com um caminho muito complicado.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Bueno
5 meses atrás

Não.
O texto é, basicamente, um monte de promessa sem prazo para serem realizadas, um monte de declarações “cheias de dedos”, e o próprio texto reconhece que, mesmo estando em “processo irreversível de adesão”, não se pode admitir como membro um país com guerra em curso.

Resumindo: é o pote de ouro no fim do arco-íris…

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Bueno
5 meses atrás

Existe regra para o idiota do Putin? Esse cidadão sabe que depois de três anos de combate ele é que está mais longe de vencer esse conflito que ele mesmo criou. Sempre lembro da frase da Torcida: “Em três dias em Kiev… em três semanas em Paris”… faz me rir esses russos patéticos. Se a Ucrânia tivesse superioridade aérea – como a OTAN tem nos últimos 70 anos na Europa – essa guerra não teria durado dois meses. A artilharia russa – que combate como no século XIX – já teria sido varrida do mapa em uma semana de conflito e o resto – principalmente os espetáculos de torres ejetáveis – todos nós já sabemos o que iria acontecer. Deixo claro a minha convicção que o Ocidente nunca quis atacar a Rússia e até hoje eu não entendo como o brilhante Putin foi capaz de colocar a Rússia em situação tão vexatória perante o Mundo (os chineses devem assistir tudo isso e não acreditar como podem ser aliados de um Pais tão caquético em suas ações militares como os patéticos russos, se fosse Chines, tomava a Sibéria e garantia o fornecimento de gás – de graça – para a China nos próximos 30 anos). Que a Otan se movimente, se prepare e mostre a força que tem. Se a Rússia faz papelão contra a Ucrânia, que tipo de resultado conseguiria se atacasse a Alemanha, Polônia, França, Itália, Bélgica, Holanda, Grécia, Turquia, Suécia, Noruega, Finlândia, Inglaterra, USA, Espanha e Portugal???????

Bueno
Bueno
Responder para  Bigliazzi
5 meses atrás

Eu não sou Russo e não sei quais as regra de la, não tem um pingo de amor por Punti, Bainden, Zelascado ou qualquer politico que seja , do Brasil ou do cosmo.
O mundo real não é um lugar limpinho!

https://www.youtube.com/watch?v=1DgQryPbpyo&ab_channel=Cavinol%C3%A2ndia

Bueno
Bueno
Responder para  Bueno
5 meses atrás
JHF
JHF
Responder para  Bueno
5 meses atrás

Da forma como está explicado acima, a única opção a médio prazo vai se consolidando como a”Coreia II”…. Esa guerra idiota já vai tarde.

Dudu
Dudu
5 meses atrás

A “Ucrânia” que o secretário da OTAN fala é o que sobrar do território atual do País, quando o conflito terminar, para o Estado ucraniano administrar. O resto vai ser da Rússia.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Dudu
5 meses atrás

Interessante. Teremos muros de novo pra um lado não fugir pro outro?

fjuliano
fjuliano
Responder para  Monarquista
5 meses atrás

Vemos fugas aos milhares diariamente na Ucrânia de homens de todas as idades que estão sendo recrutados à força. E a propósito, nos primeiros meses de 2022 mais ou menos o mesmo número de civis ucranianos que fugiu para os países do oeste fugiu para a Rússia. E muro quem quer fazer é o governo do Zé para nenhum jovem, idoso, deficiente físico ou mental conseguir escapar para outro país.

Hcosta
Hcosta
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

e mesmo assim a Rússia não ganha a guerra…

Mas deve pensar que somos Russos, que não têm acesso às notícias e como, em poucas semanas, centenas de milhares de Russos entupiram as fronteiras para fugirem do recrutamento forçado…

Deve ser o mesmo que antes da guerra dizia que o povo Ucraniano acolheria de braços abertos os Russos…

fjuliano
fjuliano
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

e mesmo assim a Rússia não ganha a guerra…” ainda tem coragem de dizer isso? Depois do super trunfo dos f16 qual vai ser o argumento de vcs hein? Vídeos e mais vídeos de deficientes mentais, meu deus do céu, na linha de frente, mulheres e até grávidas e sabe-se lá o que mais. Um desastre atrás do outro e ainda por cima um governo de ratos que não param de se lambuzar com os rios de dinheiro “e mesmo assim a Rússia não ganha a guerra…”, quem já perdeu não é mistério para ninguém.

KKce
KKce
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Sim, e mesmo assim não ganha, indo pro 3° ano no mesmo atoleiro de sempre. De acordo com o que vocês falam de como está o povo ucraniano e a capacidade dos equipamentos ocidentais recebidos a guerra já era pra ter terminado. Ou a Rússia continua queimando recurso e russos miseráveis na linha de frente por mero prazer?

Hcosta
Hcosta
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

e, com um exército de doentes mentais e grávidas, não ganha a guerra…

É um bom exemplo de quem não percebe as dinâmicas da propaganda e acaba por dar tiros no próprio pé.

Faça algum esforço e adapte a propaganda a quem tem acesso a fontes credíveis de informação.
Fazer copy/paste só demonstra o fracasso Russo para quem estiver bem informado.

Quem perdeu foi a Ucrânia e que continua a perder soldados e civis mas Putin perdeu a guerra.
Mas, se quiser, faça o favor de escrever o que considera uma vitória Russa.
Já fiz esta pergunta, várias vezes, mas ninguém respondeu. Talvez seja porque, lá no fundo, sabem que não podem ganhar…

Do outro lado, uma vitória para a Ucrânia é recuperar a integridade territorial.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Hcosta
5 meses atrás

“e mesmo assim a Rússia não ganha a guerra…”

Ah vou ali combater os inimigos e ganhar a guerra. Vc acha que guerras é passear num domingo no parque? Todas as guerras duram anos pra acabar.

Hcosta
Hcosta
Responder para  LUIZ
5 meses atrás

Diga isso para Putin.
Pensou que seria como na Geórgia ou como nos tempos da União Soviética em que enviava os tanques e ficava tudo mais calmo…

é apenas uma operação especial…

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Tá com esse bla bla bla ainda. Não te passaram novas narrativas? E aquela tá Ofensiva de kharkhiv ?

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Orivaldo
5 meses atrás

Essa foi propaganda da mídia dos EUA para justificar mais bilhões enviados para a Ucrânia. Nem Ucrânia acreditava que seria uma ofensiva para chegar até Kharkiv.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Rafael Aires
5 meses atrás

Quase que jurava que ouvi Putin a dizer que queria uma faixa de proteção na Ucrânia.

Mas nem isso consegue…

Carlos
Carlos
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Sempre podes ler esta notícia que fala nos milhares de ucranianos que se alistaram e que estavam emigrados na Polónia https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2596458/varios-milhares-de-ucranianos-na-polonia-inscreveram-se-na-legiao-ucraniana e não se passa apenas o que a propaganda fala

JHF
JHF
Responder para  Monarquista
5 meses atrás

Hoje já tem muro para Ukraniano não fugir para a Romênia…..

Vitor
Vitor
Responder para  JHF
5 meses atrás

Desintegração a caminho .

Bigliazzi
Bigliazzi
5 meses atrás

Boa noticia. Que a Rússia vá chorar para a sua Mãe China. Esses russos são uns patéticos incompetentes. Que vergonha, três anos de vergonha, impondo um genocídio a população civil da Ucrânia. Que o nosso presidente em exercício aproveite esse movimento da OTAN e imponha um tratado de paz ao Putin, fazendo com que os Russos recuem até as fronteiras de 2012. Serei o primeiro a levantar as massas para que o nosso presidente em exercício ganhe o Nobel da Paz… se ele não fizer isso vou apelar para a Janja, nossa “Evita Peron dos Trópicos”.

José 001
José 001
Responder para  Bigliazzi
5 meses atrás

Hahahahaha…

O Brasil impor algo à Rússia?

Brasil já está tendo trabalho com o presidente iskizitu da Argentina boicotando o Mercosul e não sabe como reagir.

Pessoal começa comemorar final de semana na sexta-feira de tarde e escreve essas piadas.

NBS
NBS
5 meses atrás

E mais um mise-en-scène para a plateia. Essa situação já tinha sido apontada em outros momentos para firmar posição. Resta saber se ousariam entrar em guerra aberta e declarada. A constatação é que a Europa entrou em um grande dilema graças aos EUA. Assumiu uma série de problemas econômicos com os recursos militares e gastos aos quais estão submetendo seus países, e suas autoridades passam a amedrontar suas populações com o temor de uma invasão da Rússia à Europa. Foram eles que se aproximaram das fronteiras da Rússia. São eles que expandem a aliança no entorno da Rússia.

A Europa encontra-se prejudicada em achar soluções para uma paz; ela foi o fomentador do momento atual. Os antecedentes históricos dão ao momento europeu aqueles ares de tragédia: movimentos de ultradireita, racismo, islamofobia, xenofobia, militarismo, desigualdade social em ascensão e desemprego. Uma posição em falso e um problema. Resta a Putin e seu staff avaliar os próximos passos do xadrez. É de se esperar que haja adultos com discernimento.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
5 meses atrás

A Ucrânia já era, e a NATO é a próxima a levar pá de cal, e a consequência pode ajudar sobre vida a UE pois vão se livrar desse anacronismo histórico.

profyler
profyler
5 meses atrás

Nao importa. não vai ter Ucrânia. Duas semana e a Ucraína estará em mãos russas. Podem me cobrar daqui a duas semanas kkk

😀

https://www.forte.jor.br/2022/06/12/se-eu-quiser-ocupo-kiev-em-duas-semanas-disse-putin/

fjuliano
fjuliano
5 meses atrás

Primeiro que irreversível é a derrota do Biden para o Trump, isso se Biden estiver vivo até as eleições e conseguir literalmente ficar de pé sozinho para concorrer. Ainda sobre isso o partido democrata simplesmente não tem nenhum nome de peso para substituir Biden contra Trump.

Segundo, se a liderança da OTAN quer guerra ela vai ter e os russos já deixaram isso claro com ações.

Terceiro, quem já se aprofundou um mínimo que seja sobre as lideranças russas, e não me refiro a “candidatos” formados pelo ocidente e que concorrem com uma cartilha de ordens escrita pelo ocidente do q eles devem fazer se assumirem o poder, sabe que Putin é moderado se comparado a outros que podem assumir o poder se ele vier a faltar.

Quarto, países ratos iguais os bálticos e a Polônia em especial serão rapidamente os primeiros a virarem cinzeiro nuclear.

Quinto, a desgraça proveniente de uma guerra nuclear vai se alastrar por regiões que sequer receberam o impacto de ICBMs.

Sexto, a aliança chinesa com os russos é óbvia vez que os chineses sabem que o próximo alvo será eles e desculpas para pavimentar o caminho para sanções e o cerco militar nunca vão faltar, essa é especialidade da OTAN o soft power.

Por fim vemos como a democracia americana “o farol democrático do mundo” brilha com virtude hein?! Um presidente que possivelmente vai ser eleito pela vontade popular “não vai poder fazer isso ou aquilo” por decisão do atual governo. Que maravilha!!!

Hcosta
Hcosta
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

Vejo que acompanha a propaganda. Só recentemente é que começaram a empurrar o discurso de uma guerra nuclear total…
E, mais uma vez, algo dirigido ao povo americano e às eleições…

gordo
gordo
5 meses atrás

Convenhamos, papel aceita tudo e essa declaração parece que foi feita pra botar ânimo no povo ucraniano. Depois de um ofensiva fracassada, com perdas significativas a população ucraniana já não está lá muito empolgada e tá precisando de uma luz no fim do túnel.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  gordo
5 meses atrás

E a ofensiva de Kharkhiv ? Já estão as portas de Kiev ?

Felipe
Felipe
Responder para  Orivaldo
5 meses atrás

Já estão chegando, com pás, sem misseis e sem munição. E a grande contra-ofensiva ucraniana que iria chegar ao Mar de Azov em 1 semana contando com os magníficos equipamentos ocidentais. Já conseguiu?

Emmanuel
Emmanuel
5 meses atrás

O mesmo papinho desde 2014.
E lá se vão 10 anos.

Conta aquela do papagaio agora..

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Sim, tipo aquele de 3 dias em Kiev

Monarquista
Monarquista
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Muito pelo contrário. Há 16 anos não se cogitava a Ucrânia na Otan. O vendedor do ano (por 4 anos seguidos) da Otan, o Sr. Putin, é que fez esse papo surgir

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Monarquista
5 meses atrás
orivaldo
orivaldo
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

conta você amigo. 2024 – 16 = 2008
seu link de noticia é de 2014, quando a Russa já tinha ocupado a Crimeia
tenta na próxima rsrs

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  orivaldo
5 meses atrás

Isso é o que dá a pessoa não saber ler.
Falei que é o mesmo papo desde 2014.
A matéria é de quando “jênio”???

Hcosta
Hcosta
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Então se sabe ler, a responsabilidade é da Rússia e não da OTAN…

Heinz
Heinz
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

Em breve será a Armênia, iae a Rússia vai arrumar algum pretexto para invadir a Armênia, será que vai ser para proteger russos étnicos da perseguição dos armênios?

Iran
Iran
Responder para  Heinz
5 meses atrás

A Rússia não precisa invadir a Armênia, ela usa o Azerbajião pra isso

Heinz
Heinz
Responder para  Iran
5 meses atrás

A Rússia não usa o Azerbaijão, eles nem são tão próximos assim, a Turquia que é aliada do Azerbaijão, e os russos eram dos armênios, até virarem as costas para eles.

Carlos
Carlos
Responder para  Emmanuel
5 meses atrás

És daqueles que só fala o que a propaganda manda papagaiar mas nem sabes que o líder ucraniano Viktor Yushchenko mostrou vontade de entrar na OTAN entre 2005 e 2010, mas não avançou porque o índice de corrupção na Ucrânia era muito elevado para os padrões da OTAN e seriam necessárias outras reformas para que a Ucrânia aderisse à OTAN e nesta época a maioria da população da Ucrânia era contra a entrada do país na OTAN, no presente a maioria da população deseja entrar na OTAN graças à ajuda de Putin e desde Leonid Kuchma que existem manobras da Ucrânia com a OTAN como tal essa noticia não é nenhuma novidade

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Monarquista
5 meses atrás

A entrada da Ucrania e da Georgia foi incluida no memorando do encontro da Otan em Bucarest no ano de 2008. Isso era uma linha vermelha pros russos, tanto que essa crise desencadeou a invasao da Ossetia do Sul durante os jogos de Pequim. O golpe de 2014 na Ucrania foi outro gatilho.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Rodolfo
5 meses atrás

E eu falei para ele que era esse papinho desde 2014. E ele não entendeu.

Orivaldo
Orivaldo
5 meses atrás

Essa Guerra vai durar muito tempo ainda.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Orivaldo
5 meses atrás

Até Trump ganhar a eleição. Quando ele assumir. em uma semana o conflito acaba. Sabe muito….rsrsrsrsrs

Jrrb.
Jrrb.
5 meses atrás

Muito provavelmente o presidente Joe Biden colocou o último prego no caixão de sua corrida presidencial. Hoje no evento da OTAN, reunido com diversos representantes do bloco, Joe Biden, mais uma vez, cometeu uma gafe constrangedora ao passar a palavra para Volodymir zelensky.

“….agora quero passar a palavra para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação….senhoras e senhores, presidente Putin….”

11/07/2024.

Iran
Iran
Responder para  Jrrb.
5 meses atrás

Não tinha visto isso, dá vergonha só de pensar.

fjuliano
fjuliano
Responder para  Jrrb.
5 meses atrás

Aconteceu isso???? Jizuisss 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

fjuliano
fjuliano
Responder para  fjuliano
5 meses atrás

https://youtu.be/ZG-xrqaq3zw?si=46zVN4Sp6BRnakrR oremos 😅😅😅😅🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Jrrb.
5 meses atrás

Aconteceu isso e ainda o Zelensky tentou ajudar comentando na anunciação errônea “eu sou melhor!” para tentar amenizar e levar na esportiva subindo ao palco piorando ainda mais o constrangimento….Biden está muito debilitado para o cargo que ocupa, mas os governo americano não quer admitir.

José 001
José 001
Responder para  Jrrb.
5 meses atrás

Teve mais uma!
Ele disse que o vice-presidente dele era o Trump!
Kkkkk

Matheus
Matheus
5 meses atrás

Só mais 72 horas.

orivaldo
orivaldo
Responder para  Matheus
5 meses atrás

Pra chegar em Kiev ?

Heinz
Heinz
Responder para  Matheus
5 meses atrás

mais 3 dias, Kiev está próxima! Lisboa idem!

Werner
Werner
5 meses atrás

E dizem que a Ucrânia está ganhando a guerra.

orivaldo
orivaldo
Responder para  Werner
5 meses atrás
Werner
Werner
Responder para  orivaldo
5 meses atrás

E a Ucrânia está ou não ganhando a guerra e massacrando os russos?

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Werner
5 meses atrás

Russos massacrados, principalmente por drones, é oque mais tem

MGNVS
MGNVS
5 meses atrás

[off-topic] mas ainda assim fazendo referencia ao tema:

Em uma reunião em Washington DC, com os representantes de todos os países membros da OTAN, o secretário de estado americano, Antony Blinken, disse:
“Na minha opinião, pelo menos, o sucesso é uma Ucrânia forte e independente, cada vez mais integrada nas nossas instituições atlânticas como a União Europeia, como a Otan, e que seja capaz de se manter de pé, militarmente, economicamente, democraticamente”

Como se não bastasse isso, a OTAN emitiu um comunicado conjunto criticando o apoio que a China está dando à Rússia na guerra contra a Ukrayna.

Interessante ver a OTAN criticando a China, visto que a China será o próximo alvo da OTAN e dos EUA com relação a Taiwan.

Vão fazer com Taiwan o mesmo que fizeram com a Ukrayna.

Vão estimular Taiwan a proclamar a independência para gerar uma guerra de atrito contra a China, da mesma forma que eles fazem contra a Russia na guerra da Ukrayna.

E como pode a OTAN criticar a China por dar apoio aos russos, visto que a própria OTAN (sendo um conjunto de 32 países) apoia a Ukrayna contra a Rússia?

Ou seja, baita hipocrisia da OTAN.

E a OTAN não acha que a Rússia iria apoiar a China numa guerra contra Taiwan?

Primeiro a OTAN e os EUA estimularam a Ukrayna a se voltar contra a Rússia, o próximo passo será hostilizar a China com relação a Taiwan.

Não sei o que o OTAN e EUA estão fazendo ao criar essas tensões mundiais, mas eles estão errando feio na estratégica geopolítica do Ocidente.

Estão criando uma coalizão de inimigos que separados poderiam ser vencidos, mas que unidos (China, Rússia, Belarus, Sérvia, Iran, Korea do Norte, Syria, Líbano, Iraq, Líbia, Afeganistão e Paquistão), dificilmente poderão ser derrotados sem que o mundo inteiro sofra com uma guerra nuclear em larga escala e com uma recessão econômica brutal.

O Ocidente, referindo-se especificamente a OTAN e EUA, pelo visto está querendo deflagrar a 3ª Guerra Mundial.

EUA e OTAN estão criando precedentes perigosos para deflagração de um conflito militar em escala global.

Essa guerra da Ukrayna foi estrategicamente pensada pelo establishment americano com intenção clara de enfraquecer a Rússia para que ela não possa apoiar a China caso haja uma guerra na Ásia por causa de Taiwan.

O alvo real dessa guerra do Ocidente contra a Rússia na Ukrayna na verdade é a China, visto que os EUA sabem que, se a China não for parada, logo ela alcançará o posto de superpotência econômica e militar igual a eles.

E esse é um cenário que os EUA jamais vão permitir que aconteça.

Então podemos esperar sim, uma guerra entre EUA e China num futuro próximo.

EUA e OTAN vão prolongar essa guerra contra a Rússia na Ukrayna o máximo que puderem para depois se voltarem contra a China.

O que o Ocidente não percebe é que no lugar de enfraquecer seus opositores, eles estão fazendo justamente o contrario, estão fortalecendo alianças entre estes países, que agora veem o próprio Ocidente como um inimigo em comum a ser enfrentado.

Tempos perigosos se aproximam.

Lembro-me do filme Day After – O dia seguinte.

Pedro
Pedro
5 meses atrás

Ótimo. Ninguém fez mais por merecer participar da OTAN do que a brava Ucrânia. Ninguém merece a ameaça imperialista russa para sempre.

BraZil
BraZil
5 meses atrás

Dá-lhe Biden. Grande líder do “mundo livre”. Vc é a imagem perfeita desse bloco, capenga, auto destrutivo e senil…

Pedro
Pedro
Responder para  BraZil
5 meses atrás

Realmente Biden é uma desgraça. E o q vc chama de “mundo livre” tbm ñ é tão livre assim mais. Mas ainda se tem MUITO mais liberdade do que no seu bloco adversário. E isso é um fato. Ou vc acha que alguém pode sequer falar um ai contra os donos de Russia, China e Irã?

Vitor
Vitor
Responder para  Pedro
5 meses atrás

Cada um…no Brasil tem um careca se falar mal da patota dele é ameaçado.

José de Souza
José de Souza
5 meses atrás

Vão ter que atualizar a sigla OTAN, incluindo Mar Mediterrâneo, Báltico, Negro… OTANMBN

Felipe
Felipe
5 meses atrás

KKKK corrre antes que o Trump vença as eleições

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
5 meses atrás

Palavras ao vento … ou como dizem os marqueteiros.,, para a turba se satisfazer.

A realidade … nunca será by Cap. Nascimento.

Sérvia e Hungria já deixaram isso claro e para a adesão é necessário aceitação plena dos membros.