Blindado Centauro II comprado pelo Exército Brasileiro está retido na Alemanha
Veículo de consórcio italiano está em fase de testes para a renovação da frota da força terrestre
O primeiro blindado em processo de aquisição pelo Exército Brasileiro para a renovação frota está retido no porto de Hamburgo, na Alemanha. O veículo embarcaria para Brasil no dia 20 de junho, mas a viagem foi impedida devido à ausência de documentação.
A informação foi detalhada em uma carta à Força enviada pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melera, primeiro colocado no processo de licitação para a compra de 98 unidades do Centauro II-BR, os chamados de Veículo Blindado de Combate de Cavalaria (VBC Cav).
De acordo com o Exército, os trâmites alfandegários estão sendo solucionados pelo consórcio e, agora, o blindado italiano tem previsão de embarcar ao Brasil no dia 2 de julho.
O veículo está sendo enviado ao Brasil como um etapa de teste para a efetivação da compra. O atraso de 20 dias não deve atrapalhar o cronograma estabelecido para a aquisição dos veículos, informou a Força à CNN.
Em novembro de 2022, no final do governo Jair Bolsonaro, o Exército concluiu o processo de escolha do blindado para a renovação da frota da Força Terrestre. O contrato assinado com o consórcio italiano é no valor de R$ 5 bilhões para a aquisição dos 98 blindados
Antes de finalizar a compra, porém, ocorre uma fase de testes com dois veículos. De acordo com informações do Exército, as avaliações técnicas começaram a ser feitas na Itália por engenheiros militares brasileiros e mais de 80% já estão concluídas.
Superada essa fase, os veículos são enviados ao Brasil para uma avaliação operacional. Ou seja, serão testados em situações de combate e no terreno brasileiro – que tem características diferentes da Itália, onde foi fabricado.
No Brasil, os testes serão feitos no Centro de Instrução de Blindados em Santa Maria, o Rio Grande do Sul, e deverão estar concluídos até o dia 31 de dezembro.
Além do veículo retido na Alemanha, o segundo blindado para teste deve embarcar para o Brasil ainda em julho. Ele está passando por um processo de pintura para se adequar às cores do Exército brasileiro.
FONTE: CNN Brasil
Nada de grave, ao ler o titulo por cima pensei que era algum embargo.
_______________.Isso claramente é uma retaliação ao governo brasileiro. Governo Lula se negou a fornecer munição ´para os Tanques Leopards que foram cedidos a Ucrânia.
EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Os exercitos possuem estagiarios tambem?
Quem errou foi o exportador….
Então foi o estagiário do exportador!
kkkk…. “estagiário” e “sogra” viraram nomes malditos no Brasil, rs
Não existe porto na Italia? Por que teve que ir pra Alemanha?
Essa distância maior de transporte, deve ser pra justificar quase 10 milhões de dólares por cada veículo
Para poder ser embargado…kkk
Quem faz a rota é o transportador, igual aos correios.
Mesmo assim, tem que levar quase 1000km pro mar do norte?
eles explicaram pq ele não poderia sair pela Itália?
(calma gente o negocio ainda vai ficar 6meses preso nos Correios em Curitiba)
Era melhor ter comprado na shopee kkkkkkkk
Se passar por cajamar também perdido
Fico abismado gastarem 50 milhões de reais por unidade de blindado que pode ser destruído por um simples RPg
Os portos de Trieste ou Gênova não estão funcionando? Pra que diabos esse veículo foi pra Hamburgo?
1- pelo que entendí do texto, a culpa da falta de documentação é do exportador, e não do EB, confere?
2- desculpe a pergunta, mas se o veículo é italiano, o que diabos ele está fazendo num porto alemão?
Nessa negociação o mais interessante é que a compra foi em regime de urgencia, apesar de ser um ótimo veiculo não entendo porque não desenvolver a versão 8×8 do Guarani com canhão de 105/120mm (que foi tempos atraz rejeitada pelo Exercito) de não época propuseram o canhão de 90mm, dessa forma não precisaríamos enviar dolares para fora. Coisas de Brasil, preferem comprar do que produzir ou desenvolver aqui (como dizem que o Brasil prefere ja equipamentos com experiencia comprovada) mas dessa forma vai ser dificil manter a industria de defesa (quando desenvolvemos não compramos)
Bixo, sejamos sinceros aqui:
Com o EB atrasando pagamentos do Guaraní, tesourando o n° de pedidos seguidamente, e até hoje não ter feito / homologado a maioria da sversões do Guaraní que eles pretendiam ( como o porta-morteiro ), ao mesmo tempo em que o EB gasta grana naquela inutilidade do Cascavel 2.0, quanto tempo o EB demoraria pra fazer esse Guaraní 8×8?
Um dos maiores sabotadores das forças armadas é o próprio alto comando.
Pode até ser… não descarta a mando de agente externo… exemplo tem aos milhares .
“EUA”… quer dizer, eu tenho um suspeito de quem é o “agente externo”…
Investir dezenas de milhões de verdinhas durante vários anos para desenvolver um projeto com vários semelhantes concorrendo no mercado externo e, no final, ratear os custos desse projeto entre 98 veículos? Com chances de ficar uma droga? Não, obrigado!
Alguns engenheiros Brasileiros,desde o ano de 1929 já se fazia testes bem sucedidos com o álcool combustível para carros e até Locomotivas.
O mal do Brasil é o próprio brasileiro, que se “rende” muito fácil ao poder Econômico, e,despreza os Brasileiros que querem o bem do País. 😪
Sim, melhor comprar lá fora e brincar de milico aqui dentro.
Só que, com um simples embargo, a brincadeira acaba logo.
Mas no fundo mesmo você tá certo: praticamente todas as “iniciativas” de desenvolvimento de uma indústria de defesa nacional acabaram em nada.
Ultimamente já sou da opinião de só manter a mamata, os salários e pensões e parar de fingir que as FFAA servem pra alguma coisa nesse país.
Desenvolver um projeto do zero envolve muitos custos e riscos. Pra modificar o Guarani para ser um 8×8 com canhão o EB teria que certamente gastar mais do que está gastando para adquirir os Centauro II.
ja existe um guarani 8×8, chama-se SUPER AV e os marines americanos estão cogitando uma versão dele
Sim mas uma fatia gorda do valor retorna para o país né?!
volta, mas isso não garante que compense. se você conseguir vender o suficiente pra custear o valor do desenvolvimento, vale. existem inúmeros 8×8 no mercado de empresas muito mais tradicionais que daqui, com muito mais bala na agulha pra dar desconto que aqui, com muito mais capacidade fabril pra fabricar mais rápido que aqui, incluindo a IVECO, não sei se teria demanda o suficiente (juntando tudo, porque aqui dentro a gente sabe que certamente não teria, não existem compras grandes). Existe o benefício de conhecimento industrial, mas considerando que:
1) acabou de desenvolver um veiculo 6×6 e industrialmente as diferenças em ganho de conhecimento não seriam tantas
2) é abundante no mercado, e muitos países fabricam, não é nenhuma tecnologia muito exclusiva como por ex. um caça, não seria ganho um conhecimento muito exclusivo ou diferencial.
teria que ir muito pra ponta do lápis, mas eu não tenho esses números em detalhe.
mas ciente que o Brasil iria concorrer com: Finlândia, Alemanha, EUA, Singapura, Rússia, China, Israel, Turquia, França, Itália, Suíça, Coréia do Sul, entre outros – muitos com veículos de várias gerações (de sucesso) nas costas. Ex: várias gerações de Patria e Piranha. E muitos desses fazem TOT, coisa que o Brasil não faria (senão perderia o propósito dessa proposta).
é ótimo querer fabricar as próprias coisas, desenvolver e tudo. mas tem que ter bala na agulha (e aqui nunca tem orçamento pra isso nem compra pra sustentar) e expertise. e o Brasil não tem nenhum dos dois. Perde um monte de engenheiro (e cientistas no geral) pra fora todo ano pq os salários são baixos. quem ainda consegue segurar alguma coisa é a embraer e fora disso tem nego que fica por amor mesmo.
Coisas do nosso nacionalismo militar.
Piada pronta.
O programa já caiu de 2044 para menos de 1600 veículos e ainda irá cair mais.
Nem as versões 6×6 do Guarani foram desenvolvidas (Porta-morteiro, Ambulância, Anti-aéreo, etc) você acha que iriam desenvolver a 8×8?
A gente sonhava a gente sonhava e o EB deixou sonhar até cairmos da cama e acordar :’)
Ninguém com um mínimo de bom senso entende isso.
Em parte concordo, mas estrategicamente é bom conhecer tecnologias estrangeiras…
Quando nossos estrategistas militares vão entender…..comprar equipamentos de fora….so gera emprego e investimentos no exterior….nossa indústria bélica carece urgentemente de apoio….ou estaremos fadados a depender sempre da boa vontade e interesses dos outros…..
Ai tu investe bilhões para construir um punhado e colocar mais umna concorrência entre vários. Nao e assim, exemplo disso e o kc 390, que esta substituindo o C130, que ate onde sei, nao tem concorrentes da mesma categoria. Tiro certo da EMBRAER e FAB que aproveitaram essa demanda que o C130 está deixando.
Eles não estão preocupados com isso.
Apenas com os soldos/pensões/aposentadorias/gratificações.
O Brasil é um país muito pobre, com baixíssima produtividade e endividado até o pescoço; pode esquecer essas fábulas de desenvolvimento da indústria de defesa. Sem prata nada vai pra frente.
Mais apoio do que já é dado?
Isso aí é um saco sem fundo, e sem visão estratégica e perspectiva futura.
Acho que você não sabe mas do pedido de 98 unidades somente esses 2 serão importados. Os outros 96 serão fabricados no Brasil na fábrica da Iveco em MG.
Então estão gerando empregos no Brasil m
Pelo preço não vale a pena. É igual a Helibras. Pagamos caro pra maquiar o produto aqui, 99% das peças são importadas, em prol do emprego de 500 sortudos, pagamos caro e tiram bilhões do tesouro. Não vale a pena.
Erro dos técnicos de exportação do fabricante
Sobre o último parágrafo, está previsto para o segundo Centauro ser embarcado por Antuérpia.
Só para faltar um documento exigido pelo governo belga? 🙂
kkkkk
foram deixar o desembaraço nas mãos dos despachantes de Curitiba , olha no que deu
Lógico que a 1ª coisa que vem a mente é: por que enviaram p/ um porto alemão? Meu chute é que isso tem a ver c/ os custos do frete marítimo. O CIO (Consórcio Iveco-Oto Melara, e não Melera como está no texto da CNN) deve ter buscado um navio que já tivesse cargas p/ o Brasil, portanto o custo seria menor, e numa data mais próxima, deve ter aparecido um c/ partida de Hamburgo, enviou provavelmente num trem de carga, mas deu m…
meu chute é que o EB/Governo tem participação neste atraso, para não pegar mal , devido as enchentes no RS.
Não consigo outra justificativa para uma caca deste tamanho…
A pergunta que não foi respondida até agora ? Por que raios o blindado foi parar na Alemanha se poderi ter vindo via-Itália????
tb queria saber, mas o comentário que eu perguntei isso há 40min ta retido na fiscalização kkkkkkk
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Agora foi kkkk
Meu comentário também está retido, acho que o algoritmo se empolgou c/ o tema retenção.
“…Em novembro de 2022, no final do governo Jair Bolsonaro, o Exército concluiu o processo de escolha do blindado para a renovação da frota da Força Terrestre…” acho engraçado a CNN tentar linkar uma coisa onde não existe um link…..mérito de aquisição exclusivo do EB, parabéns aos envolvidos no processo de aquisição.
Acho engraçado tentar lacrar com esta besteira de polarização.
Já que foi , Cadê o Grande PACãodaDefesa ?
Grana esta faltando, estão a procura de F-16 com 30 anos de operação !
Off Topic: Ortodoxos são obrigados pela justiça a se alistar no exército, a baixa está aumentando nas fileiras da IDF ?
Negativo, não há registro de grandes baixas ou aumento de fileiras que exija isso, acompanhando em sites gringos a resposta é uma questão de isonomia social, não servir era um privilégio que não estava pegando bem, os caras fortes e saudáveis liberados enquanto que para a maioria das mulheres é obrigatório, simples assim.
Lembrando que pra muitos não ortodoxos servir esta longe de ser um fardo, pelo contrário, é um rito de passagem da juventude que a maioria tem orgulho de cumprir!
Não é problema nosso. A IVECO que se vire para resolver esse problema e os próximos. Mas o fato do segundo Centauro estar vindo por um porto belga já mostra que os italianos não confiam muito na burocracia alemã.
Cada viagem pode ter um custo diferente, oportunidades de navios com espeço e no tempo certo. Não é uma coisa sedimentada, como o envio contínuo de uma carga, como soja ou carros. São envios avulsos, devem escolher os mais baratos que encaixem na agenda do remetente.
Não reconhece uma ironia, né amigo? 😁
E na deles eles não confiam? Porque diabos estão despachando por portos alemães e belgas?
Aí entra a explicação do DanielJR.
Que bom, assim o governo sente um pouco a frustração que brasileiros que precisam importar passam com frequência no emaranhado burocrático.
Até para os civis estão criando burocracias e cobrando mais impostos.
Questão de subserviência.
Espera sentado que esse desgoverno vai armar as Forças Armadas…
Espera sentado que as forças armadas vão fazer alguma coisa pra se armar.
Cara, tu pode ser o hater gratuito, mas as FA estão fazendo o que o orçamento permite para se “armar”, está muito aquém do ideal? sim!, entretanto um fato é um fato, há vários programas de modernização e aquisição acontecendo nas 3 forças.
Ahhh para ne cara, se vc polarizar esse debate vai acabar ficando feio, ta cheio de projeto da era PT nas FA, gostando ou não vamos ser justos!
Só irão enviar depois que o Exército pagar o IPVA/DPVAT para não correr o risco de ser apreendido com documentação atrasada.
É verdade!
Notícia saiu no canal Hoje no Mundo de Narnia Militar.
Tem 7 minutos.
Olhem lá.
Como ele foi parar na Alemanha,não tem Porto na Itália para exportar direto?
Se tivéssemos comprado o Norinco ST-1 de nossos parceiros chineses (futuros sócios da Avibrás), já teríamos recebido todos, mas preferimos (graças ao desgoverno anterior) comprar de nossos muy amigos alemães da Otan, que já acharam pelo em ovo e estão embargando o Centauro, pois sua transmissão é Alemã (a falta de documentação é historia para boi dormir). Mas tudo bem, tem os que preferem comprar material militar do Ocidente e sempre ser embargado.
Não foi comprado na China porque o artigo estava indisponível no site da Shein.
Já teríamos recebido, e eles já teriam quebrado…
Norinco teria sido a melhor opção e eu disse na época. Ia vir com canhão 105mm, mas ia vir com ATGMs chineses, poderíamos até adaptar o MSS 1.2 nele, um projeto nacional qualificado aqui prós nossos requisitos numa empresa genuinamente Brasileira. Motorização seria MTU ou Caterpillar, então seria uma excelente opção
Também achei surpreendente este impasse. Teoricamente, a Itália, país onde o blindado é fabricado, tem um grande porto no Mediterrâneo (Gênova) e uma das maiores empresas de transporte marítimo (MSC). Deve ter algum motivo econômico forte para que os blindados sejam despachados de Hamburgo, valor do frete, taxas portuárias mais baratas, aproveitamento de outros afretamentos já destinados ao Brasil a partir de Hamburgo, etc,
Poderia ter contratado a SADA , kkk
Kkk Acho que eles tem navios tmb
Quero saber porque o bonitão não poderia sair de um porto Italiano.
Muita frescura.
Ótima oportunidade para cancelar a compra e poupar R$ 5 bilhões dos impostos suados do contribuinte.
Onde assino a petição?
Colega, o site de receitas não é esse.
A alfândega alemã cheia de boa vontade por causa do posicionamento brasileiro sobre a guerra na Ucrânia.
Pq o blindado atravessou a Europa pra embarcar para o Brasil? Não entendi essa! Sendo que existem inúmeros portos na Itália que poderiam facilmente embarcar qualquer modelo blindado…
Um país como o Brasil deveria produzir, incentivar a indústria nacional.
Aí cumpañero, uma oportunidade para se resolver com uma conversa e uma cervejinha junto ao camarada Olaf; e os alemães gostam de um cervejinha.
Problemas na remessa conforme, capaz ficar redito em Curitiba
Nao era melhor ter comprado 300 Hilux, Deve aguentar mais a pacanda que vao levar dos Drones kamikazes.