Olaf Scholz

Declaração de Scholz foi feita em Puglia, no sul da Itália, onde líderes do G7 se reúnem até este sábado (15) para discutir assuntos urgente da pauta internacional

Os líderes do G7, grupo das principais economias industriais ocidentais, não discutiram as propostas do presidente russo, Vladimir Putin, para a paz na Ucrânia, porque todos sabiam que elas não eram sérias, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Falando da Itália pouco antes de partir para a Suíça, onde uma conferência sobre a Ucrânia será aberta no sábado (15), Scholz disse que as propostas de Putin – para que a Ucrânia abandone quatro províncias que a Rússia reivindica, pare de lutar e abandone a sua ambição de ser membro da Otan – visavam apenas desviar a atenção da conferência.

Os chefes de Estado dos países do G7 e as lideranças da União Europeia estão em Puglia, na Itália, onde discutiram nos últimos dias assuntos urgentes da pauta internacional, como a invasão russa à Ucrânia, mudanças climáticas e a guerra na Faixa de Gaza.

FONTE: CNN Brasil

COMENTÁRIO: Scholz se equivoca. Não são propostas de paz, mas condicionantes para a paz. Os líderes ocidentais não tem mais credibilidade para ameaçar a Rússia. Garantiram que, se houvesse invasão, não utilizariam instrumentos militares. Somente sanções políticas e econômicas. E estas não fizeram efeito.

E a Ucrânia não é e nem será capaz de vencer a Rússia sozinha, por mais que lhes enviem armas e assessores.

O G7 acabou de se reunir e fazer mais ameaças. Todos seguirão para a Suíça, sem a participação de China e Rússia, para tratar, novamente, do assunto.

Siris na lata. Ficarão reverberando ameaças e Putin e Xi Jinping assistindo de camarote. Estes aguardarão que a incapacidade de a Ucrânia expulsar os russos – ou mesmo evitar que ampliem a invasão – sejam reconhecidas para imporem condições ainda mais duras para um acordo de paz.

A Rússia não cederá e a China a apoiará nisso, direta ou indiretamente; explícita ou implicitamente.

Não se trata de uma guerra entre Ucrânia e Rússia, mas de uma tentativa de reestruturação do sistema internacional para neutralizar a hegemonia ocidental. A Ucrânia é apenas o campo de batalha. (Fábio Sahm Paggiaro)

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

117 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fábio Jeffer
Fábio Jeffer
6 meses atrás

Notícia bem a lá CNN, como que se o Ocidente estivesse em condições de alguma coisa.
E o comentário a seguir bem realista
e franco do que realmente prevalece nesse jogo geopolítico onde os bravateiros da Ucrânia acham que poderão impor qualquer coisa

Vitor
Vitor
Responder para  Fábio Jeffer
6 meses atrás

É mais um político factoide que está com os dias contados!

Heinz
Heinz
Responder para  Fábio Jeffer
6 meses atrás

Já que os russos querem metade da Ucrânia e não querem a paz, continuarão morrendo por uma causa injusta e quase perdida. Leia-se Afeganistão…
A única coisa que resta a fazer é declarar guerra total e tentar derrotar a Ucrânia de vez, ou então usar uma arma nuclear, sandice que nem a China aceitaria.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Heinz
6 meses atrás

A Rússia tem as FAB e outras bombas semelhantes que faz um grande estrago nos bunkers ucranianos.

Fábio Jeffer
Fábio Jeffer
Responder para  Heinz
6 meses atrás

A Rússia já está vencendo

Hcosta
Hcosta
Responder para  Heinz
6 meses atrás

A anexação das 4 regiões foi um ato de desespero e será quase impossível para Putin justificar qualquer “vitória” se as perder.
Foi nesse ponto que a guerra passou de ser um simples derrube do governo para uma guerra de punição…
Como muitos outros antes dele, Putin enfiou-se num buraco e a sua solução foi cavar ainda mais para demonstrar a sua “força”…

LUIZ
LUIZ
Responder para  Hcosta
6 meses atrás

Uma guerra hj é muito cara mesmo pra uma grande potência. Reunir 1 ou 2 milhões de soldados requer bilhões de dólares em recursos. Com as novas tecnologias as perdas são muito grandes.

leonidas
leonidas
Responder para  Hcosta
6 meses atrás

Santodeus, é cada análise que vemos.
As pessoas ainda acham que a Ucrania seria um tipo de Vietnã ou Afeganistão para os EUA.
Agora se parassem para pensar qual a relação desses dois paises para os EUA e qual é a da Ucrânia para a Russia fariam um imenso favor ao bom senso…

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Heinz
6 meses atrás

Vixi!!! Você realmente acredita nisso???

Antonio Palhares
Antonio Palhares
6 meses atrás

Uma nefasta guerra que poderia ser evitada. O ocidente que não foi acostumado a conversar cercou a Russia através da OTAN . Poderiam ter conversado e evitado esta catástrofe para o povo ucraniano. E agora José ?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

O que mudou entre 2015 e 2022?
A OTAN não se expandiu e a Ucrânia não poderia entrar…
Putin pensou que seria outra Geórgia mas enganou-se…

Mauro Cambuquira
Responder para  Hcosta
6 meses atrás

Nossa, ele achou errado não é? Pois ele não tinha a informação das dimensões. Achou que seria a mesma coisa. Nossa, como ele é bobinho… Inocente…

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

A Russia poderia ter conversado de 2014 até 2022, onde invadiu a Ucrânia por duas vezes. Engraçado neh, a culpa.nunca é da Russia

José
José
Responder para  Orivaldo
6 meses atrás

Pra esse pessoal pro Rússia nunca é meu amigo. E eles aparecem aos montes nos tópicos pra defender tudo do Putin. No mínimo curioso.

Zoranm
Zoranm
Responder para  José
6 meses atrás

Vc por aqui José? E a eleições? Vc precisa ser legitimo no poder, antes de querer impor paz nos seus termos.

E o povo de seu país deseja que a guerra continue?

Jose
Jose
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

No Brasil ? Meu pai é aqui. Viajou na maionese de novo russo.

leonidas
leonidas
Responder para  José
6 meses atrás

Ninguém defende Putin. apenas um assunto com a abordagem séria que a idade adulta comporta.
Mas para isso é preciso ter um mínimo de noção em geopolítica e ai para alguns isso fica mais difícil então preferem ver as coisas como supertrunfo…

Carlos
Carlos
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

https://www.youtube.com/watch?v=u09L8LhoTs8&ab_channel=HojenoMundoMilitar se gostas de ser ignorante, é um problema teu, mas enganares os outros é crime este vídeo explica quando Putin pediu a George Robertson para entrar na OTAN através de um convite da organização, ao que Robertson respondeu que a OTAN não convida ninguém. Essa conversa de cercar a Rússia é uma fake que só pega com incautos, e todos os países que estavam sob o julgo russo correram a pedir entrada na UE e na OTAN porque conhecem bem o imperialismo e o expansionismo russo. E agora o Zé vai vencer a guerra (felizmente vivo longe da Rússia e assim não vou ser preso por ter usado a palavra guerra) porque esta guerra vai ser resolvida pela resiliência e essa a Rússia não tem, porque já se queixa a todo o mundo dos demoníacos ocidentais que só querem o mal da Rússia enquanto o Zé continua a ter ajuda do “Ocidente” e não só. Mais uma informação, a Ucrânia, no tempo de Viktor Yushchenko, demonstrou interesse em entrar na OTAN, mas essa hipótese foi colocada de lado porque existia um grau elevado de corrupção, como tal seria negado a sua adesão e se esse grau é menor do que o da Rússia imagina qual será o da Rússia, daí os iates dos oligarcas tenham desaparecido dos portos da UE .

No tempo de Iulia Timochenko a maioria da população da Ucrânia era contra a entrada da Ucrânia na OTAN e agora graças a Putin a maioria da população ucraniana quer entrar na OTAN

Felipe
Felipe
Responder para  Carlos
6 meses atrás

Nossa, que bela fonte…”hoje no mundo da Otan”

Tiago
Tiago
Responder para  Felipe
6 meses atrás

Kkkkkk .
Pelas fontes já temos a noção dos comentários.

Alecs
Alecs
Responder para  Felipe
6 meses atrás

Melhor seria o Canal ” Arte da defesa Russa na Guerra ” ou ainda o “Pepe Escobarov” . Temos outras opções de análises isentas kkkkkkkkk

Vitor
Vitor
Responder para  Carlos
6 meses atrás

Nossa pisou na jaca .

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Carlos
6 meses atrás

Se o senhor quiser continuar acreditando em papai Noel e Arca de Noé. Tudo bem.. Isto é assunto seu.

Carlos
Carlos
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

Descrevo apenas fatos agora se queres acreditar naqueles que por cada 5 palavras consegue dizer 6 mentiras, é problema teu.

Mauro Cambuquira
Responder para  Carlos
6 meses atrás

Hoje no Mundo Militar… Nos ajude aí? Faltou colocar a narração de iteligência artificial para a descrição do vídeo. KKKK

Felipe
Felipe
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

Ocidente podia não ter patrocinado um golpe em 2014 na Ucrânia que nada disso teria ocorrido.

Yuri
Yuri
Responder para  Felipe
6 meses atrás

Era melhor o povo ucraniano continuar sofrendo nas mãos do fantoche da Rússia, né?

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Responder para  Yuri
6 meses atrás

Até pq agora depois do golpe de 2014 eles não estão sofrendo mais né…

Carlos
Carlos
Responder para  Felipe
6 meses atrás

Meu caro, no youtube existe um vídeo produzido pela Netflix intitulado “Winter on fire” (full feature) que retrata a revolta de Maidan, é um documentário em inglês e que é muito recomendado e para o caso de não saberes inglês, usa o tradutor automático e verás que o Ocidente nada tem a ver com essa revolta

Tiago
Tiago
Responder para  Carlos
6 meses atrás

Sério?

JULIO dONDICE
JULIO dONDICE
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

Agradeçam os francesinho metido a ser líder mundial kkkk Ameaçaram,coisa de adolescente…. Se você brigar com ele todo mundo entra, o problema que o comediante bate pinto da Ucrânia acreditou e ficou sozinho na briga só tomando porrada e a Otantan assistindo de camarote.!!! Q piada de mal gosto!!!

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

A culpa é dos russos, que ousaram cercar as bases da Otan com a Rússia…😁

Alecs
Alecs
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

A OTAN se expande porque os vizinhos do leste sabem com quem estão lhe dando. Conhecem o passado imperialista e expansivo dos russos. Por isso quando se livraram da URSS trataram de fazer alianças o quanto antes. Muito natural ao meu ver. Alguém acredita hoje em dia que as republicas bálticas seriam hoje nações democráticas em franco crescimento econômico ? Opções de destino ; governos títeres financiados por Moscou ou o velho truque de Stalin, coloca-se uma minoria russa étnica expressiva e começa-se a retórica da perseguição e genocídios feitos pela população nativa. Na sequência armam milícias, colocam soldados russos disfarçados e distribui passaportes para essa turma. Na sequência sabemos o que ocorre. Esse truque já ficou manjado.

Hcosta
Hcosta
6 meses atrás

O grande líder, Putin, a lutar por todos nós…
Pela primeira vez, neste mês e de uma forma limitada, foi permitido o uso de armas OTAN sobre o território legítimo Russo. E o que a Rússia fez?
Não será um bom exemplo de como a Rússia está cada vez mais fraca e é cada vez mais uma guerra para Putin se manter no poder?

Aparentemente é uma guerra para alterar o sistema internacional…
Mas tem um pequeno pormenor, continua tudo como dantes, a diferença é a Rússia com menos recursos… A China, Índia, UE, EUA, etc… tudo a beneficiar com os preços baixos de combustível, etc…

E a “crise” na Alemanha…
https://www.statista.com/statistics/375206/gross-domestic-product-gdp-in-germany/

Fábio Jeffer
Fábio Jeffer
Responder para  Hcosta
6 meses atrás

É cada comentário sem noção que dá dó viu, vc tá bem desinformado

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Fábio Jeffer
6 meses atrás

Olá. Por favor,poderia me elucidar onde foi que o Hcosta errou?
Cordialmente.

Felipe
Felipe
Responder para  Hcosta
6 meses atrás

Engraçado que os únicos países a sofrerem com todas as sanções contra a Rússia, foram os próprios países ocidentais. De onde vc acha que está vindo esta maior inflação em décadas para esses países?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Felipe
6 meses atrás

A “enorme” inflação de 3%na UE? Essa inflação já veio e foi…

E não foi preciso cortar árvores, passar fome, etc… Mas se tem como única fonte de informação a propaganda Russa então os Europeus/EUA estão na maior crise económica de sempre…

E como está a inflação na Rússia, os juros, o rublo, etc…?

Quer comparar ou continuar com a cabeça enterrada na areia?

Jose
Jose
Responder para  Hcosta
6 meses atrás

Há uma incapacidade total nas respostas deles HCosta. Nem adianta tentar desenhar.

Mauro Cambuquira
Responder para  Hcosta
6 meses atrás

Tem que ler mais. Ou… Buscar mais fontes, e ter real noção do tempos.

Carlos
Carlos
Responder para  Felipe
6 meses atrás

Qual foi o ocidental que morreu de frio? Qual foi a industria na UE que fechou por falta de combustível? Qual foi o nível da inflação na UE? 8,6% em 2023 e 2.9% em 2024. Porque será que o Euro tem mais valor que o dólar?

Agora explica-me como é possível a Rússia estar bem quando a China compra combustíveis à Rússia e apenas paga 40% do que pagavam os europeus alem da quantidade ser menor?
Também sabemos que a Índia compra combustíveis com descontos e o Brasil compra diesel também com descontos, sabendo que, por hipótese, a Rússia venda a mesma quantidade de combustíveis mas que recebe metade do valor que recebia da UE, poderá a Rússia não ser afetada pelas sanções?
Os dados económicos da Rússia são fornecidos por quem? Será que são fornecidos pela propaganda?
Quem é que anda a demonizar o Ocidente por todos os males que se sentem na Rússia? Mas não devem ser das sanções, de acordo com a propaganda e que tu também afirmas, as sanções não afetam a Rússia.
Não te deixes influenciar pela propaganda e pelo que dizem os dirigentes russos que se caraterizam que por cada 5 palavras que dizem, conseguem dizer 6 mentiras.

Emmanuel
Emmanuel
6 meses atrás

Manda uns soldados alemães, junto com uns franceses, para tirar os russos de lá.
Vocês já fizeram isso no passado. Vai dar certo. Confia.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Emmanuel
6 meses atrás

Hoje eu vi um vídeo de um soldado ucraniano mort0 com uma bandeira dos EUA no uniforme. A guerra só tá acontecendo por causa desses carniceir0s do ocidente usando a carne ucraniana como bucha de canhão.

José
José
Responder para  LUIZ
6 meses atrás

Viagem total

Heinz
Heinz
Responder para  Emmanuel
6 meses atrás

Se não fosse os EUA e os aliados, hoje Moscou e região seria só mais um estado Alemão.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Heinz
6 meses atrás

E agora os Japão e Alemanha são estados norte americanos.

Carlos
Carlos
Responder para  Emmanuel
6 meses atrás

Não é necessário porque os ucranianos dão conta do recado, basta serem abastecidos com armas e munições a tempo e horas e não com 6 meses de atraso. Confia que vai dar certo que o Zé vai ganhar a guerra já que a Rússia não sabe para onde se virar para arranjar dinheiro para a guerra

Heinz
Heinz
Responder para  Carlos
6 meses atrás

Mesmo com toda inferioridade ucraniana, em números de efetivo, em números de equipamentos, com sua infraestrutura sendo atacada há 2 anos e meio, com milhões de pessoas desabrigadas, com hospitais cheios, ainda sim continuam lutando bravamente Mas vem um pró russo lambe botas de Putin dizer que ele tem razão e a culpa da guerra é do zelensky. Só pra início de conversa, essa guerra começou em 2014 e zelensky nem político era. A Ucrânia sempre foi tratada como o vizinho feio pela Rússia, o que a Ucrânia ganhou com a Rússia de aliada? Nada, além de servir de celeiro pra eles. Sendo um dos países, se não o mais pobre da Europa, vendo outros países que estavam na UE prosperarem e melhorarem seus índices econômicos e sociais. Mas quando os ucranianos insatisfeitos com a situação do seu país derrubaram o fantoche de Putin do poder, surgiu do nada “grupos separatistas” que nada mais era que tropas russas infiltradas na própria ucrânia e isso todo mundo está careca de saber, pois é um fato. E o resto da história vocês já sabem. As propostas de Putin não são para paz, são para a total subjugação do povo ucraniano, assim como o Stalin fez no Holodomor. Nem a Alemanha nazi, teve propostas de paz tão duras quantos essas. A insanidade de Putin, só demonstra duas coisas, ele tá atolado até o pescoço, e pra sair disso o preço que terá que pagar é alto demais e talvez nem consiga.

José
José
Responder para  Heinz
6 meses atrás

Exatamente Heinz!

Zoranm
Zoranm
Responder para  Heinz
6 meses atrás

A Ucrânia continua perdendo 1500 a 2000 soldados por dia, além dos territórios. Amaldiçoar a Rússia, não muda isto.

Nino
Nino
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Assim como endeusar Putin também não. Eles foram invadidos assim como como ocorreu co a Polônia quando a Alemanha e a União Soviética fizeram dando início a 2ª Guerra Mundial.

Rony
Rony
Responder para  Nino
6 meses atrás

Poxa vida, vai ler colega. Aprende um pouco, de informe com bons livros de história, não fique só em celular e tv aberta ok.
Abraço

Heinz
Heinz
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Kkkkkkkkkkkkkkk caraca, 2000 homens soldados por dia e a linha de contato ainda não desabou em todo front? Onde estão os russos? Será que já aliens segurando a linha dos Ucranianos?

Jose
Jose
Responder para  Heinz
6 meses atrás

No mundo deles é assim. É incrível a faxina cerebral que eles recebem..parecem uma certa população la na décad ade 30 e 40 e sabemos como eles terminaram a segunda guerra.

Carlos
Carlos
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Vi recentemente uma reportagem na CNN Brasil em que o repórter conversava com brasileiros que se ofereceram como voluntários para o exercito ucraniano, e também ninguém no mundo acreditaria que a Ucrânia aguentaria três semanas da invasão russa e já entramos no terceiro ano.
E quem deu essa informação? Foi a propaganda russa?

Jose
Jose
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Poooo…2000 por dia…2 anos de guerra. 365 dias x 2000…2 milhões de baixas praticamente. Ja já morrem mais ucranianos que em toda segua guerra ! Bizarro e cômico ler suas postagens !

Nei
Nei
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Fonte?

Me passa a fonte dessa informação, por favor.

Tiago
Tiago
Responder para  Nei
6 meses atrás

Começa olhando as entrevistas do canal Judge Napolitano
Lá vai ter
Larry Johnson
John marsheimer
Scott ritter
Douglas mcgregor .
Col Daniel Davis
Alex mercorius .
Agora ficar com o Lourival Viana e WW e pra f…

Tiago
Tiago
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

A artilharia mata a todos estando certo ou errado .

Carlos
Carlos
Responder para  Heinz
6 meses atrás

Parabéns pelo resumo da história e mais uma informação, o Senador republicano Lindsey Graham, que é apoiante de Trump afirmou que os EUA deveriam ajudar a Ucrânia em tudo o que esta necessitasse porque a Ucrânia é um país rico porque é rico em recursos minerais, em capacidade industrial e na produção de grãos e também me fizeste recordar de que a Ucrânia e a Polónia tiveram sempre o mesmo nível de desenvolvimento e desde 2004 o nível da polónia aumento exponencialmente em relação à Ucrânia nem que fosse pela injeção de 150 bilhões de euros desde adesão à UE em 2004, e isso os ucranianos sabem e sempre quiseram aderir e recomendo um vídeo no youtube “Winter on fire” mais ou menos hora e meia que passam como se fossem cinco minutos

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Emmanuel
6 meses atrás

Olá. Você acredita mesmo que o “General Inverno” faria alguma diferença nos dias de hoje,assim como também a ausência de um “Land Lease” impactaria tal cenário?
Por que foi o primeiro,que derrotou Napoleão. Já Hitler foi trucidado graças ao combo dos dois primeiros fatores,somados a completa estultice em estratégia militar do cabo monobola.
Não quero desmerecer o sacrificio feito pelos povos da finada URSS,mas quando o exército vermelho andava pelas próprias pernas e sozinho,em condições climáticas que ao menos não desfavoreciam seus inimigo,eles não deram nem para o cheiro.
Não creio que tais cenários se repetiriam hoje,assim como acredito ser extremamente improvável que russos,franceses e alemães cheguem a se enfrentar em guerra aberta.
Ninguém quer isso. É caro e perigoso. Uma coisa é lucrar com uma guerra fora de suas fronteiras,outra bem diferente é correr o risco de destruição total. Essa é a síntese da DMA.
Além do mais,é pra isso que existem as proxy wars.
É triste,mas a ucrânia é somente a bola da vez,uma fronteira de atrito civilizacional,geoestratégica. Ajudada e apoiada por uns,agredida e invadida por outros,mas manipulada por todos. Nações tem interesses,e só.
Nessas horas fico elucubrando sobre as vantagens de se viver na “periferia do mundo”.
Cordialmente.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Emmanuel
6 meses atrás

Eles não tem envergadura e coragem para isso. Fazem como cachorros correndo atrás de carros e latindo para os pneus.

NBS
NBS
6 meses atrás

Notícias da mídia ocidental são sempre enviesadas. Não se pode esquecer que a OTAN, liderada pelos EUA, expandiu-se até as fronteiras da Rússia. Nunca é tarde para reafirmar que a anexação da Crimeia e, posteriormente, a invasão da Ucrânia estão diretamente ligadas a esse cerco. As condições de cessão do território ucraniano para a Rússia são uma contrapartida aos custos da guerra e à ‘teimosia’ em aderir àquela organização. Dificilmente a Rússia abrirá mão de compensações. A Ucrânia não terá soldados, e caberá à Europa ponderar os riscos de uma guerra ampla e sem vencedores. Estamos nas mãos de uma geração que jogou video games de guerra e não conhece o horror de uma guerra real.

Zoranm
Zoranm
Responder para  NBS
6 meses atrás

Perfeito.

Putin disse várias vezes que qualquer acordo que inclua a devolução de territórios conquistados com sangue russo, não seria possível.

A cada dia a Ucrânia se torna menor, perdendo mais territórios, com piores condições de negociação.

Yuri
Yuri
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Então porque putin quis anexar esses territórios?

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Yuri
6 meses atrás

Vários motivos. Talvez o mais relevante é uma zona tempão entre a Rússia e a OTAN.
Desnecessário dizer que uma área entre 2 adversários é extremamente benéfica principalmente para o atacado pelo tempo de reação.

Tiago
Tiago
Responder para  Yuri
6 meses atrás

Essa região tem etnia russa , então a populacao vai aceitar a anexação . Melhor lutar nessa região agora do que a daqui 10 anos lutar dentro da Rússia .

Carlos
Carlos
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Mais um a tentar justificar o injustificável, quando se comentem ilegalidades, estas nunca serão legais, assim a Rússia invadiu ilegalmente a Ucrânia e anexou ilegalmente territórios de acordo com o direito internacional e nunca ninguém deve beneficiar o infrator.

Carlos
Carlos
Responder para  NBS
6 meses atrás

Meu caro quero recordar que até Putin pediu para entrar na OTAN mas que esta organização teria que fazer um convite, mas George Robertson secretário geral da OTAN na época respondeu que a OTAN não convidava ninguém e quem quisesse pedisse a adesão à OTAN e o que aconteceu foi que todos os países que viveram sob a “proteção” da Rússia, correram a pedir a adesão à OTAN e à UE.
Também me recordo que foi mostrado o interesse da Ucrânia aderir à OTAN mas que nunca foi efetuado porque o índice de corrupção era elevado e que no tempo de Iúlia Timochenko, a maioria da população ucraniana era contra a entrada da Ucrânia na OTAN e agora com a ajuda de Putin, a maioria da população ucraniana é a favor da entrada na OTAN.
Resumindo, toda a conversa da propaganda russa para justificar o injustificável é uma grande mentira e desonestidade, como tal falas como se os outros fossem burros e não conseguissem pensar com a própria cabeça e deverias ter vergonha em tentar desculpar o indesculpável e usando mentiras para justificar o que não é justificável

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
6 meses atrás

Sejamos brutalmente sinceros aqui:

A Rússia NÃO VAI devolver as terras que eles tomaram.
A Ucrânia terá que retomá-las.
A questão é:

A Ucrânia tem força e meios pra fazer isso?
Sim ou não?
Em caso da segunda alternativa, a OTAN vai mandar “bots on the ground” de forma direta pra lutarem ao lado da Ucrânia e tirarem os russos de lá?

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Willber Rodrigues
6 meses atrás

O tempo é uma fábrica de surpresas

Zoranm
Zoranm
Responder para  Orivaldo
6 meses atrás

Todos os dias 2, 3 vilarejos ucranianos são perdidos. A fábrica de surpresas está cada dia melhor.

Carlos
Carlos
Responder para  Willber Rodrigues
6 meses atrás

A Rússia não tem dinheiro para manter esta guerra, como tal vai perdê-la, estejamos sentados para não nos cansarmos porque ainda vai levar tempo.

Lembraste da URSS e do seu poderio militar e que perdeu a guerra no Afeganistão porque despendia 40%do orçamento nas guerras onde intervinha e a URSS acabou, por este andar a Federação da Rússia vai acabar porque falta pouco para os 40%

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Carlos
6 meses atrás

Vai, vai acabar sim, confia…

Primeiro, tú fala que a Rússia não tem grana, e logo em seguida, fala que a gente “precisa esperar sentado, porque vai levar tempo”.

Como um país “supostamente” sem grana ainda vai levar tempo indefinido pra jogar a toalha nessa guerra? Até lá, ela vai sustentar essa guerra como? Por fotossíntese?

KKce
KKce
Responder para  Willber Rodrigues
6 meses atrás

Acorde pra realidade e aprenda com a história, amigo. A URSS que tinha poder econômico e militar maior não aguentou o gasto contra rebelde afegão, é sério mesmo que você acredita que essa Rússia ai vai aguentar na Ucrânia com apoio ocidental? Você é um torcedor mais fanático que um membro da mancha verde ou gaviões da fiel. E sim, vai levar tempo, Rússia é uma potência e tem reserva de recursos e aliados, isso não se termina da noite pro dia. A ocupação soviética no Afeganistão durou 10 anos, guerra na Ucrânia ainda nem chegou no 3° ano.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  KKce
6 meses atrás

Nem a superpotência galática aguentou rebeldes no Afeganistão. É difícil achar rebeldes em cavernas. Ucrânia e planície, não tem como se esconder.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  KKce
6 meses atrás

Engraçado você usar o exemplo da guerra soviético-afegã…

Não foram os EUA que estiveram lá por 20 anos, gastaram 1 trilhão naquela guerra, pra sair correndo de lá com o Talibã que, supostamente, estava extinto, conquistando todo o país?

“E sim, vai levar tempo, Rússia é uma potência e tem reserva de recursos e aliados, isso não se termina da noite pro dia”

A Rússia que, segundo você, não tem grana, mas tem reserva suficiente pra aguentar a guerra por tempo indefinido….

🤔🤔🤔🤔

LUIZ
LUIZ
Responder para  KKce
6 meses atrás

A URSS tinha um grande exército com uma economia fragilizada. Uma coisa sustenta a outra.

Carlos
Carlos
Responder para  Willber Rodrigues
6 meses atrás

A China paga 40% do que pagaria a UE pela mesma quantidade de combustível, a India comprou sempre combustível com desconto e até o Brasil comprou diesel com desconto e nenhum destes países comprou a mesma quantidade que comprava a UE, como tal a Rússia está a perder dinheiro em relação ao que recebia só da UE, A Gazprom reduziu as receitas em 40%, tem congelado na UE mais de 600 bilhões de euros, e vais tu me dizer que a Rússia está cheia de grana? Até quando a Rússia irá aguentar? A URSS acabou porque faliu, gastava mais de 40% do orçamento em guerras, e a Federação Russa está se aproximando desse valor, como tal fica a questão, será que vai aguentar? Apenas quis dizer que a guerra não acabará no próximo dia, ou na próxima semana ou no próximo mês, mas que vai acabar num futuro próximo e vai acabar com a derrota da Rússia.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Willber Rodrigues
6 meses atrás

A OTAN vai lutar até o ultimo ucraniano.

KKce
KKce
6 meses atrás

E a proposta é de fato patética. O fanfarrão só faltou exigir aos EUA a devolução do Alasca e exigir da UEFA a vaga ucraniana na Eurocopa.

Sobre as sanções, curioso que nunca fazem efeito mas a retirada de todas elas sempre está presente nas propostas de “paz”.

Zoranm
Zoranm
Responder para  KKce
6 meses atrás

Aceita que doi menos! A proposta de março de 2022 era muito mais doce do que está. A próxima proposta russa pode ser ainda mais amarga.

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Sim,é possível,até pq o desespero do Putin só tende a aumentar.

Carlos
Carlos
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Porque será que existe muita violência no Brasil? Porque não se pune os infratores e ainda se beneficia os infratores e a ver pela resposta existe muita gente que gosta de viver num país violento

Machado
Machado
6 meses atrás

OTAN foi humilhada….

Carlos Silva
Carlos Silva
Responder para  Machado
6 meses atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Machado
6 meses atrás

De que maneira?

Carlos
Carlos
6 meses atrás

O comentário seria escusado porque nada tem de notícia e apenas demonstra a opinião de alguém que anda aleste da realidade. Em nenhum momento se refere às diversas ameaças que a Rússia já fez durante estes três anos de guerra (posso escrever à vontade porque não sou russo nem vivo na Rússia) desde a ameaça dos europeus morrerem de frio, à ausência de combustíveis para as industrias europeias até às armas nucleares, e que ninguém duvide que só foram os russos que usaram ogivas nucleares como ameaças, mas quem tem medo deve comprar um cão e que o medo é um mau conselheiro pensemos de forma racional.
Economicamente a Rússia está de rastos apesar de querer demonstrar o contrário, vende gás e petróleo à China e esta exige descontos que chegam a tingir 60% do valor que os europeus pagavam pela mesma quantidade. A Índia importou muito combustível como nunca o tinha feito antes porque exigia grandes descontos e até o Brasil comprou diesel com descontos à Rússia.
Não é necessário ser matemático para entender que as receitas da Rússia diminuíram mais de 50% em relação ao que os europeus pagavam e compra a preços mais caros tudo o que necessita porque só compra a chineses que por sua vez veem a sua industria a diminuir a produção e a aumentar a taxa de jovens desempregado e sem futuro no país.
E a Ucrânia não é e nem será capaz de vencer a Rússia sozinha, por mais que lhes enviem armas e assessores.” é uma frase escusada porque apesar de ter muitos phd, nenhum tem a ver com assuntos militares e que esta guerra apenas será vencida pela resiliência e não é a Rússia com a ajuda da China que terão essa resiliência e todos já vimos Xi a visitar os EUA e a UE e todos vemos Li Qiang a visitar a Austrália como se fossem amigos de longa data.
Quem irá vencer não sei mas sei que ninguém esperava que a Ucrânia conseguisse conter a invasão Russa e já entramos no terceiro ano.
Resumindo, o comentário desse Fabio não tem conhecimento dos fatos nem tem pés nem cabeça para ser publicado

Bispo de Guerra
Bispo de Guerra
6 meses atrás

Pessoal não lê ou finge que não entenderam…só pode.

Essa guerra não é uma ação visando ampliar fronteiras, de conquista.

Com a invasão da Ucrânia o mundo unipolar chega ao seu fim.

Essa guerra é uma extensão do embate entre dois mundos (G7 vs Sul Global)… não há volta.

A Arábia Saudita anunciou o fim da hegemonia do dólar nas transações de petróleo. Aceitarão também yuan.

O dólar está em processo de depreciação, os BRICS até o final do ano devem anunciar o The Unit(moeda a ser usada entre os integrantes).

EUA / Europa … a fila andou.

Carlos
Carlos
Responder para  Bispo de Guerra
6 meses atrás

Com este respeito pelo direito internacional vigente, compreende-se o porquê deste país ter um alto nível de violência urbana, já que os crimes não são para punir e as leis são para serem violadas. Todo o mundo sabe que a Rússia invadiu a Ucrânia violando deste modo o direito internacional e como punição o Brasil defende premiar o bandido pelo crime. Parabéns.
Quanto à moeda, e sem consultar o cambio do dia, todo o mundo sabe que mil reais são um pouco menos de 200USD e continuando sem consultar o cambio, quem sabe quanto corresponde mil reais em renminbi? Felicidades para o The Unit e não te esqueças que a taxa de desemprego entre os jovens chineses é grande.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
6 meses atrás

Aproximadamente 10% do PIB russo está comprometido com a indústria de guerra.
Hoje os salários russos estão na média superiores ao período pré guerra. E a taxa de desemprego está menor.
As exportações russas não foram afetadas pelas sanções. Cada vez mais o chamado Sul Global e a China substituem a Europa como destino doa produtos russos.
A capacidade industrial militar russa instalada é superior a de todo o ocidente junto. A Russia sozinha produz 3 vezes mais armas que o ocidente coletivo.
A Ucrânia não dispõe mais de homens para levar ao fronte.
A idade media do soldado ucraniano é por volta de 43 anos.
A Rússia dispõe de cerca de 150 a 180 milhões de pessoas e está recrutando muitos soldados nos países satélites.
A Coreia do Norte possui um estoque maior de mísseis e munições do que todo o resto do mundo junto. E está fornecendo para a Russia em troca de alimentos, petróleo e assistencia técnica em áreas que não domina.
A maior expertise em drones baratos e descartáveis de ataque tipo munição vagante hoje é o Iran e não qualquer país ocidental
A Russia construiu uma nova fabrica de drones desse tipo que entregará cerca de 6.000 drones por ano.
Morrem cerca de 1.500 a 2.000 soldados ucranianos por dia na guerra.
As bombas russas dos estoques soviéticos foram adaptadas e hoje causam um impacto tremendo nas linhas de frente. Não há um sistema antiaéreo capaz de as interceptar.
Toda a infraestrutura industrial ucraniana foi destruida.
Não há mais uma economia ucraniana.
As redes elétricas e a malha ferroviária está destruida.
Os estoques de combustível estão acabando.
População masculina restante foge do recrutamento obrigatório para outros países
Aproximadamente metade da população ucraniana está deslocada por diversos motivos, desde ocupação de areas pelos russos até fuga do próprio país.
Instrutores ocidentais estão morrendo na Ucrânia.
Tropas polonesas disfarçadas de mercenários estão atuando e morrendo na Ucrânia numa quantidade que o estado polonês não consegue mais disfarçar.
A OTAN não vai por tropas na Ucrânia para uma guerra aberta contra a Rússia porque sabe que isso significa uma guerra nuclear.
A China continua com o apoio velado a Rússia e a china não pode ser sancionada devido seu peso imenso nas cadeias de produção global.
A China não fornece armas a Rússia mas está construindo fábricas na Rússia para produzir armas e absorvendo o maximo de produtos primários russos que consegue.
Novos gasodutos e oleodutos ligando a Rússia a China estão sendo construídos.
Índia não aderiu as sanções e construiu uma nova rota ligando a Russia passando pelo Iran.
Africa “francesa” expulsa franceses e americanos e passa a receber colaboração dos Russos.
Fornecimento de urânio para a França é cortado.
Direita Conservadora Européia tem resultado expressivo nas eleições para o Parlamento Europeu e são contrários ao apoio da Europa a Ucrânia.
França e Alemanha, os dois principais paises da Europa veem o voto popular contra a politica de seus lideres.
Nos EUA todas as pesquisas eleitorais apontam para uma vitoria de Donald Trump que se declara contrario a essa guerra e pretende retirar o apoio americano a Ucrânia.
Tudo isso são fatos.
Não sei de onde esses jornalistas tiram qualquer vislumbre de chances de vitorias parciais da Ucrânia.
Há um ditado popular que diz que a primeira oferta dos russos numa negociação costuma ser a melhor oferta.

Carlos Silva
Carlos Silva
Responder para  Marcos Bishop
6 meses atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Yuri
Yuri
Responder para  Marcos Bishop
6 meses atrás

Fonte: sputnik brasil

Carlos
Carlos
Responder para  Marcos Bishop
6 meses atrás

Tantos dados fornecidos pela propaganda, mas acredita que se estudasses farias uma melhor figura e apenas uma questão os russos ainda não substituirão o pão por munições no café da manhã, a URSS acabou porque gastava mais de 40% do orçamento em guerras e a Federação russa se ainda não atingiu esse valor pouco falta e então vamos todos ver o crash da Rússia.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
6 meses atrás

Dizem que numa negociação os Russos sempre fazem a melhor proposta primeiro.

Zoranm
Zoranm
6 meses atrás

Aceita que dó.i m.enos! Uma proposta de paz realista foi oque a Uc.rânia recebeu.

A questão é que a realidade muda a cada dia. Todo dia a Ucrânia se torna um país menor, perdendo população, territórios e influencia.

As propostas de março de 2022 eram muito mais faceis de aceitar. Eram a realidade de 2022 que a Ucrânia não aceitou por culpa do ocidente.

A proposta de 2024 é a realidade de hoje.

As propostas de amanhã podem não existir. Amanhã pode estar assinando um armistício incondicional.

Aceite Zé enquanto ainda pode salvar algo, inclusive sua vida.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Esse pessoal prefere viver enganado. O Zé vai fugir e ponto final.

Carlos
Carlos
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

Vai fugir apenas porque tu queres, mas não te esqueças que o Zé ganhou o respeito de todos, dentro e fora da Ucrânia quando afirmou que não necessitava de carona, mas que necessitava de armas para lutar, mas claro para alguns ele era apenas um comediante (palhaço), mas não devo ser único a pensar que trocaste o papel com o Zé.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Carlos
6 meses atrás

Responda sobre o contexto da guerra. Não com aleivosias e ofensas à pessoa que discorda de voce.

Carlos
Carlos
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Para quem não sabe e nem gosta de história, gosto de lembrar Neville Chamberlain e o ar vitorioso com que exibia um papel quando voltou a Londres, esse papel continha a assinatura de Hitler e na semana seguinte Hitler invadiu a Tchecoslováquia.
Esta é a melhor comparação que existe na relação entre Putin e Hitler.

Zoranm
Zoranm
6 meses atrás

Estou muito feliz! A Ucrânia está sendo derrotada e em breve será só uma lembrança do que poderia ter sido.

Parabéns Rússia!

Profyler
Profyler
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Vodca já no café da manhã? Kkk

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

“Estou muito feliz”

Yuri
Yuri
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Muito legal né, vendo um país anexando outro sem consentimento do povo do lais anexado, indo contra o direito de autodeterminação dos povos, não é.

Jose
Jose
Responder para  Zoranm
6 meses atrás

Só comenta besteira. Comemora morte de ucranianos e tal. Lamentável estar aqui ainda.

Quirino
Quirino
Responder para  Jose
6 meses atrás

Ninguém esta pedindo pra vc estar aqui ainda e faça um favor, nos poupe desse moralismo esfarrapado, quando a bomba a matar inocentes é lançada pelos americanos o moralismo de vcs acaba rapidinho.

Jose
Jose
Responder para  Quirino
6 meses atrás

Alguem comemorando morte de russo aqui ? Só vocÊs comemoram explicitamente morte de não russos nessa guerra.

Wagner
Wagner
6 meses atrás

Concordo com o comentário no final da matéria. A China por mais que ajuda Moscou economicamente é por quê tem interesse no apoio do poder militar russo, seu próximos passos será de conflitos econômico e geopolítico e sem apoio das armas russas será difícil se impor.

NBS
NBS
6 meses atrás

Tem sido muito difícil para o Ocidente (OTAN) compreender que o mundo mudou. Não é exequível ditar as narrativas sem contraposições. Também parece um diálogo de loucos. Foi o avanço da aliança militar para as fronteiras da Rússia que desencadeou a tomada da Crimeia em 2014, após o golpe que derrubou o presidente eleito da Ucrânia e instalou, posteriormente, um presidente pró-Ocidente. A Rússia tem certa a sua ‘primavera’ instigada pelo Ocidente. Desta forma, é importante salientar que é o movimento da OTAN para as fronteiras da Rússia o motor dessa instabilidade regional, pois a aliança militar avançou e passou a incluir os ex-membros do Pacto de Varsóvia em suas fileiras, colocando armamentos da OTAN capazes de atingir o solo russo. Se vocês tiverem a curiosidade de ver os relatos jornalísticos pós-queda do Muro de Berlim, o Ocidente, através de seus jornais, enalteceu a vitória do Ocidente, do capitalismo, da democracia, porém havia garantia a Gorbachev de que a aliança perderia o sentido de ser.
Para os mais jovens, é o império que vai contornar essa diretiva, avançando para subjugar a Rússia. Ângela Merkel fez um movimento de chamar a Rússia para a economia europeia, que foi sabotado pelos EUA. Não recai somente à Rússia provar as suas intenções. O Ocidente poderia dar sinais claros e inequívocos de que quer a paz em seu continente. Um bom começo seria sair das fronteiras da Rússia e manter os mísseis longe da fronteira. E a partir daí julgar o outro. Entretanto, a dubiedade do Ocidente dá provas do quão difícil é. Imagine se um certo país instalasse uma arma de guerra nas fronteiras dos EUA. Veja o quão desconfortável seria.

Carlos
Carlos
Responder para  NBS
6 meses atrás

Não te esqueças que Putin pediu ao secretário geral da OTAN para convidar a Rússia a entrar na OTAN ao qual o secretário geral da OTAN respondeu que a OTAN não convidava ninguém, George Robertson era o nome do secretário geral da OTAN.
Também não te esqueças de dizer que Ângela Merkel pensava que estando a Rússia integrada nas instituições internacionais e fazendo negócios com o mundo todo, não iria ter pensamentos expansionistas, mas enganou-se.
Também não te esqueças de dizer que Putin vendia 900 milhões de euros para a UE por dia e porque como vendia muito poderia fazer chantagem com o gás e que a Europa iria morrer de frio. Mas de estratega virou palhaço porque perdeu 900 milhões de euros por dia.
Também não te esqueças de dizer que foi a Rússia que invadiu a Ucrânia e não o inverso.
Também não te esqueças de dizer que a maioria da população da Ucrânia era contra a entrada do país na OTAN mas que Putin ajudou a contrariar essa vontade.

Felipe
Felipe
Responder para  Carlos
6 meses atrás

E não te esqueças que o próprio EUA patrocinou um golpe anti-democrático, apoiado por militantes de extrema direita, para tirar um presidente legitimamente eleito da Ucrânia. Não te esqueças que os governos seguintes (“ilegitimos?”) perseguiram e torturaram/eliminaram etnias russofonas no Donbass por vários anos (teve até documentário francês à respeito), tudo isso na fronteira Russa. Não te esqueças que um dos acordos para o fim da URSS era que a Otan não se aproximaria de países ex-pacto de varsóvia (e se aproximou de todos, patrocinando golpes, colocando fantoches no governo, para dizer que o pais era pró-ocidente, etc). Faça uma eleição na Ucrania hoje para ver quantos % são a favor de Zelensky e a continuação da guerra. Por que acha que ele nunca vai querer eleições lá? Ele está sendo perseguido dentro da propria Ucrania (pode ver que mal fica lá agora)
Quem é mais mentiroso na sua opinião?

Carlos
Carlos
Responder para  Felipe
6 meses atrás

Recomendo no youtube um vídeo intitulado “Winter on fire” se não souberes inglês usa o tradutor automático, hor e meia de pura ação, mas gringos não entram.
Não te esqueças que um presidente foi eleito dizendo que faria um acordo com a UE, depois de eleito fez com a Rússia, deveras um presidente muito honesto.
Não te esqueças também que 60% da população de Kharkov é russófona e ainda hoje são bombardeados por russos numa operação militar que nunca pediram.
Não te esqueças também da mentira que Putin falou sobre o não avanço da OTAN para leste, porque houve uma promessa de James Baker de não movimentar as tropas da OTAN para a Alemanha Oriental, já que esta era membro do Pacto de Varsóvia e a Alemanha Ocidental era membro da OTAN, isto enquanto durasse o processo de unificação das Alemanhas. Afirmação do russo Mikhail Gorbachev.
Não te esqueças também que o grupo Wagner foi fundado no Donbass por mercenários russos porque não havia militantes pro russos para iniciar uma revolta.
Não te esqueças de dizer que o Zé é um russófono e que só aprendeu ucraniano com 17 anos, e que os pais eram russos.
Não te esqueças de dizer que as eleições na Rússia foram uma farsa, ver soldados armados a “guardarem” urnas de voto enquanto pessoas votam e todos veem em quem votam, é uma eleição deveras exemplar. Pelo menos os ucranianos são honestos porque a constituição diz que enquanto houver declarado estado de guerra, não há lugar a eleições livres.
Também não te esqueças que antes de fevereiro de 2022 menos de metade dos ucranianos gostavam do Zé mas que depois da afirmação “Não necessito de carona, necessito de armas para lutar”, a popularidade e respeito dos ucranianos, e não só, aumentou e muito.
Não te esqueças também que o General Oleksander Syrskii nasceu na Rússia e se não sabes quem é eu digo que é o comandante das forças armadas ucranianas.
Não te esqueças também que a estátua que simbolizava a amizade entre o povo russo e o povo ucraniano, já foi destruída pelos ucranianos.
Também não te esqueças que no tempo de Iulia Timochenko, a maioria da população da Ucrânia era contra a entrada do país na OTAN mas agora Putin ajudou a contrariar essa vontade.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Felipe
6 meses atrás

A caterva do Zé ainda vai pagar caro por esses crimes

Antonio Palhares
Antonio Palhares
6 meses atrás

Sérias são as propostas do Zé Ruelensky

BraZil
BraZil
Responder para  Antonio Palhares
6 meses atrás

kkkkkk vou anotar essa, junto com as minhas: “traumatismo Ukraniano” e “destino manifunesto”.

João Moita Jr
João Moita Jr
6 meses atrás

Primero Ministro??? Marionete, e olhe lá.

Alecs
Alecs
6 meses atrás

A quebra da ordem internacional pós segunda guerra baseada no diálogo desmoronou de vez na segunda guerra do Golfo em 20023. Uma ação orquestrada com justificativas inexistentes. Essa ação abriu a caixa de pandora da guerra de conquista. O Chanceler tem credibilidade para falar porque a Alemanha se recusou na época em participar dessa sandice da dupla Bush-Cheney e na ação contra a Síria.
Agora essa chantagem russa precisa acabar. Seja nessa guerra ou numa politica de contenção massiva pois no fundo os EUA pouco estão ligando. Os americanos não vêm a Rússia como uma ameaça imediata.