IMAGENS: Exposição de material militar do Exército Argentino em Buenos Aires
No domingo, 26 de maio de 2024, a Cidade Autônoma de Buenos Aires foi palco de uma impressionante exibição de poder militar durante a Exposição do Exército Argentino. O evento, realizado na Plaza de Armas do Edifício Libertador, sede do Ministério da Defesa Argentino, apresentou uma variedade de sistemas de armas e veículos militares.
Entre os destaques da exposição estavam o Lançador de Foguetes CP 30, montado em um Caminhão IVECO, e o Transporte de Pessoal TAM VCTP EA. O público também teve a oportunidade de ver de perto o icônico Tanque Médio Argentino TAM, exibido em sua configuração 2CA2, uma peça central do arsenal argentino.
Além disso, foram apresentados o poderoso sistema de artilharia VCA PALMARIA e o Canhão CITER II, entre outros sistemas de defesa e equipamentos de apoio logístico. A exposição serviu para demonstrar a capacidade e a modernização das forças armadas argentinas, reforçando o compromisso do país com a defesa nacional e a segurança regional.
A exibição atraiu uma grande audiência, composta por autoridades, especialistas em defesa e o público em geral, todos interessados em conhecer mais sobre a tecnologia e os recursos disponíveis para as forças armadas do país.
FOTOS: Canal Militar Argentino ARA 2, via Pedro Eliseu
Quem acompanha o ZM sabe que esse projeto do TAM 2CA2 é um dos poucos projetos deles que continuam indo em frente, mesmo com atrasos consideráveis.
Aliás, a eletrônica dele é bem interessante. Me pergunto se daria pra fazer algo semelhante nos Leo1A5 ou Guaranís do EB
O TAM é o melhor MBT da américa do sul, sendo rivalizado apenas pelos Leopard 2 do Chile, mas quando se pensa em desenvolvimento/manutenção local, custos envolvidos e adaptação aos possíveis cenários de combate o TAM ainda é melhor.
Não vou me alongar.
As Forças Armadas da Argentina estão (deixa eu pensar um adjetivo) em farrapos (em todos os sentidos).
Organizações Militares totalmente sucateadas.
Nada que eles tem é referência (pelo menos desde o final dos anos 90).
Ops, para ser justo, a Equipe de Pólo do Exército Argentino é excelente!!
Simples assim.
Mas claro, que no imaginário de alguns entusiastas é exatamente o contrário.
Esse seu comentário se encaixa perfeitamente em algum país por aí, onde temos uma infinidade de cavalos usados apenas em hobby de rico, todos bancados pelo, já cansado, contribuinte.
Verdad…
O TAM é um Marder com um canhão de 105mm. Ele não tem, nem de longe, a blindagem e poder de fogo de um MBT “puro-sangue”.
É como dizer que um Guaraní com torre de 90mm pode substituir um Leo2: não pode.
Conceitualmente, o TAM não difere do atual MMBT, ou seja, não existe muita diferença entre o TAM modernizado e o CV90 que querem vender para o EB. Lembrando que o TAM recebeu recheio eletrônico estado da arte de origem israelense.
Qual Leo2???
O Leopardo 2 A7 dos Alemães, Dinamarqueses e o dos Húngaros, são o top dos tops entre os melhores MBT’S.
E o dos Húngaros é lindíssimo com a sua camuflagem para a Hungria, mais bonita, para mim que o dos Gregos.
Melhor que o L2A4 chileno? 105mm contra 120mm fora a eletrônica.
Por enquanto o TAM 2 é mais avançado tecnologicamente. Por enquanto, uma vez que os chilenos selecionaram recentemente a empresa turca Aselsan para modernizar seus Leopard 2.
Só a eletrônica deve ser melhor.
Poder de fogo e blindagem nem se comparam.
O Leo 2 chileno é um bom carro, mas a logística não tem deixado muitos disponíveis.
O sistema de movimento da torre tem aquecido rápido há um tempo.
O sistema de mira é menos atual do que do nosso Leo.
O Leo 2 dá muito mais manutenção no deserto por exemplo.
O Leo 2 tem melhor blindagem e mais poder de fogo, mas dependendo do terreno, acredite, o Leo 1 A5 bem operado pode ter vantagem.
O TAM novo e um Leo 1 A1 novo, o Leo tem vantagem.
E o A5 é bem melhor.
O TAM tem mais mobilidade, mas menos blindagem.
Bom vamos lá do TAM 2 só existem duas unidades, que teriam optrônicos mais modernos que o Leo 1 do Brasil, mas todos eles saõ inderiores em blindagem. Os Leo 1 do Brasil também possuem a eletrônica mais moderna que o TAM sem atualização, praticamente toda a frota.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Uma dúvida, o MSS 1.2 AC foi testado de novo, vi que o TAM não possui blindagem do tipo ERA, então sería um alvo fácil para o MSS ?
Sim, A blindagem do TAM também é vulnerável a todas as munições disparadas pelos canhões dos blindados do EB, a saber: canhão 30mm do Guarani, canhões 35mm do Gepard, canhão 90mm do Cascavel e canhão 105mm do Leopard 1 e do M60.
Palmaria não é Italiano????
Palmaria é a torre com obuseiro L39 155mm fabricada pela italiana OTO-Melara.
Exato e os novos M109 tem canhão de 52 calibres