TRML_4D_ret_2_200dpi_1024x700

Mais de 50 radares de defesa aérea TRML-4D já contratados

Taufkirchen/Alemanha – A especialista em sensores HENSOLDT está fornecendo mais seis de seus radares de alto desempenho TRML-4D à Ucrânia para fortalecer a defesa aérea do país. Como parte de um pacote de pedidos abrangente no valor de mais de 100 milhões de euros, os seis radares serão entregues ainda este ano. Isso significa que a HENSOLDT agora tem um total de mais de 50 radares de defesa aérea deste tipo contratados para uma gama de clientes.

O CEO da HENSOLDT, Oliver Dörre, disse: “Nossos radares são urgentemente necessários pela defesa aérea ucraniana e estamos orgulhosos de poder entregar todos os sistemas este ano. O feedback de nossos clientes confirma a importância da rápida disponibilidade dos radares para a proteção de seus cidadãos.”

O TRML-4D é baseado na mais recente tecnologia de radar AESA (Active Electronically Scanned Array). Ele garante a detecção e rastreamento rápidos de cerca de 1.500 alvos em um raio de até 250 quilômetros. É capaz de detectar, rastrear e classificar de maneira rápida e confiável todos os tipos de alvos aéreos – mísseis de cruzeiro, drones e aviões, bem como helicópteros.

A HENSOLDT tem décadas de experiência com sistemas de radar para defesa aérea e está ativamente impulsionando o desenvolvimento de tecnologias-chave neste campo. Além do radar de alto desempenho TRML-4D, o portfólio da empresa inclui o radar de curto alcance SPEXER, o radar passivo Twinvis e radares para a segurança do tráfego marítimo e aéreo. Tanto o TRML-4D quanto o SPEXER fazem parte do sistema de defesa aérea NNbS das Forças Armadas Alemãs para proteção próxima e de curto alcance, que foi comissionado em janeiro. A HENSOLDT também fornece radares para as fragatas e corvetas da Marinha Alemã, para vigilância do espaço aéreo e para controle de aproximação nos aeródromos da Bundeswehr.

FONTE: HENSOLDT

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

42 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
lucena
7 meses atrás

A Ucrânia tem dois grande problemas … equipamento moderno … que só agora a OTAN manda para eles … que deveria ter mandado a muito tempo …que se esbarra no outro grande problema … efetivo … há grande perda de ucranianos por baixas … os ucranianos correm o risco igual daquele camarada que ….” atravessou o oceano à nado para morrer afogado na praia “.
.
A não ser que a OTAN mande efetivos para apoiar os ucranianos no campo de batalha… além de armas modernas.

lucena
Responder para  lucena
7 meses atrás

Observo que na OTAN … há certos países especializados em algumas funções… alguns em mandar material ( máquina )… como a Alemanha, Inglaterra, França … e há outros que mandam pessoas ( carne fresca ).
.
Nesse caso .. os países bálticos assim como a Polônia … são por excelência … os que melhor se enquadra na segunda categoria…( bucha de canhão) … para a elite da OTAN ( alemães,francese,ingleses e americanos )… afinal … alguém tem que dar o sangue para a “causa nobre” ocidental.

Alecs
Alecs
Responder para  lucena
7 meses atrás

Cara discordo até porque se você somar a população dos países bálticos não chega a 5mi de habitantes. A OTAN é uma aliança que atribui aos membros determinadas funções e investimentos militares. Esse é a celeuma da aliança. A saída hipotética dos EUA implicaria em ter um membro com grande capacidade de soldados e armas. Somente a Alemanha poderia fazer essa função mas dado as imensas complicações politicas, econômicas e da própria sociedade que ainda é bastante resistente em se tornar uma potencia militar demandaria muitos anos para o reequilíbrio das forças

BraZil
BraZil
Responder para  lucena
7 meses atrás

Lucena e colegas. A Ucrânia compra equipamento moderno a muito tempo e de vários tipos, inclusive radares para defesa aérea e de contra bateria, além do apoio prestado por aeronaves ELINT SIGINT e satélites da aliança. isso desde a invasão Russa. ATGM´s, rádios portáteis etc. Creio no caso da matéria, trata-se de equipamento “novo”, recém lançado – 2018, entregues a partir de 2020 e agora, vendido à Ucrânia. Será cada vez mais comum vermos esses novíssimos desenvolvimentos serem fornecidos (vendidos não esqueçamos) a Kyev. A Ucrânia virou um grande laboratório onde o futuro da guerra esta sendo provado na prática…

Alecs
Alecs
Responder para  BraZil
7 meses atrás

Imagine a loucura logística que deve ser para os ucranianos operarem e dar manutenção em diversos equipamentos. O único caso que vejo nessa doidera é a Índia que pouco se importa com a padronização. Opera equipamentos russos e ocidentais ” sui generes” A sorte que os ucranianos é que são um povo bem inteligente e e criativo, fazem malabarismos. Veja o caso do PHZ 2000 no começo pensaram que era um obuseiro pé de boi, aos moldes do equipamento soviético. Quebraram muitas vezes. Depois que pegaram o jeito, os oficiais de artilharia só elogios a eficiência, precisão e a cadencia de disparos. Um operador numa entrevista disse ” basta colocar os dados da localização e dar uma rajada de três disparos ” está cumprida a missão.

Bispo
Bispo
7 meses atrás

Piada pronta e dinheiro fácil.

Piada – Ucrânia está sendo “amassada” dia após dia , os radares “serão entregues ainda esse ano”…rir para não chorar…outro ponto, o que irá defender os radares de não virarem sucata..

Dinheiro fácil- óbvio que alguém(população da Europa) pagará pelos radares , resta saber “os custos” adicionais”(corrupção básica).

A Ucrânia, seu exército, colapsará antes das eleições nos EUA, ou via, transfusão monetária, sobrevive um pouco mais??
🕯️⚰️

Alecs
Alecs
Responder para  Bispo
7 meses atrás

Estamos caminhando para quase três anos de guerra e analisando o campo de batalha e a ocupação do território ucraniano a realidade não condiz com o que foi apresentado. material bélico ele é feito de acordo com a doutrina de cada país. Achar que a Rússia tem todas essas capacidades é pueril. Antes da guerra existiam mais de 2000 empresas alemãs na Rússia e a quantidade de tecnologia que ela importava era imensa. Muitos equipamentos das fábricas e refinarias eram da Siemens. A situação da Ucrânia é bastante difícil mas a russa também o é. A restrição em mandar mais armas ou mesmo o grande avanço ucraniano seria o Putin utilizar armas nucleares. Isso é uma realidade bastante plausível dado as próprias inoperâncias das FA russas. Eles mostraram muitas fragilidades nesse conflito. Vê-se que o treinamento é inadequado, o comando central mostra falhas grotescas e muitos equipamentos não atenderam a doutrina que se esperava. Tudo fruto de uma sociedade corrupta, autocrática que deseja construir um mundo multipolar sem ter as qualificações econômicas para ser um condutor de uma mudança de governança global. O Putin parece o gordinho do futebol que é dono da bola se não me escalarem não deixo usar minha bola de capotão

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Alecs
7 meses atrás

A situação da Rússia é péssima, pode ter certeza disso. Guerra é um péssimo negócio para qualquer país. A própria Rússia sonhava com uma operação especial, não com guerra.
A verdade é que Putin errou, caiu na própria armadilha que criou. A Rússia é refém de um cenário extremamente negativo.

Vitor
Responder para  Alecs
7 meses atrás

Não se iluda a Ucrânia está indo para quarta mobilização com todo suporte e inteligência da OTAN.

Eliezer Pereira
Eliezer Pereira
Responder para  Vitor
7 meses atrás

Não importa, a Ucrânia está indo muito bem, e continuará existindo como país, mesmo perdendo 20% de seu território o perigo maior ocorreu nos primeiros dias de guerra que a Rússia atacou com força total tentando ganhar no grito.

Alecs
Alecs
Responder para  Vitor
7 meses atrás

Até o momento a mobilização ucraniana é voluntaria. Possivelmente eles irão para a convocação obrigatória mas os russos enfrentam grandes problemas com a falta de soldados. Eles mandaram até o momento milhares de russos siberianos e turquicos da Ásia Central. O estoque está acabando. O problema será a convocação dos russos étnicos do eixo Moscou e São Petersburgo. Será que o Putin sobrevive a isso ? Imaginem que eles estão em economia de guerra e não estão dando conta. Pense no momento, ao meu ver não irá precisar, os europeus começarem a produzir em larga escala. Lembre-se que em 4 meses os alemães trocaram todo seu sistema de gás natural para liquefeito e nesse mesmo período construíram uma unidade com maquinas e ferramentas da época para voltar a produção do calibre 35 mm do Guepard. Você ainda acredita que os russos farão frente a esse nível de eficiência ? Estamos falando de uma só país da Europa que tem um parque industrial muito maior e tecnologicamente mais avançado que o russo.

Werner
Werner
Responder para  Alecs
7 meses atrás

Queria concordar com você e sem torcida,mas a realidade da guerra está demonstrando o contrário.
Não adianta querer endeusar os ataques bem sucedidos da Ucrânia vom auxílio técnico da Otan e demonizar as perdas russas,todos sabem quem está ganhando de verdade e não quem a imprensa ,OTAN e UE querem.
A Rússia passou vergonha e mostrou falhas ,mas aprendeu com os erros e o resultado está aí,seria maravilhoso que essa guerra nunca tivesse acontecido,mas é aquele ditado quem procura acha.
E antes que algum panfletário daqui do Brasil ou de fora venha dizer que a culpa é da Rússia e do Putin porque invadiram um estado soberano ,a culpa é do Obama e do Zé Lensqui.
Existe uma coisa chamada diálogo e não fazer o jogo de outros países,sem achar que o próprio país pagaria um preço altíssimo,a Ucrânia está e vai pagar um preço muito grande por ter acreditado no sonho e interesses externos.

Bosco
Responder para  Werner
7 meses atrás

“Todos sabem…”
Que história é essa de “todos sabem?”
Que técnica mais inútil e ingênua de argumentação.
Só vindo mesmo de defensores dos mestres da enganação. Rsss
TODOS iremos saber SE um dia a Ucrânia se render e o exército russo estiver em Kiev e haver um fantoche do gnomo do Kremlin na cadeira da presidência da Ucrânia.
—— EDITADO ——

Werner
Werner
Responder para  Bosco
7 meses atrás

—— EDITADO ——
A Rússia não precisa conquistar a Ucrânia e muito menos o Putin sentar na cadeira do palhaço da Otan,basta criar uma mega zona tampão e não sair mais.

Bosco
Responder para  Werner
7 meses atrás

Então se isso é o que vc considera “vitória” para a Rússia acho que ela já venceu em que pese essa zona tampão ser vazada vez ou outra por drones e mísseis de longo alcance e alvos bem no interior da Rússia serem atingidos.
Sem falar do moedor de carne russa que existe nessa zona tampão que ao que parece os russos não têm meios de obrigar os ucranianos a cessar suas atividades.
Isso é o que eu chamo de ‘vitória de Pirro” mas que deverá ser lembrado no futuro mais apropriadamente como “vitória de Putin”

rui mendes
rui mendes
Responder para  Werner
7 meses atrás

Interesses da Ucrânia, viver em democracia, com mais riqueza, basta olhar todos os países que entraram na órbita ocidental, e não ser comandada, por os interesses de um único ditador, sentado nos seus palácios, por toda a Rússia, á décadas e décadas.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Werner
7 meses atrás

Por mais que queiras desculpar, a Rússia invadiu um estado soberano.
Os panfletários da Rússia ter que ter países soberanos, a fazer de tampão de segurança, só para os proteger, de uma imaginária invasão, é só cómica, como se alguém fosse atacar um país com armas nucleares e como se houvessem povos e países, que não podessem escolher o seu futuro, pois só existem, para servir de segurança a um povo, que se acha superior.

Bispo
Bispo
Responder para  Alecs
7 meses atrás

Há um bloqueio cognitivo para a realidade por parte de uma parcela da população, carinhosamente esse pessoal é denominado “chapéus de alumínio”…CA’s

Os CA’s criam factoides para apoiar sua visão terraplanista do cenário militar, acreditam seriamente nesse contexto, independente da realidade mostrar algo totalmente diferente.

A melhor tratamento para esse transtorno é o TEMPO…visto que o fim instantâneo de uma realidade imaginária pode levar a outros problemas.

Bosco
Responder para  Bispo
7 meses atrás

A Rússia não avança e perde muito pessoal e equipamento. O mapa da guerra não se altera há 2 anos.
Os russos pouco fizeram nos 6 meses em que a Ucrânia estava fragilizada por não receber munição da OTAN.
Agora, com nova ajuda chegando, como vc imagina que a Rússia irá ganhar a guerra? Fustigando a Ucrânia não invadida, como já faz a mais de 2 anos?
Vc acha que essa fustigacão persistente irá fazer os ucranianos desistirem e implorar uma rendição e entregarem os territórios ocupados para o invasor, assim, sem mais nem menos?
Ou vc acredita que uma hora os zumbis russos sairão de suas trincheiras e avançaram até a fronteira com a Polônia com ajuda daqueles mísseis imparáveis russos , os tais hipersônicos , que a OTAN não tem igual e morre de medo só de imaginá-los?
Explica pra gente poder entender melhor a sua percepção/certeza acerca do conflito.
E só uma curiosidade, —— EDITADO ——

Bosco
Responder para  Bosco
7 meses atrás

Avançaram = avançarão

Alecs
Alecs
Responder para  Bispo
7 meses atrás

Caso você viva no mundo do —— EDITADO ——. Veja os números. Depois da fracassada ofensiva ucraniana quanto de território foi de fato avanço russo ? A quantidade de perdas de soldados e equipamentos ? Essa semana os obsoletos misseis ATACMS fizeram um grande estrago em matéria de sistemas de defesa antiaérea, caças, sistemas de radares e navios bastante considerável, dados que ainda eles vão receber muitos outros pois os EUA esta desovando esse equipamento para receber versões mais atualizadas. A frota do Mar Negro caminha a passos largos de ir quase por completo para o fundo do mar. Esses são os fatos.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Bispo
7 meses atrás

Volto aqui para ver se você aparece depois das eleições Americanas

Bispo
Bispo
Responder para  Orivaldo
7 meses atrás

Trump vencerá… para a Rússia independente, visto que Trump depende da aprovação do congresso para fazer algo mais amplo..e o lobby da indústria militar por lá é Power.

E que tem haver eleições com eu estar ou não por aqui … rs

Ucrânia já perdeu , só não desligaram o “fornecimento de oxigênio” ..$$$ …ainda.

RODES
RODES
Responder para  Bispo
7 meses atrás

“ucrania sendo amassada”

quase 900 dias de guerra e o —— EDITADO —— ainda solta essa

Eliezer Pereira
Eliezer Pereira
Responder para  Bispo
7 meses atrás

Ainda bem que eles não dependem de pessoas igual você, se não já teria perdido desde o primeiro dia da guerra, a Ucrânia está resistindo e seguirá sendo um país soberano mesmo perdendo 20% de seu território.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
7 meses atrás

Agora vai X

fjuliano
fjuliano
7 meses atrás

Isso. Como de praxe vão detectar 50 mísseis e drones a caminho e vão destruir 56 ou 49,5. A propósito, no começo de 2023 o próprio forte publicou imagens de satélite mostrando uma Ucrânia inteira “iluminada” a lá era medieval, ou seja, um grande buraco escuro dentre os outros países. Imaginem como está hj.

Bispo
Bispo
Responder para  fjuliano
7 meses atrás

Efeito CA’s e mídia terraplana..rs

Eles noticiam para o mundo que abatem 99% de mísseis, drones, até o pensamento do Putin ..😆 , mais a infraestrutura da Ucrânia cada vez mais esfacelada…

Bosco
Responder para  Bispo
7 meses atrás

Rapaz, esquece isso de terra plana. O OC já morreu e o Lula é presidente.
Sem falar que tem muito idiota por aí que se perguntado responde que a Terra é “esférica” mas não sabe coisas básicas como por exemplo apontar onde fica o Brasil no mapa, ou o leste, ou dizer quantos planetas existem no Sistema Solar, ou qual o sistema estelar mais próximo, ou qual a velocidade de rotação da Via Lactea em torno do seu eixo ou quantos anos luz tem o Universo observável.
Se o sujeito não for um astronauta eu acho mais relevante a opinião dele sobre se localizar em um mapa do que a opinião dele sobre a forma da Terra.
Ah! Também considero uma pessoa que acha que a Terra é plana mas considera o Putin um crápula mais inteligente que um outro que diz que ela é uma esfera mas acredita no Putin.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Bispo
7 meses atrás

Tem gente que apoia uma nação que cometeu genocídio pela fome de ucranianos e outras minorias, genocídio etnico dos alemães do volga, dominou com mão de ferro seus vizinhos onde qualquer revolta era banhada com sangue, iniciou guerras de expansão territorial no séc. XX e XXI, se aliou aos naz… invadindo o leste europeu junto com esses, acabou igualmente com sua população indigena, principalmente no leste e Sibéria, inventou uma guerra onde massacrou 20 mil chechenos em 2 semanas, jogou seu próprio povo em gulags deixando morrer das piores formas…

E tem gente que jura que esse país é bonzinho e invadiu a Ucrânia pra defender esse país dos malvados yankees e europeus!

Monarquista
Monarquista
Responder para  Bispo
7 meses atrás

Esqueci do genocídio dos Daur, Yakuts, Koryak, Kamchadals, Chukchi, Itelmens, Yukagirtodos, Aleutas, etrne outros, tudo entre 1640 e 1800, então começou a era moderna a adivinha quem praticou o primeiro genocídio (o genocídio circassiano)?

Mas eles são bonzinhos e fizeram isso de bondade. maus são os atlanticistas.

Alecs
Alecs
7 meses atrás

Esses radares são os estado da arte. Integrados as baterias do IRIS T SLX e Patriot dentro de uma quantidade de lançadores a Ucrânia passa a ter o melhor sistema de defesa antiaérea da Europa. São radares segundo fontes sigilosas detectam misseis hipersônicos por conformação da área do plasma gerado na trajetória. O Putin deve ter ficado com muita raiva da Alemanha em enviar um equipamento tão avançado. Essa guerra para asa grandes empresas de defesa da Europa e EUA está sendo uma situação ótima. Estão testando na prática suas armas e fazendo os ajustes necessários

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Alecs
7 meses atrás

Estado de arte deve ser, porém, como os outros “estado de arte” enviados, probabilidade alta que virará sucata tão logo ir a combate.
Ucrânia não possui sequer mais efetivo. Autoridades já admitem publicamente que o problema é irreversível. E Moscou vive uma economia de guerra, com a cadeia total suprida e fábricas em turno de 24hs. Fora a ajuda de China e Irã.
O problema agora da Ucrânia é negociar sem cartas na mão e na mesa do inimigo.

Alecs
Alecs
Responder para  Sergio Machado
7 meses atrás

A curva de aprendizado dos ucranianos me parece bastante rápida, pouco tempo estão sabendo manusear esses equipamentos sofisticados. Até o momento os técnicos alemães da HENSOLDT estão bastante satisfeitos com a performance e com as poucas perdas de equipamento. Até o momento boa parte da doutrina militar alemã ( equipamentos ) está se cumprindo nessa guerra. Estão agora ajustando detalhes.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Alecs
7 meses atrás

Um desses radares foi destruído ontem em Odessa.
O que chama a atenção é o fato que um drone de vigilância voa impunimente sobre o alvo, passando as coordenadas para a artilharia.
https://southfront.press/in-video-russian-strike-takes-out-radar-of-german-made-iris-t-air-defense-system-in-odessa/

Alecs
Alecs
Responder para  Vinicius Momesso
7 meses atrás

A Ucrânia estava sem misseis para sua defesa . O que me impressiona é a facilidade dos drones ( adaptações de um Cesna ) atingir alvos na Rússia a quase mil quilômetros. Imagine o estrago que faria os Taurus.

Werner
Werner
7 meses atrás

Belos alvos.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Werner
7 meses atrás

Creio que todo armamento é

paulop
paulop
7 meses atrás

Não sei se está fora do tópico, mas defesa anti-aérea é uma necessidade de todas as nações. E os hermanos, também estão pensando nisso:

https://www.zona-militar.com/2024/05/16/despues-de-los-f-16-la-necesaria-recuperacion-de-la-artilleria-antiaerea-de-canones-y-misiles-del-ejercito-argentino/

Orivaldo
Orivaldo
7 meses atrás

Iris T mais alguns desses e estaríamos muit bem servidos

Fábio De Souza
Fábio De Souza
7 meses atrás

Esses Radares , não vão mudar a situação da Guerra , assim como os Tanques Alemães e Americanos , não mudaram a situação da Guerra , Pelo o contrario , vemos é um avanço do Exercito Russo , dentro do Território Ucraniano . O próprio líder da OTAN , já mencionou que não existe uma bala de Prata para a Ucrânia.

BraZil
BraZil
7 meses atrás

Bom dia. Independente do desfecho dessa guerra, a experiência que os Russos estão adquirindo em contrapor, analisar, combater etc, sistemas de última geração do Ocidente é algo incalculável e o mesmo vale para a OTAN, com os modernos sistemas de EW que Moscou teve que “revelar” ou seja, desdobrar em campo e que estão dando muita dor de cabeça e sendo analisados eletronicamente pelo Ocidente…