Compra de obuseiros israelenses pelo Exército Brasileiro é suspensa temporariamente após pressões políticas e sociais
O Exército Brasileiro decidiu suspender temporariamente a assinatura de um protocolo para a compra de 36 obuseiros israelenses do modelo Atmos 2000, oferecidos pela empresa Elbit Systems. A licitação, que pode chegar a um valor de R$ 750 milhões, foi temporariamente pausada para reavaliação jurídica por parte do Ministério da Defesa, devido a alterações no final do processo de seleção. O contrato permitiria inicialmente a entrega de dois obuseiros para testes durante dois anos antes da compra final das demais unidades.
A suspensão ocorre em um contexto de pressão política e social, após críticas de figuras políticas e entidades de direitos humanos. Personalidades como o ex-ministro José Dirceu, o cantor Chico Buarque, e organizações como a Anistia Internacional manifestaram-se contra a aquisição, devido ao envolvimento de Israel no conflito com o grupo Hamas em Gaza. Essas partes assinaram uma carta pedindo ao presidente Lula o fim das transações de armamento com empresas israelenses, alegando violações de Israel a resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
A decisão de adiar a assinatura do protocolo também parece ter sido influenciada pela conjuntura política externa, com esperanças de um possível cessar-fogo em Gaza que poderia aliviar a pressão sobre o governo brasileiro. Internamente, a situação era ainda mais delicada devido à necessidade do governo de concentrar esforços no socorro às vítimas de enchentes no Sul do país, buscando evitar explorações políticas do tema.
A escolha da Elbit Systems pelo Exército Brasileiro foi justificada pela superioridade técnica da proposta, que incluía a transferência de tecnologia e a produção de munições no Brasil, com promessas de geração de empregos diretos e indiretos. A Elbit planeja realizar a integração e montagem final dos equipamentos no Brasil, colaborando com empresas nacionais como Embraer e Agrale, o que é visto como um impulso para a indústria de defesa brasileira.
Apesar do adiamento, não há, por enquanto, alterações nos planos de finalizar o contrato dentro dos próximos 60 dias, segundo fontes militares. A empresa Elbit Systems destacou a importância da parceria com o Brasil, que já dura décadas, e espera que o acordo final traga benefícios significativos para a indústria de defesa nacional e para a economia local.
Para acessar a matéria completa no Estadão, clique aqui.
E um momento complicado mas pelo desastre enorme no RGS, do que porque chororó de personalidades,as como diz a reportagem é só aguardar que a compra vai sair.
Pois é! 2036 está logo aí!
Comecem a perceber, porque certas decisões não são tomadas…… elas morrem por influências de quem nada se importa, ou pior… quer prejudicar….
….Não podemos comprar de Israel por conta de GAZA… EUA por conta de todos os países que eles bombardearam…. França por conta de suas ações na África.. . Rússia pois está em guerra com a Ucrânia… China por conta de Taiwan… E vendemos nossas empresas para grupos do exterior… O as vezes o pior do Brasil é o brasileiro mesmo… será que um dia seremos pragmáticos em relação a nossa defesa????
risos,risos,risos
É isso ai, amigão.
Brasil!!
Não sei se ria ou se chorava com as personalidades “revoltadas com a compra”.
“…as vezes o pior do Brasil é o brasileiro mesmo…”
perfeita colocação!
Com a tragédia do RS, nossas forças armadas já estão mostrando o quanto estão defasadas, despreparadas, não tem plano A, plano B, a única coisa que existe é o improviso.
Na verdade, só está se concretizando o que tantos foristas falavam aqui: FAs do Brasil são apenas cabide de empregos, funcionários públicos.
Exatamente, essa é a doença, a questão dos obuseiros é só um dos sintomas.
A Op no RS tem mais militares em operação do que a força de prontidão da maioria dos países da OTAN… fazendo tarefas que não são específicas dos militares.
Não se vai pra um local como está o RS “a culha”, pra não atrapalhar mais do que ajudar…
Ao mesmo tempo, só o EB tem operação em toda a fronteira, com mais brigadas que o Exército francês… e o tráfico de drogas e armas não diminuem, porque tem outra missão pro EB…
Se o GOA-R (ex-FARC) sabe que He saíram de lá, diminuindo a resposta de nossas forças, aumentam as ações contra nosso território e povo…
Não houve no Brasil, e em muitos países um evento com a magnitude do que houve no RS, acabando completamente com a mobilidade do local, além da possibilidade de acantonamento e armazenamento.
Então….. menos……..
Amigo, não precisava ser improsivo. Existe uma lei federal que cria o SISMOB – SISTEMA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL – que serve para a guerra, mas também para grandes catástrofes. Como os políticos não confiam nos militares,, até agora não foi decretado.
O plano A deveria ser a defesa civil…e não os militares o plano A deve ser baseado em prevenção e treinamento para caso de catástrofes…Os militares deve ser o plano B ou integrar em parte o plano A (algum dispositivo automático/automatizado que permita já deixar as unidades em prontidão).
Muito bem colocado “O problema do Brasil é o brasileiro mesmos…”, sempre tive essa convicção, em especial quando alguns foristas comentam que nosso atraso educacional, comercial, econômico, industrial, tecnológico dentre outros, acontece por boicote das nações desenvolvidas, em especial aos EUA e Europa. Sempre entendi que essas nações fizeram o dever de casa, e produz conhecimento e tecnologia. Nós não fazemos a nossa parte, sempre adquirindo conhecimentos através de TOT, que nunca tem seguimento.
EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.
Esse governo é pautado por cartinhas e redes sociais, tudo é um vai e volta de decisões, vide impostos dos sites Chineses. Por isso também que deve ter levado 10 dias para enviar o Atlântico para socorrer os gaúchos, esses mesmos aí da cartinha não falam nada sobre isso…
Você acha que um navios voa ?
—— EDITADO ——
So esse governo ou será que o Brasileiro é suscetível ao populismo em geral?
O mundo inteiro é suscetível ao populismo , especialmente o regime presidencialista.
Que bom, então estamos livres desse problema, já que aqui nunca foi um regime “presidencialista”, ou alguém acredita que nesse país presidente, governadores e prefeitos tem algum poder de fato.
Não mandam pois são incompetentes para o cargo
Faz sentido. O antissemitismo do governo poderia gerar sanções por parte de Israel e os obuseiros poderiam ficar inoperantes por falta de assistência técnica. Deveríamos comprar equipamentos defesa da China, Rússia, Irã ou Coréia do Note, países os quais somos alinhados.
Os deslikes são do pessoal que não entendeu que você estava como o “modo ironico ON” @Groosp kkk
hahaha comprar munição da CN que nào dispara
E porque tão reclamando que os Coreanos tão fornecendo munição pra Rússia ?
Citar José Dirceu só mostra como o Brasil está. Um corrupto condenado diversas vezes, dando pitaco em compras do Exército.
Caro. Todo mundo pode dar pitaco… Aqui na trilogia isso é bastante comum… Inclusive, dando pitaco sobre os pitacos dos outros.
Acompanho com bastante interesse suas opiniões, na hora que aparece Camargoer, eu paro e leio com atenção! Ponto pra você.
Agora defender ou tentar passar pano pra aquele Zé lá aí passou dos limites!
saudações
Justamente por não gostar dele e do partido dele que você deveria prestar atenção na opinião dele.
Concordo plenamente com tudo que você mencionou em seu comentário. Dar se quer oportunidade de um ZÉ desse nível se manifestar sobre assuntos do qual todos sabemos que ele é inimigo de carteirinha é demais.
é claro né , se nao fosse assim , do que seria democracia sem criticas
Se a gente fosse dizer tudo que pensa né? Íamos ferir umas trocentas regras do blog…
Só o tempo pra nos livrar desses encostos, amigo.
Estão podres e logo logo terão seu encontro com a justiça divina.
Enquanto eles continuam aqui só nos resta um bom calmante.
Amem
É triste.. mas é Brasil.
FA sem autonomia… sociedade cria seus próprios problemas… mas não cria a solução.
No final.. tudo isso já era esperado.. foi o mesmo mi-mi-mi do centauro.
E quem perde tudo isso é o Brasil.
—— EDITADO —— Nossas forças armadas está em desmantelamento a anos , pois o dinheiro que entra e para pagar salários, de ativos e aposentados, que tem previlégios de ficar apenas 25 anos e depois pedir baixa .
“Nossas forças armadas está em desmantelamento a anos , pois o dinheiro que entra e para pagar salários, de ativos e aposentados, que tem previlégios de ficar apenas 25 anos e depois pedir baixa ”
Essa situação que você mesmo descreveu, foi criada por esses esquerdistas comunistas? Já que ela custou mais 100 bilhões de Reais no último ano. fiquei curioso pra saber sobre esse tipo de comunismo.
Como entusiasta do tema militar lembrei da vez em que a Sra Hoffmann reclamou da compra dos Centauros italianos, agora vejo essa mesma galera tentando dar um block em novas compras por pura ideologia e nada técnico, daqui a pouco vão falar que o exército não pode comprar Blackhawks dos americanos porque eles são bobos, feios e malvados…
.
Fala sério, sinceramente as vezes tenho vontade de simplesmente parar consumir notícias desse tema militar relacionado ao Brasil e consumir de potências que acho interessante. Apenas um desabafo de um rapaz latino americano sem …
José Dirceu e Chico Buarque mandando mais que oficiais.. cada um colhe o que planta!
Selva! rs
Democracia.
demagogia
Não se esqueça do “relativa”.
É o poste mijando no cachorro
é o poste e o cachorro se mijando
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse país já acabou, um país que leva a sério opiniões como a de José Dirceu e Chico Buarque pode fechar as portas. Melhor devolvermos para os indígenas. Governo totalmente omisso e com rabo preso, vergonha!
Cara, para ser sincero, ao ver esses nomes a primeira coisa que fiz foi ver no calendário se não era 1° de Abril, surreal isso.
Um corrupto (comprovado pela justiça) e um machista (comprovado pelas suas músicas).
Cumpanheirismo e hipocrisia numa nota só. E o governo bate palma.
É piada!
Não podemos comprar o obuseiro, que eventualmente será usado contra pessoas, porque o Hamas sequestrou israelenses, e outras coisas, e os israelenses estão tentando resgatar os sequestrados.
pois é, pena dos Ucranianos esse povo não tem, Ucraniano nem é gente pra eles
Se depender das “personalidades” citadas no texto, vamos comprar flores no lugar de armamento e extinguir as Forças Armadas. Se o vencedor fosse produto chinês, eles não teriam se pronunciado. Se os R$ 750 milhões estivessem sendo enviados em ajuda humanitária para Gaza ou como doação para Cuba, eles festejariam.
Suspenderam alguma compra da Rússia? Nem mesmo não falam nada e quando falam é para apoiar a Rússia o que é muito pior já que Israel foi atacado primeiro já a Rússia fez uma invasão surpresa.
Brasil comprou armamento da Rússia?
Ucraniano merece morrer?
não!
Até onde sei não estamos armando nenhum dos dois lados
Mas pq comprar produtos da Rússia pode e de Israel não?
Pois combustível , insumos agricolas e fertilizantes a principio não são feitos para matar ninguém…
sem sentido, a gente não vai matar ninguém também com essas armas, a não ser em caso de guerra, se o problema for o produto ser uma arma, então não podemos comprar de Israel e nem de qualquer outra pessoa
comprar essas armas é capitalizar a industria bélica israelense que existe em função da demanda da IDF…precisa desenhar?
E se capitalizar Industria Bélica de Israel, qual o problema nisso? é lógico que vai capitalizar não vejo nada de mais aí, Israel tá em uma guerra justa
E daí???
E dai que o Presidente , em pleno exercício de seu direito, acha que a posição tomada pelo Estado de Israel não é justa e como comandante em Chefe das Forças Armadas e da diplomacia Brasileira tomou a decisão que achava cabível para pressionar por uma resolução do conflito. Concordo com você quanto ao mérito , mas discordo que a forma do ato esteja em desacordo com as regras do jogo.
Surpresa transmitida pela tvs do mundo todo diariamente. Sé foi surpresa para vc, me admira, por que os Ucranianos, Soros, US AID, CIA, NSA,OTAN etc etc sabiam a anos que seriam atacados…
Os principais projetos das FA são desse governo ou tem algum que foi projeto do governo anterior ?
Lopes meu querido bom dia. Os nossos projetos militares em execução no momento, foram gestados em alguns casos a 20 ou 25 anos atrás, com alguns contratos assinados a 10 ou 05 anos.O do Centauro foi formalizado no governo anterior e quase era cancelado também, pois precisamos transportar pets em cabines de avióes, mas não precisamos de “tanques de guerra” (sic). Aprenda que aqui é tudo no ritmo do “empurra ladeira acima”. Do atual governo. por enquanto só temos os projetos não ao ATMOS e venda da Avibras, e por enquanto, por que outros bons assim devem estar sendo preparados…
Só observo o verdadeiro pardieiro q virou o Brasil.
Sem mais
Assino em baixo td o que vc disse.
E vai levar tempo pras coisas começarem a voltar aos eixos..
A nao ser que aconteça um milagre, na minha visão, esses obuseiros só começarão a chegar depois de 26…
Aguardemos!
O Chico Buarque poderia ser nosso atual comandante do EB.
Seria bacana.
Pior do que tá não fica
Ahh fica sim, quando você pensar que estamos no fundo do poço, sempre dá pra cavar mais
kkkkkkkkk
Não apostaria nisso não eim.
Estou plenamente de acordo.
A politica de defesa deve estar em sinergia e coerência com politica de relações exteriores e da presidência da república. A ditadura positivista de 64 acabou em 85 , contentes ou não na Democracia quem manda é quem tem voto e não quem tem bacharel em engenharia.
Será??? “na Democracia quem manda é quem tem voto”
Pelo que andamos vendo ultimamente…..
Piada. Maduro e Putin também foram eleitos pelo voto.
e eles não mandam????
Mandar eles mandam, mas a questão é, eles tiveram votos mesmo ????
Chiou Buarque e Zé Dirceu tiveram votos?? Não sabia…
Armas e direitos humanos são dicotômicos… mais uma demonstração do nível dos nossos gestores.
Segurança nacional, está acima de partidarismos e de governantes e governos que são provisórios, a menos que se maduro, Putin, Kim e mas alguns outros façam escola em outros cantos.
E desde quando pudemos contar ?
Quanto a defender o Brasil , não existe margem de discricionariedade nenhuma para comando das FAAs. Vão lutar com o que disponibilizarmos e ponto final
Agora imaginem um cenário, cada vez mais frequente (como estamos vendo) de catástrofes naturais em várias regiões do país. Temos furacões, inundações, tempestades de granizo, deslizamentos de encostas etc etc para um país despreparado como o nosso, Defesa civil incipiente, Bombeiros mal equipados, forças armadas com poucos meios e em alguns casos inadequados, governança ideológica (do pior tipo), ruas cheias de indivíduos que deveriam estar presos, imprensa em grande parte ativista, população mal educada e apática a sofrimento do outro, governantes mal preparados e mal intencionados em todas as esferas, enfim. Os bons exemplos (eles existem) mas estão constrangidos ou incapazes de virar o jogo, Com tudo isto, temos o cenário pronto para o caos. A tempestade perfeita. A mãe natureza nos ajudou a caminhar por 500 anos, mas parece ter cansado de nos ver tropeçar…
Perfeito Brasil…. Não existe mais sangue nas veias e nem brilho no olho.
Tá parecendo filme de terror !
Graças a Deus a medida foi tomada usando a opinião de gente que entende do assunto, galera do direitos humanos, Chico Buarque, José Dirceu, espero que a Anita também tenha contribuído para a discussão. (Contém ironia).
Enquanto isso as forças armadas estão cada vez mais ficando sem os meios necessários para o cenário de guerra moderna. Achei que com as aventuras Venezuelanas no Norte e o desastre no Sul, tanto a opinião pública quanto os políticos iriam olhar de modo diferente a aquisição de meios para as três forças, mas o Brasil não para de me surpreender.
Nem vou entrar no mérito da decisão, mas a falta de coordenação no governo é assustadora. O tema deveria ser discutido e decidido internamente e chegar ao final de maneira acertada entre o componente técnico e o político (seja Lula ou Bolsonaro)
José Dirceu e Chico Buarque vale mais que os oficiais……….. compras baseadas em ideologias……. por isso nunca seremos pragmáticos, é de dar pena ……
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Em que ponto chegamos, alinhados com o eixo das ditaduras…
Espero que o Chico Buarque, o Dirceu e a Anistia Internacional não saibam que os principais aviões da FAB utilizam avionica israelense.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Falei na outra matéria que comprariam no máximo 12. Errei. Vão comprar 0 mesmo. E ainda teve mta gente que negativou. Aprendam um pouco mais sobre o Brasil com essa notícia.
Pressão de Chico Buarque…
Meu Deus! Com todo o respeito, até porque tenho idosos em casa. Meu filho, vai tomar sol na praia, jogar seu futebol que ainda aguenta, Mas nos deixe em paz!
Tenho a desconfortável sensação de que os anos 70 e 80 jamais passarão.
Ex ministro José Dirceu, Chico Buarque….meu Deus.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
José Dirceu já dizia a muito tempo:
Vamos “tomar” o poder!
Ou seja, “tomar” o poder, é diferente de ganhar eleições.
E agora, quem aparece “de novo” para afundar de vez as forças armadas?
Mais uma vez, as lápides se racham e os cadáveres saem das covas!
Isso aqui não tem solução meus amigos !!!
O Brasil já acabou faz tempo !!!
E ninguém percebeu…
Nenhuma novidade….até que demorou ….e vendo as figuras que pressionaram o governo a tomar tal atitude , mostra o quanto o mesmo é fraco em todos os sentidos …
Começamos “comprando” equipamentos israelenses e vamos terminar operando obuseiros chineses. Se, por caso, viermos a operar algum. (Se tal notícia for verdade, claro!) Parabéns aos envolvidos.
Não é por menos que o comandante do exército fez visita a China. A ordem já foi dada e os instrumentos estão cumprindo.
Isso demonstra uma coisa: fraqueza institucional. Exército é instituição de estado, não de governo.
Justo o contrario…
Poize né, eu já tinha comentado aqui que isso poderia acontecer, e nué que tá acontecendo. Eu pra min, o exército, já sabendo que isso, poderia acontecer e atrasar todo o processo de entrega, será mesmo que os outros obuseiros, era inferior ao Esraelense, a ponto de não escolher outro e evitar tudo isso.? Será mesmo que o exército, tinha que seguir tudo ao pé da letra, já que partes desse obuseiro, iria ser preparado ou até mesmo construído no Brasil.? Estou com dúvidas se o exército não pensou nessas optiçes?
Brincadeira de governo fraco…
Quem fala a verdade neste pais quando não é editado é cancelado… Porque realmente é lamentável ver que pressões de um sujeito condenado, um compositor aposentado e uma organização que ninguem se lembra que exite podem interferir na compra de materiais para o Exército Nacional, que aleas tá colhendo o que plantou.
Este caso revela um claro alinhamento do Brasil ao eixo das ditaduras: Venezuela, Russia, China, Ira, etc. Se a briga de Israel fosse em barrar a intencao Palestina de obter um estado pacifico para coexistir ao lado de Israel, eu entenderia sancoes, mas nao e o caso. Alem disso, quando comparado a demais exemplos historicos de combates urbanos, a taxa civis/combatentes mortos e provavelmente recorde. Vide Mosul, Stalingrado, Hue, Manila. E quanto a qualidade do equipamento, nao tenho razoes para acreditar que a avaliacao do exercito nao foi pautada por qualidade tecnica.
José Dirceu e Chico Buarque?? O que essas criaturas fizeram de relevante pelo país para se arvorar o direito de criticar compras de material bélico, sendo que são avessos e contrários a tudo que for de cunho militar? Proselitismo e papagaiada ideológica, nada mais …
Na realidade essa posição é apenas temporária, iria ser difícil o governo ficar explicando a compra agora, com a situação no RGS, prioridades!!!