Atmos - 2

ATMOS 6x6

Resultado da licitação foi anunciado nesta semana e o valor da compra pode chegar perto de R$ 1 bilhão

Segundo o jornalista Caio Junqueira da CNN, o presidente Lula aprovou a compra pelo Exército Brasileiro de 36 veículos blindados de combate obuseiros da empresa israelense Elbit Systems, apesar de certa resistência dentro de seu partido e do governo. O processo licitatório, considerado rigoroso, destacou a Elbit como a melhor oferta em termos de condições, preço e tecnologia. A decisão final, embora criticada pelo partido de Lula devido às tensões políticas com Israel, segue após a conclusão da fase recursal, durante a qual apenas uma empresa francesa apresentou recurso.

Este contrato, avaliado em cerca de R$ 1 bilhão, também envolveu outras concorrentes, incluindo empresas da China, França e República Tcheca. O processo agora espera aprovação jurídica para a assinatura do contrato de entrega do Lote de Amostra. Se aprovados nos testes que seguirão a entrega das duas primeiras unidades, a licitação será homologada e o contrato assinado.

A Elbit Systems planeja a integração e montagem final dos veículos no Brasil, colaborando com parceiros nacionais potenciais e contribuindo para a criação de 200 a 400 empregos diretos e 400 a 700 indiretos. A empresa, que tem um histórico de investimentos e operações no Brasil, vê essa seleção como um marco significativo em sua parceria de longa data com o país. Este acordo promete não só fortalecer a base industrial de defesa do Brasil com transferência de tecnologia avançada, mas também melhorar as relações diplomáticas e econômicas através de um engajamento estratégico com parceiros internacionais.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

123 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
JS666
JS666
8 meses atrás

“mas também melhorar as relações diplomáticas e econômicas através de um engajamento estratégico com parceiros internacionais.”

Vamos ver se o Netanyahu concorda.

Demolidor
Demolidor
Responder para  JS666
8 meses atrás

Netanyahu não tem capacidade de promover embargo em um país do tamanho do Brasil, somos um dos maiores clientes deles e a indústria de defesa Israelenses depende das exportações.

É um contrato muito grande para Israel embargar.

Oque vai ocorrer é que provavelmente quando o nosso presidente criticar Israel provavelmente Israel vai ficar calado para não atrapalhar o negócio.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

Então.. se o governo de Israel embargar a venda deste equipamento para o Brasil, quem ganha é o segundo colocado… vida que segue.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

E a vida segue…

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Eu vejo bem lá na frente, depois que Israel entregar o material e receber o dinheiro, quem ficará refém é o Brasil, pois se israel não gostar de alguma posição brasileira, os obuseiros ficarão sem peças de reposição e manutenção.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos Crispim
8 meses atrás

Isso pode acontecer até com material comprado dos EUA ou de qualquer outro país inclusive material de produção nacional….

Quando o material fica velho, o caminho é canibalizar uma parte até onde for possível já beirando a obsolescência.

Bernardo
Bernardo
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

A Colombia era um cliente muito maior que o Brasil. Aliás, Israel era o maior parceiro de defesa em ToT da Colômbia. Foi embargado msm assim.
No entanto, é bom salientar que desde o início o governo israelense focou a *briga” no Lula, não no Brasil.

Esclarecendo outro ponto: menos de 200 milhões de dolares não é um graaaande contrato. o Brasil não é um dos maiores clientes de Israel. Só se for por extensão territorial.
Tailândia, Filipinas, Azerbaijão, Singapura (o maior parceiro de defesa de Israel dps dos EUA), Alemanha, EUA, Índia, Espanha (a lista continua) são clientes maiores (não tá em ordem). Não que seja por falta de querer, é que as compras brasileiras são compras pequenas geralmente, como a gente sempre reclama aqui. Ex: o Brasil compra 100 spikes. A Espanha compra 2 mil e tantos. A alemanha quase 5 mil. Essa é um pouco maior (se ficar nesse número mesmo, apesar de ser pequeno estrategicamente, mas pra venda importa o número), mas o pedido da Tailândia por ex. de ATMOS é maior. O pedido de ATMOS e PULS da Dinamarca é maior em valor por causa da urgência (só os PULS custam 133 milhões de dólares).
Dizer que o Brasil é um parceiro tão grande de defesa de Israel não é baseado em muitos dados. E contrato grande…. é grande pra gente (e quantos séculos demorou pra essa licitação finalmente chegar ao fim). Pra Elbit é um contrato normal.

A Colômbia também era um parceiro maior que o Brasil antes do embargo israelense aliás (que virou rompimento de relações comerciais pela colombia).

Lula vai continuar persona non-grata independentemente de quem estiver no poder, isso eu garanto a você. Até pedir desculpas (que ele nunca vai fazer).

Se ele criticar, dependendo da crítica (pq n foram todas respondidas, só algumas específicas), vão responder do msm jeito.

No entanto, as relações entre Brasil e Israel vão perdurar no tempo pq já estiveram muito mal antes (foi quando foi cunhado o termo “anão diplomático”) e tudo passou. Governos e pessoas são passageiros.

deadeye
deadeye
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

Além disso, a maior parte do Petróleo importado por Israel, vem do Brasil, Cazaquistão e Azerbaijão.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Responder para  deadeye
8 meses atrás

Petróleo tem de sobra no mundo, os EUA importam grande parte da Venezuela e não tem nada demais, é fácil substituir os fornecedores.

Wilson
Wilson
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

A Reação desproporcional de Netanyahu à fala desastrosa de lula foi um golpe de mestre, retirou do tabuleiro um ator (Brasil) que se movia com neutralidade e caiu como uma luva para manter sua popularidade interna. Mas não deve passar disso, os interesses de Brasil e Israel são muito convergentes para que se escale para algo mais.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JS666
8 meses atrás

Creio que o Natanyahu que vá se explicar aos seus eleitores e financiadores de campanha.

O Brasil continuará com a sua mesma política internacional, qualquer que sejam as decisões de Netanyahu. O Brasil não irá mudar a sua tradição diplomática, qualquer que seja a opinião de Israel.

Bispo
Bispo
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Espero que essa “mudança” não replique em “bater continência” para tudo que for americano… como ocorreu em um passado não muito distante… subserviência é para fracos.

Márcio Andrade
Márcio Andrade
Responder para  Bispo
8 meses atrás

Concordo. Não bater continência para norte-americanos e nem aos russos, chineses, franceses. etc.

Thom
Thom
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

“O Brasil não irá mudar a sua tradição diplomática”.
Já mudou querido, várias medidas diplomáticas tomadas em favor do Irã é um exemplo disso.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Thom
8 meses atrás

Explica isso… No genérico não faz sentido.

Krest
Krest
Responder para  Thom
8 meses atrás

Quais medidas são essas ?

wilhelm
wilhelm
Responder para  Krest
8 meses atrás

Ser a favor do Irã, na visão dos neocons, é não ficar do lado de Israel independentemente do contexto. Ser neutro não é opção na cabecinha dessa gente.

Obviamente, é uma grande besteira, mas é uma besteira que nego acredita fervorosamente.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Responder para  JS666
8 meses atrás

Vai ter que concordar. 200 milhões de dólares não aparece do nada, até o Moisés sabia disso quando fugiu do Egito.

Tomcat4,5
Tomcat4,5
8 meses atrás

Políticos passam, o Estado e suas forças permanecem😎🇧🇷🇮🇱

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Tomcat4,5
8 meses atrás

E nada muda ou vai mudar além do numero nas contas correntes do Estamento burocrático.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
8 meses atrás

Meio que esperado…

Convenhamos que, se ele barra-se essa compra, por motivo nenhum, só iria gerar desgaste com as FA´s e gerar desgaste entre países.
Se o EB, através de estudo, concluiu que esse é o melhor equipamento, que prossiga com a compra.
Só tomara que venha mais unidades em breve.

Carlos
Carlos
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Resumindo o que dizes; O anão não tem peso na esfera internacional e tem que dizer sim senhor a Israel sem falar alto, pelo menos o colombiano cortou relações enquanto o anão fala, fala mas a caravana continua a passar

Alois
Alois
Responder para  Carlos
8 meses atrás

Cortou relações diplomáticas, mas a compra deles do mesmo canhão foi mantida, lá acredito que são 24 peças, existe a relação de governo (que passa) existe a relação de Estado (que fica)

MAB
MAB
Responder para  Alois
8 meses atrás

Cruzado de direita !

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  MAB
8 meses atrás

Até eu senti daqui…

Carlos
Carlos
Responder para  Alois
8 meses atrás

https://www.poder360.com.br/internacional/petro-cita-genocidio-e-suspende-compra-de-armas-de-israel/ informa-te antes de dizeres disparates porque a compra foi suspensa em março, e só no final de abril cortou relações.
Já agora podes dar um cruzado de direita a quem nada sabe

Jaguar
Jaguar
Responder para  Carlos
8 meses atrás

Impossível ter um comentário técnico ou humilde sem ofender político A ou B ? Vamos observar as notícias, e lembrar que o Brasil é soberano.

Carlos
Carlos
Responder para  Jaguar
8 meses atrás

Apenas opinei uma verdade e não foi para ofender ninguém apenas não concordo com a politica externa brasileira tal como está acontecendo ultimamente

Faver
Faver
Responder para  Carlos
8 meses atrás

Politica externa boa deve ser humilhar a mulher do presidente frances, de prestar continência para a bandeira americana, de brigar e falar mal do Biden (que eu não gosto, mas é o presidente atual dos EUA) devido a preferência eleitorais diferentes… Atualmente é ruim, mas antes tava igualmente ruim.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
8 meses atrás

A política externa brasileira é regida pelo Art.4 da CF88.

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I – independência nacional;
II – prevalência dos direitos humanos;
III – autodeterminação dos povos;
IV – não-intervenção;
V – igualdade entre os Estados;
VI – defesa da paz;
VII – solução pacífica dos conflitos;
VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X – concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Ainda bem que descreves os ponto do Art.4º da Constituição Federal
I- independência nacional, nada a dizer porque todo o mundo concorda com este ponto.
II – prevalência dos direitos humanos, aqui começa a discordância porque os BRICS são compostos por países não democrata com exceção do Brasil e não existe nenhuma ditadura que respeite os direitos humanos e além deste tópico nada liga culturalmente o Brasil aos países que compõem os BRICS, tanto mais que mais de 50% dos brasileiros sabe o que é o renminbi.
III – autodeterminação dos povos – Quando a diplomacia brasileira nega a autodeterminação do povo ucraniano o que isto é e o que quer dizer?
IV – não-intervenção – este ponto não é claro porque o Brasil já interveio no Congo, no Haiti, no Líbano, etc. e claro que deve haver uma clareza sobre este ponto excluindo as missões ao serviço da ONU.
V – igualdade entre os Estados – olhando para a Venezuela e Guiana tenho dúvidas, não no sentido de relação direta com qualquer destes países, mas no sentido de reconhecimento internacional que vem de longe mas que o Brasil ignora ao reconhecer à Venezuela o direito de reclamar o que quer que seja.
VI – defesa da paz – qualquer país no mundo que paz, com exceção da Rússia, e nunca a Rússia foi condenada pelo Brasil.
VII – solução pacífica dos conflitos – claro que todo o mundo quer que as resoluções sejam pacificas mas como estas se fazem? Volto de novo a olhar para a Ucrânia.
VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo, não me vais dizer que é por politicas públicas que este problema vai ser resolvidos, que as quotas para tudo e mais alguma coisa vai resolver o que quer que seja, já para não falar das diversas violações de quotas, em diversos temas, mas que sempre surge uma lei para perdoar a violação das quotas.
X – concessão de asilo político aqui existe uma opinião generalizada mas não me esqueço dos 50 mil venezuelanos que entraram em RR e que muitos pensaram que era uma invasão.
Paragrafo Único – mais um artigo para gringo ver porque se fosse para ser comprido, Lula teria ido à posse de Miley porque recebeu convite para tal, e a lei não se refere a governos de direita nem de esquerda.

Como tal pode-se concluir que a maioria das leis aqui no Brasil são só para gringo ver e não para serem cumpridas e respeitadas.
Recordo também que ninguém é ovelha para seguir um pastor só porque este é o dirigente do país e todo o mundo tem o direito á indignação por tudo o que não concorda.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
8 meses atrás

Para simplificar, O Art.4 da CF88 só pode ser alterado por uma nova constituinte.

Até lá, a politica externa do Brasil, qualquer que seja visão ideológica do ou da presidente do Brasil será a mesma, caso contrário comete crime de responsabilidade.

Por esta razão, tanto o atual presidente quando o anterior discursaram na ONU pela solução pacífica do conflito entre a Ucrãnia e a Rússia.

O bom de uma democracia é a liberdade de brasileiros e estrangeiros terem liberdade de expor seus pensamentos, graças á CF88.

Antes dela, sob a tutela do AI5, dependendo da interpretação do censor, podia dar cadeia sem direito ao habeas corpus. Um horror.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

O bom do mundo é que ele dá voltas…
E as vezes a defesa dessa liberdade de dizer o que se pensa acaba levando ao estranho hábito de fiscalizar o que é dito e punir quem diz por discordarem dos que disseram…
Nesse caso só nos resta lutar e esperar a próxima volta…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Bishop
8 meses atrás

Olá Marcos.

Eu prefiro ficar preso na democracia que dar uma volta no parafuso para retornar a uma ditadura, ainda que eu entenda que a democracia é um processo que demanda contínuo aperfeiçoamento.

Infelizmente, a democracia vem sendo degradada sistematicamente ao longo da década.

sobre a liberdade de expressão,

Tem que lembrar que a liberdade de expressão é relativa. Por exemplo, o código penal define o crime de incitação ao crime, assim como a incitação à violência e ao ódio.

Assim, a pessoa até pode falar, mas depois vai para a cadeia.

A norma social também é contra uma pessoa usar vocabulário de baixo calão em lugares públicos. Ninguém pode alegar “liberdade de expressão” e gritar palavrões dentro da Igreja. Um exemplo banal mas que serve para esclarecer.

Tem outros crimes, como injúria, inclusive racial…

então, a liberdade de expressão é relativa.

Por outro lado, a liberdade de expressão garante que eu possa expor ideias socialistas ou comunistas, anarquistas, neoliberais, monarquistas e até fascistas sem ir para a cadeia.

No caso do nazismo, em razão do horror das coisas feitas na II Guerra, a sua apologia se tornou crime, mas podemos discutir o nazismo livremente.

Assim como existe a liberdade de expressar uma ideia, outras pessoas têm a liberdade de expressar sua discordância.

Agora, em um debate, é preciso que as duas partes façam um acordo de civilidade e boa educação. Assim como existe a liberdade de expressão, todo mundo tem a liberdade de levantar da cadeira e dizer “tchau. fui”.

Imagina se o Malafaia começa a pegar no meu pé e fazer vídeos me ameaçando porque eu defendo o cessa fogo em Gaza? Vai ser muito chato.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Quem vigia os vigias?

Uma ” Liberdade” condicionada a defesa de certas ideias e ferrenhamente vigilante sobre as ideias que se opõem ainda é liberdade?

Em que ponto a Defesa da Liberdade se torna Opressão em nome de “uma Liberdade”?

Quando os mecanismos de pesos e contra pesos falham e uma Liberdade condicionada a uma visão estrita é imposta e os discordantes passam a ser vigiados, perseguidos e punidos ainda que o lugar comum seja o preponderante, a ideia prevalente deixa de ser ideia e se converte em dogma?

Há uma certa “sacralidade” , na falta de melhor termo, numa Liberdade em detrimento de outra?

Liberdade de não dizer tudo por temer ser punido é melhor ou pior que a Liberdade de dizer tudo sem medo de ser punido?

Quem define o que é bom e o que não é?

Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Eu não sou jurista mas tu também não, por muito que queiras demonstrar o contrário, mas vejo e leio noticias e a posição do Brasil na liberdade de imprensa é bem grande, como tal acredito na mídia brasileira, mas não na mídia de países ditatoriais.

Não sou juiz nem senador para julgar o que quer que seja e sabes tão bem quanto eu que não vou ser eu que vou julgar qualquer crime de responsabilidade porque apenas descreveste o Art.4º da CF88 (para quem não saiba é a Constituição Federal aprovada em 1988) e apenas comentei com base nas notícias que leio e ouço. Deixo para o Senado sob proposta do Congresso qualquer tipo de processo e julgamento por crime de responsabilidade, já que não somos ninguém nesta matéria.

” liberdade de brasileiros e estrangeiros terem liberdade de expor seus pensamentos”, mas que eu saiba, no Brasil manda, são os brasileiros, se têm ou não conhecimento ou sabedoria para tal, isso já é outra conversa.

Sobre o AI5 viste tão bem quanto eu que houve muita gente reclamando o regresso. Duvido que muita dessa gente soubesse o que é.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
8 meses atrás

Carlos..

Sua (ou a minha) profissão não é argumento. Ao menos para mim, pouco importa sua profissão, se vocẽ tem mandato ou gosta de leite com café ou café puro.

A CF88 deixa claro que a liberdade de expressão e a proteção da lei é para todos que estejam em território nacional. Brasileiros natos e nacionalizados tem o mesmo status civil.

Há muito tempo a frase “Brasil, ame-o ou deixe-o!” perdeu significado, ainda que tenha gente que veja algum sentido.

agora, voltemos ao tema da matéria.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Carlos
8 meses atrás

Não sei se voce é brasileiro. Anão deve ser o seu país. O Brasil é dos poucos que dizem escancaradamente que Israel é um país genocida e criminoso.

Edimur
Edimur
Responder para  Antonio Palhares
8 meses atrás

Acho complicado o Brasil chamar alguém de genocida, com o Crime matando aqui dentro igual se mata barata com políticos Corruptos que com suas roubalheira e desvio de recursos mata mais que muitas guerras !!! Não temos moral para julgar ninguém, vivemos em um país que justiça só julga e condena pobres que não tem recursos para pagar um bom advogado!!! Israel é x hamas???? F….______________________________________________________

EDITADO

Edimur
Edimur
Responder para  Edimur
8 meses atrás

Se é para editar partes então é melhor apagar

—— EDITADO ——

AVISO DOS EDITORES
PELO VISTO VOCÊ DESCONHECE AS REGRAS DO BLOG. LEIA:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Antonio Palhares
8 meses atrás

Sabe quem é pior que Israel, em matéria de mortes?
Se não sabe, pesquisa número de homicídios no Brasil nos últimos dez anos, tenho certeza que você vai mudar de ideia!

Carlos
Carlos
Responder para  Antonio Palhares
8 meses atrás

Se queres saber se nasci em Portugal, respondo-te já que não nasci em Portugal e o resto era ficares a saber tanto quanto eu sobre a minha pessoa e quanto a Israel não te esqueças que o 7 de Outubro não tem nenhuma justificação para que acontecesse e que com essa ação o Hamas só prejudicou a causa palestiniana e passados 7 meses ainda existem mais de cem pessoas que foram raptadas e mal tratadas sem nenhuma justificação porque esse teu comportamento só diz uma coisa, que és cego no que respeita à justiça porque em nenhum momento te lembraste que mais de 100 israelitas que ainda estão em cativeiro sem justificação nenhuma https://www.youtube.com/watch?v=qweRwlEK3QI&ab_channel=TerraBrasil (0:30) esta moça foi raptada e ainda não foi libertada e sabes bem o que os palestinos fazem com as moças israelenses e também não te vou descrever o que ouvi de um israelense da ZAKA sobre o que viu e apenas te digo tem vergonha na cara em falares sem saberes apenas porque o ministério da saúde palestino controlado pelo Hamas disse porque não há no terreno ninguém independente para garantir os números dados e enquanto isso há muita gente a sofrer à sete meses.

Nativo
Nativo
Responder para  Carlos
8 meses atrás

Dizer sim senhor a Israel, porque????
Devemos algo a eles?
Porque na história e justamente o contrário e muito do contrário.

Carlos
Carlos
Responder para  Nativo
8 meses atrás

Cada um interpreta como quiser, mas Lula esteve a dizer muita coisa sobre os israelenses mas no fim apenas assina o que os militares querem ou será que nunca ouviste Lula chingando Israel?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Wilber.. o problema deste equipamento é garantir recursos… isso depende do Congresso e também depende das forças armadas que precisam reformar os seus gastos.. R$ 1 bilhão é cerca de 0,8% do orçamento anual das forças e cerca de 1,5% do orçamento do EB.., e bastante dinheiro. É mais ou menos o que a MB gasta por ano com o ProSub ou que a FAB paga pelo programa Kc390 anualmente.

Alvarenga Silva
Alvarenga Silva
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

De onde vem o aço e ligas que Israel e França utilizam? A USP cria um exemplar desses de olhos fechados, e o chassi já está está pronto e fabricado por aqui.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Alvarenga Silva
8 meses atrás

Pelo que sei, a França tem uma moderna indústria siderúrgica… eu não sei sobre Israel.

Felipe M.
Felipe M.
8 meses atrás

Se o valor realmente foi de algo próximo a R$ 1 bi, sai cerca de U$ 5,5 mi por obus.
Se foi realmente esse o acordo, com o nível de offset anunciado, parece ter sido uma ótima compra.
Inclusive, abre margem para se pensar em lotes futuros por algo próximo a U$ 5 mi por obus, considerando a menor exigência por offsets em outros lotes.
Pensar em mais 64, futuramente, para fechar em 100, seria algo próximo de R$ 1,5 Bi. Em um projeto de 10 anos, R$ 150 mi por ano. Nada de tão exorbitante, para o benefício.
Uma artilharia com 100 Atmos + 100 M109, com produção nacional de munições, ficaríamos muito bem nesse quesito.

Importante mencionar que, na mesma matéria, o jornalista disse que o comandante do EB visitará a China, em breve, estando na pauta a colaboração militar, incluindo, segundo ele, a aquisição de blindados.

Considerando que já foi selecionado o Centauro, seria o substituto do Leo1? Será que o VT4 pode pintar por aqui?

Akhinos
Akhinos
Responder para  Felipe M.
8 meses atrás

O exército não vai adquirir blindados sem licitação. Além disso qlq blindado chinês enfrenta a limitação de incompatibilidade do sistema de comunicações. Esses equipamentos chineses participam de licitações no Brasil apenas por participarem, duvido que o EB vai adquirir algo deles.

Joao
Joao
Responder para  Akhinos
8 meses atrás

Concordo.
É importantíssimo essa situação da comunicação.
Mas muitos esquecem desse detalhe.

Nativo
Nativo
Responder para  Joao
8 meses atrás

Os marroquinos compraram defesa aérea de médio/longo alcance da China sem se preocupar com esses detalhes.

bruto
bruto
Responder para  Nativo
8 meses atrás

vamos supor isso que seja apenas mero decorativo pro estrangeiro saber que tenho tambem possuo arma igual porem diferente calibre

Joao
Joao
Responder para  Nativo
8 meses atrás

Será q está funcionando como deveria?
Ter não é operar.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Joao
8 meses atrás

se tá operando ou não como deveria, a nacionalidade da empresa fornecedora é irrelevante.

No mais, sistema de comunicação se adequa. Requer tempo e esforço ($), mas se adequa. Até pq, se não se adequar, você fica completamente refém do que outro país acha adequado ou não.

Inclusive, países como Índia, Arábia Saudita,Turquia, Coreia do Sul, Grécia etc operam equipamentos “não ocidentais” e fizeram o que tinham que fazer para ajustar esses equipamentos ao “ecossistema” existente.

Tudo é uma questão de análise de viabilidade.
E, pelo preço que carros de combate ocidentais estão sendo negociados, considerando, ainda, que já não parece haver opções viáveis de segunda mão, o custo de adequar comunicação e outros itens necessários, junto ao preço de aquisição/operação, parecem ser um caminho a explorar, especialmente se dentro de uma oferta boa de contrapartidas, principalmente relacionadas à manutenção e às munições usadas.
Blindados ocidentais estão sendo negociados à preços proibitivos para forças como a do Brasil, que carecem de recursos destinados às necessidades.

jorge lee
jorge lee
Responder para  Akhinos
8 meses atrás

Se for para comprar mais viaturas do mesmo tipo já operado pelo EB, não é necessário realizar nova licitação. Isso já estava previsto na lei anterior e está também na lei nova.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Akhinos
8 meses atrás

O exército não vai adquirir blindados sem licitação. “

Pq não?
A maior parte das aquisições de equipamentos para a atividade fim da força é feita sem licitação, por compra direta.

“Esses equipamentos chineses participam de licitações no Brasil apenas por participarem, duvido que o EB vai adquirir algo deles.”

Aí é uma questão de oferta apresentada + ecossistema existente praticamente dominado por tecnologias ocidentais. Não há nenhum impedimento para, sendo a melhor oferta, tais equipamentos serem selecionados, com os ajustes a serem realizados para a plena utilização do equipamento.

Especialmente nesse cenário, em que veículos ocidentais estão custando entre R$ 100 mi a R$ 150 mi cada. É injustificável para o Estado brasileiro pagar valores como esses em cada blindado, que, como estamos vendo, podem ser retirados de ação por um equipamento que custe menos de 1% de seus preços.

Joao
Joao
Responder para  Felipe M.
8 meses atrás

Prezado
Não dá pra fazer essa conta.
Porque no valor está incluso todo o sistema, e não somente os obuseiros.
Os 36 estão divididos em 3 GAC, com 3 Baterias a 4 peças cada.
Ou seja, há os meios de 9 baterias e 3 Grupos.

Se a compra for de 2 GAC a 18 peças, com cada Bateira tendo 6 peças, há muita diferença.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Responder para  Joao
8 meses atrás

Pergunta de leigo: Não vai nenhuma viatura para alguma unidade escola?

Nilo
Nilo
8 meses atrás

Foi avaliado e sobre aspectos técnicos, comerciais, de suporte logístico inicial, integrado e offset foi considerado o melhor que atendia nossos intresses, o próprio Exercito Brasileiro já havia dito que as atuais divergências entre o governo brasileiro e o governo de Netanyaru não influenciariam na sua decisão, é de se supor que ao falarem isso, tinham o aval do governo. Parabens ao Exército, que seja um caminho para padronizar os diversos sistemas.

Alvarenga Silva
Alvarenga Silva
Responder para  Nilo
8 meses atrás

A força aérea no primeiro governo do atual presidente do brasil comprava muita coisa de Israel. Esse papo de gostos políticos em compras de armamento não pega. Sou a favor de uma parte da turma engenheiros da avibras serem puxadas para as universidades brasileiras. Fazer parceria. Daria muito emprego aqui. Imagine o mercado da África e Ásia.

Demolidor
Demolidor
8 meses atrás

Não concordo, o governo atual de Israel é ultra radical, tem risco de Israel sofrer embargo da ONU.

É um país que é necessário manter distância até Israel ter um novo governo mais moderado.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

tem risco de Israel sofrer embargo da ONU.´´

Considerando-se quem são os padrinhos´´ de Israel, tá mais fácil o Brasil sofrer embargo e entrar na lista negra internacional por uma bobagem qualquer…

Demolidor
Demolidor
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Acredito que a paciência com Israel está acabando, já teve casos de votações que os EUA se abstiveram e a votação foi aprovada contra Israel.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

Cara, a possibilidade de Israel ser sancionado ou sofrer embargo é quase nula.
E mesmo se o fossem, aposto qualquer coisa que Israel dará uma banana pra isso, não seria a primeira vez em que isso acontece.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Também acho improvável que o Estado de Israel sofra algum tipo de punição (exceto um bombardeio iraniano), mas Netanyahu corree o risco de ser condenado pelo TPI e se preso ao entrar em qualquer país que reconheça este tribunal..

Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

A gente vê isso todos os dias na Ucrânia e nunca te vi a importares se a Rússia é punida ou não

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
8 meses atrás

A guerra na Ucrânia é entre dois exércitos regulares. Bastante diferente do que ocorre em Gaza.

Pelo que sei, o TPI já condenou Putin, o que me faz pensar que vocẽ estaria incomodado porque nunca defendi a condenação de Zelensky.

Por outro lado, defendo diariamente o imediato cessar fogo nos dois conflitos e, particularmente com insistência, o início das negociações de paz entre a Ucrãnia e a Russia,

Pelo que consta, vocẽ prefere fumegar a guerra, o que é uma pena. Seria ótimo que vocẽ também defendesse a paz.

Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

“A guerra na Ucrânia é entre dois exércitos regulares. Bastante diferente do que ocorre em Gaza”. A guerra em Gaza não é entre dois exércitos regulares, mas é entre um exército regular e um bando de bandidos que tem milhares (ninguém sabe o número certo) de guerrilheiros que se escondem por trás da população, mas que matam tanto ou mais do que um exército regular e que não seguem nenhuma conduta militar para que possam ser responsabilizados pelos seus atos.

Defendes um cessar fogo em que moldes? No molde de Putin porque senão não há conversações.

Sê um pouco mais —— EDITADO ——

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
8 meses atrás

Então… o número de mortos em Gaza ultrapassou 30 mil, praticamente metade sendo crianças.

A estimativa é menos de 1/3 sejam homens.

mais de 100 mil feridos sendo atendidos em condições precárias…

um assombro.

Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

És —— EDITADO —— porque apenas mencionas dados ditos pelo Ministério da saúde da Palestina e que é controlado pelo Hamas e não ouves o testemunho de elementos do ZAKA e o que estes descrevem no que viram, procura e pesquisa. Recordas-te de um míssil que caiu num hospital em Gaza e que o Hamas mencionou que eram milhares de vitimas e que na verdade não foi um missil israelense mas sim um foguete palestino disparado pelo Hamas e que caiu no estacionamento do hospital e que as vitimas não foram nem um décimo do número inicialmente dito.
És —— EDITADO —— porque usas uma dualidade de critérios já que me dizes que foram quinze mil crianças, mas nunca te preocupaste com o número de crianças mortas na Ucrânia. Além disso Putin nunca foi condenado pelo TPI conforme disseste noutro comentário mas existe uma procuração do TPI contra Putin por causa dos raptos de crianças ucranianas para a Rússia tendo em vista retira-las das cultura ucraniana como se esta não existisse. Não te esqueças também que Lula quer limpar a imagem da Rússia e de Putin para o poder receber no Brasil na Cimeira do G20.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
8 meses atrás

Uso dos dados da ONU.

Quais os dados dos israelenses sobre o número de mortos e feridos palestinos? Quantas crianças mortas em Gaza foram contabilizadas pelos israelenses?

Estes dados foram divulgados? Desconheço.

É um erro primário usar um exemplo para expressar um conjunto. Recomento trẽs livros (em português) 1) O andar do bẽbado, 2) Viver é perigoso? 3) Como São Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião.
Já recomendei bastante estes livros (daqui a pouco vou ganhar comissão da Amazon)

Sobre a Ucrãnia, a informação divulgada são 10 mil mortes civis e mais de 4 milhões de refugiados… Zelensku divulgou 30 mil soldados mortos, mas não disse nada sobre crianças e civis mortos. Usando a proporção de Gaza, seria cerca de algo entre 4~5 mil crianças, 2~3 mil mulheres e algo entre 1~2 mil homens, mas é apenas uma estimativa, porque não há números oficiais nem da ONU nem do governo ucraniano.

Por quase dois anos defendo o cessar fogo na Ucrânia. talvez tenha sido o primeiro a escrever isso aqui na trilogia…

vai lá e faz uma pesquisa nos comentários.

bruto
bruto
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

israel tem mecanismo pra proteger embargo ou sanções

wilhelm
wilhelm
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

Não vai acontecer absolutamente nada. O lobby sionista é extremamente forte na política e vida cultural americana.

Nilo
Nilo
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

Este tipo de compra estabelece contrato que atravessa governos, isso em nada abala a postura diplomatica brasileira frente ao atual governo de israel quanto a questão da Faixa de Gaza.

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
8 meses atrás

…Israel…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nilo
8 meses atrás

Exato.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

Chance zero de Israel sofrer qualquer embargo da ONU e mesmo que sofresse, dariam de ombros, como qualquer país com algum respeito próprio faria.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

Uma coisa é o governo de Israel.. outra coisa é uma empresa privada israelense.

Em algum momento, Netanyahu irá responder pelos crimes contra a humanidade que vem cometendo em Gaza.

Na melhor das hipótese, ficará impedido de sair de Israel sob o risco de ser preso.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

O TPI nāo tem jurisdiçāo em Israel, teria em Gaza teoricamente, mas EUA e a maior parte da Europa nāo reconhecem a Palestina, entāo dificilmente iriam cumprir tal ordem.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Allan Lemos
8 meses atrás

Então… Qualquer pessoa pode ser denunciada e julgada no Tribunal Internacional…. Se a pessoa for condenada, ele poderá ser presa ao entrar em um paus que reconhece o TPI…

Uma alternativa seria enviar o serviço secreto de um paus até Israel, sequestrar o Netanyahu e leva-lo para ser julgado em outro país… Isso também funcionária.

Underground
Underground
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Quais crimes contra a humanidade ele vem cometendo? Houve ordens diretas dele determinando o extermínio em massa da população palestina? Está em andamento uma operação militar para extermínio de toda a população? Ou o que há são terroristas utilizando palestinos como escudos? O Hamas já devolveu os israelenses sequestrados?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Underground
8 meses atrás
Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Art.6º ponto alínea e) è esta a acusação contra Putin.
Realmente és —— EDITADO ——pela dualidade de critérios, dá jeito o Art.7º mas passasse por cima do Art.6º e diz-me se não é crime de responsabilidade? Ou já te esqueceste da CF88.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM FAZER ATAQUES PESSOAIS. ESTE FOI SEU TERCEIRO COMENTÁRIO EDITADO POR NÃO RESPEITAR ESSA REGRA DO BLOG. SE CONTINUAR ATACANDO OS OUTROS, VOCÊ SERÁ BLOQUEADO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

EParro
EParro
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Ora viva! Equipamentos novos e de primeira qualidades. Mas e o Abbas, não?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  EParro
8 meses atrás

Não entendi o comentário. Qual Abbas?
Imagino que nada tem a ver com o grupo suéco.

EParro
EParro
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

O Mahmoud! Aliás, o grupo é Abba, sem “s”!

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Demolidor
8 meses atrás

Israel sofrer embargo da ONU kkkkkkkk tu e piadista, eles nessa guerra não estão errados, mas o errado deles é ocupar a Cisjordania expulsando pessoas e ONU faz só umas resoluções mixuruca

BLACKRIVER
BLACKRIVER
8 meses atrás

Alguém sabe dizer quais as opções de chassis e motorização?

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  BLACKRIVER
8 meses atrás

Quanto ao Chassi, é o mesmo do Astros, fabricado pela Tatra no Brasil.

Talisson
Talisson
Responder para  Felipe M.
8 meses atrás

A propria cabine deve ser parecida (senão a mesma) do Astros, pelo que li num outro site especializado. A cabine blindada do Astros é da Avibras senão me engano.

BLACKRIVER
BLACKRIVER
Responder para  Felipe M.
8 meses atrás

Muito obrigado ☺️

Nilton L junior
Nilton L junior
8 meses atrás

Quando um estado não poder para ser soberano não resta muita opções.

Allan Lemos
Allan Lemos
8 meses atrás

Que bom que o pragmatismo prevaleceu. O preço ficou praticamente o mesmo que para a Colômbia.

Felipe
Felipe
8 meses atrás

[OFF] o blog aqui noticiou a modernização e revitalização de 27 M-109A3 pelo EB? E que serão 12 black hawk UH60M novos de excedentes dos EUA e não usados? Vi em outros sites…

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Felipe
8 meses atrás

Parabéns aos outros sites.
Quem falou que seriam usados foi o próprio comandante do EB, na audiência realizada no mês passado na CREDN. Ao que parece, agora detalharam melhor.

Underground
Underground
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Nunão,
Afinal, os helicópteros serão novos de fábrica ou usados?

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Underground
8 meses atrás

Excedentes de encomenda do USArmy, ainda sendo entregues, para venda via FMS, pelo que fui informado.

Joao
Joao
Responder para  Felipe
8 meses atrás

Acredito q 3 peças serão para escolas.
Os outros 24 divididos em 2 GAC.

É dedutível que serão para 2 Bda C Mec.
Por que?

Porque as outras 2 Bda CMec receberao o novo anunciado nessa matéria.
Além disso há GAC de Bda C Mec q já operaram AP SL.
E logisticamente, é prudente, pois os BLog de Bda CMec operam com meios SR e SL simultaneamente.

O 3º GAC novo irá para uma Bda Inf Mec, q acredito será a 15ª.

Ficam os A5 Plus BR pras Bda Bld, e os A5 para os GAC Div, da AD/3 e AD/5.

Alguém tem outra ideia?

JHF
JHF
Responder para  Joao
8 meses atrás

Sempre achei muito interessante esse tipo de idioma particular específico para iniciados e quem é estritamente da área. Uma lástima que não dá para tirar muita informação. Vida q segue.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JHF
8 meses atrás

3nTr0q1a

Joao
Joao
Responder para  JHF
8 meses atrás

Nada resiste há um bom papiro, que ajudará a entender tantas outras coisas.

Mas…. Estudar não é lá muito atrativo…

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  JHF
8 meses atrás

kkkkkkkkk
Tbm acho curioso.
Mas, segue a tentativa de tradução por um leigo:

“Acredito que 3 peças serão para escolas.
Os outros 24 divididos em 2 Grupos de Artilharia de Campanha.
É dedutível que serão para 2 Brigadas de Cavalaria Mecanizada
Por que?
Porque as outras 2 Brigadas de Cavalaria Mecanizada receberão o novo anunciado nessa matéria. (Atmos).

Além disso, há Grupo de Artilharia de Campanha (de Brigada de Cavalaria Mecanizada) que já operam “Obus Auto Propulsado Sob Lagartas (no caso o M109)

E logisticamente é prudente, pois os Batalhões de Logística da Cavalaria Mecanizada operam meios sob rodas e sob lagartas, simultaneamente.

O 3º Grupo de Artilharia de Campanha novo irá para uma Brigada de Infantaria Mecanizada, que acredito que será a 15º (acho que no Paraná).

Ficam os M109A5+BR para as Brigadas Blindadas e os M109A5 para os Grupos de Artilharia de Campanha da 3º Divisão e 5º Divisão do Exército.
Alguém tem outra ideia?”

Acho que era isso.

JHF
JHF
Responder para  Felipe M.
8 meses atrás

Realmente agradecido pela ajuda aqui. Muito obrigado.

Gabriel BR
Gabriel BR
8 meses atrás

Nada de novo embaixo do sol!
O atual presidente tolerou ser desautorizado pelos militares na frente do presidente da França com relação aos caças do FX2 ( sendo que ambos os 3 eram tecnicamente habilitados e a escolha era politica). Agora tolera seus supostos subordinados fazerem um contrato bilionário com um país onde ele é persona non grata sendo que na shortlist qualquer um atende tecnicamente ao EB. Não precisa ser bacharel em Ciência Politica para ver a República de Fachada que o Brasil é desde 88. Obs: leiam “Os Donos do Poder: As origens do patronato politico brasileiro.”

Underground
Underground
Responder para  Gabriel BR
8 meses atrás

No caso do FX2, a FAB ainda avaliava as três propostas, sem ainda as ter concluído, quando o mandatário da República anunciou o vencedor.

Bernardo
Bernardo
Responder para  Gabriel BR
8 meses atrás

É que licitação não é pra atender interesses pessoais e sim técnicos (pelo menos em teoria). Estranho, né?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Bernardo
8 meses atrás

A decisão técnica já havia sido feita , cabia a politica no final…lista triplice é para isso! usa a massa cinzenta.

Bispo
Bispo
8 meses atrás

Se há transferência de tecnologia é interessante.

Madmax
Madmax
Responder para  Bispo
8 meses atrás

Pra q? Agente não mantém sequer as empresas nacionais que tem tecnologia?

Sergio Machado
Sergio Machado
8 meses atrás

Pragmatismo em prol dos nossos interesses. As críticas do atual governo brasileiro são ao governo, e não ao Estado de Israel. Ademais, a Elbit tem a subsidiária em Porto Alegre e vários projetos conjuntos com as FFAA de longa data.
Talvez faltou o timing adequado.

Andrigo
Andrigo
8 meses atrás

Ainda bem que prevaleceu o pragmatismo de ser o melhor negocio para o estado brasileiro, e nao o negocio que mais agrada o partido do presidente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Andrigo
8 meses atrás

Uma alternativa seria o presidente não ter partido…sei lá.

Ander
Ander
8 meses atrás

O que mais me surpreende nesse governo independente quem gosta ou não e eu particularmente não gosto, que mesmo com todo esse rolo de Lula e Netanyahu, Lula prefere ser estadista do que ideológico, observei isso outras vezes com os governadores ditos de direita e visita em países de governos de direita como Itália.

Gustavo
Gustavo
8 meses atrás

Exército em si e muito bizarro, o governo brasileiro crítica Israel e governo de Israel crítica o governo brasileiro, no final escolhe obus Israel, exército está perdido e não sabe o que quer , está entregando sua soberania por espelhimhos.e fala que foi técnico, Índia consegue produzir seus rebocado e autopropulssado e o exército brasileiro ele uma utopia.

Maurício Fonseca
Maurício Fonseca
8 meses atrás

O Bibi não dura muito como primeiro ministro e ainda acaba em cana.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Maurício Fonseca
8 meses atrás

Byebye

Alvarenga Silva
Alvarenga Silva
8 meses atrás

Triste, sim, por termos o tempo de paz favorável para construir nossos próprios canhões e tecnologia de designação de alvos.

GuiBeck
GuiBeck
8 meses atrás

Tem sempre essa de francês entrar com recurso quando não ganha. É normal isso, ou os caras é que não aceitam perder??

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
Responder para  GuiBeck
8 meses atrás

As duas cosias, é normal e eles também não aceitam perder

Matheus
Matheus
8 meses atrás

Cospe no vendedor e depois quer comprar na loja dele. É Brasil: o hospício!

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
8 meses atrás

Que bom que questões ideológicas foram deixadas de lado em favor da melhor opção para o exército e para o Brasil. parabéns

BraZil
BraZil
8 meses atrás

Israel nem deve estar cogitando embargar esse negócio. Perda de tempo falar nisso eles querem vender e pronto. Até por que somos ao lado da Dinamarca o cliente de maior relevância, até agora. E quanto ao Presidiante criticar israel é normal. —— EDITADO ——

EParro
EParro
8 meses atrás

Elaiá!

História de Marcelo Godoy • 1 h 08/05/2024 FSP

“O Exército decidiu adiar a assinatura do protocolo do contrato inicial que prevê a aquisição de 36 viaturas blindadas de combate, conhecidas como obuseiros de calibre 155 mm autopropulsados sobre rodas (VBCOAP-SR). A vencedora da licitação, que pode chegar a R$ 750 milhões, foi a empresa israelense Elbit Systems – e suas subsidiárias brasileiras Ares Aeroespacial e Defesa e AEL Sistema – que ofereceu o sistema Atmos 2000 para o Exército Brasileiro equipar suas unidades de artilharia. O anúncio do acordo havia sido feito na semana passada.”

e continua

“O adiamento da assinatura do protocolo deve durar pelo menos 60 dias. O processo de compra do VBCOAP começou em 2017 e só deve ser concluído – caso o equipamento seja aprovado e a compra seja mantida – em 2034. Por meio dele, o Exército pretende renovar sua artilharia divisionária, que hoje conta com obuseiros projetados há cerca de 70 anos. A compra, no entanto, entrou na mira de líderes petistas em razão do envolvimento de Israel na guerra contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
A compra do equipamento israelense, que derrotou os concorrentes tcheco, francês e chinês, causou a reação de petistas, como o ex-deputado federal José Dirceu, e de personalidades, como o cantor Chico Buarque, e o ex-secretário nacional de Direitos Humanos Paulo Sérgio Pinheiro, além de entidades como a Anistia Internacional. Eles assinaram uma carta para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”

e continua

“No documento, eles pedem que o governo “encerre imediatamente todas as transações comerciais com empresas israelenses para a compra ou venda de armas, munições e outros equipamentos militares; além de softwares e tecnologias ligadas ao setor de segurança; para colocar em prática um embargo de armamentos a IsraeI”. A carta fundamenta o pedido no fato de Israel desrespeitar resolução do Conselho de Segurança da ONU, que determinou cessar-fogo na Faixa de Gaza. O documento recebeu o apoio ainda de quatro partidos da esquerda: o PSOL, o PCdoB, o PSTU e a UP, além do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).”

e continua

Aliás, “não matem este mensageiro”!

Exército brasileiro suspende assinatura de protocolo para compra de obuseiros israelenses (msn.com)