tribunal-penal-internacional

Os Estados Unidos, Israel e outros aliados ocidentais estão trabalhando diplomaticamente para evitar que o Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, emita mandados de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e outros altos funcionários israelenses, por alegações relacionadas à guerra com o Hamas na Faixa de Gaza. Esses mandados também poderiam ser dirigidos a líderes do Hamas. A Casa Branca reiterou recentemente que não apoia a investigação.

As discussões sobre a emissão dos mandados estão nas mãos do procurador-chefe do TPI, Karim Khan. Diplomatas estão tentando convencê-lo a não prosseguir com os mandados, que poderiam ser emitidos em breve. Ainda não está claro quem exatamente seria alvo dos mandados e quais seriam as acusações específicas, mas espera-se que incluam o primeiro-ministro Netanyahu, o ministro da Defesa Yoav Gallant e o chefe do Exército Herzl Halevi.

A possibilidade da emissão desses mandados colocaria autoridades israelenses na mesma categoria de figuras internacionais acusadas de crimes de guerra, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ex-presidente deposto do Sudão, Omar al-Bashir. No entanto, tanto os EUA quanto Israel afirmam que o TPI não tem jurisdição sobre o caso, argumentando que o tribunal deveria não estar envolvido na questão e que a segurança no Oriente Médio deveria ser tratada através de negociações para uma solução de dois Estados.

FONTE: O Globo / The New York Times

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

46 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Werner
Werner
8 meses atrás

Contra o Putin pode e é normal,mas se for aliado e amigo é proibido.
Haja hipocrisia.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Werner
8 meses atrás

É por isso que eu tenho ranço da política externa americana, na minha opinião, os EUA é o país mais hipócrita que existe, mas, para um país que já ameaçou juízes do tpi, por investigações de crimes de guerra dos EUA no Afeganistão, isso não me surpreende em nada.

Nilo
Nilo
Responder para  Werner
8 meses atrás

Israel, com Licença para matar. O 007 americano.

Carlos
Carlos
Responder para  Werner
8 meses atrás

Só alguém naif vai acreditar que os EUA vão defender Netanyahu mas que ninguém se esqueça que este ano existem eleições nos EUA. Com as últimas manifestações em universidades americanas, Trump já afirmou que Netanyahu é culpado porque não conseguiu evitar o 7 de Outubro e como nos EUA por um voto se ganha ou perde um estado, Trump já descartou Netanyahu ficando a batata quente nas mãos de Biden, porque foram os estudantes universitários que ajudaram Biden a ganhar as últimas eleições

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Werner
8 meses atrás

EDITADO

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Werner
8 meses atrás

Olá Werner. Esta posição dos EUA explica os sucessivos vetos no CS contra as resoluções do CS. Quando a China e a Russia vetaram uma resolução do CS proposta pelos EUA, eu mesmo cantei a bola que nos termos colocados, ela seria inócua.

Há algum tempo tenho comentado que o apoio incondicional dos EUA á Israel, hoje, é um peso diplomático que mais atrapalha os EUA que ajuda.

Durante a I Guerra, os diplomatas alemães diziam que a Austria-Húngria era um cadáver acorrentado á Alemanha.

No caso dos EUA e Israel, eles se tornaram um estorvo acorrentado aos EUA.

Quando pensamos na diplomacia brasileira, fica claro a razão do país manter uma posição independente. Todo alinhamento automático irá criar problemas na mesma proporão que cria vantagens.

Fëanor
Fëanor
8 meses atrás

O que é cômico nesse imbróglio é o fato dos EUA não se submeterem à jurisdição do Tribunal Penal Internacional (TPI).

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Fëanor
8 meses atrás

Então…

Os EUA podem ignorar o TPI quando quiserem, podem passar por cima de resoluções da ONU, rasgarem o Tratado de Não Proliferação Nuclear com a AUKUS, e tá beleza.

Mas vai o Brasil falar um “a” pra AIEA, pra você ver o que acontece…

Jose
Jose
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Esse é o problema de governos saírem assinando tratados sem avaliar suas consequências, o atual mandante sequer sabia sobre o TPI, aliás afirmou que ia retirar nosso país desse tratado, será que já saímos?.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Então….. o Brasil é membro fundador da AIEA. Além disso, quando foi negociado o TNP, existiam duas propostas. Na primeira, apoiada pelo Brasil, era o total banimento das armas nucleares. A segunda, apoiada pelos EUA, preservava as armas nucleares no países já nuclearizados e evitaria o surgimento de novos países nucleares.

A proposta brasileira foi vencida.

O Brasil se recusou a assinar o TNP por defender a total desnuclearização do mundo, como proposto originalmente. A diplomacia brasileira dizia (com razão) que se o Brasil assinasse o TNP, significaria um endosso aos países nuclearizados.

Por décadas, o Brasil foi pressionado a assinar o acordo. FHC acabou assinando, no contexto do fim da guerra fria e de um movimento mundial de desnuclearização.

Foi um período de otimismo.

Após a redemocratização do Brasil e da Argentina, os dois países criaram uma agẽncia binacional, a ABACC, para fiscalizar o material nuclear nos dois países. A AABACC é muito mais rigorosa que a AIEA.

È falta a ideia que existe ou existiria uma crise entre a AIEA e o Brasil

Carlos
Carlos
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Que raio de dualidade de critérios apresentas neste caso? o AUKUS é um péssimo exemplo porque os EUA e o RU(UK) são detentores de submarinos de propulsão nuclear (e não só) e são eles que vão construir submarinos de propulsão nuclear para a Austrália. O Brasil também é assinante desse tratado mas quer e tem direito a construir um submarino de propulsão nuclear, mas no caso do Brasil não existe experiência na construção de um de propulsão nuclear e ninguém se pode esquecer do pó amarelo de de Goiánia.

Matheus
Matheus
8 meses atrás

Lobby Israelense nos EUA é extremamente forte, aliado a uma grande comunidade neo-petenconstal no país.

EUA é praticamente uma colônia Israelense, tanto que estão até mesmo quebrando a 1° emenda da constituição banindo o TikTok.

Iran
Iran
Responder para  Matheus
8 meses atrás

Sim sem dúvidas, muitas pessoas dizem que Israel é um puxadinho americano no Oriente Médio, mas na verdade os EUA é que são um proxy de Israel. A Chabad praticamente controla Nova York, Sr. Rothschild era o maior acionista da bolsa de Londres e WallStreet, enquanto sionistas com dupla nacionalidade dominarem parcelas da economia dos países do G7, Israel não terá problemas com crimes de guerra, por mais absurdos que sejam como está sendo agora.

Gavião
Gavião
Responder para  Matheus
8 meses atrás

Em primeiro lugar tem mais judeus nos EUA que em Israel, e outra, a grande mídia é dominada por judeus, muitos congressistas e juízes da Suprema Corte o são. Daí este fortíssimo lobbye. Mas aqui nem é tão diferente, vejam a quantidade de intelectuais judeus escreveram nos jornais enquanto não vi nenhum árabe dando a sua versão do conflito.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
8 meses atrás

“Os Estados Unidos, Israel e outros aliados ocidentais estão trabalhando diplomaticamente para evitar que o Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, emita mandados de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e outros altos funcionários israelenses (…)”

É o que eu sempre digo: quem tem amigo cristão, não morre pagão.
Se você for comprador da Boeing, Raytheon ou do complexo industrial norte-americano, você pode fazer o que quiser.
Pergunte a Arábia Saudita. Nunca ví ninguem achando ruim a realeza saudita perseguindo opositores políticos, m@tando jornalistas que denunciam coisas erradas, ou tratando mulheres como inferiores.
Nunca ví a ONU e os EUA dando um pio sobre isso.
Tambem nunca ví alguem achando “estranho” o fato de a grande maiores dos terroristas do 11/09 serem sauditas…

Mas vai alguem da América do Sul, Ásia e África fazerem isso…

Hipocrisia é mato. E é por isso que órgãos como a ONU são a “Liga das Nações” do séc. XXI.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

A vibrante democracia da Arábia Saudita…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Comte. Nogueira
8 meses atrás

Alemanha é outro.

Barraram a venda do Guaraní pras Filipinas, por causa da caixa de câmbio alemã, alegando preocupações com direitos humanos´´, mas a própria Alemanha não vê problemas em vender IRIS-T ou Panavia Tornado pra AS, ou Leo2 pro Catar.

Europeu parece que competem com os norte-americanos pra ver quem é mais hipócrita…

Carlos
Carlos
Responder para  Comte. Nogueira
8 meses atrás

A vibrante democracia que foi convidada a entrar nos BRICS sem oposição de ninguém, assim como todos os países convidados e bem fez a Argentina que declinou o convite e não deixa de ser uma democracia apesar de um maluco na presidência, e malucos são muitos dos políticos que hoje governam o mundo

Carlos
Carlos
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Uii, sempre o complexo de vira-lata e não te esqueças que os EUA não são os senhores do mundo e vão deixar cair Netanyahu

Mario Aruda
Mario Aruda
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

…terroristas do 11/09 serem sauditas…
Supostamente sauditas, há ainda a outra linha, que o 11 de setembro foi feito pela Mossad para forçar os EUA a entrar em mais uma guerra no oriente médio

Gavião
Gavião
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Corretíssimo seu comentário. Vejam eu não sou anti-EUA, e prefiro os ianques que russos, chineses ou ditaduras islâmicas como aliados. Não podemos cair na retórica da esquerda ideológica atrasada. Mas acho válido as críticas ao Tio Sam, e os crimes de Netanyahu, pois que são pertinentes.

Carlos Campos
Carlos Campos
8 meses atrás

Olha os EUA pressionaram e até ameaçaram atacar o TPI se fossem julgar ou mandar prender o Bush e outros funcionários americanos, desde muito tempo, pra mim o TPI é um circo.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Carlos Campos
8 meses atrás

É mais um organismo internacional, cuja existência só se justifica para legitimar ações e decisões dos EUA e aliados, sem qualquer possibilidade de mudança, discussão ou ampliação das “deliberações”. Se junta ao TPI o G7, Banco Mundial, FMI, CS da Onu…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Comte. Nogueira
8 meses atrás

A verdade é que, nos últimos anos, mostraram que todos os órgãos internacionais que você citou ( FMI, Banco Mundial, CS, etc ) são a Liga das Nações do séc. XXI.
Israel atacou uma embaixada. Nada aconteceu, ninguém ligou.

A mensagem é muito clara: quem tem costas quentes pode fazer o que quiser, e o direito internacional e as leis não tem validade nenhuma.

Se as leis estabelecidas não tem importância, e se quem tem costas quentes e força militar pode realizar o que quiser, então veremos, nos próximos anos, cada vez mais países correndo atrás de desenvolverem suas nukes.

Carlos
Carlos
Responder para  Comte. Nogueira
8 meses atrás

A sério que você disse isso, mas os EUA são membros do TPI porque o que sei é que não assinaram o estatuto de Roma, como tal não reconhece a jurisdição do TPI. Vai influenciar como?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Carlos
8 meses atrás

pedindo para as pessoas que trabalham lá nao interferirem nos assuntos deles, se não pode haver uma investigação sobre um parente, depois que ele servir não vai achar um bom emprego, se algum conhecido tiver um cargo vai ser demitido e por aí vai

Carlos
Carlos
Responder para  Carlos Campos
8 meses atrás

Se é um condicionalismo que dá para muita coisa mas não explica nada e desde quando os EUA mandam na Europa? Recordemos um acordo onde Trump aumentou em 25% o imposto à importação de alumínio do e exigiu aumentar a exportação de etanol produzido a partir do milho e o Brasil aceitou tudo com sorriso na cara.
Na mesma época, Trump aumentou os impostos à importação de produtos europeus e de volta os europeus aumentaram os impostos à importação de produtos produzidos nos EUA.
Trump exigiu ao México que não deixasse entrar brasileiros sem visto no México e o que foi que o México e o Brasil fizeram? Acenaram com a cabeça dizendo “sim senhor”.
Deve brincar muito que nem a história recente do Brasil conheces.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Carlos
8 meses atrás

E tu não conhece a História dos EUA com o TPI, ta aí uma reportagem sobre o assunto, mas vc finge que não vê, posso até brincar, mas eu sei ler, já vc….

Heinz
Heinz
Responder para  Carlos Campos
8 meses atrás

TPI e ONU são um circo, não deveríamos levar a serio tais organizações.

Vitor
Vitor
8 meses atrás

Um financia outro executa …tem a patota que acoberta ….via instituições desenhada e arquitetada pela elite.

Iran
Iran
8 meses atrás

O que mais tem é vídeo de políticos da ala extremista religiosa do Likud como o Ben Gvir, e rabinos ortodoxos dizendo que a guerra em Gaza é uma limpeza étnica com viés religioso igual foi quando os israelitas mataram todos os amalequitas porque esses eram inimigos naturais do “povo escolhido”. Toda essa ala extremista israelense deveria ser presa, como muito dos próprios israelenses querem, como bem mostrou o Haaretz num recente artigo.

Rafael Aires
Rafael Aires
8 meses atrás

Nem tem tanto tempo que pediram a prisão do Putin. Esses salvadores do planeta são engraçados.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Rafael Aires
8 meses atrás

O pior que, antes de serem os “salvadores do planeta”, se colocam como referência moral e ética do mundo, como exemplos a serem seguidos.

BraZil
BraZil
8 meses atrás

Meu questionamento com relação ao TPI (outro circo) é: quando o “valdemir” Ucraniano vai? pq o Russo já está

Werner
Werner
Responder para  BraZil
8 meses atrás

Não só ele,mas todos os que financiam, o mr.Bobama,Soros,Úrsula von der Leyen.

Heinz
Heinz
Responder para  BraZil
8 meses atrás

Por que o ucraniano iria?

Elson Ricardo S Trindade
Elson Ricardo S Trindade
8 meses atrás

O direito internacional sempre será regido pelo interesse dos mais poderosos! Vejamos o baixo clero aqui no Brasil, o STF é compostos por ministros indicados pelo PT, PSDB e MDB, eu lhes pergunto, os políticos que terão mais acesso aos ministros serão dos outros partidos políticos ou dos que os indicaram? E assim funciona a Corte Int’l, pois, lá tem juízes indicados pela Rússia, China e Coreia do Norte???? Assim, podemos entender como funciona este tribunal.

Coringa Makalaba
Coringa Makalaba
8 meses atrás

Mais uma vergonha para o clube que por aqui, xingava Putin.
TPI é para africanos e eslavos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Coringa Makalaba
8 meses atrás

E latinos e asiáticos ( japoneses e australianos não inclusos ).

Sergio Machado
Sergio Machado
8 meses atrás

Hipocrisia e cinismo na sua forma pura.
Estranho ainda por hora poucos terem passado pano “pros EUA, oráculo da civilização ocidental”.

BraZil
BraZil
Responder para  Sergio Machado
8 meses atrás

Os poucos são os mais dedicados, Já andam com o rodo e a estopa no carro…

Caravaggio
Caravaggio
8 meses atrás

O TPI não tem mais moral pra nada desde q voltou atrás na intimação a oficiais e soldados americanos por supostos crimes de guerra na Guerra do Afeganistão, por pressão dos EUA. Ficou por isso mesmo.

Não vale mais nada, não tem estofo moral pra nada. Essa resolução sobre o Putin é uma piada. Israel sempre teve salvo conduto pra suas invasões e massacres na ONU e em qualquer tribunal internacional.

Scudafax
Scudafax
8 meses atrás

Bem, vamos aos fatos:
– 70% das residências em Gaza foram destruídas;
– Ninguém sabe o número real de mortos, pela quantidade de vídeos de assassinatos de Palestinos, pode-se supor que os números são maiores que o que foi divulgado (34 mil);
-Há uma crise humanitária em Gaza, decorrente da operação militar e, segundo relatos, da deliberada restrição à entrada de ajuda.

Mandaram prender o Putin com uma estimativa de 10 mil vítimas civis na Ucrânia com dois anos de guerra. Em Gaza já temos quase 40 mil, oficiais…

Scudafax
Scudafax
8 meses atrás

Prezados, para quem não conhece:

American Service-Members’ Protection Act

Pesquisem, se espantem. Esta lei americana permite a utilização de quaisquer meios militares para libertar pessoal americano ou aliado preso por crimes de guerra. Isto mesmo. A ordem baseada em regras só se aplica aos tolos, aparentemente.

Scudafax
Scudafax
Responder para  Scudafax
8 meses atrás

Como um contexto adicional, pesquisem sobre um dos autores da lei:

Jesse Alexander Helms Jr

Poder sem limites e contrapesos é um perigo para todas as nações.

Gavião
Gavião
8 meses atrás

É isso que o cara perde credibilidade para mim. Usa dois pesos, duas medidas. Putin é criminoso? Claro que é, mas Netanyahu mata muito mais civis, e principalmente os civis de Gaza não tem (ao contrário dos ucranianos) para onde fugir.