A História Militar e o Cinema: ‘1917’
Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 -1918), o Exército Britânico, que está no norte da França, tem as suas comunicações cortadas. Dois jovens soldados, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean Charles Chapman), recebem a missão de atravessar um território inimigo, dominado pelos alemães, e transmitir uma mensagem urgente do General Enrimore para o Coronel Mackenzie, que está num posto mais avançado do campo de batalha. A vida de 1.600 homens está em jogo. Blake também possui um irmão na frente de combate. Durante o deslocamento no terreno para o cumprimento da missão surgem diferentes adversidades para os dois cabos.
Este filme de guerra, que praticamente não possui cortes, é muito dinâmico e foi, em parte, inspirado nas histórias vividas por Alfred Mendes, avô do Diretor do filme, e que lutou na Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial.
O longa foi lançado em 2019, de produção norte-americana e britânica, conquistou o Globo de Ouro e três Oscars (Melhor fotografia, Melhor som e Melhores efeitos visuais) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
1917, cuja trilha sonora é espetacular, traz o realismo nas ações e tem a capacidade de manter a atenção permanente do espectador. Para a realização do filme foram construídos túneis, trincheiras, malhas de arame farpado e postos de comando.
O filme histórico é a narrativa de um fato passado, que pode ser considerado um documento histórico, e nesse sentido, pode contribuir para o processo de aprendizagem no meio acadêmico. Porém, o cinema é arte e entretenimento, e mesmo aqueles filmes com fidelidade histórica, podem se afastar, em menor ou maior grau, da verdade documental.
O cinema possui liberdade artística para narrar um fato histórico, que nem sempre estará plenamente em acordo com o que aconteceu na realidade. Por outro lado, existe uma responsabilidade de como se leva a história para o cinema. Muitas pessoas não farão uma pesquisa sobre aquele fato ou em relação aquela figura histórica e ficarão somente com o poder da imagem e daquela narrativa.
- Filme: 1917
- Diretor: Sam Mendes
- Atores Principais: George MacKay, Dean Charles Chapman e Mark Strong
- Disponível em: Prime Vídeo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS
- MARTIN, Marcel. Linguagem Cinematográfica. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990.
- https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/oscar-1917-positiva
- https://www.planocritico.com/critica-1917-2019/
- https://canaltech.com.br/cinema/critica-1917-159487/
- 1917 -TRAILER https://www.youtube.com/watch?v=_3gy6K7LXHg
EDITADO:
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1917 e Dunkirk: dois excelentes filmes de guerra feitos na atualidade. Gostaria de ver um filme sobre Stalingrado. Pena que a situação política atual do mundo torne isso pouco provável de acontecer.
Existe um filme russo de 2013, Stalingrad, acho.
Está disponível no streaming .
E tem Circul de Fogo, ambientado nessa batalha.
Carvalho, eu já ia dar esta dica, qdo li tua mensagem para o Sequim. ma se não me engano o filme é Alemão. Realmente é excelente. Vale a pena assistir. Ótima dica.
Ah !! E tem Stalingrad, de 1992, filme alemão.
Sequim, veja o filme alemão chamado “Stalingrad,” acho que de 1993. Não tem melhor filme sobre Stalingrado do que ele. É uma história fictícia que se passa dentro da batalha. Sei que teve um filme Soviético de 1990, mas ainda não assisti.
O filme Russo de 2013 é uma porcaria da mais alta ordem.
valeu pela indicação, caro Leandro.
Só para deixar claro, a minha crítica ao filme Russo de 2013 não tem nada a ver com ideologia, mas é que não estou acostumado à ver soldados russos, aparentemente com pele de amianto, lutando karatê, ninjustsu ou o que seja, guerreando contra os alemães enquanto pegam fogo. O filme é muito, muito ruim.
Oi. Tem um filme chamado “Círculo de fogo” sobre uma disputa entre dois snipers, um soviético e outro nazista. Eu acho muito bom
Cara tem um filme russo, que é “Círculo de fogo” demonstra essa batalha. Na real, Dunkirk deixou a desejar na minha opinião. Já o filme “Nada de novo no front” que mostra o lado sombrio de guerra, de uma ótica alemã, é um excelente indicação., também da primeira guerra.
Olá Heinz. Círculo de fogo não é um filme Russo. Apenas retrata o lado Soviético da guerra, ou seja, visto pela ótica soviética. Ótimo filme. A parte inicial, com o ataque dos Stukas é de arrepiar..
Dunkirk achei bem ruim, a cena do avião voando indefinidamente sem motor me quebrou.
Há um filme alemão, muito bom, sobre Stalingrado. No youtube deve achar.
O mais importante pro Brasil foi a participação de Oficiais no exército francês e pilotos na RAF, além de um corpo de médicos.
Alguns oficiais foram muito condecorados pro bravura, dentre eles o Marechal José Pessoa, idealizador da AMAN.
Gosto muito de 1917. A ideia de tentar um sequência contínua foi muito bem executada. Hitchcock já tinha feito isso em “Festim diabólico”, mas nesse caso, a história era em um apartamento. 1917 acontece em diferentes ambientes.
Uma coisa legal em 1917 é prestar atenção quando ocorre os cortes de sequência. Foram sacadas muito inteligentes, tipo passar nas costas de uma pessoa, passar atrás de uma parede ou um poste, Tem o desmaio do rapaz ou na hora que ele cai na água.
Tem que ficar muito atento.
São só 8 minutos em plano sequência, bem longe de Time Code (1h e 35 minutos) e do recorde de Arca Russa (1h e 36 minutos)
Obrigado pelas dicas.
1917 é simplesmente um filme espetacular! Muito fã dele.
Esse filme é excelente até os últimos 15 minutos.
Nos últimos 15 minutos a direção se deixou seduzir pelo cinema clichê, em que há a necessidade de uma ação heróica dissociada do sentido e da lógica.
Primeiro, o soldado, à deriva em um rio, fugindo de seus algozes, se depara com um grande grupo de soldados aliados distraídos, ouvindo uma música, há uma pequena distância de onde soldados inimigos atiravam, com a margem do rio completamente desguarnecida.
Depois, no ato seguinte e final, como o “herói” que precisa ser, sai em uma busca em uma grande multidão atordoada com tiros e explosões, correndo contra o relógio, conseguindo encontrar a agulha no palheiro (o destinatário da mensagem) e salvar o dia.
É aquele trecho de filme que trata o especulador como um imb3cil.
Enfim. Tirando esse final ridículo, é uma grande obra, com um cenário espetacular, especialmente no trabalho de reprodução de como eram as trincheiras.
Acho que meu problema com “1917” deve ter sido o excesso de expectativa.
Mas confesso que me decepcionei.
Para mim, o filme é um exercício de estilo, vazio de conteúdo.
O diretor estava mais interessado em ser aclamado por fazer um filme que não tinha cortes aparentes. Contar uma história não era a prioridade.
Tentando não dar spoiler, a cena do avião é constrangedora. Parece coisa de desenho animado.