Ukraine Artillery

Os países ocidentais que apoiam a Ucrânia precisam aumentar urgentemente sua produção de defesa, dedicando mais equipamentos militares a Kyiv enquanto combatem o manejo da informação por Moscou, para evitar que o Kremlin triunfe na Ucrânia, de acordo com uma nova análise.

“O Ocidente tem a vantagem, mas deve decidir usá-la”, disse o Instituto para o Estudo da Guerra (Institute for the Study of War – ISW), um think tank dos EUA, na quarta-feira. “Tudo o que precisa fazer é se posicionar” e mobilizar em apoio ao esforço de guerra da Ucrânia.

“Mobilizar significaria aumentar sua produção militar, poupar mais de suas capacidades militares existentes e ativos econômicos, e aceitar um limiar mais alto de dor e risco agora para evitar mais custos, dor e risco no futuro”, disse o ISW.

Muitos países ocidentais se comprometeram a armar e apoiar a Ucrânia nos mais de 25 meses que Kyiv passou lutando contra a invasão em grande escala da Rússia. Os EUA foram o maior doador individual de ajuda militar ao esforço de guerra de Kyiv.

Mas um novo pacote, no valor de US$60 bilhões, tem se arrastado por meses no Congresso, colocando em risco os suprimentos da Ucrânia de munição, foguetes, sistemas de defesa aérea e outros ativos vitais. A escassez já limitou as operações da Ucrânia contra a Rússia, dizem os especialistas.

As preocupações sobre se a Ucrânia está adequadamente equipada provavelmente piorarão nos próximos meses. Kyiv avisou que a Rússia está se preparando para uma ofensiva renovada por volta do final de maio e durante o verão, e Moscou tem feito avanços lentos, mas constantes, no leste da Ucrânia.

Analistas ocidentais dizem que a Rússia espera esgotar a Ucrânia e o apoio de seus aliados ocidentais em uma guerra desgastante de atrito. Apesar de sofrer pesadas baixas e perdas enormes de equipamentos, Moscou mobilizou sua indústria e se colocou em regime de guerra para preencher as lacunas no fornecimento.

A Rússia agora está dedicando aproximadamente um terço de seu produto interno bruto à defesa, lançando tanques de substituição e reabastecendo seus estoques de mísseis.

Governos, militares e empresas ocidentais aumentaram a produção de defesa, focando não menos no projétil de artilharia padrão da OTAN de 155 mm, que está em alta demanda na Ucrânia. Os estoques da aliança foram esgotados ao enviar munição de 155 mm para o país em guerra.

Mas, ao longo do conflito, os governos ocidentais hesitaram em dedicar recursos, citando medo de escalada. O uso pelo Kremlin de “manipulação de percepção”, ou fazer os apoiadores da Ucrânia verem o mundo e o conflito de uma certa maneira, poderia “permitir que a Rússia vença no mundo real”, disse o ISW.

“O principal esforço do Kremlin é forçar os Estados Unidos a aceitar e raciocinar a partir de premissas russas para decisões que avancem os interesses da Rússia, não os nossos”, disse o think tank.

Os EUA e outros países que apoiam a Ucrânia precisam “tomar várias medidas específicas e imediatas”, disse o ISW. Essas nações deveriam dar “à Ucrânia ajuda militar suficiente e outro suporte necessário para a Ucrânia restaurar a manobra no campo de batalha”, além de aumentar suas bases industriais de defesa e produção dentro da Ucrânia, disse o think tank.

O Ocidente também deveria ajudar a Ucrânia a explorar vulnerabilidades no exército russo, como sua Frota do Mar Negro, disse o ISW. A Ucrânia estimou que a Rússia pode ter perdido cerca de um terço de sua Frota do Mar Negro depois que Kyiv teve sucesso ao atacar seus navios e bases com mísseis e drones durante os muitos meses de conflito.

FONTE: Newsweek

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

146 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cerberosph
Cerberosph
8 meses atrás

Só armamentos não bastam mais para a Ucrânia, ela não tem mais carne para ser moída, os think tank vão fornecer carne para ser moída?

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Responder para  Cerberosph
8 meses atrás

Deve ser o que sugerem na frase:

“…aceitar um limiar mais alto de dor e risco agora…”

leonidas
leonidas
Responder para  Felipe Augusto Batista
8 meses atrás

Mais um dos arautos do apocalipse…rs
Oras a dor no caso seria de quem mais~?
É simplesmente inacreditável o que esses tais especialistas fizeram com a Ucrânia junto com seu governo que em tese deveria cuidar acima de tudo da integridade de sua nação.
A Ucrânia foi estraçalhada não só do ponto de vista econômico e de infraestrutura civil, militar e industrial.
Seu povo foi por assim dizer submetido a um massacre em prol das histerias de especialistas como este senhor.
O mundo foi colocado de cabeça para baixo, a geopolítica alterada de forma absurda como só se viu no pós segunda guerra mundial.
Um monte de variáveis altamente danosas estão a caminho graças a especialistas como este senhor.
Enfim, um verdadeiro absurdo tudo isso…

Vitor
Vitor
Responder para  leonidas
8 meses atrás

Qual país vai se candidatar a oferecer exílio a gangue de Kiev.

rui mendes
rui mendes
Responder para  leonidas
8 meses atrás

A culpa não será, de quem invadiu e quer roubar a nação, a um povo??
Não será de quem mata os Ucranianos, nas suas casas, os expulsa da sua terra??
Para os anti-democracias, o melhor seria entregar logo a Ucrânia, ao Ladrão e caso resolvido, desde que na terra desses iluminados, haja paz, e ninguém os tente roubar, claro.
Depois ainda criticam, quem tenta o roubado, meter algumas trancas na porta.
Hipocrisia ao mais alto nível.

leonidas
leonidas
Responder para  rui mendes
8 meses atrás

Jesusamado…
Pessoal vamos se dar ao trabalho de analisar geopolítica e seus respectivos parâmetros.
Não dá para ficar analisando caso claro de geopolítica como se trata-se de contencioso entre pessoas físicas.
Oras bolas, já falei e reiterei a razão pela qual esse romantismo simplesmente não se aplica ao assunto…

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Responder para  rui mendes
8 meses atrás

Companheiro, a Ucrânia está perdida.
Bucha de canhão da Otan. Agora o que resta é terminar logo a guerra e o sofrimento do povo ucraniano.

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Responder para  leonidas
8 meses atrás

Exatamente. Alguns canais pra ganhar likes, geralmente de gente até inocente, venderam uma situação na Ucrânia que nada tem a ver com a realidade. Já morreram vários brasileiros que foram pra lá achando que iriam a um safari caçar russo. Alguns morreram sem dar um único tiro, dentro da trincheira mesmo.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Responder para  Felipe Augusto Batista
8 meses atrás

…desespero

José
José
Responder para  Cerberosph
8 meses atrás

Mais um dos comentários dos mais nojentos.

Cerberosph
Cerberosph
Responder para  José
8 meses atrás

É a realidade geração mi-mi-mi

wilhelm
wilhelm
Responder para  José
8 meses atrás

Aponte a inverdade no comentário.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  José
8 meses atrás

Jose. Não dá mais. Entendeu cara ? Esta é a guerra de maior intensidade travada desde a segunda guerra mundial. Como os proprios americanos falam. Uma guerra por procuração. Onde a carne ucraniana foi colocada no moedor. A Ucrania perdeu e o ocidente não sabe o que fazer. Escalar pode terminar em guerra nuclear. Deu para entender ?

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  José
8 meses atrás

Infelizmente a realidade dessa guerra é que o Ocidente usou a Ucrânia de proxy e quem vai pagar com o colapso demográfico e o futuro do país são os Ucranianos.

LUIZ
LUIZ
Responder para  José
8 meses atrás

Tá uma briga na Ucrânia entre a população e os recrutadores militares.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
8 meses atrás

“Mobilizar significaria aumentar sua produção militar, poupar mais de suas capacidades militares existentes e ativos econômicos, e aceitar um limiar mais alto de dor e risco agora para evitar mais custos, dor e risco no futuro”, disse o ISW.”

Opinião impopular aqui:

Se os EUA e OTAN tivessem REAL INTERESSE em derrotar a Rússia de forma definitiva, eles teriam feito isso no 1° dia de invasão.
Dizer o que deve ser feito, quando isso deveria ter sido feito desde o início a anos atrás, é apenas desperdício de tempo e de palavreado.
TODO mundo aqui sabe o quê deveria ter sido realmente feito pra derrotar a Rússia em definitivo ( spoiler: não era enviar “guáimer chárgers” ).

O fato disso não ter sido feito até o momento e de se ainda discutir o sexo dos anjos após todo esse tempo, me é muito sugestivo…

Elintoor_--
Elintoor_--
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

O fato de “não se ter feito” o que “deveria ser feito” no começo da guerra, se deve ao fato de que o Carniceiro da Eurásia possui cerca de 7.000 ogivas nucleares, só isso…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Elintoor_--
8 meses atrás

A Ucrânia tambem tinha…mas cometeu a “imensa sabedoria” de abrir mão delas.
O resto? O resto è história…

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Fez isso com apoio e dinheiro dos EUA, lembre-se disso, pois para os EUA, quanto menos países tiverem ata nucleares, melhor.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
8 meses atrás

Sacrificaram seu futuro e sua Defesa, em troca de alguns dólares do Tio Sam e um pedaço de papel dizendo “pode contar conosco”. Não aprenderam nada com a história da Polônia antes da WWII.

Entendí.

Tem um ditado na Bahia que resume com perfeicão esse tipo de caso, mas é meio chulo, e os editores seriam obrigados a puxar minha orelha por causa disso, e não tô afim de dar trabalho pra eles nesse domingo de Páscoa…

Marco Aurélio
Marco Aurélio
Responder para  Elintoor_--
8 meses atrás

EFITADO

Munhoz
Munhoz
8 meses atrás

Aonde que o ocidente tem a vantagem ??

As informações vindas da Ucrânia são falsas, é um país corrupto que esta pegando dinheiro dos tolos do ocidente enquanto pode .
É a mesma historia do Vietnã do Sul,
Eles estão perdendo em todas as frentes e estão ai sem vantagem cantando vitória
Dentro de uns 2 anos a Ucrânia vai acabar sendo Russa

Henrique
Henrique
Responder para  Munhoz
8 meses atrás

“Dentro de uns 2 anos a Ucrânia vai acabar sendo Russa”

ah ta bom kkkkk

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Henrique
8 meses atrás

Kiev vai continuar sob a bandeira da Ucrania, mas todo o leste do Dnipro e talvez Odessa acabem nas maos dos russos nos proximos meses. Os russos tem produzido grande quantidade de taques, artilharia auto propulsada e projeteis. Acho que estao esperando o periodo da raspititsa (lama) passar na primavera antes de avançarem de maneira mais agressiva com a força mecanizada. Sem boots on the ground da Otan, o que nao deve ocorrer, o exercito ucraniano nao vai conseguir segurar o avanço russo no fim da primavera.

Cláudio
Cláudio
Responder para  Rodolfo
8 meses atrás

Acredito que o regime russo não se atreva a ter uma vitória em larga escala , ou ir além do já foi , porque aí pode estar a sua derrota. Pegar grande parte da Ucrânia, pode ser cair na boca do crocodilo. E quanto as armas nucleares, não usarão se forem derrotados só na Ucrânia.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Cláudio
8 meses atrás

Os russos já soltaram a ideia de conquistar uma buffer zone. O Putin também soltou na entrevista com o Tucker que a Russia teria direito historico a toda area a lestw do Dnipro. Tudo indica que vao avançar mais.

Carlos
Carlos
Responder para  Munhoz
8 meses atrás

Se as informações vindas da Ucrânia são falsas, o que se poderá dizer das informações vindas da Rússia? Onde cada dirigente por 5 palavras que digam conseguem dizer 6 mentiras, mas enfim este não é o tema e para uma operação militar especial que iria durar três dias, já entrou no terceiro ano, mas nunca nos podemos esquecer que no final do primeiro dia, a Rússia anunciou que tinha acabado com a Força Aérea Ucraniana e com a Marinha Ucraniana e hoje a Marinha russa tem muitos barquinhos a fazer de casas para peixinhos no fundo do mar e eu apenas quero dizer que se o ocidente continuar a ajudar a Ucrânia, a Rússia desagregar-se-á por si própria e basta recordar a mobilização de 300mil novos militares, e 300mil homens saíram da Rússia, e agora a Rússia necessita de uma nova mobilização de 500mil novos militares e isso irá ditar o fim da Rússia, tal como a conhecemos.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Munhoz
8 meses atrás

Os políticos comprando mansões e carrões e investindo fora do país numa possível fuga caso a Rússia vença e tome Kiev. O dinheiro que vem do ocidente ta sendo desviado pra o bolso dos apoiadores do Zelenski.

leonidas
leonidas
Responder para  Munhoz
8 meses atrás

Não vai, a Rússia não tem condições de ocupar a Ucrânia.
Ela tem condições de derrotar a mesma do ponto de vista convencional mas jamais bancar uma ocupação seria simplesmente uma insanidade do tamanho do universo conhecido.
Alias tenho para mim que essa jamais foi a intenção russa, não obviamente por não achar que a Ucrânia jamais deveria ter ficado independente em 1991 mas por saber suas reais capacidades neste sentido.
O que a Rússia tinha como objetivo era manter ad eternun o acordo sob uso das bases na Criméia (coisa impossível de acontecer se a Ucrânia entrasse na Otan dai a anexação), e manter a pressão separatista no leste como arma decisiva para impedir a adesão a Aliança.
Como apesar da anexação da Crimeia e das ações do Dombass as tratativas inacreditavelmente não esfriaram ela optou pelo uso da força como já avisava que faria ainda em 2012!
Hoje acredito que o que esta sob a mesa da Rússia seja uma nova frente (caso o avanço das atuais continue evoluindo positivamente) para Odessa visando tornar a Ucrânia uma Bolívia gigantesca, e uma Ucrânia privada de litoral seria uma tragédia para o povo ucraniano quase tão grande quanto ser ocupada militarmente…

Francisco Vieira
Francisco Vieira
8 meses atrás

Creio que se a OTAN tivesse dado todas as armas que hoje dão/darão à Ucrânia, logo no primeiro dia de guerra, a Rússia não teria nenhuma chance. Agora que a Rússia está fincada dentro e que os melhores soldados ucranianos já morreram, não vejo nenhuma possibilidade de expulsão dos invasores.

Jose
Jose
Responder para  Francisco Vieira
8 meses atrás

Caro Francisco, essa situação tinha que ter sido prevista/antecipada e resolvida em 2014 quando da história do Maidan, ou na pior das hipóteses teve de 2014 a 2022 para a UE/OTAN prepararem a Ucrânia, mas “inexplicavelmente” resolveram esperar a ação russa, mesmo depois da tomada da Criméia ainda assim a UE/OTAN não agiram de forma mais incisiva, o custo teria sido muito menor à época do que está sendo hoje, apesar das inúmeras hipóteses citadas pelos participantes deste espaço, ainda acredito que o que causou toda essa trapalhada por parte da UE/OTAN reside no grande número de líderes fracos/inexperientes nesse período na UE, líderes que estavam mais preocupados com as girafas da Amazônia e com as narrativas feministas e raciais, líderes esses que por conta de sua fraqueza acabaram estimulando um enorme adversário a fazer uma jogada bastante ousada e agressiva, não acredito que a Rússia teria agido como agiu se os líderes da UE tivessem tomado ações mais efetivas a época.

Nilo
Nilo
Responder para  Jose
8 meses atrás

Geração do Se, Se, Se, Se
Lembra o gato que morde o próprio rabo. É de uma falta de contato com a realidade e excesso de filme de hollywood.
Se tivesse, Se fizesse, Se condição inexistente, só na cabeça do Se.

Jose
Jose
Responder para  Nilo
8 meses atrás

Elemento a meses atrás você pediu para que não me dirigisse mais a você, coisa que fiz com enorme prazer, sugiro que faça o mesmo e me poupe do desprazer de ter que responde-lo.

Jose
Jose
Responder para  Jose
8 meses atrás

Caerthal sem entrar no mérito de quem tem ou não razão nessa guerra, mas é incompreensível tanto a Ucrânia quanto os aliados não terem dado uma atenção muito maior a situação, não tem como esquecer que a Rússia já havia tomado pela força a Criméia, não acreditar que poderia haver outra ação independente desse fato de Donetsk ou outro fator é irracional e irresponsável, como disse os russos já haviam demonstrado que estavam dispostos a qualquer tipo de ação, especialmente o uso da força para atingir seus objetivos, foi de uma irresponsabilidade acreditar que depois do primeiro evento não ocorreria novamente, mas pior ainda foi acreditar que sanções fariam os russos pararem.

Vitor
Vitor
Responder para  Jose
8 meses atrás

Vou resumir…traição.

Jose
Jose
Responder para  Vitor
8 meses atrás

Vitor pode ser, mas sinceramente cada dia tenho mais convicção de que por diversos fatores uma grande quantidade de novos líderes chegaram ao poder em várias nações europeias ao mesmo tempo, líderes que mostraram estar mais preocupados com pautas ambientais, demonstrando grande preocupação até com as girafas da Amazônia, demonstraram também muita preocupação com narrativas feministas/racistas entre outras, prioridades para esses líderes que na verdade só causaram uma divisão na sociedade, e o que era importante como a segurança das nações ficou em segundo plano, vide o sucateamento das forças armadas europeias gastando menos do que era recomendado pela própria OTAN, a irresponsabilidade foi tanta que conseguiram colocar até a economia mais forte da Europa a alemã em crise especialmente pela imposição da nova matriz energética, com a demonstração de quais eram as prioridades por parte desses líderes é óbvio que alguém como o Putin não iria deixar passar essa oportunidade de bater de frente com os eternos “inimigos”, afinal que melhor momento do que esse, várias nações governadas por líderes que se comportam como colegiais como afirmado pelo próprio Putin naquele caso com a ministra da defesa alemã.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Francisco Vieira
8 meses atrás

Melhor ainda:

Se a Ucrânia tivesse se rearmado, da mesma maneira que a Polônia vem fazendo nos últimos 5 anos, após a Rússia ter invadido a Criméia, a quase 10 anos atrás, isso talvez não tivesse acontecido, ou não teria chegado nesse ponto.
A Ucrânia vive chorando ajuda estranger, mas o que ELES fizeram pra sua própria Defesa APÓS ter a Criméia invadida?
Quantos MBT’s eles compraram?
Quandos F-16 eles adquiriram?
Quantos bilhões eles vastaram em Defesa?

Ah, mas ficar chorando que ninguem ajuda depois da Rússia ter voltado pra tomar o resto é mais fácil, né?

Underground
Underground
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Por isso que a Ucrânia queria entrar para a UE. Polônia saiu de um país miserável para um país rico em poucos anos graças a UE. Daí pode se rearmar.

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
Responder para  Underground
8 meses atrás

Um país rico em recursos naturais e próximo de um grande mercado consumidor como a Europa, não precisa fazer parte da união européia para se desenvolver e investir em defesa. A Rússia ganhou e ganha bilhões e investe bilhões em defesa e não faz parte da união européia, Japão e Coreia também México nem se fala, a verdade e que a Ucrânia e corrupta, relaxou com a própria defesa, até parece que fizeram isso de propósito, como se fosse uma isca para a Rússia, esperando pela ajuda da OTAN que não veio como esperavam.

Underground
Underground
Responder para  CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
8 meses atrás

A corrupção com certeza veio da era soviética e prevaleceu durante todos os anos em que se atece aliada aos russos.
A situação da Ucrânia é a mesma da Polônia. Acordos de livre comércio dentro da UE é que propiciaram o enriquecimento.

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
Responder para  Underground
8 meses atrás

Se corrupção fosse por causa de herança da união soviética, a maioria das ex-republicas soviéticas que entraram na OTAN e a Polônia e uma, deviam ser tão corruptas quantos né, e a Índia, México, Brasil por exemplo, deviam ser países onde a corrupção inexiste né!

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Nao é bem assim. A Ucrânia recebia uma ajuda anual dos EUA com assistência em defesa, mas a quantidade era “pequena” em torno de 250 milhões de dolares por ano em 2014, subiu pra 400 na adm Trump e o Biden tinha dobrado em 2021. Tanto que a Ucrania tinha o segundo maior estoque de Javelin depois dos americanos, o que o comandante da unidade Azov costumava se gabar. Mas o país é conhecido como o mais corrupto na Europa, o proprio Zelensky que há 10 anos era um ator hoje já é dono de uma mansão em Miami.
Eles também nao podiam se armar de maneira mais agressiva pois havia uma guerra civil no Donbass e pelo item
10 do acordo Minsk II assinado em 2015, ambas as partes deveriam remover todo material militar vindo de fora.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Francisco Vieira
8 meses atrás

O problema maior hoje nao é falta de armas, mas a falta de gente pra operá-las.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodolfo
8 meses atrás

Acho que vocẽ tem razão…

A população Ucraniana era de 38 mllhões em 2022. Supoho que entre 4~5 milhões deixaram o país.

Partindo de uma população de 33 milhões, Supondo que 25% da população esta entre 18~30 anos, isso significa algo em torno de 8 milhões de pessoas de ambos os sexos.

Supondo que apenas 1/3 desta população possa servir na guerra, já que é preciso pessoas trabalhando nos diversos setores, inclusive saúde, educação, produção e distribuição de alimentos. etc… isso significa uma disponibildiade de cerca de 3 milhões de pessoas, incluindo mulheres.

Segundo o governo ucraniano, cerca de 30 mil soldados morreram, o que seria equivalente a 300 mil baixas, incluindo feridos, se for considerado uma letalidade de 10%.

Estes números sugerem que em breve, talvez um ou dois anos, não haverá mais reservas ucranianas.

talvez seja este o objetivo da Rússia. A OTAN continuará fornecendo armas e alguma ajuda humanitária, mas fica a dúvida se a OTAN enviará tropas. Acho improvável. Se a Russia sustentar a guerra por dois anos, a Ucrãncia entrará em colapso populacional.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

imagino que número real de mortes está bem mascarado. Assim como a RT mascara do lado russo, do outro lado a realidade tem que ser escondida. Um fato que apareceu na revista Time em 2023 era que a idade media no front Ucraniano ja tinha alcançado 40 anos, o que sugere que centenas de milhares de jovens ou morreram ou emigraram.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodolfo
8 meses atrás

Então. Talvez os números estejam mascarados, mas por enquanto precisamos usar os números oficiais divulgados pelos respectivos países.

31 mil mortos ucranianos é o número divulgado por Zelensky em fevereiro.

Ainda assim, é um número alto.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Francisco Vieira
8 meses atrás

E os ucranianos sabiam usar as melhores armas ocidentais do dia pra noite?

Antunes 1980
Antunes 1980
8 meses atrás

A quantidade de vídeos diários mostrando dezenas de tanques russos destruídos comprova que a Rússia não é capaz de transportar rapidamente as defesas ucranianas.
A tomada de Bahkmut demorou meses e custou quase 30mil soldados.

Se essa média continuar, a conquista total da Ucrânia demorará anos e ao preço de milhões de soldados russos.

Vitor
Vitor
Responder para  Antunes 1980
8 meses atrás

Fantasia

Underground
Underground
Responder para  Vitor
8 meses atrás

A Rússia estava a dez quilômetros de Kiev, com suas melhores tropas, em um ataque surpresa, os ucranianos, sem ajuda externa, os expulsaram.
O impasse hoje: enquanto os russos recebem armas da China, Coreia e Irã, os Republicanos pro Rússia embargam envio de armas.

Vitor
Vitor
Responder para  Underground
8 meses atrás

Fantasia ! Como está o recrutamento ucraniano? Acabou

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Vitor
8 meses atrás

A ultima notícia que apareceu uns meses é que o governo estava tentando recrutar homens Ucranianos que fugiram para o exterior sob pena de perder o passaporte. Mas não acredito que os países europeus que os receberam os forçariam de volta a Ucrania.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Underground
8 meses atrás

Sem ajuda externa? E as milhares de armas antitanques e drones Bayktars fornecidos pela OTAN? E a época foi mais um erro russo avançar daquela forma. A doutrina arcaica atrapalhou a Rússia nos primeiros meses da guerra.

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  LUIZ
8 meses atrás

Milhares de drones?

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  LUIZ
8 meses atrás

Já vi notícias que a Ucrânia estava recebendo armas do ocidente desde 2012 e o respectivo treinamento para operá-las. Em 2022, tinha um estoque de Javelin igual ao dos EUA. Ou seja, a invasão russa em 2022 não foi surpresa para ninguém e a Ucrânia também não estava indefesa, tampouco despreparada.
Só não contavam com a curva de aprendizado russo, o que evidencia que subestimaram o planejamento inicial.

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Antunes 1980
8 meses atrás

Exatamente, Antunes.

Cassini
Cassini
Responder para  Antunes 1980
8 meses atrás

“A tomada de Bakhmut custou quase 30 mil soldados.

Se essa média continuar, a conquista total da Ucrânia demorará anos e ao preço de milhões de soldados russos”.

Kkkkkkkkk

Nada mais necessário a declarar.

Bosco
8 meses atrás

É impossível a Ucrânia (ou qualquer outro país) derrotar a Rússia (ou qualquer outro país) sem atacar profundamente o território inimigo.
Como já disse há dois anos drones de pequeno porte e grande alcance (ex: Shahed 136) não vencem guerras, no máximo serve para molestar o inimigo e no caso dos ucranianos utilizarem contra a Rússia serve para que o povo saiba que o país está em guerra.
O que a Ucrânia tem que fazer é manter a guerra de atrito indefinidamente até que a Rússia desista daqui 20 anos, como fizeram os afegãos.
Para a Ucrânia vencer tem que atacar o território russo com caças e mísseis de longo alcance e isso não parece que vai acontecer.
Jogando bombas no vizinho e não levando bombas na sua casa o Putin vai continuar mandado seu povo para serem ceifados indefinidamente e não irá ceder tendo em vista ser um sociopata.

Junior Duraes
Junior Duraes
Responder para  Bosco
8 meses atrás

Aqui precisa haver uma atuação dos EUA e UE, eles precisam sequestram em definitivo os ativos russos no exterior, levar as sanções economicas ao limite do possivel e pressionar economicamente todos os parceiros comercias da Russia até que a economia russa embarque em uma forte recessao.
Uma vitoria militar contra a Russia sem atacar seu territorio com milhoes de soldador é realmente impossivel.

Bosco
Responder para  Junior Duraes
8 meses atrás

Brincar de fazer guerra é complicado. A Ucrânia só joga bomba em seu próprio território e de vez em quando manda uns traques na Rússia.
Aí fica fácil.
Se com o F-16 a Ucrânia quisesse botar fogo no mundo lançava-os contra o endereço que o Putin dorme e resolvia a parada, mas sabemos que é impossível isso ocorrer então, os ucranianos vão continuar brincando de fazer guerra e morrendo no processo até o Putin ir sentar no colo do capiroto e outro líder supremo iluminado achar que não compensa o desgaste pra ficar com as terras arrasadas dos ucranianos onde nem capim nasce mais.
O que os ucranianos não podem é desistir de segurar o agressor e cobrar um alto preço a cada um dos micos amestrados que acham que estão morrendo pela Pátria, por Jesus e pelos bons e tradicionais costumes ocidentais que o gnomo do Kremlin diz que defende.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Junior Duraes
8 meses atrás

E acha que algum país que tenha arma nuclear não vai usar se for invadido por outro país? Ingenuidade.

Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Bosco
8 meses atrás

Rá rá. Só falta as montanhas para os soldados ucranianos se esconderem. A maior parte da Ucrânia é planície, não tem como se esconder como no Afeganistão. Na Ucrânia é bomba na cabeça.

bjj
bjj
Responder para  Bosco
8 meses atrás

O que a Ucrânia tem que fazer é manter a guerra de atrito indefinidamente até que a Rússia desista daqui 20 anos, como fizeram os afegãos.”

Acho que a única chance dos ucranianos é por aí mesmo. Sem cobertura aérea e com desvantagem na artilharia a tendência é que grandes operações de retomada falhem, ou no melhor dos cenários, tenham êxito pontual mas a um custo humano e material muito alto. E por mais que o Ocidente possa repor as perdas materiais da Ucrânia, o mesmo não pode ser feito com as perdas humanas.

Talvez fracionar o exército em unidades menores e mais leves, voltadas principalmente à realização de ataques pontuais e emboscadas com drones, ATGMs e minas, mais com o objetivo de causar o maior número possível de baixas do que propriamente ganhar terreno, e fazer isso até que a manutenção dos territórios tomados se torna insustentável, seja a hoje a melhor ou única opção viável da Ucrânia.

Vitor
Vitor
Responder para  Bosco
8 meses atrás

Quanta bobagem a mão se obra está a chegar a exaustão.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Bosco
8 meses atrás

E faz a Rússia bombardear a Ucrânia com bombas mais potentes. Ou seja a Ucrânia por ter um território menor e poucas armas perderá do mesmo jeito.

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS
Responder para  Bosco
8 meses atrás

No Afeganistão funcionou pois era como o Vietnam que essa tática funcionou contra ele e no Afeganistão também. Outra coisa e uma guerra na sua fronteira, num território que tem apelo histórico de séculos e que o povo acredita ser uma guerra pela sobrevivência da nação.
Se a China ou a Rússia convecense o México a se aliar e colocar bases no seu território, você acha que os EUA iriam levar numa boa, ou Caso de guerra eles parariam devido as perdas?

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Bosco
8 meses atrás

A Ucrânia não tem condições de manter uma guerra por vinte anos.
Daqui 20 anos não existirá mais nenhum homem ucraniano se continuarem em guerra.

Obs: a Ucrânia acabou de baixar a idade de recrutamento de 27 para 25 anos.

Emmanuel
Emmanuel
8 meses atrás

Agora, conta aquela do papagaio…

Gustavo
Gustavo
8 meses atrás

E difícil dizer, mais esforço de guerra em conjunto da otan a Rússia perderia guerra sim, Europa em si não é capaz de competir com Rússia, mais tem contrapeso da balança que o Estados Unidos que segunda potência industrial do planeta, isso peso na balança, mais com 5 mil ogivas nucleares eu acho que todo mundo perde.

Scudafax
Scudafax
8 meses atrás

Os „Think Tanks“ não são isentos, nem inteiramente confiáveis. Primeiro que muitos são parte de variados Lobbies, há alguns que lutam pelos interesses de Israel, vários outros lutam pelo interesse do Complexo Industrial Militar, outros advogam pelos interesses do Departamento de Estado. Neste ISW, em particular, observa-se interesses do Complexo Industrial Militar, além de elementos ucranianos como analistas. Para ter uma visão realista, responsável é mais isenta, o Responsible Statecraft é mais recomendado. Para corroborar minha afirmação, segue listagem oficial de financiadores:

https://www.understandingwar.org/our-supporters

General Dynamics é um dos vários exemplos…

A analista principal sobre a Rússia é ucraniana, nascida em Kiev:

https://www.understandingwar.org/press-media/staff-bios/kateryna-stepanenko

Logo, entender o contexto de cada „Think Tank“ é importante para não ser ludibriado com avaliações com vieses equivocados.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
8 meses atrás

Mais uma matéria feita por gente que está nos bolsos da indústria militar dos eua, que é o caso da Newsweek.

Eles da indústria militar estão fulos com os congressistas segurando 60 bilhões que deveriam ir para seus bolsos, então colocam esta pressão de “O Ocidente tem a vantagem, mas deve decidir usá-la”, que significa “o Ocidente tem dinheiro, mas deve decidir usá-lo”.

O problema é que é dinheiro jogado fora em vão. Não vai mudar nada. Os militares dos eua e do uk já admitiram o fracasso.
Tudo isto é apenas a indústria militar querendo sugar o máximo que puder de dinheiro. Se a Ucrânia perdeu 500 mil homens e será partida ao meio, para eles é irrelevante. O que interessa é ver os bilhões fluindo para seus cofres até o último ucraniano.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Paulo Sollo
8 meses atrás

EDITADO

Werner
Werner
8 meses atrás

Um off-topic: é verdade que a AVIBRAS foi vendida para uma pequena empresa da Austrália,com o aval do desgoverno?
Se for é trágico para o Brasil.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Responder para  Werner
8 meses atrás

Porque seria necessariamente trágico?
Desculpe, mas trágico seria ver a Avibras definhar e fechar as portas por falta de investimentos e participação de novos parceiros mais especializados.

Werner
Werner
Responder para  Dr. Mundico
8 meses atrás

Olhe a empresa,tem entre 50 a 200 funcionários.
É muito pequena,será que se fosse o contrário o governo de lá iria autorizar?

Nilo
Nilo
Responder para  Werner
8 meses atrás

O que vc espera de um rentista, financista, é o dono majoritário das ações, é que manda.

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Nilo
8 meses atrás

Todos nós somos rentistas e financistas…eu tinho dinheiro em ações e na poupança.
Sou rentista e financista!
Não podemos esperar dos outros conduta que nós não temos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jefferson B
8 meses atrás

Jeff. Isso é um equívoco. Dizer que uma pessoa de classe média cuja principal renda é o trabalho (seja assalariado ou por iniciativa própria) que aplica uma parte do seu rendimento é um financista seria o mesmo que um proprietário de uma pequeno comércio, uma oficina ou uma padaria é um capitalista burguês.

É um erro.

Nilo
Nilo
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Este é o quadro do Brasil, uma classe média assalariada ou empreendedora que consegue aplicar suas poupança em títulos acreditam ser financista de mercado, justificando inexplicavelmente uma das mais alta taxas de juros do mundo.

Underground
Underground
Responder para  Nilo
8 meses atrás

Como chama isso que o governo fez? Entreguismo?
Os companheiros de chão de fábrica contavam com a estatização da companhia. Mas não deu.

Nilo
Nilo
Responder para  Underground
8 meses atrás

Por enquanto não se confirma a venda, as empresas envolvidas estão para dar esclarecimentos.
Para o Estado brasileiro, “Sinistro”.
Infelizmente João Brasil é apenas um herdeiro sem vocação, que tinha o pai para o negócio, o empreendimento da Avibras por ser verticalizada, exige mais recursos aplicados, o que é para um setor estratégico elogiável, está sendo um estorvo na situação em que se encontra a empresa privada, manter funcionários de conhecimento tecnológico com produtos que não vende ou que demora para chegar ao mercado em virtude dos atrazos no desenvolvimento é fatal.

Scudafax
Scudafax
Responder para  Werner
8 meses atrás

O Brasil, governo e maioria da população, desconhece legislações estrangeiras que impedem ou limitam a venda de empresas estratégicas de defesa para o capital estrangeiro. Assim, desconhecem o Foreing Investment Act dos EUA, onde uma venda da Avibras para capital estrangeiro seria solenemente negada. Aqui são ludibriados pelo conceito de livre mercado, sem muita compreensão da realidade. O site inclusive poderia fazer matéria sobre o Foreing Investment Act dos EUA, com fins de informação de qualidade para seus leitores, como sugestão aos editores.

Maurício.
Maurício.
8 meses atrás

“Análises” do ISW, o mesmo nível das “análises” do MI6, que disse que a Rússia ficaria sem dinheiro se a Ucrânia não caísse em dez dias, gastando o que a Rússia estava gastando, isso lá no início da invasão…

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
8 meses atrás

“0 Ocidente tem a vantagem, mas deve decidir uséd-la” qual? ARussia vai ficar com a Ucrania, tomar um folego e tomar as ex republicas sovieticas. Este é o plano. E não tem OTAN que possa impedir.

Arthur
Arthur
8 meses atrás

A solução está no aumento de produção bélica. Simples assim. A industria européia não consegue fabricar um milhão de cargas de 155mm prometidas para a Ucrânia, e nem desconfiam do porquê, mas agora vai! Análise muito aprofundada e profissional. Também
não diz como promover o aumento de tal produção. Com a desmobilizacao ocorrida nos ultimos trinta anos, a indústria bélica do Ocidente, do nada, irá ressurgir e fazer milagres, basta querer… E mesmo se destruirem toda a Frota do Mar Negro, que diferença isso fará na linha de frente? Por acaso é receita para ressuscitar os milhares de mortos do que um dia já foi o exército ucraniano 1.0? E essa munição servirá para quem: velhos, mulheres e criancas? Em resumo: tem que ter fé, irmão, o resto não interessa… Bem coisa de ISW e Newsweek!

Bosco
Responder para  Arthur
8 meses atrás

A UE não produz tanta munição porque só utiliza 2% do seu PIB para a defesa. A Rússia está utilizando 33% do seu PIB para a defesa.
Sabe qual é o PIB da UE ?
E da Rússia?
Entendeu?

Arthur
Arthur
Responder para  Bosco
8 meses atrás

Valeu! Agora posso dormir tranquilamente. Então quer dizer que se a UE também investir 33% em defesa, será o suficiente para reerguer sua imponente indústria bélica… De onde tiraste esses 33%? Do ISW?

Bosco
Responder para  Arthur
8 meses atrás

Não vou indicar a fonte que diz que a Rússia está empenhando 1/3 do seu PIB no esforço de guerra porque você irá simplesmente desacreditá-la já que não preencherá o seu vazio espiritual. rsss
Mas me diga você, há algo além de “dinheiro” que impede os EUA ou a Europa de produzir mais munição que a Rússia??. Você acha que eles têm algo no ar que respiram que os impedem? Você acha que a Europa vai continuar assistindo essa sanha expansionista russa de braços cruzados ad eternum?

Edson Sampaio
Edson Sampaio
Responder para  Bosco
8 meses atrás

A sanha expansionista não foi da OTAN ? Que eu tenha observado a Russia é que é a vítima e vem de forma dramática reagindo a esse cerco.

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Edson Sampaio
8 meses atrás

A Rússia sendo cercada?
Amigo, a Rússia que invadiu a Ucrânia, inclusive dias antes de invadir o Putin disse que JAMAIS invadirá a Ucrânia, que são povos irmãos.
Você vive no mundo da fantasia.
A Rússia já até anexou áreas da Ucrânia.

Atirador
Atirador
Responder para  Bosco
8 meses atrás

Sanha expansionista Russa ? nao foi a Otan que incluiu todos os ex satelites sovieticos sob sua tutela ? Mesmo com o acordo de que nenhum deles faria parte da Otan ? A Ucrania era o ultimo que faltava, uma hora haveria resposta, esticaram a corda ate o fim, uma hora ia dar M…..

Scudafax
Scudafax
Responder para  Bosco
8 meses atrás

Prezados, busquem compreender os textos das informações. A Rússia não gasta 33% do PIB em defesa, o dado divulgado é que 33% do orçamento vai para defesa, representando 7% do PIB. Segue a fonte:

https://www.politico.eu/article/russia-sustain-war-effort-two-three-years-defense-study/

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Arthur
8 meses atrás

A cifra oficial da Russia é 7% em defesa.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodolfo
8 meses atrás

Olá R. Este era o número que o Sipri divulgou para 2023. Acho que continua nesta faixa, talvez um pouco maior. Por outro lado, o Sipri estimou que os gastos da Ucrânia são da ordem de 1/3 do PIB do país.

Não faz sentido imaginar que a Russia esteja 1/3 do seu PIB com a guerra. Considerando a diferença de PIB entre os dois países e que a Ucrânia vem obtendo ajuda externa, a conclusão seria que a Ucrãnia estaria envolvendo praticamente 100% do seu PIB..

Acho razoável estimar que a Russia esteja empenhando algo em torno de 10% do PIB, o que é um número muito alto.

ScudB
ScudB
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

@Camargoer Creio que mais que isso um pouco..Vamos olhar para nível de 13-15% (A gente não sabe nem metade das fontes ocultas).. Os valores de transporte, reparações(famílias, parentes, recuperação dos bens etc), pagamento das dividas das empresas re-incorporadas para complexo militar, boa quantia dos oligarcas com famosos “retornos” etc .Vamos colocar como 15%.
E dai?..
Quantos por centos eram no caso dos EUA no final da 2a GM?E estamos falando que foi uma GRAAAAANDE alavanca de negócios para MAQUINA americana, ne.. Pois é.
Realmente isso é ruim para ELES? Este tal PIB medido pela “economia ocidental”? Não vale na Índia , nem na Rússia , menos ainda na China ou CDN. Pois cada um projetil de 152mm na Rússia custa (na real) 3-4 vezes menos que nos EUA ou 5-10 vezes menos que no Brasil. Nem falo sobre coisas feitas com cobre, níquel , tungstênio ou explosivo tipo exógeno flegmatizado. Vide energia, energia e mais energia. E continuando , continuando, etc
Politica social diferente. Infraestrutura – diferente. Formação de preço – incompatível.
Esses números não valem nada. Absolutamente! Temos que entender que a Rússia vai gastando tanto quanto precisa.
Estamos hoje assistindo colapso de produção industrial na Alemanha e agonia dos produtores agrícolas da EU na forma de combates severas em Bruxelas com merda de fertilizantes contra agua da policia.
Acredito que maioria acompanha as noticias da Europa e EF (Estados Funidos). Tem alguma coerência nas economias DOS PAISES ou falas que ALGUEM !!!! vai socorrer a Ucrânia?
Creio que ninguém ouviu.
Essa coisa de ISW e Newseek não passo de balela , chupeta de dedo , coisa de escrever para ganhar centavo do dia , uma m..da de jornalismo sensacionalista amarelo de cor .. diferente. A Ucrânia continua no perigo , sem armas, sem gente e com muitos políticos abestalhados e medrosos , cujos filhinhos passam tempo em Mônaco gastando dinheiro de ajuda para meninas (todos trocam as letras para certas) , carros de luxo e diversão em geral (pessoal dos morros gostariam conhecer eles para ter mais lucro , com certeza)..
Um grande abraço,
ScudB

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  ScudB
8 meses atrás

E´muito doloridos para um torcedor considerar e acreditar no que voce escreveu. Todavia, é isto ai. A Ucrânia é o unico país do planeta a ter um partido nazista oficial. É a maior corrupção do planeta. Tem um fantoche tipo Guaidó como presidente. Perderam. E e ponto final. Ainda tem doido falando e querendo uma guerra nuclear. A insanidade tomou conta. A empáfia e soberba do ocidente que promoveu esta falácia colocando a infeliz Ucrânia neste beco sem saída. Agora não tem mais discurso.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Bosco
8 meses atrás

Nao é so dinheiro. Os russos tem fabricas desde a guerra fria que foram mantidas em funcionamento por anos e que tem a capacidade de expandir produção rapidamente, enquanto isso a Europa perdeu capacidade industrial de defesa. Alem disso, sem Tungstenio e Nitrocelulose no mercado, ambos sob dominio dos Chineses que controlam mais de 80% do fornecimento, nao existe dinheiro no mundo que transforme ar em materia prima para explosivo ocidental que possa ser usado pelos Ucranianos.

Bosco
Responder para  Rodolfo
8 meses atrás

A Europa e os EUA não têm tungstênico e nem nitrocelulose?
Você acredita nisso?
Também não pode implementar ou ampliar fábricas num curto espaço de tempo?
Tá bom então. A Rússia vai inexoravelmente dominar o mundo.

ScudB
ScudB
Responder para  Bosco
8 meses atrás

Amigo Bosco!
A Rússia importa NC em grandes quantidades da(sick!) .. Europa e EUA. A Turquia garante quase 30% de transações com essa matéria prima. Quer uma fonte ou acredito na palavra? 🙂
Um grande abraço amigo!

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  ScudB
8 meses atrás

A nitrocelulose é exportada por varios países, mas o processamento inicial do algodão para producao de nitrocelulose (defatted) é feito principalmente na China e depois exportado para os demais países… e está em falta no mercado.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Bosco
8 meses atrás

A Russia hoje produz sozinha 3 vezes a quantidade de projeteis de artilharia que o Ocidente inteiro produz. Essa guerra no final vai ser decidida por material de baixo custo produzido em
larga escala. A única solução a meu ver é a Ucrânia continuar a apostar em drones, mas quanto a força mecanizada a situação em 2024 vai ficar muito preocupante pra Ucrania.

https://www.cnn.com/2024/03/10/politics/russia-artillery-shell-production-us-europe-ukraine/index.html

LUIZ
LUIZ
Responder para  Bosco
8 meses atrás

O principal é matéria prima em abundância que UE não tem pra produzir milhares de armas. E seu parque industrial militar não pode competir com o parque industrial militar russo em produção.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Arthur
8 meses atrás

A solução está no imediato cessar fogo e início das conversações entre os dois países.

ScudB
ScudB
Responder para  Camargoer.
8 meses atrás

Concordo e deveria se incondicionalmente.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Arthur
8 meses atrás

O algodão é insumo para a produção de projéteis de artilharia?

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Rodolfo
8 meses atrás

Obrigado pela resposta.
O mercado mundial de algodão (e provavelmente seus derivados) é monopólio chinês.

Nilo
Nilo
Responder para  Comte. Nogueira
8 meses atrás

O linter do algodão (celulose), a fibra mais curta do algodão é um dos ensumos na produção do nitrocelulose que é utilizado no fabrico de polvoras e propelenos.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Nilo
8 meses atrás

Obrigado! Esclarecedora sua resposta.

fjuliano
fjuliano
8 meses atrás

Cara… é surreal isso viu pqp, até hj essas pataquadas ridículas. O que é a Europa hj? Vejamos objetivamente os indicadores econômicos e subjetivamente a situação de imigração africana e islâmica combinadas com recessão e políticas coloridas: receita do desastre. Sinceramente, vivemos para ver um país com um mínimo de dignidade lutar e vencer essa aliança maligna que vai sepultar a própria Europa em poucas gerações. Fato. Vivemos para ver um país que luta e lutou contra essa ordem mundial estabelecida por um país que é useiro e vezeiro em tudo aquilo que a mídia/narrativa enfiada guela a baixo diz ser contra. Espero que os russos, após esse conflito, sigam em frente com seriedade como tem feito, e gostaria de ver nas embaixadas russas nos países da OTAN, como símbolo da vitória, um monumento feito com o metal das peças capturadas, cada país da OTAN com um monumento feito com o metal do que foi enviado para o governo do boneco. Vai ser poético.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  fjuliano
8 meses atrás

EDITADO

Dr. Mundico
Dr. Mundico
8 meses atrás

Até onde compreendo, essa guerra não será decidida por estratégias ou movimentos inesperados, mas sim por puro esgotamento econômico ou pela queda de Putin.
Enquanto a Rússia tiver carne para moer e recursos para repor, isso vai continuar como cantiga de grilo.
É um fato inegável que já são quase dois anos de escaramuças que nada decidiram.
Não sei se ninguém percebeu, mas isso é um conflito de rapina que descambou para um conflito de desgaste.
Mas convem não deixar passar disso.

ScudB
ScudB
Responder para  Dr. Mundico
8 meses atrás

Dr. Mundico
Infelizmente nao .Bem longe disso.

Nilo
Nilo
Responder para  ScudB
8 meses atrás

Mude no comentário, Rússia por Ucrania e Putin por Zé Lascado rsrsr

Bispo
Bispo
8 meses atrás

Ucrânia não tem “mão de obra”… podem liberar hoje $60Bi …mudará em nada a linha(esfarrapada) de frente.

O esfacelamento do exército ucraniano é crível, a OTAN já perdeu e com isso se apequenou.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Bispo
8 meses atrás

O problema nao é só dinheiro
Os russos tem capacidade industrial de defesa e acesso a materia prima.
Os europeus podem ter dinheiro, mas levantar novas fabricas leva tempo e recuperar acesso full ao tungstenio e nitrocelulose chinês no jogo geopolítico atual Ocidente vs China-Russia é ilusorio.
Nao da pra transformar “ar” em tanques, peças de artilharia e explosivos com notas de papel.

Bispo
Bispo
Responder para  Rodolfo
8 meses atrás

Sim outra determinante … a Rússia mobilizou 1/3 de sua economia para a guerra.. enumeras indústrias com 03 turnos de produção , sem contar o aumento exponencial de empregos e salários no setor … a guerra impulsionou a economia russa…

Já a econômica da OTAN , Alemanha que viveu a opulência com o gás “di gratis” russo , está em recessão, Itália o índice de probeza disparou, UK nas cordas bamba, França dia normal é quando só 03 categorias entram em greve…rs

ScudB
ScudB
Responder para  Bispo
8 meses atrás

Como foi dito acima – não. Não é 1/3 da economia.
No máximo 10-15%. E isso não vale nada como parâmetro.
Exemplo : sabe quanto custa uma passagem de ônibus ou metro na Rússia? Ou 1 quilo de arroz , macarrão ou feijão?
Ou aço? Uranio? Alumínio? ..
A Rússia não considera PIB como medida. Nunca foi e nunca será. Pois não há porque.. Espero que tem a paciência de descobrir O PORQUE.
Um grande abraço.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
8 meses atrás

O problema da Ucrânia é que eles se prestaram a um papel nojento de travarem uma guerra por procuração defendendo os interesses das oligarquias da Europa e dos Estados Unidos. Não tinha necessidade desta guerra. Tudo tinha que ser resolvido na conversa.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Antonio Palhares
8 meses atrás

A Rússia até aceitava a Ucrânia na União Europeia. Só que com o Euromaidan os interesses ocidentais era destruir a Rússia usando a Ucrânia como bucha de canhão. O interesse ocidental era instalar bases em solo ucraniano. Agora é um caminho sem volta.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  LUIZ
8 meses atrás

É isso ai Luiz. O ocidente estava tão teimoso na ideia tinha de humilhar a Russia , fazer bases na Criméia e tirar-lhe a saida para o mar. Que não considerou o contexto histórico . Criou uma narrativa e fortemente trabalhou em cima dela. Tinham tanta certeza que seu plano daria certo que não deixaram a Ucrania assinar o tratado de paz em 2022 na Turquia. Em condições muito melhores que hoje. Até onde isso vai. Eu não sei.

Bosco
Responder para  Antonio Palhares
8 meses atrás

É sabida a capacidade de regimes totalitários de manipular a cabeça de seus cidadãos mas a capacidade de manipular a cabeça de indivíduos de outros países realmente é algo sociologicamente interessante de se observar.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Bosco
8 meses atrás

Não seria tambem o Deus Mercado e seus representantes ? As grandes corporações que fato dirigem os governos. Os manipuladores de cabeças, corações e mentes ? De pessoas, estejam elas ou não sob regimes totalitários ?

Monarquista
Monarquista
Responder para  Bosco
8 meses atrás

O mais admirável ainda é a mudança das justificativas, e como os indivíduos simplesmente não percebem essa mudança que eles mesmo fazem (ou se percebem, não tem constrangimento nenhum em fazê-lo).

Começaram com “livrar dos nazis”, depois “proteger os russófilos”, depois “proteger as fronteiras da Otan” (que caiu com a entrada da Finlândia, e agora estão vindo com “Base da otan na Criméia”.

Fica cada vez mais mirabolante.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Antonio Palhares
8 meses atrás

O problema da Europa/Eua=Otan é querer impor ao resto do mundo sua agenda e suas prioridades. Depois, realizar algum evento a “nível mundial” com a presença dos demais convidados, somente para legitimar o que já estava decidido em favor dos interesses deles próprios. Vide o que ocorre em Davos e outros similares. E tudo cai no mesmo de sempre: Ocidente X Sul Global. Ou as variações: comunismo X capitalismo; primeiro mundo X terceiro mundo; mundo em desenvolvimento X mundo desenvolvido; mercados emergentes X mercados maduros… A criatividade é imensa para criar rótulos diferentes para o mesmo produto.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
8 meses atrás

Esse analista niusuique sabe tudo de análise.

Quirino
Quirino
8 meses atrás

Quer ver o quanto o ocidente esta mergulhado em ilusão e fantasias?
Leia as analises do Institute for the Study of War – ISW.

Zoranm
Zoranm
8 meses atrás

A Ucrânia já era. 50% de sua capacidade de geração de energia boa parte do sistema de distribuição foram destruídos nas últimas três noites. Não é danificada, é destruída.

As centrais de exploração de gás também foram atacados e muitas destruídas.

O maior depósito de gás da Europa localizado em Liviv não existe mais.

Mais de 70% do país está sem energia. Alguns locais, con 2 horas de energia por dia.

Como vão governar o país? Como vão manter os serviços públicos minimamente operacionais?

Ainda faz frio ma Ucrânia.

ScudB
ScudB
Responder para  Zoranm
8 meses atrás

Menos amigo Zoranm. Menos..
Foram atacados muitos dos centros de geração e distribuição. A Ucrânia passou importar a energia invés de exportar como era nos últimos 10 anos. Mas..
Temos 3 usinas nucleares e vários caminhos de importação de energia de fora. Um grande problema que a mesma energia necessária para casas, padarias, lojas e também precisa nas fabricas de ministério de defesa. E ai começa a drama de Kharkiv ou Odessa: energia para elevador de prédio ou para torneiro de fabrica? Energia para bomba da agua de fornecimento de prédios do bairro todo ou para fabrica de projeteis? Etc etc..
E ca entre nos , por la – esta tudo acima de 20 graus hoje e semana toda e mês todo.
O problema não  é natureza.
Um grande abraço!

Ivan da Silva Pinto
Ivan da Silva Pinto
8 meses atrás

Se a Rússia vencer na Ucrânia toda Europa Oriental cairá…ouso mesmo a dizer que até Alemanha e França correm perigo…
O Putin vem se preparando para essa guerra a duas décadas pelo menos…Enquanto isso os E.U.A e a OTAN discutindo sexo dos anjos e caçando terroristas isolados…
A Europa financiou a Rússia assim como os E.U.A e as grandes corporações financiaram a China…
Agora ambas as potências totalitaristas se viraram contra os seus financiadores…
O que esta em jogo vai muito além de questões territoriais, o que está em jogo acima de tudo e a democracia…o choque atual é entre Totalitarismo e Democracia…infelizmente o Totalitarismo está ganhando de lavada…
A extrema direita que é financiada e estimulada diretamente pela Rússia através de Fake News (dividir para conquistar) está vencendo…Fez o Brexit da Inglaterra…Elegeu e pode voltar a eleger o Trump nos E.U.A…fora outros países igualmente importantes que conquistaram e que ainda podem conquistar como Itália, França, Inglaterra, Polônia…
Ou seja…o futuro da democracia e da própria humanidade está em grande perigo…a única certeza que há no momento e que o futuro será cada vez mais pobre e menos livre para a maior parte das pessoas….

Wilson
Wilson
8 meses atrás

O real objetivo dos EUA e OTAN não é proteger a Ucrânia e sim fazer a Rússia, e Putin, sangrarem até não serem mais uma ameaça crível. O prolongamento da guerra é um dos meios para isso. Um recuo rápido da Rússia e posterior proposta de paz não é do interesse do ocidente.

Bruno
Bruno
8 meses atrás

Ninguém vai falar da venda da Avibrás?

Heinz
Heinz
8 meses atrás

É simples, é só fornecer munição, suprimentos para os Ucranianos e deixem que eles defendam suas terras, já provaram inúmeras vezes que podem vencer os russos se tiverem equipamentos e suprimento suficientes. Apesar da vantagem russa em todos os campos, a motivação não é a mesma.

Nilo
Nilo
Responder para  Heinz
8 meses atrás

“a motivação não é a mesma.
Depois do atentado com patrocínio dos Ucranianos em que morreram 144 entre crianças e mulheres, essa tese virou mingau.

Jose
Jose
Responder para  Nilo
8 meses atrás

Patrocício dos ucranianos ? Tá amis fácil ser patrocinado pelo ISIS mesmo ou pelo seu amado “ditador”.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Heinz
8 meses atrás

Podem vencer os russos sim. Mas parece que não querem, preferem levar bombas na cabeça.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
8 meses atrás

Boa madrugada senhores do Forte.

É sério isso? Esta é a solução? Aumentar a produção e entregar à Ucrânia! Ademais a narrativa é que o Ocidente tem a vantagem, qual? Boa solução…mas quem vai pagar a conta? Washington de Trump? (sim de Trump já que o contribuinte americano tá de saco cheio dessa “palhaçada” e Trump vai deixar a Europa resolver seu problemas).

O agronegócio brasileiro por incrível que pareça é que está ganhando com esse conflito, espero de coração que termine amanhã e a “normalidade” eslava retorne ao que sempre foi, ou seja, nação de segunda classe na opinião dos nobre europeus ocidentais.

Sgtº Moreno

João Moita Jr
João Moita Jr
8 meses atrás

Agora vai!!! Já escreveram até uma carta para o Papai Noel…😂

Helio
Helio
8 meses atrás

Tem quem diga que a corrupção brasileira é das piores do mundo. Pelo menos não chegamos no ponto de dar credibilidade para lobistas, inclusive dando a eles o título de “instituto de altos estudos”. Aqui o “ think tank” seria virado de cima abaixo é tratado como organização criminosa aos moldes do “setor de operações estruturadas” de famosa empreiteira.

Como é possível que meia dúzia de empresas criem guerras, matem milhões de pessoas, roubam a população por meio de politicagem e o povo fique inerte, achando normal?

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Helio
8 meses atrás

Houve um escândalo na Inglaterra em 2008, envolvendo a BAE Systems, a Arábia Saudita e Tony Blair. Não sei detalhes desta história, mas houve uma triangulação para poderem vender armas para um país que não estava apto.
Por essa razão, foi editada duas leis: uma anticorrupção e outra de compliance. Mas o que eu acho engraçado, é a imprensa televisiva nacional, enaltecendo os ingleses por terem a mais rígida lei anticorrupção do mundo, sem expor os motivos que estão por trás dessa lei. Se não fosse necessário, a lei não existiria, por motivos óbvios.

Adilson
Adilson
8 meses atrás

O que eu vejo nesta guerra, são muitos vídeos de equipamentos Russo sendo esplodido, não sei até que ponto isso é verdade, mas se for a Rússia teria um desfalque muito grande de equipamentos.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Adilson
8 meses atrás

Na imprensa ocidental a Russia já perdeu a guerra.

rfeng
rfeng
8 meses atrás

1/3 do PIB em defesa, difícil de acreditar.

Abimael
Abimael
8 meses atrás

O plano: armar idosos, mulheres e menores de idade e mandá-los pro front.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
8 meses atrás

A meu ver para a Ucrania o que poderia levar a Russia uma negociação é um ataque maciço de misseis as principais posições Russas e as suas refinarias , mais com que misseis e com qual munição ?? e lógico tem que aguentar a retaliação… bom é guerra é um atoleiro…

Coringa Makalaba
Coringa Makalaba
8 meses atrás

Nem Zelensky acredita ou quer ouvir este plano