map_russian_vilages

A Legião da Liberdade da Rússia disse que a Rússia deve ser “libertada da ditadura de Putin”

Três grupos paramilitares russos baseados na Ucrânia afirmam ter atravessado a fronteira com a Rússia e agora lutam contra as tropas governamentais no país.

A Legião da Liberdade da Rússia (FRL) e o Batalhão Siberiano (SB) publicaram vídeos supostamente mostrando seus combatentes nas regiões russas de Belgorod e Kursk.

A FRL e um grupo político russo exilado alegaram que duas aldeias estavam agora sob o controle das “forças de libertação”.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que as tentativas de avanço foram frustradas. Alegou que mais de 234 soldados ucranianos foram mortos e vários tanques foram destruídos.

Segundo o governador regional de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, um membro das forças de defesa territorial da Rússia foi morto e 10 civis ficaram feridos.

Esses números ainda não foram verificados pela BBC.

Os militares ucranianos negaram qualquer envolvimento nos ataques transfronteiriços de terça-feira. Andriy Yusov, porta-voz da inteligência militar do país, disse que os grupos paramilitares eram “organizações independentes” de cidadãos russos e, portanto, operavam “em casa”.

Num desenvolvimento separado, a Rússia disse que a Ucrânia lançou 25 drones contra alvos em toda a Rússia, mas o ataque foi frustrado.

No entanto, surgiram vídeos que parecem mostrar várias instalações petrolíferas russas em chamas.

Na região de Ivanovo, a leste de Moscou, um avião de transporte militar Il-76 com oito tripulantes e sete passageiros caiu logo após a decolagem, disse o Ministério da Defesa da Rússia, citado por agências de notícias estatais russas.

O ministério disse que um incêndio no motor causou o acidente. Não deu detalhes sobre sobreviventes.

Surgiram vídeos supostamente mostrando o avião em chamas circulando no céu e, posteriormente, nuvens de fumaça preta saindo do local do acidente.

Em outros lugares, pelo menos três pessoas morreram e 38 ficaram feridas na noite de terça-feira, quando um míssil russo atingiu dois prédios de apartamentos na cidade de Kryvyi Rih, no centro da Ucrânia, de acordo com o ministro de Assuntos Internos.

Ihor Klymenko disse que crianças estavam entre as vítimas e que o número de mortes pode aumentar à medida que a operação de busca e resgate prossegue.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o país “infligiria perdas ao Estado russo em resposta – com toda a razão”.

A invasão em grande escala da Ucrânia lançada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, está agora no seu terceiro ano, sem sinais de que a maior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial possa terminar em breve.

Na terça-feira, a FRL publicou o que disse ser um vídeo da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia.

“Como todos os nossos concidadãos, na Legião sonhamos com uma Rússia libertada da ditadura de Putin. Mas não sonhamos apenas: fazemos todos os esforços para tornar esses sonhos realidade. por centímetro”, ouve-se um soldado armado da FRL na filmagem.

Enquanto isso, o SB disse que “combates ferozes estão acontecendo no território da Federação Russa”, publicando um clipe que supostamente mostrava seus combatentes engajados com as forças do governo russo.

Condenou também as eleições presidenciais russas de 15 a 17 de Março, nas quais se espera que Putin seja declarado vencedor.

“As cédulas e as assembleias de voto neste caso são ficção. Só se pode realmente mudar a sua vida para melhor com armas nas mãos”, disse o SB.

Outro grupo russo baseado na Ucrânia, o Corpo de Voluntários Russos (RDK), também publicou imagens do que disse serem os seus combatentes a interagir com as tropas do governo russo.

“O exército do regime do Kremlin depõe as armas sem sequer iniciar a batalha”, afirmou.

Os vídeos não foram verificados de forma independente.

A aldeia fronteiriça de Tetkino, na região de Kursk, parecia ser um dos alvos dos ataques de terça-feira, com a FRL alegando que as “forças libertadoras” agora tinham controle total sobre o assentamento.

A BBC verificou a autenticidade das imagens da FRL que retratam um ataque a um veículo blindado de transporte de pessoal em Tetkino.

O prefeito de Kursk, Igor Kutsak, ordenou que todas as escolas da capital regional fossem colocadas em ensino remoto de 13 a 15 de março “em conexão com os acontecimentos recentes”.

Ele também alertou que o regime de “alerta de mísseis” ainda estava em vigor na cidade, que tem uma população de mais de 400 mil habitantes.

Na terça-feira, o político da oposição russa baseado na Ucrânia, Illya Ponomarev, afirmou que a aldeia fronteiriça de Lozovaya Rudka, na região de Belgorod, estava “sob total controlo das forças libertadoras”.

Num comunicado divulgado na terça-feira, o Ministério da Defesa russo disse que as suas forças, juntamente com os guardas de fronteira e as unidades do serviço de segurança do FSB, “frustraram uma tentativa do regime de Kiev de fazer um avanço” na Rússia.

Afirmou que os combatentes inimigos – apoiados por tanques e veículos blindados de transporte de pessoal – tentaram invadir a Rússia “simultaneamente em três direções nas áreas dos assentamentos de Odnorobovka, Nekhoteevka e Spodaryushino, na região de Belgorod”.

Acrescentou que outros quatro ataques tiveram como alvo Tetkino, mas foram “repelidos”.

Os grupos armados russos baseados na Ucrânia realizaram vários ataques transfronteiriços desde o início da invasão total da Ucrânia.

Em Maio passado, os militares russos afirmaram que um ataque semelhante na região de Belgorod foi rejeitado e os insurgentes armados foram derrotados.

FONTE: BBC

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

52 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
rfeng
rfeng
10 meses atrás

Tanques t 64, um obuseiro ceasar, e a Ucrânia não teve nada com isso.

Maurício.
Maurício.
Responder para  rfeng
10 meses atrás

Esse caso me lembrou do caso dos supostos ‘separatistas russos” em maio do ano passado em Belgorod, que por uma “estranha razão”, tinham equipamentos da OTAN, desde fuzis tchecos, os CZ Bren, passando pelos fuzis belgas, os FN SCAR, além de foguetes AT-4, passando até por veículos blindados americanos MaxxPro e Humvees, aliás, ninguém mais falou daqueles “separatistas”. Na época, claro que a OTAN e os EUA negaram tudo, eles disseram que não tinham nada que ver com o fato.

Oráculo
Oráculo
Responder para  Maurício.
10 meses atrás

Antes da “Revolução do Euromaidan” existiam quase 10 milhões de russos étnicos na Ucrânia.
Hoje o número diminuiu muito, mas ainda é a principal minoria do país.

Muitos desses “russos étnicos” principalmente os de fora do Donbasss, se consideram Ucranianos e lutam pelo exército Ucraniano na guerra.
Desde o 1° mês de conflito já surgiram os Batalhões auto-intitulados de “Russos Ucranianos”.

A OTAN – com apoio da CIA obviamente
– aproveitou esse fato e criou esses “grupos paramilitares russos” para lutar em terras russas sem parecer que se trata de uma invasão direta ao território russo, e sim uma tentativa de revolução contra Putin.

Esse episódio lembra muito a invasão da “Bahia dos Porcos” em Cuba, na Guerra Fria. Novamente com a CIA envolvida.
O modus operandi é muito parecido.

Lá eram exilados políticos cubanos apoiados por mercenários e armados pelos EUA.
Dessa vez são os “russos ucranianos” apoiados por mercenários e armados pela OTAN.

A história se repete.

Pra quem tenta analisar “sem torcida” o noticiário, esse episódio mostra duas coisas.

Que a OTAN já está em uma espécie de guerra não convencional com a Rússia, apoiando e armando grupos paramilitares e enviando mercenários para lutar na guerra e agora também na Rússia.
E que a CIA está envolvida até o pescoço nessa conflito.

Infelizmente essa guerra ainda vai piorar muito antes de acabar.

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
Responder para  rfeng
10 meses atrás

Colunas Russas tbm atacaram a Ucrânia passando pela Bielorrússia e Lukashenko não teve nada a ver com isso!!Como diz no popular: Chumbo trocado não dói

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Responder para  rfeng
10 meses atrás

Qualquer lider de mercenarios que tentar, vai se encontrar com Yevgeny Prigozhin…

rodrigo
rodrigo
10 meses atrás

A queda do avião de transporte IL-76 pode ter sido então parte desta investida uma acão de sabotagem deste grupos…

SUTERMINATOR
SUTERMINATOR
Responder para  rodrigo
10 meses atrás

Touché, dizem ser russos, mas são traidores.

Richard Stallman
Richard Stallman
Responder para  SUTERMINATOR
10 meses atrás

E um traidor não é um russo também? ou seria um marciano.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  rodrigo
10 meses atrás

Pode, embora improvável. Uma sabotagem implicaria em uma explosão -ainda que pequena- ou algo similar, não um “corte” na mangueira de combustível na parte interna do motor, que parece ser o caso dado o vazamento.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
10 meses atrás

Bando de malucos.
Acabei de assistir a um vídeo no Telegram com imagens de uma dessas ações, com batalhas pelo posto de controle de Nekhoteevka, na região de Belgorod. Todos os militantes e tanks foram rápida e invariavelmente destruidos.

Também tem imagens de mais outro HIMARS destruido.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Seria interessante entender o real “porquê” de usar caros Iskander-M contra alvos sem muito valor estratégico, como HIMARS e CEASAR.
Não faz muito os próprios americanos admitiram que projéteis Himars estavam sendo jameados, o que de certa forma é corroborado pela ausência de informes de alvos atingidos.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Responder para  Sergio Machado
10 meses atrás

A maior parte dos ataques contra Caesar e HIMARS está sendo feito por drones suicidas como o Lancet.

Inclusive há um recente e intrigante vídeo de um ataque contra um Challenger com um artefato desconhecido.

No vídeo o artefato apresenta incandescencia típica de um míssil ou foguete, porém voa muito lento como um drone e a muito baixa altitude em linha reta, e depois executa uma trajetória final balística, subindo e caindo sobre o Challenger.
É diferente de tudo o que os russos utilizaram até o momento, então especula-se ser algum novo tipo de armazenamento.

José
José
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Mesmo papo de sempre. Há imagens, vê videos, escuta.espiritos….e não confirma nada do que fala.
Mudam-se os nomes e continuam os lunatimos pelo Putin.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Responder para  José
10 meses atrás

Garoto, você é muito mal educado. Eu confirmo tudo do que falo. Você não sabe sobre nada do que fala. É apenas mais um robô.
Eu deveria apenas lhe ignorar mas vou tentar postar o link do vídeo aqui. Não sei se vai abrir porque surge uma mensagem que diz que o link só é válido para membros. Se,
abrir você se torna um membro do canal, assiste ao vídeo e sai de sua bolha de alienação, passando a ter acesso ao que a mídia comum não mostra

https://t.me/c/1863838926/5739

José
José
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Calma russo.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Responder para  José
10 meses atrás

Acabei de postar o vídeo no YouTube.
Assista antes que seja censurado e não seja mal criado. De um like de agradecimento e se inscreva no canal que isto pode me incentivar a postar novos vídeos como este:

https://youtu.be/F1VnW-kYqXM?si=UfwQ_gdFIhjxMT02

José
José
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Calma russo 2. Estou aproveitando uma praia e não alienado atrás do Putin.

José
José
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Agradeço, mas seu canal não me apetece. Seja “filiz”!

Bosco
Bosco
Responder para  Sergio Machado
10 meses atrás

Não há como o sistema inercial dos foguetes guiados M-30/31 do HIMARS/MLRS ser “jameado” .
Ainda que o componente GPS seja totalmente neutralizado desde o lançamento (o que é improvável) nas distâncias máxima de tiro dos M-30/A1/M-31 (90 km) o sistema inercial combinado com a explosão aérea da ogiva de HF (90 kg) proporcionada pela espoleta de proximidade seria fatal para a imensa maioria dos alvos táticos.
O raio de destruição da ogiva M-30A1 é de 100 m. A precisão do M-30/31 só com o “inercial” é de 30 metros.
A perda do GPS impediria por exemplo o sistema HIMARS/MLRS de ser utilizado com foguetes M-31 de carga unitária em combates urbanos , contra alvos pontuais, onde a espoleta de proximidade é desabilitada em favor da espoleta de retardo mas não contra alvos táticos de pele fina onde não há risco de dano colateral.
Sergio, vc que é um feroz defensor da mídia ocidental, não devia acreditar em tudo que você vê nela e muito menos na que vê da mídia russa.
Não há mais notícias de feitos do HIMARS porque há falta deles e não porque os russos conseguem jameá-los.

Nilo
Nilo
Responder para  Bosco
10 meses atrás

“Não há mais notícias de feitos do HIMARS porque há falta deles e não porque os russos conseguem jameá-los.”
E os lançadores não foram recolhidos para lugares mais seguros, se é que existe.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Bosco
10 meses atrás

Cara, acho que voce precisa de ajuda.
Cada vez mais suas colocações são intervencionistas e sem nexo. Por mais que voce repita, 2 + 2 não é 5, tampouco 3. As coisas tem de fazer um mínimo sentido, diferente do esforço de guerra no que tange a comunicação sobre massas.
Sobre a mídia russa, segue o link da “imparcial” CNN sobre o jammer do HIMARS.
https://amp.cnn.com/cnn/2023/05/05/politics/russia-jamming-himars-rockets-ukraine/index.html#close-menu

Vitor
Vitor
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Perderam um batalhão vai fazer falta quando realmente precisar.

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Responder para  Vitor
10 meses atrás

Estes malucos são carne de canhão.

Os ucras dão a eles os piores dos poucos equipamentos que tem para que se lancem em ataques suicidas contra postos menos guardados sabendo que eles vão ser trucidados.
Serve mais para os ucras testarem as capacidades de defesa dos russos.

José
José
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Ucras. É uma falta de respeito absurda
E ficam sentidos quando são chamados de orcs e.afins.

Nei
Nei
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Isso é o que você diz.

Victor F
Victor F
10 meses atrás

“todos eles foram destruídos e rechaçados”

e ainda assim eles continuam dentro da Russia e próximos a Kursk… curioso…

Quirino
Quirino
Responder para  Victor F
10 meses atrás

Grupos de sabotagem estão dentro da Rússia desde o inicio da guerra, agora, uma força de ocupação? não amigo, o ataque do ano passado ainda conseguiu algum sucesso como propaganda, o de ontem e hoje foi só perda de soldados e equipamentos, nem como propaganda serviu.

Nei
Nei
Responder para  Quirino
10 meses atrás

Perdas sempre terá, agora a Rússia dizer que expulsaram eles, é passível de falsidade, como sempre. Vide as notícias dos navios russos, recém promovidos a submarinos. Nega, nega até o vídeo ser postado, daí faz de conta que nada aconteceu.

Quirino
Quirino
Responder para  Nei
10 meses atrás

“agora a Rússia dizer que expulsaram eles, é passível de falsidade”
É mesmo?
Quantas cidades russas estão sobre controle ucraniano?
Vou facilitar ainda mais, quantos vilarejos Russos estão sobre o controle ucraniano?
Por favor, a pessoa tem que ser uma completa ignorante ou sem capacidade de raciocínio para achar que um ataque com 3 mil homens e algumas dezenas de blindados contra a Rússia, maior nação do planeta, tem objetivo de conquistar alguma coisa, é obvio que isso é apenas para propaganda, apenas para ficar bonito na CNN e BCC, é apenas uma tentativa de tirar atenção das perdas territoriais que a Ucrânia tem tido, da falta de munição que a Ucrânia tem tido, da falta de pessoal que a Ucrânia tem tido, etc.
Essa é a terceira vez que a Ucrânia faz esse tipo de ataque na fronteira da Rússia e sempre acaba do mesmo jeito, com a Ucrânia perdendo soldados e blindados sem nenhum ganho real no terreno porque a Ucrânia não consegue manter nenhum território dentro da Rússia, eles chegam lá e depois são expulsos.
A batalha ainda pode estar acontecendo mas vai acabar do mesmo jeito que a anteriores, com a Ucrânia sendo expulsa perdendo valiosos soldados e equipamentos a troco de nada.
Esse ataque é uma piada, é vergonhoso, eu tenho pena do bravo soldado ucraniano usado para um ataque suicida e sem propósito além da propaganda.

profyler
profyler
Responder para  Victor F
10 meses atrás

Pois é. tem video novo deles hoje, mas segundo a Rússia, claro, todos estão mortos.
Ai ai esse pessoal…

José
José
Responder para  profyler
10 meses atrás

Segundo o grande Paulo Sollo sim. Cidadao pro putin é Hilário do início ao fim.

Alexandre
Alexandre
Responder para  profyler
10 meses atrás

Verifiquei o vídeo e você terá sua resposta

Satyricon
Satyricon
Responder para  Victor F
10 meses atrás

Segundo informações, as forças de libertação estão organizando um referendo junto à população local sobre se separarem da Rússia, pois se acham oprimidos pelo Kremlin.

Pau que dá em Chico…

Seria engraçado, se não fosse sintomático!

Enquanto isso, o comunicado oficial de Peskov: A peneira, digo, a fronteira está segura!

Obs: Não demora e aparece um gaiato com um: “Não muda nada”

Vai vendo…

José
José
Responder para  Satyricon
10 meses atrás

Já apareceu.

Kommander
Kommander
10 meses atrás

EDITADO

Kommander
Kommander
Responder para  Kommander
10 meses atrás

EDITADO

Kommander
Kommander
Responder para  Kommander
10 meses atrás

EDITADO

MANTENHA-SE DO TEMA DO POST PARA NÃO SER BANIDO.

Bispo
Bispo
10 meses atrás

Suicidas !

Quirino
Quirino
10 meses atrás

Eu não queria ser um soldados ucraniano, ser usado em ataques suicidas que não vai mudar nada no terreno só para o governo poder fazer uma propaganda bonita na CNN e BBC.
Tragico!
Pior de tudo que nem bonito esse vai ficar, o ataque do ano passado conseguiu algum sucesso inicial mesmo a Rússia tendo expulsado todo mundo 3 dias depois, já o ataque de ontem e hoje nem passou da região de fronteira.
Esse ataque é um desperdício de equipamentos e soldados.

Nei
Nei
Responder para  Quirino
10 meses atrás

Realmente, você não merece esse título.

Nativo
Nativo
10 meses atrás

Essa “primavera árabe” a moda eslava será que vai dar certo?
Depois dos mercenários, agora dois grupos armados rebeldes. Te cuida Putin.

Coringa Makalaba
Coringa Makalaba
10 meses atrás

Resultado operacional para o conflito se mantém: a Rússia soma, a Rússia segue.
Putin, mais forte e necessário, pois os russos olham para só Tiffosi da narrativa Nuland, como o inimigo comum.
O mesmo nos EUA, onde Trump soma, Trump segue. Contra tudo e contra quase todos.

Nativo
Nativo
Responder para  Coringa Makalaba
10 meses atrás

Uau!!! dois heróis do fim do mundo kkkkkkkk

sergio S.
sergio S.
10 meses atrás

https://www.instagram.com/reel/C4alq5QRY72/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Eu achando que era um grupo armado com armas leves, mas utilizam ate tanques….

Rafael Aires
Rafael Aires
10 meses atrás

Esses ataques são para a propaganda, iguala a cabeça de ponte em Krynki

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
Responder para  Rafael Aires
10 meses atrás

Aquela cabeça que a russia n consegue tirar ? kkk

Nilton L Junior
Nilton L Junior
10 meses atrás

Foi um sucesso, os Russos passaram o rodo, 45 ucras foram conhecer o criador, dois tanques e dois veículos blindados de transporte de pessoal foram destruídos pela aviação, artilharia e veículos aéreos não tripulados Lancet das Forças Aeroespaciais Russas.

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
10 meses atrás

Uma oferta de Paz irresistível para Putin seria o levantamento imediato de todas as sanções, exílio do gabinete de Zelenske, garantia que a Ucrânia jamais ingressar ia na OTAN ou no tal Exercito multinacional Europeu, ideia de Macron, garantia que Putin nem seu staff seriam acusados de crimes de guerra e a Rússia não teria que indenizar o governo da Ucrânia pela destruição da infraestrutura,tudo ratificado pelo parlamento Europeu e o Congresso dos Estados Unidos!!! Já a contrapartida Russa de retirada incondicional dos Territórios Ucranianos inclusive a Criméia!! Isso senhoras e senhores é bem melhor que uma guerra nuclear!! FATO!!

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Jonathan Pôrto
10 meses atrás

Para a Europa não há vantagen alguma no fim da guerra, a Europa do tem a ganhar com a Rússia e a Ucrânia em guerra.
Use a cabeça: seu inimigo declarado edta em guerra, perdendo armas e soldados, sob sanções e bloqueios de toda ordem.
Para a Rússia é péssimo, por isso putin chamava tudo isso de operação especial, não guerra. Era para ser rápido.
Já para a Europa, quanto mais a Rússia ficar isolada e atolada em guerra: melhor!

francisco
francisco
10 meses atrás

Essa guerra não vai terminar bem pra Russia.

Felipe
Felipe
10 meses atrás

A BBC contou o que aconteceu com esses agressores ucranianos? Deu até dó…

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
10 meses atrás

Eu falo o que ninguem tem coragem de dizer.

A Russia nao e de nada.