russian-artillery-2

A Rússia está aumentando sua produção de munições de artilharia, com estimativas indicando que poderá produzir quase três vezes mais do que os Estados Unidos e a Europa combinados. Isso representa uma vantagem significativa para a Rússia em preparação para uma possível nova ofensiva na Ucrânia. De acordo com estimativas da inteligência da OTAN e fontes familiarizadas com o apoio ocidental à Ucrânia, a Rússia está fabricando cerca de 250.000 munições de artilharia por mês, o que totaliza cerca de 3 milhões ao ano, enquanto os EUA e a Europa juntos podem fornecer apenas cerca de 1,2 milhão de munições anualmente para a Ucrânia.

Os EUA tinham como objetivo aumentar sua produção para 100.000 projéteis de artilharia por mês até o final de 2025, mas enfrentam dificuldades para atingir essa meta devido ao congelamento de US$ 60 bilhões em fundos para a Ucrânia pelo Congresso. Esta situação coloca os EUA e seus aliados em uma posição desafiadora, já que a Rússia continua a disparar cerca de 10.000 projéteis por dia, em comparação com os 2.000 disparados pelo lado ucraniano.

A escassez de munição chega em um momento crítico para a Ucrânia, com a interrupção do financiamento dos EUA para armamentos e uma oposição republicana no Congresso bloqueando novos fundos. Além disso, a Rússia conseguiu avanços significativos no campo de batalha, incluindo a captura da cidade ucraniana de Avdiivka, colocando a Ucrânia em uma posição ainda mais vulnerável devido às escassezes de munição e de pessoal.

Ministro da Defesa Shoigu da Rússia inspeciona produção de munição

Enquanto isso, os EUA e aliados forneceram à Ucrânia sistemas avançados, como os tanques M-1 Abrams e, em breve, os caças F-16. Contudo, analistas militares enfatizam que a quantidade de munições de artilharia disponíveis pode determinar o resultado da guerra, com a Rússia desfrutando de uma vantagem significativa na produção de munições.

A Rússia tem operado suas fábricas de artilharia incessantemente e aumentou o número de trabalhadores no setor de defesa para cerca de 3,5 milhões. Além de intensificar sua própria produção, a Rússia tem importado grandes quantidades de munições do Irã e da Coreia do Norte, reforçando ainda mais seu arsenal.

A economia gerenciada da Rússia, sob o controle direto de um autocrata, facilita uma produção acelerada de armamentos. Por outro lado, países ocidentais, operando sob sistemas econômicos capitalistas, enfrentam mais desafios para aumentar a produção de armas rapidamente. No entanto, oficiais ocidentais acreditam que, eventualmente, o Ocidente será capaz de superar esses obstáculos e fornecer equipamentos de melhor qualidade.

Na tentativa de superar a deficiência na produção de munições, uma empresa de defesa alemã anunciou planos para abrir uma fábrica de munições na Ucrânia, além de estabelecer uma nova fábrica na Alemanha, visando aumentar a capacidade de produção europeia.

A produção de armamento pesado, como tanques e veículos blindados, também representa um desafio para a Rússia, que tem se apoiado em modelos mais antigos e reformados devido às perdas significativas de tanques desde o início da invasão.

Por fim, a guerra transformou a economia russa, com o setor de defesa tornando-se o maior da economia do país, financiado pelo setor petrolífero. Embora essa transformação apresente desafios a longo prazo para a Rússia, por enquanto, a economia mostrou resiliência, apoiando os esforços de guerra do país. Contudo, a continuidade do apoio financeiro dos EUA à Ucrânia permanece incerta, levantando questões sobre a sustentabilidade do esforço de guerra ucraniano no futuro.

FONTE: CNN

LEIA TAMBÉM:

Nova bomba planadora da Rússia inflige devastação e pesadas baixas nas linhas de frente ucranianas

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

157 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanguard
Vanguard
10 meses atrás

A explicação é muito simples:

O complexo industrial militar russo serve a segurança e soberania nacional, não a lucros corporativos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Vanguard
10 meses atrás

Sim, os iates dos Oligarcas são servem para manter a segurança e a soberania…

Oliveira
Oliveira
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Já os grandes capitalistas donos das democracias devem curtir as férias em uma jangada de madeira. Será?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Oliveira
10 meses atrás

Quem está a negar a realidade não sou eu…
Mas se está tão indignado com os lucros de empresas capitalistas o que dirá sobre os lucros dos oligarcas?
Ou todo o dinheiro que ganham servem para a segurança e a soberania?

Mas suspeito que os seus valores variam conforme a situação…

Talisson
Talisson
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

O complexo industrial americano age exatamente como oligarcas quando faz algo exorbitantemente caroe problematico como F35 e o estado engole às centenas.
O mesmo quando se compara o complexo naval EUA vs China. Qual trabalha para o país e qual só quer encher os bolsos? Oligarquia, patriciado, chame como quiser.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Talisson
10 meses atrás

Então responda ao senhor que diz que não são iguais…

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Outra vez 0 likes , que tinhas e um deslike, ponho um like e em vez de aparecer 1 like e 1 deslike, aparece 1 like e 5 deslikes.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Caro H. A Russia é um regime capitalista. Os oligarcas acumulam seus lucros assim como os acionistas da Boeing ou como os acionistas de Exxon.

Mauricio Siqueira
Mauricio Siqueira
Responder para  Camargoer.
10 meses atrás

Acredito que o Sr. direcionou a resposta ao leitor errado, é exatamente o que ele falou. O primeiro comentário que disse que as industrias da Russia servem ao estado, e não aos lucros.

elias
elias
Responder para  Camargoer.
10 meses atrás

resposta impossivel de engolir,, me diga como o oligarca paga seus impostos ? vou te dizer uma coisa se vc sair deste buraco vai cair num buraco maior,,,,então é melhor ter oligarca do que capitalista mudança ,,legal!! mal da russia é ser capitalista kkkkk de que planeta veio

LUIZ
LUIZ
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Essas empresas russas que produzem armas são estatais. O gv tem total controle sobre essas empresas e aumentam a produção a hora que quiser. Já no lado ocidental a burocracia capitalista impede do ocidente acompanhar a produção russa de armas. Veja a dificuldade de fabricar e de enviar armas imediatamente pra Ucrânia. E esses 64 bilhões de dólares dependendo da bondade dos republicanos? A Rússia leva vantagem nessa burocracia democrática entre democratas e republicanos. É so o Putin assinar ums documentos e liberar tudo pra o exército. Em pouco vai um trem lotado de armas pra o front. Enquanto isso Zé fica mendigando pela Europa e EUA mais dinheiro e armas. Fazer festa e guerra com a grana dos outros ne muito fácil.

Oliveira
Oliveira
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Para responder você vou utilizar a frase mais brilhante que já li:

” A diferença entre democracia e ditadura é que, na primeira a gente vota e depois cumpre ordens, ao passo que, na outra, não é preciso perder tempo com eleições.”

Charles Bukowski

Rubens Filho
Rubens Filho
Responder para  Oliveira
10 meses atrás

Krskrs. Como Se Tornar um Tirano
2021 1 temporada . Verá que não é tão simplista.

https://www.netflix.com/br/title/80989772?preventIntent=true

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Oliveira
10 meses atrás

Prefiro a frase de Przeeworski “A democracia é o sistema no qual os partidos perdem eleições”

Nativo
Nativo
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

A única diferença entre uns e o outros e que o Putin “acidenta” quem não coopera.

Morgenthau
Morgenthau
Responder para  Oliveira
10 meses atrás

São oligarcas também, tanto na Rússia quanto no Ocidente os oligarcas são os mais poderosos, só que na Rússia é mais óbvio e os oligarcas ocidentais geralmente não são chamados de oligarcas, e isso é normal eu diria, em toda a história, todo país tinham oligarcas no topo da sociedade, ou aristocratas, que é quase a mesma coisa (só mudam os ideais).

LUIZ
LUIZ
Responder para  Oliveira
10 meses atrás

Esse povo tem um fetiche por oligarcas e comunistas que não sei porquê?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  LUIZ
10 meses atrás

Oligarcas e comunistas são mutuamente excludentes.

elias
elias
Responder para  Oliveira
10 meses atrás

e tem mais, feche os olhos para o oligarca dono chelsea clube de futebol,
pior coisa é a yphocresia, e o chinysmo

Andrey
Andrey
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Você pode questionar os meios, mas o resultado tá aí explicado pela matéria, os russos entregam mais com o custo menor, enquanto EUA e Europa não dão conta da demanda de um único país.

Morgenthau
Morgenthau
Responder para  Andrey
10 meses atrás

Militarmente a UE é fraca mesmo, mas em uma guerra direta, e não indireta como a atual, os EUA se entrassem em uma economia de guerra superaria a produção russa.

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Morgenthau
10 meses atrás

É fraca???
A UE não tem militares próprios, a defesa da UE, está nas forças armadas dos seus países e na NATO.
E aí, os gastos em defesa são de 380 biliões de euros, só dos países da UE, fora UK e Noruega que pertencem ao braço Europeu da NATO.
Depois a parte Europeia da NATO é a terceira potência nuclear do mundo, com umas forças terrestres, navais e aéreas, no seu conjunto, pois é assim na NATO, do melhor que há no mundo, e por último, mas a mais importante, a UE é a segunda ou terceira potência económica do mundo e actualmente está a se organizar, para passar para uma economia de guerra, e como tem algumas das gigantes do sector da defesa e tem total capacidade de construir tudo, mas agora está se a organizar, para produzir munições de todo tipo, em grande quantidade, para fornecer a Ucrânia em primeiro e depois repor os seus stocks.
Está em andamento na UE, o aumento da produção das suas empresas de munições de todos os tipos, e apoio também a empresas privadas Europeias,que queiram produzir munições, com umas novas regras que estão a ser última das, como, compras conjuntas a empresas Europeias obrigatoriamente, até uma percentagem de 50 por cento, e outras.

Jose
Jose
Responder para  Andrey
10 meses atrás

Andrey existe um ponto que não está sendo levado em conta nos argumentos aqui, até onde os EUA estão interessados em ajudar a Ucrânia de fato, esse “esforço” de guerra feito pelos americanos para os ucranianos certamente é muito diferente, diria até incomparável do que seria um esforço de guerra feito em pró do próprio país não concorda, acredito que no momento seja impossível fazer esse tipo de comparação, estamos falando de um país que está em um conflito direto no caso a Rússia a qual dedica 100% de seus esforços/meios para tal, e de um outro no caso os EUA que só está atendendo seus interesses, sem entrar no mérito dos custos os meios que dispõe os americanos são respeitáveis no que se refere a um possível esforço de guerra.

Almeida
Almeida
Responder para  Andrey
10 meses atrás

Pior o país que envia projetos para os árabes desunidos …

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Os “oligarcas” são empresários de sucesso que apoiam o governo do Putin. São apelidados de “oligarcas” pelo Ocidente.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Luís Henrique
10 meses atrás

A diferença é que uns contribuem para o enriquecimento do país e os outros contribuem para o empobrecimento do país…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Quero ver se entendi. “Uns trabalham para o enriquecimento do país..”. Como ? Se seus estados estão praticamente falidos por causa das enormes dívidas públicas ? O bem estar do povo diminuindo ? Porquê estes empresários enriquecedores do país não perdem tambem ? Condição que não se aplica ao outro lado em guerra. Como a própria imprensa ocidental demonstra. O lado Russo gasta menos para produzir mais com um custo menor.

Jose
Jose
Responder para  Antonio Palhares
10 meses atrás

Complicado basear o argumento em cima de informação da mídia não acha, principalmente pela fama da Rússia ser um estado tão corrupto quanto a Ucrânia, segundo essa mesma mídia, terroristas hoje passaram a ser vítimas, assim como criminosos aqui no Brasil segundo essa mesma mídia também são vítimas, não dá para afirmar nada sem ter acesso aos números o que nunca vai acontecer é claro, lembra da história de motores de MBT que sumiram, só para citar um caso, se pesquisar vai encontrar muita informação sobre essa suposta eficiência na produção bélica.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Luís Henrique
10 meses atrás

Por aqui seriam como as familias Odebrecht, Camargo Correia, Mendes Júnior, Andrade Gutierrez, Setúbal, etc.

Jose
Jose
Responder para  EduardoSP
10 meses atrás

Esqueceu os caras do açougue.

SteelWing
SteelWing
Responder para  Luís Henrique
10 meses atrás

“Dicionário” pra ninguém se confundir e compreender os termos da Mídia Ocidental:

Oligarca= Empresário bem sucedido russo ou do leste Europeu.

Capitalista, Gênio do Negócios, outros elogios = mesma coisa, só que norte-americano, Europeu ou japonês.

Explorador de pessoas = mesma coisa, só que Chinês ou de algum outro país do sudeste asiático.

Rubens Filho
Rubens Filho
Responder para  Luís Henrique
10 meses atrás

Sim. E aqueles, empresários de sucesso, que não o apoiam?

SteelWing
SteelWing
Responder para  Rubens Filho
10 meses atrás

Elon Musk forneceu ajuda à Ucrânia por meio do StarLink em uma guerra que nada tinha (ou tem?) haver com ele. mas eh dito pela mídia como gênio dos negócios,não como apoiadore de guerras. Fora os diversos lobistas do petróleo que apoiama intervenções norte americanas no oriente médio, mas os acionistas majoritários da texaco, esso, shell também não são conhecidos como oligarcas malvados e sim empresários visionários.

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Tudo que as ditaduras bufam para fora, eles acreditam, os ditadores devem rir muito mesmo.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Rui Mendes
10 meses atrás

E como se lê nos comentários, defendem os oligarcas e, simultaneamente, que servem a segurança e soberania nacional.

Passaram a ser o ideal soviético do empreendedorismo em que tudo o que ganham é usado para desenvolver a Pátria-Mãe.

Jose
Jose
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Hcosta precisa explicar para alguns que quando se fala em oligarcas no fundo está se falando do próprio estado, já que esses empresários nada mais são do que testas de ferro de governos comunistas/socialistas, a intenção com esses oligarcas é a de passar uma imagem de um país livre, que permite concorrência, que permite investimentos, terra de oportunidades, a própria ostentação desses oligarcas converge para essa linha propagandista desses regimes, e quando esses não seguem a risca o que o chefe determina sabemos o final, lembra da Yukos, isso quando não pagam com a própria vida, veja a tão falada China, onde qualquer um pode investir desde que o estado via a versão deles de oligarca seja sócio no negócio, aqui no Brasil também estamos adotando esse modelo econômico, já temos nossos oligarcas dos açougues, os oligarcas da construção civil, os oligarcas das comunicações, entre outros, a diferença é que aqui resolveram designar como campeões nacionais, e vocês patrício tem seus oligarcas aí, kkkkk.

Realista
Realista
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Os 2 países tem oligarcas porem só um produz 3x mais .

Hcosta
Hcosta
Responder para  Realista
10 meses atrás

Só um é uma ditadura e com produção em estado de guerra…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Costa. Os EUA tem uma enorme capacidade industrial. Se os EUA estivessem em guerra, como aconteceu na II Guerra, Coreia ou Vietnã, eles teriam adaptado a sua capacidade de produção para a sua guerra.

Neste momento, o governo dos EUA está gastando seus recursos de ajuda militar para adquirir meios e munições da própria industria dos EUA sem envolver a ampliação da capacidade industrial, a qual ficaria ociosa após o conflito encerrar.

Neste momento, os EUA estão com plena capacidade de produção e pleno emprego no setor de defesa.

Por outro lado, a Rússia esta em guerra. Todo seu esforço industrial é para superar a capacidade militar da Ucrânia

Essa discussão sobre oligarcas, capitalistas, ditaduras ou democracias não tem qualquer relação com o dado econômico.

Se a Russia fosse uma democracia ou um sistema de produção comunista, o panorama econômico seria o mesmo.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Camargoer.
10 meses atrás

Está a esquecer o legado soviético de isolamento e de ameaça sobre outros países.
A guerra não mudou a postura da Rússia. Só fez aumentar a escala, ou seja, sacrificar ainda mais a economia geral em prol da economia belicista.
A guerra sustenta a economia na Rússia e também o regime. Nos EUA a economia sustenta a guerra, o que é uma grande diferença.

Mais uma vez a guerra só veio evidenciar as diferenças entre uma economia liberal e uma economia autoritária.
E, acredito, mais cedo ou mais tarde, que veremos, mais uma vez, as consequências deste tipo de ditaduras e quem vai sofrer mais será o povo Russo, como já aconteceu várias vezes na história.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

HC. A URSS colapsou há mais de 30 anos.

O país abandonou qualquer herança soviética.
Acabou. Caput.

A palavra “liberal” em economia significa livre mercado e livre iniciativa, mas não se aplica à ideia de estado mínimo.

Hayek afirmou que preferia uma economia liberal em uma ditadura que uma democracia sem uma economia liberal.

Evidentemente, ditaduras requerem um estado forte, ao menos no aparato de repressão.

Há uma confusão deliberada ou sincera ao usar, equivocadamente, “capitalismo” ou “economia liberal” com “democracia”.

A antítese é “Capitalismo x comunismo” em relação ao sistema de produção e “Democracia x Ditadura” em relação ao regime político.

Ao longo da história existiram mais ditaduras capitalistas que democracias capitalistas.

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
Responder para  Camargoer.
10 meses atrás

Excelente resposta Camargoer, não faz sentido os EUA aumentarem drasticamente a produção militar deles, que cá entre nós já é gigantesca.
A Guerra está sendo entre Ucrânia e Rússia, com soldados Ucranianos no front.
Eles não terão o mesmo apoio caso fossem soldados Americanos.
Em um conflito, é difícil competir com a capacidade industrial dos EUA, talvez China conseguiria ser equivalente, tenho minhas dúvidas.
EUA não está em Guerra, a Rússia SIM. Por esse motivo a indústria Russa se voltou praticamente 100% para suprir seu esforço de Guerra.

fjuliano
fjuliano
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Isso é de rir de tão sensacional: grandes empresários russos que se envolvem com a política – oligarcas malignos do mal eterno que comem crianças, destroem igrejas e vão te pegar a noite; grandes empresários do ocidente ou América Latina que se envolvem com a política – exemplos de sucesso, grandes empreendedores, querem o bem do país. A cada dia que passa as narrativas toscas, fabricadas, enlatadas e mandadas goela a baixo do povão por muito tempo, vão caindo uma a uma. Até mesmo pessoas comuns que não tem interesse nas questões geopolíticas já começaram a perceber esse mar de manipulação e mentiras.

Vitor
Responder para  fjuliano
10 meses atrás

Tem um clubinho do amendoim que gosta do canto da sereia .

Eromaster
Eromaster
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Todos os países têm suas oligarquias, assim como países ocidentais também. Elon Musk, Bill Gates e Jeff Bezos são oligarcas ocidentais.

francisco
francisco
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

E melhor investir em iates do que em munições para matar pessoas.

Nilo
Nilo
Responder para  Vanguard
10 meses atrás

Os lucros sempre vem para os empresários seja russos ou americanos.

Underground
Underground
Responder para  Vanguard
10 meses atrás

Minha fé no Tabaja Sport Club só aumenta, ops, no poderoso Exército russo. Agora vai. Tomaremos Lisboa em breve.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Vanguard
10 meses atrás

A guerra na Ucrânia também diminui muito os estoques de Tungstenio do ocidente, metal importante pra fazer Artillery Shells.
A China detêm 85% da produção e a maior parte das reservas mundiais.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Responder para  Vanguard
10 meses atrás

Nada de novo no Front.. apenas a mídia caindo na real que essa guerra acabou…. e um lado tem como continuar moendo carne do outro… A Rússia tem as KAB1500 que junto com o Lancet se tornaram os verdadeiros game changer dessa etapa do conflito… produzem 3x mais artilharia que a OTAN… tem mais pessoal, corrigiram os erros de logística… o avanço está lento e consistente … Kiev tem que optar por perder imediatamente e quem sabe ficar com alguns km de seu território na parte ocidental ou seguir lutando e correr o risco de perder tudo… Eles já perderam essa guerra!

francisco
francisco
Responder para  Vanguard
10 meses atrás

Isso vai apressar o colapso econômico da Russia. Foi o maior erro a invasão da Ucrânia. Não há justificativas para a agressão da Russia.
Já pensou se o Brasil resolvesse invadir a Argentina se esta resolvesse entrar para a OTAN ou mesmo sair do Mercossul?.

Nilo
Nilo
10 meses atrás

A máquina de triturar ossos continua a todo vapor, o conflito traz supresas a todos, aos Russos pela capacidade inicial de resistência dos ucranianos, mas nesta corrida de longa distância o Russo mudam de foco e montaram uma verdadeira máquina de guerra chamada Triturador de Ossos.
Até quando e quantos mais precisam morrer como diz E. Musk.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nilo
10 meses atrás

Continua a todo o vapor… O problema é o seu ritmo de duas cidades em um ano e na enorme distância de centenas de metros de onde começaram…

Andrey
Andrey
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

A questão não é território é aniquilar o exército ucraniano e isso eles estão fazendo bem. Quando as forças armadas ucranianas não conseguirem mais se manter de pé, aí sim começa a conquista de territórios.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Andrey
10 meses atrás

Acredite nisso…

Andrey
Andrey
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Vamos ver no final quem vai estar se baseando em fé aqui.

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Aí não é um ponto de acreditar ou não, é um fato, se a guerra se estender até que a Ucrânia não tenha mais um número mínimo de soldados o país cai, a não ser que você ache que outros países vão enviar forças pra lutar pela Ucrânia. Não sei se a guerra vai chegar até lá ou se a Ucrânia vai conseguir se fortalecer antes mas é um fato que sem homens para lutar não tem defesa.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Felipe Augusto Batista
10 meses atrás

Aí acaba a guerra de forma convencional e passarão a uma guerra de guerrilha ou a uma guerra de resistência civil.

Algo semelhante aconteceu no Iraque. O exército Iraquiano foi neutralizado rapidamente mas depois vieram as milícias, etc… Mas ainda falta muito para chegar a esse ponto e não tenho a certeza se a Rússia terá essa capacidade…

Morgenthau
Morgenthau
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Mas ele está certo, é uma guerra de atrito, e em uma guerra de atrito o foco é causar baixas humanas e materiais, causar um desgaste maior ao inimigo do que o próprio, e só depois vem avanços ou negociações com o lado vencedor ditando os termos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Morgenthau
10 meses atrás

Ninguém escolhe fazer uma guerra de atrito. Nem a Rússia. Como não conseguiram derrubar o governo(1º objetivo) e nem conquistar as 4 regiões na sua totalidade (2º objetivo para disfarçar o fracasso do primeiro), vêm com essa da guerra de atrito para parecer que sempre foi esse o objetivo.

Basta ver a coincidência das datas escolhidas para fazerem ofensivas para ver que correspondem a datas onde Putin precisa de algum trunfo político. Neste último caso, como Putin tem eleições e um discurso importante (penso que seria algo semelhante ao discurso do estado da nação), temos de conquistar esta cidade o mais rapidamente possível, não importa as perdas e a sua relevância militar mas apenas o seu valor simbólico para a propaganda.

O verdadeiro motivo desta guerra é manter Putin no poder. E a razão de que não haverá condições para negociar.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Não é questão de acreditar: é fato que o exército ucraniano está inquestionavelmente mais exausto que o exército russo no atual momento. Os ucranianos estão sofrendo com a falta crônica de materiais, mas principalmente de homens militarmente capazes e a tendência é que isso piore cada vez mais conforme o conflito se prolongar.

O lado que conseguir sustentar a guerra até o final é que vai abocanhar os territórios todos de uma só vez, e até agora tudo indica é que não vão ser os ucranianos que vão fazer isso.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  wilhelm
10 meses atrás

No início da I Guerra, Sir French, comandante das tropas expedicionária britânicas que foram combater no continente, expressou com clareza a situação da guerra: “vencerá aquele que país que tiver o último milhão de soldados”

Hcosta
Hcosta
Responder para  wilhelm
10 meses atrás

Mas acha realmente que a resistência Ucraniana acabará se o exército Russo neutralizar o exército Ucraniano?

Qual foi o último país que foi anexado por outro?

LUIZ
LUIZ
Responder para  Andrey
10 meses atrás

E as FAB 1500 tão transformando bunkers em um monte de escombros. Corpos de soldados que nunca serão recuperados.

Neural
Neural
10 meses atrás

Confirmado, sistema Patriot foi destruído, uma bateria inteira !

cerberosph
cerberosph
Responder para  Neural
10 meses atrás

Segundo a Ucrânia e os terraplanista daqui a manchete é : confirmado o Patriot interceptou um míssil Iskander-M

Gabriel Pereira Lima
Gabriel Pereira Lima
Responder para  Neural
10 meses atrás

Não foi uma bateria inteira, foi de 2 a 3 lançadores de mísseis, uma bateria de mísseis Patriot, tem no mínimo 10 a 15 componentes que vão de radares a lançadores de mísseis.

Vitor
Responder para  Neural
10 meses atrás

Põe na conta mais 30 operadores da OTAN : alemães, americanos , ingleses, franceses, etc.

Emmanuel
Emmanuel
10 meses atrás

A Rússia já vive uma economia de guerra. A Europa não.
E os Estados Unidos tinha mais do que o suficiente para suas guerras contra insurgentes, mas não para uma guerra de longa duração.
Essa é a pequena diferença entre eles. A Rússia se adaptou mais rápido. Tem indústria pesada e militar, matéria prima, petróleo e gás. Era uma questão de tempo, assim como foi contra os nazistas.
Será cada vez mais difícil para a Ucrânia, com ou sem ajuda, sustentar essa guerra por mais anos a frente.

Zorann
Zorann
Responder para  Emmanuel
10 meses atrás

Parabéns para a Rússia!

Todo dia os ucranianos recuam em um ou dois vilarejos. Não estão conseguindo segurar as linhas à leste.

Wagner
Wagner
10 meses atrás

Quando Stalin tomou o poder na Rússia para o país se manter de pé só havia uma solução, educação voltada para tecnologia de guerra, Stalin sabia sem um investimento pesado em educação a URSS não se manteria de pé, em 25 anos Stálin tirou uma favela agrária e analfabeta para o posto de superpotência nuclear,espacial, econômica e militar. ” Fabricamos mísseis como se fosse salchicha”. Inglaterra levou 100 anos para atingir essa posição.

Morgenthau
Morgenthau
Responder para  Wagner
10 meses atrás

Stalin matou milhões de soviéticos, principalmente ucranianos, russos e cazaques, no processo de industrialização.

Wagner
Wagner
Responder para  Morgenthau
10 meses atrás

Quantos morreram na guerra civil estadunidense? Quantos índios morreram para a expansão Oeste dos EUA?

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Wagner
10 meses atrás

O Grande expurgo, Holodomor, Gulags, faz as contas

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Wagner
10 meses atrás

Morreram cerca de 620 mil militares e algo entre 50 e 75 mil civis na guerra civil.

Estima-se que entre 80~90% da população nativa dos EUA foi morta. Segundo a College of London, isso seria cerca algo em torno de 55 milhões.

Sobre as mortes durante o período de Stalin, sugiro o livro “Lenin, Stalin, Hitler” de Gellately, publicado em 2010. È um excelente livro que faz um ampla análise sobre estes números, inclusive as mortes provocadas por Hitler, usando uma longa lista de referências histórias.

Li o livro recentemente. Recomendo

Monarquista
Monarquista
Responder para  Wagner
10 meses atrás

Cara, ele foi pego com as calças na mão pelos seus antigos aliados nazi, suas forças armadas patéticas apanharam da Finlândia, e só venceram alguma coisa por lutar em um front perdendo 24 milhões de pessoas, quase metade dos mortos na guerra.

Wagner
Wagner
10 meses atrás

E o coaching HOC espalhou que a Rússia só tinha munição para 3 dias

Vitor
Responder para  Wagner
10 meses atrás

Esse Hoc só passar vergonha.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Wagner
10 meses atrás

Esse sujeito só se baseia pela mídia americana e britânica, tu esperaria algo diferente? No Brasil surgiu muitos “especialistas” e “professores”, todos “muito bem entendidos” em guerras, principalmente na Ucrânia e em Gaza….

Underground
Underground
10 meses atrás

Por favor, alguém pode ir lá contar a quantidade de munição que estão produzindo?

Maurício.
Maurício.
Responder para  Underground
10 meses atrás

Tu vivia postando que a Ucrânia tinha abatido Su-34 e Su-35, tu tinha ido lá contar também? Agora tu quer provas? 😂🤣

Fernando
Fernando
Responder para  Underground
10 meses atrás

Ué, não é vc que sabe tudo que é abatido pela Ucrânia

Carlos
Carlos
Responder para  Underground
10 meses atrás

3259/dia. Trabalham de segunda à sexta, sábados até às 12h. E o pior tu não sabes! Cortaram o home office!

Quirino
Quirino
10 meses atrás

“com estimativas indicando que poderá produzir quase três vezes mais do que os Estados Unidos e a Europa combinados”
Ahhh.. que nostalgia bateu agora dos EXXXPECIALIXXXTAXXX falando que a munição russa acabaria em 3 meses.

“Enquanto isso, os EUA e aliados forneceram à Ucrânia sistemas avançados, como os tanques M-1 Abrams”
A Ucrânia colocou 5 em combates nos arredores de Avdiivka, 4 ja foram nocauteados, de novo, que nostalgia dos EXXXPECIALIXXXTAXXX falando que a superioridade dos tanques ocidentais ia esmagar os russos.

“uma empresa de defesa alemã anunciou planos para abrir uma fábrica de munições na Ucrânia”
A 2 anos escutamos sobre essas fabricas ocidentais, fabrica de tanque, fabrica de munição, fabrica de sei lá o que, na Ucrânia, cadê essas fabricas? pq elas não saem do papel?
Resposta é simples, pq eles sabem que uma fabrica na Ucrânia será visitada por um Iskander russo.
Isso é papo furado, se essas fabricas forem mesmo sair do papel isso vai acontecer quando a Ucrânia sair da guerra, Europa não esta conseguindo produzir munição em seus próprio países em condições estáveis piorou em uma zona de guerra onde podem ser bombardeados a qualquer momento.

“Embora essa transformação apresente desafios a longo prazo para a Rússia, por enquanto, a economia mostrou resiliência”
De acordo com uma reportagem da BBC, a economia russa cresceu mais que qualquer país da zona do euro, e previsões mostram que vai crescer mais esse ano.
Quem ai lembra dos EXXXPECIALIXXXTAXXX falando que a economia russa ia despencar 30% e não ia mais se recuperar?
Ahh como eu amo os EXXXPECIALIXXXTAXXX, ver eles falando é como assistir um show de stand-up.

Pra terminar, com tudo o que tem acontecido Macron esta animado em enviar tropas francesas para a Ucrânia, só pode estar maluco.
Os franceses devem abrir os olhos com esse líder doido deles.

leonid
leonid
10 meses atrás

E diziam que Rússia estava sem munição, lutando com pás, usando chip de geladeira, que o Putin estava doente, bla bla bla, e os__________________________________

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Marcos Silva
Marcos Silva
Responder para  leonid
10 meses atrás

EDITADO:
MODERE O SEU LINGUAJAR, VOCÊ JÁ FOI AVISADO!
DEIXE A AGRESSIVIDADE DE LADO OU VAI ACABAR SENDO BLOQUEADO!

Rodrigo
Rodrigo
10 meses atrás

Simples russos estão usando todo sua capacidade industrial para a guerra somente, não deve te uma indústria no qual o cliente não seja a guerra. País esta em estado de guerra declarada.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
10 meses atrás

Mas e aquele papo de começo de guerra, que a munição russa só dava pra uma semana, e que eles jogariam a toalha por causa das sanções?

Então, senhores. Isso é produção russa, com apoio da CN e Irã.
Agora imagine a capacidade industrial chinesa em full-time…apenas imaginem…

Hcosta
Hcosta
Responder para  Willber Rodrigues
10 meses atrás

Agora imagine os ataques com mísseis de cruzeiro, hipersónicos e outros tipos sobre Kiev…
Imagine porque a maior parte dos ataques é feita com drones do Irão… Porque será?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Aparentemente, o Irãn e CN estão sendo mais efetivos em manter a Rússia abastecida com munição, do que os EUA/OTAN com a Ucrânia….

Hcosta
Hcosta
Responder para  Willber Rodrigues
10 meses atrás

É verdade mas me parece só está a confirmar o que escrevi…

Quirino
Quirino
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

“Imagine porque a maior parte dos ataques é feita com drones do Irão… Porque será?”
Porque a Ucrânia não produz armas e munições antiaéreas, elas recebem do ocidente que atualmente pode dar uma quantidade muito limitada de misseis, ou seja, objetivo russo é usar drones de 50 mil dólares para fazer a Ucrânia gastar seus preciosos misseis de muitos milhões de dólares, com isso ela esgota a capacidade antiaérea da Ucrânia.
Jogada inteligentíssima da Rússia que já tem começado apresentar resultados, basta ver o festival de bombardeios aéreos russos acontecendo por toda a linha de contado, algo que em 2022 seria impossível.
Se o ocidente continuar como esta no futuro não tão distante a força antiaérea da Ucrânia vai colapsa, ai sim a cobra vai fumar.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Quirino
10 meses atrás

Estou a ver… (ironia)
E qual é a sua justificação para não serem usados simultaneamente? Fazem um ataque de saturação e depois atingem os alvos mais importantes com mísseis?

Ou não haverá alvos importantes em Kiev?

Quirino
Quirino
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

A Ucrânia AINDA não esta indefesa quando o assunto é antiaérea, ela esta mais esgota? sim, mas indefesa AINDA não.
A Rússia esta certa em usar seus misseis em alvos IMPORTANTES e deixa o resto para drones, vc quer o quer? que a Rússia use seus misseis de muitos milhões de dólares para desgastar o sistema antiaéreo ucraniano? isso não seria um bom negocio, ela esta certíssima em usar equipamentos baratos para fazer a Ucrânia gastar seus preciosos misseis caros e de quantidade limitada.
Como eu disse, ela usa seus misseis em alvos IMPORTANTES, inclusive a Rússia sempre esta liberando vídeos de seus misseis acertando seus alvos, nas ultimas semanas mesmo foi liberado vídeo de seus misseis destruindo varias armas da Ucrânia, incluindo o patriots e HIMARS, se vc sair do canais pró ucranianos verá o que estou dizendo, canal pró ucraniano nunca mostrara Ucrânia sendo atingida por misseis mas pode acreditar, o que não falta na net é vídeos de misseis russos destruindo alguma coisa na Ucrânia atualmente.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Quirino
10 meses atrás

Por acaso mostram…

É a grande estratégia de não atacar as linhas de abastecimento, pontes, centros logísticos, de manutenção, etc… para não deixar enfraquecer o inimigo…

Se fossem competentes ou com recursos disponíveis já não haveriam pontes sobre o Dniepre, muito mais importante de que um HIMARS.

E vemos que os grandes objetivos são os ataques de propaganda (verdadeiros mas de pouca importância estratégica), mais úteis para o regime do que para a estratégia militar…

Carvalho Mauro
Carvalho Mauro
10 meses atrás

Nossa varias pessoas comentando uma serie de besteiras. A Europa não entrou na guerra, Estados Unidos não tá produzindo pra guerra da Ucrânia. Estão financiando armamentos e alimentos.
A Rússia esperava tomar o território em poucos dias, já se preparava pra um invasão.

Não se invade um país em dias ou poucos meses, são decisões e acúmulo de materiais por anos. Assim como foi pra conquistar a Crimeia em 2014.

Então, esses 2 países já tem essa expectativa.

A Ucrânia previu a ameaça e se juntou ao lado da OTAN. Se não faz isso já teria perdido territórios e historia

Estou torcendo pra quem? Nenhum dos 2. Como brasileiro não me interessa

Paulo Sollo
Paulo Sollo
10 meses atrás

Obviamente que esta ideia da Alemanha de implantar uma fábrica de munições na Ucrânia está fadada ao fracasso.
Se os russos quiserem lhes dar um prejuízo maior é só aguardarem que gastem muita grana até as instalações da fábrica se tornarem operacionais e depois despacharem uns Iskander, Khinzal ou Zircon pra lá.

É uma situação com 99% de chances possibilidades de piorar ainda mais para a Ucrânia.
Se Biden se reeleger, os republicanos vão continuar sabotando seu apoio a Zelensky. Se Trump voltar é caixão e vela para esta ajuda. E Alemanha, França e Polônia nem em sonhos serão capazes de fornecer o básico à Ucrânia. A histeria de Macron sobre enviar tropas tem a ver com isto. Sabe que seus esforços estão irremediavelmente fracassados.

A economia da Rússia em crescimento, estão com a iniciativa da guerra, estão produzindo 3x mais armamentos, estão avançando progressivamente, mas segundo alguns”çábios”, Putin é um enxadrista mediocre e fracassado e a Ucrânia está ganhando a guerra com sua estratégia de “avançar para trás e sacrificar mil combatentes por dia”…

Gabriel
Gabriel
10 meses atrás

Acho que o título da matéria está errada…EUA e Europa podem fornecer menos projéteis de artilharia a Ucrânia do que a Rússia pode produzir, porém, isso não significa que o ocidente não tenha uma capacidade produtiva maior. A diferença é que oq é produzido pela Russia é utilizada no conflito, enquanto que o que é produzido no ocidente tem que suprir os estoques dos países mais a Ucrânia.Acho que faltou colocar a capacidade produtiva dos países do ocidente, não apenas oq podem fornecer para Ucrânia.

Quirino
Quirino
Responder para  Gabriel
10 meses atrás

“Acho que faltou colocar a capacidade produtiva dos países do ocidente”
Leia a matéria de novo porque a matéria colocou a produção, não apenas o que pode ser doado.

“a Rússia está fabricando cerca de 250.000 munições de artilharia por mês, o que totaliza cerca de 3 milhões ao ano”

“Os EUA tinham como objetivo aumentar sua produção para 100.000 projéteis de artilharia por mês até o final de 2025”
Ou seja, Estados Unidos produz menos de 100 mil projeteis por mês e espera que nos próximos 1 ano e 9 meses consiga elevar sua produção para 100 mil.

Bispo
Bispo
10 meses atrás

Obuses e bombas planadoras não precisam de geladeiras …rs

Ucrânia está tomando uma sova atrás de outra , primavera por lá chegando, segundo fontes gringas, os russos atacarão em 03 pontos distintos… e como na Ucrânia falta de tudo na linha de frente… Zelensky deveria hastear a bandeira branca… será um banho de sangue ucraniano.

p.s- A China barrou exportação de algodão para a Europa dificultando a produção de trinitrocelulose(pólvora de algodão) consequentemente bombas , munição. 🙃

Arthur
Arthur
10 meses atrás

E pensar que em março de 2022, a Rússia só tinha munição para dez dias. E eu acreditei!!!! Agora, só bad news: Himars sendo destroçados aos pares, bateria de Patriots destruída em campo, Abrams incinerados (já são quatro até o momento). Segue então a desgraceira: até o nosso âncora da CNN vem com papos de exército russo revitalizado; se antes dava nojo de assistir, agora então… Mas como sempre tem alguém inteligente do lado da “democracia e da liberdade”, é bem capaz de alguem achar que jogando uma bomba atômica nos russos não vai ter troco. É a tal da escalada.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Responder para  Arthur
10 meses atrás

Não perca a fé. Eu confio no Bosco, tenho a confiança que o Javelin fará a mudança do jogo.

Luiz Izidro
Luiz Izidro
10 meses atrás

Fake da cnn

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Enquanto a Rússia conta com suas próprias munições, que sempre foi de grande quantidade, ela busca ainda munições com o Irã e a Coreia do Norte. Já a Ucrânia, tem que contar com a boa vontade dos EUA, que busca munições na Coreia do Sul e até no Paquistão, mas no tempo dos próprios americanos, claro, essa é a diferença…

Arariboia
Arariboia
10 meses atrás

O engraçado dessas matérias, é que eles sempre tentam por a Russia numa posição que vai ficar fraca ou gargalos.
Fabricam 750/900 cálculos moderados BMP-3M novos por ano, como divulgado pela fabrica e MD russo. Mais aproximadamente 500 BMP-2M convertidos, triplicaram o Numero de T72B3 e T-90M. Duplicaram o T-80BVM… triplicaram BTR-82T
Tanto que até hoje eles são as espinhas das forças russas. Raramente se vê T55/64 etc pelos russos. E quando se vê estão unidades da DPR LR ou voluntários mais nas posições de tiro fechados e como artilharia.
E a economia russa esta muito mais diversificada com aumento das empresas de serviço etc… Felizmente ou infelizmente pro ocidente, a economia russa esta muito mais diversificada e voltada pra gerar bens e serviços etc… que muitos querem aceitar.

Se a Rússia tivesse a economia “grande” mas extremamente endividada com é a maioria da Europa ai sim poderia estar numa situação pior.

Acho incrível nações pobres da UE e seus moradores, como Portugal, onde mais da metade da população não ganha mais de 1000 euros… onde não se destaca em nada industrial, tecnológico, de luxo de marcas próprias gostam de falar grosso, ou se fingir de importantes.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Arariboia
10 meses atrás

E, mesmo assim, ganham mais do dobro da Rússia (PC), sem recursos naturais e sem os blindados…
Como será possível isso acontecer?

E economia diversificada quando 1/3 do orçamento vai para defesa e numa economia controlada pelo estado/mafiosos…

Arariboia
Arariboia
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Hcosta se for Portugal… moeda forte do Euro que faz diferença na paridade cambial. Queria ver a merda que seria com moeda portuguesa e fora do Euro hahaha… Ia competir com as colônias Africanas.
Porque Portugal é uma miséria de economia, tecnologia, educacional, saúde. Tanto que primeira coisa que português faz quando cresce é se mudar, para Inglaterra, Itália, Alemanha e França pra virar empregado e ter ensino e saúde de qualidade. A classe media de Portugal é considerada pobre nesses países. . Isso mesmo dentro da União Europeia e todos benefícios.

Já os russos de classe media compram as casa que o português penam para comprar… isso porque é a classe media… Não os russos de classe media Alta, ricos, Milionários, Bilionários. Eles compram em lugares melhores

Hcosta
Hcosta
Responder para  Arariboia
10 meses atrás

Que doideira… Agora os Russos têm um poder de compra maior que os Portugueses…

Sabe porque Portugal parece ser pobre dentro da UE? Porque nesta união estão alguns dos países mais ricos do mundo…
E prefiro ser o mais pobre dos mais ricos do que ser o mais rico dos pobres…

E veja em que lugar está Portugal e a Rússia… E relembro sem ter as maiores reservas de gás natural do mundo…
https://en.wikipedia.org/wiki/Human_Development_Index#Life_Expectancy_Index

Mas quanto mais escreve, melhor se percebe a sua ignorância sobre o assunto.

Arariboia
Arariboia
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Portugal só esta nessa posição, porque esta na zona do Euro. A muleta da União Europeia que salva Portugal. Portugal fora da UE seria igual o pior que suas colônias na África.
Sim a classe media russa, possui mais poder que a pobre Portugal e sua classe media pobre e em crises de salários, moradias, etc… Tanto que muitas propriedades de Portugal são compradas, como investimento e férias para os russos… não só russos mais brasileiros etc…
E não só a russa. A classe media brasileira ganha muito mais que a portuguesa. Em quanto, mais de 60% da pobre classe media portuguesa mal, ganha mais de 1mil euro. Se colar os jovens a porcentagem aumenta.
Fazendo uma conversão uns 2mil euros da +- R$11,500 reais que é um salario baixo pra classe media brasileira.

Pega o mercado de imóveis da Rússia, Brasil etc… Os Brics e vera que os imóveis são muito mais caros.

Sim portugal é o Pobre, Burro, sem saúde e sem estudo, infraestrutura mas por esta perto de países “ricos” se acha algo. Isso é conhecido como pobre premium. Não tem nada… mais acha que é algo nobre ou importante.

Sim! Portugal é pobre e inexpressivo sozinho. Que dizer… dentro da UE continua inexpressivo e pobre também.

Vocês não são os mais pobres dos ricos. Porque vocês estão muito longe de serem um pais rico ou uma população com algum avanço tecnológico, agropecuário etc. Vocês são pobres com sorte de terem a UE. Porque sem as esmolas da união europeia a africa é logo ali.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Hcosta
10 meses atrás

Senhor Hcosta.
Somente o senhor esquece de dizer que todos os países europeus tem dívidas de mais de 100% de sus PIBs. E que não existe nenhum tipo de atividade econômica que lhes permita pagar isso. Qual será o resultado ?

soldado imperial
soldado imperial
10 meses atrás

Se a Russia fabrica 250 mil por mês de munição, quanto fabricaria o Brasil?? É serio gente se gozação na resposta! Li em algumas fontes que o Brasil tinha uma boa produção e capacidade de produzir munição de 155 mm, porém a fonte não é boa.
ALLguém ajuda ai! grato

Neural
Neural
Responder para  soldado imperial
10 meses atrás

Imbel fábrica 155 mm HE, mas deve ser uma quantidade ridícula

Marcos
Marcos
Responder para  soldado imperial
10 meses atrás

A MacJee informa fabricar 85.000 muniçoes de 155 mm por ano.

rogerio
rogerio
10 meses atrás

o que estar acontecendo com a Ucrânia por falta de munição para gerra contra a Rússia que sirva de exemplo para o Brasil temos que ter políticas voltada para nossa indústria de defesa para não dependermos de outros países…abra o olho Brasil…

Quirino
Quirino
Responder para  rogerio
10 meses atrás

Esquece amigo, Brasil não tem politica de estado, aqui é um governo comendo o outro e o povo preocupado com futebol, carnaval e BBB.
Não somos um país serio.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
10 meses atrás

A verdade meus caros é que Moscou não precisa mais tomar Kiev pra vencer. A Rússia tentou (e falhou miseravelmente) ganhar a guerra no susto. Mas a guerra que está se desenvolvendo agora é uma que a Ucrânia não têm como vencer.

A Ucrânia está ficando sem soldados, sem equipamentos e sem dinheiro, e sem essas coisas não há patriotismo que ganhe guerra. Os próprios homens adultos estão perdendo o ânimo de lutar, têm vários vídeos falando sobre isso, só pesquisar.

A Ucrânia está ficando sem recursos, sem potencial ofensivo, enquanto que a Rússia está com recursos e pessoal sobrando, graças a sua grande capacidade de mobilização, subestimada pelo ocidente. A Rússia lança ofensivas, lentas sim, custosas muito, mas lança e eventualmente essas ofensivas vão esgotar o exército Ucraniano.

A não ser que o ocidente entre de cabeça na guerra, o que provavelmente não vai acontecer, o resultado é mais do que previsível. A Rússia pode não chegar a Kiev em 3 dias, mas uma hora vai chegar lá, marchando sobre muitos corpos e destruição mas vai, a Ucrânia não aguenta mais um ano de guerra.

Sergio Machado
Sergio Machado
10 meses atrás

Como ficaria um eventual conflito Russia x OTAN nessa disparidade de produção?
Em conta de padaria, a OTAN não teria muita escolha a não ser muito bem sucedida em inutilizar o complexo industrial russo em um ataque primário, caso contrário….
Em se tratando de um país com as dimensões continentais russas, tarefa quase impossível a curto prazo, dando espaço para contra-ataque aos complexos da OTAN. Imagina-se a logística em depender do EUA a munição? O que caminharia, afastando o conflito nuclear, em uma guerra de atrito tal qual vemos na Ucrânia, com disparidade ainda maior na artilharia.
Balde de água fria nos “analistas torcedores”.
A realidade é dura e crua.

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
10 meses atrás

A Ucrânia de hoje pode ser o Vietnam do Sul de ontem.

Os estados unidos ajudarão enquanto for conveniente para eles!

Então parem de acreditar em relações de amizade, é tudo interesse!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
10 meses atrás

A explicação é muito simples, o complexo militar Russo esta produzindo pás e 3 turnos, ai os trabalhadores Russos cavam mais rápido a novas plantas industrial de fabricação de munição e o excedente vai para NVO para varrer o exército ucra restante.

Tutor
Tutor
10 meses atrás

Pode até ser, mas, o fato é que o complexo industrial dos membros da OTAN é muito, mas muito superior ao russo. Se a m… garrar de verdade, é so ajustar o complexo, que vai sair muito munição da fabricas de Varsóvia à Seatle.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Tutor
10 meses atrás

E as matérias primas pra fabricar essas armas vem de onde? Um simples chip vem de Taiwan ou de outros tigres asiáticos. Como vão ter matéria prima abundante e estrutura industrial a curto prazo pra se igualar ou passar os russos e aliados como CN e Irã?

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Responder para  Tutor
10 meses atrás

Faz tempo que o complexo industrial da UE migrou em sua maior parte para a China…
E o que resta na UE não está dando conta nem de repor os estoques que deram a Ucrânia…

Não tem o que ajustar, amigo…

Monarquista
Monarquista
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás
  1. Estados Unidos: US$ 26,9 trilhões
  2. China: US$ 17,7 trilhões
  3. Alemanha: US$ 4,4 trilhões
  4. Japão: US$ 4,2 trilhões
  5. Índia: US$ 3,7 trilhões
  6. Reino Unido: US$ 3,3 trilhões
  7. França: US$ 3 trilhões
  8. Itália: US$ 2,18 trilhões
  9. Brasil: US$ 2,17 trilhões
  10. Canadá: US$ 2,11 trilhões

Não está dando conta por que não tem capacidade industrial, ou por que não estão em guerra e não voltaram sua produção industrial para a guerra?

Vitor
Responder para  Monarquista
10 meses atrás

O que muda ?

Afeganistão é prova viva …a cena da imagem da fuga dos yanques do aeroporto de Cabul foi um desastre.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Vitor
10 meses atrás

Na verdade estavámos falando do parque industrial. Quanto ao Afeganistão, a URSS foi escorraçada também.

Sequim
Sequim
Responder para  Monarquista
10 meses atrás

Maior anarquia, né?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Vitor
10 meses atrás

A retirada dos soldados foi ordeira. O problema, como em Saigão foram os civis, os previstos e os imprevistos.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Vitor
10 meses atrás

Essas imagens das fugas é são incríveis. Foram expulsos a bala no aeroporto de kabul.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Responder para  Monarquista
10 meses atrás

Isso é uma comparação burra… se o canadá consegue produzir mais com menos de nada adianta a alemanha ter o dobro do pib do canada…

A china gastando menos consegue produzir n vezes mais que eua…

A rússia está mostrando que mesmo com um pib menor consegue produzir 3x mais artilharia que países ocidentais juntos…

O X da questão é até aonde os países ocidentais vão em sacrificar sua economia para salvar ucrania… ???

Monarquista
Monarquista
10 meses atrás

Peraí, deixa eu ver se entendi:

  • A Rússia invade um país na sua fronteira;
  • Esse país não tem algum acidente geografico relevante;
  • Esse país não tem força aérea nem marinha;
  • Esse país é o mais pobre da Europa;
  • Esse país é do tamanho de Minas Gerais;
  • Esse país recebe ajuda à conta gotas e parceladamente;
  • A Rússia, em 2 anos, conseguiu algumas centenas de KM;

E os russófilos estão querendo comemorar?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Monarquista
10 meses atrás

Caro. Não há o que comemorar nesta guerra estúpida. Insisto que o mais importante agora é o imediato cessar fogo.

Quirino
Quirino
Responder para  Monarquista
10 meses atrás

hahahaha..
O que importa é que a Rússia esta humilhando os Estados Unidos, seus mais de 40 nações vassalas, suas armas, sua indústria, sua capacidade de destruir alguém com sanções, minou a confiança dos aliados (vassalos) nos Estados Unidos e muito mais.
Quer dizer, se os Estados Unidos e seus vassalos não consegue derrotar a Rússia o que dirá derrotar a China e seu poderio industrial esmagador.
Seja bem vindo ao mundo novo hahaha…

Monarquista
Monarquista
Responder para  Quirino
10 meses atrás

Minou a confiança de aliados…. então por que Finlândia e Suécia entraram na Otan? Por que os países do sudeste asiático se aproximam cada vez mais dos EUA?

fjuliano
fjuliano
Responder para  Monarquista
10 meses atrás

Neném, a força aérea ucraniana era tão grande ou maior, sem comparar qualidade, que os principais países europeus. Os portos ucranianos fabricavam navios, o primeiro porta aviões da China foi feito na Ucrânia https://nationalinterest.org/blog/buzz/chinas-first-aircraft-carrier-was-made-ukraine-207796#:~:text=The%20People's%20Liberation%20Army%20Navy,into%20a%20functioning%20aircraft%20carrier. e evidente havia a marinha ucraniana, novamente, maior que a maioria dos países europeus. Existiam diversas industrias de material bélico na Ucrânia, com acordos com vários países no mundo incluindo o Brasil. Antes de 2022, os números registrados dos blindados ucranianos: “as unidades do exército ucraniano tinham aproximadamente 930 blindados de vários modelos em condições operacionais e mais de 1.100 unidades na reserva.” matéria aqui do forte mesmo https://www.forte.jor.br/2022/08/22/a-situacao-pre-guerra-e-as-perspectivas-da-forca-de-blindados-da-ucrania/#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20livro,de%201.100%20unidades%20na%20reserva. Maior que o número de blindados dos 5 principais países europeus juntos. E por fim essa “ajuda à conta gotas” já é maior que o PIB do Brasil. Menos amiguinho, bem menos. Qualquer dos países europeus ocidentais seriam triturados, em pouco tempo, pelos combatentes ucranianos se esses tivessem o mesmo apoio que estão tendo.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Monarquista
10 meses atrás

A Ucrânia vinha sendo preparada desde 2014 pra uma eventual guerra e a capacidade de resistir no fim foi melhor que o esperado pelo Ocidente. Antes da invasão dois anos atrás, os Ucranianos só tinham menos Javelins que os americanos. O problema é que não tem como o Ocidente ajudar de maneira ilimitada, ainda mais com a capacidade de manufatura limitada dos países da OTAN. Até metais como Tungstênio que a China domina o mercado estao em falta no Ocidente… mesmo com dolares se não tem tungstênio nao tem como fazer artillery shells.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Rodolfo
10 meses atrás

Eles tinham caças, defesa aérea, marinha, tanques de última geração?

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Responder para  Monarquista
10 meses atrás

A Ucrânia e seus patronos jamais quiseram a paz e agora vão sofrer uma derrota inesquecível!

Antunes 1980
Antunes 1980
10 meses atrás

A mídia ocidental morreu.

Segundo a mídia, a Rússia tinha munição para apenas 3 dias.

Uma criança de 5 anos sabe o tamanho do arsenal soviético que estava estocado.

Como pode um editor chefe autorizar uma matéria destas!

https://veja.abril.com.br/mundo/municao-e-alimentos-da-russia-nao-durarao-mais-que-3-dias-diz-ucrania/mobile

Vitor
Responder para  Antunes 1980
10 meses atrás

Vergonhoso lembra o padrão Willian Waack diz que é sociólogo saiu da mesma escola do FHC aquele chanc.elou o acordo de não proliferação de armas atômicas verdadeiros entr.eguistas da pátria.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Vitor
10 meses atrás

Olá VItor. Sobre o tratado de não-proliferação, é preciso lembrar que a proposta brasileira era de total banimento das armas nucleares, mas a proposta que venceu foi a de permitir apenas as potências nucleares de manter o arsenal e dificultar a proliferação de armas em outros países.

A posição brasileira sempre foi contrária ás armas nucleares. A diplomacia brasileira argumentava que não assinaria o TNP porque a posição brasileira ela pelo completo banimento das armas nucleares.

Então, mesmo antes de FHC assinar a adesão ao TNP, o Brasil já havia rejeitado a ideia de ter uma bomba atõmica.

Carvalho2008
Carvalho2008
10 meses atrás

A Rússia ter uma economia de guerra não é notícia…..o importante é analisar os impactos da produção industrial militar no Irã e Coreia do Norte….este é que é complicado….devem estar recebendo uma alavancaram absurda que irá gerar grandes reflexos regionais

FERNANDO
FERNANDO
10 meses atrás

É engraçado ver a divisão política aqui no blog.
Tem gente que acha que é ocidental.
Na realidade somos latinos americanos, ocidentais é a Europa, Canadá, Estamos Unidos, Austrália.
E tem outro que acha que somos comunistas.
Estava eu fazendo Pós-graduação em História do Brasil, e uma das disciplinas estudadas era socialismo, pois bem, saiu um discussão no grupo, e, um senhor que era advogado, detonou uma moça que fazia mestrado na UFPR.
Ele usou pura lógica, vejam quantos anos tem o capitalismo 800, talvez 1000, e não é algo pronto e acabado, está em desenvolvimento. E você quer, que eu aceite um sistema que nasceu no séc. XIX, e quase ninguém usa!
Pois é, depois desta, ela está pensando até hoje.
Vou usar a mesma lógica, me digam, porque eu deveria me achar ocidental?
Por que, vocês se acham ocidentais?
Por que, eu deveria apoiar Israel, ou os Árabes?
Por que, vocês apoiam Israel ou os Árabes?
O que nós todos ganhamos com isso?
Vai diminui a pobreza no Brasil? Vai fazer o Brasil ganhar um Nobel?
Um Oscar?
Vai aumentar as exportações?
O que eu ganho por tomar partido?
O que eu ganho por ser Lula ou Bolsonaro?
Eu sou Brasil!
Meu partido é o Brasil!
Pelo amor de Deus, tomem vergonha na cara!

Alexandre
Alexandre
Responder para  FERNANDO
10 meses atrás

Você tem todo direito de não ter partido, de não militar por um ou outro político, o que você não pode nem deve é desrespeitar e simplesmente desqualificar quem tenha. Seja mais respeitoso e menos arrogante.

BraZil
BraZil
10 meses atrás

Bom dia. Estou a alguns dias aguardando notícias sobre a suposta destruição de carros de combate ocidentais super imbatíveis, por MBT´s soviéticos da década de 70. Só poderemos formar alguma opinião, se isso for noticiado aqui, pois é um Fórum que respeitamos, por sua credibilidade, mas essa demora faz duvidarmos de sua isenção. Se fosse um T90 que tivesse sido abalroado e destruído por um carrinho de cachorro quente ou uma perua food truck, a manchete já estaria qui em letras garrafais. E quanto ao avanço Russo, dos últimos dias?, e as destruições de Patriots, Leos, S300, Abrahams? são verdadaieros? não são? ocorreram em que circunstâncias? Isso aqui vai ficar igual à CNN, que repentinamente e “sem explicações”, parou de noticiar a guerra na Ucrânia? (se as notícias não são boas eu não repasso, já que sou mais profissional e não posso distorcê-las, como uma certa emissora tupiniquim faz…)

Bernardo
Bernardo
10 meses atrás

Voltando ao topico acredito que, a Russia planejou muito bem sua base industrial para a guerra agora… se planejou o tempo dela não saberemos até essa guerra acabar.

Mr.Guara
Mr.Guara
10 meses atrás

A reportagem comete um equivoco comparando a produção de um calibre padrão OTAN contra diversos calibres Russos. A produção que tanto Europa quanto, EUA estão buscando aumentar e é citado na matéria, seria a de 155 mm, portanto uma comparação mais correta seria com um calibre similar Russo, sendo esse o de 152 mm. A reportagem também esquece de mencionar a busca por artilharia em outros países (fora OTAN e Europa) feita pela
Chéquia, onde segundo ela busca por 500.000 projeteis de 155 mm e 300.000 de 122 mm, já garantindo a compra de 300.000 sem mencionar qual calibre. Mesmo assim, comparando calibres semelhantes, a produção Russa hoje é maior que a da OTAN+Ucrânia e isso é sentido no campo de batalha diariamente.

BraZil
BraZil
10 meses atrás

Um colega falou que a mídia ocidental está falida. Só quero acrescentar, que o problema não é essa ou aquela mídia, pois todas as mídias atendem a interesses de alguém. Sempre foi assim e tolos são os que acreditam que em países ocidentais, democráticos e desenvolvidos há mídia livre. Todas são tendenciosas. O problema na verdade está em acreditar cegamente nessa ou naquela versão de fatos. Os consumidores é que se encantam com os cantos de sereia. A maioria aliás.

carvalho2008
carvalho2008
10 meses atrás

A historia de um cozinheiro russo que capturou um tanque alemão usando apenas um machado….

https://www.youtube.com/watch?v=kOphzhK_Hg4

Manus Ferrum
Manus Ferrum
10 meses atrás

Do que o Barack Obama chamou a Rússia uma vez? Posto de gasolina com armas nucleares? E ser superado por esse país faz dos EUA o quê?

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
10 meses atrás

O problema de produção do Ocidente não é Sistema Capitalista, que a Rússia também é. O problema é o alto grau de financeirização da indústria dos EUA e Europa.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
10 meses atrás

Parece que alguns ainda não entenderam que a indústria bélica ocidental não está em modo de guerra … por enquanto!!! Também não entenderam que, mesmo em modo de guerra, o avanço russo é pífio na Ucrânia e, mesmo com a redução da ajuda ocidental … por enquanto … já há sinais de que o avanço russo foi contido!!! E as forças ucranianas começaram a atacar as artérias da economia russa: as refinarias de petróleo!!! Duas foram atacadas por drones ucranianos, há pelo menos 770 km da fronteira e uma delas, a quarta maior processadora de petróleo da Rússia, foi seriamente avariada!!! A Ucrânia vai ficando cada vez mais capaz de retaliar mais profundamente o território russo!!!
https://crusoe.com.br/diario/ucrania-ataca-refinarias-russas-com-drones-a-770-km-da-fronteira/

Bigliazzi
Bigliazzi
10 meses atrás

Basta colocar a Purshase Order…

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Responder para  Bigliazzi
10 meses atrás

O problema vai ser alguém entender o que “purshase means”.

Edimur
Edimur
10 meses atrás

Triste ver o pessoal brigando para defender a Rússia ou os EUA e não analisar nosso Brasil com exército construtor civil, com canhou da segunda guerra mundial !!!! Se vir um terceira guerra tchau Amazônia e tudo mais!!! Enquanto isso uns defendem Lula Bolsonaro EUA e etc… Lamentável !!! Mas o whisky 12 anos é a lagosta não falta .

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Edimur
10 meses atrás

Edmur. Se for uma terceira guerra mundial, tchau para todo mundo.

Sobre uma terceira guerra mundial convencional, o Brasil está até melhor do que estava no início da I e da II Guerras.c

Wilson
Wilson
10 meses atrás

Isto ressalta a importância da artilharia na guerra. Em termos de Brasil já temos produção local de alguma munição mas nossos meios ainda são poucos (e não serão 36 novos obuses que vão mudar isso).

BraZil
BraZil
10 meses atrás

“Mundo ocidental não está no modo de produção de guerra ainda”. Vamos aguardar então o “super império do bem, ordem, justiça, beleza, virtude e pureza” entrar nesse modo e começar a produzir em série seus armamentos infalíveis e super caros. Só não sei como. Os valores de produção no ocidente – em baixa escala – já são astronômicos. Imaginem em “modo de guerra”. Vão competir com Rússia, Irã, China e Coreia do Norte como? A Rússia coloca 150 MBT´s em ordem de batalha todo mês. E os EEUU ainda terão que reativar muitas dessas linhas de produção, de vários armamentos, hoje descontinuadas. O estoque do “sierra army depot” é estratégico, creio que não o usarão. É mais lucrativo vender ou doar, mantendo acordos de retrofit ou atualização, do que vê-lo queimar na Ucrânia. Se querem derrubar Putin, terão que fabricar novos equipamentos, para repor os que forem enviados. Já pensaram nos custos de produzir Bradley, Abrahams, Stryker, Himars, MLRS, etc, etc A OTAN está na Ucrãnia desde 2014 e o que conseguiu até agora? além de destruir o país. Olhando em retrospecto, acho que a “enorme vitória” na Tempestade no Deserto, fez um enorme mal à produção militar ocidental…cegou de soberba o stabilishment e estou aguardando ansioso a tal produção de guerra ocidental começar e fazer a diferença…