A ‘Supermente’ de Inteligência Artificial da China para rastrear os principais cientistas do mundo
A plataforma financiada pelo estado chamada “Supermente”, em um centro de informações em Shenzhen, visa ser um banco de dados sobre aspectos chave da ciência e tecnologia, além de especialistas nos campos mais significativos
A China está configurando uma plataforma de inteligência baseada em IA para monitorar o trabalho de cientistas e pesquisadores líderes ao redor do mundo em áreas chave da ciência e tecnologia.
A plataforma financiada pelo estado chamada “Supermente”, no Centro Internacional de Informação de Ciência e Tecnologia no polo tecnológico do sul em Shenzhen, visa ser um banco de dados de especialistas em tecnologias com a capacidade de mudar o mundo como inteligência artificial, computação quântica e semicondutores.
A plataforma, apoiada com financiamento de cerca de US$280 milhões principalmente de Shenzhen, visa ser um repositório que conterá dezenas de milhões de trabalhos de pesquisa e patentes, além de detalhes sobre acadêmicos globais ou “talentos” para que seus trabalhos possam ser examinados – e esses especialistas recrutados, se possível.
Ela também conterá informações das principais bases de dados de ciência e tecnologia do mundo para apoiar a ambição do Presidente Xi de fortalecer o país em ciência e tecnologia.
A Newsweek, que divulgou esta reportagem na quinta-feira, citou uma fonte que disse que o local visa “absorver tecnologias revolucionárias” para a indústria e os militares da China.
As principais áreas de interesse da plataforma são: física quântica, computação blockchain, tecnologia espacial, células e genes, biologia sintética, ciência cerebral e inteligência semelhante ao cérebro, terra profunda e mar profundo, além de comunicações ópticas visíveis e computação.
Corrida para desenvolver tecnologia revolucionária
Analistas geopolíticos e especialistas em tecnologia afirmaram que o país que vencer a corrida para criar e dominar o desenvolvimento de tecnologias revolucionárias, como IA, chips ou quântica, poderia acabar liderando o mundo ou reivindicando uma posição pivotal no equilíbrio global de poder.
A China pode estar se esforçando para alcançar a supremacia tecnológica global, mas é, de fato, apenas um dos muitos países agora usando ou buscando usar ferramentas de IA para coletar dados potencialmente valiosos de todo o mundo.
Os EUA estão trabalhando em um projeto similar, de acordo com o Science Times, que disse que a Agência Central de Inteligência fazia parte dos esforços para acessar mais dados de fonte aberta.
A China tem usado inteligência artificial para apoiar uma gama de projetos nos últimos anos para melhorar a gestão de transporte, controle de tráfego, governança urbana, administração de serviços públicos e filtragem de conteúdo na internet.
Em julho de 2022, um instituto de IA em Hefei, na província de Anhui, até afirmou ter desenvolvido um software de “leitura de mente” que poderia aumentar a vigilância de seus cidadãos ao avaliar a lealdade dos membros do Partido Comunista via reconhecimento facial.
Não surpreendentemente, talvez, esse suposto avanço provocou um clamor público e reclamações de que o Partido Comunista estava usando avanços tecnológicos para servir seus próprios interesses políticos.
Pesquisadores mais tarde disseram que esses desenvolvimentos estavam ajudando a reforçar o poder autocrático.
FONTE: Asia Financial
Eu fico pensando na diferença brutal de desenvolvimento economico e cultural que vai acontecer entre os países que desenvolverem Inteligencia Artificial Geral e os que não estão desenvolvendo.
A diferença vai ser maior que a da revolução industrial. Novas técnologias vão ser criadas e descobertas a uma velocidade quehumanos não vão ter como acompanhar.
Uma pena o Brasil, mais uma vez, não percebendo o potencial disso.
É triste, mas já estou acostumado.
O Brasil não perde a oportunidade de perder uma oportunidade.
Socialistas retrógrados ainda sonham com a volta da União Soviética e ainda querem que o Brasil e demais países do continente Americano permaneçam subdesenvolvidos, para que a China possa expandir sua ditadura socialista à moda soviética.
A internet deu poder a esses idiotas.
Estamos – Brasileiros- casa dia mais próximos da idade do ferro.
Dá um desânimo essas matérias…
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Po, nem vi que tava com outro nome de usuário. Uso mais de um computador pra ver o blog, devo ter colocado nome distintos sem querer.
NOTA DOS MODERADORES:
Tranquilo, por favor informe se quer usar esse ou o D******, como explicado nas regras para comentários, o uso de nomes diferentes pode causar o bloqueio dos comentários.
” Até hoje estamos amamentando as montadoras em troca de carros vagabundos e caros ”
Coisa que os EUA e China fazem a rodo ..
https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2023/08/31/eua-oferecem-us12-bi-a-montadoras-e-fornecedores-para-transicao-para-veiculos-eletricos.htm
Há uma diferença enorme entre os países no setor. Enquanto o Brasil oferece incentivos a empresas (sempre) estrangeiras produzirem carros de baixa qualidade no país (Com pouca ou quase nada de transferência de tecnologia, creio), os EUA possuem suas próprias empresas nacionais (Como Tesla e Lucid Motors) e China (com BYD entre outras “zilhões”). Não dá pra comparar.
Foi graças ao senhor Ciro Gomes que a Gurgel faliu no Ceará, procurem na internet, talvez hoje o Brasil fosse líder mundial em carros elétricos, mas…Tem uma entrevista dele que diz , com todas as letras, que recebia mesada da fundação Ford , então liguem os pontos.
Não se preocupe, ainda estamos entre os três maiores produtores de agro do mundo…
Quando a China estiver colonizando a Lua, o Brasil ainda estará incentivando apenas o agronegócio…
É verdade. No Brasil, carros com itens tão básicos como air bag e freios ABS só passaram a ser obrigatórios a partir de 2014! Meu Renault Clio aqui em Portugal é 2008 e já tinha estes itens. O Brasil é atrasado em quase tudo.
Como alguém responde na matéria do C-390, “o foco da empresa é lucro”. A Renault do Brasil (assim como todas as outras montadoras…) jamais irá instalar um item se a legislação não o exige. O carro continuará com os preços que quiserem, sem os equipamentos mínimos dos carros similares europeus. E a cada vez que se tenta emplacar legislação sobre segurança, há uma choradeira do lobby e uma demora sobrenatural do legislativo. E isso quando não aprece um político populista maluco propondo tirar obrigatoriedade de cadeirinha de criança, multa por carteira vencida e demais imbecilidades.
Lucro, só isso, nada de estado malvadão aqui.
IA geral é mito ainda. Mas estamos andando com IA generativa, mas sim para ter IA precisa de Cuda, para ter Cuda precisa de Nvidia. Isso os EUA podem atrasar a China. Não existe no mundo material para substituir Placa Nvidea.
A NVIDIA ainda vende na China. Pra contornar as sanções que impedem a China de comprar seus chips mais avançados, a NVIDIA desenvolveu um mais simples mas podem replicar a função usando-se mais processadores. Existe também mercado negro, veja o caso dos mísseis russos que estão cheios de semicondutores americanos.
A única coisa que as sanções vao levar será a independência da China de semicondutores ocidentais mais rapidamente. Depois que a Huawei e SMICC lançaram seu chip de 7nm e no proximo ano de 5nm, todas empresas chinesas de smartphones e tecnologia decidiram apoiar a indústria de semicondutores chinesa pois amanhã podem estar na mesma situação da Huawei e não poder contar com semicondutores produzidos pela TSMC. Acho que é questão de tempo até a SMEE lançar maquinas de litografia avançadas na China, quando isso ocorrer o Ocidente vai perder o maior mercado consumidor do mundo, mesmo que a China não tenha os processadores uma geração atrás já seria o suficiente pro seu mercado.
Não é só o tamanho mas Cuda é uma tecnologia da Nvidea, placa AMD não tem, tem testes mas longe, placa gráfica é uma coisa (mesmo conceito de paralelizacao em processamento) mas estamosé GPU muito caras que nos usuários não tem acesso.
Novamente processador é algo GPU é outra coisa…daz um teste no colab do google pega um repo e joga lá com deep learning, na tesla 4 da Nividea é 2 horas no CPU da máquina virtual dois dias. Não importa o que China faça são décadas atrás, pode aproximar, pode, pode chegar perto, pode. Mas a diferença é brutal ainda é vai ser por um bom tempo.
No primeiro momento ao ler o artigo a noção que temos é de exaustão ao trabalho do Presidente Chinês de buscar uma disputa através da ciência, contudo, finaliza com denúncia de uso das novas tecnologias para controle do cidadão pelo Estado. Me faz lembrar da prisão do Julian Assange.
Exaustão errado.
Digo, Exaltação……
Também faz lembrar do anime “Psicho Pass”, onde uma poderosa rede de “super cérebros” julga se a pessoa pode ou não ser um “criminoso latente”, baseado nas suas características biológicas, mentais e psicológicas… Aqueles que superam os limites estabelecidos como “aceitáveis” são presos ou simplesmente explodidos, em nome do bem-estar da sociedade…
EDITADO:
COMENTARISTA EXPULSO, NÃO ADIANTA INSISTIR!
Psicho Pass foi uma das obras mais interessantes que eu já vi, essa sociedade de lá é muito parecido com atual, em que eles entregaram sua liberdade e privacidade em troca de uma segurança fornecida pelo Estado, as “IA” do anime determinam até que profissão é adequada para cada individuo, fazendo assim que ele seja mais produtivo no seu trabalho.
Vi num grupo sobre o assunto que a China recrutou um engenheiro estrangeiro especialista em chips pagando 1k de dólares por mês de salário. O que os EUA gastam na guerra da Ucrânia ela gasta com o seu Sol artificial, eles não estão para brincadeira.
Um engenheiro especialista em chips recebendo 1K dólares por mês??
Tenho as minhas dúvidas sobre as qualificações desse profissional.
creio que seja um 1kk ou 1milhão que mesmo sendo de yuans seria uma BOLADA
Tá bom mano. Conta outra agora é como um engenheiro vai mudar tudo
1K? isso é 5 mil Bostirreais
O chefe da SMICC que conseguiu produzir o chip de 7nm da Huwaei em 2023 usando maquinas de DUV da ASML trabalhava na TSMC em Taiwan antes.
De um modo ou de outro, todos os países desenvolvidos buscam esse recrutamento de profissionais qualificados, notadamente de áreas ligadas às várias ciências e engenharia. Veja o que a Boeing está fazendo ao abrir escritório no Brasil para assediar os engenheiros da Embraer.
Também conheço pessoalmente vários casos de estudantes de medicina que se formam em universidades públicas, economizando mensalidades da ordem de 15 mil, 20 mil, que são bancadas com impostos dos brasileiros por longos 6 anos. Ao se formarem, países como Canadá e EUA simplesmente vem aqui pegar essa mão de obra pronta e financiada com tributos brasileiros, sem nenhuma contraprestação ao Brasil.
Agora, com inteligência artificial, esse problema será agravado em desfavor de países desestruturados, a exemplo do Brasil, cujos políticos são míopes e só enxergam bem para obter vantagens pessoais com os cargos.
“Também conheço pessoalmente vários casos de estudantes de medicina que se formam em universidades públicas, economizando mensalidades da ordem de 15 mil, 20 mil, que são bancadas com impostos dos brasileiros por longos 6 anos. Ao se formarem, países como Canadá e EUA simplesmente vem aqui pegar essa mão de obra pronta e financiada com tributos brasileiros, sem nenhuma contraprestação ao Brasil.”
ta ai um problema que seria muito mitigado se a universidade fosse privada ou por voucher com contrato atrelado, mas não cabe essa discussão aqui então só vou dizer que o motivo da fuga desses BR é culpa do próprio Brasil (e pode colocar a população tb) que cria o ambiente perfeito pro sujeito decidir ir embora.
Prezado. Um médico formado aqui não conseguem atuar como médico nestes países citados. Talvez trabalhem como pesquisadores
confia…
kkkk claro que não conseguem
Pobre sustentando Playboym já critiquei muito as faculdades publicas aqui
Esse problema não é só Brasileiro. Portugal também anda há anos a formar muitos milhares de cientistas, engenheiros, médicos ou enfermeiros que vão melhorar a competitividade económica ou a qualidade de vida dos países ocidentais mais desenvolvidos economicamente.
Quando houve a última crise económica profunda, alguns dos nossos políticos até incentivaram esses jovens qualificados para emigrarem ou trabalharem grátis em certas “empresas” de tecnologia, media ou serviços, em que mais de metade dos trabalhadores eram jovens estagiários que trabalham grátis, apenas para ganharem experiência profissional para escrever no currículo. E algumas dessas “empresas” até exigiam alguns anos de experiência profissional aos estagiários para estes lá poderem trabalhar grátis.
“ou buscando usar ferramentas de IA para coletar dados potencialmente valiosos de todo o mundo.”
credito social vem forte… zero supressa se a ideia foi usar IA pra prever pessoas que dentro da china que podem ser potencialmente contra o PCC
Ainda bem que o nosso governo tem um projeto melhor: bolsa ensino médio para fazer um moleque não faltar aula kkkkkkk
Enquanto uns desenvolvem máquinas super-modernas, nós estamos preocupados com grade curricular e presença na sala de aula.
Mas do que adianta, nesse momento, tentar fazer ou pior, copiar aquilo que não se pode?
É muito fácil comparar “os moleques” daqui que mal têm grana para se vestir, calçar ou mesmo se alimentar com “a galera” dos países centrais.
Toda vez que se tenta fazer algo pela pobres (a esmagadora maioria dos brasileiros (as) se prontifica um bando especializado em ridicularizar, desmoralizar e criticar os programas sociais. Sejam eles quais forem.
A gente já banca por décadas, e continuaremos a bancar, as “filhas solteiras” de militares com vultosas pensões. Qual é o problema de ajudar a juventude com R$200,00?
Quem vive e estuda no meio da miséria, será cobrado como qualquer outro cidadão (ã). Mesmo que depois falem em “meritocracia” ou em “oportunidades iguais”.
Os estudantes europeus tem bolsas para visitar outros países, consumir cultura, etc… Não há nada demais em pagar para incentivar a presença em sala.
Cada vez mais a desigualdade tecnológica cresce.
Vamos ter como base o Brasil… internet de qualidade é para poucos … celulares descente idem.
Entrando na seara AI o abismo é dantesco, não fabricamos o hardware muito menos o software, todas as grandes empresas de TI o foco é AI.
Em 10 anos muitas nações serão serviçais de nações totalmente focadas no digital (AI).
O AGI(Inteligência Artificial Geral) que representa a possibilidade de criar uma inteligência artificial com capacidades cognitivas semelhantes ou até superiores às humanas…𝐞𝐬𝐭á 𝐯𝐢𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐚 𝐞𝐬𝐪𝐮𝐢𝐧𝐚, 𝐚𝐭𝐫𝐨𝐩𝐞𝐥𝐚𝐫á 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨𝐬.
E com todo este desenvolvimento da IA ás tecnologias de controle e vigilância…o que vai ficando pra trás é o ser humano, sua qualidade de vida e autonomia como ser vivo irá caindo até virar um sub-humano controlado e monitorado, que ironicamente será chamado de “super-humano” com seus implantes de ciborgue…
A simulação matematica de toma de decisão, vulgo IA, como toda simulação matematica só pode ser muito boa até o patamar cultural que faz a simulação funcionar. Quem programa os parâmetros coloca o topo da ” inteligência”. A máquina só consegue analisar muito mais coisa e muito mais rápido que um humano, mas não deve supera-lo. Confundir IA com inteligência é um dilema filosófico,as geral é um protocolo técnico. Chegando na parte importante, a IA nunca vai sobrepor a cultura social donde foi desenvolvida. Quer dizer que enquanto o Brasil continue a idolatrar mulher de bunda bonita e jogador de futebol como supra-sumo da sociedade, acima de profissionais super qualificados e cientistas (exemplo mais simples de se colocar) o país continuará na situação atual. Não tem IA que salve uma sociedade de valores rasos e desvirtuados. Fazer o que?
Mas? Porque é que a China não gasta antes biliões em pesquisas e estudos científicos para saber quantos mais milhares de géneros humanos existem, em quantas mais dezenas de letras ou símbolos acrescentar à famosa sigla mais conhecida da atualidade, em como criar mais diversidade numa população que é quase totalmente asiática, em reescrever toda a teoria das ciência sociais para as adaptar aos tempos modernos, em como fazer o indivíduo mudar mais facilmente de sexo ou até de espécie? Não é isso o mais importante para diversos cientistas e académicos de algumas universidades ocidentais?
Agora falando a sério e sobre a questão da leitura da mente, basicamente o nosso pensamento funciona baseado em milhões de minúsculos impulsos eléctricos no cérebro. Quando surgir tecnologia que permita captar em tempo real todos esses impulsos, bem como potência de computação para processar toda essa gigantesca informação, nem no íntimo do nosso pensamento teremos privacidade. Não deverão faltar muitos anos para lá se chegar.
Mas para já, analisando através de sensores e softwares as expressões faciais, os movimentos corporais e as alterações térmicas no corpo humano, já se consegue saber muito das emoções e pensamentos de um ser humano.
Eles tão usando IA para caguet@r os outros, ótimo uso
A mente é a fronteira final do ser humano, quem conseguir ter influência seja lendo ou plantando ideias será dominante.Pois com os portões da mente abertos uma pessoa perderia sua individualidade e personalidade se assemelhando a formigas.