suecia-na-otan

A Hungria finalmente deixa a Suécia entrar na aliança militar, desferindo um golpe na Rússia.

A Suécia superou o obstáculo final para se tornar o 32º membro da aliança militar depois que a Hungria – o último resistente entre os países – realizou uma votação parlamentar para aprovar a medida.

Nos últimos anos, a invasão da Ucrânia pela Rússia afastou a Suécia das suas décadas de não-alinhamento militar e aproximou-se da maior aliança militar do mundo. A adesão da Suécia ocorre num momento de crescente incerteza sobre o futuro da NATO, à medida que o favorito republicano na corrida presidencial dos EUA, Donald Trump, ameaça abandonar as garantias de segurança para pelo menos parte da Europa.

Budapeste finalmente tomou a decisão na segunda-feira, com o parlamento votando 188 a 6 votos a favor da resolução.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, que manteve contacto com Putin da Rússia, desafiando a pressão ocidental, reteve a aprovação da candidatura da Suécia durante mais de 600 dias.

Agora, todos os aliados existentes da OTAN ratificaram o estatuto de membro da Suécia. Uma cerimónia de hasteamento da bandeira é esperada na sede da NATO em Bruxelas no final desta semana, menos de um ano depois de o país nórdico Finlândia ter aderido à aliança.

Orbán deu o seu último aceno pouco antes do fim de semana, quando o seu homólogo sueco, Ulf Kristersson, voou para Budapeste e assinou um acordo de defesa após anos do que Orbán chamou de relações “malditas” sobre os direitos humanos e o Estado de direito no seu país cada vez mais politicamente repressivo. .

Por enquanto, a Rússia é o maior perdedor da adesão da Suécia à NATO.

Moscovo ameaçou a Suécia e a Finlândia desde que ambos os países decidiram virar-se para a NATO. Desde que os dois países nórdicos iniciaram o processo de adesão à aliança, o Ocidente reforçou o seu controlo sobre o Mar Báltico , complicando uma rota de trânsito vital para a marinha russa.

A embaixada russa em Estocolmo chamou a Suécia de “um alvo legítimo para as medidas retaliatórias da Rússia” no ano passado, enquanto a Finlândia fechou a fronteira com a Rússia depois de encontrar esforços “sistemáticos” e “organizados” por parte das autoridades russas para enviar migrantes africanos para territórios finlandeses.

Kristersson chamou-o de “dia histórico”.

“Os parlamentos de todos os estados membros da NATO votaram agora a favor da adesão da Suécia à NATO. A Suécia está pronta para assumir a sua responsabilidade pela segurança euro-atlântica”, disse Kristersson.

O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, saudou a votação do parlamento húngaro, dizendo: “A adesão da Suécia tornará todos nós mais fortes e mais seguros”.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que todos os aliados se beneficiariam com a adesão da Suécia. “É bom que o parlamento húngaro tenha aprovado hoje a adesão da Suécia”, disse Scholz.

FONTE: Politico

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

54 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
KKce
KKce
10 meses atrás

Já pode mudar o nome do Báltico para piscina da OTAN?

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  KKce
10 meses atrás

Pq poderia? Se a Suécia não faz parte dos bálticos, o que muda?

KKce
KKce
Responder para  Felipe M.
10 meses atrás

Mar báltico, amigo.

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Felipe M.
10 meses atrás

Acho que ele se referiu ao Mar Báltico, não aos três chamados Países Bálticos (Estônia, Letônia, Lituânia).

A Suécia é banhada pelo mar Báltico em sua costa Leste.

Jagder
Jagder
Responder para  Felipe M.
10 meses atrás

Abra o google maps ou volte para a sexta série.

deadeye
deadeye
Responder para  Felipe M.
10 meses atrás

É ironia?

Bispo
Bispo
Responder para  KKce
10 meses atrás

Aham … como o chefe da marinha russa disse quando o UK lançou seu PA…”mais um alvo fácil “ ..rs

Victor F
Victor F
Responder para  Bispo
10 meses atrás

E vemos como a guerra na Ucrania mostrou o quão capaz é a Marinha Russa.

LUIZ
LUIZ
Responder para  KKce
10 meses atrás

Era conversa fiada do Putin a expansão da OTAN. Agora ja tão de olho na Moldávia. A Dinarmarca ja ta encaminhada.

Profyler
Profyler
10 meses atrás

Putin, o melhor negociador da NATO da história. Tem que dar até o nome dele pra alguma próxima fragata.

Bispo
Bispo
Responder para  Profyler
10 meses atrás

Confia inocente…

O controle ou a influência sobre a Ucrânia é estrategicamente importante tanto para a Rússia quanto para as potências ocidentais, por várias razões:

1. Acesso ao Mar Negro: A Ucrânia oferece um acesso vital ao Mar Negro, o que é estrategicamente importante para a Rússia, tanto para fins comerciais quanto militares. A península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, é particularmente significativa neste contexto.
2. Barreira contra a expansão da OTAN: Para a Rússia, a Ucrânia representa uma barreira contra a expansão da OTAN para leste. A adesão da Ucrânia à OTAN é vista como uma ameaça direta à segurança nacional russa.
3. Controle do Heartland: Embora a Ucrânia não faça parte do Heartland como definido por Mackinder, sua localização é estratégica para o controle da região circundante. A influência sobre a Ucrânia permite uma maior projeção de poder na Eurásia.
4. Influência na Europa Oriental: A Ucrânia é um importante ator na Europa Oriental, e sua orientação política e econômica tem implicações significativas para o equilíbrio de poder na região.

Henrique
Henrique
Responder para  Bispo
10 meses atrás

“1. Acesso ao Mar Negro: A Ucrânia oferece um acesso vital ao Mar Negro, o que é estrategicamente importante para a Rússia, tanto para fins comerciais quanto militares. A península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, é particularmente significativa neste contexto.”

Ucrânia virou Turquia do nada…

“2. Barreira contra a expansão da OTAN:”

explique Finlândia kkkk

“3. Controle do Heartland

teoria com 1 séc de atraso, se a gente tivesse em 1924 talvez fizesse sentido, não na atualidade onde serviço é mais importante que minério

“4. Influência na Europa Oriental: A Ucrânia é um importante ator na Europa Oriental, e sua orientação política e econômica tem implicações significativas para o equilíbrio de poder na região.”

isso aqui é única coisa real que vc falou até hj… sem a influência russa e a Ucrânia integrada na economia europeia ela vai com toda a certeza superar a Rússia em questão de poucos anos e isso vai ser um choque cultural imenso e um golpe definitivo na Ditadura do Putin…

A hora que o russo da classe media ver que o ucraniano pobre tem uma vida melhor que a dele ele vai cobrar o Putin, e vc pode ter certeza que quando começam a cobrar o ditador a ditadura acaba

Bispo
Bispo
Responder para  Henrique
10 meses atrás

1- Odessa voltará a ser russa … como sempre foi , e talvez como “bônus “ a Moldávia..rs

2- Finlândia , explicar o que , veja o mapa, se é que entende que a questão não é o mar…rs

3- óbvio que ainda é importante, é óbvio que está elencando aos demais pontos, considerando sua riqueza em recursos naturais e posição estratégica, continua sendo significativa na política global, particularmente nas relações entre grandes potências como Rússia, China e Estados Unidos.

4. em alguma coisa concorda, com o tempo aprende … rs

Henrique
Henrique
Responder para  Bispo
10 meses atrás

1 – Copium e mais Copium 

2 – ta então explica os novos 1300km de fronteira com a otan

23:59 “A Ucrânia oferece um acesso vital ao Mar Negro”

00:00 “ questão não é o mar…rs

aushaushauhs… qual a pira por Odessa então se o mar não importa kkkkkk e por tabela kaliningrado tb é irrelevante ja que o mar não importa?

3 – “considerando sua riqueza em recursos naturais e posição estratégica, 

que adianta ter recuso natural se a Russia não explora e não faz comercio direito com eles… e outra mesmo que ela explorasse serviços é infinitamente mais lucrativo que tirar minério do chão… vc quer trazer um visão mercantilista pra um mundo que valoriza outras cosias….

4- ta faltando alguém aprender ai… sem fala que vc não leu o que eu escrevi

deadeye
deadeye
Responder para  Bispo
10 meses atrás

Boa sorte a Rússia invadir Odessa quando perderam metade dos seus navios de desembarque anfibios no Mar Negro kk

Bigliazzi
Bigliazzi
Responder para  Bispo
10 meses atrás

Putin é um idiota inútil… Levará seu país ao caos.

Bispo
Bispo
Responder para  Bigliazzi
10 meses atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Felipe M.
Felipe M.
10 meses atrás

Bom, se concretiza mais uma das “vitórias” do Xadrez 10.0.
Com Finlândia e Suécia, a Europa está praticamente toda na OTAN.
Áustria e Suíça talvez um dia venham a entrar, especialmente a Áustria. Suíça é mais difícil sair da neutralidade, embora a Suécia tbm fosse.
Resta:
– Servia, que não deve entrar, visto a proximidade com os russos, embora em caso de conflito generalizado fiquem em sua situação difícil, cercado de todos os lados.
– Bielorrússia: Mais fácil um dia passarem a fazer parte do território russo, visto já serem praticamente um satélite e, ao que parece, há essa demanda popular por lá.
– Ucrânia: Quando esse conflito se encerrar, provavelmente será o próximo membro da OTAN.

Enfim, se o receio russo era de que a organização chegasse em sua porta, isso se concretiza de uma vez e tende a aumentar com a futura entrada da Ucrânia no bloco.

Bispo
Bispo
Responder para  Felipe M.
10 meses atrás

Faltou combinar com os russos …

Europa é fraca , necessitam se unirem em uma frente “meio coesa” …veremos realmente quando o “Baba Yaga” morder um membro…Art.5º ..vai na fé..a Polônia já está esperta(também pelo histórico).

A Europa já foi , playground , dos nazis .. agora é um poodle dos americanos… que tramaram a queda do presidente eleito da Ucrânia e tudo que veio após .. com isso explodiram com a economia Alemã (em benefício próprio) e claro , criaram entraves para a expansão da China no continente… geoestratégica pura.

Ucrânia como já foi nunca mais será…bem-vindo ao mundo multipolar..quem mais perdeu ..Europa … quem mais ganhou …China.

Henrique
Henrique
Responder para  Bispo
10 meses atrás

Copium 

Paulo Sollo
Paulo Sollo
10 meses atrás

Faz tempo que eu vejo este Orban como um falastrão incompetente e agora demonstrou como é um fraco negociador.
Depois de tanto regatear ele aprova a Suécia em troca de 4 Gripens C/D.

Erdogan conseguiu 40 F-16 novos, modernização para 79 e sabe-se lá o que mais para aprovar a Suécia.

Marcos
Marcos
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Erdogan jogou o fino do jogo, Orban deu uma de Xi com a Nancy.

Bispo
Bispo
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Nem todas as negociações são tornadas públicas… por N motivos.

Mr.Guara
Mr.Guara
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Sei que são organizações diferentes, mas na EU ele também não conseguiu muita coisa para votar a liberação dos 50 bi EUR para a Ucrânia em janeiro, mas teve muita pressão e inclusive levantaram a possibilidade de bloquear o voto da Hungria. Talvez dobraram a aposta sob contra ele e ele não aguentou, e a Otan seguiu pelo mesmo caminho. Mostrando como foi um negociador fraco nos dois cenários.

Jose
Jose
Responder para  Paulo Sollo
10 meses atrás

Da uma olhada no mapa aí, agora depois de olhar o mapa na sua opinião qual a relevância geográfica de cada um nessa questão?

sergio
sergio
10 meses atrás

Para quem não queria ver a OTAN se aproximando das suas fronteiras, se deu bem mal…….

Alexandre
Alexandre
Responder para  sergio
10 meses atrás

Na realidade isso se daria de qualquer forma! Temo que a Suécia e a Finlândia já saibam que o pior vai acontecer ! Portanto não viram outra escolha a não ser garantir alguma forma de se preservar! Temo que já esteja decidido sobre os rumos que as coisas tomarão! Infelizmente!

Neural
Neural
Responder para  Alexandre
10 meses atrás

Isso não muda nada j[a era membros há muitos anos, só não assinaram um pedaço de papel.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Neural
10 meses atrás

“As uvas estão verdes”

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
10 meses atrás

Os maiores beneficiados da entrada da Suécia e Finlândia na Organização foram os países bálticos. Antes, eram considerados quase que indefensáveis, por conta de Kaliningrado e o corredor de Suwalki, de maneira que o plano da OTAN era recuperar os territorios perdidos após uma ofensiva russa, não impedí-la completamente em priemeiro lugar. Hoje a situação se inverte, e indefensável é Kaliningrado.

Outrossim, a frota russa do Báltico também se torna praticamente inútil contra a OTAN, pois em uma guerra seria impedida de sequer sair de suas bases.

Macgaren
Macgaren
10 meses atrás

Para a rússia: hahahahaha

Orivaldo
Orivaldo
10 meses atrás

Mare Nostrum

BraZil
BraZil
10 meses atrás

Não vejo grandes mudanças com esse “dia histórico”. Entraram formalmente para a aliança, mas já eram membros de várias formas antes e já eram alvos dos Russos, de várias formas antes. Agora terão que tomar todas as medidas administrativas a que antes não eram obrigados a tomar, terão que abrir as porteiras de seu país para ocupação estrangeira e terão que botar uma grana na organização, a que antes não eram obrigados. E se o Trump voltar e realmente não priorizar a defesa da Europa? (o que sempre considerei uma anomalia). A verdade é que a segunda guerra mundial nunca terminou. Seus apêndices podem ser vistos em vários lugares do mundo. Os Suecos por acaso estão mais protegidos agora do que estavam antes? quem acredita nisso? E os nordstream passam ali pertinho. Acho que arrumaram mais problema que solução…

Monarquista
Monarquista
Responder para  BraZil
10 meses atrás

Se não tem grandes mudanças, por que a Rússia esperneou?

Zorann
Zorann
10 meses atrás

A Suécia iria mesmo, mais cedo ou mais tarde, entrar para a Otan. E mesmo que não entrasse, seria sempre o país que apoiaria a Otan num possível conflito contra a Rússia.

Então, não mudou nada!

A Otan tem como antagonista a Rússia. E isto mesmo antes da invasão da Criméia.

A Rússia não poderia permitir a entrada da Ucrânia para a Otan e tomou as medidas necessárias para impedir este absurdo. Logico que tudo não ocorreu da forma desejada de início, mas o objetivo está sendo alcançado.

A Rússia vem lutando praticamente sozinha contra todo poderio militar da Otan. E estar conseguindo resistir e vencer a Ucrânia é uma conquista em tanto.

Boa sorte para a Suécia!

Heinz
Heinz
Responder para  Zorann
10 meses atrás

Que objetivo está sendo alcançado? DOnbass?
Tomaram Kiev? Conseguiram derrubar o governo Ucraniano? Colocaram um governo pró-Rússia lá?
Objetivos bem aquém do que inicialmente era a intenção.

Zorann
Zorann
Responder para  Heinz
10 meses atrás

Lógico que tudo não deu certo da maneira desejada. Isto está no comentário acima.

Foram 8 anos desde a tomada da Crimeia, até a invasão de 2022. Tempo mais do que suficiente para que se negociasse a neutralidade ucraniana desejada pela Rússia. Não faltou oportunidades para a Otan evitar a guerra.

Mas a Otan queria evitar a guerra? Ou usou a Ucrânia para tentar enfraquecer a Rússia?

Monarquista
Monarquista
Responder para  Zorann
10 meses atrás

Ué? A Ucrânia foi recusada na OTAN em 2008, e a Alemanha havia deixado bem claro que recusaria a Ucrânia na OTAN.

Essa desculpinha de “neutralidade da Ucrânia” não cola mais.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Zorann
10 meses atrás

A Rússia esá enfrentando a força aérea e a marinha de algum país da Otan?

Jose
Jose
Responder para  Zorann
10 meses atrás

A Rússia não poderia permitir a entrada da Ucrânia para a Otan“.

Por que não ? Ucrânia é soberana e decide o que fazer com seu país. Ou Ucrânia é uma república soviética ainda e não sabemos ?

Henrique
Henrique
Responder para  Zorann
10 meses atrás

“Então, não mudou nada!”

kkkkkk nunca muda né…
a aliança tava quase morta em 2014 ai a Rússia foi la e lembrou pq ela existe, ai ela tava quase morrendo de volta em 2021 e a Rússia foi la e lembrou de novo pq ela existe

agora a OTAN ta mais unida do que nunca, mas não muda nada kkkk

A Rússia não poderia permitir a entrada da Ucrânia para a Otan e tomou as medidas necessárias para impedir este absurdo. 

não pode a Ucrânia, mas pode a Suécia e a Finlândia sem razão alguma kkkkk

Zorann
Zorann
Responder para  Henrique
10 meses atrás

Hoje é um dia para comemorar! Hoje completam 10 anos da anexação da Crimeia. No dia 27 de fevereiro de 2014 a Crimeia foi anexada ao território russo.

Oque mudou nestes últimos 10 anos que tenha afetado o status da Crimeia como parte do território russo?

Não mudou nada né? kkkkkkkk nunca muda!

Henrique
Henrique
Responder para  Zorann
10 meses atrás

pera eu vou perguntar para os oficias em Sebastopol como esta a base que foi o motivo da anexação

aaahhh pera eles morreram e agora a Rússia ta usando a base em Novorossiysk pq eles tem medo deixar o navios na Crimeia 

Não mudou nada né? kkkkkkkk nunca muda!

mas não devia do assunto da otan que foi o principal motivo propagandístico pro Putin para iniciar a guerra kkkk

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Zorann
10 meses atrás

Se o objetivo era impedir a Ucrânia de entrar na OTAN, ele foi alcançado até agora.

Após o fim do conflito, a Ucrânia entrará na OTAN, ou terá algum status especial que garanta apoio militar contra outros ataques russos.

Ao criar a guerra a Rússia jogou a Ucrânia no colo da OTAN.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
10 meses atrás

Na verdade isso é histórico, um país que tradicionalmente sempre foi neutro agora também na OTAN. Considero a entrada da Finlândia e agora dos suecos uma das grandes mudanças no cenário geopolítico mundial, Talvez a Rússia mesmo já soubesse que isso seria inevitável por isso se apressou em agir na Ucrânia antes que essa fosse pelo mesmo caminho…

Zorann
Zorann
Responder para  Rodrigo Maçolla
10 meses atrás

Exatamente…

Bispo
Bispo
Responder para  Rodrigo Maçolla
10 meses atrás

A Suécia nunca foi “sempre neutra” se tornou após uma surra do exército de Napoleão ..rs

Em 1815 no congresso de Viena resolveram que não se alinhar a ninguém era mais saudável ..agora , pelo histórico, fazem o mesmo … aquela percepção de falsa segurança deve povoar os sono dos suecos.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Rodrigo Maçolla
10 meses atrás

“Na verdade isso é histórico, um país que tradicionalmente sempre foi neutro agora também na OTAN.”

Essa neutralidade da Suécia era só para inglês ver, sempre foram pró OTAN, só que por baixo dos panos, já que a população era contra o país entrar na aliança. A Suécia é tão “neutra” que já atuou no Afeganistão e até na Líbia, sem falar que já forneceu armas para a Ucrânia nessa guerra.

Rodrigo
Rodrigo
10 meses atrás

Putin tem que paga pedágio agora no Báltico, só falta Kanlingrado perder independência.

Henrique
Henrique
10 meses atrás

Boa Putin é isso ai kkkk

comment image

Mr.Guara
Mr.Guara
10 meses atrás

Eu sei que não é o local correto, mas acredito que veremos Gripens na Ucrânia no início do ano que vem, segundo essa publicação de um jornal Ucraniano replicando as falas de um político Sueco. https://www.kyivpost.com/post/28718

Bigliazzi
Bigliazzi
10 meses atrás

Boa noticia

Giora Epstein
Giora Epstein
10 meses atrás

Já pode mudar o nome do Mar Báltico para NATO Lake? Rssss