Morreu Alexei Navalny, opositor de Putin
Autoridades russas confirmam a morte da principal figura da oposição a Vladimir Putin
As autoridades prisionais russas confirmaram a morte de Alexei Navalny, principal figura da oposição russa, preso no país desde que decidiu regressar à Rússia em 2021, vindo da Alemanha, onde estava a ser tratado a um envenenamento de que tinha sido vítima. Tinha 47 anos.
Segundo o comunicado do Serviço Prisional Federal, Navalny sentiu-se mal depois de um passeio esta sexta-feira, tendo perdido a consciência. Foi chamada uma ambulância, mas não o conseguiu reanimar, tendo acabado por morrer.
Antes e depois do envenenamento de 2020, foi o principal instigador de várias manifestações contra o regime de Vladimir Putin, tendo sido em 2013 candidato a presidente da Câmara de Moscou e ficado no segundo lugar, sendo já então visto como principal opositor do presidente russo. Em 2018, foi impedido de se candidatar às eleições presidenciais. Foi autor de vários documentários sobre a corrupção na Rússia e liderava a Fundação Anticorrupção e o partido Rússia do Futuro. Foi várias vezes detido pelas autoridades.
Depois do regresso à Rússia em 2021, foi condenado a 19 anos de prisão por “extremismo” e, nesse mesmo ano, galardoado com o Prêmio Sakharov, do Parlamento Europeu. Recentemente, foi transferido da prisão onde estava na região de Vladimir para uma colônia penal numa região remota do Ártico.
O Comitê de Investigação da Rússia abriu já um inquérito à morte de Navalny. A equipe do opositor diz não ter ainda recebido uma confirmação oficial e enviou o advogado de Navalny para a região onde alegadamente morreu.
As reações internacionais à morte de Navalny começam a surgir. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, diz que a UE aponta o Kremlin como responsável pela morte do opositor, dizendo que “os lutadores morrem, mas a luta pela liberdade nunca morre”.
FONTE: Euronews
Ao mesmo tempo que o admiro, não posso deixar de acreditar que ele era financiado por americanos e europeus, apesar de duas intenções serem boas. Só lamento pela morte, minhas condolências!
A Rússia é um país muito complexo, existem vários subgrupos, regiões separatistas. Acho impossível se tornar um país 100% democrático um dia, até porque a quantidade de interesses em jogo é gigantesca, fora que é o único país que faz contra-peso se tratando das decisões da Europa e EUA, querendo ou não, a Rússia precisa ser governada com mão de ferro, é cultural.
Meu Deus…
Agora tem justificativa pra ditadura…
Lógico, algumas sāo justificáveis, como a que tivemos.
Me diga o nome de um presidente que não agiu com mão pesada na Rússia?
Com corrupção em todas as esferas de poder?
Um presidente que foi realmente democrático?
Melhor, nós diga um período da Rússia onde a democracia foi plena. Plena de verdade, como conhecemos no mundo Ocidental.
Estamos falando de 91 para cá, certo? Porque antes era só comunismo e czarismo.
Se você achar isso aí nesse período de 1991 até hoje, nos mostre, porque antes nunca existiu. E acho que em 33 anos de “democracia” russa também não existe.
Kommander falou de um fato que nada mais é do que a realidade da Rússia.
Do Oriente Médio.
De alguns países na Ásia.
Nós não conseguimos entender isso, mas eles entendem perfeitamente.
Putin, no início, ainda era considerado “tolerável”. Eleições com observadores internacionais, abertura de mercados, a continuação de reformas democráticas, etc… e depois decidiu manter-se no poder a qualquer custo.
“Democracia” ocidental?
Claro, quem seguir subserviente a essa ordem não terá problemas com “liberdade, democracia e direitos humanos” nos conceitos ocidentais…
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Inclusive escrever besteiras livremente na Internet né?
E os que não entendem, são obrigados a entender…
Mas admiro a sua consistência, não tenta passar a imagem de que a Rússia é uma democracia.
Muitos fazem o contrário e juram que a Rússia é uma democracia, com mais liberdades e direitos do que nas democracias mundiais.
A Rússia é a Rússia. Não pertence ao grupo ocidental, não quer dançar conforme a música ocidental e quer fazer as coisas internas de forma russa. Os donos da opinião no mudo detestam, criticam e explicam como deveria ser. Mas a Rússia da banana para a opinião exterior e toca as suas coisas internas conforme as próprias tradições. Ah, não tem democracia (como entendida pelos americanos)….. Não tem, não vai ter e arrisco a dizer claramente que nunca terá. É a Rússia e gosta de ser a Rússia.
Desde a época Czarista, a Rússia não teve nenhuma experiência democrática… o mais perto que chegou disso foi durante os primeiros anos após o colapso da ex-URSS, mas a situação era tão caótica que o processo de democratização fracassou, algo parecido ao que aconteceu na Alemanha durante a república de Weimar.
Lá também o país vinha de uma tradição absolutista que se agravou sob o governo de Guilherme II, que levou o país ao desastre durante a I Guerra. A República de Weimar foi uma tentativa de democratizar o país, mas o caos social e econômico abriu espaço para um regime fascista.
Alias, como disse Brecht, “O fascismo é um cadela que está sempre no cio”.
A própria democracia nos EUA e na França estão em crise, assim como a democracia brasileira, que esteve ameaçada por uma tentativa golpe de estado.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Estava indo bem até inserir o Gópi. Gópi! Gópi!
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Ora. É o fato relevante do momento. Não dá para ignorar.
Segue o trecho da reportagem publicada hoje pelo Tales Farias sobre o comentário do General Freire Gomes:
“A amigos, Freire Gomes tem dito que se denunciasse ao STF as intenções do então chefe do Executivo simplesmente criaria uma crise institucional no país, com chances de acabar propiciando uma ruptura, que era exatamente o que Bolsonaro pretendia. (…) É esse argumento que o ex-comandante do Exército deverá apresentar à Polícia Federal em seu depoimento: ele não foi omisso, nem prevaricou. Usou seu cargo para atuar objetivamente contra o golpe junto aos colegas do generalato”
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Foi uma claríssima tentativa de Golpe. E os planejadores/conspiradores serão presos.
No Brasil foi criada a figura do Golpe Sem Armas.
PAssando pano pra um dos piores momentos da nossa democracia. Mas o assunto aqui é sobre Rússia e não esse.
AVISO DOS EDITORES: SIM, O ASSUNTO AQUI É RÚSSIA E SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Existe um erro de historia econômica muito difundido. Após o fim da primeira guerra mundial a Alemanha mergulhou em vários problemas econômicos e sociais, a inflação era gigantesca, mas a democracia e a República de Weimar conseguiram domar o dragão inflacionário, inclusive existe um texto muito falado nos cursos de economia que conta o sucesso dessa história. O nazismo só vai alcançar o poder graças a desordem causada pela crise de 29
Vocẽ tem razão. Há quem defenda que foram as reformas econômicas, inclusive o plano Young, que estabilizou a economia, mas que foi atropelado pela depressão da década de 30.
Muita gente defende (eu inclusive) que a depressão da década de 30 não foi causada pelo quebra da bolsa dos EUA em 29, mas sim pela ideia que a economia mundial retomaria o crescimento após destruição criativa da depressão. Keynes mostrou que sem a implemntação de políticas anticíclicas, uma recessão (inerente ao capitalismo) entra em uma espiral viciada que resulta em uma depressão.
Na Alemanha, além da crise econômica, havia uma crise política. Após o fim da I Guerra, o país teve revoluções e contrarrevoluções. Havia grupos comunistas tentando implementar o modelo soviético de um lado e grupos paramilitares de extrema direita defendendo uma ditadura.
É um período fascinante para se estudar.
“A própria democracia nos EUA e na França estão em crise, assim como a democracia brasileira,”
ta literalmente acontecendo o memos na Franca e EUA né kkkkkk
olha as viagem do sujeito
Se sempre foi assim, pra que mudar, certo?
Mano, dá um desconto pra ele talvez ele , passou boa parte do tempo dormindo nas aulas de história …
O Komnander reduziu o povo russo a um bando de Zé manés… Pode isso Arnaldo???
Como é fácil e rápido absorver e propagar conjecturas.
Exatamente, a “democracia” do Ocidente nāo funciona lá.
Democracia é um conceito. Não existe democracia com adjetivos, de algum lugar geográfico, relativa.
Então… concordo que o conceito de democracia é substantivo, contudo também é verdade que cada nação se encontra em estágios diferentes de desenvolvimento democrático e existem vários modelos de exercício democrático.
Assim como a ditadura também é um conceito substantivo, mas nem todas são iguais. Lembrei da frase de Tolstói. As famílias felizes são todas iguais, mas as infelizes são cada um do seu modo (eu teria que ler o original em russo para uma tradução literal)
A democracia demanda gerações para se consolidar e poucos anos para ser destruída. Alguns países têm seu processo de democratização interrompido por golpes de estado e ditaduras. Existem inúmeros exemplos de democracias jovens que tiveram seus processos de democratização interrompidos ou prejudicados.
De vez em quando alguém comenta que a democracia pode ser uma vantagem econômica. Discordo. Como vocẽ disse, a democracia é um valor em si mesma. Contudo, cada nação segue um caminho particular que demanda tempo, fazendo que comparativamente, existam democracias mais ou menos consolidadas.
Além de um conceito, a democracia também é um processo, cheio de contradições e conflitos. Fukuyana tentou apresentar o conceito de “fim da história” em torno da democracia liberal, talvez imitando Marx com o “materialismo histórico” no qual o fim da história seria o comunismo.
Pela observação empírica, ficou claro que Fukuyama estava errado
Ela era financiado por agências do EUA e Europa; comprovadamente. A velha tática de guerra híbrida que tanto usam para desestabilizar governos de n países pelo mundo, incluindo o nosso.
Só que contra países soberanos como China, Irã e Rússia o buraco é anos-luz mais embaixo.
Ele foi morto, assim como todos os adversários de putin. Há vários exemplos, incluindo Prigozhin e Utkin, que eram bem chegados a putin e que tiveram um “desastre” de avião. O ditador russo é um déspota, corrupto e assassino, quer tu queira ou não.
Vau ver Pregozhin também era financiado pela CIA.
“Não atira na cara para não estragar o enterro”… A Rússia é um mangue, não na “um gueto armado com cocos nucleares”.
Pq o Putin mataria esse cara agora? Nesse momento? Não faz sentido, já que ele estava preso. Não faz sentido nenhum. Principalmente com avanços no campo de baralha.
Pense bem, quem ganha com a morte dele nesse momento? A Ucrânia precisa de exposição na mídia e suporte público, interno e externo, o governo Biden precisa aprovar a proposta de financiamento para a Ucrânia e precisa se suporte popular.
Pra mim quem matou esse loco ou foi a Ucrânia ou a Cia.
Coisa pior. Alguém na Rússia decidiu por ele…
Pode ser um sinal de que começa a perder o controlo da situação…
Qual que detem o poder Supremo não e? Você acredita que ele chegou la distribuindo flores, beijos nas criancinhas, afagando o cachorro e rezando na igreja?
Então você é a favor de assassinatos de opositores para tere Governança ?
Muitos aqui o são, amigo.
Disfarçam, apenas com discursos emproados e português calculadamente ” correto”.
_____
_____
COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
” fora que é o único país que faz contra-peso se tratando das decisões da Europa e EUA, querendo ou não, a Rússia precisa ser governada com mão de ferro, é cultural.”
kkkkk
Pois é. Entender a Russia é um desafio de complexidade. Existem inúmeras contradições, problemas e importância geopolítica. Qualquer análise já começa errada se for pensar na luta do “bem contra o mal”.
Acho muito difícil que a Rússia caminhe para uma democracia no atual contexto geopolítico. Seria preciso uma distensão politica que parece muito distante. Os fatores “Putin” e “Guerra da Ucrãnia” são complicadores.
A implementação de um regime democrático é difícil e leva tempo. O Brasil e a Argentina passaram por um processo de democratização a partir do fim dos regimes militares que já dura quase 40 anos e ainda está incompleto.
Esta transição esta sempre relacionada com uma mudança geracional. Muitos dos principais políticos brasileiros e argentinos vivenciaram suas respectivas ditaduras. Aliás, toda democracia é mais frágil que a mais mequetrefe ditadura.
A Rússia hoje é um país capitalista de economia de mercado. Muita gente se esquece disso, mas continua sendo um contraponto aos EUA (que taḿbém é um país complexo e cheio de contradições).
Navalny
Concordo que é muito provável que Navalny fosse financiado com recursos externos, assim como aconteceu com Guidó, com os opositores de Fidel, o Talibã quando lutava contra a URSS, como foi financiado os golpes de estado no Brasil e no Chile.
Também é provável que o serviço secreto russo tenha atuado na morte de Navalny, assim como os EUA e o Mossad atuaram no assassinado de líderes iranianos ou o governo da Coreia do Norte esteve envolvido no assassinato do irmão de Kim no aeroporto de Narita.
Lembro do atentado contra Maduro usando drones kamikaze e a tentativa de assassinato de Cristina Kitchiner por um brasileiro.
Nada disse reduz a gravidade do fato, mas é preciso desembaraçar o nó da situação na Rússia para entender, ao menos parcialmente, o que acontece lá.
Aproveito para reiterar minha defesa intransigente ao cessar fogo na Ucrãnia.
Salvador Alende em 1973 pagou com a vida um pouco de história faz bem para a memória .
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Bem colocado.
Enquanto a Russia for esse país enorme com grande diversidade de povos e o risco de crescimento da população chinesa na siberia, fica dificil governar de maneira diferente. Como Vitor Orban disse numa entrevista ao Tucker Carlson, a prioridade numero 1 do governo russo desde o periodo czarista é manter o país unido. Nao imagino que quando o Putin deixar o poder as coisas mudariam, o Medvedev e seus entorno pensam da mesma maneira. Fora que o deep state russo e a FSB tambem bloqueariam qualquer tentativa de democratização.
Mesmo que o Nalvany fosse patrocinado pelo Ocidente, acho que ele se preocupava mais com o povo russo que o Putin que está mais preocupado com a federaçao russa. Infelizmente, estava claro desde o seu envenenamento em 2019 que uma hora ou outra ele iria ser assassinado, como aconteceu com tantos outros que cruzaram o caminho do Putin.
Muitos povos, mas pouca diversidade.
80% da população se considera de etnia Russa…
Que vivem nas grandes cidades do lado “europeu” do país. Existem 21 republicas dentro do país onde os russos nao sao a maioria da população. Caucaso em especial. Na republica da Chechenia que tentou se tornar independente nos anos 90, apenas 25% da população é russa.
A ex-URSS tinha uma diversidade cultural e étnica. A Rùssia, por outro lado tem apenas 7% de outras etnias, sendo 74% urbana e a maioria de etnia russa (ainda que seja um termo mais vago). Acho que o Brasil tem mais diversidade étnica que a Rússia.
Claro que Putin mantém o país sob uma mão-de-ferro, mas é difícil dizer se em um futuro governo (Putin um dia deixará o governo) vá ser diferente ou será incapaz de manter a Rússia unida. Yeltsin, um conhecido alcoólatra, conseguiu manter a Rússia unida durante o mais crítico período do pós-guera, que foi o colapso da ex-URSS.
Eu prefiro aplicar a dialética materialista para fazer análises, sem entrar na discussão psicológica. È muito difícil avaliar isso sem conhecer a pessoa pessoalmente, conviver e conversar com ela com frequẽncia
Nestes casos, é preferível focar nas ações passadas e nas relações materiais e mensuráveis. Tem sido comum eu ser chamado de putinfílico por alguns ou putinfóbico por outros. Ambos estão errados.
As pessoas confundem análise com torcida. Apenas fiz uma reflexão sobre a história política e cultural russa, não falei mal de ninguém.
Mas para alguns intelectuais de baixo escalão, eu tô passando pano pro Putin. Kkkk
Ola K. Pois é. A questão é muito mais interessante que torcer por um lado ou outro.
A história da Rússia é muito rica e complexa e continuará sendo.
Se torcida mudasse o resultado, o Corinthians e Flamengo seriam campões todo ano.
ainda que o time feminino do Corinthians ganhou tudo ano passado.
O pessoal do super trunfo jogado como fla-flu… eles não entendem que a realidade não se submete a regras de gramática…
Vergonha eu tenho de você que acusa teus inimigos de bandido, enquanto passa a mão na cabeça de amiguinhos. Quem és tu pra chamar alguém de bandido?
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
TPI é aquele mesmo tribunal que passa a mão na cabeça de presidentes americanos e europeus? Aquele mesmo tribunal que recebe financiamento dos EUA? Parabéns pelo seu raciocínio raso, amiguinho.
Aliás, não tô defendendo ninguém, eu apenas não acredito em papai Noel. Kkkkk
Aquele que os EUA não fazem parte?
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES, NOS ÚLTIMOS DIAS, PARA SE MANTEREM NOS TEMAS DAs MATÉRIAS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Are you mad? diria um americano kkkk
ele era financiado com certexa, suas intenções eram boas, mas a dos financiadores não eram, se o Putin caísse o sistema dele junto, caso o Navalny não quisesse ser um fantoche iam achar outro e matar ele, ou jogar na cadeia, lembra que um dos meios de atuação da CIA é a Ordem Através do Caos, e caso Houvesse um vácuo de Poder por tempo suficiente, a Daguestão, Chechenya, entre outros iam declarar independencia, caos lindo de se ver se vc for uma potencia ecnomica e militar, muitos povos ali no cáucaso e no Asia, não querem democracia e nem sabe viver assim, vide o Iraque, que deveria ter sido dividido em 3, Sunita, Xiita e Curdo, assim diminuiriam as disputas internas, mas quiseram implatar democracia, e o país tá uma m até hj
Que ginástica mental para justificar o injustificável
Impostor lesa pátria financiado por ONGs o expurgo é o caminho.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
É por isso que tenho fé na humanidade… quase uma tese determinista. Infelizmente as pessoas perderam o medo de passar vergonha.
Que viagem, véi….
Viagem é você comparar análise com torcida.
Saia do vídeo game e acorda pra vida, geopolítica não é brincadeira.
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Se o cidadão pode falar que o russo é um otário que deve ser Governado por tiranos imbecis porque ele não pode embasar o seu pensamento com um exemplo do povo brasileiro? Somos menos ou mais imbecis que os Russos? Me senti censurado. Não foi isso que contratei nas urnas.
Na verdade, está passando vergonha… Hahahaha
Malabarismo sensacional, daria até para participar do Cirque du Soleil.
O regime comunista não admite oposição. Eles prendem e matam.
A Rússia tem tradição de ser governada por ditadores sanguinários desde Ivan, o Terrível… nisso concordo contigo, o pais não sabe, aliás, nem tem idéia do que seja um regime minimamente democrático. Putin é exatamente o reflexo disto.
Durante um pequeno período histórico (entre Kruschov e Gorbatchev) o Partido Comunista tendou dosar o personalismo de seus líderes, com medo de um regime de terror igual ao de Stalin, e até para salvar a URSS. Não salvando a URSS, existiu por alguns anos uma utopia de que o país conseguiria abraçar a democracia a partir de Yeltsin, mas qualquer expectativa em relação à isto acabou com a ascensão (e a forma com que ascendeu) de Putin ao poder.
Colônia penal é o nome atual das Gulag? fica claro que mandaram ele caminhar em temperaturas maiores que -30 graus negativos…que absurdo
As colônias penais dos EUA, grande partes privatizadas, em Estado congelantes são melhores?
EUA com a maior população carcerária do mundo, de longe?
Curioso que ninguém está preocupado com o mais de 1.200.000 prisioneiros dos EUA, imensa maioria negros e latinos:
https://bjs.ojp.gov/document/p22st.pdf
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
curioso não conheço ninguém que criticou o governo americano e tentaram envenenar, alguém conhece? pois é….o tema implícito da matéria é sobre tratamentos de presos políticos russos, que tal debater sobre o tema? traga esses dados para nós porque o governo Russo os omite, se possível vá buscar esses dados pessoalmente para nos passar melhor credibilidade em seus argumentos.
É por isso que o Edward Snowden vive feliz com sua família nos EUA, depois de ter revelado o maior escândalo de espionagem da história do planeta.
Ele não foi punido e os EUA não querem a cabeça dele. Rsrsrs
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Não é só isso que não conheces…
Mas para quem ______
_____
_____
COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO VÁRIAS VEZES E AINDA NÃO MUDOU SUA POSTURA. A TOLERÂNCIA DOS EDITORES ESTÁ ACABANDO.
MAIS UMA VEZ, ENTENDA A SERIEDADE DESSE AVISO: LEIA E OBEDEÇA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES, NOS ÚLTIMOS DIAS, PARA SE MANTEREM NOS TEMAS DAS MATÉRIAS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Meu caro, o que se discute é o assassinato sistemático de TODOS os opositores de putin. E tu ainda quer relativizar? Tenha hombridade!!
A diferença é que quem se preocupa consegue, ao menos, visitar o preso. A família pode visitar e dar uma entrevista dizendo o quão absurda julga a situação dele.
O advogado pode conversar com seu cliente e impetrar todas as ações e recursos disponíveis no sistema jurídico. E não será penalizado por isso.
Já no Putinistão, quem ousar mencionar qualquer tipo de abuso nas prisões da Sibéria (Gulag) vão compartilhar a cela de seu parente ou advogado.
Aliás, é incrível como pessoas, como você, usam, abusam e se lambuzam de sua liberdade de expressão para defender regimes opressores nos quais você não poderia fazer o mesmo.
ué essas daí são de boa, afinal quem cometeu crime que seja punido, mas aquelas no Exterior que o Obama colocou fim, tipo Guantánamo em que direitos humanos e dignidade não existia, eram criminosas, Bush deveria ser inforcado, e o próprio Obama também
São.
Cara o assunto aqui é o navalyn, e não os EUA. Atenha-se ao assunto e não queira desviar o foco pra passar pano
AVISO DOS EDITORES: SIM, O ASSUNTO É RÚSSIA E SOLICITAMOS A TODOS QUE FOWUEM NO TEMA DA MATÉRIA.
Guantánamo é uma grande demonstração de democracia, respeito a soberania e DDHH.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Concordo que um ou vários erros nunca justificarão outro, contudo o problema de Guantanamo, mas também de Abu Ghraib e das técnicas de tortura adotadas pela CIA, é que foram ataques aos direitos civis, ao Estado de Direito e, em última análise, á própria democracia dos EUA.
Guantanamo é um mancha indelével na democracia dos EUA, assim como o ataque ao Capitólio.
É obrigação denunciar todos estes casos, seja na Rússia, em Israel, nos EUA e até no Brasil.
É importante repetir. A democracia é um regime frágil que pode ser rapidamente destruída e levar décadas ou gerações para ser construída.
os EUA chamam as deles de Prisão de Segurança Máximo para terroristas. tipo a que tinha em Guantanamo
Que tem em Guantanamo. O que tinha era Abu Ghraib
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Em Guantánamo tem coisas pior inclusive existe diversas denuncias sobre .
Suicídio culposo!
A Nação Russa jamais conheceu democracia em toda sua existência.
E enquanto for regida por uma pessoa de mão de ferro não só ela como o mundo estará mais seguro.
Esse ai era só mais um inocente que acredita realmente que o contrato social ocidental pode ser útil em qualquer nação.
Um homem fraco no comando da Rússia abriria a caixa de pandora e uma das primeiras consequências seria o ressurgimento da insurgência Chechena.
Putin é um mal necessário não só para a Rússia mas para o mundo real também…
Até decidir atacar outros países…
Caro Hcosta você tem razão, contudo, a não muito tempo atrás tivemos Saddam e Kadafi dois ditadores sanguinários que foram depostos pelo “ocidente” e qual o resultado final, gostemos ou não das palavras do Leonidas e do Kommander entre outros, o fato é que, esses povos possuem uma cultura bem diferente do nosso padrão “ocidental”, e não querer enxergar e aceitar que existem culturas tão adversas não resolverá a questão, assim como compreender o que e como pensam não quer dizer que se concorde com o que ocorre nesses países, a realidade é uma só o politicamente correto só funciona no mundo virtual, a realidade do mundo real é muito diferente, e quanto antes se entender isso melhor se resolverão as questões.
Não sei se a questão de cultura tão diferente seja verdadeira. A Rússia é um país Europeu, culturalmente e populacional.
Tanto o Iraque como a Líbia foram criações coloniais onde se tentou unir vários povos e etnias, dando mais importância à geografia ou às lutas entre potências.
Mas já existiam antes desses ditadores. Me parece mais relevante as questões étnicas e culturais divergentes que ainda estão por resolver apôs tantos anos. Ou seja, a identidade nacional não existe, como acontece em muitos outros países, como no Afeganistão e Iraque.
A Rússia é diferente. Uma população quase homogénea etnicamente e de valores semelhantes.
Se é preciso uma ditadura para manter um país, onde o sentimento nacional é muito fraco e a possibilidade de uma guerra civil seja assim tão provável, então mais vale começar de novo e entenderem-se entre si.
De um lado Putin é elogiado por manter o país unido, por outro passa o tempo a avisar de que pode entrar no caos se não for ele a liderar, o que me parece um atestado de incompetência…
Quem beneficia com este discurso?
Depende do que vc entenda como ataque…rs
Então, em outras palavras, tu estás dizendo que a rússia é formada por um povo animalesco e sem civilidade, que se não tiver um ditador para lhes dizer o que fazer vão se matar como bichos???
Não!
Por acaso a civilização nasceu na Europa ocidental? rs
Só houve nação e povo esclarecido com o fim do absolutismo e do mercantilismo? rs
Sociedades e povos tem dinâmicas complexas e de forma alguma podem ser taxados de animalescos apenas por não adotar o contrato social ocidental.
Há uma boa dose de ignorância histórica na sua afirmação sobre o que venha a ser civilização e sobre o contexto histórico russo…
Não adianta fazer malabarismo retórico. Você afirmou que a rússia precisa de um ditador para se manter um país unido. Isso é jogar para o subsolo a tua argumentação. E ainda me acusa de ignorância histórica…hehehehe
E você taxou os russos de animalescos, só que sem o dizer literalmente.
Nos dê então as características desse contrato social satisfatório aos povos não ocidentais.
E nos diga se aceitaria viver no Brasil sob a tutela desse contrato social alternativo.
Bosco já disse e repito, vc entende muito de sistema de armas.
Mas do ponto de vista histórico e politico _____
_____
Conceito de civilização antecede a métrica moderna de contrato social e modo de produção.
A Rússia de forma alguma pode ser considerada uma nação com uma sociedade civil primitiva, pelo contrário, a contribuição nas artes e na ciência dos Russos superam muitos países ocidentais como a Austrália para citar um exemplo.
Sob o ponto de vista politico o povo russo historicamente foi regido por governo central forte e você pode tecer uma série de criticas desde que façam sentido.
Seu problema com a Rússia é que ______
__________ comprou a narrativa que a Criméia era Ucraniana, e que a Otan não foi expandida de modo deliberado para o leste forçando a Rússia a agir como os EUA agiriam se isso ocorresse ou ocorra com Cuba…rs
Não tem mistério
E só entender como funciona o mundo real no trato com a geopolítica, Rússia e EUA foram superpotências durante a guerra fria e estabeleceram zonas de influência.
Os americanos resolveram ocupar a zona russa, e se os Russos fizerem o mesmo com Cuba eles fariam o mesmo que os Russos fizeram com a Ucrânia rs
Sob a eficiência, oras a Rússia não é uma democracia (partindo do principio que nos sejamos , o que eu discordo) mas tem soberania e autossuficiência tecnológica em grau suficiente para andar sob suas próprias pernas.
No Brasil dito democrático nossa cultura como povo (pois a classe politica reflete seu povo diretamente) não nos permite ter politica de estado a revelia da ideologia do governante em questão.
Aqui nosso poder politico é _____
________
________
Então o contrato social democracia infelizmente por si somente não garante civilidade, progresso econômico, liberdade individual etc.
A Rússia é o que sempre foi, uma nação gigante, com seu governo central forte e funcionou assim durante toda a sua história e não há razão para mudar agora.
A democracia funciona nos EUA? Sim, ao menos enquanto a cultura Woke ainda não dilacerou as bases que garantiram o atual Status Quo norte americano.
Mas contrato social e modo de produção não pauta ações de superpotências, neste aspecto EUA e Rússia não ficam nada a dever um para outro pois são iguais e a China será igual também, foi assim, é assim e será assim enquanto houver seres humanos na face da terra…
COMENTÁRIO EDITADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Caro Leonidas a compreensão dos fatos se torna impossível de explicar uma vez que se recusam a tentar enxergar pela ótica no caso dos russos, mas é pior, quando se tem essa visão da situação como você logo tentam rotular de apoiador de regimes autoritários, quando na verdade somente discorreu porque nações como a Rússia agem dessa forma, talvez seja necessário explicar que entre compreender os fatos e concordar com os fatos existe um abismo intransponível.
E aproveite e nos diga se você acha que esse contrato social “diferente” se aplica ao Ocidente de modo geral e ao Brasil em particular.
Parece que você leu mas não entendeu, pois seu questionamento segue redundante, se você entender meu ponto verá a razão pela qual sua pergunta não faz sentido…
Um regime realmente aberto e democrático na rússia levaria à divisão do país em suas várias repúblicas. Talvez o mundo ficasse mais seguro assim.
Creio que com a China também isso ocorreria.
Tem um livro que fez sucesso nos anos 80 “A terceira guerra mundial”, que cria uma ficção sobre uma guerra entre OTAN e Pacto de Varsóvia. A guerra termina com a Rússia se dividindo após um ataque nuclear.
Ficção não passa de um enredo .
Acho difícil prever qualquer coisa. Os EUA enfrentaram uma guerra civil no contexto do choque de dois modelos econômicos, uma revolução industrial de um lado e o latifundiário e escravista do outro.
O Brasil, ao contŕário, sufocou a revolução industrial até a década de 30 do Século XX e ainda assim como resultado de uma revolução burguesa e tardia.
Não há uma disputa de dois modelos econômicos antagônicos e excludentes na China ou na Rússia que levaria o país a colapsar.
Velho, a Rússia é por assim dizer 1/4 da superfície terrestre e muito de suas terras não são viáveis sem um governo central.
As condições de seus arsenais nucleares caso houvesse uma situação como houve na antiga Iugoslávia seriam muito piores dado o status quo nuclear russo e seu equipamento.
Já foi um milagre algum grupo terrorista não ter conseguido por a mão em uma ogiva tática nos anos de caos que se seguiu ao colapso soviético.
Uma nação do porte e envergadura da Rússia mergulhada em instabilidade como se vê na Líbia, Iraque, ou se viu nas republicas que fizeram parte da Iugoslávia teria um impacto infinitamente pior ao mundo do que estas nações.
O que esse cara passou não deve ter sido brincadeira, deve ser tão ruim quanto ser mandado para Abu Ghraib. A única diferença é que há nota de repúdio de governos europeus.
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Rapaz, não fale sobre isso, assunto que os moralistas dos EUA e Europa nem comentam. Prisão de Guantanamo, aquela que o preso nem tem acusação e fica lá por anos, é “gerenciada” na China ou na Rússia? Putin é o capeta na terra mas não esconde isso. Europa e EUA são os salvadores do mundo mas não quiseram mandar vacina para o resto do mundo. Não estão errados (na visão deles), politicos são assim há milênios.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
A melhor forma de se perpetuar no poder: prender ou matar opositores. Putin possui alunos muito aplicados na América Latina: Maduro e Ortega.
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Bolsonaro também. Milei, a ver…
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Acuse os adversários do que você faz. Chame-os do que você é.
Essa é a democracia relativa em seu grau mais elevado.
Discordou do anão jogador de xadrez 9D? Veneno!
Bom, estão tentando fazer o mesmo por aqui há alguns anos…
O mesmo lado da moeda de lá está aqui, e usam os mesmos métodos, inclusive vão fazer igual o Putin fez, inventar qualquer desculpa pra censurar a internet e qualquer voz oposta a “verdade deles”
O abismo é logo ali.
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
E estāo conseguindo, mas tem gente que jura que estamos em uma normalidade democrática.
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Ué se tem advogado não tem acesso ao processo que tu foi condenado é democracia sim, além de que é sabido que destruir patrimonio publico é pior que matar e vender droga.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
“… além de que é sabido que destruir patrimonio publico é pior que matar e vender droga.“
Você foi irônico, não é?
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Exato..”democracia” que roubar pode, contestar não..
Só continuamos em uma ” democracia ” porque a alta cúpula não aceitou .
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
A Internet precisa ser regulamentada urgente inclusive nos países da Europa já estão fazendo isso .. ( regulamentar não é censurar ) acontece que tá rolando muita fake news por ai .
Muito inocente você, não?!
Foi suicidado com 3 tiros nas costas.
Qual será a opinião dos comentaristas desse blog, que defendem a “democracia relativa (parafraseando um presidente sul americano) russa”, sobre mais essa morte de um opositor ?
E a turma do amor liga para assassinatos de opositores de sua ideologia?
Se justificarem vão utilizar o argumento já utilizado aí em cima de que ele era corrupto, financiado pelos EUA, agente infiltrado, com pacto com o diabo, endemoniado, contra o sistema de castas, contra os seres iluminados ,que a democracia ocidental não funciona , que o melhor para a Rússia é ser governado por um ditador mafioso assassino, etc.
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
“E a turma do amor liga para assassinatos de opositores de sua ideologia?”
Só um detalhe Bosco, eu lembro que na época do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi a mando do ditador saudita, tu meio que tentou aliviar para a Arábia Saudita. Ou seja, quem está tentando relativizar a morte do Alexei Navalny está fazendo a mesma coisa que você fez anos atrás, lembro que até o Galante perguntou se você estava defendendo a Arábia Saudita.
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Sua memória seletivo é extraordinária.
Coloque o post da época para a gente ver a minha posição.
*Só lembrando que a ditadura da AS não se autoproclama uma democracia e nem faz um circo para parecer sê-la enquanto forças ocultas orquestradas por seres iluminados determinam o resultado das urnas em detrimento da vontade popular.
“Sua memória seletivo é extraordinária.
Coloque o post da época para a gente ver a minha posição.”
Não existe isso de memória seletiva Bosco, é que tu é um sujeito de opiniões fortes e que na grande maioria das vezes são bem diferentes das minhas, ou seja, fica fácil de lembrar os comentários mais polêmicos. Quanto as matérias, estão aqui no forte, basta pesquisar por Jamal Khashoggi ou Arábia Saudita.
“determinam o resultado das urnas em detrimento da vontade popular.”
Só mais uma coisa Bosco, isso de “vontade popular” é relativo, e vou te provar, em 2016 a Hillary teve mais votos da população, ou seja, pela vontade popular, a Hillary foi escolhida como novo presidente, só que nos EUA, não é bem assim de “vontade popular”, aí deu Trump, que teve menos votos da população.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Não precisa ir tão longe, que pior excrecência que nosso sistema político/eleitoral, onde um deputado com 200 votos se elege e outro com 200.000 não se elege, e tudo graças a um tal coeficiente eleitoral muito bem elaborado/pensado, com qual finalidade e por quem mesmo? ou pior ainda, quando se escolhe/vota/elege prefeitos, governadores e presidente, mas na realidade quem manda são os parlamentares, ou seja se o chefe do executivo não agradar fazendo o que os parlamentares querem não governa, para que servem os chefes do executivo mesmo?, e a cereja do bolo, só podem ser candidatos aqueles que são aprovados/autorizados pelos presidentes dos partidos, presidentes dos partidos que são as mesmas figuras a décadas e que comandam a política nesse país, partidos e presidentes envolvidos em inúmeros escândalos de corrupção, desvio de dinheiro público, fraude, crime organizado, etc. o que você acha dessa vontade popular?
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
https://www.forte.jor.br/2018/10/16/alto-funcionario-da-inteligencia-saudita-supervisionou-o-interrogatorio-de-jornalista-desaparecido-disseram-fontes/
Será que a população de lá se importa de ser assim? Será que se a população quisesse que fosse de outro modo eles não conseguiriam mudar? Lá, a relação da população com seus representantes distritais, senadores, etc, é muito maior e mais próxima que aqui no Brasil, por exemplo. Se lá é assim, é porque eles acham que funciona.
Alguns acham que russos , chineses e norte coreanos são de Marte.
Que memória, hein?
Flanker, são 16 anos acompanhando trilogia.
Eu também acompanho a Trilogia há muitos anos, mas não guardo as mensagens dos outros assim. Nem das minhas próprias lembro direito.
Vão dizer que era um agente da CIA, ou da SBU ucraniana, e vão passar pano para as atrocidades cometidas por Putin e a culpa é dos EUA
Democracia é relativa, na Rússia é o que Putin Fala, Em cuba é o que os Castristas falam, na Venezuela é que o Maduro fala, no Brasil é o que mais conveniente para o STF
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
“Democracia é relativa.
Concordo, na Rússia quem escolhe o próximo presidente é o Putin, já nos EUA é o colégio eleitoral.
Para se aferir o nível de democracia (e de liberdade) de um país a escolha do presidente é só um dos fatores e está longe de ser o mais importante
“a escolha do presidente é só um dos fatores e está longe de ser o mais importante.”
Te decide, a vontade popular é importante ou não? No seu comentário anterior tu fala em “vontade popular”, mas agora, como é nos EUA, aí a vontade popular não é tão importante? É relativo, né? 😂
A Trilogia acompanha os avanços da internet mas ainda não permite que eu desenhe para você entender a relação que eu citei da “vontade popular”.
Vamos resumir a coisa toda: você apoia um líder fanático psicopata criminoso e concorda com todos os seus atos e eu não.
E infelizmente (para você) não há memória seletiva ou moral relativa que fará eu concordar com suas preferências.
Ok, Bosco, até porque eu e você ficaríamos horas e horas aqui nessa ladainha (até um editor ter que interferir), eu “apoiando” um líder fanático, psicopata criminoso e você defendendo um país e seus aliados tão ruins quanto. Por mim, ladainha encerrada.
Eu não santifico os EUA , os europeus ou a Civilização Ocidental como vocês fazem com tudo que é antirrevolucionário.
Os EUA e companhia sãos cheios de defeitos e com incontáveis crimes nas suas costas, tanto agora quanto no passado, principalmente à luz da ética hodierna.
O que eu combato é a demonização desse mesmo Ocidente pelos justiceiros sociais de iphone e a glamorização de qualquer coisa que de algum modo se oponha aos valores ocidentais.
Pouco se me dá se a China vai ser a grande potência daqui a 2 anos ou 20 anos ou 200 anos. Parabéns pra ela.
Agora, demonizar toda a história ocidental e beatificar ditaduras cruéis com histórico pior que a do Ocidente por conta de alguma suposta dívida histórica, aí é de lascar.
–
Aqui de minha parte também encerrada.
Critica Maduro, Putin e Castro, mas apoia um presidente que foi filmado tramando um golpe, e que sempre idolatrou ditadores. Ah, a hipocrisia!
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
MIG25, sim ele tomar com 23 ministros, dizendo que não é pra colocar soldado na rua, que não é pra prender ninguém, que ia chamar a OAB que todo mundo sabe que é de Extrema Direita, para ajudar no Golpe, kkkkkkk aquele vídeo é tão sem nexo com as acusações que nem dá para chamar de prova, parece que tu nem viu o vídeo
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
As “opiniões” estão fluindo muito. Dê uma passada de olhos. Chocante!
Como apoiar um país como esse, mafioso, onde a barbárie é cultural, liderado por um tirano assassino que envenena seus opositores, e reprimi o próprio povo, ainda ambiciona liderar o mundo com sua promíscua nova ordem.
“ um país como esse, mafioso, onde a barbárie é cultural” perfeita sua observação, o problema é muito mais sério, é cultural, está enraizado nesses países, como resolver, trocando um tirano por outro, no Iraque e na Líbia parece que não deu certo.
A única coisa que explica tal apoio incondicional é o fervor ideológico implantado via doutrinação numa idade em que o indivíduo não tem defesas intelectuais consistentes e se torna presa fácil.
Bosco, também coação, mesmo princípio que o tráfico aplica em nossas comunidades, quem falar do governo, pode ser preso ou ter seus bens retidos ou até ser morto, quem vai contra?
Sem dúvida.
Mas aí você se referiu ao público interno.
Pensei que ele tinha caído da sacada ou afogado na banheira.
Alguns morre enforcado encontrado ajoelhado na cadeia “Jeffrey Epstein”.
Vladimir Herzog
Alguém ainda acha que Americanos ainda irão achar um quinta coluna na Rússia, para um levante contra a ordem vigente? Putin cai, não cai, cai, não cai….
A mesma esperança que em comentários acalentam, em que a classe média, com os gostos e consumo ocidental irão se rebelar em algum momento contra o Partido Comunista Chinês.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Está relativizado?
Na mesma época do assassinato do operário Manuel Fiel Filho, nos porões do DOPS paulista pela “tigrada”.
Infelizmente, a lista é longa.
Manoel Fiel Filho
Um crime justifica outros??
Alexandre Vannucchi Leme
Todos esses assassinados por ditaduras pelo menos tinham nomes.
O pior são os milhões sem nomes assassinados e sem ninguém para se lembrar deles.
Repito: um crime justifica outros? Isso é para qualquer lado…para qualquer ditadura…para qualquer vítima…para todos! Um dos maiores símbolos da luta contra a tirania (na cabeça da esquerda), um argentino, matou, ele mesmo, mais de 700 pessoas depois de Fidel tomar o poder em cuba. E esse sujeito, morto na Bolívia, é cultuado até hoje como símbolo de liberdade. Isso tem nome? Relativização!!
Rubens Paiva. Agora, falar do santista Rubens Paiva e não mencionar seu conterrâneo, Orlando Lovecchio, não é correto. Sei que o professor conhece o “causo”…
____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA MANTER A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Meu caro claro que um crime não justifica outro, da minha parte fato referencia a que acontecimentos estranhos tb acontecem do outro lado.
Sem falar de caça lideres de país não assimilados, como a cooperação com exilados cubanos para eliminação do Fidel.
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Ou espirrando e batido com a cabeça no teto.
Convicções muito fortes carregam uma grande armadilha que é a possibilidade de conduzir a pessoa a levar a cabo ações irresponsáveis que conduzirão a um fim trágico.
As coisas são como são na Rússia e ninguém lá tem poder para mudar isto porque todo o poder está concentrado nas mãos de uma cúpula fortemente estabelecida.
Putin tem o apoio absoluto dos líderes militares e da maioria dos políticos e empresários. Já foi demonstrando várias vezes que ele pode fazer o que quiser.
Diante da realidade política da Rússia, a única coisa que Navalny poderia fazer era se manter seguro em algum país da UE e de lá trabalhar em suas convicções, talvez podendo influenciar novas gerações.
Mas ele tomou a decisão suicida de voltar para a Rússia para tentar fomentar o impossível.
Foi uma decisão estúpida.
Não faltou aviso: “Cuidado por onde anda, existência de casca de banana”, qualquer razão na morte, não importa, já foi dado o veredito pelo Ocidente, resultado cairá nas costa do Putin. Ponto Final.
E tu ainda tem a coragem de dizer que putin não tem nada a ver com a morte de seus opositores? Barbaridade….
Morre um quinta coluna da Rússia.
Como Zelensky da Ucrânia, esse tipo de liderança que o país perde sua soberania, fragmenta-se, desnacionaliza seu meios de produção.
A quem chore por eles.
O que te diferencia daqueles que matam para se manter no poder? Mas, vindo de ti e vendo aqueles que tu defende, lá e aqui, não me surpreende.
AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊ É ADVERTIDO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
_____
____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Srs. editores meu comentario foi apagado com certeza não fui ofensivo, apesar do contéudo simplista do comentário com sentido de ofensa, o comentário do Sr. Flaker não foi apagado.
RESPOSTA DOS EDITORES: LEIA OS AVISOS DOS EDITORES EM CADA COMENTÁRIO COM AS RAZÕES PARA APAGAR OU ADVERTIR.
HÁ DEZENAS DE COMENTÁRIOS APAGADOS E ADVERTIDOS NESTA MATÉRIA PARA VOCÊ ENTENDER OS MOTIVOS PARA CADA CASO.
SE AINDA TIVER DÚVIDAS, LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Navalny nunca passou de um fantoche de agências dos EUA e Europa; que teve apoio absolutamente insignificante na Rússia. A razão é muito simples: Pouca coisa é odiada mais na Rússia que traidores do país.
Meu Deus!!! Em que realidade paralela tu vive?!?!?!?!
Pouca coisa é odiada mais na Rússia que traidores do país. No Brasil os larápios tem a benção e o perdão do sistema do estado e querem mordaça de quem vai contra.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Para os padrões russos, ele até que durou bastante, o Prigozhin não durou nem dois anos!
Mas o veio foi bem mais longe, aí a vida é bem mais curta.
Que 2 anos? Ele não durou nem 3 meses!!!
O erro de Prigozhin foi ter parado sua marcha a Moscou
Porque? O máximo que iria acontecer é que aquela coluna de mercenários seria completamente dizimada por ataques aéreos.
Prighozin morreu porque seu Ego ultrapassou todos os limites. Ele alcançou o auge, tornou-se bilionário, tinha muito a ganhar ainda. Mas sua prepotência e cobiça foram a tal nível que cometeu a inacreditável tolice de confrontar o estado maior russo.
Ninguém mas forças armadas russas o apoiou. Ao contrário, exigiram sua cabeça.
Não é exagero dizer que prigozhin cometeu suicídio com sua insurreição.
Porque? Porque ele simplesmente se cansou da corrupção russa, engraçado né? POrque ele também era um corrupto, para você ver o nível, se cansou do alto comando mandar soldados para o abate, em ataques de carnes que fizeram muitos soldados e mercenários do Wagner perderem suas vidas em operações suicidas. O mesmo afirmou que perdeu 25k de homens mortos, fora os mutilados para tomar uma pequena cidade em donestk, sem contar os devios de dinheiro e material por generais russos. Prigozhin morreu porque não queria mais fazer o que a corja de alta patente russa queria. Na verdade muitos o apoiaram, com unidades simplesmente abrindo caminho para seu bando, até general (Surukovin) o apoiava. Ele morreu porque o Putin não tolera que ninguém tome sua posição de atenção na Rússia. Como eu disse, cometeu um erro crasso em não prosseguir com sua marcha, já que iria morrer, pelo menos morreria lutando.
Meu caro me permita: Prigozhin:
. ele também era um corrupto
. Ele foi o líder que comandou homens em avanços suicidas;
. Ambicionava poder agindo de forma inescrupulosa.
. Dono, proprietário de uma milícia altamente violenta em que desertores eram executados a martelada.
Para qualquer Estado o homem era altamente perigoso e instável e não confiável.
Era um nacionalista altamente extremista que se alcançase poder colocaria o Estado Russo e o mundo em perigo.
Este tipo em nenhum momento teve qualquer sentimento nobre perante seus pares, se vergou no final, pela força e poder de destruição única coisa que ele respeitava.
Ah, então putin matou Prigozhin pensando no bem maior? Hehehehe, sério que tu escreveu isso? Ele morreu porque foi contra putin, apenas isso. Antes disso, matava à marteladas e cometia qualquer outra atrocidade sob os auspícios de putin!! Ora, por favor, não subestime a inteligência alheia …
“sério que tu escreveu isso?”.
Sério que escrevi rsrsrsrsr
Teve seus méritos e bravura …não respeitou os limites da regra do jogo.
Sinceramente, até hoje ainda desconfio da morte do Perigozin. Ainda não acredito totalmente nessa tese.
mais uma vitima da picada
kkkkkkk
Com certeza foi um Assassinato para proteger a Democracia Russa
Israel faz isso direto. Tem livros e filmes enaltecendo/elogiando os “assassinatos seletivos”.
“Ah mas eles matam gente de outros povos”.
Você diz exatamente o que a Rússia faz, caro defensor do Hamas
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Foi envenenado. Ja tinha sido 3 vezes. Putin é muito psicopata, a eleição ja está ganha mas ele precisava de clima de leveza após a vitória. Matou prigozhin pra dar mensagem que nao podem com ele militarmente e agora Navalny pra mostrar que nao podem com ele politicamente.
Quem é pro Rússia é _____
______
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO VÁRIAS VEZES, FOI SUSPENSO E PELO JEITO AINDA NÃO APRENDEU.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
E fazendo de advogado do diabo, e se não for o Putin? Precisava de passar essa mensagem tão perto das eleições?
E se for alguém que quer tramar Putin?
Quem se beneficia com o atual coro internacional de “Putin assassino” criado pela morte do Navalny? A eleição russa está ahi na frente e a situação estava totalmente calma. O Navalny era uma nulidade eleitoral neutralizada na Sibéria….. Não vejo benefício algum para o Kremlin de eliminar o opositor neste momento. Quem se beneficia com isso?
JHF,
Isso me lembra uma história do finado Tancredo Neves.
Ele contou uma vez que numa certa ocasião os jornalistas perguntaram para onde ele iria no final de semana e ele disse que seria para São João del Rei.
Os jornalistas sabendo que ele iria tentar despistá-los como de praxe não foram para SJdR desconfiados de que estavam sendo ludibriados mas na verdade era para onde o Tancredo foi de fato.
AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Válido. Mas tem outra coisa relevante. Na Rússia continental a terceira semana do mês de Fevereiro é a mais fria do ano. Se alguém pegar a série mensal de.mortes naquela prisão deve ver um gráfico com pico de mortes pelo frio em Fevereiro. Dito isso, seu comentário sobre o Tancredo se aplica igualmente a este raciocínio…..
Quem quer ocupar o lugar de Putin e todos os outros lugares…
Aproveita o momento de fraqueza (guerra, eleições, isolamento internacional, economia, etc…) e deita ainda mais achas para a fogueira.
E, normalmente, são os que estão na sombra, apoiando Putin e esperando o momento certo para saírem…
Algo muito mais preocupante do que um simples assassinato mas uma conspiração para a mudança de líder.
E Putin não pode publicamente negar isso pois iria demonstrar a sua incapacidade em lidar com estes.
Mas isto sou eu a especular o pior cenário possível.
O mais provável é ser mais uma burrice do regime de Putin.
” e agora Navalny pra mostrar que nao podem com ele politicamente.” Isso não faz sentido algum. O processo eleitoral está tranquilo para o regime atual.do Kremlin. Não traz nenhum benefício a morte de um opositor neutralizado e isolado na Sibéria. Esa morte neste momento não traz benefício algum ao Kremlin…..
Você está querendo argumentar pensando com tua cabeça. Mas, putin é um déspota. Ele faz o que acha que tem que fazer, na hora que quiser. Tu acha, seriamente, que ele pensou que Navalny poderia ser uma ameaça à eleição dele? Com ele comandando o judiciário e tudo mais? Ele será eleito enquanto o status quo se mantiver. Ele mandou matar Navalny porque ele teve a “audácia” de chamar o ditador de corrupto e lhe fazer oposição. Isso bastou para ele morrer.
Os EUA em sua primeira oportunidade jogou uma bomba nuclear no Japão antes mesmo da guerra chegar em seus portões, hoje a russia perde centenas de soldados e com um Monte de ogivas paradas em seus porões, quem seria mais sanguinário? Se na segunda guerra mundial o Japão não tivesse se rendido, quantas outras ogivas teria sido jogadas por lá ? Sem pensar nas pessoas inocentes que morreram e morreria crianças, mulheres idosos todos até os cachorros, Fato é que uma guerra declarada contra os americanos seria uma guerra nuclear de certeza, então quem é o sanguinário?
AVISO DOS EDITORES: MANTENHA A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Se não fosse os EUA o Japão teria virado um país comunista. “Little Boy” e Fat Man” salvaram o povo japonês do comunismo. Navalny era um democrata. Com ele no poder a Rússia seria um país mais respeitado.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Vamos salvar o povo japonês do fantasma do comunismo jogando duas bombas atômicas neles! Hahahaha
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Mas Mao para salvar o povo da burguesia opressora e do capitalismo jogou umas 200 bombas na China.
Você me viu elogiando Mao? Acho que não leu direito o que escrevi. Em tempo, pra te ajudar, considero Mao, Stalin, Pol Pot, Putin, todos ditadores sanguinários, assim como ditadores sanguinários Médici, Geisel, Costa e Silva, e o projeto de ditador golpista Bolsonaro…
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.
Ok!
Eu não citei o Geisel e você citou. Tá vendo o que é uma discussão fluída?
Quanto ao “biruliru”, ele estacionou um porta-aviões na sua vaga de caiaque, né?
Esquece ele. Tá inelegível.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Meu caro, é pq eu com ctz prefiro viver, e prefiro que o povo do meu país viva, em uma democracia, com todas as suas imperfeições, do que em qualquer regime autoritário/ditatorial…
Estamos falando da longínqua Rússia, mas estivemos muito perto de voltar a um regime autoritário/ditatorial aqui mesmo.
Tenho pena dos povos que vivem baixo uma ditadura.
Peço desculpas aos editores, não mais voltarei a esse tema.
_____
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM DEZENAS DE VEZES PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
___
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
___
___
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
ops…
Não mesmo. Os milhões de mortos na china não precisaram de bomba para morrer.
Gatos e passarinhos também morreram.
para os Japoneses a bomba atomica não era tão amedrontadora assim, afinal eles jogavam bombas incendiáras em civis a torta e a direita, matando milhares em algumas horas, e agora estavam fazendo isso em alguns minutos, tanto faz, ainda bem que o Imperador teve pena do povo
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
O movimento nazista liderado por Vladimir Putin dentro da Rússia está muito forte, muitos assassinatos, racismo muito forte.
Essa Rússia fraca de Vladimir Putin vai gerar grandes problemas ao mundo.
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS A TODOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
Caro. O nazismo é um tipo extremado de fascismo que aconteceu na Alemanha entre as décadas de 30 e 40 do Séc.XX.
A palavra Fascismo pode ser aplicada para o regime de Mussolini na Itália ou para qualquer regime inspirado nele.
È um erro chamar qualquer outro regime, que não o nacional-socilisto de Hitler, de nazismo. Até mesmo o movimento neonazista é uma coisa diferente o que foi o nazismo.
kkkkk
cara deu 360 na coluna pra defender o putin
Morreram com ele.
Nunca entendi o mesmo retomar à Rússia após o “chá de polônio”. Era morte certa a questão era quando.
Mais um na conta do Putin.
Navalny cometeu o erro Grave de voltar para a Rússia, ele faria um estrago maior se pedisse ajuda para morar nos EUA, e morasse em Washington que acredito que a atividade russa seja mais discreta, ou seja ele não seria assassinado na cara de pau
Isso é meio relativo, Sergei e sua filha Yulia foram envenenados na Inglaterra.
pois é, UK não USA,
Nessa altura do campeonato, fico pensando o que aconteceria se Putin também resolvesse bater as botas… Não aconteceria nada, uma queda da URSS 2.0 ou ainda algo pior?
O vice do Putin vive ameaçando o mundo com armas nucleares.
Deixa quieto.
Mas se fosse uma queda assistida o vice não assumiria.
*Salvo se o “assistente” fosse o próprio.
Ele vive ameaçando mas o único país que usou foi os EUA .
Medvedev ia assumir
Em caso de morte ou qualquer outro motivo que impeça o presidente de continuar no cargo, o vice presidente assume.
Isso na Ŕússia, nos EUA, no Brasil… menos na Ucrãnia que não tem vice-presidente, mas tem primeiro-ministro
Quem deve assumir é o Mikhail Vladimirovich Mishustin que é o primeiro ministro, não muda muito não.
De acordo com a constituição russa, caso o presidente esteja incapaz de exercer funções, cabe ao primeiro-ministro ocupar o cargo. fonte cnnportugal
Artigo 92 da Constituição Russa
Opa. Obrigado pela correção.
Sendo Rússia, grande chance de um mais “sangue nos olhos” assumir …
O Putin todos já conhecem, bota fogo no parquinho mais deixa uma saída … rs
Tamanha covardia, preso maltratado, todos os países tinha que repudiar esse ato bárbaro.
Só de pensar que acontece coisas piores do que essa aqui bem pertinho de nos em uma certa ilha.
E tem gente que ainda lambe as botas do Putin…. Isso diz muito sobre o caráter da pessoa.
Descanse em paz !
Nenhuma palavra do governo brasileiro? Por quê a omissão?? Para acusar Israel de um monte de mentiras eles são os primeiros.
Os argumentos dos ______________ do ditadorzinho russo são lamentáveis.
Cada argumento risível.
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. NÃO ROTULE OS DEMAIS PARA NÃO SER ROTULADO E DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATAQUES PESSOAIS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Morreu um X9, vendido ao baronato ocidental, um camarada que estava destinado a vender seu próprio povo. Entre ser roubado por um da família ou estranho, fica tudo em casa. Putin resgatou a Rússia do completo caos. Ele e santo? Não.
Mas e um diabo em que se pode confiar.
E X9 quando não morre, crueldade é pouco: Julian Assange.
Engraçado que são países democráticos como Brasil, que as pessoas não têm infraestrutura, segurança, educação, saúde 🍻
Democracia e melhor que a ditadura russa, onde aqui você nao pode falar , não tem desenvolvimento, russos povo não pode falar é tem Internet, gps, arma nuclear, desenvolvimento, infraestrutura.
Só lembrando depender do horário que brasileiro sai de casa pode ficar sem celular e sem vida , viva Democracia.
Era amigo do Putin, morreu de causas naturais. Grande mídia mente muito. Foi preso por corrupção
A Rússia é um Estado mafioso e criminal igual o Brasil.
Não há paralelo entre a Estado russo e o brasileiro.
O Estado brasileiro é tem a mesma origem do Estado português, resultado da vinda da corte portuguesa por causa da ameaça napoleônica. Mesmo a proclamação da independência, depois da república e todas a revoluções e golpes de estado na história brasileira, nunca aconteceu um colapso do Estado. O Estado brasileiro hoje é uma estágio evolutivo (se quiser pensar em termos darwinistas, que pode ser aplicado neste caso) do antigo Estado português, que deve ter uns 800 anos.
Já o Estado russo possou por pelo menos duas crises desestruturantes nos últimos 100 anos:. 1) a I Guerra e a revolução bolchevique e 2) o colapso da ex-URSS.
São vários os caminhos que levam ao fracasso! A politica não é exata e nem linear … não existe esse negócio de devir Histórico positivista onde existe uma “evolução” inevitável. E não o Estado brasileiro não é da mesma origem que o Estado português , o Brasil é uma criação do Estado português…e deu errado!
Rússia e Brasil são países patrimonialistas com economia politicamente dirigida controlados a mão de ferro por uma CASTA chamada Estamento burocrático e que naturalmente são intrinsecamente mafiosos.
E lá vamos nós….. concordo que não há um caminho inexorável para o contínua melhoria, mas há uma linha evolutiva de adaptação. Por isso eu mencionei o paralelo darwinista.
Também não há como afirmar que “deu errado”. Neste sentido, todo sobrevivente “deu certo”. O Estado brasileiro tem problemas e contradições de sistemas complexos. Os dados do país em diversos setores mostram aspectos que “deram certo” e aspectos que “deram errado”
O conceito de evolução se baseia na ideia de adaptação ás condições presentes sem que isso signifique progresso ou retrocesso, seja lá o que isso signifique. Este equívoco é bastante comum. Recomendo o livro do Dawkins “Evolução”. É grandão, mas sensacional.
O Estado brasileiro é patrimonialista porque herdou o modelo português, de um rei absolutista e mercantil. A revolução burguesa só aconteceu no Brasil da década de 30, sem que isso tenha significado uma ruptura, como aconteceu na revolução francesa ou na guerra civil nos EUA.
As revoluções e golpes de estado no Brasil serviram para preservar a estrutura social, A independência foi feita coroando o filho do rei metropolitano. A república foi proclamada sem que fossem chamadas eleições gerais.
Mais um que “acordou morto”, esse Putin e sua laia não prestam. Pelo menos o Putin podia ter dado para esse cidadão 30 anos de inegibilidade… Deixa para lá… Cada tirano com os seus métodos.
EDITADO
Me pareceu morte natural, quem discordar morre junto.